Anúncio

Collapse
No announcement yet.

A minha mulher pode conduzir o carro da empresa da minha mãe?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    A minha mulher pode conduzir o carro da empresa da minha mãe?

    Boas,

    Estou com uma dúvida: a minha mãe é empresária em nome individual e tem um carro comercial em nome da empresa.

    A minha mulher teve um acidente e ficou sem carro e pensei em pedir o carro à minha mãe (que tem mais que um) e ficava prá minha esposa.

    Acontece que começou tudo a avisar-me que só funcionários é que podiam conduzir o carro e que o seguro não cobria acidentes se fosse conduzido pela minha esposa.

    Isto é verdade? Podem esclarecer-me? Ou dizer-me onde posso ir buscar informação?

    Obrigado.

    #2
    Originalmente Colocado por calantrao Ver Post
    Acontece que começou tudo a avisar-me que só funcionários é que podiam conduzir o carro e que o seguro não cobria acidentes se fosse conduzido pela minha esposa.

    Isto é verdade? Podem esclarecer-me? Ou dizer-me onde posso ir buscar informação?
    que tal telefonar para a seguradora?

    Comentário


      #3
      Hmmmm...

      Isso não tem a ver com o seguro.

      Mesmo que uma pessoa seja funcionária da empresa, necessita de uma declaração
      da empresa em como está autorizada a conduzir a viatura, ou ter um registo de
      condutores.

      Não é uma questão de seguro, é uma questão legal (fiscal).

      http://forum.autohoje.com/road-book/...ondutores.html

      Comunidade Autogas.PT • Vendo Tópico - Condução de carros de empresas
      «(...) horarios / seguros
      por manel_pereira em 02/12/2005 - 10:32

      Em relacao aos carros das firmas/horarios e assim, tem de haver um documento da empresa com as pessoas que podem conduzir o carro e o horario e tem de ser autenticado pela inspeccao de trabalho. Pode-se tambem pedir isencao de horario mas tem implicacoes a nivel de vencimento de quem conduz o carro e para a firma.Quanto ao seguro, ja em tempos falei como meu mediador sobre o facto de outras pessoas andarem com o carro e nao falou em problemas. (...)
      »

      Imagina que tens uma empresa, compras um carro, obtens benefícios fiscais
      sobre essa viatura (por ser para trabalho), e à socapa alugas a viatura a terceiros
      para obteres rendimentos. Isto é ilegal. Assim, para garantir que a viatura não é
      uma fonte de rendimentos, só pode ser conduzida por funcionários da empresa.

      Se um não-funcionário for apanhado a conduzir a viatura, quem se lixa (com F) é
      a empresa.

      O mesmo para veículos comerciais, com penduras que não trabalhem para a
      empresa... pois pode ser confundido com "serviço de passageiros".

      Tal como o transporte de mercadorias sem facturas/guias de transporte.

      Eu tenho carro de empresa (para uso pessoal), e um dia estava de férias (com o
      carro) e fui mandado parar por uma brigada (operação stop). Quando viram que o
      carro estava em nome de uma empresa, colocaram-me uma série de questões
      que nunca me tinham colocado quando circulo com carros em meu nome.

      Acreditem, isso do seguro é a menor das preocupações.
      Até porque os seguros são feitos para as viaturas, independentemente de quem
      conduz. Obviamente que, se houver uma ilegalidade (ausência de IPO, ou um
      condutor não legalmente habilitado, ou... etc. a seguradora tenta esquivar-se onde
      puder).

      http://forum.autohoje.com/road-book/...ondutores.html
      Editado pela última vez por Nuno156; 04 July 2010, 13:18. Razão: adição de link e itálico

      Comentário


        #4
        Já tive numa situação semelhante.

        Um amigo do meu pai tinha um carro na empresa dele que não estava a ser necessário e como fiquei temporariamente sem carro, ele fez o favor de me emprestar a viatura durante algum tempo.

        Na altura passaram-me lá na empresa uma declaração em como o individuo X com o BI Y estava autorizado a circular com a viatura Z.

