Anúncio

Collapse
No announcement yet.

electricos vs combustiveis fosseis

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    electricos vs combustiveis fosseis

    lembrei-me de abrir a discussão com este tema, pois achei muito interessante a questão de que toda a classe jornalistica questiona de onde virá a electricidade para os futuros EV (electric vehicle), mas não questionam de que quantidade de energia é necessária para refinar o combustivel.
    tendo em conta este artigo a nissan diz que:
    Nissan has officially declared that it takes 7.5 kw to refine one gallon of gasoline - enough to drive a real EV about 30 miles without even using that gasoline
    outros produtores falam de outros numeros:

    To extract one gallon of gasoline (or equivalent distillate): 9.66 kWh
    To refine that gallon: 2.73 kWh additional energy.
    Total: 12.39 kWh per gallon.
    ou seja, com o EV, alem de se poupar com a eficiência dos motores, não se perde a energia na transformação, que dizem a isto?

    Gasoline and Oil

    #2
    Já tinha avançado com esses dados numa discussão EV vs combustíveis fósseis.

    No entanto poucas pessoas os conhecem, e o mito de que os carros eléctricos vão exigir um aumento de produção instalada, e por consequência um aumento nos preços da electricidade, continua a ser proliferado por pessoas menos informadas.

    Para mim, nada de novo.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
      Já tinha avançado com esses dados numa discussão EV vs combustíveis fósseis.

      No entanto poucas pessoas os conhecem, e o mito de que os carros eléctricos vão exigir um aumento de produção instalada, e por consequência um aumento nos preços da electricidade, continua a ser proliferado por pessoas menos informadas.
      Para mim, nada de novo.
      Mito?!??

      Vais ver se não vai ser a 1ª desculpa que as eléctricas vão usar para justificar aumentos do preço do KW...

      Comentário


        #4
        Pessoalmente não acredito que o futuro do combustível para os automóveis pela energia eléctrica. Talvez esteja aí a razão de não se verem grandes e efectivos passos nesse sentido por parte dos fabricantes.

        Penso que o futuro mais próximo em termos objectivos estará no hidrogénio.

        Vejamos se assim será...

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
          Pessoalmente não acredito que o futuro do combustível para os automóveis pela energia eléctrica. Talvez esteja aí a razão de não se verem grandes e efectivos passos nesse sentido por parte dos fabricantes.

          Penso que o futuro mais próximo em termos objectivos estará no hidrogénio.
          E quais são esses termos objectivos?

          Comentário


            #6
            venha um camião de pipocas

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por mablopes Ver Post
              Mito?!??

              Vais ver se não vai ser a 1ª desculpa que as eléctricas vão usar para justificar aumentos do preço do KW...
              Bem, o facto de um facto ser falso nunca impediu as empresas energéticas (incluo electricas e petroliferas) de o utilizar como desculpa para subir os preços...

              Creio que sim, que é um mito. As dificuldades vão prender-se mais com a capacidade de distribuição e de gestão de rede que com a produção.
              Mas, também é verdade que dado que a maior parte das pessoas já se mentalizaram que vai haver essa dificuldade, as eléctricas vão utilizar essa desculpa.
              E a seguir os governos europeus vão aproveitar para inventar, em conjunto, alguma taxa nova, para compensar as perdas de receitas do ISP.

              JMDC

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                Pessoalmente não acredito que o futuro do combustível para os automóveis pela energia eléctrica. Talvez esteja aí a razão de não se verem grandes e efectivos passos nesse sentido por parte dos fabricantes.

                Penso que o futuro mais próximo em termos objectivos estará no hidrogénio.

                Vejamos se assim será...
                Nem tu nem ninguém. É óbvio, tendo em conta que grande parte da produção de electricidade adevem de combustíveis fosseis.

                É no entanto uma solução que agrada a muitos, principalmente a quem "vive" do negócio do petróleo. É como um lobbie. Para esses senhores, o desenvolvimento do hidrogénio na mobildiade automóvel não lhes interessa uma vez que pode ser obtido sem o recurso ao petróleo.

