Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Extras...util ou luxo?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Extras...util ou luxo?

    Boas,

    Na sequencia da minha escolha de um carro novo, tenho notado que existem agora alguns "extras" dos quais tenho duvidas...nomeadamente nos espelhos.

    Um espelho electrocormatico...funciona bem? Estou "habituado" a ter de mudar a orientação do espelho de noite quando me aparece um gajo de "maximos" atrás...este tipo de espelhos elimina este problema? Quem tem, esta satisfeito?

    Espelhos rebativeis automaticamente...sempre fugi um pouco disto...primeiro porque me parece que qualquer "toque" nos espelhos fica de arranjo muito mais caro...e depois porque são relativamente frequentes relatos de mau funcionamento do sistema...ou estou a pensar mal...e é uma "ajuda" util?

    E um pouco ao lado...as camaras de estacionamento...ajudam? Ou é algo para mostrar aos amigos, mas que depois não se usa...e ja agora é mais pratico ou menos pratico do que os sensores sonoros...ou ambos são inuteis SE SE SOUBER ESTACIONAR?

    Obrigado desde já a quem souber opinar...

    #2
    Originalmente Colocado por AVSF Ver Post
    Boas,

    Na sequencia da minha escolha de um carro novo, tenho notado que existem agora alguns "extras" dos quais tenho duvidas...nomeadamente nos espelhos.

    Um espelho electrocormatico...funciona bem? Estou "habituado" a ter de mudar a orientação do espelho de noite quando me aparece um gajo de "maximos" atrás...este tipo de espelhos elimina este problema? Quem tem, esta satisfeito?

    Espelhos rebativeis automaticamente...sempre fugi um pouco disto...primeiro porque me parece que qualquer "toque" nos espelhos fica de arranjo muito mais caro...e depois porque são relativamente frequentes relatos de mau funcionamento do sistema...ou estou a pensar mal...e é uma "ajuda" util?

    E um pouco ao lado...as camaras de estacionamento...ajudam? Ou é algo para mostrar aos amigos, mas que depois não se usa...e ja agora é mais pratico ou menos pratico do que os sensores sonoros...ou ambos são inuteis SE SE SOUBER ESTACIONAR?

    Obrigado desde já a quem souber opinar...
    não sei opinar....sou ovirgem xD LOL

    Comentário


      #3
      Espelho electrocromatico eu sinceramente não gosto muito os dois que já usei acabam por escurecer muito (o interior) os exteriores nem tanto, mas esses para além de serem muito caro, não têm tanta função e acabam por ser mesmo muito caros em caso de se partir um.

      Espelhos com rebatimento eléctrico é a meu ver uma grande mais valia. Gosto bastante e dá jeito. Tb há o problema de serem mais caros, ma n sei se são muito mais caros que um espelho normal com ajuste eléctrico e aquecimento.

      Máquinas para estacionar nunca usei.

      Comentário


        #4
        Nao desgosto do espelho "anti-encadeamento". Tal como diz o Silver Arrow, por vezes fica escurecido em demasia, mas é uma questão de habituação.

        Os espelhos com rebatimento eléctrico sem duvida alguma transformam-se num extra ou equipamento interessante. Acho que dá jeito no dia-a-dia e é práctico.
        Claro está, quando se bate com alguma força com estes espelhos, muitas vezes além do estrago da "carcaça", tambem se avaria o mecanismo, portanto... há que abrir os cordões à bolsa.

        Câmaras para estacionar nunca usei, mas duvido muito do seu carácter práctico. Aprecio bastante os sensores de parqueamento, principalmente nos lugares apertados, pois evito olhar para trás constantemente e o ponto de embraiagem.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por blackalfa Ver Post
          Claro está, quando se bate com alguma força com estes espelhos, muitas vezes além do estrago da "carcaça", tambem se avaria o mecanismo, portanto... há que abrir os cordões à bolsa.
          Quanto vale uma coisa destas (em média...Citroen/Peugeot por exemplo)? E se avariar o mecanismo automatico é possivel arranjar apenas o espelho pasando este a ser "manual"?