        Também tivemos algumas dúvidas sobre se tal situação estaria legal. Eu não te posso confirmar se é legal ou não, o que é certo é que fui parado várias vezes e nunca tive qualquer problema, nem tive sequer que mostrar a declaração, nunca me pediram nada!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post

          Eu tenho carro de empresa (para uso pessoal), e um dia estava de férias (com o
          carro) e fui mandado parar por uma brigada (operação stop). Quando viram que o
          carro estava em nome de uma empresa, colocaram-me uma série de questões
          que nunca me tinham colocado quando circulo com carros em meu nome.
          Sim, mas praticamente nunca pedem isso. Só me pediram um vez e quando viram que não tinha, disseram-me para esquecer

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Kopien Ver Post
            Sim, mas praticamente nunca pedem isso. Só me pediram um vez e quando viram que não tinha, disseram-me para esquecer
            Normalmente facilitam.
            A menos que sejam da brigada fiscal...

            O que é certo é que, se der problemas... quem se lixa a sério é a empresa.

            Comentário


              #7
              Obrigado a todos.

              Acabei por fazer uma coisa simples: fui à esquadra, divisão de trânsito, fiz a pergunta (mas disse que era uma situação temporária) e a resposta foi:

              "Olhe, pra ser mesmo bem feito tinha de pedir uma declaração. Mas à partida não vai ter problemas se não andar a transportar mercadorias. Pelo menos eu nunca peço declaração".

              Por via das dúvidas vou pedir a declaração. :-)

              Obrigadão.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post

                Eu tenho carro de empresa (para uso pessoal), e um dia estava de férias (com o
                carro) e fui mandado parar por uma brigada (operação stop). Quando viram que o
                carro estava em nome de uma empresa, colocaram-me uma série de questões
                que nunca me tinham colocado quando circulo com carros em meu nome.
                Este ponto do teu post é muito interessante porque há dois tipos de atribuição de viaturas por empresas aos seus funcionários.

                Uma é para uso exclusivamente profissional, e aí julgo que é necessário ter um horário de trabalho e uma autirozação da entidade patronal para outra utilização além disso.

                Uma outra situação é para uso pessoal (como parece ser o teu caso) e e aqui trata-se de uma forma de rendimento que terá que ser tributada em IRS. Mesmo assim penso que por exemplo para viagens ao estrangeiro também é necessário uma autorização da entidade patronal.

                Quanto à questão colocada neste topico, e se o carro for para uso pessoal julgo não haver problema com o emprestimo a outra pessoa.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por amora Ver Post
                  (...)
                  Quanto à questão colocada neste topico, e se o carro for para uso pessoal julgo não haver problema com o emprestimo a outra pessoa.
                  No 1º post do tópico diz que é um carro comercial...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por calantrao Ver Post
                    Obrigado a todos.

                    Acabei por fazer uma coisa simples: fui à esquadra, divisão de trânsito, fiz a pergunta (mas disse que era uma situação temporária) e a resposta foi:

                    "Olhe, pra ser mesmo bem feito tinha de pedir uma declaração. Mas à partida não vai ter problemas se não andar a transportar mercadorias. Pelo menos eu nunca peço declaração".

                    Por via das dúvidas vou pedir a declaração. :-)

                    Obrigadão.
                    E disseste que é um carro comercial?
                    É que, sendo comercial, a probabilidade de ser mandada parar por uma brigada
                    fiscal é bastante maior...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Visitante Ver Post
                      Já tive numa situação semelhante.

                      Um amigo do meu pai tinha um carro na empresa dele que não estava a ser necessário e como fiquei temporariamente sem carro, ele fez o favor de me emprestar a viatura durante algum tempo.

                      Na altura passaram-me lá na empresa uma declaração em como o individuo X com o BI Y estava autorizado a circular com a viatura Z.

                      Também tivemos algumas dúvidas sobre se tal situação estaria legal. Eu não te posso confirmar se é legal ou não, o que é certo é que fui parado várias vezes e nunca tive qualquer problema, nem tive sequer que mostrar a declaração, nunca me pediram nada!
                      Isso é porque eles nunca se deram ao trabalho de verificar se a pessoa X com o
                      BI Y trabalha ou não para a empresa A...

                      Comentário

                      AD fim dos posts Desktop

                      Collapse

                      Ad Fim dos Posts Mobile

                      Collapse
                      Working...
                      X