Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Skoda Fabia Break versus Seat Ibiza ST

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Skoda Fabia Break versus Seat Ibiza ST

    Olá! Estou a pensar trocar o carro da minha mulher por uma pequena carrinha e o que está em cima da mesa são as duas opções do título.

    Gostava de receber opiniões de proprietários dessas marcas e, se possível, desses modelos em concreto.

    Quanto a motores, se for o Skoda, estou inclinado para o novos 1.2 TSI. Não sei se esses motores vão chegar à gama Ibiza (aos Leon já chegaram) mas se chegarem será o motor que vou escolher. Por isso, se poderem comentar os actuais motores que equipam os Ibiza ficava muito agradecido.

    Gostava ainda que comentassem (com conhecimento de causa, OK?) a qualidade de construção (mecânica, interior e exterior) e a fiabilidade das marcas e modelos. Nunca tive nenhum Skoda na famĺia, só Seat's (e não são maus como muita gente diz...).

    Quanto à estética nem vale a pena perderem tempo. O Seat é mais bonito mas a Fabia não envergonha ninguém.

    Obrigado antecipadamente pelas vossas opiniões.

    #2
    Admitindo que o motor seria o mesmo esolhia a skoda fabia. A Ibiza é muito mais atraente por fora mas tem um interior que mete medo. A Fabia não é tão bonita por fora mas o interior é mais do meu agrado. Acho que em termos de fiabilidade e qualidade estarão ela por ela, são do mesmo grupo.

    Comentário


      #3
      São duas propostas muito idênticas, em que diferem alguns pormenores.

      Normalmente a SEAT afina sempre os carro para o mais duro e tem um disparo mais bruto.


      Como foi dito as linhas da SEAT podem ser mais agradáveis, pelo menos a mim, mas o interior da Skoda contrabalança, pois tem um interior muito mais agradável na minha opinião.


      Acho que o melhor é experimentares as 2, e veres o que agrada mais, e também contar com os preços que consegues das 2 carrinhas.

      Comentário


        #4
        Plantaforma e tecnologia igual, com caracter diferente. A ST é mais durinha que a Fabia. Estecticamente acho a Seat mais apelativa e a versao Style muito boa.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por DerA Ver Post
          Olá! Estou a pensar trocar o carro da minha mulher por uma pequena carrinha e o que está em cima da mesa são as duas opções do título.

          Gostava de receber opiniões de proprietários dessas marcas e, se possível, desses modelos em concreto.

          Quanto a motores, se for o Skoda, estou inclinado para o novos 1.2 TSI. Não sei se esses motores vão chegar à gama Ibiza (aos Leon já chegaram) mas se chegarem será o motor que vou escolher. Por isso, se poderem comentar os actuais motores que equipam os Ibiza ficava muito agradecido.

          Gostava ainda que comentassem (com conhecimento de causa, OK?) a qualidade de construção (mecânica, interior e exterior) e a fiabilidade das marcas e modelos. Nunca tive nenhum Skoda na famĺia, só Seat's (e não são maus como muita gente diz...).

          Quanto à estética nem vale a pena perderem tempo. O Seat é mais bonito mas a Fabia não envergonha ninguém.

          Obrigado antecipadamente pelas vossas opiniões.

          Escolhe a q gostes mais, em termos gerais acho q não há-de haver grandes diferenças. Como o resto do pessoal aqui eu também prefiro a Fabia por dentro e a Ibiza por fora. Lembra-te também q a Fabia tem uma bagageira maior, mais espaço interior, e eu atreveria-me a dizer, talvez melhor montagem. Pelo contrário a Ibiza é possível q tenha mais equipamento e tem ESP de origem, q na Fabia é opcional. Eu se comprasse a Fabia colocaria ESP, mas isso cabe a cada um optar o q quer.

          Comentário


            #6
            Assim à primeira ia para o Ibiza, mas só negociando e vendo ao pormenor as 2.

            Comentário


              #7
              Acho que devias experimentar os 2 carros.
              Quanto ao resto, espaço e conforto é na Fabia, desportivismo será no IBIZa.

              Comentário


                #8
                Posso estar enganado mas creio que o Fabia não usa a ultima plataforma que equipa o Ibiza e o Polo. Seja como for a diferença não é grande. O Ibiza já tem 5 estrelas no Euroncap e o Skoda 4.

                Esteticamente cada um tem a sua opinião. Eu gosto muito mais da Ibiza ST do que da Skoda.

