Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Uma semana com um Peugeot 1007

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Uma semana com um Peugeot 1007

    Cheguei ontem de uma semana de férias em Barcelona onde tive oportunidade de alugar um Peugeot 1007 com o qual fiz 830 km em 7 dias.

    Devo antes de mais salientar que é a primeira vez que faço uma apreciação destas a um veículo, não percebo muito de automóveis comparado com o que eu vejo aqui nos fórums mas achei que deveria fazer um resumo da minha experiência após ter feito uma pesquisa e verificado que o Peugeot 1007 passou quase anónimo neste fórum desde a sua saída, pelo que peço antecipadamente que me perdoem algumas patacoadas, incongruências ou disparates que possam encontrar nesta minha análise.

    As fotografias também são as possíveis, foram tiradas com telemóvel e nem sempre nas melhores condições de luz mas penso que cheguem para o efeito a que se destinam.

    Tendo feito a reserva antecipada de um veículo classe A com 3 portas e A/C e sem saber o que a agência me reservava, foi com agrado que recebi as chaves de um Peugeot 1007, dentro das hipóteses disponíveis era a que me agradava mais visto nunca ter antes posto as unhas num Peugeot e também porque sempre tive curiosidade em experimentar este carro. Porque é pequeno (nos ultimos anos só tenho conduzido banheiras de 4,50m - Rover 45, Toyota Avensis e A4 Avant), porque tem uma posição de condução elevada e porque... é giro.[8D]



    A viatura que me foi entregue era a versão 1.4, 75 cv, gasolina, com 6500km e um equipamento de segurança impressionante: ABS, ESP, TCS, 7 airbags. Côr preta, apresentando-se um pouco suja devido aos chuviscos que tinham caído umas horas antes, mas a primeira surpresa deu-se com a descoberta das portas deslizantes automáticas. Estava á espera que fossem apenas abertas manualmente, mas no comando existem dois botões um para cada porta que permitem abrir as "Sésame" em separado. Dá realmente um certo "estilo", acreditem que havia quem parasse para olhar quando ainda a alguns metros do carro eu pressionava o botão no comando para a abertura das portas.[8D]





    Sentado ao volante, após o ajuste do assento em altura e em comprimento e do volante também em altura, facilmente encontrei a posição ideal de condução, que no meu caso era a mais alta possível. Sobraram ainda uns bons dois palmos entre a minha cabeça e o tecto, o 1007 é de facto um carro alto transmitindo uma óptima sensação de espaço no seu interior.

    Estranhei o facto de não conseguir ver a frente do carro, mas isso seria algo a que me teria de habituar em virtude do design do capot. A visibilidade traseira também me pareceu boa devido á abundância de vidros, se bem que o facto de o pilar central ser bastante recuado de modo a optimizar o mecanismo das portas e facilitar o acesso aos bancos traseiros retire um pouco de visibilidade em manobras mais apertadas.







    Habituado que estou ás banheiras acima mencionadas cedo tive que refrear o entusiasmo nas curvas mais apertadas, pois este 1007 bailava um pouco demais para o meu gosto, o mesmo acontecendo em AE com os vidros abertos, mas lá está, este carro é um citadino, logo não seria de estranhar. A suspensão achei um bocado rija, aquilo nas lombas até dói, eu que normalmente passo-as a abrir tive que começar a levantar o pé cada vez que passava por uma lomba.

    A caixa de velocidades achei um mimo, as mudanças entravam com uma leveza espantosa, no entanto a marcha atrás pareceu-me demasiado próxima da 4ª, pelo que levou algum tempo até me habituar, pois nem sempre era evidente se tinha acabado de engrenar a MA ou a 4ª por engano...





