Anúncio

Collapse
No announcement yet.

ABS - Dùvida

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    ABS - Dùvida

    Caros amigos,

    Infelizmente espatifei o meu carrito hoje (Seat Leon II 1.9TDI 105cv, Janeiro de 2010) no Eixo Norte Sul entre o aqueduto das águas livres e a saída para a A5, direcção Lisboa->Almada. Não venho aqui desabafar sobre o meu infortúnio mas sim colocar uma questão sobre o ABS.

    A travagem neste carro de facto nunca me convenceu. Venho do Leon I de 110cv e travava bem melhor. Já para não falar do BMW 320d coupe com o qual este acidente não teria certamente acontecido.

    Uma coisa que estranhei durante estes 6 meses foi em travagens de emergência não ter sentido nunca no pedal de travão aquele tac-tac-tac próprio dos ABS. Pensei que seria um sistema de ABS novo, assim por dizer. Mas hoje em conversa com uma pessoa, esta disse-me que todo o ABS faz esse tac-tac-tac quando o pedal vai ao fundo. Também achei curioso um polícia que lá estava, muito simpático por sinal, ter-me dito que tem um carro igualzinho ao meu e acha que trava muito bem!

    Foi dramático ver aquele acidente (eu choquei num acidente que acabava de acontecer) a uma distância aparentemente razoável e ir com o pé ao fundo e o carro não perder velocidade. Também não senti fugir o carro o que pode indicar que o ABS estava afinal lá. Mas o tac-tac-tac e travar que é bom, nada. (Admito que vinha com velocidade excessiva para a curva em questão, 100, talvez 120km/h no máximo, mas ainda assim acho que tinha livres mais de 100 metros.)

    Então a pergunta é: é possível que o ABS não estivesse a funcionar propriamente? Alguma falha na electrónica, é possível? É possível ainda apurar isso agora, tipo caixa negra de avião?

    Já agora outra pergunta. O carro ficou com a frente toda destruída mas o habitáculo intacto (salvo airbags). Acham que devia arranjar ou trocar? E se arranjar, devia fazê-lo na Marca ou num Mecânico?

    Ah, e estou bem. Sobretudo para quem viu o chão a fugir e a vidinha a andar bem para trás... Não vão em cantigas amigos, andem devagar que num segundo tudo se desfaz. Trabalho de anos desfeitos num segundo. E isto quando corre bem...

    Abraço,
    Paulo-Renato

    #2
    bem, tudo é possível, pode acontecer que tenhas tido algum problema

    tinhas seguros de danos próprios? se sim a seguradora vai fazer uma peritagem e logo te diz se vale a pena ou nao arranjar

    Comentário


      #3
      O piso, como estava? Podia haver oleo na estrada do outro acidente...

      O que acho estranho é que dizes que o carro nao travava bem, eu com o leon II do meu pai até fico azul com o travar daquilo, acho que trava realmente bem, e com uma segurança muito boa...

      Duvido muito que o leon II trave pior que o leon I...

      Quanto ao resto nao te posso ajudar...


      P.S ainda bem que nao te aconteceu nada!

      Comentário


        #4
        Não sei porque, mas costumo ter a panca de quando tenho um carro quando posso uso e abusa da travagem para ver até onde posso ir

        Agora se já tinhas reparado nisso, porque não averiguas-te antes?


        Sei que os sistemas cada vez mais recentes esse tac-tac do pedal vai ficando cada vez menor.


        O meu 1º contacto com ABS foi num A3 de 98 e sentia-se muito esse tac-tac onde em dia nos carros mais modernos é feito de forma suave e se tiveres em pânico pode nem dar por ele.

        Agora o piso em questão também ajuda. E se foi na curva a descer que dá acesso da A5 ao eixo Norte-Sul o piso aí para velocidades elevadas não é o melhor sitio para travar. Quando passei lá com o meu carro não gostei quando comecei a travar.


        Em relação ao ABS se tiver dado erro devido a falha electrónica pode ter ficado registado na centralina, se for por algo mecânico pode já não o dar. Todos os sistemas têm falhas.

