Acerca dos tópicos do 1.2 TSI.... - Página 2

Página 2 de 4 PrimeiraPrimeira 123 ... ÚltimaÚltima
A mostrar resultados 31 para 60 de 116

Título: Acerca dos tópicos do 1.2 TSI....

Banido 5k2tbm's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Os últimos 1.9TDi nas especificações "eco" vinham um bocado castrados, mas isso é uma opção das marcas, a responsabilidade é exclusiva da caixa de velocidades. No entanto em cidade continuavam muito agradáveis com muita disponibilidade em baixas rotações, o seu ponto forte face ao actual 1.6TDi.

É interessante que o 1.9 nas especificações "eco" era mais lento e menos disponível nas mudanças mais altas, e com o 1.6TDi está a ocorrer o fenómeno inverso.

Piloto de Troféu Sotor's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

1.9 tdi ; 1.6 tdi;1.6 hdi(nao encontrei dados para 1.6 hdi 110 caixa de 5v...este motor existiu certo com caixa de 5 certo?)

0-50- 3,6;3,6
    0-100-11,3;11,8
    0-400m-17,8;18,1
    0-1000m-33,1;33,5

40-100
    3ª-9,8;10,9
    4ª-16,9;19,6

60-100
    4ª-9,5;9,9
    5ª-18,7;18,5

80-120
    5ª-17,2;14,8

Ou seja...se por um lado perde as acelerações 40-100, aqueles que pedem mais baixas, por outro ganha a 80-120.

Ou seja...o 1.6 tdi pode ser um pouco mais fraco em baixas, mas até gostava de saber a que rotação equivale aquele aceleração 40-100 em 4ª =O.

Por outro lado, para velocidades acima de 80, o 1.6 tdi mostra-se muito superior...

O que retiro daqui é que os escalonamentos são quase de certeza diferentes.

E o 1.6 tdi será por ventura pior até as 1500-1700 rpm's. Fora disso é igual ou superior.

Como muitos condutores diesel gostam da faixa 1000-1700rpm's, o 1.9 tdi deve ser efectivamente mais agradável...mas não deverá ser muito melhor como aqui se quer fazer passar muitissimas vezes

Banido 5k2tbm's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

O 1.9 TDi é efectivamente mais agradável até às 1500rpm. É "à antiga", dá para arrancar à vontade sem acelerador, com jeitinho até em 2ª...

No 1.6TDi arrancar sem acelerador só em 1ª e com muito cuidado, senão vai abaixo.

Quanto ao 1.6HDi com caixa de 5, existiu no 307, C4, e penso que também no início do 308, mas em especificações normais, enquanto que actualmente o 1.6TDi nas duas caixas manuais que pode trazer, a 5ª faz 100km-h às 1700 ou 1800rpm, consoante se trate de uma versão "eco" ou não.

O 307 1.6HDi a 100km-h já vai acima pouco acima das 2000rpm.

Resumindo: Hoje mandam as caixas mais que os motores, comprarar tempos pouco diz do motor, diz mais da caixa...
    Última edição por 5k2tbm : 04-07-10 às 11:57:14

Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por senhorpedro Ver Post
    Falando por mim, entre PD e CR vem o PD todos os dias.
    Isso no verão nem podes andar com o vidro aberto...senão a unica musica que ouves é toc toc toc toc xD

(Por acaso a VW até atenua bem isso por ser uma marca com muita qualidade na insonorização. Quanto ha seat nao sei, mas certamente o teu modelo tambem será bem insonorizado. Gostava de medir o barulho, ao relanti, medido de vidros abertos e dentro do carro, de um antigo leon 1.9 tdi 105, face aos rivais, 1.6 hdi, 1.6 mjet. A mim até o 1.3 mjet me incomoda =/)

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver Post
    Os últimos 1.9TDi nas especificações "eco" vinham um bocado castrados, mas isso é uma opção das marcas, a responsabilidade é exclusiva da caixa de velocidades. No entanto em cidade continuavam muito agradáveis com muita disponibilidade em baixas rotações, o seu ponto forte face ao actual 1.6TDi.