                Uma vez resolvidos os entraves do uso de hidrogénio, no que diz respeito a redes de abastecimento, ao armazenamento, manuseio e consequente segurança, não vejo qualquer hipotese para a energia eléctirca neste sector.

                Comentário


                  #9
                  a questão do electrico é que qualquer um pode produzir energia sem passar cavaco ao governo e afins, pode-se simplesmente comprar paineis solares ou geradores eolicos, e acredito que seja o passo a seguir, pois ao contrário do que alguem disse por aqui, todas as marcas de automoveis estão a pensar em pelo menos um modelo electrico, por isso.....

                  Comentário


                    #10
                    Essas contas de 7,5 kw por gallon são muito engraçadas.
                    Infelizmente a maioria da electricidade produzida no mundo continua a ser efectuada através de combustiveis fosseis, portanto não estamos a poupar nada, mesmo usando GN por exemplo, há sempre uma determinada quantidade de energia que foi necessária para o extrair e apurar.
                    Não há milagres, para retirar e refinar ou paurar os combustiveis para produção de electricidade vai ser também gastos de energia.

                    Renováveis meus caros, e até estamos bem longe de não ser um exemplo.

                    Comentário


                      #11
                      achas que se utilizares um carro que tem um motor cerca de 3 vezes mais eficiente que um motor termico, não poupas nada? achas que por utilizares a energia que é usada na extração e refinação de combustiveis, não poupas nada? claro que terás que refinar combustiveis fosseis, nem que seja para produzir electricidade, mas não achas que tens muito menos perdas? alem de poderes aliar a isso as renovaveis, que têm de engraçado as contas?
                      pois actualmente refinas combustivel para produzir energia electrica, a seguir pegas nessa energia electrica e refinas mais combustiveis para moverem os automoveis, se pegares nessa energia e colocares a andar o automovel, quem fica a perder?
                      Editado pela última vez por Afcivic; 06 August 2010, 17:26.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                        achas que se utilizares um carro que tem um motor cerca de 3 vezes mais eficiente que um motor termico, não poupas nada? achas que por utilizares a energia que é usada na extração e refinação de combustiveis, não poupas nada? claro que terás que refinar combustiveis fosseis, nem que seja para produzir electricidade, mas não achas que tens muito menos perdas? alem de poderes aliar a isso as renovaveis, que têm de engraçado as contas?
                        pois actualmente refinas combustivel para produzir energia electrica, a seguir pegas nessa energia electrica e refinas mais combustiveis para moverem os automoveis, se pegares nessa energia e colocares a andar o automovel, quem fica a perder?
                        As contas são engraçadas, porque a refinaria de Sines consegue produzir com bem menos, mas se a Nissan diz! Esse colosso da refinação!

                        Tu tens o mau hábito de achar que alguem ataca os automóveis eléctricos. É claro que um melhor rendimento do motor favorece o gasto de combustivel.
                        Agora nunca se esqueçam de uma coisa, não há milagres, a energia tem que vir de algum lado, e nem me venham com a poluição, porque os últimos estudos de entidades crediveis que li continuavama afirmar que nem 20% da produção de CO2 provem de transportes.

                        Comentário


                          #13
                          eu não tenho habito nenhum, quem está a atacar sem argumentos não sou eu, apenas abri este tópico para ver se aprendo algo, pois vou-te dizer outra vez, independentemente da quantidade, os combustiveis fosseis são extraidos e refinados, a seguir são utilizados para gerar energia electrica, depois essa energia electrica é utilizada para extrair e refinar mais combustiveis fosseis que servem para mover automoveis que têm motores na ordem dos 30% de eficiencia. Podendo pegar nessa energia electrica e aplicá-la logo num motor electrico que anda na casa do 98% de eficiência, não vejo aqui nenhum milagre, pois olhando para o esquema e vendo a coisa mesmo sem as renováveis eu digo que o electrico deverá compensar e bem.
                          mas já agora que contradizes o que diz a nissan, sempre gostava de saber qual o custo energetico da refinaria de sines por litro de gasolina ou gasoleo.
                          repara bem que esses 20% são concentrados em grandes cidades, aí é que reside o maior problema da poluição e nem só o co2 é poluição, até porque não é.