        Comentário


          #5
          Se travaste a fundo das duas uma: ou o carro não tem abs ou este não funciona e o carro derrapa; se tem abs faz uma travagem controlada e sente-se o sistema a funcionar. Já não é aquela patada de antigamente, mas sentes claramente o travão a fazer o seu trabalho.

          Eu também tive um despiste ligeiro com o meu AR 147 e apesar de vir mais devagar, tipo 80Km, a fazer a curva também nem senti ABS nem nada. Mas apesar de estar a funcionar, pareceu-me que naquele caso não actuou...

          Comentário


            #6
            Há carros em que o tac tac se nota muito mais do que noutros.

            De qualquer forma ias em excesso de velocidade o que por si só já é suficiente para teres de assumir a culpa do sucedido. Essa parte é fundamental para não entrares em paranóia desnecessárias e com questões acessórias ou a perder tempo à procura de casos como o teu que proliferam na Net independentemente do tipo de carro.

            Ainda assim, conhecendo o carro ( fiz uns 500km num ), acho que trava muito pior que um Megane ou um Focus por exemplo.
            Nesse aspecto a Renault ( aka sucata francesa) é dos carros em que se sente realmente a força de travagem e o ABS a bombar ( até de mais).

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por paulorenato Ver Post

              Já agora outra pergunta. O carro ficou com a frente toda destruída mas o habitáculo intacto (salvo airbags). Acham que devia arranjar ou trocar? E se arranjar, devia fazê-lo na Marca ou num Mecânico?
              Nao ha fotos ? so para ficarmos com uma ideia?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por GTTDI Ver Post
                Já agora outra pergunta. O carro ficou com a frente toda destruída mas o habitáculo intacto (salvo airbags). Acham que devia arranjar ou trocar? E se arranjar, devia fazê-lo na Marca ou num Mecânico?

                Nao ha fotos ? so para ficarmos com uma ideia?
                Isso só se pode seber peritando o carro. Ou achas que é uma coisa que se decide assim por palpite?

                Normalmente desmancha-se 1º o carro e só aí é que se consegue saber exactamente o valor da reparação.

                Comentário


                  #9
                  Antes de mais, ainda bem que tu estás bem.

                  É de lamentar o sucedido, mas acima de tudo a vida humana.

                  Quanto à questão em si e como já indicado, o ABS quando actua continua a dar/fazer o dito "tac-tac-tac".

                  Faz de forma mais suave, mas continua a fazer.

                  Quando o ABS não funciona, o carro continua a travar normalmente como um sistema convencional, o que como é óbvio, a determinado momento, acaba por bloquear as rodas do carro.

                  Pelo que referes, o teu carro não chegou a bloquear as rodas, logo das duas uma: ou não carregas-te o suficiente para activar o ABS, ou então, o ABS activou-se de facto, mas não o sentis-te.

                  E claro está, o estado do piso também influência a distância que se possa percorrer até à imobilização, bem como a própria pressão dos pneus.

                  Mas como referes, não inviabiliza que de facto o carro não travasse eficientemente, ainda para mais, se sentias que este tinha uma travagem menor comparativamente ao Leon I.
                  Editado pela última vez por nto; 26 July 2010, 11:41.

                  Comentário


                    #10
                    O meu não faz "tac-tac-tac", é mais um "zzzzzzzzzzzzzzzzzz"

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Pastis Ver Post
                      Ainda assim, conhecendo o carro ( fiz uns 500km num ), acho que trava muito pior que um Megane ou um Focus por exemplo.

                      Nao sei de que modelos falas (magane/focus) mas como podes ver pela lista, pior nao é de certeza...

