Frequência de Pista - Página 4

Ver Resultados da Sondagem: Regularidade com que conduzes em pista com o teu carro

Votantes
177. Não pode votar nesta sondagem
  • Até agora nunca

133 75.14%
  • Raramente (mas já fui)

34 19.21%
  • Regularmente (1 a 2 vezes /ano)

4 2.26%
  • Frequentemente (3 ou mais vezes /ano)

6 3.39%
Página 4 de 7 PrimeiraPrimeira ... 345 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 91 para 120 de 188

Título: Frequência de Pista

v7
    v7 está offline
    Banido v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
    Houve alturas em que ia uma vez por ano, depois passei a ir regularmente, e agora deixei de ir.

E a quem acha que ir para pista com um carro de menor potência não tem lógica... deixem-se disso!! Como já disseram, o foco da diversão está nas curvas, na experiência, no convívio. As rectas são boas para fazer pose para a foto!
    Concordo que como experiência, qualquer carro é engraçado para dar umas voltinhas em pista.

Mas naturalmente carros mais desportivos e potentes acabam por ser mais gratificantes. Até porque em pista quase sempre os cavalos nunca parecem muitos.

Eu já conduzi no Estoril num Fiesta de 97 (1.2 de 75 cv), um carro bem engraçado até, mas prefiro de longe a experiência de andar num carro mais potente.

Chefe de Equipa MrsX's Avatar
    Data de Registo
    Nov 2007

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    Concordo que como experiência, qualquer carro é engraçado para dar umas voltinhas em pista.

Mas naturalmente carros mais desportivos e potentes acabam por ser mais gratificantes. Até porque em pista quase sempre os cavalos nunca parecem muitos.

Eu já conduzi no Estoril num Fiesta de 97 (1.2 de 75 cv), um carro bem engraçado até, mas prefiro de longe a experiência de andar num carro mais potente.
    Nem eu coloquei isso em questão. Quis apenas tentar tirar da cabeça de quem tem carros "normais" e que não tem acesso a "carros mais desportivos e potentes", a ideia de que só com estes últimos se pode divertir.

O facto de não terem acesso a esses carros não invalida terem a experiência.

v7
    v7 está offline
    Banido v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por MrsX Ver Post
    Nem eu coloquei isso em questão. Quis apenas tentar tirar da cabeça de quem tem carros "normais" e que não tem acesso a "carros mais desportivos e potentes", a ideia de que só com estes últimos se pode divertir.

O facto de não terem acesso a esses carros não invalida terem a experiência.
    Aqui, coisa rara e preocupante, estamos 100% de acordo

Piloto Lendário Nuno156's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2003
    AO90? MCSA? Se não te responder já sabes porquê: IGNORE LIST

Por Defeito

Eu acho que as curvas até têm mais piada com carros menos potentes.
    Ou seja, há gozo a baixa velocidade (portanto sem perigo), ao passo que
    em carros mais potentes (que naturalmente curvam melhor) para ter gozo
    é necessário ir muito mais rápido em curva (portanto mais perigoso).

E como o objectivo é ter gozo...

Quanto ao Estoril em carro pouco potente (e até em alguns considerados
    potentes), realmente é capaz de ser um pouco seca... principalmente na
    recta da meta, que parece que nunca mais acaba, e que o carro não anda
    nada...

Mas tens autódromos com rectas mais curtas, e com traçados mais
    sinuosos, que até são bem interessantes para carros com menos potência.

v7
    v7 está offline
    Banido v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

[QUOTE=Nuno156;1063633613]Ou seja, há gozo a baixa velocidade (portanto sem perigo), ao passo que
    em carros mais potentes (que naturalmente curvam melhor) para ter gozo
    é necessário ir muito mais rápido em curva (portanto mais perigoso).

E como o objectivo é ter gozo...

Quanto ao Estoril em carro pouco potente (e até em alguns considerados
    potentes), realmente é capaz de ser um pouco seca... principalmente na
    recta da meta, que parece que nunca mais acaba, e que o carro não anda
    nada...
    [QUOTE]

O gozo da condução desportiva está de alguma forma associado ao perigo. Isto até daria para um novo tópico

Há uma relação intima entre as duas coisas.

A recta da meta é bastante desafiante e até assustadora se pensares na prespectiva da travagem.

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

O gozo da condução desportiva está de alguma forma associado ao perigo. Isto até daria para um novo tópico

Há uma relação intima entre as duas coisas.

