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Alfa Romeo Spider 18 ou 2.0 twin spark

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    Alfa Romeo Spider 18 ou 2.0 twin spark

    Boas.

    Pretendo adquirir um Alfa Spider da geração 1995-2006.

    Tenho visto versões 1.8 e 2.0 TS.

    A questão é, qual a diferença sob o ponto de vista da fiabilidade?

    Bem sei que teoricamente o 2.0 deve andar mais, mas qual recomendam?

    O carro será só para dar umas voltas de vez em quando e para substituir o GT quando tiver na revisão, etc..

    Obrigado pela ajuda.

    P.S.: solicito aos Anti-Alfa que se abstenham de comentar e de fazerem os "achincalhos" do costume, porque não vão mudar a minha opinião. Obrigado

    #2
    O 2.0 é melhor do que o 1.8 obviamente.
    Tenho ideia que mecânicamente a principal diferença é ter mais uma correia.
    Todos os TS são robustos, tendo a particularidade do variador de fase por vezes lembrar-se de avariar, mas não tem data nem horas marcadas para isso.

    O resto já deves saber: 8 velas, correia de distribuição aos 60.000km (penso que nos 2.0 também o seja)

    De qualquer forma, alguém mais informado aparecerá por cá.
    Editado pela última vez por MadDragon; 07 August 2010, 22:40.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
      O 2.0 é melhor do que o 1.8 obviamente.
      Tenho ideia que mecânicamente a principal diferença é ter mais uma correia.
      Todos os TS são robustos, tendo a particularidade do avariador de fase por vezes lembrar-se de avariar, mas não tem data nem horas marcadas para isso.

      O resto já deves saber: 8 velas, correia de distribuição aos 60.000km (penso que nos 2.0 também o seja)

      De qualquer forma, alguém mais informado aparecerá por cá.
      Podes-me dizer o que é esse avariador de fase?

      Quanto as velas e tal já ouvi falar, faz parte lol

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
        O 2.0 é melhor do que o 1.8 obviamente.
        Tenho ideia que mecânicamente a principal diferença é ter mais uma correia.
        Mais importante que a correia é o que ela comanda e que dá um maior equilibrio ao funcionamento do motor.

        A comprar, se possivel, pela última serie (de 95 a 2006 foram feitos alguns updates). No entanto, estes podem também ser feitos às primeiras series - refiro-me à distribuição, em particular aos tensores metálicos usados mais recentemente.

        Sob o ponto de vista da fiabilidade: são iguais.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Mikef Ver Post
          Podes-me dizer o que é esse avariador de fase?

          Quanto as velas e tal já ouvi falar, faz parte lol
          Variador de fase (escrevi mal).
          É um sistema mecânico que gere o intervalo de tempo com que as válvulas de admissão actuam, optimizandoa curva de rendimento do motor.
          Para se perceber melhor, é uma espécie de Vtec.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Throttleman Ver Post
            Mais importante que a correia é o que ela comanda e que dá um maior equilibrio ao funcionamento do motor.

            A comprar, se possivel, pela última serie (de 95 a 2006 foram feitos alguns updates). No entanto, estes podem também ser feitos às primeiras series - refiro-me à distribuição, em particular aos tensores metálicos usados mais recentemente.

            Sob o ponto de vista da fiabilidade: são iguais.
            O que é que comanda essa correia?
            Tenho ideia que os 1.8 também a têm, certo?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Throttleman Ver Post
              Mais importante que a correia é o que ela comanda e que dá um maior equilibrio ao funcionamento do motor.

              A comprar, se possivel, pela última serie (de 95 a 2006 foram feitos alguns updates). No entanto, estes podem também ser feitos às primeiras series - refiro-me à distribuição, em particular aos tensores metálicos usados mais recentemente.

              Sob o ponto de vista da fiabilidade: são iguais.
              Sim a minha ideia é comprar aquele que já tem a frente com a grelha como o meu GT. Confesso que ainda n vi nenhum aqui em Portugal à venda, mas em último caso perco a cabeça e vou a Alemanha buscar. Afinal é um desejo meu!
              Editado pela última vez por Mikef; 07 August 2010, 22:53.

