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Frequência de Mato

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    Frequência de Mato

    Ora bem, seguindo aqui o exemplo do tópico http://forum.autohoje.com/forum-gera...e-pista-5.html


    Lendo alguns dos tópicos que há por aqui, fica-se com a ideia que os users do Fórum andam bastantes vezes no mato ou em trilhos fora de estrada alcatroada...pisos de manifesta dificuldade de progressão obrigando por isso a ter um SUV/Carro com uma altura ao solo mais elevada e/ou 4x4

    Gostava de tentar perceber a regularidade com que vão para o mato para necessitarem de um SUV? ou será que se limita a fazer trilhos (aka. subir passeios) que uma qualquer berlina faça?

    #2
    Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
    Ora bem, seguindo aqui o exemplo do tópico http://forum.autohoje.com/forum-gera...e-pista-5.html


    Lendo alguns dos tópicos que há por aqui, fica-se com a ideia que os users do Fórum andam bastantes vezes no mato ou em trilhos fora de estrada alcatroada...pisos de manifesta dificuldade de progressão obrigando por isso a ter um SUV/Carro com uma altura ao solo mais elevada e/ou 4x4

    Gostava de tentar perceber a regularidade com que vão para o mato para necessitarem de um SUV? ou será que se limita a fazer trilhos (aka. subir passeios) que uma qualquer berlina faça?
    Já são muitas as frequências a ser sondadas...

    Comentário


      #3
      Quando estou no Alentejo a frequência é máxima, lá estou em casa dos meus pais e não posso levar as gajas para casa, então lá tem que ser no mato...

      Por vezes tenho dificuldades de progressão entre os calhaus, uma vez fiquei com o carro pendurado ao tentar passar por dois que estavam no caminho e passado uns tempos, num outro trilho, deixei lá uma linha de escape, também por culpa dos calhaus.

      Fora isso recomendo a frequência do mato, o ar puro é uma maravilha, inspira uma pessoa.

      A arte de arrear o calhau no mato também parece ser bom, mas nunca me vi aflito ao ponto de entrar no mato por estar mal da tripa.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por underground Ver Post
        Quando estou no Alentejo a frequência é máxima, lá estou em casa dos meus pais e não posso levar as gajas para casa, então lá tem que ser no mato...

        Por vezes tenho dificuldades de progressão entre os calhaus, uma vez fiquei com o carro pendurado ao tentar passar por dois que estavam no caminho e passado uns tempos, num outro trilho, deixei lá uma linha de escape, também por culpa dos calhaus.


        Fora isso recomendo a frequência do mato, o ar puro é uma maravilha, inspira uma pessoa.

        A arte de arrear o calhau no mato também parece ser bom, mas nunca me vi aflito ao ponto de entrar no mato por estar mal da tripa.


        Comentário


          #5
          lendo o titulo do tópico apatecia-me avacalhar.

          mas não o vou fazer

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            #6
            Quase todas as semanas, pela minha quinta. E não tenho nenhum 4x4 . Os 2wd vão dando para o recado. Nunca fiquei atascado. No máximo tive de ganhar balanço para passar uma súbida com erva molhada.

            Comentário


              #7
              Cá em casa os carros costumam andar pelas estradas de terra do Alentejo e nunca foi preciso 4x4.

              Comentário


                #8
                Eu costumo dar umas voltinhas no mato, de moto4, mas quando calha, vou de XAD e até agora não me deixou mal!

                Já passei por um lamaçal que "metia respeito" mas a minha betoneira mesmo assim continuou em frente...

                E já raspei o carro numa espécie de lomba, mas aquilo aguenta mato à brava!

                (Pudera, com a altura ao solo que a XAD tem... )

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                  Ora bem, seguindo aqui o exemplo do tópico http://forum.autohoje.com/forum-gera...e-pista-5.html


                  Lendo alguns dos tópicos que há por aqui, fica-se com a ideia que os users do Fórum andam bastantes vezes no mato ou em trilhos fora de estrada alcatroada...pisos de manifesta dificuldade de progressão obrigando por isso a ter um SUV/Carro com uma altura ao solo mais elevada e/ou 4x4

                  Gostava de tentar perceber a regularidade com que vão para o mato para necessitarem de um SUV? ou será que se limita a fazer trilhos (aka. subir passeios) que uma qualquer berlina faça?
                  Que venenoso

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                    Ora bem, seguindo aqui o exemplo do tópico http://forum.autohoje.com/forum-gera...e-pista-5.html


                    Lendo alguns dos tópicos que há por aqui, fica-se com a ideia que os users do Fórum andam bastantes vezes no mato ou em trilhos fora de estrada alcatroada...pisos de manifesta dificuldade de progressão obrigando por isso a ter um SUV/Carro com uma altura ao solo mais elevada e/ou 4x4

                    Gostava de tentar perceber a regularidade com que vão para o mato para necessitarem de um SUV? ou será que se limita a fazer trilhos (aka. subir passeios) que uma qualquer berlina faça?