    Outra coisa que me agradou bastante foi a facilidade de condução em cidade, a direcção é bastante suave e agradável, brecagem muito boa, permite escapar fácilmente aos apertos citadinos, nada de stresses para dobrar uma esquina com carros estacionados junto á curva dos dois lados. Claro que em AE se nota essa leveza a mais, convém manter mão firma pois ao minimo toque lá vamos nós a guinar.[:0]

    Os interiores eram num azul escuro sóbrio, plástico por todos os lados cuja qualidade não vou comentar (apesar de ter noção que me ficaria bem aprofundar o tema dos plásticos e respectiva qualidade de montagem, tema que parece ser o mais "in" quando se fala de um carro hoje em dia, mas admito que não percebo nada disso, por isso lá se vai o meu momento de glória), mas de qualquer modo não se ouvia nada que soasse a parasita, tirando o puto lá atrás que já cansado da viagem de avião não se calava com a rabujice do sono.[8]







    Esta viatura vem bem dotada de espaços de arrumação incluindo gavetas debaixo dos bancos, talvez para compensar a mala diminuta, que no entanto pode ser aumentada através do corrimento para a frente dos dois bancos traseiros (ainda não tinha mencionado que o 1007 é de 4 lugares independentes, pois não?) assentes em calhas.

    Em AE a uma velocidade de 130 km/h e com o A/C ligado o CB marcava aproximadamente 8l/100 de consumo, para o motor em questão talvez fosse um bocadinho demasiado, mas talvez os mais entendidos me possam esclarecer, para o carro que é estava á espera de algo um bocadinho mais poupado. Mas o motor é que me surpreendeu e de que maneira. 75 cv, só? Eu não o diria, a julgar pelas acelerações e recuperações (mesmo em subida) que o pequeno 1007 mostrou ser capaz. Este motor está longe, mesmo muito longe de ser uma arrastadeira, e note-se que devido ás portas deslizantes o 1007 até nem é própriamente um carro levezito (acho que anda á volta dos 1300kg). Claro que arranques em 2ª era mentira, mas por exemplo em AE em terreno plano chegava-se fácilmente aos 150 Kmh (o máximo que dei por motivo de ir com o meu filho lá atrás, por não conhecer bem o carro e porque a AP7 Barcelona-Valência tem radares com fartura) sem grande esforço no pedal do acelerador, mas aquilo parecia pedir mais. Já agora, para os adeptos da red line, verifiquei que aquilo em 3ª corta ás 6500rpm a 135 kmh.



    Em jeito de conclusão, gostei muito destes sete dias com o Peugeot 1007, se eu precisasse de um carro pequeno para o dia-a-dia em cidade seria uma opção a ter em conta. Leve, bonito (existe em quase todas as cores imagináveis), fácil de conduzir e porque não, original. É que não se vêem muitos.

    Uma última palavra de apreço para a condução que se pratica nas AEs espanholas, anda-se devagar, ninguém cola á traseira mesmo na faixa da esquerda, usa-se os piscas sem vergonha, o único reparo talvez para o facto de os espanhóis precisarem que lhes expliquem melhor o significado de uma passadeira, mas enfim, nada é perfeito, muito menos os espanhóis.;)






    #2
    Boa descrição!

    Comentário


      #3
      É um Urban...é a versão menos equipada e com o motor antigo, ja foi retirado. agora é o 1.4 16v 90cv ;)

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por Peugeot_sales

        É um Urban...é a versão menos equipada e com o motor antigo, ja foi retirado. agora é o 1.4 16v 90cv ;)
        Então isso poderá justificar a minha surpresa em relação ao motor, seria a versão 90cv a que eu conduzi? Não verifiquei o livrete, por isso deduzi que fosse o 1.4 de 70cv...

        Comentário


          #5
          bela descriçao

          Comentário


            #6
            é um carrito que me agrada bastante e se comprasse um desse segmento, quase de certeza que seria o eleito, mas se calhar a diesel

            Comentário


              #7
              Excelente análise, gostei.[^]

              Tambem me calhou um 1007 alugado mas com a motorização 1.4 Hdi e nivel de equipamento Trendy (acho que é isto, o mais equipado) e, tal como tu, tambem gostei muito.

