Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Custo de utilização de um comercial e uma scooter 125

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Comparativo] Custo de utilização de um comercial e uma scooter 125

    Boas.
    Muito se fala que uma scooter fica muito mais barata na utilização que um veículo.
    Eu perdi algum tempo e fiz uns quadros para tentar perceber o que será mais económico.
    Comparei um veiculo comercial usado com uma scooter.
    Em relação aos valores que utilizei para o comercial têm em conta a experiência que tenho com o meu. Em relação à scooter, fiz uma pesquisa pela net para tentar encontrar valores de referência para o quadro.
    Se acharem que os valores que utilizei estão desfazados, podem e devem chamar à atenção.
    De resto, o que pretendo é ilucidar-me a mim e também os outros.
    Aqui fica então o meu trabalho.
    Se tiverem dificuldades em perceber como obti certos valores perguntem.
    Ficheiros anexados

    #2
    Depois mete os parquimetros que não se pagam na scooter. Mete que as filas deixam de existir, e mete o tempo que poupas num e noutro.

    Comentário


      #3
      Eu acho este tópico bastante interessante. Tendo em conta a possibilidade dos condutores com categoria B poderem conduzir 125cc, acho este tópico uma mais valia.

      Agora, sendo objectivo, faltam alguns aspectos, nesse estudo estatístico, tais como:

      - A aquisição de capacete, blusão, luvas (material de protecção) para poder conduzir a scooter. Mesmo que o condutor não queira usar blusão (o que é totalmente desaconselhado), terá sempre de usar capacete, o que é um custo adicional, face à utilização do comercial.

      - Condução no Inverno. Provavelmente o condutor da scooter, não a vai usar no Inverno, devido à pouca protecção que esta oferece aos elementos. Contudo se a usar, terá, manda o bom-senso, de comprar pneus específicos, e material de protecção adequado.

      - Proibição da utilização da scooter em vias reservadas e auto-estradas.

      - Capacidade de carga reduzida, na scooter.

      - Material de desgaste, em maior número, e com maiores custos, no comercial. Desde escovas limpa pára-brisas, fusíveis, pneus (4 vs. 2).

      São estes os pontos que queria enumerar, se me lembrar de mais, acrescento depois. Só gostava de deixar claro que não sou contra a utilização da scooter, até porque eu próprio sou um aficionado por motas, mas sendo objectivo - e tendo em conta que nunca li, ou fiz, um estudo exaustivo - talvez o custo de utilização de uma scooter, não seja o principal factor para a utilizar. Teremos de contar com factores subjectivos, como liberdade, emoção, etc.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Scouter Ver Post
        Eu acho este tópico bastante interessante. Tendo em conta a possibilidade dos condutores com categoria B poderem conduzir 125cc, acho este tópico uma mais valia.

        Agora, sendo objectivo, faltam alguns aspectos, nesse estudo estatístico, tais como:

        - A aquisição de capacete, blusão, luvas (material de protecção) para poder conduzir a scooter. Mesmo que o condutor não queira usar blusão (o que é totalmente desaconselhado), terá sempre de usar capacete, o que é um custo adicional, face à utilização do comercial.

        - Condução no Inverno. Provavelmente o condutor da scooter, não a vai usar no Inverno, devido à pouca protecção que esta oferece aos elementos. Contudo se a usar, terá, manda o bom-senso, de comprar pneus específicos, e material de protecção adequado.

        - Proibição da utilização da scooter em vias reservadas e auto-estradas.

        - Capacidade de carga reduzida, na scooter.

        - Material de desgaste, em maior número, e com maiores custos, no comercial. Desde escovas limpa pára-brisas, fusíveis, pneus (4 vs. 2).

        São estes os pontos que queria enumerar, se me lembrar de mais, acrescento depois. Só gostava de deixar claro que não sou contra a utilização da scooter, até porque eu próprio sou um aficionado por motas, mas sendo objectivo - e tendo em conta que nunca li, ou fiz, um estudo exaustivo - talvez o custo de utilização de uma scooter, não seja o principal factor para a utilizar. Teremos de contar com factores subjectivos, como liberdade, emoção, etc.
        Uma scooter de 125cc está autorizada a circular em AE...

