Anúncio

Collapse
No announcement yet.

andei num 320d e achei a caixa :-(

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    andei num 320d e achei a caixa :-(

    andei no fim de semana num 320d, cerca de 1 hora e apesar de ser a versão de 177cv e modelo touring, posso dizer que não correspondeu às elevadas expectativas que tinha,
    pois o motor é bom, mas não me pareceu fantástico, e a caixa de velocidades não gostei nada, muito rija, a marcha atrás é muito , muito dificil de meter e as mudanças no geral são rijas. a resposta do motor binário/acelaração, é bom, muito bom, mas penso que na comparação com outro motor 2000 diesel de 150~180 cv as diferenças nao serão assim tão grandes.
    por exemplo, a caixa de velocidades de um audi é muito mais suave e agradavel de conduzir no dia a dia, em condução normal.

    nao quer isto dizer que é um mau produto, antes pelo contrário, ou que o motor não é bom. apenas quero dizer que as expectativas muito altas que tinha deste motor/caixa/carro não foram satisfeitas.

    #2
    Se convivesses mais uns dias com ela, provavelmente mudarias a tua opinião. Ou então não


    Cump.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
      andei no fim de semana num 320d, cerca de 1 hora e apesar de ser a versão de 177cv e modelo touring, posso dizer que não correspondeu às elevadas expectativas que tinha,
      pois o motor é bom, mas não me pareceu fantástico, e a caixa de velocidades não gostei nada, muito rija, a marcha atrás é muito , muito dificil de meter e as mudanças no geral são rijas. a resposta do motor binário/acelaração, é bom, muito bom, mas penso que na comparação com outro motor 2000 diesel de 150~180 cv as diferenças nao serão assim tão grandes.
      por exemplo, a caixa de velocidades de um audi é muito mais suave e agradavel de conduzir no dia a dia, em condução normal.

      nao quer isto dizer que é um mau produto, antes pelo contrário, ou que o motor não é bom. apenas quero dizer que as expectativas muito altas que tinha deste motor/caixa/carro não foram satisfeitas.
      Nunca compares bmw (rwd) com audi (fwd) neste forum...

      Parece que é sacrilégio.

      Mas, deixa, que eu concordo contigo...
      Um dos grandes males do 530D da anterior geração era, precisamente, a porra da caixa, que era lenta e desconfortável, precisamente por ser rija.
      O 320D coupe que experimentei em 2007 já era um pouco melhor, mas não tinha o problema resolvido...

      Mas eu sou suspeito já que, para o dia a dia prefiro um Audi a qualquer BMW equivalente...

      Comentário


        #4
        Os comandos dos BMW genericamente são assim: pesados, duros, directos.
        A caixa é mesmo assim, mais dura que a dos outros carros, e quem não está habituado estranha ter de fazer um movimento mais determinado para engrenar as mudanças.
        Em condução desportiva, onde a caixa é utilizada mais "à bruta", as vantagens da caixa mais dura tornam-se evidentes. Outra vantagem, na minha opinião, é que ao fim de 100 mil kms, uma caixa de um BMW mantêm a sua precisão (provavelmente por ser mais dura em nova) ao passo que as caixas muito macias, se tratadas "à bruta" ao fim de 100 mil kms apresentam folgas evidentes.
        Em suma: não era defeito desse carro, as caixas BMW são mesmo assim, é uma característica, alguns apaixonados automóveis mais românticos até as poderão apelidar de caixas mais "puristas"

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
          andei no fim de semana num 320d, cerca de 1 hora e apesar de ser a versão de 177cv e modelo touring, posso dizer que não correspondeu às elevadas expectativas que tinha,
          pois o motor é bom, mas não me pareceu fantástico, e a caixa de velocidades não gostei nada, muito rija, a marcha atrás é muito , muito dificil de meter e as mudanças no geral são rijas. a resposta do motor binário/acelaração, é bom, muito bom, mas penso que na comparação com outro motor 2000 diesel de 150~180 cv as diferenças nao serão assim tão grandes.
          por exemplo, a caixa de velocidades de um audi é muito mais suave e agradavel de conduzir no dia a dia, em condução normal.

          nao quer isto dizer que é um mau produto, antes pelo contrário, ou que o motor não é bom. apenas quero dizer que as expectativas muito altas que tinha deste motor/caixa/carro não foram satisfeitas.
          Algo que é de caras mas que nunca foi falado, que me lembre aqui no forum...E só por aí se vê o tipo de parcialidade que por aqui anda, pois sou da opinião que é um feitio demasiado importante para o conforto de utilização. Agora, sabes que engrenagem mole não é desportivo!

