Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Caixas Manuais vs caixas Automáticas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Comparativo] Caixas Manuais vs caixas Automáticas

    Boas.

    Pesquisei aqui no fórum e não encontrei nada parecido como o que proponho aqui fazermos.

    Gostaria de saber a vossa opinião, comentários e experiências com caixas de velocidades automáticas, todos os tipos. Para ver se eu desfaço alguns preconceitos e mitos ou se ajudo alguém com as mesmas duvidas acerca das mesmas.

    A todos desde já o meu muito obrigado por quererem participar.
    Editado pela última vez por 0007; 28 July 2010, 18:20.

    #2
    Há boas e más dos dois lados.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
      Há boas e más dos dois lados.
      E podes fundamentar essa afirmação um pouco melhor!
      Com exemplos práticos se puderes?

      Obrigado.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por paarmejo Ver Post
        E podes fundamentar essa afirmação um pouco melhor!
        Com exemplos práticos se puderes?

        Obrigado.
        Explica antes as tuas dúvidas, o que queres mesmo saber?

        Uma pergunta feita de um modo tão abrangente é sempre relativa, uma caixa manual de um Lada ou de um Tata é diferente de uma caixa manual de um Porsche ou de um Ferrari e o mesmo acontece com as caixas automáticas.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Karma Ver Post
          Explica antes as tuas dúvidas, o que queres mesmo saber?

          Uma pergunta feita de um modo tão abrangente é sempre relativa, uma caixa manual de um Lada ou de um Tata é diferente de uma caixa manual de um Porsche ou de um Ferrari e o mesmo acontece com as caixas automáticas.
          Aquilo que quero saber é se as actuais caixas automáticas são melhores que as manuais. Se existe assim tanta diferença e se compensa ter um carro com uma.
          Experimentei um bmw320d com cx auto de 6 e não gostei...
          Por exemplo é melhor ter um 2.7 da Audi com cx manual ou o mesmo motor com cx automática, isto para um A6
          Espero ter sido claro.
          Obrigado.
          Editado pela última vez por 0007; 28 July 2010, 18:31.

          Comentário


            #6
            Se for uma caixa convencional em H automatizada só compensa pela preguiça (ou quem não souber conduzir), funciona exactamente igual às normais, apenas faz o ponto de embraiagem e a troca de mudança automaticamente (que demora mais a fazer que um bom condutor). Eu das vezes que testei não gostei nada.

            Se for sequencial será mais rápida a trocar de velocidade que uma caixa H manual (mas não necessariamente mais que uma sequencial manual mas essas nos carros são uma raridade). Têm a desvantagem de ser muito bruscas e portanto a sua utilização costuma estar limitada a carros de alta performance em que isso é desejável.

            Se for caixa sequencial dupla como a DSG da VW é melhor em tudo, simplesmente não permite o envolvimento e controlo de uma caixa manual.

            Há ainda as continuamente variáveis estilo scooter que são pouco utilizadas (a Audi tem uma que usa nos seus fumarentos mais pequenos), que em teoria é a caixa perfeita mas na prática é muito complicado fazer uma que aguente com o binário de um motor maiorzito.

            Depois entra a questão dos custos. Uma caixa manual é a mais barata, uma automática em H mais cara, uma automática sequencial normalmente ainda mais e uma sequencial dupla caríssima.

            Eu acho que não dava o meu dinheiro por nenhuma.
            Editado pela última vez por SRLA; 28 July 2010, 18:44.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
              Se for uma caixa convencional em H automatizada só compensa pela preguiça (ou quem não souber conduzir), funciona exactamente igual às normais, apenas faz o ponto de embraiagem e a troca de mudança automaticamente (que demora mais a fazer que um bom condutor). Eu das vezes que testei não gostei nada.

              Se for sequencial será mais rápida a trocar de velocidade que uma caixa H manual (mas não necessariamente mais que uma sequencial manual mas essas nos carros são uma raridade). Têm a desvantagem de ser muito bruscas e portanto a sua utilização costuma estar limitada a carros de alta performance em que isso é desejável.

              Se for caixa sequencial dupla como a DSG da VW é melhor em tudo, simplesmente não permite o envolvimento e controlo de uma caixa manual.

