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Duvidas existenciais de quem anda a pensar numa caravana puxada por um 220cdi

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    Duvidas existenciais de quem anda a pensar numa caravana puxada por um 220cdi

    Boas !

    Tenho uma carrinha Mercedes Classe E 220cdi de 143cv do ano de 2000

    Ha uns anos que sonho ter uma autocaravana, mas como os anos têm passado, e a guita não aparece, se calhar vou baixar o grau de exigencia e fico-me por uma caravana .

    Há vantagens e desvantagens, claro que uma autocaravana possibilita muito mais liberdade, tipo dormir à beira de uma praia e tal. É ainda muito mais toleravel ficar estacionada na rua (vivo num apartamento).
    Contudo, e como ficaria por uma autocavana de 15000€ no max, seria sempre um risco, pois por este preço ja teria uns bons anos, e haveria sempre o risco dos problemas mecanicos inerentes a "ter mais um motor". Ja para nem dizer, que com 15000€ nem deveria conseguir comprar uma com turbo, logo em viagens maiores seria altamente entediante quando apanhasse subidas.
    Não é que eu seja acelera, nada disso, pois tenho 30 e poucos mas conduzo como se tivesse 60 e muitos, mas é desagradavel quando um motor diesel vai em alta rotação / esforço (tenho uma partner 1.8diesel como carro de trabalho, e sei bem o que é isso !)

    Como a minha mercedes classe E tem 143CV, talvez se justificasse uma roulote, na medida em que acredito que a minha carrinha nao deva ter grandes dificuldades em puxar uma, ainda por cima chega-me uma pequenina, tipo destas por exemplo :

    http://images02.olx.pt/ui/8/43/40/12...5-DORMIDAS.jpg

    Sou um completo virgem e ignorante no assunto, por isso gostaria da vossa opiniao , bem como que compartilhassem algumas experiencias dos pros e contas do ter uma caravana.
    Eis ainda algumas das minhas questões existenciais :

    RELACIONADAS COM A MINHA CARRINHA ENQUANTO TRACTOR e CONDUÇÃO :
    -Como se comportam estas carrinhas mercedes a puxar uma autocarava ?
    -Desgasta muito o veiculo ? (Pneus, caixa, motor ? )
    -Aumenta muito o consumo ? (em media a minha carrinha com caixa automatica faz 6 a 8L)
    -Supostamente esta carrinha mercedes tem suspensao autonivelante no eixo traseiro ... isso nota-se e é positivo para este efeito ?
    -Que tipos de engates de reboques existem para estas carrinhas, onde devo meter, e quanto pode custar ?
    -Que cuidados devo ter ao conduzir com uma caravana atras ?
    -O estabilizador é so aquela coisa que leva na zona do engate ? E isso melhora mesmo ?
    -Uma caravana pequena, puxada por uma Classe E, precisa de travoes proprios ?



    RELACIONADAS COM A ESCOLHA DA CARAVANA :
    -A que sinais devo estar atento quando for comprar uma caravana usada ?
    (ex: corrosão, se teve acidentes, se mal tratada, documentação)
    -Ja me apercebi de varias marcas : Vimara, Knaus, Adria, Dethleffs, Pluma, Fly, Caravelair, Burstner .. quais devo considerar, e de quais devo fugir, tendo em conta que tenciono no máximo gastar 5000€
    -Devo comprar cá em portugal, ou vale a pena ir à Alemanha (no caso da minha Classe E, fui eu compra-la pessoalmente à Alemanha)
    -Devo comprar a um particular, ou há muita vantagem numa casa especializada ?
    -Qual a melhor altura do ano para comprar ?

    RELACIONADAS COM o TER UMA CARAVANA :
    -Cuidados a ter na conservação de uma caravana ?
    -Posso te-la na rua, com uma lona tipo oleado dos carros ?
    -Quanto custa em média deixa-la num parque de campismo ao longo do ano ?


