Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motores universais existem ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Motores universais existem ?

    Boas
    Tenho uma pequena duvida, tenho um Ford Orion 1.4 CLX de 1993 e gostava de saber que motores posso colocar neste carro ?

    è o primeiro carro e não me quero desfazer dele ..

    um vizinho meu tem um motor opel 1.6 diesel, será que dá??

    abraço

    #2
    Originalmente Colocado por 12011991 Ver Post
    Boas
    Tenho uma pequena duvida, tenho um Ford Orion 1.4 CLX de 1993 e gostava de saber que motores posso colocar neste carro ?

    è o primeiro carro e não me quero desfazer dele ..

    um vizinho meu tem um motor opel 1.6 diesel, será que dá??

    abraço
    Não, não dá.

    Quanto muito, poderias sim colocar o 1.8 diesel existente na altura no Orion, mas para isso terias também de alterar muitas mais coisas para além do motor em si.

    Comentário


      #3
      Não.

      Nem sequer podes colocar motores da mesma marca que não tenham pertencido a esse modelo (Orion), salvo se por alguma sorte gigantesca tivesse apoios de motor iguais, interligações com a caixa de velocidades iguais, etc.

      Dificilmente algum tipo de alteração (mesmo dentro dos motores que esse carro teve) justificaria.

      Comentário


        #4
        Qualquer alteração pode ser feita em qualquer carro, o grande problema é se é ou não complexa e economicamente viável, para depois chegares ao fim e não conseguires passar numa inspecção!

        Comentário


          #5
          Bem um orion por aqui , um carro bem raro de se encontrar .

          Ora bem deixa te lá dessas cenas de motores diferentes que nao a ford

          Podes meter ai dentro o 1.3 cvh , 1.4 cvh (que tens actualmente), 1.6 cvh , 1.6 cvh turbo de 132 cvs , nesta gama toda com apoios iguais e motores todos iguais apenas mudando na cilindrada .

          Depois podes meter o 1.4 zetec ,1.6 zetec , 1.8 zetec e 2.0 zetec , ou o 2.0 do rs2000 se quiseres claro

          Ou a gasoleo com 1.8 D ou 1.8 TD todos endura-D

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
            Bem um orion por aqui , um carro bem raro de se encontrar .

            Ora bem deixa te lá dessas cenas de motores diferentes que nao a ford

            Podes meter ai dentro o 1.3 cvh , 1.4 cvh (que tens actualmente), 1.6 cvh , 1.6 cvh turbo de 132 cvs , nesta gama toda com apoios iguais e motores todos iguais apenas mudando na cilindrada .

            Depois podes meter o 1.4 zetec ,1.6 zetec , 1.8 zetec e 2.0 zetec , ou o 2.0 do rs2000 se quiseres claro

            Ou a gasoleo com 1.8 D ou 1.8 TD todos endura-D
            Fiquei curioso...e o 1.8 BDA, é compatível?

            Comentário


              #7
              Ora bem, eventualmente a mudar e pelos motores que o Orion teve, foram os seguintes:

              1.4 de 75cv

              1.6 de 90cv

              1.6i 16v de 90cv

              1.6i de 105cv

              1.8i 16v de 105, 115cv e 130cv

              1.8 D de 60cv

              1.8TD de 70cv e 90cv.

              Estes foram os motores montados no Orion.

              Portanto a avançar para uma possivel alteração e para que possa existir a devida homologação, só poderiam ser colocados estes motores.

              Mas claro, para além da troca de motor, seria preciso trocar a caixa de velocidades, amortecedores e até mesmo as molas, alternador e motor de arranque, sistema de travagem... entre outras coisas

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                Bem um orion por aqui , um carro bem raro de se encontrar .

                Ora bem deixa te lá dessas cenas de motores diferentes que nao a ford

                Podes meter ai dentro o 1.3 cvh , 1.4 cvh (que tens actualmente), 1.6 cvh , 1.6 cvh turbo de 132 cvs , nesta gama toda com apoios iguais e motores todos iguais apenas mudando na cilindrada .