                          Comentário


                            #14
                            Apesar de ser um assunto controverso, eu tenho uma visão um bocado cínica de toda esta polémica.

                            Li à uns tempos num estudo pela National Center for Policy Analysis uma serie de estatisticas que na altura deixaram-me bastante impressionado.
                            Face a este topico fui procura-lo de novo, e ate deixo um link dum PDF feito por eles, no fim deste post.
                            (Atenção que apenas relato o estudo, sendo que nao estou a afirmar que tal seja verdade/mentira, realidade/ficção, servindo apenas para podermos aprofundar esta discussão)

                            Segundo o estudo,
                            Out of the entire atmospheric makeup, only one to two percent is made up of greenhouse gases with the majority being nitrogen (about 78 percent) and oxygen (about 21 percent). Of that two percent, carbon dioxide comprises only 3.62 percent while water vapor encompasses 95 percent. And of the amount of carbon dioxide in the atmosphere, humans cause only 3.4 percent of annual CO2 emissions.
                            No que toca à contribuição para o efeito de estufa, segundo eles é repartido em:
                            95% - vapor de àgua
                            4.72% - Actividade biologica oceanica, Vulcões, Actividade animal terrestre, e ciclos de vida das plantas.
                            0.28% - Contribuição humana


                            Resumindo isto um bocado, segundo o estudo:
                            Os gases de estufa compõem 1 a 2 % da atmosfera, destes gases de estufa 3.62% são CO2, deste CO2 3,4% é gerado pelo homem.

                            Se ainda anexarmos a isto o que disse ESPRIT, em que a produção do Co2 proveniente de transportes não chega a 20%... ou seja segundo este estudo 20% de 3,4% de 3,62% de 2%.

                            Mas mesmo que ignoremos este estudo que aqui coloquei, e basearmo-nos apenas na contribuição global do CO2, há uns anos vi outro estudo, que mostrava que se tornasse obrigatorio a utilização de filtros activos nas chaminés das grandes Fabricas e industrias apenas nos USA e China, haveria uma redução global das emissões de CO2 em 49% a nivel mundial.

                            Na altura fiquei um bocado a pensar, porque raio nos estão a culpabilizar da poluição total do planeta, quando uma gigantesca parte é gerada pela camada industrial do planeta, e que esta não está a ter o minimo esforço para melhorar. Eu aceito que o meu carro polui, no entanto Se os transportes poluem 19% do total de CO2, e as industrias poderiam poluir menos 49% apenas aplicando filtros activos nas chaminés, parece-me um esforço um bocado inglorio da minha parte, quando eu represento 0,000001% destes 19%.


                            Eu sei que isto irá gerar imensa discussão, e não quero de maneira nenhuma que se coloquem todos aqui à porrada por causa disto
                            É apenas para trocarmos ideias.

                            Abraços malta.


                            O estudo fica aqui:
                            http://www.ncpa.org/pdfs/GlobalWarmingPrimer.pdf
                            (existem uns graficos muito interessantes sobre as temperaturas globais nos ultimos 400.000 anos, entre outros)

                            Comentário


                              #15
                              sim existe muita polemica acerca do aquecimento global, basta ver o documentário " a farsa do aquecimento global" que é notorio a divisão entre a classe cientifica acerca do co2, o problema dos automoveis e combustiveis fosseis não é só o co2.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                eu não tenho habito nenhum, quem está a atacar sem argumentos não sou eu, apenas abri este tópico para ver se aprendo algo, pois vou-te dizer outra vez, independentemente da quantidade, os combustiveis fosseis são extraidos e refinados, a seguir são utilizados para gerar energia electrica, depois essa energia electrica é utilizada para extrair e refinar mais combustiveis fosseis que servem para mover automoveis que têm motores na ordem dos 30% de eficiencia. Podendo pegar nessa energia electrica e aplicá-la logo num motor electrico que anda na casa do 98% de eficiência, não vejo aqui nenhum milagre, pois olhando para o esquema e vendo a coisa mesmo sem as renováveis eu digo que o electrico deverá compensar e bem.
                                mas já agora que contradizes o que diz a nissan, sempre gostava de saber qual o custo energetico da refinaria de sines por litro de gasolina ou gasoleo.
                                repara bem que esses 20% são concentrados em grandes cidades, aí é que reside o maior problema da poluição e nem só o co2 é poluição, até porque não é.
                                O custo não tens nada a ver com isso , em termos de energia é sensivelmente metade do que a Nissan aponta, mas falta saber o método de cálculo.
                                Estás sempre a bater na eficiência do motor eléctrico, já todos sabemos isso, já se sabe isso há mais de dois séculos, por isso é que sempre que esteja disponivel energia eléctrica são estes os motores utilizados.
                                O problema é o armazenamento de energia eléctrica! As teorias da conspiração têm limites! Se fosse fácil armazená-la, todos nós andávamos a baterias há muito tempo. Acredito que já esteve mais longe esse tempo.
                                No entanto é preciso lembrar que o mundo não é só a Europa e a América do Norte.