    Agradeço bastante a todos aqueles e aquelas que tiveram a paciencia de ler as minhas questões existenciais até aqui :D

    Deixo-vos um veiculo interessante em jeito de curiosidade:
    LiveLeak.com - The 1974 Volkswagen Beetle makes your car look like some weak sh1t

    #2
    Cheira-me que vieste bater à porta errada.Deve haver fóruns de Campismo e Caravanismo que tenham mais informação.
    Quanto ao Mercedes,tem força mais que suficiente para puxar qualquer coisa com o binário dele,pois se eu tinha um colega que ia para toda a Europa com um Citroen Bx 1.1 a rebocar uma

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
      RELACIONADAS COM A MINHA CARRINHA ENQUANTO TRACTOR e CONDUÇÃO :
      -Como se comportam estas carrinhas mercedes a puxar uma autocarava ?
      Tudo correrá às mil maravilhas, se respeitares os pesos indicados pelo fabricante e que constam no manual de instruções.

      Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
      -Desgasta muito o veiculo ? (Pneus, caixa, motor ? )
      -Aumenta muito o consumo ? (em media a minha carrinha com caixa automatica faz 6 a 8L)
      É normal que um carro sofra um pouco mais de desgaste, nomeadamente na embraiagem, sendo que no teu caso, deverás ter cuidado para não dares cabo da caixa.

      Mais uma vez, se respeitares os valores do fabricante, não terás problemas de maior.

      Quanto a consumos, serão sempre mais elevados, quer em função do peso rebocado, quer em função do aerodinamismo da caravana.

      Mas como andas mais devagar (e atenção às velocidades de um ligeiro com reboque), o consumo acaba por não ser exagerado.

      Mas mais uma vez, respeita o que o fabricante diz.

      Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
      -Supostamente esta carrinha mercedes tem suspensao autonivelante no eixo traseiro ... isso nota-se e é positivo para este efeito ?
      É !

      No entanto não te esqueças de que não é bem a mesma coisa conduzir com um reboque. Há que estar especialmente atento ao comportamento da caravana. Ao mínimo excesso poderás ficar bem enrrascado...

      Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
      -Que tipos de engates de reboques existem para estas carrinhas, onde devo meter, e quanto pode custar ?
      Nada como consultares um especialista. Há de pelo menos 2/3 tipos e os preços dependem do equipamento usado mas de certeza que já se consegue uma boa instalação por menos de 500 €.


      Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
      -Que cuidados devo ter ao conduzir com uma caravana atras ?
      Nada de abusos. Velocidade mais moderada em todas as situações. Atenção ao vento lateral.

      Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
      -Uma caravana pequena, puxada por uma Classe E, precisa de travoes proprios ?
      Deverás mais uma vez consultar o manual de instruções do teu carro. Lá encontrarás até que valores a tua carrinha pode rebocar sem travões.


      E para acabar verifica se a tua carrinha pode mesmo fazer serviço de reboque e nota que com a carta B, apenas poderás fazer reboque de uma caravana com um peso bruto de 750 Kg.
      Editado pela última vez por DeCeIi; 21 August 2010, 22:29.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
        ...

        E para acabar verifica se a tua carrinha pode mesmo fazer serviço de reboque e nota que com a carta B, apenas poderás fazer reboque de uma caravana com um peso bruto de 750 Kg.

        Não é bem assim.

        Desde que o conjunto carrinha + caravana não ultrapasse os 3500 Kg não precisa de ter B + E.

        Comentário


          #5
          É só consultares o manual e veres o que podes rebocar e precauções a ter (no meu caso aconselham a trocas de óleo mais curtas).

          Se carros com menos potência rebocam sem problemas, esse também não terá problemas.
          Ainda hoje vi um Classe E coupé dos novos com um atrelado com mota de água.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
            É só consultares o manual e veres o que podes rebocar e precauções a ter (no meu caso aconselham a trocas de óleo mais curtas).

            Se carros com menos potência rebocam sem problemas, esse também não terá problemas.
            Ainda hoje vi um Classe E coupé dos novos com um atrelado com mota de água.
            Não me parece que puxar um atrelado com uma mota de água se possa comparar a uma caravana.

            O meu cunhado tem uma Allroad para andar com o atrelado dos cavalos, e ele nota bem a diferença de consumo quando anda a puxar aquilo.


            No entanto, a minha sugestão seria procurar estas respostas em concessionários da marca, que (em teoria) deverão ter informações mais precisas sobre isso.

            Quanto a autocaravanas, de facto as mais antigas com motor atmosférico podem ser complicadas.
            Um amigo meu comprou uma assim (que ainda por cima é grande), e aquilo só se consegue conduzir a fundo (isto não é exagero), pois uma segunda puxada a fundo é uma aceleração bastante calma.