                      Frenada de 120 a 0 km/h (m)

                      Honda Civic 1.8 140 CV 51
                      Toyota Auris 1.6i 124 CV 52
                      Volkswagen Scirocco 1.4 TSI 160 CV 52
                      Toyota Auris 1.6 Valvematic ConfortDrive 132 CV 52,8
                      BMW 120i 170 CV 53
                      Citroën C4 1.6 53
                      Peugeot 308 5p 1.6 VTI 120 CV 53
                      Audi A3 1.4 TFSI DSG 125 CV 53,7
                      Alfa 147 2.0 150 CV 54
                      Fiat Bravo 1.4 T-JET 150 CV 54
                      Ford Focus 3p 1.6i 114 CV 54
                      Opel Astra 5p 2.0 Turbo 170 CV 54
                      Renault Megane II 3p 1.4 16V 54
                      SEAT León 1.6 105 CV54
                      SEAT León 1.8 TFSI 160 CV 54
                      Mazda3 1.6 105 CV 54,1
                      Audi A3 1.4 TFSI 125 CV 54,9
                      Audi A3 1.8 TFSi 160 CV 55
                      Ford Focus 1.6 55
                      Opel Astra 1.6 16V 55
                      Volkswagen Golf VI 1.4 TSI 122 CV DSG (2009) 55,5
                      Renault Megane II 5p 1.6 16V 56
                      Lancia Delta 1.4 Turbo Jet 150 CV 56,1
                      Chevrolet Lacetti 1.6 57
                      KIA cee'd 1.6 122 CV 57
                      Subaru Impreza 2.0R 150 CV 57
                      Alfa 147 1.6 120 CV 58
                      Nissan Tiida 1.8 60
                      Dacia Logan 1.4i 63
                      KIA cee'd sporty wagon 1.6 CVVT 122 CV 63


                      Fonte: KM77.com
                      Editado pela última vez por santuarium; 26 July 2010, 11:52.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por santuarium Ver Post
                        Nao sei de que modelos falas (magane/focus) mas como podes ver pela lista, pior nao é de certeza...

                        Frenada de 120 a 0 km/h (m)

                        Honda Civic 1.8 140 CV 51
                        Toyota Auris 1.6i 124 CV 52
                        Volkswagen Scirocco 1.4 TSI 160 CV 52
                        Toyota Auris 1.6 Valvematic ConfortDrive 132 CV 52,8
                        BMW 120i 170 CV 53
                        Citroën C4 1.6 53
                        Peugeot 308 5p 1.6 VTI 120 CV 53
                        Audi A3 1.4 TFSI DSG 125 CV 53,7
                        Alfa 147 2.0 150 CV 54
                        Fiat Bravo 1.4 T-JET 150 CV 54
                        Ford Focus 3p 1.6i 114 CV 54
                        Opel Astra 5p 2.0 Turbo 170 CV 54
                        Renault Megane II 3p 1.4 16V 54
                        SEAT León 1.6 105 CV54
                        SEAT León 1.8 TFSI 160 CV 54
                        Mazda3 1.6 105 CV 54,1
                        Audi A3 1.4 TFSI 125 CV 54,9
                        Audi A3 1.8 TFSi 160 CV 55
                        Ford Focus 1.6 55
                        Opel Astra 1.6 16V 55
                        Volkswagen Golf VI 1.4 TSI 122 CV DSG (2009) 55,5
                        Renault Megane II 5p 1.6 16V 56
                        Lancia Delta 1.4 Turbo Jet 150 CV 56,1
                        Chevrolet Lacetti 1.6 57
                        KIA cee'd 1.6 122 CV 57
                        Subaru Impreza 2.0R 150 CV 57
                        Alfa 147 1.6 120 CV 58
                        Nissan Tiida 1.8 60
                        Dacia Logan 1.4i 63
                        KIA cee'd sporty wagon 1.6 CVVT 122 CV 63


                        Fonte: KM77.com
                        santuarium, não há um link directo para consultar os dados no "km77"?

                        Comentário


                          #13
                          O carro trava muito bem, depende tudo dos pneus que tenhas

                          se poderia travar melhor? Sim, eles andam demais...

                          Se é dos melhores carros a travar? Também concordo, pelo menos na minha versão em que as suspensão desportiva ajudava a estabilizar mais o carro em curva

                          Se compensa meter na oficina da marca? Claro, primeiro pela garantia, segundo porque isso é capaz de ter todos os riscos, não?!

                          Se não tiver o estouro é grande, tudo para cima dos 5 mil imagino.... com tablier a mistura e tudo...

