Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Porque não ha incentivos às famílias numerosas na compra de veiculos?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Porque não ha incentivos às famílias numerosas na compra de veiculos?

    A minha familia aumentou repentinamente para mais 2 elementos, ficando com 4 crianças. Tenho andado a ver viaturas de 7 lugares dado que às regras de segurança assim o impõem. E apesar de entender que são viaturas que consomem mais e poluen mais não entendo que, num país que se diz envelhecido, com baixas e preocupantes taxas de natalidade (que na Europa já levaram à adopção de medidas drásticas de apoio em outros países) aqui não haja um iluminado que perceba que uma diminuição da carga fiscal para quem efectivamente necessitasse desses veículos para a família podia ser uma medida benéfica em vez de cheques a prazo a 18 anos ou contas sintomas que ninguém sabe bem como funcionam. O que pensam disto?
    Editado pela última vez por manucas; 23 July 2010, 19:53.

    #2
    Eu acho que de facto seria uma boa medida, comot odas as que discriminam positivamente quem contribui para o futuro do país.

    Mas infelizmente as vistas curtas dos políticos e a falta de liquidez do estado obriga-os a sugarem tudo o que conseguirem para pagarem tudo o que os boys andaram a mamar estes anos todos.

    A única opção nova de 7 lugares pagável por uma família de recursos médios/baixos é a Dacia Logan SW.

    Depois disto só furgões mistos...

    Em tempos, os grandes monovolumes foram homologados como furgões mistos, pagando muito pouco IA, mas era bom demais e acabou-se.

    Comentário


      #3
      Eu não tenho certeza absoluta, mas penso que existe algo em relação à aquisição de um veículo novo de mais de 5 lugares para uma família numerosa.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
        Eu não tenho certeza absoluta, mas penso que existe algo em relação à aquisição de um veículo novo de mais de 5 lugares para uma família numerosa.
        Julgava que sim tb mas ja procurei e nao encontro... apenas campanhas pontuais das marcas como recentemente a da Ford que oferecia 1000 euros no caso de nascimento de bebe durante determinado periodo.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver Post
          Eu acho que de facto seria uma boa medida, comot odas as que discriminam positivamente quem contribui para o futuro do país.

          Mas infelizmente as vistas curtas dos políticos e a falta de liquidez do estado obriga-os a sugarem tudo o que conseguirem para pagarem tudo o que os boys andaram a mamar estes anos todos.

          A única opção nova de 7 lugares pagável por uma família de recursos médios/baixos é a Dacia Logan SW.

          Depois disto só furgões mistos...

          Em tempos, os grandes monovolumes foram homologados como furgões mistos, pagando muito pouco IA, mas era bom demais e acabou-se.
          Mas falas da mesma falta de liquidez do Estado q beneficia fiscalmente modelos em 1000 euros como um 320d ED, certo?

          Comentário


            #6
            Mais um subsidio.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por manucas Ver Post
              Julgava que sim tb mas ja procurei e nao encontro... apenas campanhas pontuais das marcas como recentemente a da Ford que oferecia 1000 euros no caso de nascimento de bebe durante determinado periodo.
              tenho um familiar que adquiriu uma S-max há cerca de 2 anos e teve um desconto, por ser uma familia numerosa, mas acho que teve que levar um comprovativo ou outra situação qualquer.

              Comentário


                #8
                Não concordo nada com esta ideia.
                Eu não tenho filhos mas preciso de carro para trabalhar, e a mim ng me dá subsidios nenhuns. Ninguém é obrigado a ter filhos em doses elevadas...

                Se calhar direi doutra maneira, se dessem subsidio para familias numerosas para comprarem carro, entao também deveria haver um subsidio para as familias menos numerosas tambem comprarem carro.

                Não é por se ter mts filhos que precisam mais de carro do que familias com menos ou nenhum filho.

                Por isso não concordo.

