Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Garantia automóvel: faz sentido serem só 2 anos ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Garantia automóvel: faz sentido serem só 2 anos ?

    Sendo o automóvel um produto que deve ser durável, que representa um investimento elevado, faz sentido que a garantia legal seja só 2 anos, como qualquer vulgar torradeira ?

    Dada a especificidade do automóvel, na minha opinião a UE devia obrigar os construtores a providenciar uma garantia legal mais alargada, de pelo menos uns 6 anos.

    O que acham?

    #2
    Arrisca-se de ver os valores dos veículos a disparar em flecha se isso acontece. Aumentas o tempo da garantia, se os fabricantes não tem a logística para assegurar a mesma, vão ter de recuperar esse custo perdido por algum lado.

    Os 2 anos, mínimo, para um novo já é bom para assegurar alguma responsabilidade por parte dos fabricantes. Agora, existe já marcas que vão para alem disso da sua própria vontade(Kia com os seus 7 anos, por exemplo). E assim devia ficar.

    Comentário


      #3
      Por mim podem ficar 2 mas que sejam sérios e funcionem. Em Portugal onde a justiça é o que se sabe e praticamente ninguem vale pelos direitos dos consumidores, até podiam ser 10 anos que na prática para a maioria dos casos graves em que se precisa da garantia esta é como senão existisse.
      Se for para trocar um braço das escovas que deixou de funcionar tudo bem, agora se for algo mais grave que pifa de repente bem se pode esperar pela garantia.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
        Por mim podem ficar 2 mas que sejam sérios e funcionem. Em Portugal onde a justiça é o que se sabe e praticamente ninguem vale pelos direitos dos consumidores, até podiam ser 10 anos que na prática para a maioria dos casos graves em que se precisa da garantia esta é como senão existisse.
        Se for para trocar um braço das escovas que deixou de funcionar tudo bem, agora se for algo mais grave que pifa de repente bem se pode esperar pela garantia.
        Não tive problema nenhuma com a garantia de 2 anos no meu semi-novo Kia Cerato. Eles vão substituir a bomba de embraiagem na Quinta(devido a um pequeno defeito com uma borracha), e já arranjaram o A/C automático nos primeiros meses que tive o carro. Mesmo quando avariou o meu rádio, o dono do concessionário já estava no telefone com a Kia na Lisboa para saber se, mesmo sendo um rádio after-market (Típico dos Kias até recentemente) se está coberto pela garantia. Embora que troquei o radio por algo do meu gosto(um que tinha porta USB), ele ofereceu na mesma para substituir.

        Comentário


          #5
          Acho que 2 que efectivamente funcionem já seria muito bom...

          Infelizmente a garantia só funciona em casos de mau funcionamento grosseiro de algum órgão, e que seja de evidente identificação, porque se formos a reclamar alguma avaria intermitente, acabamentos ou ruídos parasitas, das duas uma:

          Ou não fazem nada, ou o carro vem pior do que entrou.

          Comentário


            #6
            Obviamente que preferia que a garantia fosse de 5 ou 6 anos, mas não me choca que sejam apenas 2 anos. Aliás, até acho ajustado.

            Onde se deveria intervir, isso sim, era numa maior defesa do consumidor para com as reclamações em garantia, obrigando os fabricantes a assumirem as suas responsabilidades sem subterfúgios.

            Comentário


              #7
              Nos ultimos anos sempre comprei carros com 5 anos de garantia..
              Sempre cumpriram comigo.
              Não compraria nunca um bem, muito desvalorizável com menos de 5 anos.

              Comentário


                #8
                O problema é que só no nosso país comprar um simples automóvel para podermos trabalhar representa um verdadeiro luxo!

                Esse é que é o grande problema..

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por luso2kx Ver Post
                  Arrisca-se de ver os valores dos veículos a disparar em flecha se isso acontece.
                  Os custos não seriam assim tão elevados. Aliás, quase todos as marcas vendem extensões de garantia e 5 anos de garantia (2+3) custam entre 400 a 1200 euros, dependendo da marca e modelo.

