Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Como ser taxista? Os primeiros passos

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Mercado] Como ser taxista? Os primeiros passos

    Ora boas!

    Tenho aqui umas questões para os mais experientes.

    É assim, o meu pai desde novo sempre teve o sonho de ser taxista, e como ele agora esta a precisar de mudar de trabalho ele queria começar com um negocio só dele e seguir o seu sonho.

    E nós precisávamos de saber o que é preciso fazer, para entrar no mundo dos taxistas. Os preços, contactos, que documentos são necessários, onde se arranjam os documentos, etc...


    O nosso obrigado desde já

    #2
    Frum da ANTRAL: Como ser Taxista

    Comentário


      #3
      Toma lá:

      Transporte em Táxi


      É só preguiça

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Patalogika Ver Post
        Originalmente Colocado por PAZ Ver Post
        Toma lá:

        Transporte em Táxi


        É só preguiça

        Obrigado aos dois

        Nós andamos a pesquisar um bocado, mas como podia haver pessoal experiente aqui no forum podiam nos ajudar e dar conselhos

        Comentário


          #5
          A parte legal é fácil, o pior é todas as características que têm de ser adoptadas para se tornar um taxista de verdade, assim de repente lembro me da enorme quantidade de asneiras que se têm de aprender e o esquecimento de cerca de 70% do código da estrada. Também se tem de ir buscar o cartão de Dono da Estrada, paga-se uma cota pequena e pode se andar no transito como se fosse o rei, sempre com a desculpa preparada "eu ando a trabalhar".



          Ps: hoje acordei mesmo mal disposto.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
            A parte legal é fácil, o pior é todas as características que têm de ser adoptadas para se tornar um taxista de verdade, assim de repente lembro me da enorme quantidade de asneiras que se têm de aprender e o esquecimento de cerca de 70% do código da estrada. Também se tem de ir buscar o cartão de Dono da Estrada, paga-se uma cota pequena e pode se andar no transito como se fosse o rei, sempre com a desculpa preparada "eu ando a trabalhar".



            Ps: hoje acordei mesmo mal disposto.
            Ah deixa-lá, o meu pai não é desses, ele tem uma paciência de santo

            Ele certamente vai continuar civilizado como sempre foi.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
              A parte legal é fácil, o pior é todas as características que têm de ser adoptadas para se tornar um taxista de verdade, assim de repente lembro me da enorme quantidade de asneiras que se têm de aprender e o esquecimento de cerca de 70% do código da estrada. Também se tem de ir buscar o cartão de Dono da Estrada, paga-se uma cota pequena e pode se andar no transito como se fosse o rei, sempre com a desculpa preparada "eu ando a trabalhar".



              Ps: hoje acordei mesmo mal disposto.

              Concordo! Há que saber parar no meio dos cruzamentos, em cima das passadeiras, em curvas com visibilidade reduzida, em 2ª fila, ter sempre prioridade e o rei na barriga!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Brunofig Ver Post
                Ora boas!

                Tenho aqui umas questões para os mais experientes.

                É assim, o meu pai desde novo sempre teve o sonho de ser taxista, e como ele agora esta a precisar de mudar de trabalho ele queria começar com um negocio só dele e seguir o seu sonho.

                E nós precisávamos de saber o que é preciso fazer, para entrar no mundo dos taxistas. Os preços, contactos, que documentos são necessários, onde se arranjam os documentos, etc...


                O nosso obrigado desde já

                Não leves a mal o meu comentário mas... : que raio de emprego tinha o teu pai anteriormente, para o sonho dele ser Taxista?! ?!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                  Não leves a mal o meu comentário mas... : que raio de emprego tinha o teu pai anteriormente, para o sonho dele ser Taxista?! ?!
                  Não levo a mal, ora

                  O emprego dele é chefe de armazém, ou seja, coordena os empregados de lá, separa as encomendas, se for preciso vai fazer a entrega do material. Só que infelizmente o patrão dele não reconhece o mérito dele e ele simplesmente tá farto daquilo e quer seguir o sonho dele. Só que primeiro quer ver o que é preciso fazer para ser taxista e não se armar em maluco e sair de lá sem saber primeiro as consequências.