É interessante que o 1.9 nas especificações "eco" era mais lento e menos disponível nas mudanças mais altas, e com o 1.6TDi está a ocorrer o fenómeno inverso.
    Exacto.
    Em 4ª já fiz a experiencia no meu e consigo chegar as 4500rpm a +- 180km/h.
    Em 5ª, para chegar as 3000rpm a direito é preciso mesmo muito espaço. Mas é possível. Fi-lo na A8 que tem rectas intermináveis.
    No entanto as 3000rpm já se circula a vel bastante elevadas.
    E como eu acho que um diesel deve ser bom é em baixas e não em altas...

Data de Registo
    Apr 2006

Por Defeito

O 1.9 TDi é efectivamente mais agradável até às 1500rpm. É "à antiga", dá para arrancar à vontade sem acelerador, com jeitinho até em 2ª...

No 1.6TDi arrancar sem acelerador só em 1ª e com muito cuidado, senão vai abaixo.

Quanto ao 1.6HDi com caixa de 5, existiu no 307, C4, e penso que também no início do 308.
    Pois...é que eu conduzi um 308 hdi caixa de 5 durante 1 semana...e se aquilo so tinha 90cv's...CUIDADO com o de 110 LOL xD

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
    Isso no verão nem podes andar com o vidro aberto...senão a unica musica que ouves é toc toc toc toc xD

(Por acaso a VW até atenua bem isso por ser uma marca com muita qualidade na insonorização. Quanto ha seat nao sei, mas certamente o teu modelo tambem será bem insonorizado. Gostava de medir o barulho, ao relanti, medido de vidros abertos e dentro do carro, de um antigo leon 1.9 tdi 105, face aos rivais, 1.6 hdi, 1.6 mjet. A mim até o 1.3 mjet me incomoda =/)
    Ai não que não posso.
    É como ando sempre... e o barulho não me incomoda nadinha.
    Olha, incomodava-me mais o 1.6 hdi que em aceleração é nojento. Ao relanti o meu é certinho. Parece um relógio.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

1.9 tdi ; 1.6 tdi;1.6 hdi(nao encontrei dados para 1.6 hdi 110 caixa de 5v...este motor existiu certo com caixa de 5 certo?)

0-50- 3,6;3,6
    0-100-11,3;11,8
    0-400m-17,8;18,1
    0-1000m-33,1;33,5

40-100
    3ª-9,8;10,9
    4ª-16,9;19,6

60-100
    4ª-9,5;9,9
    5ª-18,7;18,5

80-120
    5ª-17,2;14,8

Ou seja...se por um lado perde as acelerações 40-100, aqueles que pedem mais baixas, por outro ganha a 80-120.

Ou seja...o 1.6 tdi pode ser um pouco mais fraco em baixas, mas até gostava de saber a que rotação equivale aquele aceleração 40-100 em 4ª =O.

Por outro lado, para velocidades acima de 80, o 1.6 tdi mostra-se muito superior...

O que retiro daqui é que os escalonamentos são quase de certeza diferentes.

E o 1.6 tdi será por ventura pior até as 1500-1700 rpm's. Fora disso é igual ou superior.

Como muitos condutores diesel gostam da faixa 1000-1700rpm's, o 1.9 tdi deve ser efectivamente mais agradável...mas não deverá ser muito melhor como aqui se quer fazer passar muitissimas vezes

A caixa que equipa o 1.6 é igualzinha á caixa que equipa o meu.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

um Homem que é que Homem e que se preze gosta de ouvir um motor a trabalhar, não é estar a acelerar e parecer que tem um 1.2 dentro do capot...

o 1.9TDI também não é nenhuma ford trasint com um bater de válvulas que parece uma metralhadora...
    Última edição por Crysis : 04-07-10 às 12:13:30

Chefe de Equipa dysplay21's Avatar
    Data de Registo
    Apr 2005

Por Defeito

Consigo preferir o som do meu tdi que dos hdi por exemplo. Acho um som muito estranho.
    Claro que o melhor é do td5, quando se passa as primeiras rotações parece uma camioneta da carris, lindo!