                Depois podes meter o 1.4 zetec ,1.6 zetec , 1.8 zetec e 2.0 zetec , ou o 2.0 do rs2000 se quiseres claro

                Ou a gasoleo com 1.8 D ou 1.8 TD todos endura-D
                E a caixa de velocidades, transmissões, suspensão, travões (etc) também são?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                  E a caixa de velocidades, transmissões, suspensão, travões (etc) também são?
                  Sim tudo igual , apenas deve variar a suspensao devido ao peso do bloco poder variar , de resto o motor é igual o CVH apenas mudando a cilindrada

                  Exemplo :



                  1.6 CVH



                  1.6i injeçao 105 cvs CVH



                  1.6 CVH Turbo 132 cvs



                  RS2000 150cvs do escort



                  1.8 Zetec

                  Podes encontrar motores em orions, fiestas , escorts e focus e mondeos
                  Editado pela última vez por Miguelspc; 21 August 2010, 21:29.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                    Sim tudo igual , apenas deve variar a suspensao devido ao peso do bloco poder variar , de resto o motor é igual o CVH apenas mudando a cilindrada

                    Podes encontrar motores em orions, fiestas , escorts e focus e mondeos

                    Miguel, alguns desses motores não foram montados no Orion, logo não são passiveis de homologação.

                    Bem como o sistema de travagem defire de entre os modelos...
                    Editado pela última vez por nto; 21 August 2010, 21:48.

                    Comentário


                      #11
                      Sem querer ser politicamente incorrecto...

                      Como neste país homologar um carro é um pesadelo e trocar um 1.4 por um 1.6 até nem é grande diferença, eu nem me chateava. Acredita que na inspecção a não ser que seja algo mesmo óbvio eles não reparam.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                        Sim tudo igual , apenas deve variar a suspensao devido ao peso do bloco poder variar , de resto o motor é igual o CVH apenas mudando a cilindrada

                        Exemplo :

                        Podes encontrar motores em orions, fiestas , escorts e focus e mondeos
                        Então ou o 1.4 tem umas especificações de travões e relações de caixa fabulosas, ou o turbo é uma desgraça!

                        De 75cv para 132, diria que devia haver mais algumas alterações para além da suspensão.

                        O clio 1.2 que tive (e que depois converti para 1.4) também tinha o motor igual exteriormente, pelo que a troca era simples.

                        Mas depois a caixa tinha as relações pouco ajustadas (especialmente a 5ª) e não gostava de determinadas acelerações em mau piso, pois por vezes as mudanças saltavam.

                        Depois a ignição electrónica era diferente (embora o 1.4 funcionasse com a do 1.2).

                        Depois os 1.4 tinham barra estabilizadora à frente, e o 1.2 não.
                        Em algumas versões, o 1.4 tinha discos ventilados à frente, e o 1.2 não.

                        O escape na zona da panela central era diferente, e embora funcionasse bem com a do 1.2, a do 1.4 dava-lhe mais um "extrazinho".

                        A barra estabilizadora traseira do 1.4 era mais grossa, e a taragem das molas era diferente.

                        E isto eram diferenças de um 1.2 de 60cv para 1.4 de 80cv.

                        Foram coisas que eu alterei posteriormente (excepto a caixa), e a conclusão a que cheguei foi que devia ter vendido o carro enquanto era 1.2 e ter comprado logo um 1.4, nem que fosse usado.

                        Tinha saído mais barato.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                          Então ou o 1.4 tem umas especificações de travões e relações de caixa fabulosas, ou o turbo é uma desgraça!

                          De 75cv para 132, diria que devia haver mais algumas alterações para além da suspensão.

                          O clio 1.2 que tive (e que depois converti para 1.4) também tinha o motor igual exteriormente, pelo que a troca era simples.

                          Mas depois a caixa tinha as relações pouco ajustadas (especialmente a 5ª) e não gostava de determinadas acelerações em mau piso, pois por vezes as mudanças saltavam.