                Os interiores da Seat são mais desportivos, mais "clean" os da Skoda mais classicos. Vais ver muita gente a dizer que na Skoda os interiores são muito melhores mas na minha opinião são muito equivalentes, vai ver os dois e verifica por ti. Em termos de lugares para guardar pequenos objectos a Skoda está bastante melhor.

                Atenção ao equipamento que vem de série, os Skoda parecem ser baratos mas na verdade o equipamento é bastante inferior. Se colocares no Skoda o equipamento que vem de série no Ibiza (tipo ESP, alarme, cruise control e outros consuante a versão) o Skoda já não fica tão barato como isso.

                Em termos de motores, neste momento tens os 1.2 TSI no Skoda e creio que muito em breve no Ibiza. Actualmente neste ultimo tens o 1.4 de 85cv e o 1.6 de 100 e picos. O 1.2 3 cilindros será de evitar em ambos os modelos.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JCF Ver Post
                  Posso estar enganado mas creio que o Fabia não usa a ultima plataforma que equipa o Ibiza e o Polo. Seja como for a diferença não é grande. O Ibiza já tem 5 estrelas no Euroncap e o Skoda 4.

                  Esteticamente cada um tem a sua opinião. Eu gosto muito mais da Ibiza ST do que da Skoda.

                  Os interiores da Seat são mais desportivos, mais "clean" os da Skoda mais classicos. Vais ver muita gente a dizer que na Skoda os interiores são muito melhores mas na minha opinião são muito equivalentes, vai ver os dois e verifica por ti. Em termos de lugares para guardar pequenos objectos a Skoda está bastante melhor.

                  Atenção ao equipamento que vem de série, os Skoda parecem ser baratos mas na verdade o equipamento é bastante inferior. Se colocares no Skoda o equipamento que vem de série no Ibiza (tipo ESP, alarme, cruise control e outros consuante a versão) o Skoda já não fica tão barato como isso.

                  Em termos de motores, neste momento tens os 1.2 TSI no Skoda e creio que muito em breve no Ibiza. Actualmente neste ultimo tens o 1.4 de 85cv e o 1.6 de 100 e picos. O 1.2 3 cilindros será de evitar em ambos os modelos.
                  Porquê ?

                  Era bem porreiro no Ibiza III 1.2

                  Comentário


                    #10
                    vai para a fabia, tenho um seat e o carro é uma porcaria, está todo partido por dentro, e instavel. Também já andei num Leon e o interior é demasiado plastico e nao tinha ar de ter só 5 anos. : <
                    além do mais a fabia agora tem ajuda da VW.
                    voto na fabia

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Bluebelt Ver Post
                      vai para a fabia, tenho um seat e o carro é uma porcaria, está todo partido por dentro, e instavel. Também já andei num Leon e o interior é demasiado plastico e nao tinha ar de ter só 5 anos. : <
                      além do mais a fabia agora tem ajuda da VW.
                      voto na fabia
                      Tem ajuda "agora" em quê? A Skoda faz parte do grupo VW desde 1991!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DerA Ver Post
                        Olá! Estou a pensar trocar o carro da minha mulher por uma pequena carrinha e o que está em cima da mesa são as duas opções do título.

                        Gostava de receber opiniões de proprietários dessas marcas e, se possível, desses modelos em concreto.

                        Quanto a motores, se for o Skoda, estou inclinado para o novos 1.2 TSI. Não sei se esses motores vão chegar à gama Ibiza (aos Leon já chegaram) mas se chegarem será o motor que vou escolher. Por isso, se poderem comentar os actuais motores que equipam os Ibiza ficava muito agradecido.

                        Gostava ainda que comentassem (com conhecimento de causa, OK?) a qualidade de construção (mecânica, interior e exterior) e a fiabilidade das marcas e modelos. Nunca tive nenhum Skoda na famĺia, só Seat's (e não são maus como muita gente diz...).

                        Quanto à estética nem vale a pena perderem tempo. O Seat é mais bonito mas a Fabia não envergonha ninguém.

                        Obrigado antecipadamente pelas vossas opiniões.
                        Em termos de qualidade de construção, principalmente do interior, a Skoda é, de longe, a melhor. O interior do Ibiza é simplesmente horrivel, quer em materiais, quer em construção.

                        Comentário


                          #13
                          Obrigado pelas vossas opiniões.

                          De facto já sabia que eram propostas semelhantes devido a ambas as marcas serem do grupo VW. Daí o pedido de opiniões.

