Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Carro com 8 anos não pode ter seguro contra todos os riscos?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Carro com 8 anos não pode ter seguro contra todos os riscos?

    Hoje já me chateei

    Os meus avós foram pagar o seguro do carro deles (Nissan Almera de Outubro de 2002) e foi-lhes dito que a partir dos 8 anos o carro deixava de poder ter cobertura total, tendo-lhes sido impingido um seguro contra terceiros. Ora eu acho isto muito estranho pois o meu 206 tem 8 anos e meio e continua a ter seguro total, sem nunca ter recebido qualquer informação em contrário.

    Até porque experimentei o simulador deles e deu-me os valores de cobertura total para ambos os carros, sem qualquer problema.

    Como só me disseram há pouco, já não tive oportunidade de ligar para o atendimento ao cliente, e agora fiquei a pensar nisto e decidi pedir informações antes de entrar a matar

    Alguém me pode elucidar quanto a esta dúvida?

    Obrigado desde já

    #2
    Já experimentaram mudar de seguradora?

    Comentário


      #3
      Primeiro quero saber se a informação é legítima e a partir daí decido, até pq uma das coisas q não me agradou nesta mudança é q o pagamento foi feito de forma anual, quando antes era semestral

      Mudar de seguradora vai ser uma coisa certa.

      Os meus avós já não percebem nada disto, nem sequer se lembraram de me ligar na altura, senão eu tinha-os impedido de mudar o seguro antes de me informar devidamente, até pq o pagamento só caducava em Agosto

      Comentário


        #4
        nunca ouvi disso, na volta eles não querem é fazer seguro contra todos aos teus avos, talvez pela idade ou isso

        Comentário


          #5
          Tudo depende das regras da Seguradora em causa. Sendo uma cobertura facultativa, não têm obrigação de segurar.

          Há seguradoras que não fazem DP a carros com mais de 8 anos e provavelmente foi esse o caso.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
            Tudo depende das regras da Seguradora em causa. Sendo uma cobertura facultativa, não têm obrigação de segurar.

            Há seguradoras que não fazem DP a carros com mais de 8 anos e provavelmente foi esse o caso.
            Quando é assim, muda-se para uma que faça. Simples

            Comentário


              #7
              Salvo erro creio que a partir dos 8 anos não fazem seguros novos com essa cobertura, falando em viaturas "normais", de valores elevados creio que são aceites.
              Pelo menos quando comprei o meu último carro tinha 8 anos e pouco e nas várias simulações online não conseguia em nenhum.

              Agora acho MUITO estranho essa informação que a partir dos 8 não pode manter os danos próprios.
              Para a companhia é uma questão de actualizar o valor seguro (que começa a ser irrisório) e o respectivo prémio.

              Um contacto junto do ISP parece-me que esclarecias a questão.

              Comentário


                #8
                tive carros com mais de 8 anos e seguro contra todos na minha seguradora (tranquilidade)

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                  Quando é assim, muda-se para uma que faça. Simples
                  Não disse o contrário. É claro que, se houver que faça, muda-se.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                    Salvo erro creio que a partir dos 8 anos não fazem seguros novos com essa cobertura, falando em viaturas "normais", de valores elevados creio que são aceites.
                    Pelo menos quando comprei o meu último carro tinha 8 anos e pouco e nas várias simulações online não conseguia em nenhum.

                    Agora acho MUITO estranho essa informação que a partir dos 8 não pode manter os danos próprios.
                    Para a companhia é uma questão de actualizar o valor seguro (que começa a ser irrisório) e o respectivo prémio.

                    Um contacto junto do ISP parece-me que esclarecias a questão.
                    Mal comparado, é o que se passa com os seguros de saúde a partir dos 65 anos.

                    Comentário


                      #11
                      Muito obrigado pelas respostas. Tinha a mesma noção do q acabaram de me dizer, e comecei a pensar se não estaria enganado. Pelos vistos, não estou.

                      Acho q amanhã vou entrar a matar com o atendimento ao cliente, e independentemente das respostas, vai seguir uma queixa contra a seguradora. Sorte a deles q agora o atendimento ao cliente já não está a funcionar, senão alguém ia de orelhas quentes para casa

                      Comentário


                        #12
                        Edge, sendo uma cobertura facultativa, eles só aceitam se quiserem. Sei que é chato andar a pagar durante 8 anos um seguro de DP e depois, unilateralmente, dizerem que já não aceitam mais. No entanto, sendo essas as regras, de pouco te vale chateares-te.

                        Deves sim, na minha opinião, cancelar de imediato o seguro RC, fazendo noutra seguradora pois se não o querem com DP não ficam com nada!

                        E já agora, achas que vale a pena pagar DP para um carro com um valor, á partida, tão baixo como um almera com 8 anos?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                          Muito obrigado pelas respostas. Tinha a mesma noção do q acabaram de me dizer, e comecei a pensar se não estaria enganado. Pelos vistos, não estou.