            Além de o motor ir sempre aos berros (e não lhe deve fazer muito bem), os consumos em viagens maiores tornam preferível ir num bom carro a gasóleo (como o teu) e pagar o hotel.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Valium Ver Post
              É só consultares o manual e veres o que podes rebocar e precauções a ter (no meu caso aconselham a trocas de óleo mais curtas).

              Se carros com menos potência rebocam sem problemas, esse também não terá problemas.
              Ainda hoje vi um Classe E coupé dos novos com um atrelado com mota de água.
              Segundo o livrete, a mercedes classe E consegue rebocar ate 1900Kg, no entanto equaciono adquirir uma caravana pequena, por isso nunca havera problema por ai .
              Preocupo-me é com a segurança, ou seja, quais os sistemas de segurança que uma caravana deve ter para ajudar nos imprevistos ?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                Não é bem assim.

                Desde que o conjunto carrinha + caravana não ultrapasse os 3500 Kg não precisa de ter B + E.
                Desconhecia este facto e assim, até fico mais descansado.

                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                Além de o motor ir sempre aos berros (e não lhe deve fazer muito bem), os consumos em viagens maiores tornam preferível ir num bom carro a gasóleo (como o teu) e pagar o hotel.
                Não tem nada a ver, uma caravana, não só implica ter um certo espírito de aventura, como quem simpatiza com campismo/natureza, é uma mais valia, fazer viagens e dormitando em parques próprios (campismo), pelo que um hotel não condiz, para além de que o factor poupança, numa "roadtrip", poderá estar em mente.

                Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                Preocupo-me é com a segurança, ou seja, quais os sistemas de segurança que uma caravana deve ter para ajudar nos imprevistos ?
                Pela minha esperiência (que ainda é pouca), os cuidados, são com os pneus (bom estado e pressão correcta), as luzes/ligações da caravana, a união da caravana/carro estar todo OK e não levar nada solto ou com probabilidades de partir, dentro da caravana e uma condução muito cuidada.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                  Não tem nada a ver, uma caravana, não só implica ter um certo espírito de aventura, como quem simpatiza com campismo/natureza, é uma mais valia, fazer viagens e dormitando em parques próprios (campismo), pelo que um hotel não condiz, para além de que o factor poupança, numa "roadtrip", poderá estar em mente.
                  Simpatizar com campismo é uma coisa, simpatizar com a natureza é outra completamente diferente.

                  Eu já fiquei diversas vezes (aliás, tento sempre ficar) em alojamentos fora do conceito de hotel convencional, onde estou muitas vezes com a natureza à porta de "casa" sem pagar nenhuma fortuna por isso.
                  Tens o turismo rural e diversas soluções semelhantes.

                  O parque de campismo solicita um espírito que eu decididamente não tenho, como ter casas de banho comuns e afastadas (ou no caso das autocaravanas ter de andar a despejar as "cassetes" cheias de dejectos), mais o facto de ter condições algo limitadas para aquilo a que eu chamo de conforto.

                  Não sou utilizador de hotéis de 5 estrelas, nem muito menos sou muito exigente quanto a grandes luxos num quarto, mas o conceito de campismo decididamente não é para mim, e a poupança é bastante subjectiva se for analisada como um todo, especialmente nas autocaravanas.

                  É que uma autocaravana tem logo o custo inicial (que dá para viajar imenso num carro que a pessoa já tenha ou mesmo de avião), sendo que a autocaravana tem custos de manutenção, desde impostos, seguros até à manutenção mecânica e a outra - em que se assemelha a uma pequena casa. Em cima disto, paga portagens bastante mais caras do que um carro, e gasta bastante mais.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                    Simpatizar com campismo é uma coisa, simpatizar com a natureza é outra completamente diferente.

                    Eu já fiquei diversas vezes (aliás, tento sempre ficar) em alojamentos fora do conceito de hotel convencional, onde estou muitas vezes com a natureza à porta de "casa" sem pagar nenhuma fortuna por isso.
                    Tens o turismo rural e diversas soluções semelhantes.

                    O parque de campismo solicita um espírito que eu decididamente não tenho, como ter casas de banho comuns e afastadas (ou no caso das autocaravanas ter de andar a despejar as "cassetes" cheias de dejectos), mais o facto de ter condições algo limitadas para aquilo a que eu chamo de conforto.

