Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Sistema Start & Stop e as consequências nos faróis de xénon e AC

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Sistema Start & Stop e as consequências nos faróis de xénon e AC

    o facto de os carros mais modernos virem agora com sistemas inteligentes que fazem o motor desligar quando o carro está parado, por exemplo numa fila dos semáforos, fez-me pensar se quando o motor reinicia não prejudicará outros componentes.

    esta questão prende-se com a descarga que há no momento de reiniciar o motor e a forma como isso possa afectar o AC ou os faróis de xénon. será que a longo prazo esta tecnologia não se revela um "presente envenenado" para o proprietário?

    #2
    Penso que depende da(s) bateria(s) que os carros tenham e dos circuitos eléctricos (se forem circuitos separados não estou a ver problema).

    Quanto ao AC por exemplo no meu carro em modo automático liga e desliga conforme a necessidade e não vejo problema. Mas quem sabe destas coisas que se pronuncie.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por tonyV Ver Post

      Quanto ao AC por exemplo no meu carro em modo automático liga e desliga conforme a necessidade e não vejo problema.
      isso é o funcionamento normal do AC. falo do facto de se desligar e voltar a ligar o carro com o AC ligado.
      segundo o "diz que disse", o AC deve ser desligado antes e só depois se deve desligar o carro, bem como só se deve ligar o AC depois de ligar o carro.

      Comentário


        #4
        Se o AC funciona com o motor desligado é porque é alimentado pela bateria e não pelo alternador.

        A tensão da bateria nunca sobe muito acima dos 12V (há reguladores de tensão e fusíveis para o impedir), não há motivo para alarme.

        Comentário


          #5
          Por norma isso está tudo pensado.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por VTEC Ver Post
            Por norma isso está tudo pensado.
            Ou pelo menos espera-se que sim...

            Comentário


              #7
              Como se pode facilmente adivinhar, os fabricantes dimensionam a parte eléctrica do carro em conformidade com as devidas necessidades.
              Um exemplo simples: nos carros antigos, quando se dava à chave para ligar o motor, se o rádio tivesse ligado parava momentaneamente de funcionar, e se os médios tivessem ligados eles fraquejavam enquanto o motor de arranque metia o motor a trabalhar.
              Nos carros novos o sistema é suficientemente potente para o rádio continuar a tocar música e os faróis continuarem ligados enquanto o motor liga.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por MrDoe Ver Post
                Ou pelo menos espera-se que sim...
                A industria automovel já nos provou que nem sempre o mais obvio é pensado.

                Comentário


                  #9
                  eu gostava era de saber o efeito nos turbos e no motor de arranque a longo prazo. alguém tem algumas luzes para me dar?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por pirucas Ver Post
                    o facto de os carros mais modernos virem agora com sistemas inteligentes que fazem o motor desligar quando o carro está parado, por exemplo numa fila dos semáforos, fez-me pensar se quando o motor reinicia não prejudicará outros componentes.

                    esta questão prende-se com a descarga que há no momento de reiniciar o motor e a forma como isso possa afectar o AC ou os faróis de xénon. será que a longo prazo esta tecnologia não se revela um "presente envenenado" para o proprietário?
                    julgo ser na totalidade mas sem certezas nao te posso confirmar, mas com o Ac ligado quase a totalidade dos carros com start and stop nao desliga o motor, todo o carro ´e pensado em conjunto com esse sistema, logo ´e apenas um addon..nunca li avarias nem do start and stop nem de avarias derivadas deste sistema..cumps

                    Comentário


                      #11
                      O motor de arranque já é mais potente para aguentar.

                      O turbo não funciona a rotações muito baixas.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                        O motor de arranque já é mais potente para aguentar.

                        O turbo não funciona a rotações muito baixas.
                        é que nem é muito pelo motor de arranque, mas sim mais pelo turbo.
                        imagina que sais da auto-estrada e páras logo numa estação de serviço ou em casa. o turbo tem que arrefecer um pouco. vais ficar com o pedal da embraiagem em baixo? é mais essa a minha preocupação.

