Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Filtros de Particulas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Filtros de Particulas

    Na sequencia deste topico:
    http://forum.autohoje.com/forum-gera...30-000eur.html

    Tenho uma duvida mais "existencial"...afinal que problemas/soluções existem nos filtros de particulas...neste forum e outros locais tenho visto um sem numero de situações que me preocupam.

    Particularmente em monovolumes que histórias (boas e más) é que há...ja vi por ai o seguinte:

    - Na Citroen (c4 GPicasso) aos 80.000 paga mais de 1000EUR pela manutenção
    - Na Mazda pode ter de trocar o óleo todos os anos a uns 150EUR por ser um oleo especial
    - Na VW acende uma luz e o carro pede para ir "passea" para a autoestrada...e pode ter de fazer isto todas as semanas
    - NA ford acende a luz...e mesmo assim são 1400 EUR para trocar o filtro

    Isto e historias sobre meios de remover o filtro...ou avarias graves provocadas por ma manutenção...por exemplo nos topicos:
    http://forum.autohoje.com/boxes/8155...us-onde-2.html
    http://forum.autohoje.com/forum-gera...mazda-6-a.html

    Algum palpite (particularmente Citroen, Peugeot e Toyota)?

    #2
    Se é diesel, nao tens propriamente muitas hipoteses de comprar sem FAP.

    No meu caso, Ford Focus, com 5000km ainda nao se queixou uma unica vez.

    No entanto conheço bem um caso duma Golf variant 1.6Tdi nova, que ja foi à volkswagen limpar o FAP umas 5 vezes.
    A questão é que ele tem o carro, mas nao faz mais de 10km de cidade por dia. Basicamente tem que ir à auto estrada aos fins de semana, para fazer o ciclo de regeneração do filtro, caso contrario enche e entra em safe mode.

    Normalmente tem que se fazer a manutenção do filtro por volta dos 100mil km, ha quem tenha que fazer aos 80 mil, à quem tenha que fazer aos 120 mil, mas mais tarde ou mais cedo la vai ter que ser...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por WarMode Ver Post
      (...) Basicamente tem que ir à auto estrada aos fins de semana, para fazer o ciclo de regeneração do filtro, caso contrario enche e entra em safe mode. (...)
      Mas então...SE fizer uns 70/100km (quase) todos os fds chega? Terão de ser "seguidos"...e quantos? (já sei que deve variar...mas era para ter uma ideia...é que os vendedores são pouco "claros" nisto)

      Normalmente tem que se fazer a manutenção do filtro por volta dos 100mil km, ha quem tenha que fazer aos 80 mil, à quem tenha que fazer aos 120 mil, mas mais tarde ou mais cedo la vai ter que ser...
      E custos?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por AVSF Ver Post
        Mas então...SE fizer uns 70/100km (quase) todos os fds chega? Terão de ser "seguidos"...e quantos? (já sei que deve variar...mas era para ter uma ideia...é que os vendedores são pouco "claros" nisto)


        E custos?
        A questão é que o ciclo de regeneração, precisa que o carro chegue a uma temperatura alta, para que se dê a inceneração das particulas na FAP.

        Se fizeres autoestrada de vez em quando, no minimo uma meia hora sem ires a pastelar, nunca hás-de ter chatices. Eu ando, por enquanto, a fazer diariamente 30 a 50km de cidade por dia. E fim de semana sim, fim de semana não, faço uns 200km/300km para ir à terra.

        Ate agora nao tive problemas nenhuns.


        Pelo que sei estas manutenções à FAP, andam sempre na ordem de 1000/1200/1400/1500 euros. Depende de marca para marca.

        A questão é que os motores diesel são desenvolvidos para um tipo de utilização muito especifica. Pelo que comprar um diesel para fazer vida citadina diária, nunca é boa ideia. Agora com esta historia da FAP ainda mais se verifica isto.
        A ideia da FAP ate é bastante engenhosa... e resulta ate bastante bem, as grandes desvantagens é a perda de potencia, e a manutenção cara. Supostamente quando começar a proliferar FAPs de marca genérica, os preços baixaram.

        Alguem citou o exemplo dos catalizadores, quando sairam pela primeira vez. Enfim, esperar para ver.