              Aqui fica o link do tópico que abri:

              http://forum.autohoje.com/topic.asp?...peugeot%2C1007

              PS: Já agora, dado que há tempos se falou nisso, já está á venda o 1007 comercial. (já que os vendedores não se desmancham, tenho que ser eu a fazer publicidade.:D;)).

              Comentário


                #8
                Eu só não percebi aquela parte de "este 1007 bailava um pouco demais para o meu gosto, o mesmo acontecendo em AE com os vidros abertos". Os vidros abertos tiravam estabilidade ao carro?

                Comentário


                  #9
                  Qualquer motorizacao nessa caixa de fosforos deve de se mexer bem

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por Vanquish

                    Excelente análise, gostei.[^]

                    Tambem me calhou um 1007 alugado mas com a motorização 1.4 Hdi e nivel de equipamento Trendy (acho que é isto, o mais equipado) e, tal como tu, tambem gostei muito.

                    Aqui fica o link do tópico que abri:

                    http://forum.autohoje.com/topic.asp?...peugeot%2C1007

                    PS: Já agora, dado que há tempos se falou nisso, já está á venda o 1007 comercial. (já que os vendedores não se desmancham, tenho que ser eu a fazer publicidade.:D;)).
                    Obrigado pelo link, ainda não tinha lido, quando fiz pesquisa não encontrei esse teu tópico[8)]

                    Já agora em relação á tua análise concordo com o facto de o cinto de segurança estar muito atrás e os comandos dos retrovisores estarem um bocado escondidos. E confirmo que as portas não abrem em andamento.:D

                    Comentário


                      #11
                      citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

                      Eu só não percebi aquela parte de "este 1007 bailava um pouco demais para o meu gosto, o mesmo acontecendo em AE com os vidros abertos". Os vidros abertos tiravam estabilidade ao carro?
                      Sim, estava um tempo ventoso e notava-se bem a diferença com os vidros abertos acima dos 100 kmh, fechando-os e ligando o AC sentia o carro mais estável.

                      Comentário


                        #12
                        citação:Originalmente colocada por CrazzyMax

                        Qualquer motorizacao nessa caixa de fosforos deve de se mexer bem
                        o que ouvi da critica especializada é o contrario, muito peso das portas, pouco motor, prestações fracas e consumos excessivos (desconheço se melhorou com o motor mais potente)

                        Comentário


                          #13
                          Boa descrição!!!

                          Parabéns!;)

                          Comentário


                            #14
                            Já tive a opurtunidade de andar uns dias com um e estou quase 100% de acordo com o que disses-te apenas alguns reparos:

                            - relativamente à cx, não gostei, aliás o honda de 91 tem, e na minha opinião um feeling e uma precisão superior, daí pensar que a peugeot já podia ter melhorado nesse aspecto

                            -o peso!! sente-se muito, 1300 kgs é mm muito para um veículo deste segmento

                            -as portas, são originais, mas parece-me que com uma utilização diária vão dar problemas ao nível da afinação, das borrachas e do sistema electrico

                            Comentário


                              #15
                              Boa análise. ;) Discordo apenas da tua visão da condução espanhola, a minha experiência diz-me outra coisa, mas isso não é relevante...

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por Raistaparta

                                citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

                                Eu só não percebi aquela parte de "este 1007 bailava um pouco demais para o meu gosto, o mesmo acontecendo em AE com os vidros abertos". Os vidros abertos tiravam estabilidade ao carro?
                                Sim, estava um tempo ventoso e notava-se bem a diferença com os vidros abertos acima dos 100 kmh, fechando-os e ligando o AC sentia o carro mais estável.
                                Pois, o carro é pequeno e os vidros enormes. [|)]

                                Comentário


                                  #17
                                  Ele foi alugado em qual 'rent-a-car' ??

                                  Comentário


                                    #18
                                    citação:Originalmente colocada por Grilo

                                    Ele foi alugado em qual 'rent-a-car' ??