                          Acho que vou (vamos) ter mesmo que experimentar ambos os modelos, acertar preços e só depois escolher.

                          Obrigado pela dica do equipamento versus preço. O Ibiza tem apenas dois níveis e o Fabia cinco! com muitas opções pelo meio o que torna mais complicado escolher o Skoda. Fica-se sem saber muito bem se devemos ir para uma versão inferior e pôr extras ou se é preferível escolher a versão acima. Mas podemos sempre ver o assunto ao contrário: pode-se escolher uma versão mais básica e comprar apenas os extras que nos interessam.

                          Quanto aos motores de três cilindros também já tinha ouvido falar menos bem. Pouco percebo de mecânica mas acho que para quatro rodas fazem sempre falta (pelo menos) quatro cilindros!

                          Também prefiro um carro mais macio desde que não seja uma bailarina. Tive um 206 e sempre achei as suspensões miseráveis, demasiado moles. Mas também não gosto das suspensões duras como as dos Opel. Tenho um Mazda 3 que as tem no ponto, nem macias demais nem duras demais.

                          Não queria falar da estética mas... a Skoda quando lançou este modelo parece que teve medo de arriscar e se calhar optou por isso mesmo. É uma marca mais tradicional, com interiores e exteriores mais clássicos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DerA Ver Post
                            Obrigado pelas vossas opiniões.

                            De facto já sabia que eram propostas semelhantes devido a ambas as marcas serem do grupo VW. Daí o pedido de opiniões.

                            Acho que vou (vamos) ter mesmo que experimentar ambos os modelos, acertar preços e só depois escolher.

                            Obrigado pela dica do equipamento versus preço. O Ibiza tem apenas dois níveis e o Fabia cinco! com muitas opções pelo meio o que torna mais complicado escolher o Skoda. Fica-se sem saber muito bem se devemos ir para uma versão inferior e pôr extras ou se é preferível escolher a versão acima. Mas podemos sempre ver o assunto ao contrário: pode-se escolher uma versão mais básica e comprar apenas os extras que nos interessam.

                            Quanto aos motores de três cilindros também já tinha ouvido falar menos bem. Pouco percebo de mecânica mas acho que para quatro rodas fazem sempre falta (pelo menos) quatro cilindros!

                            Também prefiro um carro mais macio desde que não seja uma bailarina. Tive um 206 e sempre achei as suspensões miseráveis, demasiado moles. Mas também não gosto das suspensões duras como as dos Opel. Tenho um Mazda 3 que as tem no ponto, nem macias demais nem duras demais.

                            Não queria falar da estética mas... a Skoda quando lançou este modelo parece que teve medo de arriscar e se calhar optou por isso mesmo. É uma marca mais tradicional, com interiores e exteriores mais clássicos.
                            Eu tenho um 1.2 3 cilindros no Polo.
                            O motor no inicio pelo que sei deu problemas.

                            O consumo se andares com calma tambem não é mau, em cidade mexe-se bem, mas em AE tem limitações.

                            O barulho é horrivel e nota-se bem, a trepidação tambem é grande.

                            Quanto aos materiais e montagem o Ibiza não é assim tão mau ou pelo menos tão inferior ao Skoda..

                            Comentário


                              #15
                              Acho, que como SW a Fabia é mais bem conseguida (mais espaçosa, mais confortável,uma bagageira fabulosa para o seu segmento)! E além disso, tenho em mente, do pouco que conheço, que a montagem e materiais em geral serão superiores

                              De resto, a Ibiza ST é mais agradável ao olho claro

                              É meramente uma questão de gostos

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
                                Acho, que como SW a Fabia é mais bem conseguida (mais espaçosa, mais confortável,uma bagageira fabulosa para o seu segmento)! E além disso, tenho em mente, do pouco que conheço, que a montagem e materiais em geral serão superiores

                                De resto, a Ibiza ST é mais agradável ao olho claro

                                É meramente uma questão de gostos
                                Bate alguns segmentos D.

                                505 litros de mala é qualquer coisa, a um preço bastante acessivel.

                                "Melhor" só isto
                                .

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                  Bate alguns segmentos D.

                                  505 litros de mala é qualquer coisa, a um preço bastante acessivel.

