"Um carro de sonho chamado ... DeZir! Este coupé elétrico aparecerá na voiture / 2010 de Paris Motor Show Une / nommée rêve de ... DeZir! Ce coupé électrique est à découvrir au Mondial de Paris 2010" in Facebook 35378_411576917862_116825037862_4318773_1282105_n.jpg
Uma vez mais, temos a Audi a fazer escola. Desta vez com o R8 - são bastantes as alusões imediatas ao desportivo alemão.
Gostei bastante deste Dezir, principalmente depois das decepções que têm sido os últimos Renault. Tem um design bastante orgânico (como o Crash disse, já se nota perfeitamente a mãozinha do Van Der Acker e a referência clara a alguns Mazda - principalmente concepts - bem recentes) e fluído.
Apenas receio o facto de, se tirar o logótipo, não conseguir identificá-lo como um Renault.
Uma vez mais, temos a Audi a fazer escola. Desta vez com o R8 - são bastantes as alusões imediatas ao desportivo alemão.
Gostei bastante deste Dezir, principalmente depois das decepções que têm sido os últimos Renault. Tem um design bastante orgânico (como o Crash disse, já se nota perfeitamente a mãozinha do Van Der Acker e a referência clara a alguns Mazda - principalmente concepts - bem recentes) e fluído.
Apenas receio o facto de, se tirar o logótipo, não conseguir identificá-lo como um Renault.
Onde??? Só se for aquela faixa cinzenta na lateral... de resto...
A Renault ainda vai dar mto que falar nos carros eléctricos. Se o preço compensar verdadeiramente, lá vai a minha família voltar em exclusivo aos Renault (só o meu Pai e eu é que divergimos para oa alemães - o resto da famelga - tios incluidos - compra tudo Renault).
É o Renault mais interessante desde a decepção que foi o megane II "Cu de Preta.
Mas como já cá foi dito, tirando o losango da Renault, podia ser um caro de qualquer marca, não há ligação com o passado, se por um lado ainda bem, porque não justava do design renault, por outro lado não concordo.
Há sempre algo que identifica a marca, ou seja o duplo rim, ou a grelha Alfa ou qualquer outro pormenor que viaja de geração para geração, que faz que se identifique o carro no meio da multidão.
Foi o que aconteceu ao Jeremy Clarkson com o Insígnia. Foi conduzido para uma cerimónia, quando entrou estava na conversa com outro convidado e não reparou no símbolo Vauxhall, mas ficou com a sensação que tinha gostado, teve que olhar para o volante para identificar a marca e perguntar para dissipar dúvidas.
Um verdadeiro Petrol Head não precisa de olhar para o símbolo na grelha da frente para identificar em poucos segundos um modelo e marca. hoje em dia essa tarefa é cada vez mais difícil, pois os designer utilizam traços de outras marcas nos seus modelos.
Um dia destes entra um vendedor no seu stand de sempre: "O que é isto, esta semana vou vender a marca x?"
Não se consegue identificar logo este protótipo como sendo um Renault porque, para além de ser isso mesmo, um protótipo, este projecto está claramente a introduzir a nova tendência estilística que a Renault vai seguir. Esperemos pelos próximos episódios.
É o Renault mais interessante desde a decepção que foi o megane II "Cu de Preta.
Mas como já cá foi dito, tirando o losango da Renault, podia ser um caro de qualquer marca, não há ligação com o passado, se por um lado ainda bem, porque não justava do design renault, por outro lado não concordo.
Há sempre algo que identifica a marca, ou seja o duplo rim, ou a grelha Alfa ou qualquer outro pormenor que viaja de geração para geração, que faz que se identifique o carro no meio da multidão.
Foi o que aconteceu ao Jeremy Clarkson com o Insígnia. Foi conduzido para uma cerimónia, quando entrou estava na conversa com outro convidado e não reparou no símbolo Vauxhall, mas ficou com a sensação que tinha gostado, teve que olhar para o volante para identificar a marca e perguntar para dissipar dúvidas.
Um verdadeiro Petrol Head não precisa de olhar para o símbolo na grelha da frente para identificar em poucos segundos um modelo e marca. hoje em dia essa tarefa é cada vez mais difícil, pois os designer utilizam traços de outras marcas nos seus modelos.
