Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Garantias - que peças cobrem?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Garantias - que peças cobrem?

    Olá a todos!
    Provavelmente alguém já terá colocado uma questão semelhante, infelizmente nas minhas pesquisas nada encontrei.
    A questão é simples: compro um carro usado num stand, suponhamos que está tudo certinho e direitinho, com contrato de garantia e tudo.
    Passado algum tempo uma luz de alarme do air-bag acende-se no painel. Diagnóstico: sensor do air-bag avariado (alguns chamam-lhe "ficha", outros "fita"), o facto é que a luz já foi apagada várias vezes com o vag-com e volta sempre a reacender.
    Custo da reparação: superior a 200,00 E
    Garantia: não cobre.
    Será possível? Qual é o diploma(s) legal que regulamenta esta questão?
    Desde já obrigado!

    #2
    Se é avaria, têm que cobrir, aperta com eles que cedem.

    Se se fizerem muito esquisitos pergunta para que morada querem a carta do teu advogado, que eles mudam logo de tom

    Comentário


      #3
      Que eu saiba quando compras um carro com garantia usado, não sendo algo que eles podem pegar por mau uso, como um pneu rebentar, ou algo no motor, podendo dizer que é devido a mau uso do cliente, têm de se responsabilizar.


      E penso que essa luz, não se pode dizer de maneira nenhuma que foi mau uso por parte do cliente.

      Comentário


        #4
        Há stands de usados que fazem garantias à medida, ou seja, dão um documento para assinar a reduzir a mesma para 1 ano (legal) e a limitar a garantia a certos componentes, normalmente motor e pouco mais (não é legal).

        A garantia de novo ou usado é igual, apenas peças de desgaste saltam fora (pneus e pouco mais) ou provando o mais uso.

        Duvido que essa peça não se encontre contemplada pela garantia.

        Um amigo meu comprou um Meg. II num stand de usados "de referência" e tem tido alguns problemas electrónicos, desde mudar quase toda a cablagem por causa dos sensores de luz e no quadrante, sempre na garantia.

        Comentário


          #5
          Mas por exemplo o stand pode vender o carro sem dar garantia?É que em alguns dizem (garantia + 1000€)..Eles não são obrigados a dar sempre garantia?

          Comentário


            #6
            Legalmente, essa peça deve estar coberta.

            Na realidade, a justiça portuguesa é lenta e pouco eficaz. Logo...ficas por tua conta, e por conta daquilo que conseguires apertar com eles.

            È o maior problema deste país...a sua justiça.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por TiagoS Ver Post
              Mas por exemplo o stand pode vender o carro sem dar garantia?É que em alguns dizem (garantia + 1000€)..Eles não são obrigados a dar sempre garantia?
              Para mim o preço anunciado/exposto já deve ter a garantia, que ainda digam que este preço será para a garantia de 1 ano, que pode ser aceite pelo cliente... e mesmo assim discutível.
              Agora dizer que este preço é sem qualquer garantia, para ter é acrescer mais X ao preço, parece-me que no mínimo roça o ilegal, uma exposição no livro de reclamações ou entidades competente para fiscalizar.


              Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
              Legalmente, essa peça deve estar coberta.

              Na realidade, a justiça portuguesa é lenta e pouco eficaz. Logo...ficas por tua conta, e por conta daquilo que conseguires apertar com eles.

              È o maior problema deste país...a sua justiça.
              Sim, efectivamente muitas vezes entre o custo de reparação Vs tempo de espera mais valor dispendido, não compensa.

              Agora sendo "chato", repara, guarda factura e aguardar...

              Comentário


                #8
                Muitíssimo obrigado a todos pelas vossas opiniões/comentários - 5 estrelas!
                Entretanto já obtive mais informação e de facto o Decreto-Lei nº 67/2003 de 8 de Abril de 2003, sendo uma Lei de âmbito geral no que toca a garantias, pois abrange o universo de todos os bens de consumo, é bastante clara no essencial.
                No que toca aos automóveis os artigos de desgaste não são abrangidos - faz sentido. Um air-bag não é um artigo de desgaste, pelo menos enquanto não for accionado por acção de um acidente, por exemplo.
                Eu acho que sou um optimista crónico por natureza e acredito no diálogo construtivo, por isso penso que a minha situação está no bom caminho.
                De qualquer modo prometo a todos relatar aqui o desfecho da situaçao quando esta chegar ao seu termo, é o mínimo que posso fazer por todos vós que me ajudaram
                ...Segue no próximo episódio...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Prax Ver Post
                  Muitíssimo obrigado a todos pelas vossas opiniões/comentários - 5 estrelas!
                  Entretanto já obtive mais informação e de facto o Decreto-Lei nº 67/2003 de 8 de Abril de 2003, sendo uma Lei de âmbito geral no que toca a garantias, pois abrange o universo de todos os bens de consumo, é bastante clara no essencial.
                  No que toca aos automóveis os artigos de desgaste não são abrangidos - faz sentido. Um air-bag não é um artigo de desgaste, pelo menos enquanto não for accionado por acção de um acidente, por exemplo.
                  Eu acho que sou um optimista crónico por natureza e acredito no diálogo construtivo, por isso penso que a minha situação está no bom caminho.
                  De qualquer modo prometo a todos relatar aqui o desfecho da situaçao quando esta chegar ao seu termo, é o mínimo que posso fazer por todos vós que me ajudaram
                  ...Segue no próximo episódio...
                  Uma dica, se o dialogo não surtir resultado, escreve tudo e envia por carta registada com AR. Não te esqueças que tens um prazo, após a comunicação do defeito, para accionar o vendedor.