Banido 5k2tbm's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Exacto.
    Em 4ª já fiz a experiencia no meu e consigo chegar as 4500rpm a +- 180km/h.
    Em 5ª, para chegar as 3000rpm a direito é preciso mesmo muito espaço. Mas é possível. Fi-lo na A8 que tem rectas intermináveis.
    No entanto as 3000rpm já se circula a vel bastante elevadas.
    E como eu acho que um diesel deve ser bom é em baixas e não em altas...

Com os 1.9TDi 105, de 5 velocidades, em especificações normais fazes 200km-h um nadinha acima das 4000rpm.

Se a caixa dos ecomotive é a mesma dos 1.6TDi, fazes os 200 às 3600 em 5ª?

Nos 1.6 Bluemotion os 198 (limitados electronicamente) acontecem às 3400rpm.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Mar 2009

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
    Consigo preferir o som do meu tdi que dos hdi por exemplo. Acho um som muito estranho.
    Claro que o melhor é do td5, quando se passa as primeiras rotações parece uma camioneta da carris, lindo!
    o som dos HDI também é do pior que há !!!

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Com os 1.9TDi 105, de 5 velocidades, em especificações normais fazes 200km-h um nadinha acima das 4000rpm.

Se a caixa dos ecomotive é a mesma dos 1.6TDi, fazes os 200 às 3600 em 5ª?

Nos 1.6 Bluemotion os 198 (limitados electronicamente) acontecem às 3400rpm.
    Sim, por aí. Mas das 3000 as 3500 é preciso mto espaço... Mto espaço mesmo.

Banido Fahrenheit's Avatar
    Data de Registo
    Oct 2009

Por Defeito

...
    Certo, no C4 vê-se muito disso

Banido 5k2tbm's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Sim, por aí. Mas das 3000 as 3500 é preciso mto espaço... Mto espaço mesmo.

Se a ideia é andar a fundo e chegar a essa velocidade mais depressa, o mais conveniente é mesmo espremer 4ª até aos 180km-h, e depois meter 5ª.

O 1.6TDi como tem melhores altas, desenrasca-se bem até à velocidade em que está limitado. Não chega lá num tiro, mas também não preciso de 10km para o conseguir.

No 1.9TDi 105 com especificação normal também sinto que até aos 180 é fácil, depois disso começa a moer e demora a chegar aos 200, e só passa disso com "ajudas".

Piloto de Troféu whereagles's Avatar
    Data de Registo
    May 2004

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
    As pessoas não se convencem que o que interessa são as caracteristicas dos motores ( curva de potência) pensam que cilindrada é que é bom.
    ainda ontem vi uma conversa de mulher para filha.. a fulana dizia à filha que menos de 2000 de cilindrada deixa o carro a morrer nas subidas

lol

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Nov 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
    Mais do que o motor a grande novidade é a sua aplicação numa gama alargada de modelos, que veio permitir baixar os preços de acesso a alguns modelos.
    O 1.2TCE infelizmente nunca saiu do Clio, já o 1.2 TSI esta a ser introduzido em 4 marcas nos mais variados segmentos, caso dos monovolumes (touran), caso do segmento C e D (Golf e Passat), dos SUV (Yeti), para alem do segmento B.
    O 1.2TCE saiu na Scenic, no Megane ou no Koleos? Se tivesse saído falava-se mais dele.
    Concordo, em parte. Pode-se acusar a Renault de ter sido conservadora e não querer arriscar ser criticada por incluir em diversas gamas um motor que podesse ser visto como insuficiente para as mesmas. Se fosse a renault, toda a gente teria criticado a opção (veja-se o caso do astra com o 1.3cdti) e não quis ficar mal vista. Como a vw agora está a meter estes motores em tudo quanto é carro, toda a gente acha uma aposta acertada (apesar de ainda há pouco tempo virem falar do 1.9, 2.0 vs 1.6). Com este mote da VW, pode ser que a renault passe a incluir estar motorização nas restantes gamas. Isso não invalida que, antes dos 1.2tsi, a ranault não tivesse já uma solução equivalente.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Se a ideia é andar a fundo e chegar a essa velocidade mais depressa, o mais conveniente é mesmo espremer 4ª até aos 180km-h, e depois meter 5ª.