        Mas de facto é um tópico interessante comparar a utilização em termos monetários destes 2 tipos de veículos.

        Um abraço, by Filas

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por iandrec Ver Post
          Depois mete os parquimetros que não se pagam na scooter. Mete que as filas deixam de existir, e mete o tempo que poupas num e noutro.
          Ora bem.
          Eu não meti esses custos porque fiz este estudo baseado no meu caso e não tenho esses custos. Onde trabalho tenho parque da empresa e, embora faça cerca de 50km para cada lado, até hoje nunca apanhei muito trânsito, nem filas paradas.

          Comentário


            #6
            - A aquisição de capacete, blusão, luvas (material de protecção) para poder conduzir a scooter. Mesmo que o condutor não queira usar blusão (o que é totalmente desaconselhado), terá sempre de usar capacete, o que é um custo adicional, face à utilização do comercial.

            -É um custo adicional mas está inserido no preço da scooter. Com 2000€ compra-se uma scooter e esse material

            - Condução no Inverno. Provavelmente o condutor da scooter, não a vai usar no Inverno, devido à pouca protecção que esta oferece aos elementos. Contudo se a usar, terá, manda o bom-senso, de comprar pneus específicos, e material de protecção adequado.

            -Essa é uma das principais desvantagens destes veiculos

            - Proibição da utilização da scooter em vias reservadas e auto-estradas.

            -As 125 podem circular nessas vias

            - Capacidade de carga reduzida, na scooter.

            -Isso varia de utilizador para utilizador. No meu caso não preciso transportar nada em especial.

            - Material de desgaste, em maior número, e com maiores custos, no comercial. Desde escovas limpa pára-brisas, fusíveis, pneus (4 vs. 2).

            -Esses factores estão claculados nos mapas, só que alguns deles estão englobados noutros. Um veículo de 4 rodas tem mais peças para substituir mas geralmente fazem mais km. Tal como as revisões costumam ser mais espaçadas.Depois tem a vantagem de ter uma vida útil mais longa sem necessitar de grandes reparações.

            Comentário


              #7
              Eu acho que são conceitos diferentes e que não podem ser comparados directamente porque há demasiados aspectos/características inerentes aos próprios veículos que não podem ser quantificados (espaço, conforto, segurança, etc).

              Comentário


                #8
                Eu acho extremamente inteligente... Então para pessoas que morem dentro da cidade, por exemplo Lisboa acho que nem há argumentos contra. A segurança não se põe tanto em causa, dado que na cidade e com juízo o risco não é tao grande como o de cair em AE, por exemplo.

                Para quem tiver de fazer mais kms, percebo que a decisão seja mais complicada, dado que requer um pouco mais de ''espírito''.

                Pessoalmente nao pensava duas vezes, no meu dia a dia utilizo moto (Transalp 700) e faz-me poupar muito dinheiro e tempo face ao carro/transportes públicos.

                Onde estou a trabalhar não se pode estacionar, portanto teria de recorrer aos transportes e demoraria cerca de uma hora e o passe custa cerca de 50€. De moto, demoro 20min com uma media de 4,9, o que representa um gasto mensal de 60€. É certo que há mais custos a ponderar, mas tmb se trata de uma moto bem maior do que aquilo que seria necessario para a utilização diária e consequentemente menos economica. Ainda assim, feitas contas ao tempo ganho 40min de manha e 40 á tarde, ou seja mais de 24 horas ganhas num simples mês!

                Comentário


                  #9
                  Eu tenho uma mota e carro e se por um lado torna-se mais económico e prático viagens de AE ou Via rápida de carro, é inegável a vantagem dos motociclos nos meios urbanos.
                  No Inverno pouco ou nada peguei nela, tanto que em talvez 5 meses só gastei 5€ em gasolina com ela (por acaso ponho sempre SC98 e noto a diferença).