                Outra coisa que tb nao concordo nada é com esta teoria que este planeta esta a ficar envelhecido e que é preciso gerar filhos urgentemente, uma vez que a nossa especie está em completo desiquilibrio face às outras especies. Em zonas na china proibiram familias de ter mais que 2 filhos, para controlar a sobrepopulação na china. Mas enfim, isso seriam outras conversas noutros foruns

                Concluirei entao, tudo bem oferecem subsidios, ate podem oferecer os carros por inteiro, que nao me interessa, agora o resto das pessoas não devem ser discriminadas.

                Abraços

                P.S.: Tenho plena consciencia que está será uma opinião bastante odiada, mas estou num espaço publico e tenho todo o direito em expressar-me. Sugiro termos aqui discussão saudável sem andarmos aqui todos aos arranhões e estaladas :D )
                Editado pela última vez por WM; 23 July 2010, 23:08.

                Comentário


                  #9
                  Só passa a ser uma boa ideia quando nos dá jeito...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por WarMode Ver Post
                    Não concordo nada com esta ideia.
                    Eu não tenho filhos mas preciso de carro para trabalhar, e a mim ng me dá subsidios nenhuns. Ninguém é obrigado a ter filhos em doses elevadas...

                    Se calhar direi doutra maneira, se dessem subsidio para familias numerosas para comprarem carro, entao também deveria haver um subsidio para as familias menos numerosas tambem comprarem carro.

                    Não é por se ter mts filhos que precisam mais de carro do que familias com menos ou nenhum filho.

                    Por isso não concordo.

                    Outra coisa que tb nao concordo nada é com esta teoria que este planeta esta a ficar envelhecido e que é preciso gerar filhos urgentemente, uma vez que a nossa especie está em completo desiquilibrio face às outras especies. Em zonas na china proibiram familias de ter mais que 2 filhos, para controlar a sobrepopulação na china. Mas enfim, isso seriam outras conversas noutros foruns

                    Concluirei entao, tudo bem oferecem subsidios, ate podem oferecer os carros por inteiro, que nao me interessa, agora o resto das pessoas não devem ser discriminadas.

                    Abraços

                    P.S.: Tenho plena consciencia que está será uma opinião bastante odiada, mas estou num espaço publico e tenho todo o direito em expressar-me. Sugiro termos aqui discussão saudável sem andarmos aqui todos aos arranhões e estaladas :D )
                    Teoricamente, um modelo com lotação de 7 lugares com o mesmo nível de segurança e conforto dos habituais de 5 lugares será mais caro do que este (é a diferença entre um grande monovolume e um monovolume médio).

                    De facto o tema da necessidade de termos mais filhos é mais para o OT, mas posso dizer-te que por lá já se abordou a diferença entre o nº de filhos que as famílias árabes e as famílias "ocidentais" têm na Europa, e as transformações que isso irá provocar a longo prazo.

                    Comentário


                      #11
                      Caro Manucas, antes de mais parabéns pelos descendentes.

                      Contacta a Associação de Famílias Numerosas e eles costumam ter acordos com diversas marcas e assim fazerem descontos aos associados.

                      Associação Portuguesa de Famílias Numerosas

                      Felicidades.

                      Um abraço, by Filas

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por WarMode Ver Post
                        Não concordo nada com esta ideia.
                        Eu não tenho filhos mas preciso de carro para trabalhar, e a mim ng me dá subsidios nenhuns. Ninguém é obrigado a ter filhos em doses elevadas...

                        Se calhar direi doutra maneira, se dessem subsidio para familias numerosas para comprarem carro, entao também deveria haver um subsidio para as familias menos numerosas tambem comprarem carro.

                        Não é por se ter mts filhos que precisam mais de carro do que familias com menos ou nenhum filho.

                        Por isso não concordo.