                                  "Melhor" só isto
                                  .
                                  Atenção atenção que eu tenho uma...nada de dizer mal
                                  Realmente a bagageira é qualquer coisa....acho que dava para viver lá dentro!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por madmed Ver Post
                                    Atenção atenção que eu tenho uma...nada de dizer mal
                                    Realmente a bagageira é qualquer coisa....acho que dava para viver lá dentro!
                                    Pois acho que são 700 litros de mala.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                      Pois acho que são 700 litros de mala.
                                      É mesmo esse (burlesco) valor.

                                      Qualquer dia as funerárias começam a aderir às Logan

                                      Comentário


                                        #20
                                        Decisão Final

                                        OK... para quem seguiu este tópico, aqui vai a decisão final:

                                        - A escolha foi para o Ibiza ST.

                                        Fiz test drive num Fabia Break 1.2 TSI de 85cv e não gostei do comportamento global do veículo. Tem um andamento típico de utilitário, não se sente que temos um carro nas mãos: leve, saltitão e com uma direcção não muito precisa. A partir dos 110km/h notam-se ruídos aerodinâmicos (a culpa talvez seja da peça de plástico que forra os pilares do parabrisas). O motor é silencioso mas a insonorização não é nada de especial. Os materiais no interior também são sofríveis. O motor é melhor que a carroçaria mas tem a potência mal distribuída pelas várias mudanças: a primeira é lenta; a segunda (a partir das 1700rpm) dispara; a terceira idem; a quarta desilude um pouco e a quinta... é uma quinta). Acho que um turbo num motor 1200cc não pode oferecer nada muito para além disto. Mas no geral é um motor bastante aceitável. É mais barato do que o Ibiza ST, tem mais espaço e o equipamento é quase igual (estou a comparar as versões mais equipadas de ambos os modelos).

                                        Gostei muito mais do Ibiza ST mas tenho de referir que experimentei o melhor motor, o 1.6 TDI com 105cv, porque o 1.2 TSI de 105cv só agora começou a sair da fábrica. Não sei como é a distribuição da potência pelas mudanças no 1.2 TSI apesar dos 20cv mais em relação ao Fabia Break... neste ponto arrisquei tudo. O carro é mais largo do que o Skoda e tem maior distância entre eixos, logo, parece que estamos a conduzir um segmento C. Não faz ruídos aerodinâmicos nem mesmo na casa dos 140/150km/h e tem um boa insonorização. Curva muito bem porque tem as suspensões no ponto e uma boa direcção. Também achei os materiais melhores sem contudo serem extraordinários. É um pouco mais acanhado do que o Fabia, tem "menos" mala e é mais caro. Mas também é mais bonito. Aliás, gostos não se discutem, mas é indiscutível que se trata de um modelo esteticamente muito bem conseguido. E o coração, para além da cabeça, também escolhe...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Não ha Fabia Break com o 1.2 tsi de 105? É que para comparar preços convinha que fosse essa versão...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por DerA Ver Post
                                            OK... para quem seguiu este tópico, aqui vai a decisão final:

                                            - A escolha foi para o Ibiza ST.

                                            Fiz test drive num Fabia Break 1.2 TSI de 85cv e não gostei do comportamento global do veículo. Tem um andamento típico de utilitário, não se sente que temos um carro nas mãos: leve, saltitão e com uma direcção não muito precisa. A partir dos 110km/h notam-se ruídos aerodinâmicos (a culpa talvez seja da peça de plástico que forra os pilares do parabrisas). O motor é silencioso mas a insonorização não é nada de especial. Os materiais no interior também são sofríveis. O motor é melhor que a carroçaria mas tem a potência mal distribuída pelas várias mudanças: a primeira é lenta; a segunda (a partir das 1700rpm) dispara; a terceira idem; a quarta desilude um pouco e a quinta... é uma quinta). Acho que um turbo num motor 1200cc não pode oferecer nada muito para além disto. Mas no geral é um motor bastante aceitável. É mais barato do que o Ibiza ST, tem mais espaço e o equipamento é quase igual (estou a comparar as versões mais equipadas de ambos os modelos).