                                Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                Apesar de ser um assunto controverso, eu tenho uma visão um bocado cínica de toda esta polémica.

                                Li à uns tempos num estudo pela National Center for Policy Analysis uma serie de estatisticas que na altura deixaram-me bastante impressionado.
                                Face a este topico fui procura-lo de novo, e ate deixo um link dum PDF feito por eles, no fim deste post.
                                (Atenção que apenas relato o estudo, sendo que nao estou a afirmar que tal seja verdade/mentira, realidade/ficção, servindo apenas para podermos aprofundar esta discussão)

                                Segundo o estudo,
                                No que toca à contribuição para o efeito de estufa, segundo eles é repartido em:
                                95% - vapor de àgua
                                4.72% - Actividade biologica oceanica, Vulcões, Actividade animal terrestre, e ciclos de vida das plantas.
                                0.28% - Contribuição humana


                                Resumindo isto um bocado, segundo o estudo:
                                Os gases de estufa compõem 1 a 2 % da atmosfera, destes gases de estufa 3.62% são CO2, deste CO2 3,4% é gerado pelo homem.

                                Se ainda anexarmos a isto o que disse ESPRIT, em que a produção do Co2 proveniente de transportes não chega a 20%... ou seja segundo este estudo 20% de 3,4% de 3,62% de 2%.

                                Mas mesmo que ignoremos este estudo que aqui coloquei, e basearmo-nos apenas na contribuição global do CO2, há uns anos vi outro estudo, que mostrava que se tornasse obrigatorio a utilização de filtros activos nas chaminés das grandes Fabricas e industrias apenas nos USA e China, haveria uma redução global das emissões de CO2 em 49% a nivel mundial.

                                Na altura fiquei um bocado a pensar, porque raio nos estão a culpabilizar da poluição total do planeta, quando uma gigantesca parte é gerada pela camada industrial do planeta, e que esta não está a ter o minimo esforço para melhorar. Eu aceito que o meu carro polui, no entanto Se os transportes poluem 19% do total de CO2, e as industrias poderiam poluir menos 49% apenas aplicando filtros activos nas chaminés, parece-me um esforço um bocado inglorio da minha parte, quando eu represento 0,000001% destes 19%.


                                Eu sei que isto irá gerar imensa discussão, e não quero de maneira nenhuma que se coloquem todos aqui à porrada por causa disto
                                É apenas para trocarmos ideias.

                                Abraços malta.


                                O estudo fica aqui:
                                http://www.ncpa.org/pdfs/GlobalWarmingPrimer.pdf
                                (existem uns graficos muito interessantes sobre as temperaturas globais nos ultimos 400.000 anos, entre outros)
                                Infelizmente, o que tu dizes já é conhecido há muito, e é infelizmente porque nada acontece. Os EUA gostam muito de lições de moral, mas pouco de as praticar, e a China e India, têm indústria poderosas que sofrem pouca fiscalização.
                                Nas imagens dos media vemos enormes complexos industriais a fazer muito fumo!!! Normalmente são torres de arrefecimento que estão a libertar vapor de água.
                                E nem quero pensar no que sai das industrias para os nossos rios por esse mundo fora.

