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Niveis de ruido dos nossos carros\motas?

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    Niveis de ruido dos nossos carros\motas?

    Devido a un tópico que fiz devido a um escape de rendimento para uma mota tive a curiosidade de ver o que estava homolgado nos livretes dos outros carros e motas cá de casa. Aqui ficam:

    Honda Varadero 1000: 91db(A) às 4000rpm

    Honda Pan-European 1300: 90db(A) às 4000rpm

    Honda Civic VTI: 89db(A) às 5700rpm

    Toyota Yaris 1.0: 81db(A) às 4500rpm

    Mazda 3 1.6 Diesel: 77db(A) às 3000rpm

    Por causa disto surgiu-me uma duvida, pq é que os carros a gasolina são medidos a rotações diferentes?

    O VTI se fosse medido antes da entrada do VTEC em funcionamento em pleno era capaz de ter um ruido bastante menor.
    Os diesel não são assim tão barulhentos, tem é um problema de vibração que provoca uma certa ressonacia.
    As mota não podem baixar aos niveis dos carros pq não tem hipotese de insonorizar o motor.

    Por curiosidade o que diz no vosso livrete acerca dos vossos carro? Queria saber como varia os decibeis de carro para carro.

    LISTA:

    Toyota Corolla 1.4 D-4D -> 75db(A) às 2.850rpm
    Toyota Corolla 2.0 D-4D -> 76db(A) às 2.700rpm
    Fiat Punto II 1.2 16v -> 76db(A) às 3.750rpm
    Mazda 3 1.6 Diesel -> 77db(A) às 3.000rpm
    Ford Fiesta 1.3 -> 77db(A) às 3.750rpm
    Lancia Thesis 3.0 V6 -> 78db(A) às 4.725rpm
    Honda Civic 1.7 CTDi -> 78db(A) às 3.300rpm
    Megane 1.5dCi 80cv -> 79db(A) às 3.000rpm
    Nissan Patrol GR 3.0 Di -> 80db(A) às 2.700rpm
    Alfa 156 1.9 JTD -> 80db(A) às 3.000rpm
    Alfa Romeo 147 1.9 JTD -> 80db(A) às 3.000rpm
    Opel Astra 1.7 CDTI -> 80db(A) às 3.300rpm
    Honda Civic 1.4iS -> 81db(A) às 4.725rpm
    Toyota Yaris 1.0 -> 81db(A) às 4.500rpm
    Fiat Stilo 1.6 -> 82db(A) às 4.312rpm
    Rover 45 1.4 -> 82db(A) às 4.500rpm
    Renault Clio II 1.2 16v -> 82db(A) às 4.125rpm
    Peugeot 406 Coupé (2.0 135cv) -> 83db(A) às 4.125rpm
    Mitsubishi Colt CZT -> 85db(A) às 4.500rpm
    Rover 111 1.1 -> 85db(A) às 4.275rpm
    Honda Civic 1.8 VTI -> 89db(A) às 5.700rpm
    Honda Civic 1.6 VTI -> 89db(A) às 5.700rpm
    Honda Pan-European 1300 -> 90db(A) às 4.000rpm
    Honda Varadero 1000 -> 91db(A) às 4.000rpm
    Honda Civic Type-R -> 91db(A) às 5.500rpm

    #2
    Posso dizer uma granda bacorada, mas acho que o nivel de ruido é medido no regime de binário máximo (corrijam-me se assim não for).... [8)]

    Comentário


      #3
      Não é pq o binario do Mazda é às 1750rpm, do Honda às 7000, Yaris as 4100, Varadero as 6000 e da Pan European as 6500.

      Deve ser por outra razão.

      Comentário


        #4
        Alfa 156 1.9 JTD 80DB ás 3000 rpm

        TRAINEIRA é o que lhe costumo chamar quando o ponho a trabalhar de manha:D

        Comentário


          #5
          Provavelmente o nível de ruído apresentado é o mais elevado de entre a gama de regimes permitidos pelo veículo.... (mas pensando bem e olhando para as motas, isso não deve ser verdade...)