                        Outra coisa que tb nao concordo nada é com esta teoria que este planeta esta a ficar envelhecido e que é preciso gerar filhos urgentemente, uma vez que a nossa especie está em completo desiquilibrio face às outras especies. Em zonas na china proibiram familias de ter mais que 2 filhos, para controlar a sobrepopulação na china. Mas enfim, isso seriam outras conversas noutros foruns

                        Concluirei entao, tudo bem oferecem subsidios, ate podem oferecer os carros por inteiro, que nao me interessa, agora o resto das pessoas não devem ser discriminadas.

                        Abraços

                        P.S.: Tenho plena consciencia que está será uma opinião bastante odiada, mas estou num espaço publico e tenho todo o direito em expressar-me. Sugiro termos aqui discussão saudável sem andarmos aqui todos aos arranhões e estaladas :D )
                        Mas tu não precisas de carro com número específico de lugares, precisas?
                        Carro novo para apenas uma pessoa arranja-se relativamente barato, carros de 7 lugares não.
                        A questão aqui é que nem eram precisos subsidios nenhuns, era apenas rever a carga fiscal que certos modelos de automoveis pagam. Devia haver incentivos a que se comprasse o que se precisa efectivamente e taxas aplicadas de forma diferenciada dependendo das caracteristicas/uso dos veículos. Por exemplo se eu ando sempre sozinho casa/trabalho, não preciso de um carro de 5 lugares. Então podia haver incentivos para carros como o Smart. Eu sou livre na mesma de comprar o carro de 5 lugares se é mesmo esse que eu quero, mas de certeza absoluta que muita gente se ficava pelo modelo mais pequeno porque dá mais jeito, se o preço fosse bom. O que se vê é que uma "casca de noz" acaba por custar quase tanto como um carro maior e melhor e como é natural as pessoas gastam o pouco mais e ficam com o melhor.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                          Mas tu não precisas de carro com número específico de lugares, precisas?
                          Carro novo para apenas uma pessoa arranja-se relativamente barato, carros de 7 lugares não.
                          A questão aqui é que nem eram precisos subsidios nenhuns, era apenas rever a carga fiscal que certos modelos de automoveis pagam. Devia haver incentivos a que se comprasse o que se precisa efectivamente e taxas aplicadas de forma diferenciada dependendo das caracteristicas/uso dos veículos. Por exemplo se eu ando sempre sozinho casa/trabalho, não preciso de um carro de 5 lugares. Então podia haver incentivos para carros como o Smart. Eu sou livre na mesma de comprar o carro de 5 lugares se é mesmo esse que eu quero, mas de certeza absoluta que muita gente se ficava pelo modelo mais pequeno porque dá mais jeito, se o preço fosse bom. O que se vê é que uma "casca de noz" acaba por custar quase tanto como um carro maior e melhor e como é natural as pessoas gastam o pouco mais e ficam com o melhor.
                          Tal e qual o que eu disse, se eles têm direito a ajudas para comprar um carro para levar os seus n filhos, qualquer outra pessoa deveria ter ajuda para a sua situação, que pode ser 1, 3, ou nenhum filho. Eu preciso do carro para trabalhar. Eles precisam do carro para transportar os filhos. Porque hão-de ser as prioridades dos filhos maiores que as minhas?
                          Porque é que transportar 4 ou mais filhos num carro é mais importante que transportar 1 ou 2?

                          Seja mais caro ou não, comprar um carro é um grande investimento. Não se pode dizer que comprar um carro para transportar um filho seja barato, e comprar um carro para varios filhos seja muito caro. São ambos investimentos caros.

                          Ainda há outra questão, se calhar um bocado mais polémica, que é a seguinte. Tirando algumas excepções e surpresas, normalmente as familias numerosas são numerosas porque querem. Os filhos não apareceram à porta de casa num cesto ou pela cegonha. Muita gente tem muitos filhos porque quer, e está no seu direito. Se não têm condições para ter muitos filhos, e precisam de ajuda para comprar um carro para os transportar, então se calhar ter muitos filhos não será a melhor opção. Claro que isso parte de cada um, e eu ate concordaria em ajudas, no entanto não percebo porque é que as ajudas incidiriam apenas em familias numerosas.