                          Comentário


                            #14
                            Numa travagem de emergencia, caso o ABS não actuasse, o mais provavel era as rodas bloquearem levando à perda de controlo do carro. Sendo numa curva o mais certo seria uma saida de estrada. A travagem ficaria marcada no pavimento. Isto só não aconteceria se a força no pedal de travão fosse insuficiente para bloquear as rodas.

                            Contrariamente ao que muita gente pensa, o ABS não encurta assim tanto as distancias de travagem podendo mesmo aumenta-las significativamente em condições adversas em piso seco. Caso este apresente irregularidades, tipo ondulações, como no tal acesso da A5 para a ponte 25 de Abril, caso a suspensão não esteja em perfeito estado (amortecedores), as rodas poderão saltar reduzindo ou perdendo mesmo a aderencia à estrada levando a uma actuação prematura do ABS e levando ao alongamento da distancia de travagem.

                            Ha muitos factores a influenciarem as distancias de travagem. O estado do piso, a sua abrasão, sujidade, estado e qualidade dos pneus, sujidade dos mesmos, pressão, estado da suspensão... e claro, dos proprios travões do veículo.

                            Uma falha no servo freio poderia levar a uma deficiente travagem mas nesse caso o pedal ficaria duro e a exigir muito esforço para travar...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                              santuarium, não há um link directo para consultar os dados no "km77"?

                              Aqui tens, actualizado e tudo...

                              Gasoleo
                              km77.com. Fiat Bravo. Modelo 2007. Prestaciones.

                              gasolina
                              http://www.km77.com/00/fiat/bravo/p02.asp
                              Editado pela última vez por santuarium; 26 July 2010, 12:16.

                              Comentário


                                #16
                                Se travaste a fundo e não ouviste os pneus a chiar então não há dúvidas que o ABS funcionou.

                                Se a travagem não foi muito eficaz, isso é um sinal de pouca aderência, que se pode dever ao estado do piso ou à qualidade do pneus.

                                De facto, quando o piso está escorregadio, por vezes é frustrante ver que o carro abranda muito pouco em caso de travagem a fundo.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por santuarium Ver Post
                                  Como já foi referido, isso depende tb dos pneus mas sobretudo das condições do ensaio.
                                  (por exemplo inclinação da via, tipo de piso, peso a bordo, temp da borracha do pneu etc...)
                                  Referia-me a Megane 1.5 DCi 2010 e Focus 1.6TDCI 2010 Vs LeonII 2009 2.0Tdi.

                                  Mas é apenas uma sensação pessoal...

                                  Eu estou convencido que o Renault Megane é o carro que trava melhor no segmento mais vendido em Pt. É evidente que não fiz nenhum teste "oficial". Apenas feeling.

                                  (excluindo carros premium ou com menos saída tipo Civic, alfas etc que não se guiam todos os dias a não ser que tenhamos um)

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por santuarium Ver Post
                                    Muitissimo obrigado.

                                    Comentário


                                      #19
                                      O carro também não tem ESP? E que se o ESP entrar o ABS vai funcionar de forma a ajudar o ESP, "alargando" a travagem

                                      Comentário


                                        #20
                                        Esse acidente foi por volta das 4:30?? Se foi, e se o teu leon é um preto, pelo menos quando passei (do outro lado) não me pareceu, que a frente tenha ficado totalmente destruida. Pelo menos pareceu me...

                                        Comentário


                                          #21
                                          é pena um carro praticamente novo ir para o abate, mas nesse caso axo k é a melhor coisa a fazer se não tiver seguro contra danos próprios.
                                          ha uns 4 meses também me aconteceu o mesmo com o meu polo de 1998, oleo na estrada, uma descida, excesso de velocidade, estrada molhada... uma frente nova! arranjo 5000€ (so para os 2 airbags sao quase 2000€), comprei o novo vw polo, k por sinal esta bastante bom, nao fosse o motor ser só um 1.2cc
                                          este novo k tenho tem abs e esp mas nunca o ouvi dar o tal tac-tac-tac e ja travei a fundo para experimentar. agora ando mais devagar o conforto interior dos carros novos, com ac, boa suspensao, etc. faz que 140kms pareçam 80, mas quando batem, batem todos igual, kdo a velocidade é grande o abs de pco vale... e as estradas estão todas sujas de oleo, terra, borraxa derretida, etc com estas temperaturas altas... e logo que chover pior
                                          Editado pela última vez por Tecauto; 26 July 2010, 16:22.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Tecauto Ver Post
                                            agora ando mais devagar.... kdo a velocidade é grande o abs de pco vale...
                                            Infelizmente muita gente só se apercebe disto depois de bater.