                                            Gostei muito mais do Ibiza ST mas tenho de referir que experimentei o melhor motor, o 1.6 TDI com 105cv, porque o 1.2 TSI de 105cv só agora começou a sair da fábrica. Não sei como é a distribuição da potência pelas mudanças no 1.2 TSI apesar dos 20cv mais em relação ao Fabia Break... neste ponto arrisquei tudo. O carro é mais largo do que o Skoda e tem maior distância entre eixos, logo, parece que estamos a conduzir um segmento C. Não faz ruídos aerodinâmicos nem mesmo na casa dos 140/150km/h e tem um boa insonorização. Curva muito bem porque tem as suspensões no ponto e uma boa direcção. Também achei os materiais melhores sem contudo serem extraordinários. É um pouco mais acanhado do que o Fabia, tem "menos" mala e é mais caro. Mas também é mais bonito. Aliás, gostos não se discutem, mas é indiscutível que se trata de um modelo esteticamente muito bem conseguido. E o coração, para além da cabeça, também escolhe...
                                            Acho que tens aí uma ou outra incorecção:

                                            a distância entre eixos é a mesma. Os materias da Ibiza são bem piores que o Fabia, não sendo famosos nos 2. O facto de teres experimentado um motor diesel, dá logo outra sensações. Motor mais pesado, suspensões mais rigidas, distribuição de pesos diferente.
                                            Eu como já disse, escolheria o exterior da Ibiza e o interior da Fabia. Mas lá está gostos são gostos

                                            Comentário


                                              #23
                                              Boa sorte com a viatura.

                                              De qualquer forma devo dizer que achei estranho alguns pontos que referenciaste, o ibiza que conheço não tem tantas vantagens comparando com o fabia, a não ser o aspecto exterior. Provavelmente fizeste um td num fabia manhoso.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DerA Ver Post
                                                OK... para quem seguiu este tópico, aqui vai a decisão final:

                                                - A escolha foi para o Ibiza ST.

                                                Fiz test drive num Fabia Break 1.2 TSI de 85cv e não gostei do comportamento global do veículo. Tem um andamento típico de utilitário, não se sente que temos um carro nas mãos: leve, saltitão e com uma direcção não muito precisa. A partir dos 110km/h notam-se ruídos aerodinâmicos (a culpa talvez seja da peça de plástico que forra os pilares do parabrisas). O motor é silencioso mas a insonorização não é nada de especial. Os materiais no interior também são sofríveis. O motor é melhor que a carroçaria mas tem a potência mal distribuída pelas várias mudanças: a primeira é lenta; a segunda (a partir das 1700rpm) dispara; a terceira idem; a quarta desilude um pouco e a quinta... é uma quinta). Acho que um turbo num motor 1200cc não pode oferecer nada muito para além disto. Mas no geral é um motor bastante aceitável. É mais barato do que o Ibiza ST, tem mais espaço e o equipamento é quase igual (estou a comparar as versões mais equipadas de ambos os modelos).

                                                Gostei muito mais do Ibiza ST mas tenho de referir que experimentei o melhor motor, o 1.6 TDI com 105cv, porque o 1.2 TSI de 105cv só agora começou a sair da fábrica. Não sei como é a distribuição da potência pelas mudanças no 1.2 TSI apesar dos 20cv mais em relação ao Fabia Break... neste ponto arrisquei tudo. O carro é mais largo do que o Skoda e tem maior distância entre eixos, logo, parece que estamos a conduzir um segmento C. Não faz ruídos aerodinâmicos nem mesmo na casa dos 140/150km/h e tem um boa insonorização. Curva muito bem porque tem as suspensões no ponto e uma boa direcção. Também achei os materiais melhores sem contudo serem extraordinários. É um pouco mais acanhado do que o Fabia, tem "menos" mala e é mais caro. Mas também é mais bonito. Aliás, gostos não se discutem, mas é indiscutível que se trata de um modelo esteticamente muito bem conseguido. E o coração, para além da cabeça, também escolhe...
                                                Comparação algo descabida e sem grande nexo acredita

                                                Mas tu é que sabes a tua escolha e verdade seja dita, são muito semelhantes, por isso vai dar ao mesmo

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Sinceramente não acho que seja assim uma análise tão descabida, ainda que algumas diferenças que o user sentiu na condução possam estar relacionadas com o motor em causa. Eu, antes de optar, teria mesmo de experimentar a versão pretendida. Imagina lá que o escalonamento da caixa no Ibiza ainda é mais medonho do que do Fabia!!!

                                                  Eu, como dono de um Ibiza e utilizador frequente de um Fabia 1.4 Tdi (modelo antes deste restyling), não sei onde é que o Fabia se destaca tanto, p.e., em conforto e em qualidade de interiores.