          Comentário


            #6
            Sempre achei a caixa dos bmw muito boa , rija mas muito precisa

            Comentário


              #7
              O conjunto caixa/embraiagem dos Audi é do melhor que se faz na indústria automóvel. Qualquer cepo consegue fazer passagens de caixa perfeitas.

              Os BMW, por seu lado, têm uns comandos algo chatos para andar no dia-a-dia. A embraiagem tem demasiado peso e a caixa exige muita precisão de movimentos. Para andar depressa, é muito rápida, de facto. O problema é que não andamos sempre a tirar tempos.

              A marcha-atrás fica muito junto à primeira velocidade, o que, para quem não está habituado, pode fazer com haja enganos.

              Não é assunto muito falado neste fórum, pois há poucos a passarem de um carro para o outro e ainda há menos que a perceber realmente de carros, acima de tudo, a ser honestos a analisar.

              Também há quem diga que a embraiagem de um Porsche 911 é muito suave, por isso tudo é possível!

              Comentário


                #8
                A caixa rija faz parte da mística da BMW.

                Juntamente com a tracção traseira e com a direcção muito precisa faz com que quem conduz por gosto chegue ao seu destino com um sorriso.

                Claro que para quem conduz só porque quer ir de A a B é melhor um Citroen super confortável e onde se vira o volante ou mete-se outra velocidade com um dedo.

                Quanto à Audi acho que têm um bom compromisso entre os extremos que referi anteriormente. Tal como a Mercedes tem mostrado nos seus modelos mais recentes.

                Comentário


                  #9
                  Nunca conduzi nenhum, mas não gosto de caixas rijas, claro que são carros diferentes mas por exemplo, gosto muito mais da caixa do Polo que a do GP que é muito mais rija.

                  Comentário


                    #10
                    Eu tenho um BMW E39 530d e confirmo que o conjunto embraiagem/caixa é de facto demasiado duro para uma utilização diária e muito rápido numa condução mais "empenhada". A questão é que em 99% do tempo em que conduzo, faço-o sem ser em attack mode...

                    Esse problema nos BMW é facilmente resolvido com a opção pela caixa auto... e mantêm-se todas as demais qualidades dinâmicas.

                    Aliás neste momento estou tão fã das caixas auto (tenho acumulado alguns milhares de kms com a fabulosa 7G-Tronic da MB e experimentado durante algumas centenas a DKG da BMW), que o meu próximo carro terá certamente esse extra (bem mais importante para mim do que o xénon ou outras mariquices afins).

                    Com o aquecimento do motor (e talvez o hábito), acabas por inconscientemente achar que o conjunto embraiagem/caixa não é tão duro quanto isso...na verdade, o que acontece é que a dureza continua toda lá, mas de tanta pancada que levas já achas normal...

                    Já quase só sinto que esse conjunto é duro em prolongadas filas de trânsito com muita 1.ª e 2.ª (chega a provocar-me dores no pé esquerdo ). O que vale é que as aptidões dinâmicas do meu fiel E39 acabam por compensar isso.

                    Quanto à "marcha-ré" aí acho que é mesmo só uma questão de hábito, pois nunca arranha: basta deslocares a manete para a esquerda e, quando sentires uma resistência, fazes um pouco de pressão para a esquerda e entra lindamente.

                    Os BMW não são os melhores carros do mundo: têm qualidades e defeitos como quaisquer outros automóveis...creio que o seu sucesso deve-se a que muita gente (sobre)valorize, em termos relativos, essas qualidades tradicionalmente associadas à marca.