                                Comentário


                                  #17
                                  olha que eu já ando a energia electrica à algum tempo, e tenho a certeza que como eu muitos mais podiam andar. pois é facilimo armazená-la.

                                  falas ,falas, falas, mas valores,......
                                  Editado pela última vez por Afcivic; 09 August 2010, 10:49.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Isto dá muito pano para mangas, e o resultado mais evidenciado são estratégias de marketing para vender os produtos e obter lucros à custa do que se diz "aquecimento global".

                                    É verdade que todos nós devemos adaptar a nossa vida à ecologia, mas a verdade é que isto não acontece, e o sector fabril que é o mais poluente à escala humana deveria ser o primeiro a tomar medidas!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por brunomeleiro Ver Post
                                      Isto dá muito pano para mangas, e o resultado mais evidenciado são estratégias de marketing para vender os produtos e obter lucros à custa do que se diz "aquecimento global".

                                      É verdade que todos nós devemos adaptar a nossa vida à ecologia, mas a verdade é que isto não acontece, e o sector fabril que é o mais poluente à escala humana deveria ser o primeiro a tomar medidas!

                                      pois assim é mais facil, dizer que são os outros que poluem, por não valer a pena nós fazermos nada porque é uma insignificancia.
                                      depois dizem que o ar das grandes cidades está muito poluido, ainda por cima os maiores indices são nos centros, serão as industrias que lá se encontram

                                      Comentário


                                        #20
                                        Na faculdade, um professor meu de Electronica Aplicada e Sinais, costumava iniciar os anos lectivos sempre com frases inspiracionais... para motivar os alunos

                                        E havia uma que ele tinha, que dizia, que quem quiser ficar milionário do dia para a noite, "só" teria que inventar maneira de armazenar quantidades gigantes de energia, uma vez que actualmente a energia produzida, é imediatamente consumida.
                                        A partir do momento em que alguem invente maneira de armazenar quantidades gigantes de electricidade, rápidamente se conseguirá produzir baterias bem mais víaveis e capazes de suportar quantidades grandes de electricidade. Tornando inclusivamente os carros hibridos desnecessarios... Imaginem so um carro com mais de 1000km de autonomia electrica sem ter que se utilizar 800 mil baterias?

                                        Outra ideia que ele tinha, era aliar essa maneira de armazenar quantidades enormes de energia, e a energia proveniente de relampagos. Em vez de ligar os para raios ao chão, liga-los de maneira a aproveitar essas descargas descomunais de energia e armazena-las.


                                        Mas pronto parando com o OT, o grande espanto para mim, é Países como os USA, e China, acharem que a solução para a poluição mundial, é vender carros electricos/hibridos/afins, quando se tem dados destes, demonstrando o gigantesco impacto da poluição industrial no planeta inteiro.

                                        Top 3 Percentagem de emissões de CO2 a nivel global:

                                        China 21.5%
                                        United States 20.2%
                                        Russia 5.5%




                                        Só a China e USA juntos, representam 41.7% das emissões globais...

                                        Mas pronto, não é preciso fazer nada face à poluição de origem industrial, porque nós, individualmente, compramos carros electricos/hibridos, fazemos reciclagem e etc. E atenção que a tecnologia para contenção da poluição industrial existe desde os anos 90! nunca foi aplicado! Se os filtros activos fossem aplicados a nivel industrial, era o equivalente a mais do dobro de todo o planeta deixar de andar de carro, transportes publicos, e afins. E agora? o que fazemos em relação a isso?

                                        É a herança que deixaremos para as gerações futuras, Um planeta destruido cheio de hibridos e carros electricos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          eu quando abri este tópico era com a finalidade de falar sobre os veiculos electricos em oposição aos CI, mas parece que o pessoal prefere falar de chineses e americanos, pronto, vamos lá continuando com os fumarentos, pois o EV ainda não vale a pena, tá tudo falado por aqui.

