Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro ecológico faz 2427 km com apenas um litro de gasolina

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro ecológico faz 2427 km com apenas um litro de gasolina

    Carro ecológico faz 2427 km com apenas um litro de gasolina

    O Eco Veículo ganhou primeiro lugar na Shell Eco-marathon Youth Challenge


    Apenas com um litro de gasolina, o Eco Veículo da Universidade de Coimbra conquistou o primeiro lugar na classificação de veículos a gasolina na Shell Eco-marathon Youth Challenge, no Reino Unido.

    Em nota de imprensa, os responsáveis pelo projecto referem que o veículo obteve um desempenho de 2427 quilómetros por litro e estabeleceu um novo recorde ibérico absoluto, alcançando também o segundo lugar na classificação geral da prova.

    Na edição deste ano da Shell Eco-marathon Youth Challenge participaram 52 equipas em dez categorias.

    TVI24


    Eco Veículo A. I. D. T.




    #2
    O meu até faz 3000Km se for preciso e não gasta uma gota. Vai em cima do reboque


    Já agora, é uma notícia interessante. Espero que no futuro haja propostas realistas para carros que não gastem praticamente nada em combustíveis, mas não estou a ver isso acontecer, já que o interesse das petrolífera$ fala mai$ alto.

    Obs: Nestas fotos destaco a hipocrisia da Shell, que patrocina este tipo de veículos, quando na verdade é completamente contra o seu desenvolvimento ;)

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Porco Ver Post
      O meu até faz 3000Km se for preciso e não gasta uma gota. Vai em cima do reboque


      Já agora, é uma notícia interessante. Espero que no futuro haja propostas realistas para carros que não gastem praticamente nada em combustíveis, mas não estou a ver isso acontecer, já que o interesse das petrolífera$ fala mai$ alto.

      Obs: Nestas fotos destaco a hipocrisia da Shell, que patrocina este tipo de veículos, quando na verdade é completamente contra o seu desenvolvimento ;)
      Estás enganado, normalmente os principais defensores da eficiência energética são os produtores. Eles sabem muito bem que quanto mais tempo durar o petróleo mais eles vão ganhar. O que interessa para eles não é o preço por litro, mas sim o preço por kilometro.

      Outra coisa é que pode-se melhorar tudo, mas 1 KW de energia nunca irá fornecer 1 KW de energia mecânica, por isso há sempre um limite, e quanto mais se melhora, mais difícil é melhorar.

      Este tipo de competição é bom, mas usam carros aerodinâmicamente muito desenvolvidos, pequenos e metem a conduzir a rapariga trinca espinhas de 48 kg..

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por air Ver Post
        Este tipo de competição é bom, mas usam carros aerodinâmicamente muito desenvolvidos, pequenos e metem a conduzir a rapariga trinca espinhas de 48 kg..
        A ideia aqui é ganhar. De certeza que as outras equipas fazem o mesmo.
        Se calhar se fosse lá uma pessoa com 65kg só fariam 1000km ou até menos, com 1 litro de gasolina, mas mesmo assim seria um bom resultado.

        Comentário


          #5
          O carro pesa para aí 300 kilos etcetc, mas não deixa de ser uma marca boa.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por DaniFR Ver Post
            A ideia aqui é ganhar. De certeza que as outras equipas fazem o mesmo.
            Se calhar se fosse lá uma pessoa com 65kg só fariam 1000km ou até menos, com 1 litro de gasolina, mas mesmo assim seria um bom resultado.

            Sim claro. Não estou a criticar. Só estou a dizer que é impossível passar estes resultados (nem perto disso) para a vida real. As condições são todas direccionadas para o consumo. Peso, aerodinâmica, velocidade, tipo de condução (velocidade baixa e constante), etc.

            Comentário


              #7
              O 1.2 tdi faz isso sempre a fundo só com meio litro

              Comentário


                #8
                Notícia mais completa:

                Um litro de gasolina dá para 2.427 km

                Eco Veículo da UC conseguiu percorrer 2.427 Km com um litro de gasolina

                Um veículo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) conseguiu percorrer 2.427 quilómetros com apenas um litro de combustível, batendo o recorde ibérico de economia de consumo de gasolina.

                Na classificação geral do Eco-marathon Youth Challenge UK 2010, prova internacional de eficiência energética que decorreu nos últimos dois dias no Rockingham Motor Speedway, do Reino Unido, aquela equipa portuguesa obteve o segundo lugar da classificação geral, escreve a Lusa.

                No primeiro lugar ficou a equipa TIM 05 da Université de Paul Sabatier e do Institute Nationale de Science Appliqué de Toulouse (França), com o equivalente a 3.351 quilómetros com um veículo da categoria etanol.