        Comentário


          #5
          Renault com FAP não precisa de manutenção tem garantia vitalicia, desde que se cumpra as normas do construtor, e isso só implicafazer as manutenções na marca, e quando acende a luz do FAP, a indicação do construtor é apenas fazer alguns km com o conta rotações nas 2000rpm até a luz acender. Caso isto seja cumprido nunca havera problemas com o FAP, e caso haja a marca assume a despesa.

          Comentário


            #6
            Here we go again .


            Nas outras marcas não sei mas acerca dos Mazda equipados com os DPF nos motores 2.0 MZR-CD já posso falar.

            Conduzo diariamente um dos seguintes carros: Mazda 6 (facelift, o tal que introduziu o filtro anti-partículas) ou Mazda 5 ambos com a mesma motorização, logo com DPF.

            No início houve casos de unidades com problemas relacionados com a regeneração do filtro ou a falta dele. A Mazda foi tentando várias soluções até chegar a uma reprogramação (com chamada aos concessionários) para todos os carros equipados com DPF. Daí para cá desconheço casos.

            Conheço pessoas que faziam uma utilização meramente citadina, a velocidades muito baixas, sem que o carro atingisse sequer a temperatura óptima de funcionamento - o que é obra visto que o carro em andamento aquece bastante rápidamente - tendo como consequência o carro entrar em safe mode e em último caso ter de passar por um concessionário.

            A minha experiência em 4 anos e meio de Mazda 6 e 3 de Mazda 5 diz-me o seguinte: é meter gasóleo e andar. Nestes anos todos a luz do DPF acendeu-se uma única vez no 6, numa altura em que realizei os tais percursos citadinos muito curtos sem que o carro aquecesse, o que comprova o que afirmei anteriormente. Não foi necessário ir para uma AE mas tão somente conduzir acima das 2500 rpm em 3/4ª durante uns minutos e a luz apagou-se. Não foi necessário ir a um concessionário, mudar óleo etc. Foi só andar com o carro. Este caso verificou-se há uns 3 anos.

            Daí para cá os custos associados aos dois carros resumem-se a: gasóleo, revisões, pneus e seguro (para além dos produtos de limpeza).


            Esta é a minha experiência com os dois modelos em causa.

            Espero ter ajudado de alguma forma.


            Cpts e Viagens Seguras.

            Comentário


              #7
              Atençao que nem sempre que a luz DPF liga é para regenerar. Falo experiencia minha. Semana passada deixei la o Mazda 6 2.0 MRZ de 2008 , 110.000km e luz DPF ligada, quando me disseram que era luz indicar que precisava fazer revisao, visto o carro ter regenerado uns km's antes.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Mashahiro Ver Post
                Atençao que nem sempre que a luz DPF liga é para regenerar. Falo experiencia minha. Semana passada deixei la o Mazda 6 2.0 MRZ de 2008 , 110.000km e luz DPF ligada, quando me disseram que era luz indicar que precisava fazer revisao, visto o carro ter regenerado uns km's antes.
                Provalvemente o Oleo já tinha mais de 20000 kms feitos ou mais de 12 meses de utilização.

                Tenho uma Mazda 5 e como diz o Enter Sadman tem sido ao longo dos ultimos 3 anos e meio , meter gasóleo , fazer as revisões e andar.

                O custo do oleo para 5 litros no caso do Mazda 2.0 MRZ-CD orça em cerca de 100 Euros a 125 Euros.

                Comentário


                  #9
                  O meu não tem e eu não percebo muito da coisa.Mas em circuitos citadinos a FAP's podem passado uns tempos começar a ter uns problemazitos.
                  Se estiver errado digam.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                    O meu não tem e eu não percebo muito da coisa.Mas em circuitos citadinos a FAP's podem passado uns tempos começar a ter uns problemazitos.
                    Se estiver errado digam.
                    Desde que de vez em quando se leve o carro à AE, nc haverá problems.
                    Tal como disse mais abaixo:
                    "Basicamente tem que ir à auto estrada aos fins de semana, para fazer o ciclo de regeneração do filtro, caso contrario enche e entra em safe mode."

                    Comentário


                      #11
                      Muita atenção com os óleos usados em motores equipados com filtros de partículas.
                      Este pode ser decisivo entre ter ou não ter problemas de entupimento dos filtros.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por EnterSandman Ver Post
                        Here we go again .
                        Não encontrei uma abordagem "completa" deste assunto...e já agora...o que refiro para o Mazda 5 foi-me dito DIRECTAMENTE pelo vendedor da marca...e apresentou como VANTAGEM o não ter de fazer as tais manutenções caras aos 100.000 ou afins...

