Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Gasolina vs Gasóleo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Comparativo] Gasolina vs Gasóleo

    Boas,antes de mais peço desculpa se já houver algo parecido,mas ao pesquisar não encontrei nenhum tópico em que se inserisse esta dúvida que vos coloco.(apesar de ter metido as palavras chave)

    Tenho reparado em vários DB`s que,depois de as marcas terem adoptado as medidas de redução do CO2,os consumos das viaturas novas têm aumentado em comparação com modelos anteriores. A questão que vos coloco é a seguinte;com o aumento dos consumos nos diesel,não terá aumentado a margem de kilómetros anuais que uma viatura a gasolina pode fazer para compensar em relação ás viaturas a gasóleo? (por exemplo de 15000 para 20000kms).

    Cump.
    Editado pela última vez por TMSC; 30 July 2010, 17:31.

    #2
    Essas margens sempre mudam de carro para carro

    Aconselho a fazer sempre as contas...

    Comentário


      #3
      Normalmente o CO2 é expelido pela queima do carburante. Se reduz o CO2 em princípio devia também reduzir o consumo. Mas isto sou eu a dizer, que não percebo nada destas coisas.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
        Normalmente o CO2 é expelido pela queima do carburante. Se reduz o CO2 em princípio devia também reduzir o consumo. Mas isto sou eu a dizer, que não percebo nada destas coisas.
        O problema é que,com a introdução dos FAP os consumos aumentaram....(e até a leveza das carteiras derivado ás antecipadas mudas de óleo que se fazem).

        penso eu de que,cheguem-se os experts.

        Comentário


          #5
          A diferença de preço entre o mesmo modelo Diesel/Gasolina, já não se verifica de forma tão pronunciada como há uns anos atrás.

          Há certos modelos, de que a versão Diesel custa por exemplo pouco mais do que 1000€ do que a sua equivalente gasolina, logo a vantagem está do lado da versõa diesel.

          Quanto ao aumento de consumo, não estou a ver onde de facto onde estás a ver isso.

          Cada vez mais, as versões diesel, bem como a gasolina, apresentam valores de consumo médios inferiores.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por nto Ver Post
            A diferença de preço entre o mesmo modelo Diesel/Gasolina, já não se verifica de forma tão pronunciada como há uns anos atrás.

            Há certos modelos, de que a versão Diesel custa por exemplo pouco mais do que 1000€ do que a sua equivalente gasolina, logo a vantagem está do lado da versõa diesel.

            Quanto ao aumento de consumo, não estou a ver onde de facto onde estás a ver isso.

            Cada vez mais, as versões diesel, bem como a gasolina, apresentam valores de consumo médios inferiores
            .
            Tens passado pelos db`s dos novos meganes,Astras e 308? Baseei-me por vários relatos neles listados e até mesmo com pessoas com quem tenho falado.

            Em relação ás diferenças,em equipamento igual,continuam a rondar os 3000€.Agora comparares um gasosas topo de gama com um diesel versão de entrada,claro que as diferenças são mínimas.

            Cump.

            Comentário


              #7
              Os motores tão em constante evolução e o que se nota é que os carros fazem menos consumos, tendo mais peso...

              Porque airbag´s, ESP, ABS, melhor insonorização, mais gadget´s e por aí fora aumentam o peso de qualquer carro.


              Hoje em dia os diesel têm FAP devido aos NOx expelidos pelos seus canos de escape.


              Agora se pegarmos em carro equivalentes diesel, gasolina, conseguimos ver bem que existem cada vez mais carros apimentados já com turbo e tudo que se equiparam cada vez a um diesel com um consumo um pouco superior mas nada que não compense a meu ver. Pois quando se compra carro novo é preciso equacionar a diferença de gasolina para diesel, diferença de consumo e quanto se fica a pagar mais de prestação no meio de isto tudo...

              É que diferença na prestação é pequena mas se se fizer as contas ao fim de os N meses, já lá vai uma grande diferença.

              Comentário


                #8
                À pouco tempo fiz as contas entre um Scirocco 1.4 TSI 160cv e um 118d com 15 000 km anuais, que é o que eu faço normalmente.