                                    Comentário


                                      #19
                                      citação:Originalmente colocada por Veloce

                                      citação:Originalmente colocada por Grilo

                                      Ele foi alugado em qual 'rent-a-car' ??
                                      [}]

                                      Comentário


                                        #20
                                        muito boa analise.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eu até o curto, principalmente quando é o RC... ;)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Obrigado Raistaparta pelo excelente relato

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por Veloce

                                              citação:Originalmente colocada por Grilo

                                              Ele foi alugado em qual 'rent-a-car' ??


                                              [}][}][}][}]

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por Veloce

                                                citação:Originalmente colocada por Grilo

                                                Ele foi alugado em qual 'rent-a-car' ??


                                                Esses só tinham para alugar carroças puxadas por bois pelo que tive mesmo que ir á Europcar. Já agora o preço foi €172 o que por 7 dias não me parece mal.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  citação:Originalmente colocada por Veloce

                                                  citação:Originalmente colocada por Grilo

                                                  Ele foi alugado em qual 'rent-a-car' ??
                                                  [}][}]:D:D

                                                  citação:Originalmente colocada por Raistaparta


                                                  Esses só tinham para alugar carroças puxadas por bois pelo que tive mesmo que ir á Europcar. Já agora o preço foi €172 o que por 7 dias não me parece mal.
                                                  Obrigado !

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Boas, antes de mais peço desculpa pelo "desenterro" deste tópico, mas ao fazer a pesquisa não me apareceu nenhum tópico mais focado para este carro e para esta questão.

                                                    Alguém sabe se está previsto um novo modelo ou algum restyling quanto ao peugeot 1007?

                                                    Obrigado desde já!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Imaginem a utilidade das portas deslizantes:
                                                      A facilidade de sair de um estacionamento apertado (as portas não passam o nivel do espelho, por isso, se o espelho passou as portas podem abrir)
                                                      Não ter que segurar nas portas para entrar no carro, podemos ter as maos ocupadas, com as compras por exemplo
                                                      A facilidade com que um idoso ou um deficiente motor entra no carro.

                                                      Podem ir acrescentando conforme se lembrarem

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Thatguy Ver Post
                                                        Boas, antes de mais peço desculpa pelo "desenterro" deste tópico, mas ao fazer a pesquisa não me apareceu nenhum tópico mais focado para este carro e para esta questão.

                                                        Alguém sabe se está previsto um novo modelo ou algum restyling quanto ao peugeot 1007?

                                                        Obrigado desde já!
                                                        A Peugeot acabou com o 1007 em 2009.
                                                        E não existem planos para lançar algo nestes moldes. O 1007 foi um flop e eles não se devem querer meter em outra assim tão cedo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                          A Peugeot acabou com o 1007 em 2009.
                                                          E não existem planos para lançar algo nestes moldes. O 1007 foi um flop e eles não se devem querer meter em outra assim tão cedo.
                                                          Tenho muita pena! Tenho um e é bastante práctico, gosto muito dele! Embora o design não seja consensual, aprendi a gostar dele!

                                                          Na minha opinião, a razão do fracasso de vendas, além do preço, é o facto de as pessoas não se terem inteirado do que o carro realmente oferecia...


                                                          Abraço.
                                                          Editado pela última vez por Thatguy; 24 June 2012, 11:36.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A minha namorada tem um desde 2009. É um 1.4 HDI Sporty. Tem muito equipamento mas a qualidade dos interiores não é a melhor. O motor cumpre, mas nota-se alguma dificuldade em certas situações. Os consumos tanto estão nos 5,5 como vão quase aos 7l depende sempre do pé direito.
                                                            É muito prático e confortável. As portas inicialmente deram algumas chatices mas agora parecem ter estabilizado.
                                                            É um carros simpático para comprar usado.
                                                            É pena a Peugeot não pensar em algo mais evoluido e mais leve. Porque o conceito parece-me interessante.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X