              Há ainda as continuamente variáveis estilo scooter que são pouco utilizadas (a Audi tem uma que usa nos seus fumarentos mais pequenos), que em teoria é a caixa perfeita mas na prática é muito complicado fazer uma que aguente com o binário de um motor maiorzito.

              Depois entra a questão dos custos. Uma caixa manual é a mais barata, uma automática em H mais cara, uma automática sequencial normalmente ainda mais e uma sequencial dupla caríssima.

              Eu acho que não dava o meu dinheiro por nenhuma.
              Excelente, muito obrigado.
              Já ajudaste e muito.

              Comentário


                #8
                Para mim uma das melhores é a DSG da volkswagen, que é um primor. É super rápida e o sistema é interessante, de dupla embraiagem. Tem patilhas atrás do volante, mas tb tem o modo automático.

                YouTube - Drift King Test Golf GTI (DSG vs 6spd Manual)
                YouTube - Skoda Octavia 1.2 TSI DSG normal drive in D


                Outro sistema interessante são as CVT, que basicamente funciona tipo as aceleras (scooters): carregas a fundo no acelerador e as rotações ficam lá em cima, perto do regime de potência máxima e a velocidade aumenta. Não há passagens de caixa e, por isso, não há perdas de tempo a meter mudanças e é tudo suave. Além disso as rotações são constantes, dependendo da posição do acelerador, o que faz com que seja aproveitado o regime da potência máxima, em vez das convencionais em que aceleras e o carro só atinge a potência máxima às XXXX rotações.

                Claro que a nível de sonoridade é muito menos interessante a CVT... Quando conduzes devagar ela escolhe a relação mais alta (com o mínimo de rotações), o que torna o carro mais silencioso.

                YouTube - Como funciona um cambio CVT

                2 exemplos:

                YouTube - 0 to 120 MPH 2007 Nissan Altima 3.5 V6 with CVT transmission
                YouTube - Honda City VTEC CVT at 1500 rpm


                Com tudo isto acabei por fugir um pouco ao âmbito do tópico, mas isto tudo foi para dar dois exemplos de caixas que podem ser mais rápidas que as manuais, e podem até melhorar o consumo do carro.


                No entanto uma manual pode sempre dar mais prazer de condução. Mas se for para andar sempre em cidade, uma automática torna a condução menos cansativa. Neste ponto o melhor ou pior já é uma questão mais subjectiva.
                Editado pela última vez por jcramalho; 28 July 2010, 19:00.

                Comentário


                  #9
                  Para mim manual sff para poder fazer as minhas reduções sempre que necessárias ou então de forma a permitirem-me ter o melhor regime de motor naquele momento, ou até travar com o motor. Um motor pode ser humilde, mas se bem trabalhado com a caixa (e se esta ajudar ao ser curta conjugada com o aumento das rpm) conseguem-se resultados agradáveis.
                  É o meu gosto, não gostaria de conviver com uma caixa auto embora ache que se adeqúe cada vez mais ao mercado porque as pessoas cada vez estão menos para se chatearem a fazer pontos de embraiagem, a reduzirem ou a mexerem nela sequer. O cliente moderno gosta de meter 5ª ou 6ª e de lá não sair, e é precisamente nesse tipo de cliente que não me incluo.
                  Manual powa all the way

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por jcramalho Ver Post
                    Quando conduzes devagar ela escolhe a relação mais alta (com o mínimo de rotações), o que torna o carro mais silencioso.
                    Só uma aparte, uma CVT por norma escolhe para uma condução normal o regime em que o motor tem eficiência máxima (que ao contrário do que normalmente se pensa, não é a menor rotação possível). É por isto que as scooters a dois tempos são tão barulhentas (e irritantes!) - o regime de eficiência máxima do motor 2T é normalmente a rotações relativamente altas.

                    Num 2.0TDI por exemplo uma CVT mantém-se por volta das 2000rpm.

                    Comentário


                      #11
                      Eu era um fã incondicional das caixas manuais até experimentar a DSG da VW quando estava a ponderar os extras para o meu GTI. Fiquei espantado com a rapidez e decisão desta nova caixa de dupla embraiagem...