                    Eu não tenho problemas em afirmar que sou um deles, ainda que isso não me cegue de admitir os defeitos destes carros.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                      Algo que é de caras mas que nunca foi falado, que me lembre aqui no forum...E só por aí se vê o tipo de parcialidade que por aqui anda, pois sou da opinião que é um feitio demasiado importante para o conforto de utilização. Agora, sabes que engrenagem mole não é desportivo!

                      por acaso creio que ja foi discutida aqui num topico, que mais 1 vez deu guerra

                      Comentário


                        #12
                        fico contente por ver que afinal nao sou o unico, pois até cheguei a pensar que fosse algum problema do carro em particular, pois tenho ouvido/lido tanto sobre o binomio caixa/motor do 320d que confesso que fiquei surpreso.

                        em relação ao motor, quem puder dar tambem uma opiniao honesta, pode confirmar que o motor numa avaliação de 0 a 10 na escala honesta estará num nivel 8 (ou 9) juntamente com outros motores equivalentes. (reservo a nota 10 para os 2000 bi-turbo)

                        Comentário


                          #13
                          aparece com alguma frequencia aqui a duvida entre o 320d e A4/A5, ou outro qualquer.
                          (deixando desde já uma resalva que a questão da caixa do bmw possa ser questão de habito)
                          mas, muitas vezes um test drive é basicamente suficiente para decidir, pois no meu caso, se estivesse na duvida (o que infelizmente nao acontece), apos testar os dois, escolhia o audi pela facilidade / conforto, e como 99% das vezes não ando no modo racing, parece-me que o conforto de utilização no dia a dia é muito melhor.
                          Ou então, ia para a opção auto :-) e aí voltava tudo à estaca zero.

                          Comentário


                            #14
                            Eu quando comprei o meu 320d, há 10 anos, vinha duma caixa dum Rover (julgo que a caixa era Honda) e também era durinha e precisa. Gostei da do BMW.
                            Sempre gostei bastante de molas que centrassem bem a alavanca na 3ª/4ª.
                            Mas tenho uma amiga que teve um 320d na mesma altura e não gostou... agora tem um mercedes com caixa auto e adora.

                            A marcha atrás, realmente no princípio é dura, é questão de hábito e de dar algum uso à caixa... Mas não ficas com dúvidas entre a 1ª e a marcha atrás...

                            Se estiveres habituado a meter mudanças dum gesto só, empurrando a alavanca na direção do centro (3ª/4ª) para a mudança que queres, com a mão com a inclinação certa, a caixa é uma delícia. Se andas a descrever os Hs já não...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
                              Algo que é de caras mas que nunca foi falado, que me lembre aqui no forum...E só por aí se vê o tipo de parcialidade que por aqui anda, pois sou da opinião que é um feitio demasiado importante para o conforto de utilização. Agora, sabes que engrenagem mole não é desportivo!
                              Já se falou já.
                              Aliás o JGTB já o mencionou várias vezes, até quando andei com um série 1 como carro de substituição, avisou-me que no dia a seguir, porque ia fazer uma viagem relativamente grande, não iria achar tanta graça ao carro.

                              Agora quando houver quem tenha coragem de dizer que o carro é desconfortavel, o espaço interior é médio para o segmento para ser simpático e a mala da touring é uma piada! Isso é que vai ser bonito.

                              Mas não faz mal, porque isto é tudo mistica e tradição desportiva! Porque todos os clientes são àvidos de emoçoes fortes! Aliás, aqui na empresa vês isso, toda a gente escolheu as 318d porque são rwd e têm um óptimo comportamento dinâmico! É ve-los a queixar-se de serem duras, da caixa e da mala pequena.