                                                  Ok, o Ibiza é cinzentão e sem grandes rasgos de originalidade. Além disso, plasticos moles, nem vê-los ou, melhor ainda se encontram lá alguns "amolecidos". Entrando no Fabia, nota-se algum aprumo na parte superior do tablier, mas a inferior não me surpreende. E aquela solução dos dois porta-luvas (merito, para o maior número de espaços) remete-me para o design do Skoda Felicia. Facto é que o meu Ibiza com quase 30mil kms não tem ruídos e anda por multiplos tipos de estrada, enquanto o Skoda que é carro de AE com uma quilometragem semelhante, tem um número bem superior.

                                                  Além disso, os bancos desportivos do Ibiza oferecem uma melhor sustentação do corpo em longas viagens, comparativamente, aos do Skoda, além de uma melhor insonorização em velocidade de AE.

                                                  Entre o Ibiza e o Fabia, se necessitasse de espaço (ex: filhos) a Fabia seria a primeira opção. Caso fosse uma familia de dois, em inicio de vida, o Ibiza parece ser a melhor opção.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Carro entregue

                                                    O carro foi finalmente entregue (ou quase... depois explico!) pelo que já tenho uma opinião melhor formada sobre o veículo (recordo que a opção foi para o Ibiza ST 1.2 TSI).

                                                    Primeiro as "chamadas de atenção":

                                                    A versão: de facto não comparei a mesma versão porque se a Seat vendesse o Ibiza com o motor 1.2. TSI de 85 CV eu ficava por aí. Mas não vende. Inversamente, a Skoda vende a Fabia com o motor de 105 CV. O equipamento é muito semelhante em ambos os modelos, nas versões mais equipadas, excepto que o Ibiza tem ESP e o Fabia não. O Fabia com 105 CV custa mais 1 500,00 euros do que o de 85, pelo que, tanto o Ibiza como o Fabia, agora ambos com o 1.2 TSI de 105 CV, vão para o mesmo patamar de preço (19 000,00 / 19 500,00 + -).

                                                    A distância entre eixos:
                                                    é na realidade igual (7mm a mais no Ibiza, de diferença, não é significativo).

                                                    Os materiais: ambos os modelos têm os plásticos duros e confesso que a olhómetro não é fácil avaliar a qualidade e compará-la. A percepção de qualidade é que resultou na minha avaliação.

                                                    A versão diesel X a versão a gasolina: sente-se de facto diferença. O peso do veículo é diferente e as suspensão estão ajustadas também de forma diferente. O resultado é que a versão a gasolina é mais leve e rola mais solta em estrada. Com o diesel sente-se mais carro nas mãos.

                                                    O Fabia manhoso: talvez... Disseram-me que os carros chegam da fábrica com os pneus muito cheios e que se os conduzimos assim parecem uma tábua. Se calhar o Fabia padecia desse desajuste.

                                                    Comparação descabida: essa não entendi. Não sou especialista em automóveis e a opinião que posso dar é naturalmente empírica e subjectiva mas pode ser útil para alguém. Nunca pretendi comparar alhos com bogalhos e as incorrecções em que incorri estou a corrigi-las agora.

                                                    O escalonamento da caixa: o do Ibiza é bom (agora sei porque já conduzi o veículo)! O do Fabia mantenho que é incompreensível (demasiada força na 2.ª e 3.ª e todas as outras bastante amorfas).

                                                    Para finalizar: desta vez notei ruídos aerodinâmicos que não tinha notado aquando do test drive (mesmo em AE e a mais de 120km/h). Dou nota negativa a este aspecto. A diferença talvez resida no facto de que desta vez estava vento. Mas é muito desagradável que se note tanto.

                                                    A cereja em cima do bolo é que o carro não estava a 100% e depois de cerca de 30km (tinha 7km marcados quando foi entregue) andados voltou a stand e deixei-o lá. O problema é que quando acelerava mais a fundo o motor engasgava-se. O concessionário vai agora ter que verificar a situação e espero sinceramente que tudo se resolva rápidamente e bem. Mas o melão de ir levantar um carro novo e não o trazer para casa é enorme!

                                                    Caso alguém tenha informação sobre o que poderá ser a anomalia acima referida muito agradeço.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Antes de mais parabéns pela compra e boa sorte com os "engasganços".

                                                      Tal como tu, conduzi um skoda fabia Tsi 85cv em teste drive e não achei o escalonamento da caixa assim desequilibrado como falas. O que achei foi as relações no geral muito longas, claramente numa tentativa de favorecer os consumos.
                                                      Tenho quase a certeza que as relações de caixa são as mesmas para a versão de 85cv e 105cv, mas como as relações são a atirar para o longo, o de 85cv sai mais desfavorecido.