                      ... e quando pensava que melhor seria mto dificil, experimento a PDK da Porsche (caixa baseada na DSG) e mais uma vez fico admirado com a evolução deste componentes automoveis (é ainda mais rapida que a da VW e em modo manual sport vai até ao limitador e fica lá até o condutor decidir trocar de velocidade).

                      Estas duas caixas permitem melhores performances aos automoveis que as incluem do que uma caixa manual.

                      Portanto, na minha opinião, a unica desvantagem que consigo admitir na dupla embraiagem é o seu preço!!!

                      Comentário


                        #12
                        Eu tambem era daqueles que defendia o "caixa manual power" depois chegou a Powershift á Ford com o lançamento da S-MAX e da Galaxy......e fez-se luz

                        Gosto muito da caixa e actualmente não hesitaria em adoptar um automovel com caixa automatica se ela for efectivamente boa

                        Comentário


                          #13
                          Eu conduzo com uma automática, a Softouch da Smart, e é horrível lol. Já estou habituado e nem me faz muita comichão, mas acredito que para quem venha doutra caixa qualquer (Manual ou Automática) a do Smart seja desesperante.

                          Quanto a DSG, só peca por não dar o controlo total ao condutor, isto no meu ver. Eu sei que se fizer reduções bruscas de 3 ou 4 velocidades posso partir o motor, mas isso já é comigo. O mesmo digo acerca de levar as rotações ao limite; eu é que devia escolher quando é que quero meter uma acima lol. Tirando isso, é EXCELENTE. Na PDK já se cede mais controlo ao condutor, como seria de esperar.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                            Se for uma caixa convencional em H automatizada só compensa pela preguiça (ou quem não souber conduzir), funciona exactamente igual às normais, apenas faz o ponto de embraiagem e a troca de mudança automaticamente (que demora mais a fazer que um bom condutor). Eu das vezes que testei não gostei nada.

                            Se for sequencial será mais rápida a trocar de velocidade que uma caixa H manual (mas não necessariamente mais que uma sequencial manual mas essas nos carros são uma raridade). Têm a desvantagem de ser muito bruscas e portanto a sua utilização costuma estar limitada a carros de alta performance em que isso é desejável.

                            Se for caixa sequencial dupla como a DSG da VW é melhor em tudo, simplesmente não permite o envolvimento e controlo de uma caixa manual.

                            Há ainda as continuamente variáveis estilo scooter que são pouco utilizadas (a Audi tem uma que usa nos seus fumarentos mais pequenos), que em teoria é a caixa perfeita mas na prática é muito complicado fazer uma que aguente com o binário de um motor maiorzito.

                            Depois entra a questão dos custos. Uma caixa manual é a mais barata, uma automática em H mais cara, uma automática sequencial normalmente ainda mais e uma sequencial dupla caríssima.

                            Eu acho que não dava o meu dinheiro por nenhuma.
                            Boa analise sintetica, obrigado.

                            Originalmente Colocado por MikePro Ver Post
                            (...)
                            e quando pensava que melhor seria mto dificil, experimento a PDK da Porsche (caixa baseada na DSG) e mais uma vez fico admirado com a evolução deste componentes automoveis (é ainda mais rapida que a da VW e em modo manual sport vai até ao limitador e fica lá até o condutor decidir trocar de velocidade)(...)
                            "Fica la até o condutor decidir trocar de velocidade"...e depois parte o motor.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por filipee Ver Post
                              Quanto a DSG, só peca por não dar o controlo total ao condutor, isto no meu ver. Eu sei que se fizer reduções bruscas de 3 ou 4 velocidades posso partir o motor, mas isso já é comigo. O mesmo digo acerca de levar as rotações ao limite; eu é que devia escolher quando é que quero meter uma acima lol. Tirando isso, é EXCELENTE. Na PDK já se cede mais controlo ao condutor, como seria de esperar.
                              Mais do que isso, é o controlo sobre a embraiagem.

                              A capacidade de controlar a ligação do motor às rodas dá para fazer umas coisas bem engraçadas que uma caixa automática não permite.

                              Por exemplo a meio de uma curva em 3ª com caixa DSG num rwd de potência média, colas o acelerador ao chão e o carro acelera (como seria de esperar).

