Frequência de Pista - Página 5

Ver Resultados da Sondagem: Regularidade com que conduzes em pista com o teu carro

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Título: Frequência de Pista

  1. #121
    v7
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    Citação Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
    Se o carro não vai para a pista, o comportamento dinâmico já se torna num item menor? Puro disparate!
    É importante ler os tópicos antes de escrever.

    Para quem goste de conduzir o comportamento é quase sempre importante, mas o que se vê por aqui frequentemente e pessoas que fazem uma utilização 100% utilitária do carro, serem aconselhadas a comprar o carro X porque é melhor em pista do segmento, porque é RWD, ou porque tem mais 5 cv.

    Daí a minha curiosidade por perceber que tipo de utilização em pista era feita pelos users habituais


  2. #122
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    Infelizmente, até agora ainda não tive essa oportunidade.

  3. #123
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    Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    É importante ler os tópicos antes de escrever.

    Para quem goste de conduzir o comportamento é quase sempre importante, mas o que se vê por aqui frequentemente e pessoas que fazem uma utilização 100% utilitária do carro, serem aconselhadas a comprar o carro X porque é melhor em pista do segmento, porque é RWD, ou porque tem mais 5 cv.

    Daí a minha curiosidade por perceber que tipo de utilização em pista era feita pelos users habituais
    Quem é que não lê?

    Uma coisa, é referir-se aos tempos em pista. O facto de ter mais 5cv ou ser RWD são características que valem bem além das pistas!

  4. #124
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    Citação Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
    Quem é que não lê?

    Uma coisa, é referir-se aos tempos em pista. O facto de ter mais 5cv ou ser RWD são características que valem bem além das pistas!
    Sinceramente, eu sou da opinião que, para 99,99999% das pessoas o ideal é um
    carro FWD.
    E 5cv não se notam na condução dessas mesmas pessoas.

    Aliás, por exemplo:

    Um carro familiar que tenha uma motorização com uma vertente mais desportiva
    (ou seja com binário e potência máximas a altas rotações), mesmo que tenha 200cv
    de potência máxima, a maioria das pessoas só explora metade dessa potência.
    Portanto, às tantas até é melhor um carro que atinja metade do binário e potência
    a baixas rotações, para a generalidade das pessoas.

  5. #125
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    Citação Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
    Sinceramente, eu sou da opinião que, para 99,99999% das pessoas o ideal é um
    carro FWD.
    E 5cv não se notam na condução dessas mesmas pessoas.
    E, naturalmente, tens direito à tua opinião.


  6. #126
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    Respondi frequentemente. Desde 2006 que tenho participado regularmente em track-days, cerca de 4/5 por ano, mais uns ralis de regularidade e uma rampa.

    Em 2008, numa altura em que tive o carro encostado por avaria fiz um track-day com o único outro carro cá em casa que estava operacional, um Daewoo Matiz.
    E sabem que mais, diverti-me à brava, apesar de ser o mais lento por uma boa margem.

    Quem gosta até de carrinho de rolamentos lá vai!

  7. #127
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    Citação Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
    E, naturalmente, tens direito à tua opinião.
    Lá porque tens uma opinião, não chames opiniões aos factos que os outros
    apresentam...


  8. #128
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    Citação Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
    Sinceramente, eu sou da opinião que, para 99,99999% das pessoas o ideal é um
    carro FWD.
    E 5cv não se notam na condução dessas mesmas pessoas.


    Aliás, por exemplo:

    Um carro familiar que tenha uma motorização com uma vertente mais desportiva
    (ou seja com binário e potência máximas a altas rotações), mesmo que tenha 200cv
    de potência máxima, a maioria das pessoas só explora metade dessa potência.
    Portanto, às tantas até é melhor um carro que atinja metade do binário e potência
    a baixas rotações, para a generalidade das pessoas.
    Concordo, para além do facto de que 5cv podem ser anulados por diversas coisas, bastando escolher mal umas jantes/pneus.


