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Com ABS Trava Melhor!! Why?

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    Com ABS Trava Melhor!! Why?

    Ontem ia no carro, e o meu irmao nao parava de reclamar q o golf, ao travar em curvas com piso mau, estava sempre a ligar o ABS e parecia-lhe q o carro nao travava nada..

    Liguei o portatil ao carro, para ver se havia algum sensor de velocidade a dar leituras erradas, que fizessem o abs cortar potencia de travagem..

    não havia e estavam todos a funcionar bem..

    O q descobri foi algo mais interessante..


    Num carro sem ABS, a potencia de travagem no eixo traseiro deve/tem de ser quase insignificante, pois têm de garantir que numa curva com piso mau, e pneus gastos, as rodas nunca vao bloquear..


    Ja no caso do carro ter ABS, os fabricantes podem aumentar a distribuiçao de potencia para o eixo traseiro, pois, caso as rodas ameaçem bloquear,o abs trata de "regular" a potencia de travagem para esse eixo.

    Para verificar isto, desliguei o ABS do golf e andamos a ver se o carro travava melhor ou pior sem ABS...

    Os resultados foram... quase catastroficos..

    Vou por uns graficos das velocidades de cada roda:

    series1 roda da frente esquerda
    series2 roda da frente direita
    series3 roda da tras esquerda
    series4 roda da tras direita

    Nesta primeira, o carro ia a pouco mais de 40kmh, em recta, e foi carregar a fundo.. Dá para ver q as rodas bloqueiam todas, mas as de tras demoram mais a desbloquear:



    Ja nesta, foi uma travagem um pouco mais forte a virar para a direita.. estao a ver a roda traseira direita? foi como puxar o travao de mao.. o carro atravesssou.se todo:




    Nesta, outra vez para a direita, outra vez atravessado



    Aqui foi a virar para a esquerda.. powaslide :D :




    Esta, foi numa recta de alcatrao, tentando parar o mais rapido possivel sem bloquear as rodas.. ya right.. as de tras foram sempre bloqueadas...



    ja a ultima foi numa curva, em q voltou a repetir a atravessadela




    O q me leva a concluir, q em muitas das situaçoes de travagem com bom piso e nao só, um carro com abs consegue para mais rapido, simplesmente porque usa as 4 rodas para parar,em vez de usar so as da frente..

    #2
    Grande topico, aprendi algumas coisas!

    Parabéns!

    Comentário


      #3
      mt bom estudo. estou cada vez mais a gostar dos teus topicos com estas analizes!

      Comentário


        #4
        Não será o repartidor electrónico de travagem que está influenciar a travagem das rodas de trás quando o ABS está ligado? A função repartidor é distribuir a travagem pelas rodas consoante o peso.

        Comentário


          #5
          o mario renato é o rei.
          e depois vindo da terra que vem....:D

          ld

          Comentário


            #6
            Mas a repartição eletronica de travagem tambem terá o seu papel.

            Comentário


              #7
              Como fazes a ligação do portátil ao carro?

              Comentário


                #8
                Excelente. [^]

                Comentário


                  #9
                  citação:Originalmente colocada por Peugeot_sales

                  Mas a repartição eletronica de travagem tambem terá o seu papel.
                  certamente.
                  duvido que com um carro com 'simples' ABS os resultados fossem assim.
                  até porque o EBD serve exactamente para distribuir a força de travagem em curva.
                  ld

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Gugul

                    Como fazes a ligação do portátil ao carro?
                    ya.também gostava de saber...

                    ld

                    Comentário


                      #11
                      [:X][:X][:X][:X][:X],temos homem[^][^][^][^][^][^]

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por Peugeot_sales

                        Mas a repartição eletronica de travagem tambem terá o seu papel.
                        claro.. mas penso q no meu, essa repartiçao é feita pelo ABS, nao? diminuindo a potencia de travagem atras..

                        Não tenho a certeza disso.. mas o unico modulo q desativei, foi o do ABS..

                        Comentário


                          #13
                          Uma pergunta que software estás a usar para "sacar" os dados? O vag-com?

                          Comentário


                            #14
                            tou ansioso para que chegem a uma conclusão!