                  Nos dias de verão ou primavera, quando é para circular em cidade, mesmo que haja pouco transito é sempre mais vantajoso circular de mota pois evita muito pára-arranca, a própria embraiagem é muito mais barata do que em carro, as manutenção são menos espaçadas e mais baratas, mas fazendo as contas ao intervalo de manutenção dum carro (15.000€), ficam astronomicamente mais caras

                  No fundo o ideal é ter estes dois meios de transporte, para uma utilização citadina utilizar a mota, poupando o desgaste acentuado provocado por muita cidade no carro e para deslocações mais longas, o ideal é um carro.

                  Mas sim sr, tens um esquema que me pareceu muito bem elaborado e que ainda deu algum trabalho

                  Comentário


                    #10
                    Isto é o que dá, quando falo (escrevo) sem confirmar os meus dados. Faço aqui um mea culpa, não sabia que as scooters 125 podiam circular na AE. Obrigado.

                    Falando agora de uma forma um pouco mais subjectiva, ainda que os custos relativos a uma mota ultrapassem os custos de um carro, para mim compensa em larga escala, pelo menos quando o tempo o permite, andar de mota. Evito filas, evito pagar parques de estacionamento, posso estacionar a mota dentro da faculdade (só podia estacionar o carro, se fosse finalista), e além disso, a pendura tem de andar agarradinha a mim.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Andre18 Ver Post
                      Eu acho extremamente inteligente... Então para pessoas que morem dentro da cidade, por exemplo Lisboa acho que nem há argumentos contra. A segurança não se põe tanto em causa, dado que na cidade e com juízo o risco não é tao grande como o de cair em AE, por exemplo.
                      Tendo eu mota há muitos anos, estou totalmente em desacordo com esta questão da segurança.

                      O risco de caíres em AE está muito mais directamente relacionado com factores que possas controlar (nomeadamente o teu estilo de condução) do que com factores externos.
                      Claro que poderá sempre aparecer um cão ou rebentar um pneu, mas as probabilidades de isso acontecer são bastante mais reduzidas do que levares com um carro em cima que passou no sinal vermelho, enquanto circulavas a 25 km/h certinho na tua mão.

                      Infelizmente já soube de alguns casos de pessoas conhecidas que morreram em plena Lisboa de mota sem ter culpa rigorosamente nenhuma, e sendo estes considerados condutores extremamente calmos e moderados.

                      Até pelo que eu vejo diariamente em Lisboa (circulando de carro), considero que a mota é substancialmente mais arriscada neste ambiente, em que gorduras depositadas no chão de 'n' carros parados se misturam com ruas em empedrado e carris do eléctrico.

                      A mobilidade que uma mota dá em Lisboa é fantástica, a começar logo no factor estacionamento, passando também pela capacidade de circular onde os carros estão parados em fila.

                      Por outro lado, eu só ando de mota à chuva se for apanhado a meio de uma viagem, caso contrário é algo que considero extremamente perigoso, porque combina uma redução de visibilidade acentuada (não há limpa-vidros) com o facto de que se escorregar demais faltam logo rodas para a pessoa se manter em cima da mota.


                      Cheguei a ir durante uns bons tempos da zona de Sintra para Lisboa de mota (para o trabalho), mas em dias de chuva levava o carro, o que me leva a considerar que como veículo único, o carro será uma escolha mais interessante, pelo menos em termos de segurança e como solução "all weather".

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                        Tendo eu mota há muitos anos, estou totalmente em desacordo com esta questão da segurança.

                        O risco de caíres em AE está muito mais directamente relacionado com factores que possas controlar (nomeadamente o teu estilo de condução) do que com factores externos.
                        Claro que poderá sempre aparecer um cão ou rebentar um pneu, mas as probabilidades de isso acontecer são bastante mais reduzidas do que levares com um carro em cima que passou no sinal vermelho, enquanto circulavas a 25 km/h certinho na tua mão.

                        Infelizmente já soube de alguns casos de pessoas conhecidas que morreram em plena Lisboa de mota sem ter culpa rigorosamente nenhuma, e sendo estes considerados condutores extremamente calmos e moderados.