    Quanto ao tópico em si, eu nunca participei e confesso que apesar de ter curiosidade, não sei se o farei.

    O motivo nem é tanto o desgaste em si, já que algumas coisas que leio aqui sobre os pneus no fim de um trackday eu também as tenho nos meus carros, fruto de um certo prazer que sempre tive em curvar.

    Não iria nunca para fazer tempos, mas sim por causa das curvas, e isso nem pede grande potência.

    A questão que mais me afasta é a possibilidade de algo correr mal e não haver seguro, especialmente pelo facto de não andar sozinho em pista, tendo de lidar com os meus erros e com os dos outros.

  9. #129
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    Citação Originalmente Colocado por dio Ver Post
    Este ano tem sido fraco no que toca a Track Days, por isso meti mãos à obra..

    É só para Alfas? Se não for vou lá com o meu e assim já posso dizer que gosto de carros mais apimentados

  10. #130
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    Citação Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
    Lá porque tens uma opinião, não chames opiniões aos factos que os outros
    apresentam...

    Factos?!

  11. #131
    dio
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    Citação Originalmente Colocado por mELIANTE Ver Post
    É só para Alfas? Se não for vou lá com o meu e assim já posso dizer que gosto de carros mais apimentados
    São 3 grupos, o nosso será só de Alfas... mas nada te impede de te inscreveres num dos outros grupos.

  12. #132
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    Citação Originalmente Colocado por dio Ver Post
    São 3 grupos, o nosso será só de Alfas... mas nada te impede de te inscreveres num dos outros grupos.
    Então está bem. Onde posso saber mais detalhes?

  13. #133
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    Citação Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
    Factos?!
    Automobile layout - Wikipedia, the free encyclopedia


    Tem tudo bem explicadinho.
    Basta ver quais são as vantagens que interessam à maioria das pessoas.

    A menos que tenhas pouco contacto com a realidade, e penses que a maioria das
    pessoas são pilotos.

    Sayonara!

  14. #134
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    Citação Originalmente Colocado por rca33 Ver Post

    A questão que mais me afasta é a possibilidade de algo correr mal e não haver seguro, especialmente pelo facto de não andar sozinho em pista, tendo de lidar com os meus erros e com os dos outros.
    Primeiro um enquadramento da minha resposta:

    - Felizmente não tive, nem vi ter qualquer acidente ou pequeno toque que fosse em pista

    - As mangas que participei foram muito "sui generis" pois era organizado por um ilustre membro da família das viperinas (aka. Cobra) aqui do burgo tendo em mente um número contido de carros e principalmente membros com uns quantos neurónios a funcionar

    Sendo assim tudo se passou com naturalidade e inclino-me mais para gastos com a participação e desgaste acelerado das peças do carro do que outra coisa qualquer.

    Aliás, senti-me mais seguro ali dentro da pista do que na maior parte das vezes nas nossas estradas! A um domingo como hoje então de certeza.

  15. #135
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    Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    É importante ler os tópicos antes de escrever.

    Para quem goste de conduzir o comportamento é quase sempre importante, mas o que se vê por aqui frequentemente e pessoas que fazem uma utilização 100% utilitária do carro, serem aconselhadas a comprar o carro X porque é melhor em pista do segmento, porque é RWD, ou porque tem mais 5 cv.

    Daí a minha curiosidade por perceber que tipo de utilização em pista era feita pelos users habituais
    Mesmo que não se use a 100%, às vezes só o ter lá já é bom...há certos pormenores que se sentem, mas que a distracção e/ou habituação nem nos fazem dar por eles.

    Nitidamente o ter a tracção separada da direcção é uma delas...mesmo a passear a 30 à hora.

    Podes dizer que muitos não ligam a isso, não notam e/ou mesmo notando nem sabem o que cria isso, etc. e tal Mas lá por esses existirem, quer dizer que os outros tenham de ter a mesma ideia?