          Comentário


            #6
            O espelho electrocromático é algo que considero bastante útil, principalmente em auto-estrada. Escurece o habitáculo, de facto, mas o objectivo do retrovisor não é a observação do interior do carro.

            O rebatimento eléctrico poupa os toques, principalmente em estacionamento em paralelo. No entanto, só considero que são úteis quando rebatem sempre que se fecha o carro. É que há muito carros em que se tem de carregar num botão para abrir e fechar os espelhos.

            Comentário


              #7
              Gosto de todos se forem bons. Os espelhos rebativeis convem que não sejam muito grandes porque há uns que são tão "gordos" que o espaço que ocupam rebatidos é quase igual ao espaço quando estão normais.
              A camara para estacionar experimentei num "Cascais" e resulta muito bem mesmo não estava á espera.

              Comentário


                #8
                Eu tenho na minha 307 SW os espelho electrocromático e raramente uso. Não pagava para ter esse extra. Tenho apenas porque era de série.

                Tenho também os espelhos rebativeis electricamente. Isso sim dá muito jeito. Além do mais são automáticos. Sempre que fecho o carro os espelhos recolhem. Sempre que abro o carro os espelhos voltam ao sitio. Dá também para recolher carregando num botão. Quanto à fiabilidade, bem, ao fim de quase 5 anos a abrir e recolher constantemente, ainda funciona muito bem.

                Tenho os sensores atrás e mesmo para quem sabe estacionar dá jeito. Além de avisos sonoros mostra no painel do CB uns gráficos com umas barras para sabermos a proximidade dos obstáculos. Funciona bem.

                Comentário


                  #9
                  O espelho electrocromático gosto, é util e confortável em condução nocturna e evita que andemos a regular o espelho em condução.

                  Os retrovisores rebatíveis electricamente já tenho mais reservas, por mais 5 segundos fecha-se à mão.

                  Câmara de estacionamento nunca senti falta, como não sinto falta de sensores de estacionamento em carros pequenos em que se veja bem o fim do carro.

                  Num sedan admito que os sensores são muito úteis, já a câmara... não tenho opinião.

                  Sensores de luz e chuva é que acho desnecessários, primeiro porque nem sempre funcionam bem, e depois porque quando não percebermos que está escuro ou a chover, também não poderemos conduzir.

                  O sensor de chuva acciona os limpa vidros às 1ªs gotas, se o vidro estiver todo sujo... está a riscar. Prefiro eu accionar os mijas e depois as escovas.

                  Comentário


                    #10
                    A mais valia dos sensores de chuva, na minha opinião, não é ligarem os limpa vidros quando começa a chover, até porque deixo os meus desligados para não acontecer o que o 5k2tbm descreve, mas sim o regularem automaticamente a velocidade dos limpa vidros consoante a intensidade da chuva. Dai só ligar o meu "sensor" depois de começar a chover, antes disso anda desligado. De resto camera de estacionamento não gosto, prefiro sensores tradicionais e acho que os espelhos rebativeis electronicamente dão muito jeito. Já o electrocromático acho que dá jeito mas só o tenho porque vinha de série, não pagava para o ter.

                    Comentário


                      #11
                      Desses três, só escolhia a câmara de estacionamento.

                      Normalmente as camaras de estacionamento estão sempre associadas a sensores e, a meu ver, é uma grande mais valia porque normalmente os sensores quando o carro está a 50cm já dizem que não pode ir mais e com a câmara vemos que ainda há espaço suficiente. Muito gosto dá estacionar com a pessoa do carro de trás dentro de carro, ficam muito atrapalhadas porque estaciono e vêm-me a olhar para baixo no interior e não olhando para os espelhos e depois fico mesmo a mm do carro deles

                      Quanto aos espelhos com anti-encadeamento automático para mim sinceramente não aquece nem arrefece, sinceramente dispensaria gastar €€ nisso.