                  Mas uma medida deste tipo também podia contribuir para que os construtores apostassem mais na fiabilidade dos carros, que actualmente é má em quase todas as marcas.

                  Comentário


                    #10
                    O aumento do prazo de garantia até que é potencialmente rentável para as marcas de automóveis, pois obriga os proprietários a fazerem as revisões programadas obrigatoriamente na marca durante o tempo de vigência da garantia.

                    O problema é que existem muitos componentes que ao fim de 2 ou 3 anos começam a dar problemas, que se cobertos pela garantia podem anular os proveitos da obrigatoriedade das revisões.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                      O problema é que existem muitos componentes que ao fim de 2 ou 3 anos começam a dar problemas, que se cobertos pela garantia podem anular os proveitos da obrigatoriedade das revisões.
                      Seria uma forma de "obrigar" os construtores a seleccionar componentes de melhor qualidade.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                        Seria uma forma de "obrigar" os construtores a seleccionar componentes de melhor qualidade.
                        Mas por vezes o aumento dos custos que isso acarreta não justifica os benefícios que trás á marca

                        Há defeitos que são mais rentáveis que se proceder á sua resolução.
                        Alem disso, defeitos a longo prazo tem a mais valia de aumentar a receita por venda de peças.

                        Comentário


                          #13
                          A maior parte das marcas disponibiliza extensões de garantia de pelo menos mais 2 anos, ou seja, o carro fica com 4 anos de garantia.

                          Comentário


                            #14
                            Acho que 3 anos seria o mais lógico. É um tempo para se fazer, numa utilização "normal" entre 45 e 60.000km, o que é razoavel para uma garantia.

                            2 anos acho, realmente pouco, para quem faz 15 a 20000 por ano, mas se fizerem 60 ou 70.000 já é mais que bom...

                            Comentário


                              #15
                              Estou a ver que tenho uma opinião minoritária.

                              No meu ponto de vista, um automóvel é um produto que deve ser concebido para fazer no mínimo 150,000 Kms sem avarias dos componentes que não estão sujeitos a desgaste.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                Estou a ver que tenho uma opinião minoritária.

                                No meu ponto de vista, um automóvel é um produto que deve ser concebido para fazer no mínimo 150,000 Kms sem avarias dos componentes que não estão sujeitos a desgaste.
                                Todos os componentes, seja do que for, estão sujeitos a defeitos e isso nunca poderá ser evitado.

                                Alem disso, 150 mil kms pode ser um ano de utilização como podem ser 10, por isso tudo se torna muito subjectivo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                  Todos os componentes, seja do que for, estão sujeitos a defeitos e isso nunca poderá ser evitado.

                                  Alem disso, 150 mil kms pode ser um ano de utilização como podem ser 10, por isso tudo se torna muito subjectivo.
                                  e os proprios km podem ser feitos de mil e uma formas. No geral preferia um carro com 150mil feitos em AE do que 80mil feitos no meio de lisboa, e por meio não me refiro a 2ºcircular mas sim aquelas ruas de pedra e buracos que parecem crateras, junto com para arranca constante.
                                  Mas dito isto as marcas deviam assumir muito mais os defeitos de fabrico, que muitas vezes são bem conhecidos e aparecem em várias unidades.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Mais importante que a duração da garantia, é a qualidade com que são ultrapassados os problemas. Como já foi referido e bem, ou é algo mesmo muito bem definido tipo um turbo dar o berro ou assim, ou então é para esquecer.

                                    As concessões/marcas das duas uma - ou não actuam referindo que "é normal" a ver se cola, ou actuam e o carro sai igual ou pior... aqui é que está o problema.

                                    As garantias prolongadas só servem para nos obrigar a fazer as revisões nos concessionários. É claro que em caso de azar também podem estar lá, isto se não se tentarem descartar das responsabilidades.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ciber007 Ver Post
                                      O problema é que só no nosso país comprar um simples automóvel para podermos trabalhar representa um verdadeiro luxo!