A recta da meta é bastante desafiante e até assustadora se pensares na prespectiva da travagem.
    Pois... mas há perigo... e há PERIGO...
    Com um carro de 60cv o perigo é falhar a curva, ir à gravilha, e apanhar um
    susto.
    Com um carro de 600cv o perigo é falhar a curva, PASSAR a gravilha, ir aos
    RAILS, CAPOTAR, ir parar ao hospital, e mandar o carro para a sucata.

Isso não é o desafio da recta... isso é o desafio do fim da recta... a recta
    é uma seca desgraçada (no Estoril com um carro pouco potente). O desafio
    é a parabólica, que tem de ser feita no limite (e com perigo na saída) para
    se conseguir uma boa velocidade de início na recta.

Piloto de Kart motorHEAD's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
    Por falar em 2CV e em bem conduzido em estrada de montanha:

YouTube - bond car chase in 'for your eyes only'
    (minuto 2:35 e seguintes)

MUUUUUUUUUITO BOM...

Ao ver esse video quase me apetece trocar o disco pelo 2 cv lol (sorry o offtopic)

Piloto de Troféu TSport's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2003

Por Defeito

Votei no raramente.

A primeira ida com o Yaris ao Estoril foi em 2006, por sinal, em condições não muito favoráveis - Trackday at Estoril, March 19th - 1st session (a camara ia montada num AE86 - o pequeno nipónico aparece a partir do minuto nove).
    Depois deste, voltei por mais 3 vezes ao Estoril. O último foi aqui com a malta do AHO.
    Em TD's de kartodromo, participei meia dúzia de vezes em diversas pistas: V.N. de Poiares, Palmela, Milagres e Viana do Castelo. A primeira ida foi em 2004, a última em 2008 salvo erro.

Acho que vou vender o kiko e as luvas.
    Estou a ficar velho...

Data de Registo
    Mar 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por TSport Ver Post
    (...)
    A primeira ida com o Yaris ao Estoril foi em 2006, por sinal, em condições não muito favoráveis - Trackday at Estoril, March 19th - 1st session (a camara ia montada num AE86 - o pequeno nipónico aparece a partir do minuto nove). (...)
    Fogo! O que é que deste de "comer" ao "bicho"?! Nitro?
    Estavas a andar bem!

Banido Goran's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2009

Por Defeito

Nunca fui...

Se tiver possiblidade (deus queira que sim... ) gostava de experimentar e, quem sabe, ir de vez em quando.

Nunca tive a real oportunidade de levar um carro até ao limite ou perto disso... acredito que se aprende muita coisa. Por exemplo, em curva, tenho receio de entrar em certas velocidades... tenho sempre a impressão que tenho o carro dominado mas prefiro não arriscar. Essa era uma das coisas que gostaria de perceber... até onde posso ir.

E também gostava de treinar alguns movimentos como Single Clutching, Double Clutching e ponta-tacão... será sempre mais fácil lá do que na via pública, digo eu.

Moderador Nightlord's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Cobra Ver Post
    Eheheheh perfeitamente de acordo!!!
    Mas a minha secção de eleição era mesmo a partir da parte oposta à recta da meta, as duas antes da variante e a secção a seguir à mesma... Minha rica curva do tanque

Quanto aos custos é mesmo isso, quem é entusiasta e pode está lá, quem não pode não vai... É como o futebol há os que vão ao estádio e os que se contentam em ver na TV e outros fazem umas futeboladas com os amigos

E os custos não são uma exorbitância, há hobbies bem mais caros... Mas se compensa, compensa e de que maneira...
    Também é uma secção engraçada...só não gostei tanto do gancho mal amanhado da variante. Minha rica curva do tanque

E já me esquecia da parabólica feita sempre a queimar e com o carro a fugir (pelo menos o meu lol).

Ok...são todas as curvas mesmo

Curiosamente a que menos acho piada é a do fim da recta da meta...é um simples cotovelo no fim de um rectão para queimar travagens. Gosto mais de curvas em que se entra em força - devagar de outro encadeado, e é para sair rápido - entrar lento e sair rápido (filosofia mui adaptada a muita coisa na vida )

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por pmv6 Ver Post
    Estivemos no baptismo do v7

Olha que a esmagadora maioria da malta que entra nos TD é malta normal sem grande background financeiro.

Sobre o degaste no material...bom...é proporcional ao gozo que podes obter e n é preciso levar slicks/semi slicks, repros, embraiagem reforçada, pastilhas ferodo racing, nem upgrades nos kits de travagem etc.