                        Até pelo que eu vejo diariamente em Lisboa (circulando de carro), considero que a mota é substancialmente mais arriscada neste ambiente, em que gorduras depositadas no chão de 'n' carros parados se misturam com ruas em empedrado e carris do eléctrico.

                        A mobilidade que uma mota dá em Lisboa é fantástica, a começar logo no factor estacionamento, passando também pela capacidade de circular onde os carros estão parados em fila.

                        Por outro lado, eu só ando de mota à chuva se for apanhado a meio de uma viagem, caso contrário é algo que considero extremamente perigoso, porque combina uma redução de visibilidade acentuada (não há limpa-vidros) com o facto de que se escorregar demais faltam logo rodas para a pessoa se manter em cima da mota.


                        Cheguei a ir durante uns bons tempos da zona de Sintra para Lisboa de mota (para o trabalho), mas em dias de chuva levava o carro, o que me leva a considerar que como veículo único, o carro será uma escolha mais interessante, pelo menos em termos de segurança e como solução "all weather".
                        Percebo o que dizes, e já calculava que a minha afirmação pudesse ser controversa. Medir o perigo é sempre subjectivo mas o que quis dizer foi que, na minha opinião, muito do risco que as pessoas associam às motas não se relaciona com uma utilização simples e sobretudo cuidadosa de uma scooter em cidade. Pessoalmente também me sinto muito mais á vontade numa nacional ou AE do que no bairro alto ou no meio dos carris do electrico a conduzir 250kg de mota... Mas a verdade é que na cidade tudo se passa mais devagar e uma atenção redobrada pode prevenir muita coisa. No meu caso, são raras as vezes que passo num semáforo á confiança, sem ver se vem alguem na calha para se baldar a um vermelho, uma ambulancia, etc. Claro que de um azar ninguém está livre, mas não considero a utilização citadina de uma scooter especialmente perigosa, se feita com todos os cuidados!

                        Comentário


                          #13
                          a vida util de uma scooter sao só 60.000 km???

                          Comentário


                            #14
                            Comparar os custos de manutenção de um comercial de 5000€ com os de uma scooter de 2000 (nova ou quase nova?) acho um pouco ridiculo. No minimo os custos são desconhecidos.

                            Comentário


                              #15
                              Comprei há umas 3 semanas uma mota, uma 600 (Honda Hornet) 1º mota, até hoje dos poucos kms que andei estou impressionado com a poupança e os ganhos de tempo que uma mota pode trazer. De manha quando vou para o trabalho até me farto de rir sozinho quando vejo a malta dos carros em filas com aquelas caras conformadas com o tempo que tem de perder, e eu lá vou eu muito tranquilo sem me chatear . Depois temos a emoção que é andar de mota, sempre com aquela sorriso estúpido na cara . Só vou deixar a mota em casa nos dias de mto frio ou chuva de resto vai ser o meu transporte.
                              Acredito que cada vez mais este seja o meio de transporte para as cidades. Não faz sentido o tempo perdido e os gastos que um carro tem nas cidades principalmente nas grandes cidades.

                              Cumps

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Cahib Ver Post
                                Comparar os custos de manutenção de um comercial de 5000€ com os de uma scooter de 2000 (nova ou quase nova?) acho um pouco ridiculo. No minimo os custos são desconhecidos.
                                Porque é que os custos são desconhecidos?
                                Eu não inventei os custos que utilizei nos quadros.

                                Comentário


                                  #17
                                  Tudo depende das condições onde irão ser usadas.
                                  Caso haja trânsito e dificuldade em estacionar, a moto é uma alternativa.

                                  No entanto, um carro substitui uma moto e o contrário já não é verdade.

                                  Há ainda ter que contabilizar o risco de lesões muito mais elevado em caso de acidente, o que pode trazer dissabores grandes, bem como (caso seja um segundo veículo) mais um seguro.
                                  Já tive moto durante vários anos (todas de média cilindrada: 500 a 650) e considero que as motos não saem baratas. Um jogo de pneus fica mais caro do que num carro utilitário e duram metade dos quilómetros. Depois há os kits de transmissão no caso de correntes, que são caros.