                      Em espelhos eléctricos ainda no outro dia tive uma discussão com um amigo sobre este assunto. Eu não gastava €€ de opcionais neste item, pode ser muito bonito fechar o carro e os espelhos rebaterem mas calha dum artista me mandar um para o galheiro e a despesa face a espelhos "normais" em algumas marcas pode ser até 5x ou mais superior Como eu não utilizaria frequentemente a opção de rebatimento automático, para mim tem mais contras do que prós

                      O sensor de luz acho que dá jeito e o de chuva também (este provavelmente colocaria como extras).

                      Se um carro viesse de serie com estes extras, não me queixava, mas estar a pagar mais por eles não me parece

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por AVSF Ver Post
                        Quanto vale uma coisa destas (em média...Citroen/Peugeot por exemplo)? E se avariar o mecanismo automatico é possivel arranjar apenas o espelho pasando este a ser "manual"?
                        Sinceramente, nao faço ideia! Tenho um 3008 cujo espelhado partiu recentemente, em batida contra outro espelho, e só isso custou-me mais de 30€, na Peugeot. Imagina se fosse a carcaça e o mecanismo electrico... devem ser algumas centenas de euros.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                          Desses três, só escolhia a câmara de estacionamento.

                          Normalmente as camaras de estacionamento estão sempre associadas a sensores
                          No cascais até vem só com a camara e torna os sensores totalmente dispensáveis. Num carro como este onde olhando para trás pouco se vê, a câmara é um mimo para estacionar.

                          Comentário


                            #14
                            Dos "extras" (digo entre aspas porque a maior parte é de série) que tenho no meu carro:

                            Retrovisor fotocromático - já não passo sem. É extremamente confortável conduzir a noite com isso. Agora que estou habituado, quando conduzo a noite um caro que não o tenha, até fico agoniado.

                            Espelhos rebatíveis - já me safaram várias vezes ao passar em sítios apertados mas de resto serve apenas para conservá-los por mais tempo. recolho sempre que estaciono. Não sei se pagava muito por isso.

                            Sensor de chuva - outro item que já não passo sem. Não por ligar automaticamente, mas por regular a velocidade das escovas.

                            AC Automático - é porreiro para viagens longas, ao manter a temperatura constante e agradável reduz-se o cansaço. Desde que o AC seja potente o suficiente e o carro tenha bom isolamento, o automatismo não é indispensável.

                            Faróis de xénon - para conduzir a noite em AE ou EN, é do melhor. Há alguns carros que conseguem uma iluminação excelente com lâmpadas halogéneas com maior temperatura de côr. Depende do carro.

                            Sensores e câmaras de estacionamento - nunca senti falta mas até gostava de ter. Depende do preço...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por AVSF Ver Post
                              Quanto vale uma coisa destas (em média...Citroen/Peugeot por exemplo)? E se avariar o mecanismo automatico é possivel arranjar apenas o espelho pasando este a ser "manual"?
                              Se avariar o mecanismo passa automaticamente a manual

                              Para o meu Lybra, cada conjunto carcaça-espelho-motor custa a volta de 120€. Não conheço ninguém que tenha tido problemas com isso.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver Post
                                O espelho electrocromático gosto, é util e confortável em condução nocturna e evita que andemos a regular o espelho em condução.

                                Os retrovisores rebatíveis electricamente já tenho mais reservas, por mais 5 segundos fecha-se à mão.

                                A não ser que se fique com uma folha de jornal presa no espelho numa via-rápida, foi só recolher o espelho e a folha soltou-se.
                                Também é útil para passar num lugar mais apertado é só carregar num botão, não tens de sair do carro, ainda mais se estiver a chover.

                                Câmara de estacionamento nunca senti falta, como não sinto falta de sensores de estacionamento em carros pequenos em que se veja bem o fim do carro.

                                Num sedan admito que os sensores são muito úteis, já a câmara... não tenho opinião.

                                Sensores de luz e chuva é que acho desnecessários, primeiro porque nem sempre funcionam bem, e depois porque quando não percebermos que está escuro ou a chover, também não poderemos conduzir.

