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Descidas, poupança ou não?

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    Descidas, poupança ou não?

    Boas pessoal!

    Com o meu carro antigo tinha o custume de em descidas desengatar o carro e ir de acordo com a gravidade, apenas para poupar algumas gotas de combustivel. Agora que comprei veiculo novo e tem computador de bordo, sempre que faço o mesmo que fazia ele acusa consumo, mas se tiver uma mudança engatada acusa zero consumo

    peço desculpa se disse alguma coisa ignorante, mas gostava de saber se realmente gasto mais a ir sem mudança ou não :O

    obrigado desde já e desculpem qualquer coisa!

    #2
    Já existem tópicos sobre isto, mas sim, o motor engatado não precisa de combustivel para continuar em rotação, enquanto que desengatado já precisa

    Comentário


      #3
      Bem, isto é um assunto mega polémico.

      Há muitas opiniões contraditórias.

      Pessoalmente, opto por engrenar uma mudança.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Agent Ver Post
        Bem, isto é um assunto mega polémico.

        Há muitas opiniões contraditórias.

        Pessoalmente, opto por engrenar uma mudança.

        Não tem nada de polémico!

        Engatado gastas virtualmente zero e pronto,só os mais broncos é que não aceitam isto

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por REDLINER Ver Post
          Não tem nada de polémico!

          Engatado gastas virtualmente zero e pronto,só os mais broncos é que não aceitam isto
          Exacto! Virtualmente!
          O motor não trabalha a oleo... Ok, alguns!
          Abraço

          Comentário


            #6
            pessoal antes de mais desculpem por abrir outro tópico igual!

            muito obrigado pela informação!

            vou desabituar me de desengatar mudanças xD toda a poupança conta!

            grão a grão enche a galinha o papo

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por AFCV Ver Post
              pessoal antes de mais desculpem por abrir outro tópico igual!

              muito obrigado pela informação!

              vou desabituar me de desengatar mudanças xD toda a poupança conta!

              grão a grão enche a galinha o papo
              Isso é nos carros a carburador em que desendrenar a mudança levava a uma baixíssima rotação e consequentemente melhor consumo...

              Agora em carros a injecção directa só serve para dar cabe dos travões em caso de necessidade!

              Abraço

              Comentário


                #8
                Estou ali como o REDLINER.

                Motor carborado: engatado ou desengatado é igual ao litro.

                Motor com i.e.: engatado.

                Edit: o Fahrenheit antecipou-se
                Editado pela última vez por patareco; 08 September 2010, 12:24.

                Comentário


                  #9
                  Nunca deves desengatar o carro nas descidas, não te ensinaram isso na escola de condução?

                  Comentário


                    #10
                    obrigado a todos!

                    Comentário


                      #11
                      Carros sem gestão electrónica: poupa-se mais combustível se for desengatado, pois vai à rotação mínima...claro que acaba por gastar mais travão, se for necessário travar em seguida.

                      Carros com gestão electrónica: gasta literalmente 0 se for engatado...porque neste caso são as rodas, que por gravidade ao continuarem a rodar por arrastamento do peso do carro, "arrastam" por sua vez o motor, mantendo-o a rodar sem necessidade de combustível para o efeito, até se atingir uma rotação próxima do ralenti.

                      Comentário


                        #12
                        A descer leva o carro engatado, até é mais seguro e poupas travão.


                        Ah e claro, combustivel.

                        Comentário


                          #13
                          O carro por si, mantém um relanti activado quando vai desengatado e sem acelerador, portanto vai a trabalhar ( a gastar combustivel ) para não ir abaixo, enquanto que quando vai engatado, as rodas fazem com que o motor esteja a "rodar" e por isso não vai a consumir.


                          É isto?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DV82 Ver Post
                            Carros sem gestão electrónica: poupa-se mais combustível se for desengatado, pois vai à rotação mínima...claro que acaba por gastar mais travão, se for necessário travar em seguida.