                              Não queria era deixar de referir que o motor é realmente muito interessante.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
                                Os comandos dos BMW genericamente são assim: pesados, duros, directos.
                                A caixa é mesmo assim, mais dura que a dos outros carros, e quem não está habituado estranha ter de fazer um movimento mais determinado para engrenar as mudanças.
                                Em condução desportiva, onde a caixa é utilizada mais "à bruta", as vantagens da caixa mais dura tornam-se evidentes. Outra vantagem, na minha opinião, é que ao fim de 100 mil kms, uma caixa de um BMW mantêm a sua precisão (provavelmente por ser mais dura em nova) ao passo que as caixas muito macias, se tratadas "à bruta" ao fim de 100 mil kms apresentam folgas evidentes.
                                Em suma: não era defeito desse carro, as caixas BMW são mesmo assim, é uma característica, alguns apaixonados automóveis mais românticos até as poderão apelidar de caixas mais "puristas"
                                Subscrevo...

                                Além disso, quanto à marcha-atrás, a maior parte das pessoas comete o erro de puxar a manete suavemente para a esquerda até ao ponto de resistência, e depois tem que fazer uma força bruta para passar desse ponto mais para a esquerda afim de conseguir meter a MA. O movimento deve ser único e determinado, e é uma coisa que rapidamente se torna fácil, natural e que nunca falha...

                                Para que fique claro, eu acho que os comandos em geral são pesados...eu já estou tão habituado que para mim é o ideal...para uma utilização relaxada, de dia-a-dia, comparados por ex ao de um audi, mas o reverso da medalha é que as caixas são muito precisas, rápidas, a MA entra sempre e duuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuram muitos kms com essas mesmas qualidades e rapidez.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                  Já se falou já.
                                  Aliás o JGTB já o mencionou várias vezes, até quando andei com um série 1 como carro de substituição, avisou-me que no dia a seguir, porque ia fazer uma viagem relativamente grande, não iria achar tanta graça ao carro.

                                  Agora quando houver quem tenha coragem de dizer que o carro é desconfortavel, o espaço interior é médio para o segmento para ser simpático e a mala da touring é uma piada! Isso é que vai ser bonito.

                                  Mas não faz mal, porque isto é tudo mistica e tradição desportiva! Porque todos os clientes são àvidos de emoçoes fortes! Aliás, aqui na empresa vês isso, toda a gente escolheu as 318d porque são rwd e têm um óptimo comportamento dinâmico! É ve-los a queixar-se de serem duras, da caixa e da mala pequena.

                                  Não queria era deixar de referir que o motor é realmente muito interessante.
                                  Aí é que está, muita gente compra por comprar, porque não conhecem minimamente os carros que vao comprar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    É mesmo uma questão de hábito. Para manusear a caixa é necessário fazer um pouco de força, mas por outro lado, é muito precisa. Contrariamente a um comentário anterior, não me parece que haja qualquer tipo de confusão entre a 1º e marcha atrás. Para meter a marcha atrás é necessário fazer mais força e sente-se "um estalo" quando se puxa ao punho para o lado esquerdo.

                                    Ao contrário de muitas caixas moles que já experimentei e tenho noutros carros, na da touring nunca tive dificuldade em engrenar a marcha atrás, entra sempre à primeira.

                                    Após a primeira semana de condução diária fica-se perfeitamente à vontade com a caixa... e quando pegas num carro com caixa mole até faz confusão. Quando voltei a pegar no Golf até pensei que o punho estava desencaixado

                                    Confesso que ao inicio também estranhei... mas hoje em dia, não a trocava por nenhuma outra caixa manual.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Em relação ao motor, só olhando para os números é que se vê que é realmente bom. Ou seja, a andar, como a potência é entregue sempre da mesma forma, quando sentimos a aceleração.

                                      Mas os carros andam bastante bem. Não esquecer que um 320d já faz menos de 8s 0-100 km/h, que é um valor digno de um pequeno desportivo, tipo Mini Cooper S ou Abarth Punto.

                                      Se passarem para um 330d ou 335d, já vão achar que aquilo anda nas horas, o que é realmente verdade. Aí, sente-se mesmo que o motor tem um pulmão inesgotável.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                        Aí é que está, muita gente compra por comprar, porque não conhecem minimamente os carros que vao comprar.
                                        Exacto!
                                        Tive um colega que queria comprar uma carrinha para substituir o seu antigo Jetta, porque ia ser pai.
                                        Opções: Audi A4 Avant e Série 3 Touring.
                                        Eu disse-lhe: "vais ser pai e queres essas?!? Precisas de espaço!"