                    Não sou utilizador de hotéis de 5 estrelas, nem muito menos sou muito exigente quanto a grandes luxos num quarto, mas o conceito de campismo decididamente não é para mim, e a poupança é bastante subjectiva se for analisada como um todo, especialmente nas autocaravanas.

                    É que uma autocaravana tem logo o custo inicial (que dá para viajar imenso num carro que a pessoa já tenha ou mesmo de avião), sendo que a autocaravana tem custos de manutenção, desde impostos, seguros até à manutenção mecânica e a outra - em que se assemelha a uma pequena casa. Em cima disto, paga portagens bastante mais caras do que um carro, e gasta bastante mais.
                    É verdade, o campismo é uma opção. E de facto andar por essa Europa fora de autocaravana poderá ficar bem mais caro do que andar de carro/avião e ficar em hotéis de luxo. Mas como em tudo até no campismo há o 8 e o 80

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                      Simpatizar com campismo é uma coisa, simpatizar com a natureza é outra completamente diferente.

                      Eu já fiquei diversas vezes (aliás, tento sempre ficar) em alojamentos fora do conceito de hotel convencional, onde estou muitas vezes com a natureza à porta de "casa" sem pagar nenhuma fortuna por isso.
                      Tens o turismo rural e diversas soluções semelhantes.

                      O parque de campismo solicita um espírito que eu decididamente não tenho, como ter casas de banho comuns e afastadas (ou no caso das autocaravanas ter de andar a despejar as "cassetes" cheias de dejectos), mais o facto de ter condições algo limitadas para aquilo a que eu chamo de conforto.

                      Não sou utilizador de hotéis de 5 estrelas, nem muito menos sou muito exigente quanto a grandes luxos num quarto, mas o conceito de campismo decididamente não é para mim, e a poupança é bastante subjectiva se for analisada como um todo, especialmente nas autocaravanas.

                      É que uma autocaravana tem logo o custo inicial (que dá para viajar imenso num carro que a pessoa já tenha ou mesmo de avião), sendo que a autocaravana tem custos de manutenção, desde impostos, seguros até à manutenção mecânica e a outra - em que se assemelha a uma pequena casa. Em cima disto, paga portagens bastante mais caras do que um carro, e gasta bastante mais.
                      Quem não gostar da natureza, decididamente campismo é algo que não passará na mente.

                      Compreendo o vosso ponto de vista, mas o facto de viajar de autocaravana (em férias e com muito tempo) será bem mais divertido (para mim), do que ir num carro e ficar num hotel só para pernoitar.

                      Também hã o facto de apenas comprar (2ª opção do autor do tópico) uma caravana, para se instalar num parque de campismo e fazer disso a sua 2ª "casa" ou "casa" de férias (como é o meu caso, porque não hã € para mais), passa e muito pelos objectivos e aquilo que se quer, uma autocaravana tem muito mais mobilidade e se não se gosta deste parque, amanhã vai-se para outro, que pode ficar a 500km´s daquele, basta rodar a chave, sem muito mais trabalho.

                      Comentário


                        #12
                        Atenção que a caravana não pode ficar estacionada na rua.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                          Quem não gostar da natureza, decididamente campismo é algo que não passará na mente.
                          O que é que o campismo de autocaravana tem a ver directamente com gostar (ou não) da natureza?

                          Como já exemplifiquei atrás, já fiquei em locais de turismo rural onde não só tens a natureza, como se quiseres andas a passear no meio dos porcos, galinhas, vacas e ainda podes andar de cavalo, e isto tudo no meio da natureza.

                          Não estou a ver como uma autocaravana pode aumentar esta ligação à natureza, ainda para mais tendo a noção de que em imensos locais as autocaravanas nem podem pernoitar (e com razão).

                          Um amigo meu tem uma, e já várias vezes foi corrido de alguns locais porque se todos os proprietários de autocaravana pernoitassem onde quisessem, isto era o caos (especialmente em determinadas zonas).

                          Então o local "seguro" para as autocaravanas são os parques de campismo, que não me parece ser assim tanto uma ligação gigantesca com a natureza, ou pelo menos não vejo vantagem nenhuma face a um carro.

                          Já tive refeições no meio de pinhais e não precisei sequer de um SUV para o fazer, mas agarrando no tema, um jipe ou suv se calhar até permitem chegar mais perto de algumas coisas na natureza do que a autocaravana - que é um monstro para se movimentar para qualquer lado.