                            Carros com gestão electrónica: gasta literalmente 0 se for engatado...porque neste caso são as rodas, que por gravidade ao continuarem a rodar por arrastamento do peso do carro, "arrastam" por sua vez o motor, mantendo-o a rodar sem necessidade de combustível para o efeito, até se atingir uma rotação próxima do ralenti.
                            muito boa informação!

                            Comentário


                              #15
                              Os puristas são da opinião que a forma mais eficiente de poupar energia nas descidas é em ponto morto. Embora o motor continue a gastar combustível compensa devido aos atritos serem menores.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por joaoVTEC Ver Post
                                O carro por si, mantém um relanti activado quando vai desengatado e sem acelerador, portanto vai a trabalhar ( a gastar combustivel ) para não ir abaixo, enquanto que quando vai engatado, as rodas fazem com que o motor esteja a "rodar" e por isso não vai a consumir.


                                É isto?
                                Sim, é isso.

                                Comentário


                                  #17
                                  É errado dizer que um carro a carburador a uma rotação mais baixa consome menos, não é linear. Portanto não é verdade.

                                  Comentário


                                    #18
                                    E já agora, embora seja perigoso ir em ponto morto, mesmo que em ponto morto seja necessária a injecção de alguma gasolina, o carro ganha mais balanço do que se fosse com a mudança engrenada. Porque a mudança engrenada trava o veículo. Acontece que em algumas descidas, se tirarem o acelerador vão perder demasiada velocidade, e vão ter de acelerar; quando se seguissem em ponto morto o veículo conseguiria manter a sua velocidade.

                                    Mas mais uma vez, circular em ponto morto em descidas é perigoso, pelo que o correcto é seguir com a mudança engrenada.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                      E já agora, embora seja perigoso ir em ponto morto, mesmo que em ponto morto seja necessária a injecção de alguma gasolina, o carro ganha mais balanço do que se fosse com a mudança engrenada. Porque a mudança engrenada trava o veículo. Acontece que em algumas descidas, se tirarem o acelerador vão perder demasiada velocidade, e vão ter de acelerar; quando se seguissem em ponto morto o veículo conseguiria manter a sua velocidade.

                                      Mas mais uma vez, circular em ponto morto em descidas é perigoso, pelo que o correcto é seguir com a mudança engrenada.
                                      Se começar a perder velocidade mete-se uma acima. Um veículo em ponto morto a descer não mantém a velocidade, aumenta.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por filipee Ver Post
                                        Se começar a perder velocidade mete-se uma acima. Um veículo em ponto morto a descer não mantém a velocidade, aumenta.
                                        Não é linear. Tanto pode aumentar, como manter, como diminuir. Depende de imensos factores como velocidade, inclinação, etc.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por HenriquesJ Ver Post
                                          Os puristas são da opinião que a forma mais eficiente de poupar energia nas descidas é em ponto morto. Embora o motor continue a gastar combustível compensa devido aos atritos serem menores.
                                          Claro, estamos a falar de consumos instantâneos...agora tudo depende do que vem a seguir...se for para continuar a andar, é um facto que apesar de instantâneamente o motor ir a gastar 0, perde rotação mais rapidamente se for engatado, sendo necessário voltar a acelerar mais cedo do que se for em ponto morto.

                                          Agora se nos aproximamos de uma rotunda e vamos ter de travar, então aí sim, sem dúvida que ter o carro engatado beneficia os consumos e até os travões.

                                          Depende de caso para caso.