                  Comentário


                    #10
                    Aproveito para colocar uma questão. Comprei em Dezembro um carro em 2ª mão com garantia de stand para motor e caixa. Acontece que agora o rolamento da embraiagem está a precisar de ser substituído. Eles, depois de muita insistência, acabaram por aceitar pagar o rolamento mas dizem que não pagam a mão de obra

                    Posso exigir que o paguem?

                    Comentário


                      #11
                      Infelizmente é o problema de comprar usado, quando há um problema fogem da responsabilidade.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por pmfp Ver Post
                        Infelizmente é o problema de comprar usado, quando há um problema fogem da responsabilidade.

                        até quando se compra um carro novo eles fogem das responsabilidades, quanto mais nos usados...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Joaao90 Ver Post
                          Aproveito para colocar uma questão. Comprei em Dezembro um carro em 2ª mão com garantia de stand para motor e caixa. Acontece que agora o rolamento da embraiagem está a precisar de ser substituído. Eles, depois de muita insistência, acabaram por aceitar pagar o rolamento mas dizem que não pagam a mão de obra

                          Posso exigir que o paguem?
                          Claro. Não há garantias de "motor" e "caixa". Há garantias de bens de consumo.

                          Comentário


                            #14
                            Eu devo ser muito burro para não preceber certas coisas,mas vocês expliquem lá,vou comprar um pópó novo e tenho 2 anos de garantia (como tudo o resto).vou comprar um charuto em 20º mão quase em estado de sucata,e o vendedor segundo a lei vai ter que me dar a mesma garantia como se fosse novo.
                            Para quem achar que isto é lógico e justo (e parece que quem legislou acha normal)aconselho um tratamento psiquiátrico urgênte.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                              Eu devo ser muito burro para não preceber certas coisas,mas vocês expliquem lá,vou comprar um pópó novo e tenho 2 anos de garantia (como tudo o resto).vou comprar um charuto em 20º mão quase em estado de sucata,e o vendedor segundo a lei vai ter que me dar a mesma garantia como se fosse novo.
                              Para quem achar que isto é lógico e justo (e parece que quem legislou acha normal)aconselho um tratamento psiquiátrico urgênte.
                              Eu acho lógico e justo. Porque vou estar a pagar por um bem que, à partida deve estar em condições para que eu possa circular.

                              Para além disso, quando o stand vende um usado, é porque já o comprou. Se acha que este lhe vai dar demasiada despesa, não o deve comprar.

                              Vamos imaginar uma situação. Eu tenho um carro para vender por 1000 mas que vai dar muitos gastos a curto prazo e por isso é que o quero vender. O dono do stand compra-me esse carro por esse valor e vai vender-to por 2000 sem se preocupar com essas reparações. Afinal, ele não vai ter que dar garantia do carro, é só lucrar!!!

                              Depois de comprares o carro, tens 1000 de despesa. O carro ficou-te em 3000 mil no total. Se o dono do stand não se tivesse metido, tinhas-me comprado o carro por 1000 e a reparação tinha ficado em 1000 e no total gastavas 2000.

                              Espero que dê para perceber o meu ponto de vista deste assunto. Se ele quer lucrar, tem que ter responsabilidade no estado do carro. Não pode ser um simples intermediário que vai ganhar dinheiro com essa situação.

                              Cumps

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                Eu devo ser muito burro para não preceber certas coisas,mas vocês expliquem lá,vou comprar um pópó novo e tenho 2 anos de garantia (como tudo o resto).vou comprar um charuto em 20º mão quase em estado de sucata,e o vendedor segundo a lei vai ter que me dar a mesma garantia como se fosse novo.
                                Para quem achar que isto é lógico e justo (e parece que quem legislou acha normal)aconselho um tratamento psiquiátrico urgênte.
                                Para ser vendido por empresas tem de estar em boas condições ,senão qualquer artista tem um stand. Oh, espera, isso é verdade

                                Comentário


                                  #17
                                  Já pensaram porque é que só os automóveis têm que ter a mesma garantia ao serem comercializados findo o prazo da mesma,e todos os outros artigos abrangidos pela mesma lei não?
                                  E porque é que ao comprarem um carro usado a um particular vos dá uma amnésia em relação a esta palavra "garantia"?
                                  Não sou vendedor de usados,mas que hà coisas estranhas há.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                    Já pensaram porque é que só os automóveis têm que ter a mesma garantia ao serem comercializados findo o prazo da mesma,e todos os outros artigos abrangidos pela mesma lei não?
                                    E porque é que ao comprarem um carro usado a um particular vos dá uma amnésia em relação a esta palavra "garantia"?
                                    Não sou vendedor de usados,mas que hà coisas estranhas há.
                                    Correcção. Só os automóveis vendidos por empresas especializadas, vulgo stands.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                      Já pensaram porque é que só os automóveis têm que ter a mesma garantia ao serem comercializados findo o prazo da mesma,e todos os outros artigos abrangidos pela mesma lei não?
                                      E porque é que ao comprarem um carro usado a um particular vos dá uma amnésia em relação a esta palavra "garantia"?
                                      Não sou vendedor de usados,mas que hà coisas estranhas há.
                                      Desculpa, é menos verdade, se comprares um electrodoméstico usado numa loja (empresa), tem de ter garantia. E quem diz um electrodoméstico diz um outro qualquer bem de consumo, móvel ou imóvel. Disse.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Bem então o desfecho foi este: ficámos pela metade - fifty-fifty. Foi o melhor que consegui, e isto para evitar mais chatices, sendo certo que a dita peça é "reconstruida", ou seja, fica pela metade do preço mas garantia (da peça) - kaput!
                                        Mais uma vez - obrigado a todos!!

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X