Ontem ia no carro, e o meu irmao nao parava de reclamar q o golf, ao travar em curvas com piso mau, estava sempre a ligar o ABS e parecia-lhe q o carro nao travava nada..
Liguei o portatil ao carro, para ver se havia algum sensor de velocidade a dar leituras erradas, que fizessem o abs cortar potencia de travagem..
não havia e estavam todos a funcionar bem..
O q descobri foi algo mais interessante..
Num carro sem ABS, a potencia de travagem no eixo traseiro deve/tem de ser quase insignificante, pois têm de garantir que numa curva com piso mau, e pneus gastos, as rodas nunca vao bloquear..
Ja no caso do carro ter ABS, os fabricantes podem aumentar a distribuiçao de potencia para o eixo traseiro, pois, caso as rodas ameaçem bloquear,o abs trata de "regular" a potencia de travagem para esse eixo.
Para verificar isto, desliguei o ABS do golf e andamos a ver se o carro travava melhor ou pior sem ABS...
Os resultados foram... quase catastroficos..
Vou por uns graficos das velocidades de cada roda:
series1 roda da frente esquerda
series2 roda da frente direita
series3 roda da tras esquerda
series4 roda da tras direita
Nesta primeira, o carro ia a pouco mais de 40kmh, em recta, e foi carregar a fundo.. Dá para ver q as rodas bloqueiam todas, mas as de tras demoram mais a desbloquear:
Ja nesta, foi uma travagem um pouco mais forte a virar para a direita.. estao a ver a roda traseira direita? foi como puxar o travao de mao.. o carro atravesssou.se todo:
Nesta, outra vez para a direita, outra vez atravessado
Aqui foi a virar para a esquerda.. powaslide :D :
Esta, foi numa recta de alcatrao, tentando parar o mais rapido possivel sem bloquear as rodas.. ya right.. as de tras foram sempre bloqueadas...
ja a ultima foi numa curva, em q voltou a repetir a atravessadela
O q me leva a concluir, q em muitas das situaçoes de travagem com bom piso e nao só, um carro com abs consegue para mais rapido, simplesmente porque usa as 4 rodas para parar,em vez de usar so as da frente..
Liguei o portatil ao carro, para ver se havia algum sensor de velocidade a dar leituras erradas, que fizessem o abs cortar potencia de travagem..
não havia e estavam todos a funcionar bem..
O q descobri foi algo mais interessante..
Num carro sem ABS, a potencia de travagem no eixo traseiro deve/tem de ser quase insignificante, pois têm de garantir que numa curva com piso mau, e pneus gastos, as rodas nunca vao bloquear..
Ja no caso do carro ter ABS, os fabricantes podem aumentar a distribuiçao de potencia para o eixo traseiro, pois, caso as rodas ameaçem bloquear,o abs trata de "regular" a potencia de travagem para esse eixo.
Para verificar isto, desliguei o ABS do golf e andamos a ver se o carro travava melhor ou pior sem ABS...
Os resultados foram... quase catastroficos..
Vou por uns graficos das velocidades de cada roda:
series1 roda da frente esquerda
series2 roda da frente direita
series3 roda da tras esquerda
series4 roda da tras direita
Nesta primeira, o carro ia a pouco mais de 40kmh, em recta, e foi carregar a fundo.. Dá para ver q as rodas bloqueiam todas, mas as de tras demoram mais a desbloquear:
Ja nesta, foi uma travagem um pouco mais forte a virar para a direita.. estao a ver a roda traseira direita? foi como puxar o travao de mao.. o carro atravesssou.se todo:
Nesta, outra vez para a direita, outra vez atravessado
Aqui foi a virar para a esquerda.. powaslide :D :
Esta, foi numa recta de alcatrao, tentando parar o mais rapido possivel sem bloquear as rodas.. ya right.. as de tras foram sempre bloqueadas...
ja a ultima foi numa curva, em q voltou a repetir a atravessadela
O q me leva a concluir, q em muitas das situaçoes de travagem com bom piso e nao só, um carro com abs consegue para mais rapido, simplesmente porque usa as 4 rodas para parar,em vez de usar so as da frente..
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