    Eu já tenho um tópico interessante para abrir sobre este assunto (EDIT: já está, "Frequência de Mato"), e conto com a tua participação
    Última edição por Nightlord : 04-07-10 às 23:51:55

  16. #136
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    Citação Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
    Automobile layout - Wikipedia, the free encyclopedia


    Tem tudo bem explicadinho.
    Basta ver quais são as vantagens que interessam à maioria das pessoas.

    A menos que tenhas pouco contacto com a realidade, e penses que a maioria das
    pessoas são pilotos.

    Sayonara!
    Caro. Conheço "automobile layouts" de trás para a frente.

    Agora, não fui eu que disse: "eu sou da opinião que".

    Quanto aos "factos" e "contacto com a realidade", quando indicares a fonte dos teus números, até posso retirar um par de smileys.

    Tschüß!

  17. #137
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    Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    É importante ler os tópicos antes de escrever.

    Para quem goste de conduzir o comportamento é quase sempre importante, mas o que se vê por aqui frequentemente e pessoas que fazem uma utilização 100% utilitária do carro, serem aconselhadas a comprar o carro X porque é melhor em pista do segmento, porque é RWD, ou porque tem mais 5 cv.

    Daí a minha curiosidade por perceber que tipo de utilização em pista era feita pelos users habituais
    Foi com base na leitura do tópico, e não apenas na sua premissa inicial, que fiz o meu comentário.

    O comportamento dinâmico de um carro é algo de muito importante para quem gosta de conduzir. Mesmo que não vá para a pista. E também não é preciso pista nenhuma para tirar partido do RWD. É sim necessário, novamente, gosto pela condução. Nada contra carros FWD e a diesel - satisfazem as necessidades da esmagadora maioria dos utilizadores. Não me obriguem é a andar com uma porcaria dessas.

  18. #138
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    Citação Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
    Caro. Conheço "automobile layouts" de trás para a frente.

    Agora, não fui eu que disse: "eu sou da opinião que".

    Quanto aos "factos" e "contacto com a realidade", quando indicares a fonte dos teus números, até posso retirar um par de smileys.

    Tschüß!
    Eh pá, isso é bem simples. Chegas aqui ao teu post de resposta ao v7:

    http://forum.autohoje.com/1063638546-post123.html

    E dizes a que tipo de pessoas é que esses tais 5cv e RWD interessam fora das
    pistas, e em que condições/situações.

    Quando me disseres qual é esse público alvo tão vasto, eu ajusto o número de
    casas decimais aos 99,9999999%.


  19. #139
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    Estou a ver que devo ser dos POUCOS que leu ATENTAMENTE o post do v7...

    Citação Originalmente Colocado por v7 Ver Post
    É importante ler os tópicos antes de escrever.

    Para quem goste de conduzir o comportamento é quase sempre importante, mas o que se vê por aqui frequentemente e pessoas que fazem uma utilização 100% utilitária do carro, serem aconselhadas a comprar o carro X porque é melhor em pista do segmento, porque é RWD, ou porque tem mais 5 cv.

    Daí a minha curiosidade por perceber que tipo de utilização em pista era feita pelos users habituais

  20. #140
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    Citação Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
    Eh pá, isso é bem simples. Chegas aqui ao teu post de resposta ao v7:

    http://forum.autohoje.com/1063638546-post123.html

    E dizes a que tipo de pessoas é que esses tais 5cv e RWD interessam fora das
    pistas, e em que condições/situações.
    ]
    Muito simples:

    Toda a gente. Em todas as situações!

    E não preciso que ajustes as casas decimais dos números que inventas. Mas obrigado pela deferência!

  21. #141
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    Citação Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
    Estou a ver que devo ser dos POUCOS que leu ATENTAMENTE o post do v7...
    1- Ainda está para aparecer um "post" do v7 que mereça ser lido "ATENTAMENTE"!