                            Comentário


                              #15
                              citação:Originalmente colocada por Shark

                              Uma pergunta que software estás a usar para "sacar" os dados? O vag-com?
                              Ya

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por carlos pinto

                                tou ansioso para que chegem a uma conclusão!
                                Qual conclusao?

                                Comentário


                                  #17
                                  É q eu nao sei qual é a peça do EBD.. para mim, o ABS consegue fazer isso perfeitamente..


                                  Manda travar, é potencia a mais, abre as valvulas e faz um PWM na potencia q vai para tras, diminuindo.a..

                                  é q olho para o motor, e vejo la a bomba do abs.. nunca vi um EBD.. nao tou a dizer q nao ha... mas elucidem-me

                                  mtas vezes os fabricantes, usam n nomes para n sistemas, quando na realidade, cada um desses nomes, sao umas linhas de codigo na programaçao de um modulo..

                                  Comentário


                                    #18
                                    outra coisa interessante é que os carros com ABS travam melhor pq as rodas nao bloqueiam. Ou seja imaginem 2carros lado a lado um com abs e ou outro sem. As rodas do que nao tem ABS bloqueiam , esse carro vai pararmais a frente pq o coeficiente de atrito estatico é mais pequeno que o coeficiente de atrito cinetico. logo o carro com ABS tem uma maior força de atrito a exercer sobre ele

                                    Comentário


                                      #19
                                      A conclusão é que usando a repartição de travagem de veiculos com ABS com o ABS desligado(manualmente ou por erro) é perigoso, pois a distribuição de travagem não se altera tendo uma razoavel percentagem de travagem atraz, o que leva a que em caso de uma travagem forte em curva, lombas depressões etc, as rodas de traz bloqueem levando a um "descontrolo".

                                      Acho que se consegue tirar pelo menos essa conclusão.


                                      Mario_renato, qto á tua conclusão não sei até que ponto estará correcta, pelo menos em condução"desportiva" e por pilotos visto que em normal é logico que ABS é melhor, é que um carro sem abs tem outra repartição, que apesar das rodas de traz terem menos poder de travagem estas tambem não teem grande "capacidade de travagem" ao contrario das rodas da frente, para alem do condutor ter mais "sensibilidade" no lock/unlock das rodas. Enfim mas gostei muito do teste.

                                      Ja agora onde o abs SUCA BIG TIME é quando um tipo se "despista" e quer ter as rodas bloqueadas e travar... ai é do pior:S

                                      Comentário


                                        #20
                                        citação:Originalmente colocada por lclsa

                                        outra coisa interessante é que os carros com ABS travam melhor pq as rodas nao bloqueiam. Ou seja imaginem 2carros lado a lado um com abs e ou outro sem. As rodas do que nao tem ABS bloqueiam , esse carro vai pararmais a frente pq o coeficiente de atrito estatico é mais pequeno que o coeficiente de atrito cinetico. logo o carro com ABS tem uma maior força de atrito a exercer sobre ele
                                        isso é muito relativo,assim acontece exclusivamente queando carregas em ambos a fundo,mas quem tem a sensibilidade suficiente consegue fazer igual ou melhor sem doque com abs.oabs é muito bom em pisos escorregadios nomeadamente chuva!;)

                                        Comentário


                                          #21
                                          Acho que não pode existir o repartidor de travagem sem ABS, são sistemas que se complementam.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Bom, isso não é tudo assim tão linear.
                                            Isso até podia ser um problema no repartidor de travagem (que todos os
                                            carro, mesmo sem ABS, têm).

                                            Na verdade, os travões traseiros são responsáveis apenas por cerca de
                                            30% ou menos da força de travagem dum carro.
                                            E não só: quando carregamos no travão, as rodas dianteiras travam
                                            sempre antes das traseiras, para evitar que o carro se destabilize.

                                            E faz perfeito sentido porque, ao travar, o peso do carro vai todo para
                                            a dianteira. Isto deixa a traseira muito mais leve (imaginem, num
                                            exagero, que o carro saca uma égua), o que faz com que, com a mesma
                                            força, as rodas traseiras bloqueiem.

                                            Nas curvas, como descreveste, passa-se o mesmo: a curvar à direita,
                                            a roda traseira interior (a do lado direito) fica muito mais leve
                                            porque o peso do carro vai todo para o lado esquerdo e para a frente.
                                            Assim, essa roda bloqueia mais facilmente.