                        Estava mesmo curioso de saber como é na Peugeot e na Toyota...alguém sabe?

                        Comentário


                          #13
                          Os filtros que equipam os 2.0 MRZ-CD (não sei se assim o são nos novos 2.2) são vitalicios não precisando de manutenção ou substituição.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por HugoSantos Ver Post
                            Os filtros que equipam os 2.0 MRZ-CD (não sei se assim o são nos novos 2.2) são vitalicios não precisando de manutenção ou substituição.
                            É isso que está escrito no manual do carro?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                              É isso que está escrito no manual do carro?
                              Sim.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por WarMode Ver Post

                                No entanto conheço bem um caso duma Golf variant 1.6Tdi nova, que ja foi à volkswagen limpar o FAP umas 5 vezes.
                                A questão é que ele tem o carro, mas nao faz mais de 10km de cidade por dia. .
                                Essa pessoa precisava mesmo de um veículo a diesel?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                  Essa pessoa precisava mesmo de um veículo a diesel?
                                  Carro de empresa.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por WarMode Ver Post
                                    Carro de empresa.
                                    Má gestão.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por HugoSantos Ver Post
                                      Os filtros que equipam os 2.0 MRZ-CD (não sei se assim o são nos novos 2.2) são vitalicios não precisando de manutenção ou substituição.
                                      Exactamente.

                                      Originalmente Colocado por AVSF Ver Post
                                      Não encontrei uma abordagem "completa" deste assunto...e já agora...o que refiro para o Mazda 5 foi-me dito DIRECTAMENTE pelo vendedor da marca...e apresentou como VANTAGEM o não ter de fazer as tais manutenções caras aos 100.000 ou afins...

                                      Estava mesmo curioso de saber como é na Peugeot e na Toyota...alguém sabe?
                                      Sem problema, é um assunto recorrente quando se aborda Mazda 6 ou 5 daí a minha expressão.

                                      Sim, é uma vantagem pois parte-se do princípio de que pelo menos uma revisão anual (20 mil kms ou 1 ano) é efectuada ao veículo na qual se muda o óleo, filtros etc. pelo que não acresce custos como se fosse uma operação à parte.

                                      Nas outras marcas apenas sei que o filtro não é vitalício (€).


                                      Cpts e Viagens Seguras.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por HugoSantos Ver Post
                                        Má gestão.
                                        De quem? Carros de empresa nem sempre é para quem precisa, mas como complemento de salário. Como toda a gente precisa de um carro, nem que seja para 10km diários....

                                        Para a empresa gasóleo penso que seja melhor por questões de impostos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por HugoSantos Ver Post
                                          Sim.
                                          E qual a duração média que eles atribuem ao motor, 240.000km?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por air Ver Post
                                            De quem? Carros de empresa nem sempre é para quem precisa, mas como complemento de salário. Como toda a gente precisa de um carro, nem que seja para 10km diários....

                                            Para a empresa gasóleo penso que seja melhor por questões de impostos.

                                            Fugindo um pouco ao assunto do tópico queria só concluir o meu raciocínio relativamente à minha afirmação anterior.

                                            Assim:
                                            1. Baseando-me no exemplo da viatura avariar 5 vezes em tão reduzido espaço de tempo contabilizei como má gestão o tempo perdido pelo utilizador da viatura em deslocações à oficina em prejuízo da sua produtividade.
                                            2. Sei que normalmente estes tipo de veículos, têm contractos de manutenção e que nada é imputado em matéria de despesas .



                                            Originalmente Colocado por BrunoD Ver Post
                                            E qual a duração média que eles atribuem ao motor, 240.000km?
                                            Gostava de saber donde veio esse valor ...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por HugoSantos Ver Post
                                              Má gestão.
                                              Não tem a ver com gestão. A frota da empresa é basicamente Golfs variant e Passats, todos TDi. Esse meu amigo trabalha a 5km do local onde esta colocado, e o carro faz parte do acordo de contractação. A ele nao lhe interessa. E os problemas foram todos resolvidos pela VW.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por HugoSantos Ver Post
                                                Gostava de saber donde veio esse valor ...
                                                Estava a tentar encaixar a palavra "vitalícia" neste contexto, mas já vi que fui mal entendido...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Não é uma questão de ser mal entendido, mas eu perceber se foram tidas em conta metricas para o que a Mazda considera vitalicio.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por AVSF Ver Post
                                                    Na sequencia deste topico:
                                                    http://forum.autohoje.com/forum-gera...30-000eur.html

                                                    Tenho uma duvida mais "existencial"...afinal que problemas/soluções existem nos filtros de particulas...neste forum e outros locais tenho visto um sem numero de situações que me preocupam.