                          Isto não é criticar quem goste de autocaravanas, até porque eu já fui diversas vezes a espanha de mota - que é algo mais próximo de pagar para levar uma tareia (), mas a isto chamo de "quem corre por gosto não cansa", dado que objectivamente há melhores formas de fazer a viagem.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Fadista Ver Post
                            Atenção que a caravana não pode ficar estacionada na rua.
                            Para além que em muitas cidades da Europa nem tão pouco podem entrar no centro, quanto mais estacionar.
                            Por isso se vê muito pessoal com aceleras e equiparadas para depois poder visitar e deslocar-se.

                            Por cá ainda se vai vendo muita caravana parada em qualquer estacionamento de praia e afins, mesmo tendo parques de campismo a poucos kms.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                              O que é que o campismo de autocaravana tem a ver directamente com gostar (ou não) da natureza?

                              Como já exemplifiquei atrás, já fiquei em locais de turismo rural onde não só tens a natureza, como se quiseres andas a passear no meio dos porcos, galinhas, vacas e ainda podes andar de cavalo, e isto tudo no meio da natureza.

                              Não estou a ver como uma autocaravana pode aumentar esta ligação à natureza, ainda para mais tendo a noção de que em imensos locais as autocaravanas nem podem pernoitar (e com razão).

                              Um amigo meu tem uma, e já várias vezes foi corrido de alguns locais porque se todos os proprietários de autocaravana pernoitassem onde quisessem, isto era o caos (especialmente em determinadas zonas).

                              Então o local "seguro" para as autocaravanas são os parques de campismo, que não me parece ser assim tanto uma ligação gigantesca com a natureza, ou pelo menos não vejo vantagem nenhuma face a um carro.

                              Já tive refeições no meio de pinhais e não precisei sequer de um SUV para o fazer, mas agarrando no tema, um jipe ou suv se calhar até permitem chegar mais perto de algumas coisas na natureza do que a autocaravana - que é um monstro para se movimentar para qualquer lado.


                              Isto não é criticar quem goste de autocaravanas, até porque eu já fui diversas vezes a espanha de mota - que é algo mais próximo de pagar para levar uma tareia (), mas a isto chamo de "quem corre por gosto não cansa", dado que objectivamente há melhores formas de fazer a viagem.
                              Está tudo interligado (na minha opinião, que é apenas uma opinião e não a exacta ciência).

                              Esquecemos a natureza, pelos vistos está a fazer uma confusão enorme, digamos antes espírito de aventura, tal como disses-te fostes a espanha de moto e levas-te uma coça, hã quem faça 25.000km´s numa viagem de moto e pede por outra, podes ver aqui: Portugal - Angola Tricontinental Solo J Ride .

                              Hã quem faça viagens de bicicleta e no entanto para muitos é de loucos, porque uma bicicleta apenas servia para dar uma voltinha no parque com os putos, tudo depende dos objectivos, tudo depende do modo de estar na vida e aproveitá-la do melhor que cada um entende e sabe, hã quem goste de desportivos e hã quem não trocava o seu jipe e o monte, por um desportivo e uma pista (escolhas).

                              Viagens ou estadias em autocaravanas, ou se gosta ou se odeia, não hã meio termos, ainda se falou da estadia em parques de campismo, se me dessem a escolher entre um bom parque com uma boa caravana ou um bom hotel, preferia o parque, porquê? Porque nem todos gostam do azul.

                              Para o autor: a caravana que tenho, dá para 5 adultos, tem o essencial para longas temporadas, sem muito desconforto e sem pedir por mais, está num estado bom (dou nota 7), e está aparcada num parque de campismo, rondará os 600€ anuais de parqueamento (só a caravana), apenas foi feito seguro 1 mês (mínimo), só para a transportar para lá, rondou os 80€ se não estou em erro, desconheço se uma caravana necessite de ter seguro activo, para estar aparcada na rua, se sim, é preferível dar mais um pouco e aposentá-la num parque.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                O que é que o campismo de autocaravana tem a ver directamente com gostar (ou não) da natureza?

                                Como já exemplifiquei atrás, já fiquei em locais de turismo rural onde não só tens a natureza, como se quiseres andas a passear no meio dos porcos, galinhas, vacas e ainda podes andar de cavalo, e isto tudo no meio da natureza.

                                Não estou a ver como uma autocaravana pode aumentar esta ligação à natureza, ainda para mais tendo a noção de que em imensos locais as autocaravanas nem podem pernoitar (e com razão).