                                  Tenho saudades de andar de moto, mas não sei se teria pachorra para todos os dias andar nela...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Como alguém que já não tem 20 anos (infelizmente) e ainda andou muito tempo apenas de moto (não havia dinheiro para carro) penso que posso dar algumas achegas, embora o essencial já tenha sido dito e parabéns ao autor do tópico, apesar de alguns valores apresentados serem meramente indicativos e não necessariamente reais, caso da compra de uma scooter por menos de 2.000 que é perfeitamente possível, mas o risco de não chegar aos 60.000 km enorme (mesmo estando na garantia depois não há peças ou o importador despareceu... sei do que falo).

                                    Quanto maior for a cilindrada da mota, menor será a diferença para o carro isso é uma regra quase sem excepções uma vez que implica tendecialmente maiores consumos, peças de desgaste mais caras (um pneu de mota, tipo 180, custa mais que o da maioria dos carros e dura muito menos), IUC nada barato, etc.

                                    No caso das 125 estão a bater recordes de vendas, mas diga-se a verdade que muitos dos seus novos condutores são um perigo... para eles e para os outros, tal a inexperiência e o risco. Para quem fazer fazer já algumas viagens maiores e não apenas cidade, a 125 facilmente se torna curta e havendo carta o melhor mesmo é comprar uma 250 que se adapta muito melhor a esse tipo de utilização sem grande diferença nos custos!

                                    Voltando à comparação, ambas as opções tem vantagens e desvantagens, como em tudo na vida, mas para o ambiente citadino a 125 é realmente uma excelente alternativa, ainda que bastante perigosa! Depois que fui abalroado em plena Lx por um carro que "fez" que não me viu deixei de andar de mota no dia-a-dia, mas há quem as use o ano inteiro, faça chuva ou sol!

                                    Para acabar, direi que como veículo único torna-se algo complicado (conheço pessoas que o fazem), mas para um casal pode funcionar perfeitamente e usa-se mais o carro para ir às compras, para as férias, para viagens longas, para poder transportar mais de duas pessoas...

                                    Em 4 rodas... juízo na estrada! Em duas precisamos ainda mais de outro factor: sorte!

                                    Comentário


                                      #19
                                      Uma scooter fica sempre muito mais barata.

                                      Em manutenção por exemplo, e principalmente na não planeada, são diferenças abismais.

                                      Depois há o custo de aquisição, claro. São 2000€ novo vs 5000€ usado, são 3000€ que pagam muita gasolina e pneus e tem-se garantia de fábrica, os comerciais usados toda a gente sabe o jogo de sorte (ou azar) que é comprar um. Se formos a comparar de igual para igual (novo vs novo), então pelo preço do comercial vêm meia dúzia de scooters.

                                      Depois dentro da cidade a scooter é raínha e senhora, fica em qualquer lado, trânsito não existe...O problema será para quem quer transportar carga ou fazer tiradas mais longas, aí desaconselho.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                        Quanto maior for a cilindrada da mota, menor será a diferença para o carro isso é uma regra quase sem excepções uma vez que implica tendecialmente maiores consumos, peças de desgaste mais caras (um pneu de mota, tipo 180, custa mais que o da maioria dos carros e dura muito menos), IUC nada barato, etc.
                                        Esta ideia surge quando as pessoas não põe as coisas em contexto.

                                        Talvez porque uma mota de alta cilindrada é tão barata, muitas vezes comete-se o erro de as comparar com um carro barato.

                                        Mas a verdade é que uma desportiva 1000 de 13000€ não é equivalente a um Punto 1.3Mjet...mas mais a um desportivo de 200000€.

                                        Sim, os pneus de uma tal desportiva são muito mais caros que para o tal Punto. Pudera, os da mota têm que ser capazes de a levar dos zero aos 100 em menos de 3 segundos, os do Punto nem no triplo disso...