Alguma malta deste forum, se calhar na única vez que entraram em pista com o seu carro, entraram com os mesmos de origem e bem que se divertiram.

Se queres fugir ao DRS, há sempre uma alternativa bem agradável e quanto a mim, a melhor: vais ao AIA (a 1 de Agosto há um). Aproveitas as férias no Sul ou há sempre um compincha que te deixa ficar um par de dias (a moeda de troca é uma questão de negociares)
    Um gajo fala de custos...e vens com o AIA?

Gostava de experimentar o AIA pelo que falam...apesar de para mim o Estoril ter sempre aquela mística. Desde puto que "vivia" ali perto e "via" a pista assim.

Mas de facto os custos não são nada por aí além comparado com outros hobbies bem mais dispendiosos. É o fee de entrada, gasolina, e um desgaste mais acentuado dos kms. (mais em pneus, travões).

Passar um fim de semana fora saí mais caro...mas também proporciona outros gozos

Piloto de Troféu whereagles's Avatar
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Já andei em pista, mas não com o meu carro.

Foi num kart e digo-vos que depois desse dia fiquei com mt mais respeito pela profissão de piloto

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

O resultado da sondagem está razoavelmente de acordo com o que eu pensava, a grande maior parte das pessoas não andou em pista, pelo menos com o seu carro.
    Fui só votar na sondagem já depois de postar os meus posts de ontem...e para não te queixares que não o fiz, como a outros

Para mim a sondagem neste tema vale de muito pouco ou nada. O que se escreve por aqui, isso sim vale bastante. Neste tema não é bem a quantidade que interessa, mas a qualidade.

Apenas acho curioso que em tópicos de TD's acabam por ser mais ou menos sempre os mesmos e com as mesmas opiniões em variados tópicos pelo fórum.

É de facto uma raça de irredutíveis gauleses.

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
    Já andei em pista, mas não com o meu carro.

Foi num kart e digo-vos que depois desse dia fiquei com mt mais respeito pela profissão de piloto
    Apesar de algumas noções serem semelhantes, acho que kartadas são muito diferentes.

Não só porque o carro nada tem a ver em comportamento, mas também porque as pistas são diferentes/mais curtas e com menos espaço lateral.

Também gosto muito de karts e esses tenho feito com mais regularidade, os custos também são inferiores...mas a diversão, para mim, é menor.

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Estivemos no baptismo do v7
    Foi a última vez que estive (embora sem conduzir) num. Foi muito sui generis dada a envolvente

Mas foram uns minutos bem engraçados ali de co-piloto ao meu amigo

Data de Registo
    Aug 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
    Fogo! O que é que deste de "comer" ao "bicho"?! Nitro?
    Estavas a andar bem!
    Não, nessa altura o carro ainda não estava a gás
    Há pessoas que na primeira vez são cautelosas...outras nem isso
    Porém, o co-piloto deu uma grande e valente ajuda na escolha das melhores trajectórias - o "co" é um tipo também por aqui conhecido, em especial pela malta de Lx

P.S.: Já levei a "Transit" da Nuskas para um TD em kartodromo e até foi engraçado...se bem que, diesel em pista, mas mim torna-se mais complicado - talvez porque não esteja habituado...

v7
    v7 está offline
    Banido v7's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2005

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
    Fui só votar na sondagem já depois de postar os meus posts de ontem...e para não te queixares que não o fiz, como a outros

Para mim a sondagem neste tema vale de muito pouco ou nada. O que se escreve por aqui, isso sim vale bastante. Neste tema não é bem a quantidade que interessa, mas a qualidade.

Apenas acho curioso que em tópicos de TD's acabam por ser mais ou menos sempre os mesmos e com as mesmas opiniões em variados tópicos pelo fórum.

É de facto uma raça de irredutíveis gauleses.
    Eu tinha mesmo curiosidade em perceber como é que seriam as respostas.

Mas como já referi não acho que se seja melhor ou pior por ir mais ou menos vezes ou não ir de todo a pistas.

O que talvez ache é que em muitas trocas de argumentos, nos típicos tópicos "que escolher", às vezes se exagera um bocadinho no ênfase que se dá à eficácia dinâmica.

Claro que compreendo que para quem gosta de conduzir, essa vertente num carro é sempre importante, mas temos que ter a capacidade de perceber se para o real utilizador isso vai ser valorizado.

Só que depois na prática aquela velha máximo do "put your money where you put your mouth" também não se verifica muito por aqui.