                O resultado foi que se a condução fosse estritamente urbana iria demorar 5 anos a diluir a diferença de preço, se fosse mista seriam precisos 10 anos.

                O Scirocco 2.0 TDI 140 cv tem um custo semelhante ao 118d e um consumo um pouco superior por isso a diferença ainda seria maior.

                Resumindo... comprar um Sci TDI em vez da versão TSI só para quem faz muitos km/ano.. mesmo muitos.. e o TSI sempre anda mais

                Cumprimentos

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
                  À pouco tempo fiz as contas entre um Scirocco 1.4 TSI 160cv e um 118d com 15 000 km anuais, que é o que eu faço normalmente.

                  O resultado foi que se a condução fosse estritamente urbana iria demorar 5 anos a diluir a diferença de preço, se fosse mista seriam precisos 10 anos.

                  O Scirocco 2.0 TDI 140 cv tem um custo semelhante ao 118d e um consumo um pouco superior por isso a diferença ainda seria maior.

                  Resumindo... comprar um Sci TDI em vez da versão TSI só para quem faz muitos km/ano.. mesmo muitos.. e o TSI sempre anda mais

                  Cumprimentos


                  Elucida-me qual a equação que fizeste,se não te importares...já soube fazê-la mas esqueci-me

                  Comentário


                    #10
                    Provavelmente fez mal as contas, como toda a gente em geral, a começar pelas revistas da especialidade. O que há mais sãp tópicos antigos a discutir isto. É preciso estimar em quanto fica cada modelo, incluindo desvalorização e combustível, para um certo cenário de tempo de posse e de km percorridos. Tudo o resto, designadamnete ver quantos km é preciso andar para anular a diferença de preço dos modelos é pura ficção científica.

                    Comentário


                      #11
                      Não é pura, mas tem muito que se lhe diga, vá em científica

                      Comentário


                        #12
                        Eu nem essas contas faço, gosto de carros com motor diesel e nem me passa pela cabeça comprar um a a gasolina.
                        E se gostar do modelo x vou em frente...
                        Acho essas contas um bocado inúteis , uma muito minha opinião e sem querer ofender ninguém...
                        O carro serve a sua função que é o de transportar pessoas e mercadorias.

                        Cumprimentos

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por paarmejo Ver Post
                          Eu nem essas contas faço, gosto de carros com motor diesel e nem me passa pela cabeça comprar um a a gasolina.
                          E se gostar do modelo x vou em frente...
                          Acho essas contas um bocado inúteis , uma muito minha opinião e sem querer ofender ninguém...
                          O carro serve a sua função que é o de transportar pessoas e mercadorias.

                          Cumprimentos
                          Então acabava por sair mais barato e cómodo andar de Táxi.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                            Então acabava por sair mais barato e cómodo andar de Táxi.
                            Se eu disse que não faço essas contas e as acho um pouco idiotas, mas quem quiser que as faça, na boa!!!
                            Porque que é que me estas a dizer que é mais barato andar de táxi...
                            Sendo assim é muito mais em conta andar de amarelo torrado...

                            Cumprimentos

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por paarmejo Ver Post
                              Se eu disse que não faço essas contas e as acho um pouco idiotas, mas quem quiser que as faça, na boa!!!
                              Porque que é que me estas a dizer que é mais barato andar de táxi...
                              Sendo assim é muito mais em conta andar de amarelo torrado...

                              Cumprimentos
                              Para já só existem autocarros numa área muito pequena de Portugal, depois têm horários e rotas definidas.
                              Os táxis são carros alugados ao fim ao cabo e ou estão em praças, ou chamam-se.
                              Pagamos a corrida e não pagamos selos, seguros, inspecções, manutenção.
                              Se é só para transporte de pessoas, o táxi serve na perfeição.
                              Um carro de 20.000 € em 4 anos dava para 1000 corridas de 5€ de táxi por ano.

                              Carros a gasóleo ligeiros só fazem sentido por questões económicas, para quem faz as contas ao que anda.

                              Não é por acaso que no Brasil, são proíbidos carros ligeiros a gasóleo; óbviamente porque conspurcam demasiado o ar.