                                        Mas agora compara lá os gastos em pneus de uma desportiva 1000 com os de um, digamos, 458 Italia. Pelo preço dos dois pneus para a mota, não compras UM dos quatro que o carro leva, e devem durar sensivelmente o mesmo

                                        A mesma coisa para imposto. A mota paga 100€, o Ferrari paga quanto?
                                        Editado pela última vez por SRLA; 27 August 2010, 08:41.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por iandrec Ver Post
                                          Comprei há umas 3 semanas uma mota, uma 600 (Honda Hornet) 1º mota, até hoje dos poucos kms que andei estou impressionado com a poupança e os ganhos de tempo que uma mota pode trazer. De manha quando vou para o trabalho até me farto de rir sozinho quando vejo a malta dos carros em filas com aquelas caras conformadas com o tempo que tem de perder, e eu lá vou eu muito tranquilo sem me chatear . Depois temos a emoção que é andar de mota, sempre com aquela sorriso estúpido na cara . Só vou deixar a mota em casa nos dias de mto frio ou chuva de resto vai ser o meu transporte.
                                          Acredito que cada vez mais este seja o meio de transporte para as cidades. Não faz sentido o tempo perdido e os gastos que um carro tem nas cidades principalmente nas grandes cidades.

                                          Cumps

                                          Fartas-te de rir com isso?! que deprimente...

                                          Portanto as pessoas precisam de trabalhar, e grande parte nem sequer pode ter uma mota(a não ser que pendure os filhos algures na mota), e por isso têm que ir de carro, sujeitas a apanhar filas de trânsito para poderem sustentar a familia, sujeitas ao cansaço e desgaste que as filas de trânsito dão, e tu fartas-te de rir com isso? porreiro...

                                          Já agora, quando te estás a rir à gargalhada, também apontas para as pessoas e deitas-lhes a lingua de fora?

                                          És verdadeiramente um grande heroi... Parabéns

                                          (P.S.: Fartas-te de rir quando se ouve falar de motars acidentados, mortos ou paraplégicos? é que eu não.. nem quando ando de carro ou quando ando de mota...)

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                            Portanto as pessoas precisam de trabalhar, e grande parte nem sequer pode ter uma mota(a não ser que pendure os filhos algures na mota), e por isso têm que ir de carro, sujeitas a apanhar filas de trânsito para poderem sustentar a familia, sujeitas ao cansaço e desgaste que as filas de trânsito dão, e tu fartas-te de rir com isso? porreiro...
                                            Isso é desculpa. A maioria das pessoas anda a maior parte do tempo de carro sozinho. Muita gente não tem filhos, os que têm normalmente ou vai o pai levar ou a mãe logo só um deles precisaria de carro.

                                            A verdade é que a maior parte das pessoas podia andar de duas rodas, não anda porque não quer largar o comodismo de um carro.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                              Isso é desculpa. A maioria das pessoas anda a maior parte do tempo de carro sozinho. Muita gente não tem filhos, os que têm normalmente ou vai o pai levar ou a mãe logo só um deles precisaria de carro.

                                              A verdade é que a maior parte das pessoas podia andar de duas rodas, não anda porque não quer largar o comodismo de um carro.
                                              Seja que razão for, isso é razão para te fartares de rir sozinho? (tou a brincar)

                                              Excluindo isto, eu não ando de mota por duas razões:
                                              Primeiro não posso, dependo do carro para trabalhar, e a mota não serviria.
                                              Segundo, Andar de mota é algo que me assusta cada vez mais, e nos ultimos anos tenho tido conhecimento de algumas histórias, que gradualmente têm-me tirado a vontade de andar...

                                              Neste campo tenho uma pergunta interessante... porque é que as pessoas precisam de arranjar razões para não andar de mota e porque é que isso é mau? Tanta gente quando compra carro preocupasse com a quantidade de airbags que o carro tem, se tem ABS, ESP, etc.. quantas estrelas tem no euroncap etc... Andar de mota é francamente mais perigoso, e acho que ninguém pode sequer discutir isso.. mesmo que sejas religiosamente cuidadoso a andar de mota, nada te impede de levares com um azeiteiro idiota e nc mais andares na vida...

                                              Num acidente entre um carro e uma mota, preferias estar em qual deles? eu no carro, sem ter que pensar minimamente...

