Devido a un tópico que fiz devido a um escape de rendimento para uma mota tive a curiosidade de ver o que estava homolgado nos livretes dos outros carros e motas cá de casa. Aqui ficam:
Honda Varadero 1000: 91db(A) às 4000rpm
Honda Pan-European 1300: 90db(A) às 4000rpm
Honda Civic VTI: 89db(A) às 5700rpm
Toyota Yaris 1.0: 81db(A) às 4500rpm
Mazda 3 1.6 Diesel: 77db(A) às 3000rpm
Por causa disto surgiu-me uma duvida, pq é que os carros a gasolina são medidos a rotações diferentes?
O VTI se fosse medido antes da entrada do VTEC em funcionamento em pleno era capaz de ter um ruido bastante menor.
Os diesel não são assim tão barulhentos, tem é um problema de vibração que provoca uma certa ressonacia.
As mota não podem baixar aos niveis dos carros pq não tem hipotese de insonorizar o motor.
Por curiosidade o que diz no vosso livrete acerca dos vossos carro? Queria saber como varia os decibeis de carro para carro.
LISTA:
Toyota Corolla 1.4 D-4D -> 75db(A) às 2.850rpm
Toyota Corolla 2.0 D-4D -> 76db(A) às 2.700rpm
Fiat Punto II 1.2 16v -> 76db(A) às 3.750rpm
Mazda 3 1.6 Diesel -> 77db(A) às 3.000rpm
Ford Fiesta 1.3 -> 77db(A) às 3.750rpm
Lancia Thesis 3.0 V6 -> 78db(A) às 4.725rpm
Honda Civic 1.7 CTDi -> 78db(A) às 3.300rpm
Megane 1.5dCi 80cv -> 79db(A) às 3.000rpm
Nissan Patrol GR 3.0 Di -> 80db(A) às 2.700rpm
Alfa 156 1.9 JTD -> 80db(A) às 3.000rpm
Alfa Romeo 147 1.9 JTD -> 80db(A) às 3.000rpm
Opel Astra 1.7 CDTI -> 80db(A) às 3.300rpm
Honda Civic 1.4iS -> 81db(A) às 4.725rpm
Toyota Yaris 1.0 -> 81db(A) às 4.500rpm
Fiat Stilo 1.6 -> 82db(A) às 4.312rpm
Rover 45 1.4 -> 82db(A) às 4.500rpm
Renault Clio II 1.2 16v -> 82db(A) às 4.125rpm
Peugeot 406 Coupé (2.0 135cv) -> 83db(A) às 4.125rpm
Mitsubishi Colt CZT -> 85db(A) às 4.500rpm
Rover 111 1.1 -> 85db(A) às 4.275rpm
Honda Civic 1.8 VTI -> 89db(A) às 5.700rpm
Honda Civic 1.6 VTI -> 89db(A) às 5.700rpm
Honda Pan-European 1300 -> 90db(A) às 4.000rpm
Honda Varadero 1000 -> 91db(A) às 4.000rpm
Honda Civic Type-R -> 91db(A) às 5.500rpm
Honda Varadero 1000: 91db(A) às 4000rpm
Honda Pan-European 1300: 90db(A) às 4000rpm
Honda Civic VTI: 89db(A) às 5700rpm
Toyota Yaris 1.0: 81db(A) às 4500rpm
Mazda 3 1.6 Diesel: 77db(A) às 3000rpm
Por causa disto surgiu-me uma duvida, pq é que os carros a gasolina são medidos a rotações diferentes?
O VTI se fosse medido antes da entrada do VTEC em funcionamento em pleno era capaz de ter um ruido bastante menor.
Os diesel não são assim tão barulhentos, tem é um problema de vibração que provoca uma certa ressonacia.
As mota não podem baixar aos niveis dos carros pq não tem hipotese de insonorizar o motor.
Por curiosidade o que diz no vosso livrete acerca dos vossos carro? Queria saber como varia os decibeis de carro para carro.
LISTA:
Toyota Corolla 1.4 D-4D -> 75db(A) às 2.850rpm
Toyota Corolla 2.0 D-4D -> 76db(A) às 2.700rpm
Fiat Punto II 1.2 16v -> 76db(A) às 3.750rpm
Mazda 3 1.6 Diesel -> 77db(A) às 3.000rpm
Ford Fiesta 1.3 -> 77db(A) às 3.750rpm
Lancia Thesis 3.0 V6 -> 78db(A) às 4.725rpm
Honda Civic 1.7 CTDi -> 78db(A) às 3.300rpm
Megane 1.5dCi 80cv -> 79db(A) às 3.000rpm
Nissan Patrol GR 3.0 Di -> 80db(A) às 2.700rpm
Alfa 156 1.9 JTD -> 80db(A) às 3.000rpm
Alfa Romeo 147 1.9 JTD -> 80db(A) às 3.000rpm
Opel Astra 1.7 CDTI -> 80db(A) às 3.300rpm
Honda Civic 1.4iS -> 81db(A) às 4.725rpm
Toyota Yaris 1.0 -> 81db(A) às 4.500rpm
Fiat Stilo 1.6 -> 82db(A) às 4.312rpm
Rover 45 1.4 -> 82db(A) às 4.500rpm
Renault Clio II 1.2 16v -> 82db(A) às 4.125rpm
Peugeot 406 Coupé (2.0 135cv) -> 83db(A) às 4.125rpm
Mitsubishi Colt CZT -> 85db(A) às 4.500rpm
Rover 111 1.1 -> 85db(A) às 4.275rpm
Honda Civic 1.8 VTI -> 89db(A) às 5.700rpm
Honda Civic 1.6 VTI -> 89db(A) às 5.700rpm
Honda Pan-European 1300 -> 90db(A) às 4.000rpm
Honda Varadero 1000 -> 91db(A) às 4.000rpm
Honda Civic Type-R -> 91db(A) às 5.500rpm
Comentário