                                        Conclusão: comprou a BMW mas anda sempre com as tralhas todas e o puto no jipe Discovery, porque "tem uma mala melhor"

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por TripleT Ver Post
                                          ...
                                          Claro que para quem conduz só porque quer ir de A a B é melhor um Citroen super confortável e onde se vira o volante ou mete-se outra velocidade com um dedo.

                                          ...
                                          Há quantos anos não andas num Citroen?

                                          Eu tenho um C4 Coupé e olha que essas coisas que dizes não se adequam nada!!
                                          Virares o volante e meteres mudanças com uma mão?
                                          A direcção, embraiagem e caixa são pesadas.
                                          A suspensão não é do mais confortável também...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Essa de o serem duras é para durarem muito, é muita teoria desculpem lá.

                                            Já conduzi muitos mercedes com mais de 200000/300000 e as caixas continuavam a operar sem problemas.
                                            Já conduzi um accord de renting, que foi entregue com 245000 kms, a caixa continuava tão suave como quando era novo.

                                            Comentário


                                              #23
                                              pegando por exemplo (e é mesmo só 1 exemplo, podia ser outro qualquer) nos motores cr 2.0 de 143 e de 170, entre estes dois existe uma diferença na potencia, nas acelarações, nos consumos, etc
                                              mas, o motor de 143 é mais homogeneo, linear, suave, fiavel (?), mas ainda assim, diria que 90 % das vendas entre estes 2 motores são da versão de 170cv ? porquê ? será que para o uso normal da maioria das pessoas que compra um diesel 2.0 não chega o de 143 cv ? ainda por cima tem consumos mais baixos ?

                                              sem querer colocar gasolina na fogueira, mas será que algumas pessoas não estão a comprar gato por lebre, sem saber muito bem porquÊ ?
                                              isto para fazer uma comparação com a condução do bmw e com os motoros aplicados,
                                              bem sei que o carro é bonito, bem construido, tem status, é BOM (ou mesmo muito bom), mas no caso concreto é de uma srª que foi o marido que escolheu e ela não gosta nada de o conduzir !! e não, não aceita trocas com nenhum membro do forum (já perguntei para mim )

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                                pegando por exemplo (e é mesmo só 1 exemplo, podia ser outro qualquer) nos motores cr 2.0 de 143 e de 170, entre estes dois existe uma diferença na potencia, nas acelarações, nos consumos, etc
                                                mas, o motor de 143 é mais homogeneo, linear, suave, fiavel (?), mas ainda assim, diria que 90 % das vendas entre estes 2 motores são da versão de 170cv ? porquê ? será que para o uso normal da maioria das pessoas que compra um diesel 2.0 não chega o de 143 cv ? ainda por cima tem consumos mais baixos ?

                                                sem querer colocar gasolina na fogueira, mas será que algumas pessoas não estão a comprar gato por lebre, sem saber muito bem porquÊ ?
                                                isto para fazer uma comparação com a condução do bmw e com os motoros aplicados,
                                                bem sei que o carro é bonito, bem construido, tem status, é BOM (ou mesmo muito bom), mas no caso concreto é de uma srª que foi o marido que escolheu e ela não gosta nada de o conduzir !! e não, não aceita trocas com nenhum membro do forum (já perguntei para mim )
                                                Andei uns dias com uma Passat CC de 170cv e também achei o motor demasiado amorfo em baixa e a caixa mal escalonada para aquele motor.
                                                Por duas vezes foi abaixo por não aguentar subir em baixa rotação.

                                                Entretanto acho que deve funcionar muito bem em conjunto com uma DSG

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Há vários tipos de compradores para os automóveis, sendo que os carros premium nem sempre são comprados por quem entende, ou liga, alguma coisa a isto dos automóveis.