                  Comentário


                    #10
                    Pelo que sei basicamente se ele quiser trabalhar por conta de outrém tem de um certificado de motorista e começa a trabalhar. Neste caso vai ganhar uma percentagem da facturação do taxímetro.

                    Se quiser trabalhar por conta própria tem de investir numa licença caríssima de dezenas de milhares de eur...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por setyoureyestozion Ver Post
                      Não leves a mal o meu comentário mas... : que raio de emprego tinha o teu pai anteriormente, para o sonho dele ser Taxista?! ?!
                      Nunca trabalhei como taxista, mas um grande amigo meu é taxista juntamente com o pai e o irmão e tem 2 carros de praça deles, e sem entrar em pormenores , tomara muita gente sonhar em ganhar ou facturar o que eles ganham com os 2 taxis.

                      Comentário


                        #12
                        Se é por gosto, acho muito bem. Nunca tive a ideia de ser uma profissão fácil mas gostar concerteza que ajuda e muito.

                        Quanto àos maus comportamentos de alguns, já se sabe... não digo que sejam todos porque não são. Mas desde trocas de faixa como quem não quer a coisa, curvas em velocidade excessiva, excesso de velocidade em tudo o que dá para acelerar, má sinalização e estacionamento, etc, já vi de tudo.

                        Mas também já encontrei gente boa e que dá para conversar... apesar de alguns terem algumas ideias erradas ´

                        Boa sorte com isso

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por UserAHO Ver Post
                          Pelo que sei basicamente se ele quiser trabalhar por conta de outrém tem de um certificado de motorista e começa a trabalhar. Neste caso vai ganhar uma percentagem da facturação do taxímetro.

                          Se quiser trabalhar por conta própria tem de investir numa licença caríssima de dezenas de milhares de eur...
                          Ele quer mesmo trabalhar por conta própria.

                          Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                          Nunca trabalhei como taxista, mas um grande amigo meu é taxista juntamente com o pai e o irmão e tem 2 carros de praça deles, e sem entrar em pormenores , tomara muita gente sonhar em ganhar ou facturar o que eles ganham com os 2 taxis.
                          Há pessoal que a pala do taxi ganha muito, isso é um facto!

                          Originalmente Colocado por Goran Ver Post
                          Se é por gosto, acho muito bem. Nunca tive a ideia de ser uma profissão fácil mas gostar concerteza que ajuda e muito.

                          Quanto àos maus comportamentos de alguns, já se sabe... não digo que sejam todos porque não são. Mas desde trocas de faixa como quem não quer a coisa, curvas em velocidade excessiva, excesso de velocidade em tudo o que dá para acelerar, má sinalização e estacionamento, etc, já vi de tudo.

                          Mas também já encontrei gente boa e que dá para conversar... apesar de alguns terem algumas ideias erradas ´

                          Boa sorte com isso
                          Obrigado! Sim, é mesmo isto que ele quer, agora é só estudar bem o que é preciso fazer e depois começar com o negocio (que espero que tudo corra bem).

                          Comentário


                            #14
                            Primeiro que tudo convém o teu pai saber o que vai gastar com o investimento e qual a rentabilidade que espera do negócio. Convém ter algumas luzes para não investir e chegar à conclusão que "não era bem o que pensava"...

                            O investimento por táxi (em Lisboa) rondará os 100.000€ com um "charuto";

                            O "ser" motorista de táxi não é apenas conduzir ou levar um cliente do ponto A ao B;

                            Tem de estar (bem) preparado para a carrada de vezes que terá de lidar um pessoas mal-humoradas, complicadas, mal-intencionadas e que acham que por estar a pagar um serviço de táxi significa que se pode passar por cima de tudo e todos...