O 1.6TDi como tem melhores altas, desenrasca-se bem até à velocidade em que está limitado. Não chega lá num tiro, mas também não preciso de 10km para o conseguir.

No 1.9TDi 105 com especificação normal também sinto que até aos 180 é fácil, depois disso começa a moer e demora a chegar aos 200, e só passa disso com "ajudas".
    Sim. É isso. Partindo de uns 120 em 5ª com a meta nos 200 é muito penoso pq demora mto tempo mesmo a la chegar. E foi isso que fiz da única vez que lá cheguei.
    Espremendo a 4ª, acredito que chegue la com mais facilidade, mas nunca tentei.
    Agora, aos 180/90, chega com relativa facilidade. Tenho um vídeo no youtube em que fiz esse exercício (120 -180 em 5ª a direito) e demora cerca de 25s, creio eu.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Nov 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
    o som dos HDI também é do pior que há !!!
    Hum?! Pior que o dos 1.9, ou mesmo 1.5dci (que em frio é uma maravilha de se ouvir!)?

Piloto de Troféu Cessna's Avatar
    Data de Registo
    Feb 2008

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
    Concordo, em parte. Pode-se acusar a Renault de ter sido conservadora e não querer arriscar ser criticada por incluir em diversas gamas um motor que podesse ser visto como insuficiente para as mesmas. Se fosse a renault, toda a gente teria criticado a opção (veja-se o caso do astra com o 1.3cdti) e não quis ficar mal vista. Como a vw agora está a meter estes motores em tudo quanto é carro, toda a gente acha uma aposta acertada (apesar de ainda há pouco tempo virem falar do 1.9, 2.0 vs 1.6). Com este mote da VW, pode ser que a renault passe a incluir estar motorização nas restantes gamas. Isso não invalida que, antes dos 1.2tsi, a ranault não tivesse já uma solução equivalente.
    o 1.2 TCE de 100 cv´s não equipa apenas o Twingo e o Clio. Também equipa ou equipava o Modus e creio que a Scénic, mas este último modelo já não tenho 100% certeza.

Banido 5k2tbm's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

O Modus sim, a Scenic não.

Banido 5k2tbm's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Quanto aos 1.2 em carros do segmento C, a mim não me chocam nada, até por não serem nenhuma novidade.

Ao longo da história existiram carros como o Kadett 1.0 e 1.2, Renault 9/11/19 1.2, Peugeot 306 e Citroen ZX 1.1, Fiat Tipo 1.1, Bravo e Stilo 1.2, Astra 1.2, etc...

Todos eles tinham potências na ordem dos 50/60cv, com excepção dos Bravo, Stilo e Astra.

Todos pesavam entre 900 a 1000kg, ou seja, menos 300kg que os Golf actuais, portanto a diferença de cerca de 40 a 50cv deve chegar e sobrar bastante para cobrir a diferença de 300kg...

Piloto de Troféu AstonM's Avatar
    Data de Registo
    Mar 2006

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
    Se fosse a renault, toda a gente teria criticado a opção (veja-se o caso do astra com o 1.3cdti) e não quis ficar mal vista.
    Isso não é verdade.
    A Renault e a Peugeot foram pioneiras em 2001 e 2002 ao serem as primeiras a lançar a moda do downsizing nos motores diesel do segmento C com o 1.5 dci e 1.4hdi e foram um sucesso de vendas.

Banido 5k2tbm's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

A pioneira foi mesmo a Opel com os Kadett 1.5TD em 1990. Seguiu-se a Citroen com os ZX 1.4d e Xsara 1,5d.

Não falo dos anos 80, porque o standard dos motores diesel no segmento eram os 1.6.

Piloto de Testes Dano's Avatar
    Data de Registo
    Jul 2007

Por Defeito

Eu farto-me de rir com o que aqui vai por causa dos motores, o abaixamento de cilindrada já não é novidade já foi feito à muito tempo mesmo, como nascimento do 1.5dCi e HDI´s, TDCI´s...

