Lembrando-me aqui daquela célebre conversa do tipo: "Ah, este carro tem full extras... excepto ar condicionado, ABS e airbags" , deixo-vos aqui um artigo que traduzi da Auto Bild em que se vê, realmente, até onde pode chegar o extremo de equipar um carro com tudo o que existe disponível, algo em que especialmente os premium alemães são exímios :
(Infelizmente, este artigo comparava originalmente 13 veículos compactos desde o seu preço-base até ao máximo possível em extras, mas, inexplicavelmente, a Auto Bild eliminou essa informação extra, pelo que o artigo acabou por ficar incompleto )
Com alguns construtores, a oferta de equipamentos extra, pagos à parte e a peso de ouro, chega para preencher várias páginas A4.
Não há nada que não se possa pedir - a troco de somas avultadas, claro. É que nas listas de preços dos carros novos encontramos sempre a expressão "a partir de", ou seja: quem quiser um pouco mais de conforto, tem de abrir os cordões à bolsa. E não é pouco. Que tal um belo sistema de navegação com leitor de DVD incluído? Não há problema: no Mercedes Classe A, é seu por 3730 € além do preço do carro. Está de olho no BMW Série 1? Se assim o desejar, pode literalmente "levar nas orelhas": o sistema opcional de som da Harman & Kardon transforma o compacto BMW num salão de concertos, mas vai custar-lhe 1040 €. Quem se deixar levar pela onda sedutora das compras e usar e abusar da lista de extras, pode chegar a duplicar o preço de um compacto sem grande esforço.
Muitos packs no BMW Série 1: quem colocar todos os extras disponíveis num 116i de base (22100 € na Alemanha) consegue duplicar o seu preço sem grande esforço
Na Audi, o catálogo de equipamentos extra é mais longo que a lista de credores da Grécia. Um A3 novo custa 20800 €. Em troca, obtém o nível de entrada "Attraction" com o pequeno motor 1.2 TFSI (105 CV) debaixo do capot. Pequena é também a lista de equipamentos de série. Não há problema: através da lista de acessórios, é possível transformar o despido modelo de base numa pequena casa de luxo sobre rodas: a nobreza de uns estofos em pele da Quattro GmbH por 3930 €, sistema de navegação com MMI por 2565 €, jantes de 18 polegadas por 2260 €, pintura "Audi Exclusive" por mais 2105 €, etc., etc., etc. Preço final para um A3 1.2 Attraction totalmente equipado: 50465 € - por esse preço, na Alemanha já é possível comprar um Mercedes Classe E com um ou outro extra. Ou seja: é possível comprar um A3 com quase 30.000 € de extras!
Não há nada que não se possa pedir - a troco de somas avultadas, claro. É que nas listas de preços dos carros novos encontramos sempre a expressão "a partir de", ou seja: quem quiser um pouco mais de conforto, tem de abrir os cordões à bolsa. E não é pouco. Que tal um belo sistema de navegação com leitor de DVD incluído? Não há problema: no Mercedes Classe A, é seu por 3730 € além do preço do carro. Está de olho no BMW Série 1? Se assim o desejar, pode literalmente "levar nas orelhas": o sistema opcional de som da Harman & Kardon transforma o compacto BMW num salão de concertos, mas vai custar-lhe 1040 €. Quem se deixar levar pela onda sedutora das compras e usar e abusar da lista de extras, pode chegar a duplicar o preço de um compacto sem grande esforço.
Muitos packs no BMW Série 1: quem colocar todos os extras disponíveis num 116i de base (22100 € na Alemanha) consegue duplicar o seu preço sem grande esforço
Na Audi, o catálogo de equipamentos extra é mais longo que a lista de credores da Grécia. Um A3 novo custa 20800 €. Em troca, obtém o nível de entrada "Attraction" com o pequeno motor 1.2 TFSI (105 CV) debaixo do capot. Pequena é também a lista de equipamentos de série. Não há problema: através da lista de acessórios, é possível transformar o despido modelo de base numa pequena casa de luxo sobre rodas: a nobreza de uns estofos em pele da Quattro GmbH por 3930 €, sistema de navegação com MMI por 2565 €, jantes de 18 polegadas por 2260 €, pintura "Audi Exclusive" por mais 2105 €, etc., etc., etc. Preço final para um A3 1.2 Attraction totalmente equipado: 50465 € - por esse preço, na Alemanha já é possível comprar um Mercedes Classe E com um ou outro extra. Ou seja: é possível comprar um A3 com quase 30.000 € de extras!
Comentário