                    As minhas ingressões no mato têm-se tornado cada vez menores com o passar do tempo.
                    Ainda assim já circulei em vários estradões e trilhos com muito melhores condições de circulação do que muitas estradas alcatroadas que vejo por esse país fora (norte e centro, que são as minhas principais áreas de condução).

                    Comentário


                      #11
                      Já meti o meu carro em sítios que enfim...

                      Inclusivamente já atravessei uma mini ribeira...

                      É uma máquina. E é um uitiltário.

                      Originalmente Colocado por underground Ver Post
                      ...
                      A arte de arrear o calhau no mato também parece ser bom, mas nunca me vi aflito ao ponto de entrar no mato por estar mal da tripa.


                      É das melhores coisas que há... Uma defecagem ao ar livre...

                      Comentário


                        #12
                        Mesmo no Alentejo com cuidado qualquer viatura que não seja demasiado baixa ou rebaixada, passam nos acessos que estejam minimamente cuidados.
                        Claro que um 4x4 permite passar sem receios e a ir mais longe que os "rasteiros".

                        A utilização acaba por ser em voltas combinadas com mais pessoal (a que ando a cortar-me há uns tempos).

                        Comentário


                          #13
                          Sempre quero ver se os defensores dos SUV respondem a este tópico...

                          Se não responderem, acredito que seja por estarem ocupados com os problemas internos do Partido Socialista.
                          Editado pela última vez por JGTB; 05 July 2010, 09:42.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                            Sempre quero ver se os defensores dos SUV respondem a este tópico...

                            Se não responderem, acredito que seja por estarem ocupado com os problemas internos do Partido Socialista.


                            Uma coisa é certa, o Suv que virá lá para casa, vem com 18'' e Fwd, factor mato 0...



                            Essa do PS... Jeeeez!!!!!

                            Comentário


                              #15
                              Pelo menos dois fins de semana por mês faço um passeio pelo mato, menos ou mais dificil consoante a oportunidade mas não pisa alcatrão. O meu jipe tem prai 40% da sua utilização em alcatrão.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                As minhas ingressões no mato têm-se tornado cada vez menores com o passar do tempo.
                                Ainda assim já circulei em vários estradões e trilhos com muito melhores condições de circulação do que muitas estradas alcatroadas que vejo por esse país fora (norte e centro, que são as minhas principais áreas de condução).
                                Exactamente o meu caso, sem tirar nem pôr!

                                Gloriosas noitadas de sábado em que eu e os meus amigos, fartos de cafés, discotecas e bares, íamos sem destino por esses pinhais de Leiria fora, por caminhos perfeitamente desconhecidos (apanhava-se de tudo um pouco), altas horas da madrugada, até irmos parar a um sítio qualquer e nos podermos orientar de novo! Tudo isto numa pacata e familiar Peugeot 306 Break!

                                Experimentem! Dá uma adrenalina fora de série!!!

                                Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                Sempre quero ver se os defensores dos SUV respondem a este tópico...

                                Se não responderem, acredito que seja por estarem ocupados com os problemas internos do Partido Socialista.
                                Mas "ca granda" ferroada!!!

                                Comentário


                                  #17
                                  Pelas respostas que aqui vejo, os carros "normais", acabam por conseguir fazer os caminhos que necessitamos fora de estrada com algum à vontade.

                                  Eu por diversas vezes precisei de os fazer e, tanto com o actual, ou o Civic, Avensis SW, Golf, Corsa, e mais uns quantos...nenhum teve especiais problemas (ok, atolei uma vez o Civic, mas acho que nem com o melhor TT resolvia...a culpa foi minha )

                                  Chegamos à 1ª conclusão que um carro normal serve para as necessidades mais básicas, então?

                                  Isso leva-me a pensar...então, será que quem compra e aconselha comprar um Suv...usa-o mais em TT? Quando digo mais, ou ter mais necessidades de TT, refiro-me, não à % de tempo, mas ao tipo de caminhos que vai colocar o veículo - caminhos onde a altura e/ou a tracção sejam fundamentais, por exemplo.

                                  Eu cá desconfio que os adeptos Suv's, colocaram menos o seu "jipe" em caminhos fora de estrada do que a malta que aqui respondeu sobre os seus utilitários e berlinas.