    2- Quem faz uma "utilização 100% utilitária do carro" (e isso existe?!), precisa tanto de potência e controle como qualquer outro condutor.
    Última edição por Motronic : 06-07-10 às 10:36:17

  22. #142
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    Citação Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
    Muito simples:

    Toda a gente. Em todas as situações!

    E não preciso que ajustes as casas decimais dos números que inventas. Mas obrigado pela deferência!
    Bem, pelo menos eu uso casas decimais...
    Para ti é logo 100%. Sem casas decimais.

    O que significa que muitas pessoas, cientes da realidade, acabaram de ler o teu
    post, e depois de terem visto as vantagens e desvantagens do FWD vs RWD na
    Wikipedia, ficaram a saber que não tens razão nenhuma.


    Não poderia ter feito melhor.
    Obrigado.

  23. #143
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    Citação Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
    1- Ainda está para aparecer um "post" do v7 que mereça ser lido "ATENTAMENTE"!

    2- Quem faz uma "utilização 100% utilitária do carro" (e isso existe?!), precisa tanto de potência e controle como qualquer outro condutor.


    Ora aí está... deverias começar a ler atentamente os posts do v7... tenho a certeza
    que há coisas que irias aprender e que te seriam úteis.


    Repara:

    Não é uma questão de necessitar de potência.
    Nem é uma questão de necessitar de controlo.

    É uma questão de as pessoas darem opiniões iguais (chapa 5) para todos os
    tipos de condutores que aqui aparecem a pedir ajuda sobre que tipo de carro
    comprar.

    A maior parte das pessoas precisa mais de um ar-condicionado, ou espaço, ou
    vidros atérmicos, do que RWD ou 5cv.

    Mais, a maior parte das pessoas nem chega a usar os 5cv extra, mesmo que os
    tenha lá, porque nem os sabe usar. E agora, diz-me que sabem, que eu urino-me
    a rir.
    Pior que isso, só uma ínfima porção das pessoas sabem controlar um carro RWD.
    Para a generalidade das pessoas um FWD é MUUUUUUUUITO mais fácil de
    controlar.

    Isto só prova que, deverias, de facto, ler os posts do v7 com mais atenção.

  24. #144
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    Citação Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
    Bem, pelo menos eu uso casas decimais...
    Para ti é logo 100%. Sem casas decimais.
    Se achas que as realidades são comparáveis...
    Citação Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
    O que significa que muitas pessoas, cientes da realidade, acabaram de ler o teu
    post, e depois de terem visto as vantagens e desvantagens do FWD vs RWD na
    Wikipedia, ficaram a saber que não tens razão nenhuma.


    Não poderia ter feito melhor.


    Se achas que não consegues melhor que isto, as minhas condolências.

  25. #145
    Piloto Lendário Nuno156's Avatar
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    Citação Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
    Se achas que as realidades são comparáveis...



    Se achas que não consegues melhor que isto, as minhas condolências.
    Como não lês as coisas com atenção, imagino que não tenhas lido o link da
    Wikipedia.

    Mas há quem tenha lido... e quem leu deve estar a rir-se da tua insistência no erro.

    Vantagens FWD:
    «(...)
    • Predictable handling characteristics: front-wheel drive cars, with a front weight bias, tend to understeer at the limit, which (according to e.g. SAAB engineer Gunnar Larsson) is easier since it makes instinct correct in avoiding terminal oversteer, and less prone to result in fishtailing or a spin.[3][4]
    • A skilled driver can control the movement of the car even while skidding by steering, throttling and pulling the hand brake (given that the hand brake operates the rear wheels as in most cases, with some Citroen and Saab models being notable exceptions). A small car with the FF layout is superior for motor sport events focusing on manouvreability such as Autotesting[9]
    • It is easier to correct trailing-throttle or trailing-brake oversteer.[3]
    (...)
    »


  26. #146
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    Citação Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post


    Ora aí está... deverias começar a ler atentamente os posts do v7... tenho a certeza
    que há coisas que irias aprender e que te seriam úteis.
    Estás com umas piadas giras!