                        Comentário


                          #13
                          o AC normalmente desliga-se quando o S&S é activado. A lubrificação dos turbos continua também a processar-se sem problemas.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                            é que nem é muito pelo motor de arranque, mas sim mais pelo turbo.
                            imagina que sais da auto-estrada e páras logo numa estação de serviço ou em casa. o turbo tem que arrefecer um pouco. vais ficar com o pedal da embraiagem em baixo? é mais essa a minha preocupação.
                            Julgo que os sistemas start-stop só funcionam depois do motor estar a uma certa temperatura, não terão também uma temperatura máxima para prevenir essas situações?

                            Mesmo que não tenha, é só carregar no botão para o desligar.

                            Ou então pode ser como diz o Corsa1200 e a bomba de óleo continuar a funcionar com o motor desligado (e aí o turbo é lubrificado na mesma).

                            Comentário


                              #15
                              Tenho ouvido falar em alguns problemas...
                              Ainda na Sexta-Feira estive na Peugeot e, estavam precisamente a falar nas lâmpadas (halogéneo), que em alguns modelos recentes, duram pouco (algumas, apenas 3/4 meses) e o problema será devido ao sistema start-stop!

                              Comentário


                                #16
                                No meu carro o start stop não actua se o AC estiver ligado.

                                Comentário


                                  #17
                                  mas o start/stop dá para se desligado,porque não o desligam para evitar os referidos problemas?

                                  Comentário


                                    #18
                                    eu como disse será que existem problemas? as lampadas pode ser por N motivos, qual a razão de o relacionarem com o start and stop?cumps

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                      Tenho ouvido falar em alguns problemas...
                                      Ainda na Sexta-Feira estive na Peugeot e, estavam precisamente a falar nas lâmpadas (halogéneo), que em alguns modelos recentes, duram pouco (algumas, apenas 3/4 meses) e o problema será devido ao sistema start-stop!
                                      Tendo em conta que a Peugeot não usa Start&Stop, não me parece que isso faça muito sentido...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                        Tendo em conta que a Peugeot não usa Start&Stop, não me parece que isso faça muito sentido...
                                        Eu também achei estranho mas pronto, podia haver algum modelo que me estivesse a escapar...

                                        De resto, nisto dos automóveis as novidades são sempre vistas com desconfiança, já quando saíram os diesel de baixa cilindrada ficou tudo reticente quanto à durabilidade deles, e agora é vê-los com centenas de milhares de kms em cima.
                                        O start-stop em algumas marcas como a BMW é usado desde 2007, em três anos muitos bmws com esse sistema fizeram dezenas ou centenas de milhares de kms e não se ouve falar de problemas.
                                        Ainda aqui há uns tempos o user André revelou que o seu 118d com start-stop já tinha 75 mil kms e o start-stop continuava de boa saúde.
                                        As pessoas só se vão acreditar que o sistema não traz problemas quando virem um carro com start-stop com 1 milhão de kms...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
                                          Como se pode facilmente adivinhar, os fabricantes dimensionam a parte eléctrica do carro em conformidade com as devidas necessidades.
                                          Um exemplo simples: nos carros antigos, quando se dava à chave para ligar o motor, se o rádio tivesse ligado parava momentaneamente de funcionar, e se os médios tivessem ligados eles fraquejavam enquanto o motor de arranque metia o motor a trabalhar.
                                          Nos carros novos o sistema é suficientemente potente para o rádio continuar a tocar música e os faróis continuarem ligados enquanto o motor liga.

                                          Nem todos ... a Megane desliga o Radio quando colocada a trabalhar

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por 5k2tbm Ver Post
                                            No meu carro o start stop não actua se o AC estiver ligado.
                                            O Ceed o S&S funciona sempre, o que acontece é que o carro liga sozinho quando a carga está a chegar ao limite minimo. De resto ainda não houve queixas de problemas devido ao S&S, pelo menos nos Ceed.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por AstonM Ver Post
                                              Eu também achei estranho mas pronto, podia haver algum modelo que me estivesse a escapar...