                                  Ficamos à espera das suas respostas para sabermos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ainda que isto não vá soar muito bem, cá por casa temos uma grande frequência de mato

                                    Durante parte do outono, inverno e primavera, quase todos os fins de semana lá vamos acrescentar mais uns riscos ao material, partir uns diferenciais, etc.

                                    Durante o verão muito muito pouco, com a mota zero porque passa a versão supermotard e mesmo os carros dá muito menos prazer com o calor e os caminhos como estão...

                                    Comentário


                                      #19
                                      curiosamente, o rasteirinho ontem teve uma tirada offroad, para se abrigar do sol abrasador, debaixo de um pinheiro.

                                      Mas nesta questão (ainda não li o outro tópico que deu origem a este), é simples, quando são as prórpias marcas a dar os números.
                                      no geral, 90% dos possuidores de SUV nunca tiram os seus carros do asfalto.
                                      O factor principal de atracção pelos SUV's continua a ser a posição de condução alta e a percepção de segurança extra comparativamente a coisas mais baixas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Normalmente todos os meses, quando vou à quinta, pego na Opel Campo e partimos pelos caminhos de terra batida (que no Inverno são um lamaçal), para ver as propriedades e fazer algumas brincadeiras...Atascado já fiquei e tive de telefonar ao meu pai para me ir buscar com o tractor O pior que já aconteceu foi a atravessar uma grande vala que pusemos dois troncos para as rodas passarem e quando a roda da frente do lado esquerdo sai do tronco, bateu por baixo e deixou uma moça consideravel que consegui remendar mais ou menos ao desmontar o painel lateral e dar umas marteladas para ir ao sitio mas a parte de baixo (do chassis penso eu) está um pouco para dentro

                                        Graças ao pára-choques frontal de ferro já foi contra uma árvore consideravel, esta foi à vida e a carrinha está impecável

                                        Comentário


                                          #21
                                          Por acaso ainda ontem fui ao mato, tinha ido comer um choco frito a Setúbal e passado uns 45min de me fazer à estrada a tripa começou a dar sinal. Só deu tempo de sair da estrada e pisar a fundo, a partir dai o 206 parecia conduzido pelo Ari Vatanen. Lá encontrei um bom sitio para deixar o presente, mesmo ali, no meio do mato.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por jgtb Ver Post
                                            sempre quero ver se os defensores dos suv respondem a este tópico...

                                            Se não responderem, acredito que seja por estarem ocupados com os problemas internos do partido socialista.


                                            Originalmente Colocado por ariadne Ver Post
                                            por acaso ainda ontem fui ao mato, tinha ido comer um choco frito a setúbal e passado uns 45min de me fazer à estrada a tripa começou a dar sinal. Só deu tempo de sair da estrada e pisar a fundo, a partir dai o 206 parecia conduzido pelo ari vatanen. Lá encontrei um bom sitio para deixar o presente, mesmo ali, no meio do mato.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                              Ora bem, seguindo aqui o exemplo do tópico http://forum.autohoje.com/forum-gera...e-pista-5.html


                                              Lendo alguns dos tópicos que há por aqui, fica-se com a ideia que os users do Fórum andam bastantes vezes no mato ou em trilhos fora de estrada alcatroada...pisos de manifesta dificuldade de progressão obrigando por isso a ter um SUV/Carro com uma altura ao solo mais elevada e/ou 4x4

                                              Gostava de tentar perceber a regularidade com que vão para o mato para necessitarem de um SUV? ou será que se limita a fazer trilhos (aka. subir passeios) que uma qualquer berlina faça?
                                              Quando era solteiro ia mais, agora é raro...

                                              Mas para o meu trabalho, um SUV até me dava jeito.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Quando era miudo ainda fiz umas "crossadas" valentes com o meu pai na sua Hilux 4x4...

                                                Aquilo era andar de lado nas curvas de gravilha e puxar pelas subidas de lama acima... Chegámos a dar 120 numa recta com uma faixa de largura e cercada por arvores.... e quando chegámos à curva entrámos de lado e quase capotámos para cima de um monte de adubo (de vaca)

                                                Depois disso foi num Fiat Uno 45 alugado por um amigo da minha mãe que ficou todo destruido por baixo.. Chegou a ficar com as 2 rodas da frente no ar e tivemos que empurrá-lo para sair de cima da pedra.

                                                Actualmente todos os carros que tive/tenho andam com bastante frequência em estradas de terra e fazem caminhos escabrosos... mas nada que qualquer outro carro não fizesse
                                                Editado pela última vez por bezugo1; 05 July 2010, 22:19.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                  Pelas respostas que aqui vejo, os carros "normais", acabam por conseguir fazer os caminhos que necessitamos fora de estrada com algum à vontade.
                                                  ...