                                          ps: tenho um EV (scooter)há cerca de um ano, já fiz mais de 5000 km's com ele, eu acho que vale a pena, o custo dos 100km's anda nos 20centimos. e o burro sou eu?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                            eu quando abri este tópico era com a finalidade de falar sobre os veiculos electricos em oposição aos CI, mas parece que o pessoal prefere falar de chineses e americanos, pronto, vamos lá continuando com os fumarentos, pois o EV ainda não vale a pena, tá tudo falado por aqui.

                                            ps: tenho um EV (scooter)há cerca de um ano, já fiz mais de 5000 km's com ele, eu acho que vale a pena, o custo dos 100km's anda nos 20centimos. e o burro sou eu?
                                            Portanto a ideia é pôr toda a gente a andar de Scooter?

                                            Como podes querer falar dos EV em relação aos de combustão, sem falar nas ramificações ecológicas? Se querias abrir um tópico de apenas dizer bem dos electricos, sem falar de ramificações ecologicas anexadas à electricidade gerada no planeta, assim como no impacto real que a utilização destes EV tem no Planeta Real, então não colocasses os carros de CI ao barulho.

                                            Como fazes para as pessoas que precisam de autonomia alta com quantidades enormes de km's todos os dias? (Autocarros, camioes, carrinhas, carros e motas)

                                            Por enquanto não fazes. Então o que propões?

                                            Sabes porque é que para mim esta discussão é perto de inutil? Porque os carros electricos não representam alternativa REAL à maiorparte dos veiculos no planeta.
                                            Porque não estão suficientemente desenvolvidos para ter autonomias adaptadas às necessidades das pessoas.
                                            Porque a electricidade ainda é gerada por meios maioritariamente poluentes.
                                            E para mim, porque representa uma migalha, no gigantesco bolo que é a poluição mundial. Por isso referi a poluicao industrial.

                                            Para ti, qual o nivel de importancia disto:
                                            Se fosse tornado obrigatorio o uso de filtros activos nas fabricas, haveria um decréscimo de poluição de 49% a nivel global. E o nivel de poluição proveniente de transportes(que inclui aviões, comboios, carros, etc) é perto de 20%. Quer dizer que com os filtros, era como se o dobro da poluição gerada actualmente por transportes, deixasse de existir... percebes a importancia disto? Ou seja, agarra em todos os carros, comboios, avioes, barcos, motas, camiões, autocarros, taxis, etc.. multiplica por dois, e esse é o nivel de poluição poupada apenas pelas fabricas... Qual a importância da tua scooter face a isto?

                                            Comentário


                                              #23
                                              Sei que é dificil fugir do tema poluição mas no fundo existe uma questão mais importante que a poluição, que é a sustentabilidade do nosso modo de vida e nesta caso do nosso modo de deslocação.

                                              É importante poupar combustivel e a razão está na gestão de recursos (neste caso o petroleo).

                                              Com o desenvolvimento de paises como a China e a India, a demanda por petroleo vai passar em muito a oferta actual...

                                              Solução?

                                              Produzir mais petroleo!!!

                                              Estão a tentar fazer isso, mas não é facil... furar fundo, poços mais perigosos (BP no golfo...), metodos muito caros (areias no Canada), enfim só problemas...

                                              Mas há uma coisa que pode ajudar a todo o negocio do petroleo não dar um estoiro de um dia para o outro!!!!

                                              Quem o usa em grandes quantidades... começar a poupar um pouco, porque dessa forma, a diminuição da procura no ocidente pode ser canalizada para a Asia e assim tirar um pouco de pressão à industria petrolifera.

                                              É isso que está a ser feito!!!!


                                              "É verdade, a poluição!!! é isso, é isso, é muito mau, temos que ter cuidado, temos que poupar..."

                                              Que remedio!!!!

                                              Ou seja tudo que se poluir aqui a menos, há um Chinês que vai poluir por nós...

                                              Bem vindos ao Planeta Terra!!!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                                Portanto a ideia é pôr toda a gente a andar de Scooter?

                                                Como podes querer falar dos EV em relação aos de combustão, sem falar nas ramificações ecológicas? Se querias abrir um tópico de apenas dizer bem dos electricos, sem falar de ramificações ecologicas anexadas à electricidade gerada no planeta, assim como no impacto real que a utilização destes EV tem no Planeta Real, então não colocasses os carros de CI ao barulho.