É que às vezes a julgar por algumas coisas que se lêm dá a ideia que muitos dos users daqui, fariam de um catheram (ou seja um carro sem compromissos) o seu carro do dia a dia, mas depois as coisas não são exactamente assim

Data de Registo
    Aug 2003

Por Defeito

Ahhhh, o que fui encontrar - YouTube - TrackDay Poiares

O meu primeiro TD com o Yaris (em kartodromo)

Estavam lá umas belas máquinas

/TSport sente-se nostálgico

Banido Motronic's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

O que talvez ache é que em muitas trocas de argumentos, nos típicos tópicos "que escolher", às vezes se exagera um bocadinho no ênfase que se dá à eficácia dinâmica.
    Isso, porque tu, como muitos, reduzem o interessa da eficiência dinâmica a tempos de pista, quando não passa de um pormenor!

Piloto de Troféu whereagles's Avatar
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Apesar de algumas noções serem semelhantes, acho que kartadas são muito diferentes.
    A questão era mais a pressão de ter de se andar no limite para conseguir estar no topo. Tem-se a sensação nítida de que..

- por um lado, qualquer erro ou distração é a morte do artista
    - por outro, se não se andar no limite, não se ganha (nem tem piada sequer lol)

O stresse é agudo e permanente. Definitivamente, não é para todos. Para mim não é certamente, e olha que pratico outros desportos sempre, sempre para ganhar

Mas dá para divertir, lá isso dá... então as curvas de kart em derrapagem são uma curte, eheh.

Piloto de Troféu Jacare's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2003

Por Defeito

Isso tem muito que se lhe diga. Depende da pista e do carro.

Lembro-me de ter visto um video da TopGear com o Richard Burns, mais um outro piloto Britânico qualquer (não me lembro do nome) onde votavam no melhor "handling car". Os carros foram todos testados em pista. Incluia Ferraris, Porsches, BMW M3, etc etc etc e um pug 106 GTI.

Chegaram à conclusão que o 106 GTI era o carro mais divertido de conduzir... e não fosse a teimosia do Jeremy C. e este teria sido mesmo votado o melhor Handling Car. (Ficou em 2º atrás de um Ferrari qq... e à frente de outros Porsches, Frerraris, Austin Martins, etc etc etc)

Creio que era o Richard Burns que comentava de forma admirada e surpreendido enquanto testava o pequeno pug que aquele era o típico carro que se rouba ao filho sem ele reparar para ir dar uma voltinha, só pelo gozo que os outros todos mais caros não conseguem dar...

EDIT: Aqui fica o video: http://www.youtube.com/watch?v=kK-hprvTNf8
    Última edição por Jacare : 02-07-10 às 14:22:57

Piloto de Testes pmv6's Avatar
    Data de Registo
    Sep 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
    Isso, porque tu, como muitos, reduzem o interessa da eficiência dinâmica a tempos de pista, quando não passa de um pormenor!

Não diria bem que é um pormenor.

Em pista apura-se muita coisa (entre elas, a dinâmica) e não é por acaso que muitas marcas como a nissan, renault, porsche, audi etc. testam os seus carros mais picantes em Nürburgring e vão aos cronos.

Claro que este circuito é especial/único mas acho que um bom comportamento/tempo neste ou noutros circuitos é um excelente indicador.

Banido Motronic's Avatar
    Data de Registo
    Aug 2007

Por Defeito

Não diria bem que é um pormenor.

Em pista apura-se muita coisa (entre elas, a dinâmica) e não é por acaso que muitas marcas como a nissan, renault, porsche, audi etc. testam os seus carros mais picantes em Nürburgring e vão aos cronos.

Claro que este circuito é especial/único mas acho que um bom comportamento/tempo neste ou noutros circuitos é um excelente indicador.
    Pode ser um "indicador". Mas não é nele que vais fazer a maioria dos kms, pois não?

Data de Registo
    Feb 2003

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
    A questão era mais a pressão de ter de se andar no limite para conseguir estar no topo. Tem-se a sensação nítida de que..

- por um lado, qualquer erro ou distração é a morte do artista
    - por outro, se não se andar no limite, não se ganha (nem tem piada sequer lol)

O stresse é agudo e permanente. Definitivamente, não é para todos. Para mim não é certamente, e olha que pratico outros desportos sempre, sempre para ganhar

Mas dá para divertir, lá isso dá... então as curvas de kart em derrapagem são uma curte, eheh.
    Essa filosofia é contrária à do Trackday...ou pelo menos tenta-se apesar de nem todos quererem assim.