                          Acho q amanhã vou entrar a matar com o atendimento ao cliente, e independentemente das respostas, vai seguir uma queixa contra a seguradora. Sorte a deles q agora o atendimento ao cliente já não está a funcionar, senão alguém ia de orelhas quentes para casa
                          Como é que lhe foi apresentado isso? Por um balcão, mediação?
                          O problema será provar que foi isso que aconteceu e não, uma opção do tomador.

                          Já agora dá uma vista de olhos nas condições para ver se há algum limite temporal para essa cobertura, se tiver a história é diferente, como é óbvio.
                          Não tenho aqui as condições do meu seguro para ver se nesse capitulo diz alguma coisa (apesar de eu não ter).

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                            Edge, sendo uma cobertura facultativa, eles só aceitam se quiserem.
                            ...
                            No entanto, sendo essas as regras, de pouco te vale chateares-te.

                            ...

                            E já agora, achas que vale a pena pagar DP para um carro com um valor, á partida, tão baixo como um almera com 8 anos?
                            1 ponto - concordo em parte. Se a questão é de não querem continuar com o contrato informavam directamente ou consta na Cobertura essa informação, sendo omisso tem que se aguentar ou pelos explicar que são ELES que não querem segurar mais aquele risco.
                            E com as regras de informação e protecção do segurado....

                            2 ponto - Sim, coloca-se se compensa pagar essa cobertura para um carro que o valor seguro começa a ser diminuto (no entanto o valor do prémio também desce).

                            Comentário


                              #15
                              Das que conheço, se o seguro desde o início teve sempre DP, mesmo para além dos 8 anos o seguro mantêm-se até o cliente o pretender.
                              Ainda não há muito tempo tratei de um caso de um Subaru M80 de 1989 com DP.

                              Se for para fazer um seguro novo de DP numa viatura com mais de 8 anos, aí sim, só sendo veículos de elevado valor - tenho uma pessoa conhecida que fez um seguro novo de DP num Maserati 3200 GT de 2000 -, aceitam, mas necessita de uma aprovação de altas instâncias na seguradora, não sendo de imediato aceite no balcão ou mediador.

                              Por isso, depende das seguradoras.

                              Comentário


                                #16
                                Já tinha ouvido que a partir de certa idade as seguradoras começam a torcer o nariz a DP.

                                Nunca pensei que aos 8 anos já fosse assim. 8 anos não é assim nada de especial, e muitos carros ainda têm valor (mesmo que seja o do Eurotax que nem sempre é real com o de mercado) que justifique -> cabe a quem o faz decidir se vale a pena pagar (o valor a pagar também baixa com o menor valor segurado) ou correr o risco.

                                O meu carro tem precisamente 8 anos e sempre teve DP...ao preço que custa qualquer peça (ainda para mais de carroçaria) de um MX5 compensa, pelo menos vou descansado - nunca se sabe quando damos um toque qualquer.

                                Se não fizerem irei procurar outra que o faça. Mas não pode haver queixas ao ISP? Sempre pensei que sim. É que um seguro contra 3ºs nada tem a ver

                                Comentário


                                  #17
                                  Por vezes não está relacionado directamente com a idade do carro mas sim com o valor da viatura.

                                  Há um patamar em termos de valor e que deve diferir de companhia para companhia. Liga para lá e pergunta. Se não tiverem, nada que uma prospecção não resolva.

                                  Já agora, também acho que para uma viatura de 8 anos e neste caso o Almera, não compense muito, mas cada um sabe de si e sabemos como os idosos são cuidadosos com os seus bens.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O meu irmão fez recentemente seguro de DP num carro que comprou com 8 anos...e é um Alfa, por isso a questão do baixo valor de retoma não se coloca.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Cessna Ver Post
                                      Por vezes não está relacionado directamente com a idade do carro mas sim com o valor da viatura.

                                      Há um patamar em termos de valor e que deve diferir de companhia para companhia. Liga para lá e pergunta. Se não tiverem, nada que uma prospecção não resolva.