                          Assim, na minha humilde opinião continuo a dizer, as familias numerosas têm tanto direito a receber subsidios para comprar carros, como as familias não numerosas.

                          Abraços

                          P.S.: E já agora, eu ate venho duma familia numerosa, por isso posso opinar de consciencia tranquila sobre algo que conheço.

                          Comentário


                            #14
                            Algumas considerações: Claro q quando ha necessidade é q as ideias surgem. Mas quem não for egoísta e pensar só no seu umbigo pode reconhecer ou não boas ideias independentemente de nos trazer algum benefício ou não... ha mtas boas ideias q não me beneficiam em nada e não é por isso q o são menos. Em relação à sobrepopulação, é uma falsa questão. La pq na China ha crianças a mais isso implica q não devem nascer cá? É a história de eu comer 4 paes e outro nenhum mas no final ambos comemos 2 em média... E para quem trabalhava houve mama durante mt tempo c os ditos comerciais q só serviam para colocar acrílico, jante 17 e passear a namorada, desvirtuando o real interesse do mesmo. Já num carro de 7 lugares a isenção de impostos (e não subsídio como alguém cá disse) seria depois de comprovar a família directa, q é certamente mais difícil de falsificar q criar uma empresa fictícia ou profissão liberal p ir buscar dividendos. Ou não? E mesmo para quem acha q um carro de elevada potência deve ser beneficiado pq têm poucas emissões, gostava de saber se às velocidades proibitivas a q anda continua e emitir pouco...e é fácil fazer contas e perceber q um monovolume ainda assim polui menos e é menos oneroso q ter q andar necessariamente c 2 carros para transportar legalmente e em segurança 6 ou 7 pessoas. Já agora, tb ninguém escolhe ficar doente, ninguém escolhe ter pais idosos, o q não quer dizer q não haja apoios específicos p esse facto. Ter mt filhos é e deve ser uma escolha pessoal e pensada o q implica q não possam haver benefícios para quem vai tb incentivar a pop activa e produtiva do país a longo prazo. Um casal sem filhos óq deveria ser igualmente valorizado na compra de um veículo? que esforço estão efectivamente a fazer para além de serem força produtiva agora mas mais 2 pensionistas mais tarde? E acho q nem vale a pena referir q em mt país europeu quem têm 3 ou mais filhos um dos pais nem precisa de trabalhar. Serão loucos?

                            Comentário


                              #15
                              o warmode está a criticar a família numerosa do manucas. "Ninguém é obrigado a ter filhos em doses elevadas...". se soubesses a história dele não dizias isso. este fórum não é só off topic como também não é só geral e diário de bordo. mas se quiseres, a história dele sofreu uma reviravolta repentina e não, não fez mais filhos sem querer.

                              quanto ao filas, não são descendentes dele, mas podem vir a ser.

