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Ideia "Absurda" para redução de peso dos novos automóveis

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    Ideia "Absurda" para redução de peso dos novos automóveis

    Estava eu ontem aqui a pensar sobre o futuro da indústria automóvel, e sobre o lançamento agora bastante frequente de protótipos eléctricos com impressionantes níveis de binário e se poderiam ser realmente, superiores aos motores de combustão que conhecemos até agora...

    Então deparei-me com o problema principal, que a meu ver é um dos grandes problemas, para além da velha história das formas de produção de energia eléctrica que poluem à mesma... Que são as baterias... Que para além de terem uma reduzida autonomia, possuem um grande peso que afectam o comportamento do automóvel como o seu consumo....

    Então surgiu-me a ideia, que se é dificíl nos automóveis de hoje em dia diminuir o peso das peças e de toda a técnologia empregue, porque não utilizar Hélio ou outro gás leve, por exemplo comprimido numa camada no tejadilho ou na parte inferior onde não afectasse o habitáculo ou estética do veiculo para que o automóvel "flutuasse" o suficiente para ver reduzida assim por exemplo em 300kg o seu peso?

    O que acham disto? Que inconvenientes poderia trazer?
    Claro que teriam que ser empregues gáses que não fossem inflamáveis ou explosivos...

    #2
    mas se comprimes deixa de ter a densidade suficiente para ser mais leve que o ar

    para alem disso ia se muito complicada a distribuiçao de pesos ja que nas curvas o peso ia estar lá na mesma

    Comentário


      #3
      S2, larga a droga, isso só faz é mal.

      Comentário


        #4
        Para atingir 300kg de redução de peso precisavas de uma quantidade absurdamente elevada de Hélio, os carros tinham de ter um "arranha-céus" de Hélio em cima.
        Se um homem de 75kg se for pesar numa balança a segurar por uma mão uma enorme quantidade de balões com Hélio praticamente não vê o seu peso alterado.
        Agora imagina a quantidade de Hélio necessária para um carro...
        Ou por outra, olha para o volume de ar que um dirigível tem para levantar no ar a sua pequena cabine

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
          Para atingir 300kg de redução de peso precisavas de uma quantidade absurdamente elevada de Hélio, os carros tinham de ter um "arranha-céus" de Hélio em cima.
          Se um homem de 75kg se for pesar numa balança a segurar por uma mão uma enorme quantidade de balões com Hélio praticamente não vê o seu peso alterado.
          Agora imagina a quantidade de Hélio necessária para um carro...
          Ou por outra, olha para o volume de ar que um dirigível tem para levantar no ar a sua pequena cabine
          também não queríamos ver Smart's a voar... eish exagero, mas é uma ideia engraçada, agora ser aplicada?

          mmmm... não me parece..

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por HPseanpaul Ver Post
            também não queríamos ver Smart's a voar...
            O problema é que a cabine dos dirigíveis parece-me que é bem mais leve que um Smart...

            Edit:
            Procurei na net as características de um dirigível não tripulado e o que encontrei foi:
            Peso da cabine: 33kg
            Peso máximo de takeoff: 78kg
            Comprimento do "balão" do dirigível: 13 metros
            Volume do "balão" do dirigível: 68 metros cúbicos
            Já dá para ver por aqui que para anular 78kg de peso no carro eram precisos 68 metros cúbicos de Hélio.
            http://www.tradeeasy.com/supplier/64...-rc-blimp.html
            Editado pela última vez por AstonM; 05 July 2010, 01:33.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por S2 Ver Post
              Estava eu ontem aqui a pensar sobre o futuro da indústria automóvel, e sobre o lançamento agora bastante frequente de protótipos eléctricos com impressionantes níveis de binário e se poderiam ser realmente, superiores aos motores de combustão que conhecemos até agora...

              Então deparei-me com o problema principal, que a meu ver é um dos grandes problemas, para além da velha história das formas de produção de energia eléctrica que poluem à mesma... Que são as baterias... Que para além de terem uma reduzida autonomia, possuem um grande peso que afectam o comportamento do automóvel como o seu consumo....