                              Com uma caixa manual carregas na embraiagem, colas o acelerador para mandar a rotação para o vermelho, soltas a embraiagem de gás e bora ver a estrada pela janela

                              Mas entendo que para a esmagadora maioria dos condutores isto não interessa para nada.

                              Comentário


                                #16
                                Tanto a PDK como a DKG(ambas c/ origem na DSG) permitem levar a rotaçao ate onde se quer/pode, reduçoes de varias mudanças e so ha passagens de caixa qd requeridas pelo condutor-c/excepçao nas reduçoes de paragem.
                                Tb sempre fui um adepto fervoroso das manuais ate conhecer a "conduçao de patilhas"-n é so uma questao de comodidade, tb o é em eficiencia/rentabilidade/eficacia.
                                Gostava de experimentar era uma F1SuperFast da Ferrari. (F1-SuperFast).
                                Editado pela última vez por erc; 28 July 2010, 20:26.

                                Comentário


                                  #17
                                  As caixas automáticas actuais (em particular as de dupla embraiagem) estão a anos luz das antigas para melhor, mas há um grande problema: quando for necessário mexer nelas...

                                  Vou dar um exemplo concreto: conheço uma pessoa que importou um Golf da Alemanha com DSG e de há uns tempos a esta parte ele queixa-se que a caixa está como que a "arrastar" as passagens de caixa (algo que não era suposto dado existirem duas embraiagens).

                                  Na VW disseram que era necessário desmontar a caixa e isso implica know-how muito específico, muito tempo e dinheiro!

                                  PS - o carro já não está na garantia e o homem está ficar mesmo com medo!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por jcramalho Ver Post
                                    Para mim uma das melhores é a DSG da volkswagen, que é um primor. É super rápida e o sistema é interessante, de dupla embraiagem. Tem patilhas atrás do volante, mas tb tem o modo automático.

                                    YouTube - Drift King Test Golf GTI (DSG vs 6spd Manual)
                                    YouTube - Skoda Octavia 1.2 TSI DSG normal drive in D


                                    Outro sistema interessante são as CVT, que basicamente funciona tipo as aceleras (scooters): carregas a fundo no acelerador e as rotações ficam lá em cima, perto do regime de potência máxima e a velocidade aumenta. Não há passagens de caixa e, por isso, não há perdas de tempo a meter mudanças e é tudo suave. Além disso as rotações são constantes, dependendo da posição do acelerador, o que faz com que seja aproveitado o regime da potência máxima, em vez das convencionais em que aceleras e o carro só atinge a potência máxima às XXXX rotações.

                                    Claro que a nível de sonoridade é muito menos interessante a CVT... Quando conduzes devagar ela escolhe a relação mais alta (com o mínimo de rotações), o que torna o carro mais silencioso.

                                    YouTube - Como funciona um cambio CVT

                                    2 exemplos:

                                    YouTube - 0 to 120 MPH 2007 Nissan Altima 3.5 V6 with CVT transmission
                                    YouTube - Honda City VTEC CVT at 1500 rpm


                                    Com tudo isto acabei por fugir um pouco ao âmbito do tópico, mas isto tudo foi para dar dois exemplos de caixas que podem ser mais rápidas que as manuais, e podem até melhorar o consumo do carro.


                                    No entanto uma manual pode sempre dar mais prazer de condução. Mas se for para andar sempre em cidade, uma automática torna a condução menos cansativa. Neste ponto o melhor ou pior já é uma questão mais subjectiva.

                                    Excelente, vocês são "barra" nesta matéria .