          Comentário


            #6
            Vou largar uma bomba!!!O 2.0 D-4D é mais silencioso em DB que o 2.2 "supra sumo" i-CTDI! Hehehehe

            Comentário


              #7
              Talvez a uma percentagem do regime máximo? Mas qual máximo? Da potência máxima, do início do red line? Não creio que vão considerar o regime de corte até porque os carburas e muitos diesel não têm corte.


              Já vou à procura dos livretes...

              Para já a Varadero é [B)][B)][B)] mas às 4.000 rpm? Aquilo não vai até às 10 mil, + coisa - coisa? Já me estão a estragar a cena das percentagens... :D

              Comentário


                #8
                citação:Originalmente colocada por REDLINER_

                Vou largar uma bomba!!!O 2.0 D-4D é mais silencioso em DB que o 2.2 "supra sumo" i-CTDI! Hehehehe
                its a bomb!!!!


                Corolla 75,0 db às 2850rpm

                Comentário


                  #9
                  Peugeot 406 Coupé (2.0 135cv) - 83dB(A) @ 4125rpm

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por conde

                    citação:Originalmente colocada por REDLINER_

                    Vou largar uma bomba!!!O 2.0 D-4D é mais silencioso em DB que o 2.2 "supra sumo" i-CTDI! Hehehehe
                    its a bomb!!!!


                    Corolla 75,0 db às 2850rpm
                    Xiuuuu....Está calado:D:D:D;)

                    Comentário


                      #11
                      A Varadero e a Pan European vão até as 9000rpm. Vou criar uma lista com o ruido. Quero comparar os carros.

                      Comentário


                        #12
                        Rover 111 (1.118 cc) 85 dB(A) a 4.275 rpm

                        Rover 45 (1.396 cc) 82 dB(A) a 4.500 rpm

                        Comentário


                          #13
                          citação:Originalmente colocada por rogerAjacto

                          A Varadero e a Pan European vão até as 9000rpm. Vou criar uma lista com o ruido. Quero comparar os carros.
                          No site da DGV deves ter a explicação de como é feita essa medição

                          Comentário


                            #14
                            http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/49%202001.pdf

                            Só fala das homolgações. A medição deve ser feita pela fabrica e eles cá só devem cumprir o as especificações do carro.

                            Digo eu. lol

                            Comentário


                              #15
                              O Terrano como ainda nao tem isso no livrete, pode fazer o cagaçal que quiser [}]

                              O Bravo tem mas nao sei quantos DB

                              Comentário


                                #16
                                citação:Originalmente colocada por rogerAjacto

                                http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/49%202001.pdf

                                Só fala das homolgações. A medição deve ser feita pela fabrica e eles cá só devem cumprir o as especificações do carro.

                                Digo eu. lol
                                A medição é no regime de binário máximo, tal como o Suíço disse mais acima.

                                Comentário


                                  #17
                                  citação:Originalmente colocada por eduardomaio

                                  citação:Originalmente colocada por rogerAjacto

                                  http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/49%202001.pdf

                                  Só fala das homolgações. A medição deve ser feita pela fabrica e eles cá só devem cumprir o as especificações do carro.

                                  Digo eu. lol
                                  A medição é no regime de binário máximo, tal como o Suíço disse mais acima.
                                  E também já se viu que dificilmente o binário maximo do mazda 3 e do alfa 156 apresentados é ás 3000rpm! por isso algo não bate certo.

                                  Comentário


                                    #18
                                    No binario maximo não pode ser de certeza. Não coincide em nunhum dos carros. Deve ser feito de outra maneira.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Mitsubishi Colt CZT 1.468cc - 85 dB(A) a 4.500 rpm

                                      Comentário


                                        #20
                                        Honda Civic CTDi - 78dB a 3300 rpm

                                        Comentário


                                          #21
                                          Segundo algo que me lembro de ter lido algures, a medição máxima de ruído que consta nos livretes deverá ser feita a 75 % da potência máxima do motor. Por esta lógica a rotação que aparece associada ao nível de ruído nos livretes deverá corresponder à faixa dos 75% da potência máxima de cada motor. Num motor que a potência máxima seja às 4.000 rpm a medição que aparece no livrete deverá ter sido feita a 3000 rpm que corresponde a 75% da rotação necessária para obter a potência máxima.