                                      Já agora, também acho que para uma viatura de 8 anos e neste caso o Almera, não compense muito, mas cada um sabe de si e sabemos como os idosos são cuidadosos com os seus bens.
                                      Exactamente, depende do valor da viatura, isto porque há bem pouco tempo estava a ver umas coberturas extras e em que este mesmo assunto veio à baila.
                                      Mas também é certo que estes mesmos valores devem divergir de seguradora para seguradora, cada uma tem a sua própria maneira de estar no mercado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
                                        O meu irmão fez recentemente seguro de DP num carro que comprou com 8 anos...e é um Alfa, por isso a questão do baixo valor de retoma não se coloca.
                                        E um Alfa tem baixo valor de retoma? É a gasolina? Se for todos os a gasolina tem baixo valor de retoma, se for um JTD epa avisa onde estao os preços baixos porque aqui andam a preço de ouro, queria um para uma amiga mas de 2003 um 147 mJet 8 valvulas 140 cvlos, pedem 14900 euros:s

                                        Comentário


                                          #21
                                          Dificilmente uma seguradora te fará um seguro de DP para o Almera pelo simples facto de ter um baixo valor comercial.
                                          A maioria das seguradoras fazem DP dependendo do valor do veiculo e normalmente não tem a haver com a idade do carro, mas efectivamente é a partir dos 7\8 anos que algumas recusam seguros de DP.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Em algumas companhias que tenho feito seguros, a questão não se coloca na idade do carro, mas sim na franquia do seguro.

                                            Só em carros novos se pode ter franquia de 0% (não sei se é regra geral), agora ter um limite na idade do carro para ter danos próprios, não tenho conhecimento

                                            Comentário


                                              #23
                                              Aconteceu-me esta situação com o meu clio com 10 anos (julgo que foi quando fez 8 anos). Mudei de seguradora e continuei a ter seguro DP. Deve depender da seguradora.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por maven Ver Post
                                                E um Alfa tem baixo valor de retoma? É a gasolina? Se for todos os a gasolina tem baixo valor de retoma, se for um JTD epa avisa onde estao os preços baixos porque aqui andam a preço de ouro, queria um para uma amiga mas de 2003 um 147 mJet 8 valvulas 140 cvlos, pedem 14900 euros:s
                                                Para que é que ela quer um carro a gasóleo para andar na Madeira? Só se abriram uma AE para Porto Santo?

                                                Ela compra um AR 147 1.6 TS por metade do preço e garanto que dificilmente atingirá o valor do equivalente a gasóleo durante a vida útil de um carro comprado já com 7 anos!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Por acaso estou com um problema semelhante para resolver. O carro da minha mulher faz 8 anos em Setembro e já recebeu a carta da renovação do seguro onde falam em deixar de cobrir os danos próprios.
                                                  Ainda não olhei para isso mas o mais certo é passar para RC pois o carro já não vale muito.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Como disse o Vanquish, a lei só obriga as companhias a fazerem seguro de Responsabilidade Civil, ou "contra terceiros", como se diz na gíria popular.
                                                    Portanto, eles podem fazer o que lhes apetecer, sendo que o cliente apenas pode procurar uma que faça o desejado.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Shidoshi Ver Post
                                                      O meu irmão fez recentemente seguro de DP num carro que comprou com 8 anos...e é um Alfa, por isso a questão do baixo valor de retoma não se coloca.
                                                      Trabalho numa seguradora e existe um patamar minímo para poder fazer DP. Qual é o carro do teu irmão já agora?

                                                      Claro que as regras diferem de companhia para companhia.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O meu automóvel já tem 18 anitos e continua com seguro de danos próprios.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por maven Ver Post
                                                          E um Alfa tem baixo valor de retoma? É a gasolina? Se for todos os a gasolina tem baixo valor de retoma, se for um JTD epa avisa onde estao os preços baixos porque aqui andam a preço de ouro, queria um para uma amiga mas de 2003 um 147 mJet 8 valvulas 140 cvlos, pedem 14900 euros:s
                                                          O 147 de 140cv é 16 válvulas.

                                                          Somente o Unijet de 115cv e Multijet de 120cv é que são 8 válvulas.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Já está resolvido.
                                                            Disse-lhes para irem ao balcão e a mudança para o seguro original foi feita sem qualquer problema por parte do mediador. Obviamente q não era do interesse dos meus avós chegar lá de cabeça quente e começar a disparar insultos, e felizmente não foi levantada qualquer objecção. A minha avó ainda deu a entender q "podiam fazer o seguro noutra companhia" só em tom de brincadeira, mas o homem deve ter percebido o sentido implícito.

                                                            Só não achei grande piada a terem pago o ano inteiro e, outra coisa q já me deu (novamente) volta à cabeça mas é um problema a tratar pessoalmente, terem avaliado o carro por metade do valor q o simulador me mostrou ontem
                                                            Mas como estava no trabalho, não pude barafustar pelo telefone

                                                            Assim q tiver um dia vou é fazer simulação a outras companhias e para o ano vão mudar o seguro, pois não gostei nada da atitude deste mediador, o q é o suficiente para riscar a seguradora.

                                                            Entretanto à hora de almoço já tinha ligado para a linha de atendimento ao cliente, o q não adiantou de muito pois as informações da apólice só podem ser dadas ao tomador do seguro (e esta, hein?), mas ao menos também me esclareceu q a companhia só recusa seguros de danos próprios a veículos a partir dos 10 anos.

                                                            Obrigado mais uma vez pelas vossas respostas

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X