                                      Esse é que é o grande problema..
                                      Pior do que isso, é perceber como as pessoas mesmo assim continuam a comprar carros tão bons!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                        O aumento do prazo de garantia até que é potencialmente rentável para as marcas de automóveis, pois obriga os proprietários a fazerem as revisões programadas obrigatoriamente na marca durante o tempo de vigência da garantia.

                                        O problema é que existem muitos componentes que ao fim de 2 ou 3 anos começam a dar problemas, que se cobertos pela garantia podem anular os proveitos da obrigatoriedade das revisões.
                                        Não necessáriamente.

                                        Bruxelas apertou as regras que permitem que manutenção e reparação de automóveis, novos e usados, seja feita em oficinas independentes e não apenas nas autorizadas pelas marcas, durante o período da garantia, (...)
                                        Em http://www.afia.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=1828&Ite mid=61&lang=en

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                          A maior parte das marcas disponibiliza extensões de garantia de pelo menos mais 2 anos, ou seja, o carro fica com 4 anos de garantia.
                                          Que o consumidor tem que pagar à parte/extra e só está disponivel na maior parte das ditas marcas até determinado tempo ou quilometragem no automóvel.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                            Obviamente que preferia que a garantia fosse de 5 ou 6 anos, mas não me choca que sejam apenas 2 anos. Aliás, até acho ajustado.

                                            Onde se deveria intervir, isso sim, era numa maior defesa do consumidor para com as reclamações em garantia, obrigando os fabricantes a assumirem as suas responsabilidades sem subterfúgios.
                                            Já resolvia inúmeros problemas pós-venda e certo que iria fazer disparar inúmeros indices de satisfação do uso automóvel de consumidores de diversas marcas automóveis,

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                              Mas uma medida deste tipo também podia contribuir para que os construtores apostassem mais na fiabilidade dos carros, que actualmente é má em quase todas as marcas.
                                              Actualmente o nível de fiabilidade é BEM superior ao do início da década

                                              Acho que obrigar a ser 3 anos não traria um grande problema. Mais que isso tem que ser opção do construtor.

                                              Falam aqui em 7 anos da Kia...é que não são bem 7 anos...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Nas dezenas de carros que já por cá passaram novos e usados, 1/2/3 anos, foram suficientes

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                  Actualmente o nível de fiabilidade é BEM superior ao do início da década

                                                  Acho que obrigar a ser 3 anos não traria um grande problema. Mais que isso tem que ser opção do construtor.

                                                  Falam aqui em 7 anos da Kia...é que não são bem 7 anos...
                                                  Por acaso tenho as minhas dúvidas. Tenho ideia que a fiabilidade está cada vez pior - mais problemas em menos tempo.

                                                  Isto contando que por fiabilidade seja qualquer situação que obrigue a deslocação à oficina e/ou qualquer troca de componentes que não estejam previstos no plano de manutenção na altura da compra do carro - filtros, etc, etc. (ficar apeado ainda é pior )

                                                  Quanto às garantias, é difícil que as marcas aumentem o período das mesmas sem aumentar os custos de venda do carro. Isto se não for garantia para "inglês ver" - que as há!

                                                  Teria mais lógica, até porque o tratamento empresarial típico para um automóvel prevê uma vida de 4 anos...que houvesse garantias de 4 anos, incluíndo uma cláusula de kilometragem para não andarem a "fazer garantias" a quem faz 200mil nesses 4 anos -> tipo 4 anos ou 100mil kms.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Nightlord Ver Post
                                                    Por acaso tenho as minhas dúvidas. Tenho ideia que a fiabilidade está cada vez pior - mais problemas em menos tempo.

                                                    Isto contando que por fiabilidade seja qualquer situação que obrigue a deslocação à oficina e/ou qualquer troca de componentes que não estejam previstos no plano de manutenção na altura da compra do carro - filtros, etc, etc. (ficar apeado ainda é pior )

                                                    Quanto às garantias, é difícil que as marcas aumentem o período das mesmas sem aumentar os custos de venda do carro. Isto se não for garantia para "inglês ver" - que as há!