              Comentário


                #8




                É esta versão que pretendo. Mas se não conseguir, ou a compro na Alemanha ou compro um de 2001-2002.

                Edit: Agora reparo, esta versão só trazia o 2.0 JTS. Em relação aos TS qual a maior diferença? Mais robusto? Mais rápido? Mais emocionante?

                Obrigado pelas dicas.
                Editado pela última vez por Mikef; 08 August 2010, 01:40.

                Comentário


                  #9
                  O variador de fase "acopla" à cames de admissão (usado em alguns motores Bialbero = Twin Cam = DOHC) permitindo uma variação.

                  Na prática ajuda o motor nas baixas e nas altas, sendo que existe ali um ponto teórico em que está 1:1 com a cames de admissão e é como se não existisse.

                  Não é coisa de avariar de repente, degrada-se, começa a fazer ruído.

                  É possível reparar e não recorrer ao facilitísmo da troca.
                  No entanto por uma questão lógica e prática troca-se quando se troca a correia de distribuição.

                  O Variador tem o tamanho e formato de uma pequena lata de bebida.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Mikef Ver Post
                    Edit: Agora reparo, esta versão só trazia o 2.0 JTS. Em relação aos TS qual a maior diferença? Mais robusto? Mais rápido? Mais emocionante?
                    Ia chamar-te a atenção para isso. Há também o 3.2...

                    Quem conhece bem esse motor é o Nuno. Deixa lá ver o que ele diz.
                    Já agora, independentemente do motor, escolheria sempre um pós restyling 2003, pois para além de os achar mais bonitos por fora, são também mais bonitos por dentro.

                    Um Spider S4 (1990-1994) não seria opção? Um clássico é sempre um clássico.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por MadDragon Ver Post
                      O que é que comanda essa correia?
                      Tenho ideia que os 1.8 também a têm, certo?
                      Só o 2 litros é que tem veios de equilíbrio.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Mikef Ver Post
                        Edit: Agora reparo, esta versão só trazia o 2.0 JTS. Em relação aos TS qual a maior diferença? Mais robusto? Mais rápido? Mais emocionante?

                        Obrigado pelas dicas.

                        Sâo ambos bastante robustos. Mas o JTS tem 165cv e maior binário. Nota-se, em andamento, que consegue ser um bocadinho mais rápido, mas o TS tem outra sonoridade (é o que eu acho, pessoalmente).

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                          Não é coisa de avariar de repente, degrada-se, começa a fazer ruído.

                          É possível reparar e não recorrer ao facilitísmo da troca.
                          É possivel reparar (até chegaram a existir uns kits de reparação) mas nunca fica como novo. O maior problema do variador é usar o oleo do motor para ganhar pressão. Dentro do variador existe um pequenino circuito hidraulico que, com o uso do oleo do motor - que vai perdendo qualidade, tende a ficar obstruido. Quando isso acontece, a pressão deixa de ser criada e uma molinha que lá existe tende a gripar. Depois aparece o barulho tipico...

                          Mas isto em nada prejudica o funcionamento do motor ou de qualquer componente. Apenas o rendimento não é o melhor, nem os consumos.

                          Só por curiosidade, o 1.6TS (que existe nos 147) teve uma versão de 105cv sem variador (não foi vendido em Portugal). Já andei num, é engraçado, mas o variador tem mesmo influência. Só que este 105 nunca faz barulho.

                          O Variador tem o tamanho e formato de uma pequena lata de bebida.
                          É um bocadinho mais pequano mas é muito mais pesado!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Nero Ver Post
                            Ia chamar-te a atenção para isso. Há também o 3.2...
                            E antes desse o 3.0
                            E o 2.0 V6TB

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Throttleman Ver Post
                              É possivel reparar (até chegaram a existir uns kits de reparação) mas nunca fica como novo. O maior problema do variador é usar o oleo do motor para ganhar pressão. Dentro do variador existe um pequenino circuito hidraulico que, com o uso do oleo do motor - que vai perdendo qualidade, tende a ficar obstruido. Quando isso acontece, a pressão deixa de ser criada e uma molinha que lá existe tende a gripar. Depois aparece o barulho tipico...