                                                Como fazes para as pessoas que precisam de autonomia alta com quantidades enormes de km's todos os dias? (Autocarros, camioes, carrinhas, carros e motas)

                                                Por enquanto não fazes. Então o que propões?

                                                Sabes porque é que para mim esta discussão é perto de inutil? Porque os carros electricos não representam alternativa REAL à maiorparte dos veiculos no planeta.
                                                Porque não estão suficientemente desenvolvidos para ter autonomias adaptadas às necessidades das pessoas.
                                                Porque a electricidade ainda é gerada por meios maioritariamente poluentes.
                                                E para mim, porque representa uma migalha, no gigantesco bolo que é a poluição mundial. Por isso referi a poluicao industrial.

                                                Para ti, qual o nivel de importancia disto:
                                                Se fosse tornado obrigatorio o uso de filtros activos nas fabricas, haveria um decréscimo de poluição de 49% a nivel global. E o nivel de poluição proveniente de transportes(que inclui aviões, comboios, carros, etc) é perto de 20%. Quer dizer que com os filtros, era como se o dobro da poluição gerada actualmente por transportes, deixasse de existir... percebes a importancia disto? Ou seja, agarra em todos os carros, comboios, avioes, barcos, motas, camiões, autocarros, taxis, etc.. multiplica por dois, e esse é o nivel de poluição poupada apenas pelas fabricas... Qual a importância da tua scooter face a isto?
                                                a ideia é por as pessoas a olhar para o problema, apenas e só, mencionei o caso da scooter porque para já são os unicos veiculos EV que existem no mercado, mas como sabes vêm aí outros, daí o lançamento da questão.

                                                só falei das ramificações ecologicas, e por isso a discussão, ou argumentas que não devo falar dos electricos só porque tens que gerar electricidade? e como geras os combustiveis fosseis? como os destilas? não é com electricidade? apenas abri a questão, porque quero aprender algo, mas já estou a ver que não é contigo.

                                                a maioria das pessoas do planeta fazem menos de 100 km's por dia e todos os EV que estão para serem lançados têm autonomia maior que isso, podem não ser validos para todos, mas para a maioria, sim.

                                                não percebo a importância desse teu ultimo paragrafo, porque a poluição e os problemas não se resolvem apenas com filtros, pelo menos não conheço nenhum filtro que resolva o problema do co2, por exemplo, ou do metano.

                                                por isso abri a discussão, para falar do assunto, ataques pessoais nem respondo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Ou seja tudo que se poluir aqui a menos, há um Chinês que vai poluir por nós...
                                                  ou seja, vamos poluir como eles.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                    (...) o mito de que os carros eléctricos vão exigir um aumento de produção instalada, e por consequência um aumento nos preços da electricidade.
                                                    Não é mito nenhum. É um facto. Passar os 5 milhões de carros em portugal a EVs exigirá um aumento entre 50 a 100% da produção elétrica (dados extrapolados de um estudo semelhante para França, Science et Vie Jan/10). Quem não perceber isto não tem a mínima noção das quantidades de envolvidas.

                                                    O resto é lei da oferta e da procura: mais procura, preço sobe.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      de certo e pelo que se vê aqui só daqui a 200 anos esses numeros serão possiveis

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        a maioria das pessoas do planeta fazem menos de 100 km's por dia e todos os EV que estão para serem lançados têm autonomia maior que isso, podem não ser validos para todos, mas para a maioria, sim.
                                                        Maior parte das pessoas que faz menos de 100km por dia, vive nas cidades, quantas pessoas não fazem mais de 50 km por dia para vir para lisboa trabalhar?(e claro outros 50 para voltar para casa). Não me parece que a tecnologia de baterias usada actual, esteja no ponto certo de evolução para se poder começar a trocar os carros de CI por electricos. É a minha modesta opinião.