                                É útil quando entramos num túnel ou numa zona mais escura nem que seja por momentos, não tens de preocupar em ligar nem esqueces de desligar as luzes.
                                Quanto ao sensor de chuva nem sempre funciona bem, mas em auto-estrada por exemplo é útil, pois se levar com os salpicos de alguém aquilo acelera e depois de ultrapassarmos volta à velocidade que estava, não é preciso estar sempre a alterar a velocidade das escovas.

                                O sensor de chuva acciona os limpa vidros às 1ªs gotas, se o vidro estiver todo sujo... está a riscar. Prefiro eu accionar os mijas e depois as escovas.
                                Respostas a azul e acho que todos estes extras ajudam a que existam menos distrações durante a condução.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                                  Se avariar o mecanismo passa automaticamente a manual
                                  Pois...percebi a ideia...mas a duvida é relevante...conheço casos de material motorizado que "queimando" o motor não é possivel mover aquilo à mão.

                                  Não é só a questão de optar por extras...entre os carros que estou a ver há alguns que têm estas coisas de série...e outros não...e tb queria saber o que é util (ou não). E estou agora MUITO mais esclarecido.

                                  OFFTOPIC:
                                  Julgo que me mudaram o titulo do topico...é "normal" ou a minha memória é que já não é o que era?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por AVSF Ver Post
                                    Boas,

                                    Na sequencia da minha escolha de um carro novo, tenho notado que existem agora alguns "extras" dos quais tenho duvidas...nomeadamente nos espelhos.

                                    Um espelho electrocormatico...funciona bem? Estou "habituado" a ter de mudar a orientação do espelho de noite quando me aparece um gajo de "maximos" atrás...este tipo de espelhos elimina este problema? Quem tem, esta satisfeito?

                                    Espelhos rebativeis automaticamente...sempre fugi um pouco disto...primeiro porque me parece que qualquer "toque" nos espelhos fica de arranjo muito mais caro...e depois porque são relativamente frequentes relatos de mau funcionamento do sistema...ou estou a pensar mal...e é uma "ajuda" util?

                                    E um pouco ao lado...as camaras de estacionamento...ajudam? Ou é algo para mostrar aos amigos, mas que depois não se usa...e ja agora é mais pratico ou menos pratico do que os sensores sonoros...ou ambos são inuteis SE SE SOUBER ESTACIONAR?

                                    Obrigado desde já a quem souber opinar...
                                    Todos os extras que referes são items que gosto pouco de dispensar num carro. os espelhos electrocromaticos dao imenso jeito à noite e quando passo dos carros que têm is tres espelhos com essa função para outro que so tem o central, sinto falta.

                                    Os rebativeis dao jeito em manobras ou passagens mais apertadas. em carros com 5m ou mais com que ando muitas vezes no dia a dia, não dispenso.

                                    Os sensores de estacionamento para mim são chave, evitam dezenas de pequenas raspadelas. A camara da jeito, mas tendo os sensores é so mais uma ajuda extra, mas se puseres poe.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por AVSF Ver Post
                                      Boas,

                                      Na sequencia da minha escolha de um carro novo, tenho notado que existem agora alguns "extras" dos quais tenho duvidas...nomeadamente nos espelhos.

                                      Um espelho electrocormatico...funciona bem? Estou "habituado" a ter de mudar a orientação do espelho de noite quando me aparece um gajo de "maximos" atrás...este tipo de espelhos elimina este problema? Quem tem, esta satisfeito?

                                      Espelhos rebativeis automaticamente...sempre fugi um pouco disto...primeiro porque me parece que qualquer "toque" nos espelhos fica de arranjo muito mais caro...e depois porque são relativamente frequentes relatos de mau funcionamento do sistema...ou estou a pensar mal...e é uma "ajuda" util?

                                      E um pouco ao lado...as camaras de estacionamento...ajudam? Ou é algo para mostrar aos amigos, mas que depois não se usa...e ja agora é mais pratico ou menos pratico do que os sensores sonoros...ou ambos são inuteis SE SE SOUBER ESTACIONAR?