                            Não é uma profissão fácil; não é fácil ser-se tratado como um iletrado (sim, as pessoas já entram no táxi com a ideia que a pessoa que vai ao volante "está ali porque não arranja outra coisa com a 4ª classe" );

                            É complicado conduzir um carro bege ou preto e verde em Lisboa... a cor chama a atenção; os "outros condutores" estão à espera que faças uma asneira para serem os primeiros a criticar (sim, porque os condutores de "carros normais" não fazem asneiras... não se insultam uns aos outros, não saem das viaturas para andar à pancada na via pública, não circulam nas faixas reservadas a veículos com determinadas características, não cometem ilegalidades, resumindo: isso são coisa de fogareiros....)

                            O teu pai precisa de um CAP (tem de fazer um curso), de uma licença, de um alvará, de capacidade empresarial (tem de fazer um curso ou propor-se a exame). e vontade de trabalhar (umas 10~12 horas diárias para rentabilizar o investimento).

                            Convém ficar com algum dinheiro de parte...

                            Cumps e boa sorte

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Botabaixo Ver Post
                              Primeiro que tudo convém o teu pai saber o que vai gastar com o investimento e qual a rentabilidade que espera do negócio. Convém ter algumas luzes para não investir e chegar à conclusão que "não era bem o que pensava"...

                              O investimento por táxi (em Lisboa) rondará os 100.000€ com um "charuto";

                              O "ser" motorista de táxi não é apenas conduzir ou levar um cliente do ponto A ao B;

                              Tem de estar (bem) preparado para a carrada de vezes que terá de lidar um pessoas mal-humoradas, complicadas, mal-intencionadas e que acham que por estar a pagar um serviço de táxi significa que se pode passar por cima de tudo e todos...

                              Não é uma profissão fácil; não é fácil ser-se tratado como um iletrado (sim, as pessoas já entram no táxi com a ideia que a pessoa que vai ao volante "está ali porque não arranja outra coisa com a 4ª classe" );

                              É complicado conduzir um carro bege ou preto e verde em Lisboa... a cor chama a atenção; os "outros condutores" estão à espera que faças uma asneira para serem os primeiros a criticar (sim, porque os condutores de "carros normais" não fazem asneiras... não se insultam uns aos outros, não saem das viaturas para andar à pancada na via pública, não circulam nas faixas reservadas a veículos com determinadas características, não cometem ilegalidades, resumindo: isso são coisa de fogareiros....)

                              O teu pai precisa de um CAP (tem de fazer um curso), de uma licença, de um alvará, de capacidade empresarial (tem de fazer um curso ou propor-se a exame). e vontade de trabalhar (umas 10~12 horas diárias para rentabilizar o investimento).

                              Convém ficar com algum dinheiro de parte...

                              Cumps e boa sorte
                              O nosso muito obrigado! É participações destas que este forum precisa.

                              Vamos todos cá em casa ponderam bem a situação, até porque o meu pai esta determinado em seguir para a frente

                              Comentário


                                #16
                                Bruno o preço da licença é que nao vai ser nada famoso

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                  Nunca trabalhei como taxista, mas um grande amigo meu é taxista juntamente com o pai e o irmão e tem 2 carros de praça deles, e sem entrar em pormenores , tomara muita gente sonhar em ganhar ou facturar o que eles ganham com os 2 taxis.

                                  Pensava que actualmente já nao se ganhava nada por ai além (pelo menos passam a vida a queixar-se).

                                  Mas não pondo o rendimento em casa... dai a ser um sonho?!

                                  Comentário


                                    #18
                                    O que eu faria na situação actual do teu pai:

                                    Procurava um dono de um taxi, daqueles que tem empregados, e ía lá umas semanas à experiência. Óbvio que terá que apanhar o turno da noite, coisa que sendo o teu pai dono do seu próprio taxi pode ou não vir a fazer, depende do que quiser ganhar. É que desta forma fica a saber sem grandes investimentos o que é ser taxista.

                                    A vida de taxista tem mais de chatice do que de bom, e só quem lá andar é que sabe. Um amigo do meu pai foi taxista durante uns 20 anos, ele e o filho. Ganhavam bem, mas tinham sempre cada história para contar....