                Em terceiro lugar classificou-se o Team Green, do Reino Unido, com um desempenho que equivale a 1.974 quilómetros com um litro, através de um veículo da categoria GPL.

                Há um ano o Eco Veículo da FCTUC vencera a mesma prova, conseguindo percorrer 2.307 quilómetros com um litro de gasolina, revelou à agência Lusa Pedro Carvalheira, professor universitário e coordenador do projecto.

                Para a melhoria da performance contribuiu o trabalho de afinação do motor, com as alterações dos tempos de injecção e dos instantes de ignição do motor, e os resultados dos testes para encontrar a temperatura óptima para a cabeça e o cárter, explicou.

                Segundo Pedro Carvalheira, foi igualmente introduzida uma nova bateria de iões de lítio, similar às utilizadas nos computadores portáteis e pelos veículos eléctricos da nova geração.

                Também o chassis foi melhorado, com a diminuição de um quilograma, contribuindo também para o êxito a perícia da pilota, Ana Rita Lopes, uma estudante da Faculdade de Economia de Coimbra com 42 quilos de peso, e que se submeteu ao longo do ano a uma preparação teórica e de condução.

                TVI24

                Comentário


                  #9
                  Video SIC - Ecoveículo de Coimbra bate recorde Ibérico de distância percorrida com 1 litro de combustível

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                    O carro pesa para aí 300 kilos etcetc, mas não deixa de ser uma marca boa.
                    Eu acho que pesa bem menos e importa referir que os os quilómetros não são reais, mas calculados.

                    Comentário


                      #11
                      "Em terceiro lugar classificou-se o Team Green, do Reino Unido, com um desempenho que equivale a 1.974 quilómetros com um litro, através de um veículo da categoria GPL."

                      Um litro de gasolina dá para 2.427 km | agência financeira


                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ManuelBarbosa Ver Post
                        Eu acho que pesa bem menos e importa referir que os os quilómetros não são reais, mas calculados.
                        Exacto.

                        Fico muito satisfeito de ver as nossas universidades a aplicar conhecimentos.

                        Seria interessante que estes passassem para algo mais concreto e utilizável.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Porco Ver Post

                          Obs: Nestas fotos destaco a hipocrisia da Shell, que patrocina este tipo de veículos, quando na verdade é completamente contra o seu desenvolvimento ;)
                          Concordo plenamente!!!
                          QUE GRANDE HIPOCRÍSIA! É preciso ter lata!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Tora Ver Post
                            Concordo plenamente!!!
                            QUE GRANDE HIPOCRÍSIA! É preciso ter lata!
                            Os últimos anos têm sido ricos em proezas deste tipo, qual circo. As marcas também apresentam ano após ano inúmeros protótipos futuristas de veículos super-eficientes, eléctricos, híbridos, "verdes".
                            No entanto, no concessionário lá da esquina, ano após ano os veículos que lá vejo são na sua essencia os mesmos, onde estão essas proezas concretizadas para o consumidor comum?

                            Por esta altura, e atendendo às supostas "boas intenções" das marcas, às centenas de anúncios que já fizeram, pilotos, protótipos e etc... devíamos estar a conduzir veículos que não consumissem combustíveis fósseis, ou que fossem tremendamente eficientes.

                            Não é isso que acontece, infelizmente Aquelas intenções de colocar os protótipos na linha de produção são rapidamente abortadas e esforçam-se para que ninguem saiba que tal aconteceu, "...é deixar passar, pode ser que o povinho se esqueça dos protótipos que foram anunciados como estando quase prontos a ver a luz do dia".

                            Basta dizer que o veículo que é, a meu ver justificadamente, a "referência ambiental" da indústria - Toyota Prius (apesar de representar apenas um minúsculo passo do que urge fazer) - está há 13 anos à espera que algum outro veículo lhe ofereça alguma concorrencia neste domínio! 13 anos!!!! como é possível nenhuma construtora bater por uma grande margem os seus feitos decorridos tantos anos?! Os seus consumos, emissões, etc. por esta altura já deviam ter sido batidos por outros carros do seu segmento por uma margem assombrosa!
                            Editado pela última vez por sealight; 14 July 2010, 18:52.

                            Comentário


                              #15
                              Tens razão sealight.
                              É só promessas, só protótipos, só projectos de estado de apoio a mobilidade alternativa, é hidrogénio, é eléctricos, é só oásis no meio do deserto.
                              E no fim, falando cá de Portugal, 99% do mercado continua a ser a mesma coisa e a avaliar pelos híbridos que se vêm nas nossas ruas (que vão do Prius aos Lexus mais poderosos) parece que parámos no tempo e o pessoal está-se a lixar

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X