                                      Obrigado desde já a quem souber opinar...
                                      Imagina a seguinte situação, estacionaste o carro, não estavas com paciência para rebater o espelho, ou esqueceste-te de o fazer, quando chegas ao carro, tens o espelho partido, bateram e fugiram. Se o espelho rebatesse sozinho essa situação (provavelmente) não acontecia. Em que situação fica mais caro?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Bom pela minha experiência, o que tenho é retrovisor interior eletrocromatico e dá muito jeito principalmente quando aqueles chicos espertos ligam máximos, o meu trás de serie.
                                        câmara de estacionamento dispenso, já os sensores não, engraçado depois de nos habituarmos as coisas torna-se dificil dispensa-las..
                                        retrovisores exteriores rebativeis, fazem jeito mas não sei se pedia como extra..
                                        Já agora como extras e perdoem-me a introdução de mais 1 item, quanto ao que se paga de extra para trazer um rádio e um som mais "XPTO", apostavam nisso??
                                        abraços

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                          No cascais até vem só com a camara e torna os sensores totalmente dispensáveis. Num carro como este onde olhando para trás pouco se vê, a câmara é um mimo para estacionar.
                                          Exacto, também acho que a câmara até é bem mais útil que os sensores. No meu caso refiro-me ao lexus do meu pai que não se vê mesmo a traseira e a camara dá perfeitamente para encostar ao limite ao estacionar na garagem, enquanto se fosse pelos sensores o carro ficava a 50cms do outro e 1 metro de fora do lugar. Além de a camara tem também auxiliar ao estacionamento em paralelo ou perpendicular que embora nunca tenha utilizado até é útil

                                          Originalmente Colocado por freak Ver Post
                                          Bom pela minha experiência, o que tenho é retrovisor interior eletrocromatico e dá muito jeito principalmente quando aqueles chicos espertos ligam máximos, o meu trás de serie.
                                          câmara de estacionamento dispenso, já os sensores não, engraçado depois de nos habituarmos as coisas torna-se dificil dispensa-las..
                                          retrovisores exteriores rebativeis, fazem jeito mas não sei se pedia como extra..
                                          Já agora como extras e perdoem-me a introdução de mais 1 item, quanto ao que se paga de extra para trazer um rádio e um som mais "XPTO", apostavam nisso??
                                          abraços
                                          No caso da bmw optaria pelo sistema de som HiFi e não pelo harman/kardon devido à diferença de preço, na Audi optaria pelo sistema de som da Audi e não pelo da bang & Olufsen e na Lexus é obrigatório o sistema de som Mark Levinson

                                          Comentário


                                            #22
                                            O espelho electrocromatico é bem mais funcional que o manual...
                                            Retrovisores rebativeis eletricamente, funcionam bem, são fiaveis.
                                            Camara dá muito jeito, mas sempre associada aos sensores de parqueamento.
                                            No meu caso tudo veio de série.

                                            Comentário


                                              #23
                                              O espelho electrocromático é excelente.

                                              E no meu caso, funciona muito bem. Corta imenso certos reflexos e contribui imenso para o meu conforto visual durante a condução nocturna.

                                              Espelhos rebatíveis electricamente...

                                              Dá jeito, ainda que passe a vida a rodar o cogumelo mas também não o uso sempre que saio do carro, logo, dá jeito lá estar para aquelas situações em que gosto de ter os espelhos encolhidos.

                                              Mas atenção, não pagaria balúrdios para os ter. O mais certo era cair na escolha de uma versão bem equipada e isto já vir de série.