                                    Acrescenta aos custos, uma arma de auto-defesa e o "curso" para a usar. Quem tenha sangue-frio e responsabilidade, pode fazer a diferença.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                      Nunca trabalhei como taxista, mas um grande amigo meu é taxista juntamente com o pai e o irmão e tem 2 carros de praça deles, e sem entrar em pormenores , tomara muita gente sonhar em ganhar ou facturar o que eles ganham com os 2 taxis.
                                      Uma praça em Lisboa não se ganha assim tanto. O carro sofre um enorme desgaste e despesa.

                                      Se conseguir uns contactos nos sítios "chave" pode obter mais rendimento com menos trabalho, mas normalmente esses conctatos já estão à mercê dos mais antigos.

                                      Se ele for sério terá de trabalhar muito para ganhar dinheiro.

                                      Já fiz a experiencia de ser taxista durante 15 dias para uma empresa de Lisboa fiz turno da noite à uns bons anos atráz sem contactos e a tarbalhar sériamente fazia uma média de 90€ (a empresa dáva-me 35%) em 12 horas

                                      Mas tudo depende dos contactos, tinha um "colega" de profissão que graças aos seus contactos, o trabalho dele era andar a passear uns miudos do antigo casal ventoso pela noite toda (restaurantes, bares, discotecas) no final pagavam-lhe copos, comida, davam-lhe uma mão cheia de notas sem contar (300/400€) e se fosse preciso ainda lhe pagavam uma ida às meninas caso eles lá fossem.

                                      15 dias de serviço na noite deu o seguinte resultado = uma corrida para o bairro de chelas sem pagar, felizmente nenhum assalto, muitas histórias de meninas que saem da noite bem "quentinhas" ouve-se cada uma, uma ida para o hospital com um manuel que entrou em coma alcólico dentro do carro (mais uma corrida para o boneco), 2 taxis que levamos um grupo de 8 pessoas para a costa da caparica não me lembro bem dos valores, mas o outro taxista levou mais 5 euros que eu, deu barraca queriam chamar a polícia e tudo, etc, etc...

                                      Originalmente Colocado por guisas Ver Post
                                      O que eu faria na situação actual do teu pai:

                                      Procurava um dono de um taxi, daqueles que tem empregados, e ía lá umas semanas à experiência. Óbvio que terá que apanhar o turno da noite, coisa que sendo o teu pai dono do seu próprio taxi pode ou não vir a fazer, depende do que quiser ganhar. É que desta forma fica a saber sem grandes investimentos o que é ser taxista.

                                      A vida de taxista tem mais de chatice do que de bom, e só quem lá andar é que sabe. Um amigo do meu pai foi taxista durante uns 20 anos, ele e o filho. Ganhavam bem, mas tinham sempre cada história para contar....

                                      Acrescenta aos custos, uma arma de auto-defesa e o "curso" para a usar. Quem tenha sangue-frio e responsabilidade, pode fazer a diferença.
                                      Sem dúvida esta é a melhor opção, para ter a noção da realidade
                                      Editado pela última vez por jmf; 10 September 2010, 10:55.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por jmf Ver Post

                                        Já fiz a experiencia de ser taxista durante 15 dias para uma empresa de Lisboa fiz turno da noite à uns bons anos atráz sem contactos e a tarbalhar sériamente fazia uma média de 90€ (a empresa dáva-me 35%) em 12 horas
                                        Em 12 horas de trabalho, a média diária será superior ao apresentado... tudo tem a ver também com experiência e métodos de trabalho.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Botabaixo Ver Post
                                          Primeiro que tudo convém o teu pai saber o que vai gastar com o investimento e qual a rentabilidade que espera do negócio. Convém ter algumas luzes para não investir e chegar à conclusão que "não era bem o que pensava"...