                                                        Originalmente Colocado por Afcivic Ver Post
                                                        por isso abri a discussão, para falar do assunto, ataques pessoais nem respondo.
                                                        Ataques pessoais? como não percebi o que queres dizer, não irei opinar sobre isso.
                                                        só falei das ramificações ecologicas, e por isso a discussão, ou argumentas que não devo falar dos electricos só porque tens que gerar electricidade? e como geras os combustiveis fosseis? como os destilas? não é com electricidade? apenas abri a questão, porque quero aprender algo, mas já estou a ver que não é contigo.
                                                        O meu primeiro post(bastante extenso por sinal) mostrava porradas de estatisticas, assim como link para um estudo sobre poluição... mas pronto, não aprendeste nada, porque não quiseste. E de notar que eu vim de modo amigavel, mostrei um estudo e disse que queria apenas a troca de ideias, e que nao queria que se metesse tudo à porrada por causa disto...
                                                        Já o ESPRIT levou uma boa dose de ataque pessoal teu, agora levei eu.. e nem disse nada de especial... Não percebo porque te estás a enervar tanto com isto... Mas pronto é a tua escolha.


                                                        não percebo a importância desse teu ultimo paragrafo, porque a poluição e os problemas não se resolvem apenas com filtros, pelo menos não conheço nenhum filtro que resolva o problema do co2, por exemplo, ou do metano.
                                                        A grande bandeira dos carros electricos e hibridos, é de poluir menos.. e não percebes a importancia de cortar a maior fonte de poluição do planeta? As industrias actuais, ja sofrem muitas regras sobre como expelir gases para a atmosfera, e em muitos paises sao forçados a usar filtragem para evitar, por exemplo, que sejam expelidas particulas cancerigenas. Esses filtros existem à muitos anos, assim como existem uns filtros que cortam a emissão de CO2 e enxofre para a atmosfera, no entanto esses não sao obrigatorios, pelo que nenhum pais os usa. Mas hey.. o que interessa acabar com metade da maior fonte poluidora do planeta?

                                                        Se continuas sem perceber, entao não poderei fazer muito mais.

                                                        Abraços

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por whereagles Ver Post
                                                          Não é mito nenhum. É um facto. Passar os 5 milhões de carros em portugal a EVs exigirá um aumento entre 50 a 100% da produção elétrica (dados extrapolados de um estudo semelhante para França, Science et Vie Jan/10). Quem não perceber isto não tem a mínima noção das quantidades de envolvidas.

                                                          O resto é lei da oferta e da procura: mais procura, preço sobe.
                                                          Não é assim tão linear! A falta de meios de armazenamento da energia produzida à noite implica mesmo corte da geração em barragens e eólicas, o que se traduz em desperdício. O simples facto do carregamento poder ser feito à noite e de os veículos eléctricos serem parte integrante das redes inteligentes traduz-se numa eficiência acrescida! Além do mais, não me assusta uma maior necessidade de electricidade por substituição dos combustíveis fósseis, a geração de energia num futuro próximo passa também pela produção descentralizada.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por cuica Ver Post
                                                            Não é assim tão linear! A falta de meios de armazenamento da energia produzida à noite implica mesmo corte da geração em barragens e eólicas, o que se traduz em desperdício. O simples facto do carregamento poder ser feito à noite e de os veículos eléctricos serem parte integrante das redes inteligentes traduz-se numa eficiência acrescida! Além do mais, não me assusta uma maior necessidade de electricidade por substituição dos combustíveis fósseis, a geração de energia num futuro próximo passa também pela produção descentralizada.
                                                            Como não "produzimos" petroleo mas conseguimos produzir certas quantidades de electricidade, é interessante para Portugal "passar de uma coisa para a outra".

                                                            Sendo que é uma pena ir como fui no sabado pela A8 e só meia duzia de eolicas é que estavam a funcionar... (quem é que está em casa ou no trabalho num sabado á tarde de Agosto a gasta electricidade?)

                                                            As eolicas têm um periodo de amortização grande e é uma pena desliga-las quando podiam estar a produzir energia "de borla"!!!

                                                            Carregar baterias de carros com estas eolicas "desligadas" era muito bom para o país.

                                                            p.s. o caso das eolicas á noite ainda é mais grave, porque em teoria a partir de um determinado numero ainda compensa menos instalar mais eolicas porque vão estar mais de 50% do tempo "desligadas".

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X