              Então surgiu-me a ideia, que se é dificíl nos automóveis de hoje em dia diminuir o peso das peças e de toda a técnologia empregue, porque não utilizar Hélio ou outro gás leve, por exemplo comprimido numa camada no tejadilho ou na parte inferior onde não afectasse o habitáculo ou estética do veiculo para que o automóvel "flutuasse" o suficiente para ver reduzida assim por exemplo em 300kg o seu peso?

              O que acham disto? Que inconvenientes poderia trazer?
              Claro que teriam que ser empregues gáses que não fossem inflamáveis ou explosivos...
              Eu acho uma ideia absurda para além de impossivel na prática...

              Comentário


                #8
                Se essa do hélio não resultar, outra ideia boa que eu tive agora é pôr anões debaixo do carro a fazer força para cima.

                Comentário


                  #9
                  O motor não ia ter de produzir ainda mais energia, para compensar a tendência de ascensão e manter o carro num movimento horizontal?
                  Eu acho que a ideia de reduzir peso é o próprio objecto pesar menos e não "anular o efeito da gravidade", certo?
                  Posso estar a ver a coisa mal.

                  Ah e o gás também pesa.


                  EDIT:

                  Podemos sempre causar um cataclismo que faça com que o planeta tenha menos gravidade. Com jeitinho nem precisávamos mais de aviões ou carros, só de pular.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por jts Ver Post
                    Se essa do hélio não resultar, outra ideia boa que eu tive agora é pôr anões debaixo do carro a fazer força para cima.
                    E os anões, são movidos a quê?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                      E os anões, são movidos a quê?
                      A pregos no prato e carapaus à espanhola.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por jts Ver Post
                        A pregos no prato e carapaus à espanhola.
                        E se forem anões vegan?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por jts Ver Post
                          A pregos no prato e carapaus à espanhola.
                          Os pregos são pesados. Depois os anões não se mexem
                          Bem, a menos que os pregos levem hélio...

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                            E se forem anões vegan?
                            Esses são para as versões Eco.

                            Comentário


                              #15
                              Parabéns pelo topic, já me arrancou algumas gargalhadas a estas horas, mas se bem se lembram já houveram veículos em que o próprio meio propulsor tinha gases no seu interior, mais propriamente gás metano (CH4) e mesmo assim os carros de bois foram substituídos pelos de motor de combustão interna!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por motorHEAD Ver Post
                                Parabéns pelo topic, já me arrancou algumas gargalhadas a estas horas, mas se bem se lembram já houveram veículos em que o próprio meio propulsor tinha gases no seu interior, mais propriamente gás metano (CH4) e mesmo assim os carros de bois foram substituídos pelos de motor de combustão interna!
                                Gases têm todos. Costuma ser é para transformações energéticas, não para anular peso
                                A diferença entre uma coisa e outra é bem grande.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                  Gases têm todos. Costuma ser é para transformações energéticas, não para anular peso
                                  A diferença entre uma coisa e outra é bem grande.
                                  então para os anões nao se cansarem muito, era amarrar também umas gaivotas aos retrovisores e outros apendices... ou então montar umas ventoinhas a apontar para baixo... sei lá... encher os próprios pneus de hélio em vez de oxigénio... Esta ultima até nem é má ideia

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por motorHEAD Ver Post
                                    então para os anões nao se cansarem muito, era amarrar também umas gaivotas aos retrovisores e outros apendices... ou então montar umas ventoinhas a apontar para baixo... sei lá... encher os próprios pneus de hélio em vez de oxigénio... Esta ultima até nem é má ideia
                                    Não sei se não é. Tudo depende de como é que o gás se comporta nas diversas alterações a que tenha de ser submetido (aquecimento, arrefecimento, pressão, etc...)...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                      Não sei se não é. Tudo depende de como é que o gás se comporta nas diversas alterações a que tenha de ser submetido (aquecimento, arrefecimento, pressão, etc...)...
                                      Sendo assim, podia ser nitrogénio que nao altera o seu volume com as variações da temperatura... Háaaa mas espera, sendo assim não é novidade pois já é usado para insuflar pneus de alta performance...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por motorHEAD Ver Post
                                        Sendo assim, podia ser nitrogénio que nao altera o seu volume com as variações da temperatura... Háaaa mas espera, sendo assim não é novidade pois já é usado para insuflar pneus de alta performance...
                                        Mas se calhar não reduz o peso ao carro