                                              Câmara de recuo ou sensores de estacionamento, não ligo patavina a isso e até os dispenso.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Acho que a resposta certa é: são essenciais? Não são.
                                                Depois de os ter vais sentir a utilidade e falta, provavelmente sim.
                                                Se não vier já incluindo valem os €€€? tenho dúvidas que pagaria a mais para ter isso, preferia um melhor sistema de som, um gps integrado, pele, bluetooth do que esses...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                  Acho que a resposta certa é: são essenciais? Não são.
                                                  Depois de os ter vais sentir a utilidade e falta, provavelmente sim.
                                                  Se não vier já incluindo valem os €€€? tenho dúvidas que pagaria a mais para ter isso, preferia um melhor sistema de som, um gps integrado, pele, bluetooth do que esses...
                                                  Exactamente o que penso. Alguns extras são puros caprichos de quem compra, e depois quando os forem a vender, pouco ou nada usufruiram dos extras e o carro vale quase o mesmo.
                                                  Coisas como câmeras de estacionamento, bancos aquecidos (aqui em casa houve um com isto e foi usado apenas para experimentar, e pouco mais), assim como os bancos eléctricos: não custa nada puxar da alavanca e mover um banco, e até acaba por ser mais rápido. Até poderia enumerar muitos mais...
                                                  Cabe a cada pessoa (e ao seu plafond) decidir se quer estes "luxos".
                                                  Eu cá acho que nao maior parte são dispensáveis, até porque há uns anos atrás se vivia bem sem isto. Claro que compreendo que depois de se experimentarem algumas coisas, já não se consegue viver sem aquilo, e é sempre bom ter um gadjet todo ex-libris para motrar aos amigos

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Normalmente existem 2 tipos de resposta para isto: os que nunca tiveram, e dizem que não lhes faz falta, e os que já têm, e dizem que já não dispensam.

                                                    De todos os gadjets mais recentes, o meu favorito são os sensores de estacionamento. Coisa simples, mas brutalmente útil e eficaz. Quem diz o contrário...nunca os teve no seu carro.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      É do tipo de coisa que só é capricho quando não temos. Depois deixa de ser capricho e passa a ser útil. Eu contra mim falo porque antes de ter algumas dessas coisas até as achava estúpidas. A dos sensores de estacionamento, por exemplo é uma delas. Eu antes de ter também pensava que se a pessoa souber minimamente o que está a fazer não precisa. Depois existe a realidade, e essa dita que mesmo quando sabemos o que estamos a fazer há outras variantes e condicionantes e nem sempre as coisas são a preto e branco. Ás vezes há coisas que não vemos, há pessoas ou animais que passam quando estamos a fazer as manobras, etc... Os sensores detectam isso, os nossos olhos nem sempre. Além de que sabemos que de acordo com o som estamos à distância X ou Y, com os olhos parece-nos que estamos, mas não há tanta certeza. Os espelhos rebativeis já usei várias vezes em sítios apertados e não é que o carro não passasse sem os rebater, mas ao ganharmos 5 ou 6 cm, ficamos mais descansados com a conta mental que tinhamos feito. Sensores de luz então são uma maravilha. Apenas tenho pena que em dias de chuva muitas vezes não reconheçam que há menos luminosidade.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                                        Normalmente existem 2 tipos de resposta para isto: os que nunca tiveram, e dizem que não lhes faz falta, e os que já têm, e dizem que já não dispensam.

                                                        De todos os gadjets mais recentes, o meu favorito são os sensores de estacionamento. Coisa simples, mas brutalmente útil e eficaz. Quem diz o contrário...nunca os teve no seu carro.
                                                        Os sensores sim, acho úteis. São relativamente baratos e eficazes. Mas uma câmera, já acho um pouco exagerado. Mas claro, isto sou eu

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O unico extra que por norma acho exagerado o preço para o possivel uso é o do gps, obviamente que se por acaso o gps for oferecido então venha ele.

                                                          Tenho um tomtom portatil ha 3 anos, e só tive realmente necessidade de o usar nestes 3 anos no maximo umas 5x, 3 delas em espanha, por isso acho que por menos de 200 euros um portatil serve bem, tanto que muitas vezes empresto á minha mulher , ou mesmo ao meus pais, na globalidade vai acabando por ter algum uso, mas apenas por ser portatil... se fosse dos integrados perdia grande parte da actual utilidade.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por MBFan Ver Post
                                                            Os sensores sim, acho úteis. São relativamente baratos e eficazes. Mas uma câmera, já acho um pouco exagerado. Mas claro, isto sou eu
                                                            Eu também digo o mesmo, mas lá está, o meu carro não tem câmera. É provável que se tivesse já achasse fundamental.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X