                              Comentário


                                #16
                                as contas tem a sua razão de ser, e quem as faz é porque tenta visualizar um pouco mais além do que a simples verdade feita em portugal, que assenta no facto de que qualquer diesel compensa sempre mais do que qualquer gasolina o que nem sempre é verdade.... o exemplo do scirocco é um deles, só compensa diesel para quem fizer mesmo muitos mas muitos km por ano...

                                não pretendo com isto ofender ninguem, mas sim alertar para o facto que realmente até na mentalidade somos um país a gasóleo...

                                para mim devia ser como no reino unido, os combustiveis tem uma diferença de preço residual, na ordem dos 2 ou 3 centimos por litro

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                  Para já só existem autocarros numa área muito pequena de Portugal, depois têm horários e rotas definidas.
                                  Os táxis são carros alugados ao fim ao cabo e ou estão em praças, ou chamam-se.
                                  Pagamos a corrida e não pagamos selos, seguros, inspecções, manutenção.
                                  Se é só para transporte de pessoas, o táxi serve na perfeição.
                                  Um carro de 20.000 € em 4 anos dava para 1000 corridas de 5€ de táxi por ano.

                                  Carros a gasóleo ligeiros só fazem sentido por questões económicas, para quem faz as contas ao que anda.

                                  Não é por acaso que no Brasil, são proíbidos carros ligeiros a gasóleo; óbviamente porque conspurcam demasiado o ar.
                                  Pois! eu acredito no que me dizes.

                                  No entanto a minha escolha por um diesel recai na robustez, economia do mesmo.
                                  Os diesel são menos poluentes que os otto e se conspurcam alguma coisa é o chão com o carvão, as partículas... mas até isso já foi remediado com os filtros.

                                  No brasil é uma questão de proteccionista comercial ao álcool como combustível, pois só tem carros a gasolina e bem poluentes e carros movidos a álcool... No entanto acho que tem biodiesel, salvo erro...

                                  Mas quando compro carro não penso em contas e sim em prazer, comodidade, conforto, segurança, robustez e outros...

                                  Tenho um professor de Investigação Operacional que já fez essas contas aquando da sua troca por um carro novo e mesmo assim compensa sempre comprar um diesel. Se quiseres posso te dar o contacto dele, é Prof. no I SG.

                                  Cumprimentos

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por claxon Ver Post
                                    as contas tem a sua razão de ser, e quem as faz é porque tenta visualizar um pouco mais além do que a simples verdade feita em portugal, que assenta no facto de que qualquer diesel compensa sempre mais do que qualquer gasolina o que nem sempre é verdade.... o exemplo do scirocco é um deles, só compensa diesel para quem fizer mesmo muitos mas muitos km por ano...

                                    não pretendo com isto ofender ninguem, mas sim alertar para o facto que realmente até na mentalidade somos um país a gasóleo...

                                    para mim devia ser como no reino unido, os combustiveis tem uma diferença de preço residual, na ordem dos 2 ou 3 centimos por litro
                                    Continuava a comprar diesel e nem que o combustível fosse mais caro que a gasolina, é uma questão de gosto pelo tipo de motor...
                                    Na boa façam contas, não tiro razão ao que me estas a dizer.

                                    Cumprimento.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por paarmejo Ver Post
                                      Continuava a comprar diesel e nem que o combustível fosse mais caro que a gasolina, é uma questão de gosto pelo tipo de motor...
                                      Na boa façam contas, não tiro razão ao que me estas a dizer.

                                      Cumprimento.

                                      assim sim, já me parece um bom argumento.. quando dizes que preferes diesel pelo tipo de motor que é! É uma questão de gosto e estas coisas não se discutem, respeitam-se! isso para mim é uma razão valida o suficiente.

                                      Só fico um pouco mais "incomodado" é com frases feitas, do género isto é melhor, porque é...ehehe

                                      quanto à investigação operacional que referes no outro topico, eu também ja tive isso à cerca de 10 anos atrás.... é mais uma cadeira pra encher chouriços, tudo muito lindo no papel e no mundo real prático é quase zero!

                                      boa sorte pro resto do curso!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por paarmejo Ver Post
                                        Pois! eu acredito no que me dizes.