    Citação Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
    Não é uma questão de necessitar de potência.
    Nem é uma questão de necessitar de controlo.
    Claro que é! E, volto a dizer. Todos os condutores beneficiam com isso!

    Citação Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
    Mais, a maior parte das pessoas nem chega a usar os 5cv extra, mesmo que os
    tenha lá, porque nem os sabe usar. E agora, diz-me que sabem, que eu urino-me
    a rir.
    Antes de te renovar os stock de fraldas, vê se percebes que as pessoas tiram partido disso, quer o saibam, quer não!

    Citação Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
    Pior que isso, só uma ínfima porção das pessoas sabem controlar um carro RWD.
    Sempre é melhor que ninguém poder controlar um carro em que o eixo onde se concentram a direcção e tracção deixa de ter aderência.

    Citação Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
    Para a generalidade das pessoas um FWD é MUUUUUUUUITO mais fácil de
    controlar.
    Até deixar de ser controlável de todo. O que acontece mais cedo, e, muitas veze, sem aviso, nos FWD.
    Citação Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
    Isto só prova que, deverias, de facto, ler os posts do v7 com mais atenção.
    Deixa estar, que para desaprender, bastam os teus!

  27. #147
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    Citação Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
    Como não lês as coisas com atenção, imagino que não tenhas lido o link da
    Wikipedia.

    Mas há quem tenha lido... e quem leu deve estar a rir-se da tua insistência no erro.

    Vantagens FWD:
    «(...)
    • Predictable handling characteristics: front-wheel drive cars, with a front weight bias, tend to understeer at the limit, which (according to e.g. SAAB engineer Gunnar Larsson) is easier since it makes instinct correct in avoiding terminal oversteer, and less prone to result in fishtailing or a spin.[3][4]
    • A skilled driver can control the movement of the car even while skidding by steering, throttling and pulling the hand brake (given that the hand brake operates the rear wheels as in most cases, with some Citroen and Saab models being notable exceptions). A small car with the FF layout is superior for motor sport events focusing on manouvreability such as Autotesting[9]
    • It is easier to correct trailing-throttle or trailing-brake oversteer.[3]
    (...)
    »

    Curioso. As desvantagens já não te interessam!

    A fonte ser um engenheiro da SAAB também é interessante!

    less prone to result in fishtailing or a spin
    Ui. Essa é dificil!

  28. #148
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    (...)
    Antes de te renovar os stock de fraldas, vê se percebes que as pessoas tiram partido disso, quer o saibam, quer não!
    (...)
    Pronto... prova provada de que tenho razão: na falta de argumentos... passa-se para
    os ataques pessoais...



    Nem preciso de dizer mais nada... já te enterraste o suficiente.

  29. #149
    Piloto Lendário Nuno156's Avatar
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    AO90? MCSA? Se não te responder já sabes porquê: IGNORE LIST
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    Por Defeito

    Citação Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
    Curioso. As desvantagens já não te interessam!

    A fonte ser um engenheiro da SAAB também é interessante!


    Ui. Essa é dificil!
    Sim, tens razão... podia ter colocado as desvantagens do RWD...
    Mas quem quiser pode ir ler, o link está lá.

    A verdade é que o FWD é muito melhor para a generalidade das pessoas.
    Digas o que disseres, com ou sem fraldas como argumentos!!!

  30. #150
    Piloto Lendário MadDragon's Avatar
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    "La Ferrari più bella è quella che dobbiamo ancora fare: la prossima."
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    Por Defeito

    Nunca fui, mas adorava ir.
    Para já não tenho saldo contabilistico que me permita uma aventura dessas, mas espero dentro de um médio prazo levar o meu 33 para a pista.

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