Eu vou com outros objectivos, e ganhar os feijões não é de certeza...nem mesmo numa kartada que gosto bastante de fazer.

Curvas em derrapagem são "contrárias" aos tempos/para ganhar. E eu gosto é das primeiras

O andar no limite é necessário para a tal adrenalina que se falou atrás, para o tal divertimento...mas é um "limite" Q.B. Há que deixar uma margem segura (eu pelo menos penso assim) para as eventualidades - o que acontece é que o autódromo por si só já te permite margens maiores pelo seu maior espaço de alcatrão e de escapatórias.

Piloto de Troféu FernandoAc's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Yep.
    Eu levei o meu actual carro do dia-a-dia (na altura tinha um outro da empresa)...foi de Torres Novas para o autódromo, fez 2 mangas de 30 minutos seguidos (uma delas nem parei para trocar de co-piloto) no calor de Agosto, e voltou para Torres.
    Não fiz nenhum tratamento especial ao carro (tinha a revisão anual pouco antes com troca dos fluídos, caixa, lsd, etc.). Notas:
    Pneus:
    F1 GSD3 ficaram em pouco tempo muito granulados e com literalmente pedaços finos de borracha agarrada -> saiu tudo na viagem. Ao fim de 3, 4 voltas iam-se por aquecimento e o carro passava a fugir de frente, e depois de traseira...era mesmo um show
    Acho que depois disso vidraram e têm um comportamento estranho principalmente em chuva que tornam-se muito escorregadios...mas são os que ainda tenho...e já lá vão 2 anos - estão quase a ser trocados por desgaste, agora.
    Travões:
    Aqui foi o que mais me chateou e deixa de pé atrás. A travagem do MX5 é fraquita e ressentiu-se. Tinha pastilhas novas que devem ter vidrado e chiam...mas continuam as mesmas
    Fora isso...e um consumo um pouco mais alto lol não notei rigorosamente mais nada no carro. Continuou com o mesmo comportamento e mesma fiabilidade de antes.
    Claro que o desgaste é maior. 1 KM no Estoril serão uns 20 ou 30 cá fora. Mas também valem e se goza 20 ou 30x mais do que cá fora.
    É algo que aconselho a toda a gente que gosta de conduzir!
    Não tenho qualquer experiência em Track Days nem sei como são em regra praticados no entanto 30 minutos a fundo em pista é muito agressivo para carros comuns com óleo e sistema de refrigeração stock.

É o suficiente para elevar a temperatura para níveis muito pouco aconselháveis .

Piloto de Troféu FernandoAc's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
    Isso tem muito que se lhe diga. Depende da pista e do carro.

Lembro-me de ter visto um video da TopGear com o Richard Burns, mais um outro piloto Britânico qualquer (não me lembro do nome) onde votavam no melhor "handling car". Os carros foram todos testados em pista. Incluia Ferraris, Porsches, BMW M3, etc etc etc e um pug 106 GTI.

Chegaram à conclusão que o 106 GTI era o carro mais divertido de conduzir... e não fosse a teimosia do Jeremy C. e este teria sido mesmo votado o melhor Handling Car. (Ficou em 2º atrás de um Ferrari qq... e à frente de outros Porsches, Frerraris, Austin Martins, etc etc etc)

Creio que era o Richard Burns que comentava de forma admirada e surpreendido enquanto testava o pequeno pug que aquele era o típico carro que se rouba ao filho sem ele reparar para ir dar uma voltinha, só pelo gozo que os outros todos mais caros não conseguem dar...

EDIT: Aqui fica o video: YouTube - The best handling Car in the Entire World (Top gear powered by BBC )

Pois tá bem, o 106GTI é muito bom e divertido, isso toda a gente sabe.
    De qualquer forma podem vir com as histórias que quiserem tenho a certeza que divertia mais ao volante em qualquer um dos outros (RWD).

dio
    dio está offline
    Piloto de Troféu dio's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

Este ano tem sido fraco no que toca a Track Days, por isso meti mãos à obra..

bg2
    bg2 está offline
    Piloto Veterano bg2's Avatar
    Data de Registo
    Jan 2006

Por Defeito

ir a pista com carros menos potentes tem uma vantagem.

"avacalha-se" mais

Piloto de Testes Lotus's Avatar
    Data de Registo
    Dec 2008
    Exoskeletal junction at the railroad delayed.

Por Defeito

Se o carro não vai para a pista, o comportamento dinâmico já se torna num item menor? Puro disparate!

Página 4 de 7 PrimeiraPrimeira ... 345 ... ÚltimaÚltima