                              manucas, será que não arranjas nada de um concessionário oficial e que tenha até 2 anos? 1 carro de serviço ou então uma boa oportunidade no standvirtual de alguém que nao tenha podido pagar ou assim. ontem soube de um caso de alguém que comprou um DS3 THP 150cv e passados 2 meses vendeu-o para encomendar o novo DS3 racing em laranja, aquele que tem 200cv ou algo no género. há gente maluca pra tudo! por isso procura bem, nem que demores mais uma semanas. ou então mesmo que o carro esteja longe, levas a tua mulher ou 1 amigo ou familiar e só gastas a mais o gasóleo. abraço.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por manucas Ver Post
                                Algumas considerações: Claro q quando ha necessidade é q as ideias surgem. Mas quem não for egoísta e pensar só no seu umbigo pode reconhecer ou não boas ideias independentemente de nos trazer algum benefício ou não... ha mtas boas ideias q não me beneficiam em nada e não é por isso q o são menos. Em relação à sobrepopulação, é uma falsa questão. La pq na China ha crianças a mais isso implica q não devem nascer cá? É a história de eu comer 4 paes e outro nenhum mas no final ambos comemos 2 em média... E para quem trabalhava houve mama durante mt tempo c os ditos comerciais q só serviam para colocar acrílico, jante 17 e passear a namorada, desvirtuando o real interesse do mesmo. Já num carro de 7 lugares a isenção de impostos (e não subsídio como alguém cá disse) seria depois de comprovar a família directa, q é certamente mais difícil de falsificar q criar uma empresa fictícia ou profissão liberal p ir buscar dividendos. Ou não? E mesmo para quem acha q um carro de elevada potência deve ser beneficiado pq têm poucas emissões, gostava de saber se às velocidades proibitivas a q anda continua e emitir pouco...e é fácil fazer contas e perceber q um monovolume ainda assim polui menos e é menos oneroso q ter q andar necessariamente c 2 carros para transportar legalmente e em segurança 6 ou 7 pessoas. Já agora, tb ninguém escolhe ficar doente, ninguém escolhe ter pais idosos, o q não quer dizer q não haja apoios específicos p esse facto. Ter mt filhos é e deve ser uma escolha pessoal e pensada o q implica q não possam haver benefícios para quem vai tb incentivar a pop activa e produtiva do país a longo prazo. Um casal sem filhos óq deveria ser igualmente valorizado na compra de um veículo? que esforço estão efectivamente a fazer para além de serem força produtiva agora mas mais 2 pensionistas mais tarde? E acho q nem vale a pena referir q em mt país europeu quem têm 3 ou mais filhos um dos pais nem precisa de trabalhar. Serão loucos?
                                Concordo com o que dizes. E no teu quadro específico (sendo descendentes directos ou não) não teria problemas nenhuns em que o estado tira-se a pata dos impostos. O problema é que pelo vejo por aqui fazes parte da minoria das grandes famílias em que se vive exactamente dos subsídios gerados pelas crianças e não para as crianças.

                                Comentário


                                  #17
                                  Nunca existiu qualquer incentivo para compra de veículo e para famílias numerosas. O que existiu - no tempo do Salazar - era o Diploma de Mães de Família concedido a quem tivesse uma família numerosa.

                                  Tenho duas tias que naquele tempo casaram com 13 anos e elas a vida toda tiveram uma 14 filhos e outra 16 filhos. Os velhotes já morreram de tanto esforço mas todos os filhos áinda são vivos e alguns já tem 9 filhos o que significa que as velhotas são avós qualquer coisa como 14 e 23 vezes. Mas isto é histórias de outras épocas que não cabe nos tempos de hoje na cabeça de quem concede incentivos.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por WarMode Ver Post
                                    Não concordo nada com esta ideia.
                                    Eu não tenho filhos mas preciso de carro para trabalhar, e a mim ng me dá subsidios nenhuns. Ninguém é obrigado a ter filhos em doses elevadas...

                                    Se calhar direi doutra maneira, se dessem subsidio para familias numerosas para comprarem carro, entao também deveria haver um subsidio para as familias menos numerosas tambem comprarem carro.

                                    Não é por se ter mts filhos que precisam mais de carro do que familias com menos ou nenhum filho.

                                    Por isso não concordo.

                                    Outra coisa que tb nao concordo nada é com esta teoria que este planeta esta a ficar envelhecido e que é preciso gerar filhos urgentemente, uma vez que a nossa especie está em completo desiquilibrio face às outras especies. Em zonas na china proibiram familias de ter mais que 2 filhos, para controlar a sobrepopulação na china. Mas enfim, isso seriam outras conversas noutros foruns

                                    Concluirei entao, tudo bem oferecem subsidios, ate podem oferecer os carros por inteiro, que nao me interessa, agora o resto das pessoas não devem ser discriminadas.