                                                    Particularmente em monovolumes que histórias (boas e más) é que há...ja vi por ai o seguinte:

                                                    - Na Citroen (c4 GPicasso) aos 80.000 paga mais de 1000EUR pela manutenção
                                                    - Na Mazda pode ter de trocar o óleo todos os anos a uns 150EUR por ser um oleo especial
                                                    - Na VW acende uma luz e o carro pede para ir "passea" para a autoestrada...e pode ter de fazer isto todas as semanas
                                                    - NA ford acende a luz...e mesmo assim são 1400 EUR para trocar o filtro

                                                    Isto e historias sobre meios de remover o filtro...ou avarias graves provocadas por ma manutenção...por exemplo nos topicos:
                                                    http://forum.autohoje.com/boxes/8155...us-onde-2.html
                                                    http://forum.autohoje.com/forum-gera...mazda-6-a.html

                                                    Algum palpite (particularmente Citroen, Peugeot e Toyota)?

                                                    Quem te contou isso está errado. Os motores HDI já desde 2004 que fazem a manutenção do filtro aos 120.000 ou mais dependendo do motor.

                                                    Os de 80.000kms eram os de 1ª geração: 2.0 HDI 110 e o 2.2 HDI 136. ;)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Falaram-me que essa questão do filtro anti-part. dá para tirar o filtro, limpar, meter um líquido próprio...e fica praticamente novo! Talvez por uns 200€! Isto no caso da minha Ford Focus 1.6 TDCI...nos outros não sei!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Apesar de haver, felizmente, utilizadores de Mazda 5 e 6 sem problemas no DPF, basta visitar os fóruns da marca, principalmente espanhois (o maior fórum Mazda português abafa os problemas), e o que se pode ler é um filme de terror.

                                                        É precisamente nesta marca que conheço mais problemas de DPF, seja em Mazda 5, 6, modelo GG ou GH 2.0... Se no GH já não há tanto a questão da luz acender (acende quando é para ir à revisão), quem faz cidade vai ver o óleo a chegar ao X num ápice, as trocas podem inclusivamente ser a cada 5000km ou menos.

                                                        E os recalls da Mazda não mudaram nada no modo de funcionamento do DPF, simplesmente mexeram com a rotação a que permite regenerar e o espaçamento entre regenerações. O gasóleo por queimar quando se interrompe uma regeneração continua a depositar-se no cárter e a contaminar o óleo. E há a anedótica trocada vareta pela que tem o X, que basicamente diz até onde pode subir o nível do óleo. Casos de motores a desalvorar porque o seu dono não vê o óleo diariamente é aos magotes.

                                                        A solução é só uma: tentar perceber quando o carro está a regenerar, e se estiver a fazê-lo na chegada ao destino, ir dar uma voltinha higiénica até acabar a regeneração. E ver o óleo diariamente...

                                                        Nos VAG é fácil, detecta-se pela rotação a que está o ralenti. E neste grupo, só em casos de utilização consecutiva em cidade em trajectos muito pequenos conheço casos, que se resolvem na maioria das vezes com a voltinha higiénica em auto estrada.

                                                        Os vendedores nada dizem disto, e as pessoas que fazem muita cidade são enganadas, pois só vão poder ler o manual do carro depois de o comprarem...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver Post
                                                          Apesar de haver, felizmente, utilizadores de Mazda 5 e 6 sem problemas no DPF, basta visitar os fóruns da marca, principalmente espanhois (o maior fórum Mazda português abafa os problemas), e o que se pode ler é um filme de terror.

                                                          Não partilho da tua opinião quanto ao forum Mazdapt.com .

                                                          E se procuras no google encontraras relatos/videos de Audi, VW, BMW, Merceders, etc, etc com o mesmo problema e com o tal desalvorar do motor.