                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                          É errado dizer que um carro a carburador a uma rotação mais baixa consome menos, não é linear. Portanto não é verdade.
                                          Estamos a falar de situações onde não se recorre ao acelerador...então aí sim, quanto mais baixa a rotação, menos consome o motor.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Para que não se comece na mesma discussão, deixo aqui o tópico onde este assunto foi mais discutido:
                                            http://forum.autohoje.com/forum-gera...-engatado.html

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por HenriquesJ Ver Post
                                              Os puristas são da opinião que a forma mais eficiente de poupar energia nas descidas é em ponto morto. Embora o motor continue a gastar combustível compensa devido aos atritos serem menores.
                                              Não concordo. Num carro recente na mudança mais alta, o que noto é que a diferença do atrito não compensa de modo algum o facto de ir em ponto morto.

                                              Just my 2 cents

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DV82 Ver Post
                                                Carros sem gestão electrónica: poupa-se mais combustível se for desengatado, pois vai à rotação mínima...claro que acaba por gastar mais travão, se for necessário travar em seguida.

                                                Carros com gestão electrónica: gasta literalmente 0 se for engatado...porque neste caso são as rodas, que por gravidade ao continuarem a rodar por arrastamento do peso do carro, "arrastam" por sua vez o motor, mantendo-o a rodar sem necessidade de combustível para o efeito, até se atingir uma rotação próxima do ralenti.
                                                Errado! Normalmente - quase sempre - vão acima da rotação do rallenti!

                                                O que acontece é que a centralina não manda injectar combustível por não haver carga e não por qualquer questão relacionada com a rotação

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Há N topicos a falar do mesmo assunto, e basicamente a regra nao é unica, depende da descida em causa, as vezes compensa por em ponto morto e outras compensa ir engatado. Depende tudo do equilibrio entre o consumo 0 quando engatado, e a maior facilidade em o carro deslizar quando em ponto morto, indo mais longe na mesma descida.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                    Não é linear. Tanto pode aumentar, como manter, como diminuir. Depende de imensos factores como velocidade, inclinação, etc.
                                                    Como é que um carro numa descida, desengatado, diminui de velocidade? Estamos a falar de uma estrada alcatroada normal certo? Mesmo que fosse de pedras ou areia, só com um buraco é que parava.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                                      Errado! Normalmente - quase sempre - vão acima da rotação do rallenti!

                                                      O que acontece é que a centralina não manda injectar combustível por não haver carga e não por qualquer questão relacionada com a rotação
                                                      Eu não disse que era devido à baixa rotação...disse é que acontece quando se aproxima da rotação do ralenti

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Sabem me responder porque e que no CB dos audi, pelo o menos no meu e assim, quando o carro vai desengatado o consumo apresentado não e igual ao como se estivesse ao relanti, isto ao relanti o CB indica me 0.8 litros por hora, a descer desengatado gasta entre 4 a 10 litros por km, consoante a velocidade a que desco

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por MassaS Ver Post
                                                          Sabem me responder porque e que no CB dos audi, pelo o menos no meu e assim, quando o carro vai desengatado o consumo apresentado não e igual ao como se estivesse ao relanti, isto ao relanti o CB indica me 0.8 litros por hora, a descer desengatado gasta entre 4 a 10 litros por km, consoante a velocidade a que desco
                                                          Não vejo qualquer incoerência. Com o carro em movimento e tendo o rallenti um consumo fixo a cada rotação, o consumo por km varia em função da velocidade!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                                            Não vejo qualquer incoerência. Com o carro em movimento e tendo o rallenti um consumo fixo a cada rotação, o consumo por km varia em função da velocidade!

                                                            Exacto, porque na realidade com o carro parado e a trabalhar, o consumo é infinitos l/100km, isto porque com o carro parado nunca há-de fazer sequer 1km. Logo, não faz sentido apresentar um valor de l/100km.

                                                            Já em andamento, sim, faz sentido mostrar nesse tipo de relação, mas varia obviamente em função da velocidade a que o veículo circula.

                                                            Se está ao ralenti, portanto sempre à mesma rotação, quanto mais depressa for, mais depressa atinge os ditos 100km, logo menos rotações o motor tem de fazer, o que implica menos consumo médio/instantâneo.

                                                            Comentário

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