                                              De resto, nisto dos automóveis as novidades são sempre vistas com desconfiança, já quando saíram os diesel de baixa cilindrada ficou tudo reticente quanto à durabilidade deles, e agora é vê-los com centenas de milhares de kms em cima.
                                              O start-stop em algumas marcas como a BMW é usado desde 2007, em três anos muitos bmws com esse sistema fizeram dezenas ou centenas de milhares de kms e não se ouve falar de problemas.
                                              Ainda aqui há uns tempos o user André revelou que o seu 118d com start-stop já tinha 75 mil kms e o start-stop continuava de boa saúde.
                                              As pessoas só se vão acreditar que o sistema não traz problemas quando virem um carro com start-stop com 1 milhão de kms...
                                              Não nos podemos esquecer que há diferentes tipos de sistemas S&S

                                              O que a BMW usa -aliás o que a maioria das marcas utiliza- funciona fundamentalmente na base de um motor de arranque reforçado, se não estou em erro. É diferente do que a PSA apresentou em 2004 para o 1.4i dos C3 e C2 (e que agora, na 2ª geração, vai ser massificado pelo grupo começando nos 1.6 HDi...) ou de híbridos como o Prius.

                                              Não sei se acontece em todas as marcas que utilizam o mesmo tipo de S&S, mas no meu, a única "manifestação eléctrica" aquando do arranque do motor é as luzes médias sofrerem uma diminuição muito rápida da intensidade como se fossem desligar (mas não chegando a fazê-lo), algo que dura uns milissegundos, recuperando de igual modo. De resto não existe qualquer alteração, nem no rádio, nem luzes interiores, etc.

                                              Pelo que tenho lido, actualmente, o sistema da BMW (4 cilindros) é dos que tem um motor de arranque mais "bruto"/menos suave. Portanto, é um sistema que tem evoluído mesmo nos que utilizam o mesmo tipo de princípio de funcionamento

                                              E sim, actualmente, já existem milhares (para cima de 1 milhão, certamente...) de BMWs, com muito km em cima, pois desde 2007 que o sistema foi generalizado aos 4 cilindros da marca.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boas, o meu conta com 35 mil km e nunca deu indicios de problema o S&S. Em relaçao as luzes, permanecem rigorosamente iguais. Liga-se sozinho se accionar o AC, se tiver muito tempo parado a ouvir radio, se deixar descair o carro e este atingir os 10 km/h, ou coisa assim, se pressionar varias vezes o travao.

                                                O carro e um Audi A5

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por JGTB Ver Post
                                                  Tendo em conta que a Peugeot não usa Start&Stop, não me parece que isso faça muito sentido...
                                                  Agora fiquei "à nora"...

                                                  Na Sexta, fui com um amigo à Peugeot, buscar uma Partner que foi para fazer a revisão.
                                                  Tem cerca de 6 meses e 40000Km e, por acaso olhei para a factura e comentei o facto de ter uma lâmpada e perguntei se a lâmpada não tinha garantia; o funcionário riu-se, e, eu disse: Então uma lâmpada só dura 6 meses?!
                                                  Ele respondeu: É... e nos carros com Start & Stop, já tivemos alguns casos em que duram, 3/4 meses...

                                                  Eu não estou "a par" das versões/equipamentos dos carros novos, mas fiquei admirado quando referis-te que a Peugeot não usa Start&Stop... Provavelmente, lá, também fazem manutenção a outras marcas e o funcionário estaria a referir-se a outros e não a Peugeot's em particular...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                    Não sei se acontece em todas as marcas que utilizam o mesmo tipo de S&S, mas no meu, a única "manifestação eléctrica" aquando do arranque do motor é as luzes médias sofrerem uma diminuição muito rápida da intensidade como se fossem desligar (mas não chegando a fazê-lo), algo que dura uns milissegundos, recuperando de igual modo. De resto não existe qualquer alteração, nem no rádio, nem luzes interiores, etc.
                                                    No Ceed é igual, queres ver que tenho meio BMW sem saber?!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      bem sera o primeiro relato de avarias que leio neste e outros foruns sobre o start and stop..cumps