                                        No entanto a minha escolha por um diesel recai na robustez, economia do mesmo.
                                        Os diesel são menos poluentes que os otto e se conspurcam alguma coisa é o chão com o carvão, as partículas... mas até isso já foi remediado com os filtros.

                                        No brasil é uma questão de proteccionista comercial ao álcool como combustível, pois só tem carros a gasolina e bem poluentes e carros movidos a álcool... No entanto acho que tem biodiesel, salvo erro...

                                        Mas quando compro carro não penso em contas e sim em prazer, comodidade, conforto, segurança, robustez e outros...

                                        Tenho um professor de Investigação Operacional que já fez essas contas aquando da sua troca por um carro novo e mesmo assim compensa sempre comprar um diesel. Se quiseres posso te dar o contacto dele, é Prof. no I SG.

                                        Cumprimentos
                                        Epá, assim nem vale a pena dizer mais nada.
                                        Se estás convencido que os diesel poluem menos é uma perda de tempo.


                                        As contas do professor de IO dependem muito do carro em questão né?
                                        Quanto ao contacto, não vale a pena que eu sei fazer contas e já fiz a cadeira de IO em 1998 e ainda cá tenho a "sebenta" se não me lembrar, seja por McLaren ou Simplex, ou o que seja.
                                        E por eu ter feito contas é que cheguei a um resultado com 3 letras: GPL.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por paarmejo Ver Post
                                          Continuava a comprar diesel e nem que o combustível fosse mais caro que a gasolina, é uma questão de gosto pelo tipo de motor...
                                          Acho que anda ai uma confusão / erro persistente no automobilísta Nacional: comparar um turbo diesel com um otto NA.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Quem prefere um motor diesel a um gasolina certamente nunca conduziu um otto minimamente decente...

                                            Claro que toda a gente prefere um 1.5 dci ou um 1.6 hdi depois de conduzir um 1.1 ou um 1.4 NA...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por paarmejo Ver Post
                                              Os diesel são menos poluentes que os otto e se conspurcam alguma coisa é o chão com o carvão, as partículas... mas até isso já foi remediado com os filtros.
                                              Quem dera a um V8 a gasolina poluir tanto como um 2.0TDI Não, não é só as partículas (que são gravíssimas para a saúde e os filtros não as eliminam por completo), existem também os óxidos de azoto que são também altamente tóxicos e os Diesel produzem com fartura.

                                              Originalmente Colocado por paarmejo Ver Post
                                              Mas quando compro carro não penso em contas e sim em prazer, comodidade, conforto, segurança, robustez e outros...
                                              Robustez do Diesel é um mito muito antigo que já devia estar morto e enterrado. Robusto era um 190D com 36cv/litro, esses motores já lá vão.

                                              Prazer, comodidade, conforto, são antónimos de Diesel.

                                              Originalmente Colocado por paarmejo Ver Post
                                              Tenho um professor de Investigação Operacional que já fez essas contas aquando da sua troca por um carro novo e mesmo assim compensa sempre comprar um diesel. Se quiseres posso te dar o contacto dele, é Prof. no I SG.
                                              Cumprimentos
                                              Nisto do compensar depende de quem compra e do modelo em questão. Há quem faça 5 mil Km por ano, e há quem faça 50 mil. Tal como há modelos em que a diferença entre motores equivalentes é 1000€ e há carros em que é 4000.

                                              Regra geral, para o condutor típico, actualmente o Diesel não compensa na maioria dos casos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por HaagenDazs Ver Post
                                                Quem prefere um motor diesel a um gasolina certamente nunca conduziu um otto minimamente decente...

                                                Claro que toda a gente prefere um 1.5 dci ou um 1.6 hdi depois de conduzir um 1.1 ou um 1.4 NA...
                                                Errado

                                                Há até 1100 NA que dão "ganda" prazer

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por paarmejo Ver Post
                                                  Pois! eu acredito no que me dizes.