                              Mas isto em nada prejudica o funcionamento do motor ou de qualquer componente. Apenas o rendimento não é o melhor, nem os consumos.

                              Só por curiosidade, o 1.6TS (que existe nos 147) teve uma versão de 105cv sem variador (não foi vendido em Portugal). Já andei num, é engraçado, mas o variador tem mesmo influência. Só que este 105 nunca faz barulho.

                              É um bocadinho mais pequano mas é muito mais pesado!
                              É para se perceber
                              Pronto, de um frasco de Centrum.

                              O Variador ajuda ao desempenho sem dúvida.
                              Acima de tudo torna a resposta mais pronta e solidária, torna o carro mais disponível.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Throttleman Ver Post
                                E antes desse o 3.0
                                E o 2.0 V6TB

                                Não no restyling de 2003, como estavamos a falar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Já percebi a ideia.

                                  Obrigado aos especialistas pelas dicas

                                  Tenho daqui até ao inicio do próximo verão para encontrar o spider pós 2003.

                                  Vou tentar arranjar nacional o 2.0 JTS, se não conseguir tenho que ir à Alemanha buscar...é uma cisma lol

                                  Já andei a ver no mobile e tem alguns bens interessantes, também já fiz a simulação do imposto a pagar e já sei com o que posso contar... (± 10 mil euros em impostos, mais coisa menos coisa )

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Mikef Ver Post




                                    É esta versão que pretendo. Mas se não conseguir, ou a compro na Alemanha ou compro um de 2001-2002.

                                    Edit: Agora reparo, esta versão só trazia o 2.0 JTS. Em relação aos TS qual a maior diferença? Mais robusto? Mais rápido? Mais emocionante?

                                    Obrigado pelas dicas.

                                    Epa passear de Spider aind apor cima nas Ramblas de Mer... em Barcelona ai ai qualidade de vida lool alta foto.

                                    Agora, quanto ao carro prefiro o 2.0 é mais pontudo:D

                                    Comentário


                                      #19
                                      Se me permites, e uma vez que já possuis um ALFA recente e agora desejas um cabriolet, eu ia para um carro que ainda hoje vi, vermelhinho e tudo:





                                      Duetto (1750 Veloce)
                                      ("Estupidamente" belo)

                                      Sendo ao mesmo tempo a entrada no fantástico mundo dos clássicos.

                                      Também não descurava a série 4 (~1990), em que neste momento 10.000 € são mais do que suficientes para adquirir uma jóia destas:

                                      Comentário


                                        #20
                                        Permito claro...

                                        São ambos lindíssimos (nem conhecia o primeiro). Mas estou "cismado" no Spider...

                                        Além de que o Spider consegue fazer-me de carro de "substituição" quando for preciso...

                                        Só lamento não haver mtos no mercado de usados (pós 2003)... foram vendidos quantos em Portugal? Menos de 100, não?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Mikef Ver Post
                                          Permito claro...

                                          São ambos lindíssimos (nem conhecia o primeiro). Mas estou "cismado" no Spider...

                                          Além de que o Spider consegue fazer-me de carro de "substituição" quando for preciso...

                                          Só lamento não haver mtos no mercado de usados (pós 2003)... foram vendidos quantos em Portugal? Menos de 100, não?
                                          Pois, são raros.

                                          Se te deslocares aos encontros mensais de clássicos em Gaia (Arcozelo) julgo que facilmente começas a ver os clássicos com outros olhos.
                                          É toda uma cultura deveras interessante.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                            Se me permites, e uma vez que já possuis um ALFA recente e agora desejas um cabriolet, eu ia para um carro que ainda hoje vi, vermelhinho e tudo:





                                            Duetto (1750 Veloce)
                                            ("Estupidamente" belo)

                                            Sendo ao mesmo tempo a entrada no fantástico mundo dos clássicos.