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por 36crazyfists Ver Post
                                                        O Ceed o S&S funciona sempre, o que acontece é que o carro liga sozinho quando a carga está a chegar ao limite minimo. De resto ainda não houve queixas de problemas devido ao S&S, pelo menos nos Ceed.
                                                        De certeza que não funciona se a temperatura exterior for alta (geralmente a partir dos 33ºC ou lá o que é...) ou baixa (menos de 3ºC ou perto...)

                                                        E também se precisares do AC em regime médio-elevado/máximo...

                                                        Digo isto porque é algo característico dos sistemas convencionais de S&S.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ASAS Ver Post
                                                          Agora fiquei "à nora"...

                                                          Na Sexta, fui com um amigo à Peugeot, buscar uma Partner que foi para fazer a revisão.
                                                          Tem cerca de 6 meses e 40000Km e, por acaso olhei para a factura e comentei o facto de ter uma lâmpada e perguntei se a lâmpada não tinha garantia; o funcionário riu-se, e, eu disse: Então uma lâmpada só dura 6 meses?!
                                                          Ele respondeu: É... e nos carros com Start & Stop, já tivemos alguns casos em que duram, 3/4 meses...

                                                          Eu não estou "a par" das versões/equipamentos dos carros novos, mas fiquei admirado quando referis-te que a Peugeot não usa Start&Stop... Provavelmente, lá, também fazem manutenção a outras marcas e o funcionário estaria a referir-se a outros e não a Peugeot's em particular...
                                                          No grupo PSA, até agora, só houve 2 veículos (e numa versão específica) a serem equipados com S&S: Citroën C2 e C3 1.4i.

                                                          Peugeots...nunca.

                                                          Se há coisa que eu sempre achei é que esses "dótores" dizem tanta tanga...que é mesmo para não serem levados a sério.
                                                          Editado pela última vez por Andre; 04 August 2010, 00:38.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                                            Não nos podemos esquecer que há diferentes tipos de sistemas S&S

                                                            O que a BMW usa -aliás o que a maioria das marcas utiliza- funciona fundamentalmente na base de um motor de arranque reforçado, se não estou em erro. É diferente do que a PSA apresentou em 2004 para o 1.4i dos C3 e C2 (e que agora, na 2ª geração, vai ser massificado pelo grupo começando nos 1.6 HDi...) ou de híbridos como o Prius.

                                                            Não sei se acontece em todas as marcas que utilizam o mesmo tipo de S&S, mas no meu, a única "manifestação eléctrica" aquando do arranque do motor é as luzes médias sofrerem uma diminuição muito rápida da intensidade como se fossem desligar (mas não chegando a fazê-lo), algo que dura uns milissegundos, recuperando de igual modo. De resto não existe qualquer alteração, nem no rádio, nem luzes interiores, etc.

                                                            Pelo que tenho lido, actualmente, o sistema da BMW (4 cilindros) é dos que tem um motor de arranque mais "bruto"/menos suave. Portanto, é um sistema que tem evoluído mesmo nos que utilizam o mesmo tipo de princípio de funcionamento

                                                            E sim, actualmente, já existem milhares (para cima de 1 milhão, certamente...) de BMWs, com muito km em cima, pois desde 2007 que o sistema foi generalizado aos 4 cilindros da marca.
                                                            no E92 la de casa mesmo com as luzes ligadas nao se nota nenhuma oscilacao da luminosidade ao ligar o motor (nao sei se ser xenon tem alguma relevancia).

                                                            Quando esta calor e o AC ligado o S&S desliga o motor e AC, mas se a paragem for prolongada ele liga o motor de novo para o AC voltar a funcionar.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X