Depois veio para os motores a gasolina de baixa cilindrada turbinados, ou seja, Renault mais uma vez com o TCE de 100cv, mas foi uma aposta mais restrita, que atingiu poucas gamas e que cá em Portugal acabou por ficar no esquecimento e agora veio a melhor coisa do mundo! A ideia da VW

Um carro para ser conduzido tem de se usar a caixa, seja ele o que for! Ou pensam que aquela maneta é uma coisa para enfeitar? É que têm "medo" de lá mexer comprem AUTO!

Não foi muito a favor das descidas à parva de cilindrada, acho que conseguíamos completar melhor um motor mantendo a mesma cilindrada e pondo melhorias, se baixando a cilindrada consegue-se em papel ter motores iguais ao de mais cilindrada se pegássemos no que já temos então é que ia ficar melhor.

Agora com mais baixa cilindrada é preciso recorrer mais a caixa e tentar conduzir onde o binário é máximo, e este novos motores até são bons nisso, pois tem um binário bastante cedo e mais duradouro

A quem diga mal do 1.6TDI quando com caixa de 5v depois com a DSG dizem que tão a andar num motor a jacto! por isso decidam-se o motor é bom ou é mau? É verdade aquela maneta afinal é para alguma coisa, e implica alguma coisa na condução...

Banido 5k2tbm's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por Dano Ver Post

Depois veio para os motores a gasolina de baixa cilindrada turbinados, ou seja, Renault mais uma vez com o TCE de 100cv, mas foi uma aposta mais restrita, que atingiu poucas gamas e que cá em Portugal acabou por ficar no esquecimento e agora veio a melhor coisa do mundo! A ideia da VW
    Nos anos 80 já havia turbinados de baixa cilindrada... esta "invenção" não tem nem 2 nem 3 anos...

Agora fazem-se é turbinados de baixa cilindrada com injecção directa, e alguns deles com compressor+turbo. E se a VW ganhou "nome" neste mercado foi precisamente pelos primeiros 1.4TSi que têm compressor+turbo.

Piloto de Testes
    Data de Registo
    Jan 2008

Por Defeito

Exacto.
    Não sei de que ano é, mas a daihatsu, produziu o charade com motor 1.0 turbo 3 cilindros

Banido 5k2tbm's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Exacto.
    Não sei de que ano é, mas a daihatsu, produziu o charade com motor 1.0 turbo 3 cilindros
    Esse é do final dos 80's/início dos 90's. Mas há mais...

Tinhas o Lancia Y10 Turbo, que tinha 1049cc e o Inoccenti de Tomaso Turbo que era um 1.0...

No Japão então há turbinados com 600cc há uma data de anos!

E mesmo a diesel, a Fiat teve provavelmente o 1º TD de baixa cilindrada, no Fiat Uno.

Piloto de Kart
    Data de Registo
    Apr 2009

Por Defeito

Nos anos 80 já havia turbinados de baixa cilindrada... esta "invenção" não tem nem 2 nem 3 anos...

Agora fazem-se é turbinados de baixa cilindrada com injecção directa, e alguns deles com compressor+turbo. E se a VW ganhou "nome" neste mercado foi precisamente pelos primeiros 1.4TSi que têm compressor+turbo.
    já que falas-te explica-me qual a diferença de ter ou não compressor? (a diferença óbvia é ter lool) pois pelo que percebi apenas o 1.4tsi de 160cv o possui certo? cumps

Banido 5k2tbm's Avatar
    Data de Registo
    Jun 2010

Por Defeito

Citação Originalmente Colocado por vwbora Ver Post
    já que falas-te explica-me qual a diferença de ter ou não compressor? (a diferença óbvia é ter lool) pois pelo que percebi apenas o 1.4tsi de 160cv o possui certo? cumps
    Não.

Os TSi com compressor+turbo são todos os 1.4 a partir dos 140cv.
    O objectivo do compressor é melhorar as baixas rotações, funcionando este desde o relanti, e permitindo usar um turbo maior para as altas rotações, sem o problema do lag.

Página 2 de 4 PrimeiraPrimeira 123 ... ÚltimaÚltima