                                              Para mim, é o grande problema nas motas, é o medo que me transmite na sensação de insegurança que trazem, face aos obstaculos que podem ocorrer...

                                              Conheço um caso dum gajo, que num cruzamento, avançou ligeiramente enquanto ía olhar para um dos lados, e um carro quase que o levava, o gajo assustou-se, desequilibrou-se, e ao cair partiu o pescoço... (a mota nem sequer estava a andar) e isto um condutor de mota com mais de 20 anos de experiencia... Cada vez que quero pegar na mota e penso nele, e em outros casos que conheço, perco logo a vontade.

                                              Alem do mais a minha mulher quer-me proibir de andar de mota e isso qualquer pessoa sabe que não ha nada a fazer.. posso espernear, mas eventualmente vou perder a discussão

                                              Comentário


                                                #24
                                                Se for para andar unicamente na cidade (mesmo com alguma estrada urbana à mistura), tendo possibilidade de a guardar numa garagem fechada, associado ao facto de futuramente só gastar em pneus (não se gastam assim tanto), apesar de ser mais cara inicialmente, ia para uma coisa destas:

                                                Vectrix Europe

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Quais são os consumos médios de uma 125? A partir de que distancia passa a ser desconfortável uma viagem? Melhores marcas?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                                    Seja que razão for, isso é razão para te fartares de rir sozinho? (tou a brincar)

                                                    Excluindo isto, eu não ando de mota por duas razões:
                                                    Primeiro não posso, dependo do carro para trabalhar, e a mota não serviria.
                                                    Segundo, Andar de mota é algo que me assusta cada vez mais, e nos ultimos anos tenho tido conhecimento de algumas histórias, que gradualmente têm-me tirado a vontade de andar...

                                                    Neste campo tenho uma pergunta interessante... porque é que as pessoas precisam de arranjar razões para não andar de mota e porque é que isso é mau? Tanta gente quando compra carro preocupasse com a quantidade de airbags que o carro tem, se tem ABS, ESP, etc.. quantas estrelas tem no euroncap etc... Andar de mota é francamente mais perigoso, e acho que ninguém pode sequer discutir isso.. mesmo que sejas religiosamente cuidadoso a andar de mota, nada te impede de levares com um azeiteiro idiota e nc mais andares na vida...

                                                    Num acidente entre um carro e uma mota, preferias estar em qual deles? eu no carro, sem ter que pensar minimamente...

                                                    Para mim, é o grande problema nas motas, é o medo que me transmite na sensação de insegurança que trazem, face aos obstaculos que podem ocorrer...

                                                    Conheço um caso dum gajo, que num cruzamento, avançou ligeiramente enquanto ía olhar para um dos lados, e um carro quase que o levava, o gajo assustou-se, desequilibrou-se, e ao cair partiu o pescoço... (a mota nem sequer estava a andar) e isto um condutor de mota com mais de 20 anos de experiencia... Cada vez que quero pegar na mota e penso nele, e em outros casos que conheço, perco logo a vontade.

                                                    Alem do mais a minha mulher quer-me proibir de andar de mota e isso qualquer pessoa sabe que não ha nada a fazer.. posso espernear, mas eventualmente vou perder a discussão
                                                    Realmente o problema das motas não é por norma o próprio, mas os outros. Há muita falta de cuidado e civismo nas nossas estradas, e os motociclistas acabam por levar a pancada (literalmente) por serem mais frágeis.

                                                    Mas também há muita gente que anda de mota e não se precavem para evitar lesões. Vejo muita, mesmo muita gente a andar de mota de calções e t-shirt. Isso é no mínimo ser masoquista! Dão-se muitos acidentes, com consequências graves, que se quem vai na mota levasse um bom equipamento de protecção tinha-se ficado por uns arranhões e uma nódoas negras.

                                                    Originalmente Colocado por HugoPaiva Ver Post
                                                    Quais são os consumos médios de uma 125? A partir de que distancia passa a ser desconfortável uma viagem? Melhores marcas?
                                                    Assumindo um motor a 4 tempos, conta com consumos à volta de 3l/100.