                                            Também não descurava a série 4 (~1990), em que neste momento 10.000 € são mais do que suficientes para adquirir uma jóia destas:

                                            Muito belos, ainda á pouco tempo mostrei uns links sobre estes carros a uns amigos, deviam ver as mulheres deles a tentar os maridos a comprar um

                                            As pessoas que eu conheço são doidas por esses exemplares, são fixes para atrair gajas

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por biker Ver Post
                                              Muito belos, ainda á pouco tempo mostrei uns links sobre estes carros a uns amigos, deviam ver as mulheres deles a tentar os maridos a comprar um

                                              As pessoas que eu conheço são doidas por esses exemplares, são fixes para atrair gajas
                                              llllloooollll

                                              Pois, ams atrair gajas não é bem o meu objectivo. Já para n falar que era excessivamente caro comprar um carro para atrair gajas. Modestia à parte, o meu GT já vai fazendo esse papel...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Mikef Ver Post
                                                llllloooollll

                                                Pois, ams atrair gajas não é bem o meu objectivo. Já para n falar que era excessivamente caro comprar um carro para atrair gajas. Modestia à parte, o meu GT já vai fazendo esse papel...
                                                Hehe, o Gt é sem duvida um carro vistoso

                                                Eu se tivesse na tua situação procurava por um GTV 2.0 v6 mas como em Portugal tá dificil manter um carro com estes calibres o melhor é ficares mesmo pelos 4 cilindros o que é pena, um 2.0 ts seria boa opcção a meu ver

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por biker Ver Post
                                                  Hehe, o Gt é sem duvida um carro vistoso

                                                  Eu se tivesse na tua situação procurava por um GTV 2.0 v6 mas como em Portugal tá dificil manter um carro com estes calibres o melhor é ficares mesmo pelos 4 cilindros o que é pena, um 2.0 ts seria boa opcção a meu ver
                                                  LOL

                                                  O GT é um sucesso.

                                                  Tenho daqui até um ano para comprar o Spider. Gosto do carro, muito até. Só de olhar para ele sinto um fervor inexplicável (talvez os Alfistas me possam explicar o que isso é) lol

                                                  Por falar nisso, dentro em breve vais ver o meu GT mtas vezes pela tua terra.

                                                  Abraço

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Mikef Ver Post
                                                    LOL

                                                    O GT é um sucesso.

                                                    Tenho daqui até um ano para comprar o Spider. Gosto do carro, muito até. Só de olhar para ele sinto um fervor inexplicável (talvez os Alfistas me possam explicar o que isso é) lol

                                                    Por falar nisso, dentro em breve vais ver o meu GT mtas vezes pela tua terra.

                                                    Abraço
                                                    Olha que não é só tu que sentes essa paixão inesplicável pelo Spider, eu tanbem fico louco quando vejo um Ainda mais louco fico quando vejo um GTV

                                                    Vens á minha terra, então vou andar atento

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por biker Ver Post
                                                      Olha que não é só tu que sentes essa paixão inesplicável pelo Spider, eu tanbem fico louco quando vejo um Ainda mais louco fico quando vejo um GTV

                                                      Vens á minha terra, então vou andar atento
                                                      Tb gosto do GTV, mas como já tenho um coupé prefiro um cabrio agora...

                                                      há mtos gt's pela Régua?

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Mikef Ver Post
                                                        Tb gosto do GTV, mas como já tenho um coupé prefiro um cabrio agora...

                                                        há mtos gt's pela Régua?
                                                        Gt´s por por aqui são uma miragem, contam-se pelos dedos de uma mão!!!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Nero Ver Post
                                                          Não no restyling de 2003, como estavamos a falar.
                                                          Por isso disse: "e antes desse".

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por biker Ver Post
                                                            Gt´s por por aqui são uma miragem, contam-se pelos dedos de uma mão!!!
                                                            Pronto, dentro de semanas o meu vai ser visto por ai, não so ao fim de semana como à semana... Pretinho...

                                                            Comentário

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