Um dia destes entra um vendedor no seu stand de sempre: "O que é isto, esta semana vou vender a marca x?"
Que disparate. Esse Jeremy Clarkson é som cada pérola uma atrás da outra...
A linguagem estilística do Insignia é mais do que conhecida. Data de, pelo menos, o início da póstuma década. Só ele é que não reparou nisso...
Há marcas que acreditam que a sua identidade resume-se ao formato barroco ou animado das suas grelhas. Deve ser por isso que o actual design da Mercedes em pouco ou nada consegue aludir àquilo que foi a sua identidade construída até ao início dos anos 90...
Este Dezir pouco ou nada tem a ver com a identidade da Renault porque não há nada que aluda a isso. E não é uma mera questão de grelhas, de formas de faróis ou de "cús de preta"
Si, si... no único pormenor que não gostei... a abertura atrás com aquele ondulado, que me faz lembrar uma orca! De resto está porreiro... e, já agora, também se me assomou o R8 quando olhei para ele. Gosto, definitivamente, da foto frontal e da pureza das suas linhas!
abraço!
O van den Acker já andava infiltrado na Renault em 2008
o homem só começou lá a trabalhar em 2009, no final do verão.
Andou lá antes, para ir conhecendo os cantos à casa, mas influência no que se andava a passar, zero.
Ele proprio disse em entrevista o ano passado, que este concept que estamos a ver agora seria o primeiro totalmente idealizado por ele, e a influência dele em projectos em desenvolvimento iria ser minima, pois muitos deles já tinham o seu estilo "congelado".
Tal como aconteceu na Mazda, primeiro lança-se uns concepts para indicar a direcção e depoiis aplica-se a coisa a modelos de produção.
Ou seja, ainda poderemos ter de esperar mais um par de anos para ver um modelo de produção com a linguagem estilistica que ele quer implementar.
Já agora, no caso da Mazda, parece que o restyling tótó do Mazda 5 será a única implementação real do estilo Nagare. Ridiculo, no minimo...
Apesar de ser um estilo mais apoiado no decorativismo, caso fosse implementado em algo de raiz, e como se viu nos concepts, poderia dar resultados muito interessantes.
Infelizmente ficámo-nos pelos concepts e um MPV ridiculamente reestilizado
Lendo um pouco as noticias acerca deste concept, especula-se bastante se este DeZir não anuncia as intenções da Renault de ressuscitar a marca Alpine.
depois do LeQuement ter saido da Renault, numa entrevista, tinha dito que ao longo da sua estadia por lá, já tinham tentando ressuscitar a marca por 3 vezes, mas, devido ao contexto, acabaram por sempre adiar.
A última tentativa, já com concept pronto a ser apresentado, foi em 2008, mesmo a coincidir com o rebentar da crise.
Chega a crise, adia-se mais uma vez a coisa.
Mas prontos...
Este concept, apesar de apelativo ainda é bastante genérico no que toca à identidade da marca.
Apesar de elementos bastante bem conseguidos, como o tratamento dado à traseira, é algo generalista.
A blade à lá R8 é um pormenor meramente decorativo, sem grande propósito.
E a frente, foi necessário um mega-simbolo para se perceber que era um Renault.
depois do caminho interessantissimo dado pelos concepts eléctricos da Renault, com um grande nivel na exploração gráfica de um objecto tridimensional, este DeZir sabe a pouco.
Cai um pouco no vulgar em algumas soluções, como na lateral, usando truques já vistos ao longo da década.
E a curiosa solução para os grupos opticos frontais, apesar de em forma se diferenciarem do Revolte, recorre à mesma solução de um pequeno grupo óptico em Leds, encimado por pontos de luz mais discretos.
Isto está minimamente interessante, mas sendo a Renault, falta mais ousadia. Mais polémica, mais abre-olhos
Eu gosto. Parece-me as ideias do Ondelius de uma forma menos concept. De qualquer forma este parece ser a nova tendência do design da Renault. E que tal um Clio 4 assim?
Gosto do que vejo. Espero que daqui a Renault se inspire para uma nova filosofia de design pois pelo que vejo os último Renaults bem conseguidos, do meu ponto de vista, foram o Laguna Coupé e o Mégane Coupé.
Têm que haver mudanças porque as novas frentes Renault estão feias , isto desde o facelift do Clio...
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