                                    Abraços

                                    P.S.: Tenho plena consciencia que está será uma opinião bastante odiada, mas estou num espaço publico e tenho todo o direito em expressar-me. Sugiro termos aqui discussão saudável sem andarmos aqui todos aos arranhões e estaladas :D )
                                    Se precisas do carro para trabalhar compras um carro de trabalho (comercial) tens desconto no IA e ainda podes recuperar o IVA.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu também preciso de fazer quase 200kms por dia para trabalhar e não pude recuperar IVA, porque trabalho por conta de outrém.

                                      Os comerciais já não têm desconto no ISV.

                                      Portanto, até nas deduções de IVA há discriminação, uns podem deduzir carro para trabalhar e outros não. Ou por conta de outrém é "menos trabalho" que por conta própria?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu nao critiquei ninguém caditonuno, é mt facil tirar frases fora do contexto e inventar cenários e situações que não aconteceram.

                                        O que disse foi exemplificativo para casos gerais, inclusivamente disse "Tirando algumas excepções e surpresas, normalmente as familias numerosas são numerosas porque querem". Mas isso nao citaste porque estragava o teu argumento. Não sejamos assim ok? não é preciso inventar para contra argumentar.

                                        Queres ver eu a fazer o mesmo?
                                        caditonuno, a situação do criador deste tópico é bastante séria, não é preciso insultares "há gente maluca pra tudo!".

                                        O que referi é que isto é tudo mt bonito, e de facto toda a gente acha que merece descontos, subsidios, isenções e cada caso é um caso. O que disse é que nao concordo que ter menos de 3 filhos, nao mereça nada, ter mais de 3 filhos, toma la insenções, subsidios e afins. Não acho justo.

                                        Vejamos uma situação possivel:
                                        Toda a gente ter direito a, por exemplo, 10% off do preço do carro face à sua situação.

                                        Trabalhor / Familia sem filhos:
                                        Comercial ate 15 mil euros: Desconto 10% = 1500 €

                                        Ate 3 filhos:
                                        Carro 5 lugares ate 20 mil: Desconto 10% = 2000 €

                                        Mais de 3 filhos,
                                        Carro ate 7 lugares: 35 mil euros: Desconto 10% = 3500€

                                        (Valores sao meramente indicativos)
                                        Não é justo?

                                        Ou ate comercial 8% desconto, 5 lugares 10% desconto, e 7 lugares 12% desconto.


                                        O meu unico problema é estar-se a oferecer ajudas a uns, e a outros que também têm direito já não se dê.

                                        5k2tbm,estou exactamente na mesma situação, concordo plenamente ctg.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Como já se viu essa medida iria dar barraca porque se as famílias numerosas ficavam contentes, os restantes portugueses iam também se achar no direito de ter subsídios e incentivos.
                                          Então e se o incentivo fosse sobre os carros fabricados em Portugal?
                                          Incentivava a compra de carros portugueses, diminuíam as importações, e em Portugal fazem-se carros para quase todos os gostos.
                                          As famílias numerosas tinham incentivo na compra da Sharan/Alhambra.
                                          Os solteiros ou casais sem filhos tinham incentivo na compra dos Scirocco/Eos.
                                          Os que precisam de carro de trabalho tinham incentivo na compra das Mitsubishi Canter feitas no Tramagal.
                                          É pena já não se fazerem cá as Opel Combo... mas em Mangualde ainda se fazem as Citroen Berlingo / Peugeot Partner, não?
                                          Que vos parece?
                                          Editado pela última vez por AstonM; 24 July 2010, 13:22.