                                Um amigo meu tem uma, e já várias vezes foi corrido de alguns locais porque se todos os proprietários de autocaravana pernoitassem onde quisessem, isto era o caos (especialmente em determinadas zonas).

                                Então o local "seguro" para as autocaravanas são os parques de campismo, que não me parece ser assim tanto uma ligação gigantesca com a natureza, ou pelo menos não vejo vantagem nenhuma face a um carro.

                                Já tive refeições no meio de pinhais e não precisei sequer de um SUV para o fazer, mas agarrando no tema, um jipe ou suv se calhar até permitem chegar mais perto de algumas coisas na natureza do que a autocaravana - que é um monstro para se movimentar para qualquer lado.


                                Isto não é criticar quem goste de autocaravanas, até porque eu já fui diversas vezes a espanha de mota - que é algo mais próximo de pagar para levar uma tareia (), mas a isto chamo de "quem corre por gosto não cansa", dado que objectivamente há melhores formas de fazer a viagem.
                                Discordo

                                Apesar de em locais turísticos (dependendo também do país) pernoitar fora dum parque de campismo estar fora de questão, é um facto que uma autocaravana permite uma liberdade que nenhum carro ou SUV permite. Terás sempre de dormir num hotel, pensão, B&B, etc. E por vezes não é fácil e um gajo fica empanado (excepto se já tiveres tudo marcado e planeado...mas aí lá se vai a "liberdade").

                                Comentário


                                  #17
                                  Inspiração

                                  Para me inspirar, vou acampar neste fim de semana :D

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                    Não é bem assim.

                                    Desde que o conjunto carrinha + caravana não ultrapasse os 3500 Kg não precisa de ter B + E.
                                    Diz a quem te disse isso que é treta.

                                    Se o reboque tiver mais 750quilos tem de ter obrigatoriamente a carta E

                                    se o conjunto tiver mais de 3500quilos teria de ter a carta C + E , se estiver até 3500 quilos pode ter só a carta B + E , se o reboque tiver ate 750quilos e a viatura menos de 3500quilos basta a carta B

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ja escolhi

                                      Já escolhi, vou para uma destas !!!

                                      Ficheiros anexados

                                      Comentário


                                        #20
                                        Por curiosidade, há uns 30 anos iamos e vinhamos 4 no carro, para o Algarve, cheios de tralha, com um atrelado tenda quase do tamanho do carro e que regressava ainda mais carregado com caixotes cheios de fruta por cima. O carro nunca deu problemas nem nunca se queixou. Era um 127...

                                        ...portanto não deverás ter problemas com o teu carro a puxar uma roulotte.

                                        Respondendo ao que sei do tempo em que tivemos uma Vimara na família:

                                        RELACIONADAS COM A MINHA CARRINHA ENQUANTO TRACTOR e CONDUÇÃO :
                                        -Como se comportam estas carrinhas mercedes a puxar uma autocarava ?
                                        Suponho que se devem portar bem...
                                        -Desgasta muito o veiculo ? (Pneus, caixa, motor ? )
                                        Um pouco mais, mas principalmente pneus. Nada de muito relevante no entanto.
                                        -Aumenta muito o consumo ? (em media a minha carrinha com caixa automatica faz 6 a 8L)
                                        Apostava em mais 1L a 2L.
                                        -Supostamente esta carrinha mercedes tem suspensao autonivelante no eixo traseiro ... isso nota-se e é positivo para este efeito ?
                                        Deve-se notar mas o peso não apoia muito no carro, a lança só está para puxar claro, mas em termos de peso é mais para equilibrar. O centro de gravidade da roulotte é nas rodas da mesma.
                                        -Que tipos de engates de reboques existem para estas carrinhas, onde devo meter, e quanto pode custar ?
                                        Não faço ideia, mas eu iria ver na marca.
                                        -Que cuidados devo ter ao conduzir com uma caravana atras ?
                                        Não exageres na velocidade, os pneus e rolamentos das roulotte não são feitos para velocidades exageradas. Cuidado com a largura e se necessário compra espelhos alargados. Ao virar faz "à camião", alargando a trajectoria. Pratica a marcha-atrás numa feira vazia.
                                        -O estabilizador é so aquela coisa que leva na zona do engate ? E isso melhora mesmo ?
                                        Não percebo a que te referes.
                                        -Uma caravana pequena, puxada por uma Classe E, precisa de travoes proprios ?
                                        Convém, se for um coisa decente já trás travões hidraúlicos em que a lança ao ser empurrada acciona os travões.