                                                  No entanto a minha escolha por um diesel recai na robustez, economia do mesmo.
                                                  Atenção que a economia não é só pagar menos quantidade de dinheiro de cada vez que se vai à bomba!
                                                  Não esquecer que um diesel tem mais custos de oficina... então se tiver um problema fora do previsto

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                    Atenção que a economia não é só pagar menos quantidade de dinheiro de cada vez que se vai à bomba!
                                                    Não esquecer que um diesel tem mais custos de oficina... então se tiver um problema fora do previsto
                                                    tens toda a razão gtabarth, e a maioria das pessoas nem contabiliza isso... a unica coisa que importa é aquela sensação menos dolorosa de cada vez que se vai à bomba.....
                                                    existem modelos em que a diferença do gasolina para o diesel equivalente (mesmo poder aceleração etc), que chegam aos 9000€ (ex: scirocco, rcz)

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por paarmejo Ver Post
                                                      Pois! eu acredito no que me dizes.

                                                      No entanto a minha escolha por um diesel recai na robustez, economia do mesmo.
                                                      Os diesel são menos poluentes que os otto e se conspurcam alguma coisa é o chão com o carvão, as partículas... mas até isso já foi remediado com os filtros.

                                                      No brasil é uma questão de proteccionista comercial ao álcool como combustível, pois só tem carros a gasolina e bem poluentes e carros movidos a álcool... No entanto acho que tem biodiesel, salvo erro...

                                                      Mas quando compro carro não penso em contas e sim em prazer, comodidade, conforto, segurança, robustez e outros...

                                                      Tenho um professor de Investigação Operacional que já fez essas contas aquando da sua troca por um carro novo e mesmo assim compensa sempre comprar um diesel. Se quiseres posso te dar o contacto dele, é Prof. no I SG.

                                                      Cumprimentos
                                                      O que é isso da robustez?

                                                      Depois de me explicares o que é, explica por favor o porquê de um diesel ser mais "robusto" que um carro a gasolina?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Uiiiiiiiiiiiiiii, que tópico épico
                                                        Tenho receio de entrar na conversa senão mancho pela primeira vez o meu cadastro, acho que o gtabarth e o SRLA já disseram tudo.

                                                        Poluição:

                                                        Gasóleo: Péssimo
                                                        Gasolina: Razoável
                                                        GPL: Muito bom
                                                        Eléctrico: Perfeito

                                                        CO2, a religião do político Al Gore que está cada vez mais a ser desmascarada, porque o aquecimento da terra está a ser provocado quase na totalidade por causas naturais e não relacionados com os automóveis ligeiros sobre os quais pagamos impostos impiedosos?
                                                        Ops, isto não era para se dizer

                                                        Diesel and Your Heart : TreeHugger





                                                        HowStuffWorks "How Acid Rain Works"



                                                        I love the smell of burned diesel in the morning

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por TMSC Ver Post
                                                          Boas,antes de mais peço desculpa se já houver algo parecido,mas ao pesquisar não encontrei nenhum tópico em que se inserisse esta dúvida que vos coloco.(apesar de ter metido as palavras chave)

                                                          Tenho reparado em vários DB`s que,depois de as marcas terem adoptado as medidas de redução do CO2,os consumos das viaturas novas têm aumentado em comparação com modelos anteriores. A questão que vos coloco é a seguinte;com o aumento dos consumos nos diesel,não terá aumentado a margem de kilómetros anuais que uma viatura a gasolina teria de fazer para compensar em relação ás viaturas a gasóleo? (por exemplo de 15000 para 20000kms).

                                                          Cump.
                                                          Essa visão está deturpada.
                                                          Em situações pontuais e sobre determinada perspectiva poderá haver modelos a gastar mais, mas se ponderarmos que os motores são mais potentes e o carros têm mais equipamento, logo mais peso e mesmo assim fazem consumos semelhantes ou melhores então é óbvio que gastam menos. O meu carro tanto gasta 5, como 15. Depende de como o conduzo.

                                                          EDIT: Gasolina
                                                          Editado pela última vez por Torres; 29 July 2010, 23:25.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Quanto à robustez, sim, uma Ford Transit Turbodiesel pouco poluente é mais robusta do que este débil e poluente SL 55 AMG gaseado. Sem dúvida!






                                                            Só mais um artigozinho, basta perceber inglês

                                                            http://www.edf.org/page.cfm?tagID=51

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X