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Problema nos travões

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    Problema nos travões

    Ontem andei com o Polo de 95 da minha "Maria". O carro tem 95.000km e está em bom estado, sendo o carro muito bem tratado pela dona! O carro tem estado parado porque ela agora não tem possibilidade de conduzir... mas é por uma boa causa... vêm aí um novo "rebento" para a família e a barriga que ela tem dificulta muito a ponto de não poder conduzir. Como o carro estava parado há algum tempo e como isso não é benéfico, resolvi andar com ele.

    O carro veio há relativamente pouco tempo da oficina (oficina não VW), mais precisamente há cerca de 2 meses (nem tanto). Pouco ou nada andou desde então. Uma das reparações que levou foi nos travões, especialmente os de trás (de tambor). Os travões ficaram felizmente bem melhores: pedal mais duro mas os travões estão mais eficazes, travam mais forte e mais cedo, notando-se que os de trás melhoraram muito, agarrando melhor o carro (este não afunda tanto à frente) e o travão de mão ficou mais afinado mas excessivamente duro (é preciso comer um bife para o manusear)! [)] [8]. Uma questão a corrigir no travão de mão.

    O que aconteceu foi o seguinte: ontem de regresso a casa na fila de trânsito começei a sentir um forte cheiro a queimado! Estranho! Não esforçei o carro em nada! Pensei que podia ser dos carros vizinhos e caguei. Mais à frente continuei a sentir o cheiro e cada vez mais forte (ia a subir de Alcântara para a ponte). Será embraiagem? Não achei que fosse porque não abusei dela e nem sequer dava sinal de anomalia! Começei então a sentir o pedal do travão a afundar e aí apercebi-me que algo estava mal e não era brincadeira nenhuma! [xx(] Resolvi encostar à berma e verificar. Abri o capot e procurei por fumo e cheiro vindo dessa zona e se havia fugas especialmente a nível de travões... não vi nada, parecendo tudo impecável! Ainda intrigado e não convencido dei uma volta ao carro e... voilá! A roda traseira esquerda estava a fumegar um pouco e vinha do travão de tambor!!! [:0] Começei logo a entender o que deverá ter acontecido. Não! Não andei com o carro com o travão de mão em cima! Disso tenho a certeza! Aposto que seja algo mal reparado nos travões. Algo do tipo calços excessivamente apertados. Devem estar a travar em andamento, aquecendo em demasia e provocando esse cheiro a queimado. Isto é bem perigoso, pois é assim que muitos incendeiam!!! Depois de estar ali uns 5 min. parado lá arranquei e fui andando com mais cuidado até a casa. Notei que os travões arrefeceram um pouco, pois o pedal deixou de afundar. Mesmo assim só notei diferença na dureza do pedal. Não notei perca de capacidade de travagem. Tenho que reclamar na oficina! [8] [8)]

    Desculpem o testamento! [|)]

    #2
    Reclama e quanto antes!

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      #3
      Será que a roda vinha bloqueada?
      Poderão ter afinado isso de mais e o carro "anda travado". Não fugia de traseira?

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        #4
        secalhar o travao de mao tá finado demais e trá sempre ligeiramente travado

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          #5
          Não! Se tivesse bloqueado a roda ouvia os pneus a chiar e... tinha experimentado a dureza dos rails no 1º km!

          Não notava nada no comportamento do carro, a não ser aquela vez que encostei à berma porque senti o pedal a afundar (com a afinação que tinha levado o pedal estava mais duro que o normal e travava mais cedo e bem melhor!)

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            #6
            Volta lá, eles que reparem o mal que fizeram.

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              #7
              citação:Originalmente colocada por Bruno Neto

              secalhar o travao de mao tá finado demais e trá sempre ligeiramente travado
              Também pensei nisso, mas como tinha dito em cima, o travão de pé também reagiu! Será que é por causa do travão de pé ou é por causa do travão de mão? Acho que um influencia o outro, mas acho que a causa deve ser mais da afinação incorrecta do travão de pé. Alguém que saiba do assunto e que me pode esclarecer o que pode ter acontecido?

              Comentário


                #8
                O pedal afundou devido ao sobreaquecimento dos travões... e como eles fumegavam!!! Parecia que tinha acabado de descer a Serra da Estrela toda sempre com o pé no travão!!! [:0] [8] [8)]

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                  #9
                  O travão de mão (estacionamento) e o de pé (serviço) actuam nos mesmos elementos de travagem (nesse carro) embora sob maneiras distintas: um é hidráulico (serviço) e outro é mecânico por cabo (estacionamento). Ou os calços (ou apenas o desse lado) estão demasiado justos ao respectivo tambor ou houve alguma má montagem com o cabo do travão de mão e suas articulações.

                  Seja um ou o outro, um deles está a provocar que esse calço "rode" demasiado justo na superfície do tambor, provocando o seu aquecimento anormal e passando-o para o óleo que está no interior do bombito o que, por sua vez, provoca o afundamento do pedal (que não notarás com o sistema frio quando arrancas com o carro).

                  Portanto, quando puderes, é só passar novamente pela mesma oficina para rectificarem isso.


                  Isto admitindo que tudo o que foi feito terá sido bem feito... já que isto: "...e o travão de mão ficou mais afinado mas excessivamente duro (é preciso comer um bife para o manusear)!" não me parece o funcionamento normal de um travão de mão.

                  Comentário


                    #10
                    citação:Originalmente colocada por CL

                    ou houve alguma má montagem com o cabo do travão de mão e suas articulações.

                    (...)

                    Isto admitindo que tudo o que foi feito terá sido bem feito... já que isto: "...e o travão de mão ficou mais afinado mas excessivamente duro (é preciso comer um bife para o manusear)!" não me parece o funcionamento normal de um travão de mão.
                    Quer me parecer que o cabo deve andar preso em algum lado não "soltando" por completo os calços dos travões de trás.

                    Comentário


                      #11
                      Uma dessas m*rd@as foi de certeza!

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                        #12
                        Já tenho novidades.

                        O carro voltou à oficina onde foi feita a reparação. Afinaram o travão de mão de forma a ficar mais leve. Quanto aos travões, colocaram o carro no elevador, verificaram e não detectaram anomalias. Não encontraram uma justificação plausível para o sucedido. Tiveram o cuidado de verificar bem e disseram que estava tudo 100% ok.

                        Dei uma volta com o carro com uma condução um pouco mais agressiva de forma a testar se estava tudo mesmo ok e se não voltava a acontecer o mesmo. Exigi do carro, principalmente dos travões (e de que maneira, foi cá uma coça!). Não detectei cheiro a queimado, os travões não fumegaram e nem senti qualquer outro efeito colateral (pedal a afundar, por exemplo).

                        Não entendo sinceramente! [xx(]

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                          #13
                          Provavelmente o problema seria então do travão de mão.

                          Já passei pela mesma situação num clio, sentimos um fortissimo cheiro a queimado e quando parámos a roda traseira do lado direito fumegava constantemente e estava a ferver[:0]

                          Depois de esperar cerca de meia hora fomos para casa calmamente, foi para a oficina e acho que eram os calços que colaram.

                          Mas sem dúvida que é muito perigoso por poder provocar um incendio ainda por cima com o depósito de combustivel ao lado.

                          ;)

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