                                                      Fiquei com a impressão que o fabia (em 5ª) a 80km/h vai por volta das 2000rpm. Esta relação mais parece a de um carro a diesel.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DerA Ver Post
                                                        O carro foi finalmente entregue (ou quase... depois explico!) pelo que já tenho uma opinião melhor formada sobre o veículo (recordo que a opção foi para o Ibiza ST 1.2 TSI).

                                                        Primeiro as "chamadas de atenção":

                                                        A versão: de facto não comparei a mesma versão porque se a Seat vendesse o Ibiza com o motor 1.2. TSI de 85 CV eu ficava por aí. Mas não vende. Inversamente, a Skoda vende a Fabia com o motor de 105 CV. O equipamento é muito semelhante em ambos os modelos, nas versões mais equipadas, excepto que o Ibiza tem ESP e o Fabia não. O Fabia com 105 CV custa mais 1 500,00 euros do que o de 85, pelo que, tanto o Ibiza como o Fabia, agora ambos com o 1.2 TSI de 105 CV, vão para o mesmo patamar de preço (19 000,00 / 19 500,00 + -).Não sei se a diferença é só o ESP... Como é com o alarme, cruze control etc?

                                                        A distância entre eixos: é na realidade igual (7mm a mais no Ibiza, de diferença, não é significativo). A distancia entre eixos é parecida mas o Ibiza já usa a ultima plataforma em comum com o Polo e apesar de serem semelhantes houve uma evolução significativa no comportamento e na segurança (ver crash tests)

                                                        Os materiais: ambos os modelos têm os plásticos duros e confesso que a olhómetro não é fácil avaliar a qualidade e compará-la. A percepção de qualidade é que resultou na minha avaliação. O estilo do tablier do Fabia é copiado do VW Polo e ha quem confunda as coisas porque a qualidade entre ambos é bem diferente. Eu estive dentro do Fabia mais que uma vez e tenho um Ibiza. O tablier do Fabia e o do Ibiza têm zonas mais "aborrachadas" e outras mais rijas, nesse aspecto são equivalentes. O Ibiza tem um tablier de uma unica peça enquanto o Fabia parece uma manta de retalhos e tem folgas entre o tablier, os pilares "A" e o proprio parabrisas. Na arrumação o Fabia é bem melhor, tem mais espaço e tem dois porta-luvas e as tampas destes têm melhor qualidade. Os botões do radio e do AC do Ibiza são mais confusos de usar, a qualidade será a mesma.

                                                        A versão diesel X a versão a gasolina: sente-se de facto diferença. O peso do veículo é diferente e as suspensão estão ajustadas também de forma diferente. O resultado é que a versão a gasolina é mais leve e rola mais solta em estrada. Com o diesel sente-se mais carro nas mãos. Será uma questão de peso na frente do veiculo e eventualmente uma melhor insonorização e isolamento no diesel para compensar o maior ruido e vibrações deste ultimo. Em contrapartida o carro será mais vivo...

                                                        O Fabia manhoso: talvez... Disseram-me que os carros chegam da fábrica com os pneus muito cheios e que se os conduzimos assim parecem uma tábua. Se calhar o Fabia padecia desse desajuste.

                                                        Comparação descabida: essa não entendi. Não sou especialista em automóveis e a opinião que posso dar é naturalmente empírica e subjectiva mas pode ser útil para alguém. Nunca pretendi comparar alhos com bogalhos e as incorrecções em que incorri estou a corrigi-las agora.

                                                        O escalonamento da caixa: o do Ibiza é bom (agora sei porque já conduzi o veículo)! O do Fabia mantenho que é incompreensível (demasiada força na 2.ª e 3.ª e todas as outras bastante amorfas).

                                                        Para finalizar: desta vez notei ruídos aerodinâmicos que não tinha notado aquando do test drive (mesmo em AE e a mais de 120km/h). Dou nota negativa a este aspecto. A diferença talvez resida no facto de que desta vez estava vento. Mas é muito desagradável que se note tanto.

                                                        A cereja em cima do bolo é que o carro não estava a 100% e depois de cerca de 30km (tinha 7km marcados quando foi entregue) andados voltou a stand e deixei-o lá. O problema é que quando acelerava mais a fundo o motor engasgava-se. O concessionário vai agora ter que verificar a situação e espero sinceramente que tudo se resolva rápidamente e bem. Mas o melão de ir levantar um carro novo e não o trazer para casa é enorme!