                                                    Teria mais lógica, até porque o tratamento empresarial típico para um automóvel prevê uma vida de 4 anos...que houvesse garantias de 4 anos, incluíndo uma cláusula de kilometragem para não andarem a "fazer garantias" a quem faz 200mil nesses 4 anos -> tipo 4 anos ou 100mil kms.
                                                    A lei obriga a uma garantia de 24 meses, faça 1000 ou 1 000 000 de kms nesse espaço de tempo. E ainda bem que assim é, pois obriga aos fabricantes a terem de aumentar a qualidade dos seus produtos.

                                                    Felizmente que já acabou a mama das garantias de x tempo ou x kms

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                      Falam aqui em 7 anos da Kia...é que não são bem 7 anos...
                                                      Eu sei. Ou são 5 anos total + 2 caixa ou 4 total + 3 caixa. Esqueci-me.

                                                      De qualquer forma, mesmo o parte da garantia total é bastante comprido.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                        A lei obriga a uma garantia de 24 meses, faça 1000 ou 1 000 000 de kms nesse espaço de tempo. E ainda bem que assim é, pois obriga aos fabricantes a terem de aumentar a qualidade dos seus produtos.

                                                        Felizmente que já acabou a mama das garantias de x tempo ou x kms
                                                        Acho que trocava por 4 anos e limite de kms.

                                                        Eu entendo o que dizes, e isso é uma mama (limite de kms.). Mas terem só garantias de 2 anos - quando a duração média que mantemos um automóvel é bem mais - mas o real problema vem do facto que a maioria dos problemas crónicos só aparecerem ao fim de 2 anos...não ajuda muito.

                                                        Dou um exemplo - as famosas peças de plástico dos elevadores de vidros dos VW...em novo, a força exercida, a própria resistência da peça, etc. permite que um defeito de concepção não se manifeste...ao fim dos 2 anos, começam a partir -> ahh, e tal a garantia já acabou

                                                        Outro...as cabeças dos 2.0TDI. É sabido que têm uma duração média de 100mil kms. (como se diz na gíria, é troca de correia de distribuição e no kit vem uma cabeça nova )...ou faço uns 40-50mil kms. ano...ou quem paga é o dono do carro.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                          A lei obriga a uma garantia de 24 meses, faça 1000 ou 1 000 000 de kms nesse espaço de tempo. E ainda bem que assim é, pois obriga aos fabricantes a terem de aumentar a qualidade dos seus produtos.

                                                          Felizmente que já acabou a mama das garantias de x tempo ou x kms
                                                          Não sei se isso seria uma "mama" ou não. Depende do modelo. Por exemplo, esperas que um Passat CC pode manter-se fiel durante anos, mesmo se conduzes pouco ou muito. Mas, se compras um Suzuki Alto, e conduzes 70,000km num ano, a não ser que és um comerciante que está sempre a conduzir dentro das ruas da Lisboa, acho que estás a explorar essa garantia para alem dos limites de bom senso. Estamos a falar de um carro citadino que não foi inicialmente concebido para grandes distancias mas sim pequenos percursos de ponto A a ponto B.

                                                          Acho que deviam era regular por segmento. Por exemplo, anos ou km se for segmento A, 2 com km ilimitados para segmento B, 3 com km ilimitados para segmento C, etc... Quando maior o segmento, maior o compromisso pelo fabricante perante o cliente de garantir a sua qualidade.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Um dos motivos que me levou a comprar o Yaris há 7 anos atrás, foram os 5 anos de garantia.
                                                            Se valeu a pena? Claro! Passados 5 anos e 2 meses levou um catalisador novo ao abrigo da garantia - sim, eles deram o jeito

                                                            Actualmente, um carro nas minhas mãos, seja ele de que marca for, tem de ter no mínimo 5 anos de garantia

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X