                                        Tens também que lubrificar frequentemente os "grasseres" (?) da lança roulotte, nós tinhamos uma bisnaga de massa para fazer isso anualmente.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                          Já escolhi, vou para uma destas !!!

                                          Como fazes manobras com isso?

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por daveed Ver Post
                                            Como fazes manobras com isso?
                                            Com jeitinho

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                              Diz a quem te disse isso que é treta.

                                              Se o reboque tiver mais 750quilos tem de ter obrigatoriamente a carta E

                                              se o conjunto tiver mais de 3500quilos teria de ter a carta C + E , se estiver até 3500 quilos pode ter só a carta B + E , se o reboque tiver ate 750quilos e a viatura menos de 3500quilos basta a carta B
                                              Até dizia mas não conheço a pessoa que fez o Código da Estrada.

                                              Artigo 123.º
                                              Carta de condução


                                              1 - A carta de condução habilita a conduzir uma ou mais das
                                              seguintes categorias de veículos:
                                              A - motociclos de cilindrada superior a 50 cm3, com ou sem carro
                                              lateral;
                                              B - automóveis ligeiros ou conjuntos de veículos compostos por
                                              automóvel ligeiro e reboque de peso bruto até 750 kg ou, sendo
                                              este superior, com peso bruto do conjunto não superior a
                                              3500 kg, não podendo, neste caso, o peso bruto do reboque
                                              exceder a tara do veículo tractor;
                                              B + E - conjuntos de veículos compostos por um automóvel ligeiro
                                              e reboque cujos valores excedam os previstos para a categoria B;



                                              E agora? Ainda discordas, Mestre?


                                              Comentário


                                                #24
                                                Obrigado!

                                                Obrigado!

                                                Tambem nao sabia, mas assim de certeza que nao precisarei de mudar a minha carta !


                                                Originalmente Colocado por Agent Ver Post
                                                Até dizia mas não conheço a pessoa que fez o Código da Estrada.

                                                Artigo 123.º
                                                Carta de condução


                                                1 - A carta de condução habilita a conduzir uma ou mais das
                                                seguintes categorias de veículos:
                                                A - motociclos de cilindrada superior a 50 cm3, com ou sem carro
                                                lateral;
                                                B - automóveis ligeiros ou conjuntos de veículos compostos por
                                                automóvel ligeiro e reboque de peso bruto até 750 kg ou, sendo
                                                este superior, com peso bruto do conjunto não superior a
                                                3500 kg, não podendo, neste caso, o peso bruto do reboque
                                                exceder a tara do veículo tractor;
                                                B + E - conjuntos de veículos compostos por um automóvel ligeiro
                                                e reboque cujos valores excedam os previstos para a categoria B;



                                                E agora? Ainda discordas, Mestre?


                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Estava a brincar, quero pequenina

                                                  Originalmente Colocado por daveed Ver Post
                                                  Como fazes manobras com isso?
                                                  Estava a brincar, estou cada vez mais apostado numa caravana pequenina, a qual seja boa para viajar por essa europa fora !
                                                  Para além disso, que aumente pouco o consumo, seja facilmente manobravel, leve

                                                  4 metros no maximo, tipo isto :



                                                  enfim, ando a estudar o assunto

                                                  Editado pela última vez por Civismo; 09 September 2010, 21:01.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Ja passou um ano e continuo a estudar o assunto

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Atenção ao modo como vai utilizar a caixa automática com esse peso extra...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                                        Ja passou um ano e continuo a estudar o assunto
                                                        ehehehehe

                                                        Com tanta reflexão estás aqui estás mas é a trocar de carro antes de teres caravana...

                                                        Um conselho, aproveita bem a crise... há mta gente a querer ver-se livre de custos superfluos, as caravanas e autocaravanas são exemplos disso. Aproveita...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          oi! Obrigado! Mas explique-me que cuidados devo ter ? Usar sempre no modo S porque em W arrancar em 2ª, é isso ?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            No caso de reboque de uma caravana não deve ser utilizada a posição W e em subidas deverá ser utilizada a posição 1 e só fazer a troca para as seguintes (2,3,4,D) em rotação mais elevada.

                                                            Comentário

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