                                    Cumprimentos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                      Para mim manual sff para poder fazer as minhas reduções sempre que necessárias ou então de forma a permitirem-me ter o melhor regime de motor naquele momento, ou até travar com o motor. Um motor pode ser humilde, mas se bem trabalhado com a caixa (e se esta ajudar ao ser curta conjugada com o aumento das rpm) conseguem-se resultados agradáveis.
                                      É o meu gosto, não gostaria de conviver com uma caixa auto embora ache que se adeqúe cada vez mais ao mercado porque as pessoas cada vez estão menos para se chatearem a fazer pontos de embraiagem, a reduzirem ou a mexerem nela sequer. O cliente moderno gosta de meter 5ª ou 6ª e de lá não sair, e é precisamente nesse tipo de cliente que não me incluo.
                                      Manual powa all the way
                                      Concordo muito contigo...
                                      tenho um vizinho, amante da boa condução que comprou um classe e 220 cdi cx auto. e que me disse que qq dia já não sabia conduzir. Porque primeiro é a caixa e depois o carro quase se conduz sozinho, trava sozinho, evita lombas sozinho, faz as curvas sozinho.

                                      Cumprimentos.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por MikePro Ver Post
                                        Eu era um fã incondicional das caixas manuais até experimentar a DSG da VW quando estava a ponderar os extras para o meu GTI. Fiquei espantado com a rapidez e decisão desta nova caixa de dupla embraiagem...

                                        ... e quando pensava que melhor seria mto dificil, experimento a PDK da Porsche (caixa baseada na DSG) e mais uma vez fico admirado com a evolução deste componentes automoveis (é ainda mais rapida que a da VW e em modo manual sport vai até ao limitador e fica lá até o condutor decidir trocar de velocidade).

                                        Estas duas caixas permitem melhores performances aos automoveis que as incluem do que uma caixa manual.

                                        Portanto, na minha opinião, a unica desvantagem que consigo admitir na dupla embraiagem é o seu preço!!!
                                        Toda a gente me fala da DSG da VW e da PDK da porsche como as melhores cx de vel. e superiores as manuais, será?

                                        Cumprimentos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por filipee Ver Post
                                          Eu conduzo com uma automática, a Softouch da Smart, e é horrível lol. Já estou habituado e nem me faz muita comichão, mas acredito que para quem venha doutra caixa qualquer (Manual ou Automática) a do Smart seja desesperante.

                                          Quanto a DSG, só peca por não dar o controlo total ao condutor, isto no meu ver. Eu sei que se fizer reduções bruscas de 3 ou 4 velocidades posso partir o motor, mas isso já é comigo. O mesmo digo acerca de levar as rotações ao limite; eu é que devia escolher quando é que quero meter uma acima lol. Tirando isso, é EXCELENTE. Na PDK já se cede mais controlo ao condutor, como seria de esperar.
                                          Claro... É Porsche
                                          There is No Substitute ...

                                          Cumprimentos

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                            Mais do que isso, é o controlo sobre a embraiagem.

                                            A capacidade de controlar a ligação do motor às rodas dá para fazer umas coisas bem engraçadas que uma caixa automática não permite.

                                            Por exemplo a meio de uma curva em 3ª com caixa DSG num rwd de potência média, colas o acelerador ao chão e o carro acelera (como seria de esperar).

                                            Com uma caixa manual carregas na embraiagem, colas o acelerador para mandar a rotação para o vermelho, soltas a embraiagem de gás e bora ver a estrada pela janela

                                            Mas entendo que para a esmagadora maioria dos condutores isto não interessa para nada.
                                            A mim interessa e interessa saber e saber bem...
                                            Obrigado pelo teu contributo

                                            Cumprimentos

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                              As caixas automáticas actuais (em particular as de dupla embraiagem) estão a anos luz das antigas para melhor, mas há um grande problema: quando for necessário mexer nelas...

                                              Vou dar um exemplo concreto: conheço uma pessoa que importou um Golf da Alemanha com DSG e de há uns tempos a esta parte ele queixa-se que a caixa está como que a "arrastar" as passagens de caixa (algo que não era suposto dado existirem duas embraiagens).

                                              Na VW disseram que era necessário desmontar a caixa e isso implica know-how muito específico, muito tempo e dinheiro!

                                              PS - o carro já não está na garantia e o homem está ficar mesmo com medo!
                                              Pois...
                                              Existe essa parte, que muita gente não contempla.

                                              Obrigado.
                                              Cumprimentos

                                              Comentário


                                                #24
                                                sabem se a caixa cvt do nissan primera p11, é fiavel.
                                                ando a pensar trocar o meu primera velhinho,
                                                por um 2.0 cvt, mas tenho receio da caixa.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Podem dizer o que quiserem, mas manual é manual!