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por S2 Ver Post
                                          Estava eu ontem aqui a pensar sobre o futuro da indústria automóvel, e sobre o lançamento agora bastante frequente de protótipos eléctricos com impressionantes níveis de binário e se poderiam ser realmente, superiores aos motores de combustão que conhecemos até agora...

                                          Então deparei-me com o problema principal, que a meu ver é um dos grandes problemas, para além da velha história das formas de produção de energia eléctrica que poluem à mesma... Que são as baterias... Que para além de terem uma reduzida autonomia, possuem um grande peso que afectam o comportamento do automóvel como o seu consumo....

                                          Então surgiu-me a ideia, que se é dificíl nos automóveis de hoje em dia diminuir o peso das peças e de toda a técnologia empregue, porque não utilizar Hélio ou outro gás leve, por exemplo comprimido numa camada no tejadilho ou na parte inferior onde não afectasse o habitáculo ou estética do veiculo para que o automóvel "flutuasse" o suficiente para ver reduzida assim por exemplo em 300kg o seu peso?

                                          O que acham disto? Que inconvenientes poderia trazer?
                                          Claro que teriam que ser empregues gáses que não fossem inflamáveis ou explosivos...
                                          Essa ideia não é nada absurda, aliás, é usada pela Mercedes na tecnologia F-Cell. Só quem em vez de hélio, é hidrogénio altamente comprimido na parte inferior do carro, por debaixo dos assentos. O efeito de "flutuação" é que não existe...

                                          Mercedes-Benz F-Cell - Wikipedia, the free encyclopedia

                                          O hidrogénio altamente comprimido é usado para generar electricidade que por sua vez, faz mover os motores eléctricos do carro. Autonomia anda à volta dos 400 km (pelo menos é o que a marca diz...).

                                          Eu acho isto tudo muito bem, o problema desta tecnologia, é que não é tão democrática como os carros eléctricos a baterias. Isto porque o hidrogénio precisa que nós o vamos buscar a estações... Os carros a bateria, basta ligá-lo em casa e está a carregar.

                                          O hidrogénio é "outra gasolina/gasóleo", que estará sujeita à especulação daquela coisa do "mercado". Ora falta e aumenta de preço de forma senil, ora há reservas neste ou naquele pais e o preço mantém-se... É uma chatice.

                                          O problema do peso e da autonomia das baterias, serão resolvidos com o tempo, isto se o pessoal for na onda do carro eléctrico que se liga à rede eléctrica de casa... As baterias ficarão mais pequenas, mais leves e com muito maior autonomia.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por motorHEAD Ver Post
                                            Parabéns pelo topic, já me arrancou algumas gargalhadas a estas horas, mas se bem se lembram já houveram veículos em que o próprio meio propulsor tinha gases no seu interior, mais propriamente gás metano (CH4) e mesmo assim os carros de bois foram substituídos pelos de motor de combustão interna!
                                            Muito bom...

                                            Comentário


                                              #23
                                              aqui vai a minha contribuição para a diominuição de peso dos veículos.

                                              Que tal usar a mais conhecida maquina anti-gravidade existente?

                                              Ou seja, um gato, com uma torrada colada às costas, com a manteiga para cima.

                                              Toda a gente sabe que os gatos caiem sempre em pé e que as torradas com manteiga de um lado, caiem sempre ao chão do lado da manteiga.

                                              Assim, como se anulam os dois, temos uma eficaz e barata máquina anti-gravidade.