                          Depois a ignição electrónica era diferente (embora o 1.4 funcionasse com a do 1.2).

                          Depois os 1.4 tinham barra estabilizadora à frente, e o 1.2 não.
                          Em algumas versões, o 1.4 tinha discos ventilados à frente, e o 1.2 não.

                          O escape na zona da panela central era diferente, e embora funcionasse bem com a do 1.2, a do 1.4 dava-lhe mais um "extrazinho".

                          A barra estabilizadora traseira do 1.4 era mais grossa, e a taragem das molas era diferente.

                          E isto eram diferenças de um 1.2 de 60cv para 1.4 de 80cv.

                          Foram coisas que eu alterei posteriormente (excepto a caixa), e a conclusão a que cheguei foi que devia ter vendido o carro enquanto era 1.2 e ter comprado logo um 1.4, nem que fosse usado.

                          Tinha saído mais barato.

                          rca33, como já referi, o Orion não teve esse motor. Nem mesmo o Escort recebeu o esse 1.6 turbo.

                          Comentário


                            #14
                            Eu referi me ao meter o motor coma caixa la dentro do compartimento que nao é necessario qualquer alteraçao , obvio que as relaçoes de caixa devem variar , mas meter o 1.6 com a caixa do 1.4 deve ficar engraçado

                            O teu orion é a carburador ? se for mete ai o 1.6 que eles na ipo nem notam , digo isto porque no meu fiesta esta no livrete 1.1 e na realidade é o 1.3 tudo devido ao motor ser exactamente igual ao 1.1

                            O sistema de travoes é igual nos CVH em principio

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por nto Ver Post
                              rca33, como já referi, o Orion não teve esse motor. Nem mesmo o Escort recebeu o esse 1.6 turbo.
                              Exacto mas ele perguntou os que dá para meter

                              Esse 1.6 turbo no escort mk3 ou mk4 é bem bom

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                rca33, como já referi, o Orion não teve esse motor. Nem mesmo o Escort recebeu o esse 1.6 turbo.
                                Então estamos mesmo a falar de invenções.

                                Este tipo de alterações dificilmente compensa, pois ficam sempre umas quantas coisas "penduradas".

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                  Exacto mas ele perguntou os que dá para meter

                                  Esse 1.6 turbo no escort mk3 ou mk4 é bem bom
                                  É certo que pode dar, mas não existiu nessa geração do Escort/Orion.

                                  Outra coisa é o próprio sistema de travagem, em que os carros com o 1.4 tinham travões mais pequenos dos que os equipados com o 1.6

                                  Comentário


                                    #18
                                    Obrigado a todos vejo que está aqui uma "discussão" engraçada e pelo que percebi foi:

                                    posso meter um motor 1.6 e 1.8 diesel, mas é necessário mudar muita coisa, certo ??

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por 12011991 Ver Post
                                      Obrigado a todos vejo que está aqui uma "discussão" engraçada e pelo que percebi foi:

                                      posso meter um motor 1.6 e 1.8 diesel, mas é necessário mudar muita coisa, certo ??

                                      Se pretendes que as coisas fiquem como deve ser, sim será preciso mudar muita coisa.

                                      O que não será viavel economicamente, a não ser que tenhas as peças de graça e jeito para a mecanica para fazeres tu as coisas.

                                      Comentário


                                        #20
                                        o meu pai tem um vw golf gtd de 1990. à uns anos o motor partiu e não teve reparação possível. podia-se optar por várias soluções mas acabou por se meter um motor 1900 tdi do golf 4. foi tirar um e meter outro,trocando apenas a tampa das válvulas que era denunciador de alguma diferença. os apoios de motor eram iguais pelo que não foi preciso andar a mexericar. até hoje passou sempre e já lá vão mais de 5 anos...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por 12011991 Ver Post
                                          Obrigado a todos vejo que está aqui uma "discussão" engraçada e pelo que percebi foi:

                                          posso meter um motor 1.6 e 1.8 diesel, mas é necessário mudar muita coisa, certo ??
                                          Falso , so apenas no diesel .