                                                  Chegamos à 1ª conclusão que um carro normal serve para as necessidades mais básicas, então?

                                                  Isso leva-me a pensar...então, será que quem compra e aconselha comprar um Suv...usa-o mais em TT? Quando digo mais, ou ter mais necessidades de TT, refiro-me, não à % de tempo, mas ao tipo de caminhos que vai colocar o veículo - caminhos onde a altura e/ou a tracção sejam fundamentais, por exemplo.

                                                  Eu cá desconfio que os adeptos Suv's, colocaram menos o seu "jipe" em caminhos fora de estrada do que a malta que aqui respondeu sobre os seus utilitários e berlinas.

                                                  Ficamos à espera das suas respostas para sabermos.
                                                  Venenoso...

                                                  Pessoalmente não sou grande fã de SW, entre essas e um Suv preferia o formato deste último, mesmo que não pusesse o pneu fora do alcatrão.

                                                  No meu caso só não anda por piores caminhos porque tenho o mesmo problema dos carros, é baixo , as vezes que atascou foi sempre pelo mesmo motivo, ficou assente de "barriga" (uma por burrice outra sem hipótese), para além que é o carro de dia-a-dia.
                                                  Mas também não é um Suv, catano!

                                                  Possivelmente a trocar será por um mais antigo e com maior altura ao solo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                    curiosamente, o rasteirinho ontem teve uma tirada offroad, para se abrigar do sol abrasador, debaixo de um pinheiro.

                                                    Mas nesta questão (ainda não li o outro tópico que deu origem a este), é simples, quando são as prórpias marcas a dar os números.
                                                    no geral, 90% dos possuidores de SUV nunca tiram os seus carros do asfalto.
                                                    O factor principal de atracção pelos SUV's continua a ser a posição de condução alta e a percepção de segurança extra comparativamente a coisas mais baixas.
                                                    Pois...mas estranhamente ainda! não apareceu ninguém dono dos tais Suv's pelo que não podemos tirar as nossas dúvidas...o JGTB tinha razão

                                                    O meu rasteiro já fez umas incursões e tendo algum cuidado com pedras salientes faz-se bem...não é por problema de tracção, mas pela altura ao solo (e há berlinas com alturas quase iguais a muitos SUV's)

                                                    Claro que para algo mais puro e duro no TT a tracção e outras coisas já importam...mas desconfio que (tal como nem todos os que têm desportivos xpto andam em pista) quem tem SUV's faz menos do que todos os que aqui postaram fazer com os seus carros "ditos normais".

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      O meu não é bem um SUV, mas 90% das vezes que vai para o mato não é porque preciso mas sim porque gosto.

                                                      Não vai tantas quanto eu gostaria porque moro na porcaria da capital do império, e aqui o mais TT que faço é passar dentro de uns buracos.

                                                      Mas lá em baixo, sempre que há quórum ai vai ele!

                                                      Vou-me abstrair de comentar o veneno que escorre neste tópico! hehehehe

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Em solteiro andei algumas vezes pelo mato, e nunca tive um 4x4.

                                                        Desde a Peugeot Partner 1.9d, até ao Clio com jante 14 (pneu 175/60) e 15 (195/50), todos os carros foram (e saíram) de onde eu os meti.

                                                        A Partner até chegou a fazer um corta-mato imprevisto, pois a meio da madrugada e depois de algum exercício físico relaxante, as faculdades de visão já estavam algo alteradas (não, não era álcool).

                                                        Aliás...

                                                        ...estava a esquecer-me que o TomTom já me meteu no mato com o C4 e jantes de 17 polegadas, como deixei aqui o registo que agora relembro:








                                                        É certo que a culpa foi do TomTom, mas pelos vistos já fiz mais do que 90% dos donos de um SUV.

                                                        Ah...e esta zona esteve longe de ser a pior, mas como não dava para voltar atrás...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Acho que temos que esclarecer o conceito "mato" porque a maior parte do mato por onde ando com o jeep não passa lá um clio, só se for ao empurrão com a barriga a roçar no chão.
                                                          Faço mesmo apenas passeios nada hardcore mas mesmo assim são caminhos de jeeps, no máximo de suvs mais atrevidos, não de utilitários.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Ainda este fim de semana estive no mato, e recentemente já passei em sítios que muitas tias que andam de Cascais nem sonham que existem. Isto num Micra K11!

                                                            O Civic uma vez também andou até no meio de um lamaçal, saiu e entrou sozinho.

                                                            E mais informo que a arte de evacuar no mato é por demais relaxante, mas há que ter cuidado com as ervas altas que fazem cócegas, senão um gajo em vez de se c**** a rir, ainda se ri a c****!

                                                            Comentário

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