                                          Comentário


                                            #22
                                            E ainda tinhas as Berlingos comerciais para trabalhar.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
                                              Como já se viu essa medida iria dar barraca porque se as famílias numerosas ficavam contentes, os restantes portugueses iam também se achar no direito de ter subsídios e incentivos.
                                              Então e se o incentivo fosse sobre os carros fabricados em Portugal?
                                              Incentivava a compra de carros portugueses, diminuíam as importações, e em Portugal fazem-se carros para quase todos os gostos.
                                              As famílias numerosas tinham incentivo na compra da Sharan/Alhambra.
                                              Os solteiros ou casais sem filhos tinham incentivo na compra dos Scirocco/Eos.
                                              Os que precisam de carro de trabalho tinham incentivo na compra das Mitsubishi Canter feitas no Tramagal.
                                              É pena já não se fazerem cá as Opel Combo... mas em Mangualde ainda se fazem as Citroen Berlingo / Peugeot Partner, não?
                                              Que vos parece?
                                              Essa é outra boa idéia, de facto. Mas parece-me q enquanto um 7 lugares é uma necessidade p uma família grande, não sei se haveriam assim tantos trabalhadores a optar por Berlingos e Partners, mesmo q necessitassem:-)

                                              Comentário


                                                #24
                                                é que a história do rapaz não é bem como a pintam. tem 4 crianças para levar + a mulher, nós é que supomos sempre que são todos filhos, foi isso que eu quis dizer.

                                                ainda hoje vi 1 casal com 2 filhos pequenitos mesmo a sairem de um monstro (penso que era uma kia). lembrei-me logo dos consumos, da manutenção, etc, tudo para terem espaço suficiente na mala. aquilo era bem maior que uma S-MAX.


                                                edit: penso que era uma kia carnival da geraçao anterior, talvez. nao ei se eles tiveram algo maior a vender-se no nosso país.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Boa tarde a todos, estava a reflectir sobre o assunto e lembrei-me dos descontos que fazemos mensalmente para o estado, é impressão minha ou as famílias mais numerosas (diga-se mais dependentes e com dois titulares) descontam bem menos que jovens solteiros e sem dependentes???

                                                  Não é descobrir a pólvora, mas já ajuda no orçamento na compra de um carro maior, certo?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Quando referi que isto seria mais um subsidio, queria dizer que não acho correcto dar benesses fiscais para adquirir um veiculo maior só porque se tem mais que 2 filhos por exemplo. Ajudar e nos bens essenciais, e eu não considero um automóvel um bem essencial. Na maioria dos casos uma familia com 1,2,3,4 ou mais filhos, já conhecem as regras, sabem perfeitamente com o que contam, não sabendo a responsabilidade será sempre dos pais.
                                                    Neste momento todos contam com o estado para tudo, agora até para adquirirem um veiculo de 7 lugares.
                                                    Cada um terá a sua opinião, eu não concordo com esta.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Nota prévia: tenho 3 filhos.

                                                      Não me parece razoável estar a por-se em questão que famílias com filhos merecem um apoio especial, nomeadamente com comentários do tipo "eles é que quiseram tê-los". Basta verificar que o escalão do IRS depende do número de filhos para se perceber que esta verdade é universalmente aceite.

                                                      Acho que há muita gente com a ideia estúpida de que famílias com filhos são um fardo para a sociedade, e neste tópico já li algumas opiniões que me parecem derivações disso. Um país precisa de aproximadamente 2,1 filhos por casal para manter a população, e o nosso devia estar a aumentá-la. Estas famílias deveriam ser acarinhadas.

                                                      Por outro lado, e especialmente no caso de famílias numerosas o carro É um bem de primeira necessidade. É praticamente impossível nos dias de hoje, na nossa sociedade, ter 3 filhos sem carro. Ir por míudos à escola, muitas vezes diferentes escolas, actividades extra-curriculares, médicos, compras, trabalhar, etc, etc,...

                                                      Dito isto, obviamente que acho que deveria haver alguma diferenciação na taxação de veículos em função do número de filhos. Não digo ter o carro a metade do preço, mas tal como noutras taxas, uma parte desta podia ser por pessoa, e não em valores absolutos. Por exemplo, a taxa sobre as emissões.