                                          Se meteres o 1.6 é so tirar um e meter outro mais nada , nisto falando que metes o cvh

                                          abcs

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                            Se pretendes que as coisas fiquem como deve ser, sim será preciso mudar muita coisa.

                                            O que não será viavel economicamente, a não ser que tenhas as peças de graça e jeito para a mecanica para fazeres tu as coisas.
                                            Nem com peças de graça e jeito para a mecânica compensaria.

                                            Convém não esquecer que alterar de gasolina para diesel já não era algo que passasse despercebido na inspecção, logo teria de ser legalizado.

                                            Se o conseguisse legalizar, tinha de pagar o diferencial de I.A. do 1.4 para 1.6 ou 1.8, tendo em mente que a redução do mesmo em função da idade já acabou.


                                            Só se fosse por uma estranha carolice, caso contrário valia mais a pena comprar logo um carro a diesel e ficar com os dois.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                              Nem com peças de graça e jeito para a mecânica compensaria.

                                              Convém não esquecer que alterar de gasolina para diesel já não era algo que passasse despercebido na inspecção, logo teria de ser legalizado.

                                              Se o conseguisse legalizar, tinha de pagar o diferencial de I.A. do 1.4 para 1.6 ou 1.8, tendo em mente que a redução do mesmo em função da idade já acabou.


                                              Só se fosse por uma estranha carolice, caso contrário valia mais a pena comprar logo um carro a diesel e ficar com os dois.

                                              Sim, isso é totalmente verdade.

                                              É claro que a pretender legalizar, ainda para mais se passasse para o diesel que não passa despercebido, teria de pagar o imposto e de forma alguma seria vantajoso.

                                              O user se calhar já pôs a ideia de parte em trocar de motor, visto que já abriu o seguinte tópico a pedir informações sobre o 206 1.4HDI

                                              http://forum.autohoje.com/forum-gera...6-1-4-hdi.html

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                                Se o conseguisse legalizar, tinha de pagar o diferencial de I.A. do 1.4 para 1.6 ou 1.8, tendo em mente que a redução do mesmo em função da idade já acabou.
                                                Acabou ??? Quando ?

                                                O art.º 11º do Código do Imposto sobre Veículos (ISV) aprovado pela Lei n.º 22-A/2007 de 29 de Junho, foi revogado/alterado?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por inix Ver Post
                                                  Acabou ??? Quando ?

                                                  O art.º 11º do Código do Imposto sobre Veículos (ISV) aprovado pela Lei n.º 22-A/2007 de 29 de Junho, foi revogado/alterado?

                                                  O que ele certamente quis fazer referência, foi ao facto de ao fazer a devida alteração e sua legalização, o carro irá pagar de IUC como se de um carro novo se tratasse, a ser legalizado neste momento

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por inix Ver Post
                                                    Acabou ??? Quando ?

                                                    O art.º 11º do Código do Imposto sobre Veículos (ISV) aprovado pela Lei n.º 22-A/2007 de 29 de Junho, foi revogado/alterado?
                                                    Tens razão.

                                                    Não acabou, mas os descontos foram bastante alterados, e introduziram novas variáveis no imposto como as partículas.

                                                    Fazendo as contas para a legalização de um motor a diesel neste carro, daria para comprar uns quantos carros a diesel equivalentes.

                                                    Se não fiz mal a simulação, o motor 1.8 teria de pagar algo em torno dos 6.xxx euros, aos quais seriam retirados os impostos (IA) já pagos pelo carro em 1985...
                                                    ...que não devia dar um grande desconto aqui.


                                                    Ou seja, por mais voltas que se dê, nunca vale a pena financeiramente.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Se em vez de andarem a inventar comprassem um carro com as caracteristicas que pretendem.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por dci80 Ver Post
                                                        Se em vez de andarem a inventar comprassem um carro com as caracteristicas que pretendem.


                                                        Apesar de extremamente incisivo, também é extremamente verdadeiro!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Não sei se já há resposta a esta questão... mas para que queres mudar o motor?

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X