                                          Comentário


                                            #22
                                            citação:Originalmente colocada por fmsantos

                                            Honda Civic CTDi - 78dB a 3300 rpm
                                            Qual deles? o 1.7 ou 2.2?

                                            Comentário


                                              #23
                                              citação:Originalmente colocada por JCR

                                              Segundo algo que me lembro de ter lido algures, a medição máxima de ruído que consta nos livretes deverá ser feita a 75 % da potência máxima do motor. Por esta lógica a rotação que aparece associada ao nível de ruído nos livretes deverá corresponder à faixa dos 75% da potência máxima de cada motor. Num motor que a potência máxima seja às 4.000 rpm a medição que aparece no livrete deverá ter sido feita a 3000 rpm que corresponde a 75% da rotação necessária para obter a potência máxima.
                                              Nos carros até que coincide, nas motas é que não. Tenho que ver em mais livretes. Pode ser que sejam medidas todas ás 4000rpm. Se fosse uma mota que tivesse a potencia maxima as 13.000rpm tinha que ser medida as 9750rpm o que era muito.

                                              Comentário


                                                #24
                                                citação:Originalmente colocada por REDLINER_

                                                Vou largar uma bomba!!!O 2.0 D-4D é mais silencioso em DB que o 2.2 "supra sumo" i-CTDI! Hehehehe
                                                já agora gostava saber quanto faz o 1.4 d4d

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  1.8VTI 89db as 5700...o Vtec abre as 6000...então com filtro este valor deve ser bem maior,digo eu...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    rogerAjacto, já encontrei onde tinha lido a legislação da medição do ruído para veiculos de pelo menos 4 rodas, as motos devem reger-se por outra legislação, podes consultar aqui:
                                                    http://europa.eu.int/eur-lex/lex/Lex...0L0157:PT:HTML

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Já vi. Obrigado. A das motas deve ser diferente visto tratar-se de um veiculo à parte. Faz algum tempo que li um artigo sobre a diminuição do ruido das motas. Chegaram à conclusão que era impossivel diminuir muito mais porque o motor está à vista e não pode levar isolante acustico como acontece nos carros. Devido a isso as medições devem ser diferentes.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        O 2.0D4D é de facto muito silencioso em andamento (ao ralenti não conheço diesel silencioso como um bom gasolina...até mesmo comparado com o CTR) principalmente em velocidades estabilizadas em AE (aí o CTR é no minimo incomodativo aquilo só está bem a acelerar ou desacelerar, estabilização naquele motor não há) lolol

                                                        Não tenho aqui o livrete da Avensis pelo que não sei o nível do 2.0D4D.

                                                        Mas tenho o do CTR e posso dizer que são 91DB às 5500 rpms mas é um sonzinho fixe lolol

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          citação:Originalmente colocada por Nightlord_CTR

                                                          O 2.0D4D é de facto muito silencioso em andamento (ao ralenti não conheço diesel silencioso como um bom gasolina...até mesmo comparado com o CTR) principalmente em velocidades estabilizadas em AE (aí o CTR é no minimo incomodativo aquilo só está bem a acelerar ou desacelerar, estabilização naquele motor não há) lolol

                                                          Não tenho aqui o livrete da Avensis pelo que não sei o nível do 2.0D4D.

                                                          Mas tenho o do CTR e posso dizer que são 91DB às 5500 rpms mas é um sonzinho fixe lolol
                                                          Ah pois, imagino.;)

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Megane 1.5dCi 80cv - 79dB @ 3000rpm

                                                            Cumprimentos

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