                                                      O meu carro paga MUITO mais de imposto por emitir 180 do que por exemplo, um Smart que leve 2 pessoas, e emita 100. Mas eu levo 5 pessoas.
                                                      A nossa pegada ecológica por viagem é sempre muito mais reduzida, por ser a dividir por 5. No entanto o carro é muito mais caro por causa destas emissões.

                                                      É justo?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
                                                        Como já se viu essa medida iria dar barraca porque se as famílias numerosas ficavam contentes, os restantes portugueses iam também se achar no direito de ter subsídios e incentivos.
                                                        Então e se o incentivo fosse sobre os carros fabricados em Portugal?
                                                        Incentivava a compra de carros portugueses, diminuíam as importações, e em Portugal fazem-se carros para quase todos os gostos.
                                                        As famílias numerosas tinham incentivo na compra da Sharan/Alhambra.
                                                        Os solteiros ou casais sem filhos tinham incentivo na compra dos Scirocco/Eos.
                                                        Os que precisam de carro de trabalho tinham incentivo na compra das Mitsubishi Canter feitas no Tramagal.
                                                        É pena já não se fazerem cá as Opel Combo... mas em Mangualde ainda se fazem as Citroen Berlingo / Peugeot Partner, não?
                                                        Que vos parece?
                                                        Já alguns anos com crise produção sector automovel defendo essa politica "protecionista" sobre os veiculos que seija produzidos cá seijam isentos de ISV para promover vendas

                                                        Tal como se faz na espanha...

                                                        Mas isto certamente iria colidir com principio da equidade / igualdade entre paises da UE

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Seria uma óptima medida, nem era preciso incentivo, bastava reduzir um pouco o roubo do ISV!

                                                          Mas ainda há quem ache mal.....

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Essa dos escaloes beneficiarem familias grandes so pode ser piada. Facamos as contas de forma simples: um casal solteiro q ganhe 25000 euros/ano. Se retiver 20%,suponhamos, desconta entao 5000 euros/ano. Uma familia de 3 filhos e os mesmos rendimentos de 25000 euros, q retenha 10% digamos... desconta anualmente 2500 euros. Vantagem enorme? Nao esquecer q os filhos comem e essas despesas dificilmente teem descontos. Se um casal gastar 300 euros em alimentacao mensal, c 3 filhos gasta pelo menos, mais 50%, ou seja, 450 euros/mes: no final ano sao 1800 euros a mais. Agora despesas de saude, vacinacao, consultas periodicas, q sejam 100 euros por ano por crianca (q sera mt mais mas ja estou a ser redutor) serao mais 300 euros. Somando ja vai nos 2100 euros. Vamos ainda supor q estes pais, por sorte miraculosa conseguem colocar as criancas num infantario publico (o q era um achado!) mesmo nao pagando os 200 euros/crianca dos privados, nao se livram de pelo menos 50 euros/mes. O q a multiplicar por 3 e ao ano da mais 1800 euros. Ja vamos em 3900 euros de gastos a mais q um casal sem filhos. Roupa, calcado, bens de higiene pessoal tb nao sao dedutiveis e 5 gastam mais q 2. Supondo q sao uns anjos e nem estragam a roupa, talvez, com sorte, se consiga gastar uns miseros 200 euros anuais em cada um (e quem tem filhos sabe q se gasta mt mais mas sejamos poupados nas contas): sao mais 600 euros aos 3900= 4500 euros. Ja nem meto despesas c ferias, act ludicas, supondo q esses filhos nunca saiem de casa... Logo, a suposta mais valia de ter filhos a nivel fiscal... é canção p adormecer meninos. E não me venham falar de abono de família, q é uma verdadeira vergonha! Um casal q receba 25000 euros salário anual, recebe uma mixuruquice...

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X