                                                        Caso alguém tenha informação sobre o que poderá ser a anomalia acima referida muito agradeço.
                                                        Respostas a vermelho. Lamento essa situação do carro ser entregue com um problema. Espero que tudo se resolva rápidamente.

                                                        Uma coisa é certa, pelo menos para mim. Enquanto o Ibiza é um carro elegante e bonito, o Fabia limita-se a ser um meio de transporte.

                                                        Boa sorte com o pópó novo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Seat Ibiza ST 1.2 TSI 105CV
                                                          No dia 4 entregaram-me finalmente o Seat Ibiza ST 1.2 TSI de 105 CV, novo. Conforme referi antes o carro veio logo com problemas na injecção (soluçava quando acelerava...) e ficou uma semana na oficina. Disseram-me que substituíram o sistema de injecção mas sem especificar exactamente o quê. Aguardo ainda um relatório técnico do engenheiro do concessionário.

                                                          Há uma semana fui buscá-lo e ontem fez o primeiro depósito. A média de consumo foi de 8 litros aos 100km o que obviamente acho que é muito porque não andei a puxar pelo carro (sou daqueles que costumo fazer a dita rodagem...). Andou em estrada, em autoestrada e em cidade e só em picos passou das 3000 RPM. O consumo combinado anunciado fica abaixo dos 7 litros mas mesmo que o real se fique pelos 7, acho aceitável. Mas 8 é muito.

                                                          Eu já sabia que este motor, apesar de novo, é gastador quando se pisa o pedal. Portanto, não comprei o carro completamente às cegas. Mas como o carro é para a minha mulher que não é nenhuma acelera, contava naturalmente com um consumo mais jeitoso.

                                                          Por favor esclareçam-me (quem souber):

                                                          - O facto do carro ser novo, o atrito do motor novo e em todas as demais peças contribui para o consumo elevado? Isto é, poderei contar que depois de andar mais quilómetros o consumo reduza?

                                                          - O tal problema do sistema de injecção é o culpado, o carro veio mesmo com um defeito, foi mal reparado, está mal afinado, etc. São isto hipóteses a considerar?

                                                          - Os 105 CV são debitados com a ajuda do turbo, isto é, não são força bruta (espero que entendam o que quero dizer), pelo que mais força só mesmo com mais consumo. Será? Se assim for... fiz uma má compra e não há nada a fazer.

                                                          - Comprei/venderam-me um pack que inclui jantes de 16'' e pneus 215. Quando me falaram nas jantes maiores não reflecti que o pneus seriam também mais largos. Pneus 215 parecem-me demasiado largos para o modelo/segmento. Acho que o pneus também estão a contribuir para o consumo agravado e que os pneus de origem, que são 195, são mesmo os mais adequados. Estarei certo?

                                                          Agradeço os vossos comentários porque decerto tudo o que se disser deste motor poderá influir na escolha de muita gente quando comprar carros do grupo VW. A Seat já colocou este motor no Leon e a Skoda no Octavia que são modelos com peso superior ao Ibiza... e ao preço a que a gasolina está...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            O meu sogro foi levantar no dia 8 deste mês o Fabia 1.2TSI 85cv dele. O dele é carro, não carrinha.

                                                            Neste momento o carro já conta com mais de 700km e o consumo desde o dia que o levantou está nos 6,6.
                                                            No fim de semana passado dei um pequeno passeio com o carro, em que fiz cerca de 80km (75% estrada e 25% cidade com pouco transito) obtendo um consumo de 5,7. Claro que a condução foi literalmente em ritmo de passeio.

                                                            Sinceramente acho que o turbo proporciona ao pequeno 1.2 o andamento de um bom 1.6 atmosférico, praticamente mantendo os consumos de 1.2.

                                                            Depois disto, tenho de concordar contigo e achar que os consumos que a tua Ibiza ST está a fazer são altos demais.
                                                            Claro que os pneus 215 não ajudam nada, e sim, os consumos deveram baixar depois de rodados os kms iniciais (talvez 5000km), mas 8 litros com uma condução moderada é realmente muito.

                                                            Eu não descartava a hipótese de os consumos terem ficado agravados com essa reparação.

                                                            Desejo sinceramente que esses consumos baixem consideravelmente e que ainda te possas vir a sentir satisfeito com a opção que fizeste pela gasolina.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X