                                              Basta meia duzia de máquinas destas e o carro flutua de certeza.

                                              (Sim, eu sei que é uma história velhinha, e que até já deve estar na wikipedia)


                                              Agora a sério, a redução de peso dos veículos passará por redefinir os métodos de construção dos mesmos.
                                              Novos métodos de construção de chassis. Incorporação de materiais mais leves e resistentes.
                                              Já existem muitos destes métodos de construção mais leves, mas normalmente, como não estão massificados, são caros.
                                              Com um bocadinho de boa vontade (yeah, right) talvez se conseguisse lá chegar.

                                              Quem sabe se um dia destes não teremos chassis e carroçarias feitas de C60 (Fulereno), para os menos conhecedores, são nanotubos de Carbono, super, super resistentes e leves. Ou de outros materiais compósitos mais engraçados.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por motorHEAD Ver Post
                                                Sendo assim, podia ser nitrogénio que nao altera o seu volume com as variações da temperatura... Háaaa mas espera, sendo assim não é novidade pois já é usado para insuflar pneus de alta performance...
                                                Azoto meu caro Azoto, estamos em Portugal..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Belas gargalhadas que este tópico me proporcionou!

                                                  Obrigado ao autor!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por z0rg Ver Post
                                                    Eu acho isto tudo muito bem, o problema desta tecnologia, é que não é tão democrática como os carros eléctricos a baterias. Isto porque o hidrogénio precisa que nós o vamos buscar a estações... Os carros a bateria, basta ligá-lo em casa e está a carregar.

                                                    O hidrogénio é "outra gasolina/gasóleo", que estará sujeita à especulação daquela coisa do "mercado". Ora falta e aumenta de preço de forma senil, ora há reservas neste ou naquele pais e o preço mantém-se... É uma chatice.
                                                    O hidrogénio é produzido através da hidrólise da água. Aquela coisa que se fazia em FQ só com uma tigela, dois tubos de ensaio e uma pilha de 9V

                                                    Se há coisa que não falta neste planeta é água, e aquela questão da maioria dela não ser potável não interessa, o hidrogénio não é esquisito. Qualquer um pode comprar uma estação de hidrólise de ligar aos 220V para meter na garagem a produzir hidrogénio 24/7, e quando for preciso é meter lá o carro e atestar.

                                                    Se começarem a puxar ao preço da electricidade (o mais certo), podes ter painéis solares, geradores éolicos, ou simplesmente uma bicicleta ligada a um alternador e assim poupas dinheiro ao mesmo tempo que tratas do físico.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                                      Os pregos são pesados. Depois os anões não se mexem
                                                      Bem, a menos que os pregos levem hélio...
                                                      Pregos com hélio!!! MORTAL!

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                                                        #28

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                                                          #29
                                                          Aiiiii essa fisica.

                                                          De qualquer forma, a guerra ao peso está em grande.
                                                          A grande aposta recente tem sido no casamento da fibra de carbono com produção em massa.

                                                          A McLaren teve desenvolvimentos interessantes nesse campo com o Mp4-12c.
                                                          E a BMW vai lançar veiculo compacto recorrendo quase exclusivamente a esse material.

                                                          De resto, optimizar. Programas como o que a Mazda utilizou para o desenvolvimento do Mx-5, usando uma estratégia à grama, redesenhando cada componente, de modo a que pesasse menos, nem que fosse apenas umas poucas gramas, pode trazer beneficios consideráveis quando visto no conjunto.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Pronto não o crucifiquem mais... Não faz mal ter ideias e partilhá-las, mesmo que não sejam correctas.

                                                            Caro S2, primeiro que tudo convém distinguir massa de peso. São dois conceitos diferentes e o que interessa nos carros é a redução de massa.

                                                            Mesmo que conseguisses reduzir o peso do carro com o gás (ideia errada), na prática estavas a aumentar a sua massa, portanto, a piorar a situação.

                                                            Comentário

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