                                                          Quanto à Mazda desde o ultimo recall, não tenho tido conhecimento de questões relacionadas com o DPF como até então iam acontecendo.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por HugoSantos Ver Post
                                                            Não partilho da tua opinião quanto ao forum Mazdapt.com

                                                            Quanto à Mazda desde o ultimo recall, não tenho tido conhecimento de questões relacionadas com o DPF como até então iam acontecendo.
                                                            Procura no fórum mazda, que vais encontrar, se ainda não apagaram os posts. Falo, pelo menos, de uma 5 de 2009 e um 6 GH deste ano.

                                                            Este com 1900kms o dono já não o pode ver à frente:

                                                            Tenho um Mazda 6 com cerca de 1900km, quando o comprei já tinha ouvido falar dos dpf mas quando disse ao vendedor que faço 30km diários 15 de manha 15 de regresso a uma velocidade media de 30km/hora, ele respondeu que só tinha de ter cuidado quando a luz acendesse, deveria então fazer alguns km a uma velocidade constate até ela apagar, mesmo isso achei ridículo, pois andar as voltas a gastar gasóleo e perder tempo (sabe lá quando a porcaria da luz vai acender).

                                                            Agora constato que o sistema também faz com que o gasóleo se misture com o óleo estragando os dois, (e baratos que eles são).

                                                            Se o carro não é compatível com pequenos trajectos o vendedor deveria ter desaconselhado, porque é que a mazda não faz como as outra marcas é introduz um quinto injector no escape para evitar a contaminação do óleo,mas deve ser por razões meramente economicistas.

                                                            Todos os carros deveriam funcionar bem em qualquer que seja o uso que lhe é dado.
                                                            Mazda 5 de 2009:

                                                            Então começa assim, vou tentar resumir!

                                                            1- Aquisição de M5 na Nipauto em Faro a 2 de Abril de 2009 (com parrott e sensores)
                                                            2- Após 70km (1ª regeneração dpf) a carrinha parada no semáforo começa a abanar e parece que a qualquer momento vai abaixo (3 cilindros),
                                                            3- Contacto imediatamente vendedor da Nipauto e diz é só dar um pouco de calor que deixa de abanar...?? (eu na santa ignorância DPF), dei um pouco de calor e passou. média consumos 9,5L
                                                            4- Como faço 100km por dia na A22 e depressinha (160, 180) não notei nada de especial durante 1,5 meses. (sem A/C ligado)
                                                            5- Em Maio durante o fds senti outra vez a carroceria a abanar mas à séria (a minha filha até me perguntou "papá quem está a abanar o carro?), saí e vi o bloco quase a bater dos lados, literalmente.
                                                            6- Contacto Nipauto e vamos testar, guerra com carro de substituição (conto de outra vez OK?)
                                                            7- Carro entregue carro igual, mais 4 ou 5 visitas de testes e nada carro igual, aquí a coisa azedou, Julho-Hotelaria-carro parado- contactei a Mazda Motor Portugal (MMP), e expliquei, vamos falar com a Nipauto. total cerca de 40 mails e 4 cartas registadas.
                                                            8- Setembro 2009, 15.000km mais 2 X na Nipauto e népia, contacto Mazda Motor Europe (MME), falo D fluentemente..(depois digo-vos o que diz o forum D é fantástico!). atenciosos e contactam MMP, engº vem de LX e testa 500km.
                                                            9- Resposta MMP- A vibração do motor que relata, aquando da regeneração automática do DPF somente acontece com A/C connectado, não sendo um defeito mas uma carecteristica comum a todos M5 e que no seu caso é mais acentuada". Passei-me compro um carro e não posso ligar o A/C?? No Algarve??
                                                            10- Passado 2 meses tento negociar a venda, aí meu santo.... proposta de retoma inacreditável!! (conto noutro tópico OK)
                                                            11- O carro àlem de abanar com AC começa tambem a fazê-lo com luzes ligadas, fechar abrir vidros, travar. Até que começõu a ir abaixo em aproximação de rotundas, aí reação imediata MMP
                                                            12- Visita novamente Engº de LX e fiz test drive 350km, e mostrei-lhe todos os pontos fracos da M5 que eu notava. depois relato OK
                                                            Editado pela última vez por 5k2tbm; 22 July 2010, 10:15.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X