                                            Se pegares em dois carros rigorosamente iguais, um com ABS e outro
                                            sem, e fores fazer umas travagens em piso regular e seco, o carro
                                            sem ABS trava num espaço mais reduzido que o carro com ABS.
                                            Isto, claro, desde que consigas dosear a travagem de forma a não
                                            bloquear as rodas do carro sem ABS.

                                            Comentário


                                              #23
                                              sim.. isso é obvio..

                                              mas ha mta gente q diz q sem ABS, consegue parar mais rapido..

                                              Começo a contestar isso, pq, meso q consiga fazer "a travagem perfeita" sem abs, nunca poderá ter tanta potencia disponivel de travagem, pois o eixo traseiro estará sempre castrado

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por LM

                                                Acho que não pode existir o repartidor de travagem sem ABS, são sistemas que se complementam.
                                                x2

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Mt fixe as tuas analises, já é o 2 q vejo

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    não entendo o que queres dizer por travar melhor. queres dizer que o carro é mais controlável ou que pára em menos espaço?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      citação:Originalmente colocada por lclsa

                                                      outra coisa interessante é que os carros com ABS travam melhor pq as rodas nao bloqueiam. Ou seja imaginem 2carros lado a lado um com abs e ou outro sem. As rodas do que nao tem ABS bloqueiam , esse carro vai pararmais a frente pq o coeficiente de atrito estatico é mais pequeno que o coeficiente de atrito cinetico. logo o carro com ABS tem uma maior força de atrito a exercer sobre ele
                                                      Depende do tipo de piso, em asfalto BOM não sei acho que bloquear é melhor, em asfalto abrasivo então sem ABS é melhor com certeza, em piso esburacado tb vou sem abs, areia e neve tambem. Em piso normal/escorregadio então o ABS é muito mais eficaz.

                                                      Estás a falar do coef. de atrito estatico e cinetio, mas não te esqueças que por ex. em areia/terra e neve, as rodas ao bloquearem vão "afundar" e ter uma barreia de neve/terra á frente o que aumenta a resistencia. (neste caso n é atrito é mesmo resistencia pois é como se tivesse uma barreira á frente)


                                                      EDIT: qdo digo melhor é a nivel de distancia de travagem a direito, claro está que com rodas bloqueadas não se tem direcção.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        citação:Originalmente colocada por lclsa

                                                        outra coisa interessante é que os carros com ABS travam melhor pq as rodas nao bloqueiam. Ou seja imaginem 2carros lado a lado um com abs e ou outro sem. As rodas do que nao tem ABS bloqueiam , esse carro vai pararmais a frente pq o coeficiente de atrito estatico é mais pequeno que o coeficiente de atrito cinetico. logo o carro com ABS tem uma maior força de atrito a exercer sobre ele
                                                        conclusão:
                                                        um carro sem abs derrapa e foge de traseira, fazendo uns peões e coisa parecida!
                                                        Um carro com abs, não derrapa, muito dificilmente foge de traseira, e se for em linha recta e travar a fundo ele pára mais rapidamente e sem sair da sua via!

                                                        Comentário


                                                          #29


                                                          http://en.wikipedia.org/wiki/ABS_brake

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            citação:Originalmente colocada por mario_renato

                                                            sim.. isso é obvio..

                                                            mas ha mta gente q diz q sem ABS, consegue parar mais rapido..

                                                            Começo a contestar isso, pq, meso q consiga fazer "a travagem perfeita" sem abs, nunca poderá ter tanta potencia disponivel de travagem, pois o eixo traseiro estará sempre castrado
                                                            Eu penso que a distribuição de travagem nesse carro está preparada para o ABS, quando este está desligado, não se altera a distribuição de travagem, ou seja na prática vai destabilizar o eixo traseiro devido a este estar preparado para ter mais poder de travagem do que aquele que pode aguentar sem ABS.

                                                            Num carro sem ABS a distribuição já deve ser diferente e permite que isso não aconteça com consequências tão graves a nivel do eixo traseiro;)

                                                            Penso eu de que...

                                                            Comentário

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