                                            De facto, a grande qualidade dos automóveis actuais dá-nos a falsa sensação de segurança a altas velocidades e só quando precisamos de travar a fundo é que nos apercebemos que não é bem assim...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por MassaS Ver Post
                                              Esse acidente foi por volta das 4:30??
                                              Esse mesmo.

                                              Originalmente Colocado por MassaS Ver Post
                                              Se foi, e se o teu leon é um preto, pelo menos quando passei (do outro lado) não me pareceu, que a frente tenha ficado totalmente destruida. Pelo menos pareceu me...
                                              É que passaste do outro lado e viste mais a traseira. A frente ficou mesmo com mau aspecto.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                                                O carro trava muito bem, depende tudo dos pneus que tenhas

                                                se poderia travar melhor? Sim, eles andam demais...
                                                O meu nem sequer anda grande coisa. Uma grande decepção já agora (105cv). E então com AC ligado pior.


                                                Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                                                Se é dos melhores carros a travar? Também concordo, pelo menos na minha versão em que as suspensão desportiva ajudava a estabilizar mais o carro em curva
                                                O meu não...

                                                Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                                                Se compensa meter na oficina da marca? Claro, primeiro pela garantia, segundo porque isso é capaz de ter todos os riscos, não?!
                                                Pois, infelizmente só tem Responsabilidade Civil. Outra argolada que nem parece minha...


                                                Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                                                Se não tiver o estouro é grande, tudo para cima dos 5 mil imagino.... com tablier a mistura e tudo...
                                                Toda a gente me tem falado por volta dos 10 mil, nem posso acreditar. Amanhã vou ver se vou à Marca para tentar perceber quais as minhas opções.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por paulorenato Ver Post

                                                  Pois, infelizmente só tem Responsabilidade Civil. Outra argolada que nem parece minha...
                                                  Com o devido respeito: ia chamar-te uma coisa mas acho q já não vale a pena

                                                  Como é q um tipo enterra 5000 contos num carro e depois acha que pode poupar no seguro??? Não percebo.

                                                  Esquece lá a oficina de marca: já estás noutra onda. Agora vais ter que ficar com o carro e arranjá-lo. De outra forma estás a perder muito mas muito dinheiro.

                                                  Não percas tempo a ir à marca. Procura por "centros de colisão".

                                                  Boa sorte.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Pois, eu reparei mais no aparato. Mas sendo assim, so te posso desejar boa sorte com o que vem ai..

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      A minha viatura vai a caminho do 5 anos e ainda tem seguro contra todos os risco. E assim vai continuar

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        quando bati com o meu deparei com esse mesmo dilema: arranjar uma batida de 5000€ pra cima ou comprar novo. se desse pra fazer um rewind e limpar aquela borrada do carro, mas depressa resolvi que nem valia a pena pensar mto, um carro com 12 anos nem sequer tinha esse valor comercial.
                                                        no caso d um carro com poucos meses nao sei. depende do orçamento do arranjo, nao tenho boas experiencias em oficinas aí fora. é a doer, mas pelo menos na oficina da marca fica a nao dar problemas, mas se la fores eles estao mais interessados em vender outro. esses azares dão água pela barba durante alguns meses...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          se o carro fosse meu....

                                                          procurava uma oficina especializada, competentes e não muito careiros

                                                          Conheço uma no Montijo ao lado da Fibranet (ou qq coisa assim), já lá vi carros completamente destruidos a serem recuperados! O dono daquilo não é nada careiro e são profissionais.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            A essa velocidade e se travaste a fundo é fácil ver se o abs funcionou, de certeza que se falhou deixaste umas belas marcas no chão.

                                                            Quanto ao arranjo a minha opinião é sempre a mesma, se afectou partes da estrutura do carro não vale a pena, como dizes que a frente ficou destruida quase de certeza que afectou.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X