                                                  Podem é existir certas caixas e situações em que as automáticas têm uma comodidade superior ás manuais.

                                                  Eu é que mando no meu carro, não ele é que manda em mim

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Eu gosto de ambas, manuais e automáticas.

                                                    Acho que depende muito do carro em que as tivermos. Diria que a generalidade dos carros familiares E, F e até D, monovolumes e SUVs combinam bem com caixas auto e nalguns casos nem tem que ser de dupla embraiagem, porque interessa mais a comodidade e suavidade do que a velocidade das passagens.

                                                    Em carros citadinos pequenos por uma questão de custo as caixas manuais e em carros deportivos ou com toque desportivo em principio também, mas depende, porque de facto há caixas de dupla embraiagem muito interessantes.

                                                    Em termos de controlo e gozo de condução as caixas manuais continuam imbativeis, em termos de suavidade, comodidade e até eficácia a tirar rendimento do carro são as boas autos.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                      Eu gosto de ambas, manuais e automáticas.

                                                      Acho que depende muito do carro em que as tivermos. Diria que a generalidade dos carros familiares E, F e até D, monovolumes e SUVs combinam bem com caixas auto e nalguns casos nem tem que ser de dupla embraiagem, porque interessa mais a comodidade e suavidade do que a velocidade das passagens.

                                                      Em carros citadinos pequenos por uma questão de custo as caixas manuais e em carros deportivos ou com toque desportivo em principio também, mas depende, porque de facto há caixas de dupla embraiagem muito interessantes.

                                                      Em termos de controlo e gozo de condução as caixas manuais continuam imbativeis, em termos de suavidade, comodidade e até eficácia a tirar rendimento do carro são as boas autos.
                                                      a minha irmã tem, um a4 novo com caixa automatica,
                                                      julgo que é de variação continua, aquilo em manual tem 8 velocidades.
                                                      é muito agradavel de conduzir, só não gosto em sport,
                                                      porque pucha até as 4500 rpm´s e se tirar o pé baixa logo para as 3000+-,
                                                      dá ideia que, não temos o travão "motor", parece que ele sobe uma mudança.
                                                      no primera a caixa será assim?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                                        Podem dizer o que quiserem, mas manual é manual!

                                                        Podem é existir certas caixas e situações em que as automáticas têm uma comodidade superior ás manuais.

                                                        Eu é que mando no meu carro, não ele é que manda em mim
                                                        Daí a grande maioria das caixas automáticas/embraiagem pilotada actuais permitirem a utilização em modo manual e com programas sport. Eu sei q é complicado conhecer a fundo as caixas automáticas por ainda não estarem muito implementadas no mercado português, mas deixem de ser "velhos do restelo"

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não me imagino a optar por caixa auto...

                                                          Só em certas máquinas que não tenha escolha. Mas também não tenho papel para isso, portanto... a questão nem se coloca.

                                                          Acho graça a alguma coisas que passam na Tv, Americanas pois claro (o Jeremy bem lhes bate... ), o agarrar no volante e acelerar não faz parte da minha ideia do que é prazer de condução... e por muitos oculos de sol que se usem, não tem o mesmo estilo

                                                          Manual é manual.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por maxir5 Ver Post
                                                            a minha irmã tem, um a4 novo com caixa automatica,
                                                            julgo que é de variação continua, aquilo em manual tem 8 velocidades.
                                                            é muito agradavel de conduzir, só não gosto em sport,
                                                            porque pucha até as 4500 rpm´s e se tirar o pé baixa logo para as 3000+-,
                                                            dá ideia que, não temos o travão "motor", parece que ele sobe uma mudança.
                                                            no primera a caixa será assim?
                                                            Se é de variação contínua não tem velocidades.
                                                            Deve ser a nova DSG8, que veio substituir a DSG6.
                                                            Eu tenho uma DSG7 e acho-a fantástica. Só me assusta a sua substituição, porque parece que estas caixas não têm reparação.
                                                            E tenho travão motor. Por vezes, até demais quando vou a descer e a travar. Até tenho que usar a patilha (+) para voltar a subir senão a rotação sobe bastante.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X