                                                    O conforto vai depender do tipo de veículo e até do modelo em particular. Scooters são normalmente mais confortáveis, mas motas são mais rápidas e ágeis.

                                                    Marcas de scooters são mais que as mães. De mota tens as provadas quatro japonesas (Honda, Suzuki, Yamaha e Kawasaki) e depois tens as italianas que costumam ser um bocadito mais caras.

                                                    Mas nada melhor que ir passando por uns stands e pedir informações, se possível fazer uns test-drive, negociar preços...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Bom tópico.

                                                      Se quiseres mete uma mota 125cc ao barulho que tem todas as vantagens da scooter, anda mais e gasta menos.

                                                      A minha Sym gastava 3.7l, a minha cbf faz 2.3.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Uma mota não precisa de amortecedores com 60mil kms, nem com 100mil... os da frente trocam-se o óleo, o de trás dura "uma vida".

                                                        A não ser que leves a mota para estradas de terra todos os dias.

                                                        E 150€ de seguro anuais pago eu pela minha 650cc.

                                                        Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                                        Conheço um caso dum gajo, que num cruzamento, avançou ligeiramente enquanto ía olhar para um dos lados, e um carro quase que o levava, o gajo assustou-se, desequilibrou-se, e ao cair partiu o pescoço... (a mota nem sequer estava a andar) e isto um condutor de mota com mais de 20 anos de experiencia... Cada vez que quero pegar na mota e penso nele, e em outros casos que conheço, perco logo a vontade.

                                                        Alem do mais a minha mulher quer-me proibir de andar de mota e isso qualquer pessoa sabe que não ha nada a fazer.. posso espernear, mas eventualmente vou perder a discussão
                                                        Não percebo como isso é possível, mas a questão do risco é relativa...

                                                        Eu já vi cobrirem de lençol branca uma pessoa que estava à espera de passar, um carro bateu no semáforo de peões e o mesmo bateu-lhe na cabeça... e esta heim?!

                                                        Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                        No caso das 125 estão a bater recordes de vendas, mas diga-se a verdade que muitos dos seus novos condutores são um perigo... para eles e para os outros, tal a inexperiência e o risco. Para quem fazer fazer já algumas viagens maiores e não apenas cidade, a 125 facilmente se torna curta e havendo carta o melhor mesmo é comprar uma 250 que se adapta muito melhor a esse tipo de utilização sem grande diferença nos custos!
                                                        Depois é vê-los de t-shir e calção... ficam bonitos depois ficam...

                                                        Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                                        Em 4 rodas... juízo na estrada! Em duas precisamos ainda mais de outro factor: sorte!
                                                        Em duas tenho que conduzir por mim e pelos outros!
                                                        Editado pela última vez por PDCouto; 27 August 2010, 12:01.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Uma de 50cc só para andar em cidade fará mais ou menos de consumo?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por WM Ver Post
                                                            Fartas-te de rir com isso?! que deprimente...

                                                            Portanto as pessoas precisam de trabalhar, e grande parte nem sequer pode ter uma mota(a não ser que pendure os filhos algures na mota), e por isso têm que ir de carro, sujeitas a apanhar filas de trânsito para poderem sustentar a familia, sujeitas ao cansaço e desgaste que as filas de trânsito dão, e tu fartas-te de rir com isso? porreiro...

                                                            Já agora, quando te estás a rir à gargalhada, também apontas para as pessoas e deitas-lhes a lingua de fora?

                                                            És verdadeiramente um grande heroi... Parabéns

                                                            (P.S.: Fartas-te de rir quando se ouve falar de motars acidentados, mortos ou paraplégicos? é que eu não.. nem quando ando de carro ou quando ando de mota...)
                                                            Sim farto-me d rir já viste, tal como farto-me de rir com aqueles coitados que a vida é tão deprimente que às 9 e tal da manha já estão a mandar vir com uma pessoa que nem sequer sabe quem é.


                                                            O meu comentário do farto-me de rir foi num tom descontraido, calmex, que ainda te dá uma coisinha má no coração enquanto estás em segurança no teu sofá.

                                                            Cumps

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X