                                                  Um dos principais factores de compra de um carro premium é a imagem que o mesmo transmite. Uma mulher que usa uma mala Louis Vitton e pega no Iphone para ligar o marido, não quererá andar de Renault ou Seat.

                                                  Isto acontece com vários bens materiais e é algo que eu até entendo.

                                                  Depois, temos as pessoas que compram um BMW por ser realmente um carro muito bom, ou porque gostam da dinâmica, ou outra coisa qualquer.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    é claro que este tipo de discussão dá pano para mangas, mas da experiencia que tive no 320coupé gostei da caixa dura mas precisa, tou mto habituado a caixa do tipo vw mas gostei, engraçado pois nunca tinha experimentado foi a marcha atras que parece que nao quer entrar, parece mas entra

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Se as pessoas não sabem bem o que estão a comprar... problema delas!
                                                      Espero bem que a BMW nunca caia na tentação de fazer caixas, direcções e pedais muito levezinhos (ao melhor estilo Renault) senão descaracteriza-se completamente, e num mundo onde todas as marcas estão cada vez mais iguais umas às outras, é bom saber que ainda vão havendo algumas marcas que mantêm inalteradas as suas características mais básicas, são essas características que fazem a condução de um BMW... a condução de um BMW (ou seja, típica da marca) senão uma pessoa conduzia um BMW e no fim se não reparasse no símbolo nem sabia que carro tinha conduzido.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por RODA5 Ver Post
                                                        e quando pegas num carro com caixa mole até faz confusão. Quando voltei a pegar no Golf até pensei que o punho estava desencaixado
                                                        Eu às vezes tenho de pegar nalguns comerciais... que confusão que aquelas caixas e direções me fazem, tão moloides.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                          O conjunto caixa/embraiagem dos Audi é do melhor que se faz na indústria automóvel. Qualquer cepo consegue fazer passagens de caixa perfeitas.

                                                          Os BMW, por seu lado, têm uns comandos algo chatos para andar no dia-a-dia. A embraiagem tem demasiado peso e a caixa exige muita precisão de movimentos. Para andar depressa, é muito rápida, de facto. O problema é que não andamos sempre a tirar tempos.

                                                          A marcha-atrás fica muito junto à primeira velocidade, o que, para quem não está habituado, pode fazer com haja enganos.

                                                          Não é assunto muito falado neste fórum, pois há poucos a passarem de um carro para o outro e ainda há menos que a perceber realmente de carros, acima de tudo, a ser honestos a analisar.
                                                          Subcrevo na integra esta opinião. Disse exactamente o mesmo no meu diário de bordo dos carros que vou tendo.

                                                          Esta dureza de todos os comandos, foi um dos principais motivos porque não tive coragem dar o dinheiro que pediam por uma 320d nova.

                                                          Acabei por trocar a A4 pela 320d, apenas pq arranjei um bom negócio em 2.ª mão, podendo vender a 320d quando me fartar sem perder muito dinheiro.

                                                          Mas de facto, para o dia-a-dia é um carro "chato" de se conduzir, pois todos os comandos são muito pesados, e então quando tenho o azar de apanhar filas de trânsito, andar em 1ª e 2ª é um martírio.

                                                          A minha mulher, por exemplo, detesta condizir a carrinha por isso mesmo. Mas é que detesta mesmo, só a conduz quando tem mesmo, mesmo, mesmo que ser.

                                                          No entanto, há que reconhecer, que quando é para andar depressa, não há pai para ela. É o carro que tive até hoje que mais confiança me transmite e mais gozo me dá. Porém, como já bem disseram aqui, em 99% do tempo ando numa condução tranquila.

                                                          Também concordo que a mala da touring fica um poco áquem do desejável.
                                                          Editado pela última vez por BPacheco; 19 July 2010, 13:09.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Fogo! Perante o que leio aqui, ainda bem que o dono de um stand onde quis testar uma 520d usada não me deixou fazer o test-drive!

                                                            E agora uma questão que talvez poucos saibam responder: será que se nota muita diferença entre um BMW a gasóleo e outro a gasolina??

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X