                                          O investimento por táxi (em Lisboa) rondará os 100.000€ com um "charuto";

                                          O "ser" motorista de táxi não é apenas conduzir ou levar um cliente do ponto A ao B;

                                          Tem de estar (bem) preparado para a carrada de vezes que terá de lidar um pessoas mal-humoradas, complicadas, mal-intencionadas e que acham que por estar a pagar um serviço de táxi significa que se pode passar por cima de tudo e todos...

                                          Não é uma profissão fácil; não é fácil ser-se tratado como um iletrado (sim, as pessoas já entram no táxi com a ideia que a pessoa que vai ao volante "está ali porque não arranja outra coisa com a 4ª classe" );

                                          É complicado conduzir um carro bege ou preto e verde em Lisboa... a cor chama a atenção; os "outros condutores" estão à espera que faças uma asneira para serem os primeiros a criticar (sim, porque os condutores de "carros normais" não fazem asneiras... não se insultam uns aos outros, não saem das viaturas para andar à pancada na via pública, não circulam nas faixas reservadas a veículos com determinadas características, não cometem ilegalidades, resumindo: isso são coisa de fogareiros....)

                                          O teu pai precisa de um CAP (tem de fazer um curso), de uma licença, de um alvará, de capacidade empresarial (tem de fazer um curso ou propor-se a exame). e vontade de trabalhar (umas 10~12 horas diárias para rentabilizar o investimento).

                                          Convém ficar com algum dinheiro de parte...

                                          Cumps e boa sorte
                                          Tu pareces estar dentro da coisa.

                                          Não achas que o taxi sucata devia acabar?

                                          Eu pessoalmente acho que os taxis deviam ter regras bem apertadas, idade máxima (por exemplo 10 anos!) , equipamento mínimo (ABS, Aibags, AC) entre outras coisas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Botabaixo Ver Post
                                            Em 12 horas de trabalho, a média diária será superior ao apresentado... tudo tem a ver também com experiência e métodos de trabalho.
                                            Foi + ou - uma média.

                                            Claro que não tinha experiência nenhuma, foi mesmo durante umas férias para ver o que dava um taxi em Lisboa e ver como era o trabalho. Certo que já foi há uns anos atrás, talvez 10 ou mais. Lógico que nos fins de semana fazia mais e no inicio do mês também, mas lembro-me de uma segunda-feira chuvosa que fiz uns miseros 50€

                                            Sem experiência, os meus locais de trabalho foram: bairro alto, docas, 24 de julho, jardim do tabaco, etc.. no fundo bares e discotecas. Durante os dias de semana ia para os hospitais.

                                            Não andava as 12 horas a rolar, parava para comer e descansar, andei com um 190D e lembro-me de no final da noite estar todo estafado.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Botabaixo Ver Post
                                              Em 12 horas de trabalho, a média diária será superior ao apresentado... tudo tem a ver também com experiência e métodos de trabalho.
                                              Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                              Tu pareces estar dentro da coisa.

                                              Não achas que o taxi sucata devia acabar?

                                              Eu pessoalmente acho que os taxis deviam ter regras bem apertadas, idade máxima (por exemplo 10 anos!) , equipamento mínimo (ABS, Aibags, AC) entre outras coisas.
                                              Claro que está dentro da coisa. Até anda a GPL e tudo

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post

                                                Eu pessoalmente acho que os taxis deviam ter regras bem apertadas, idade máxima (por exemplo 10 anos!) , equipamento mínimo (ABS, Aibags, AC) entre outras coisas.
                                                Mas ai o preço se calhar duplicava.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  1º tirar o cap numa escola profissional ou Antral, neste momento anda a volta de 1000 euros.

                                                  2º Comprar uma licença ou Sub-alugar uma, no caso da compra, estamos a falar de valores a volta de 75 mil euros, no caso do aluguer, entre 400 e 500 euros.

                                                  3º O carro, novo, tens redução de iva e descontos de frota em algumas marcas,podes ter a sorte de sub-alugar a licença e incluir o carro, geralmente um charuto, por isso aconselho a comprares um novo ou usado e transformar em taxi.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Goran Ver Post
                                                    Se é por gosto, acho muito bem. Nunca tive a ideia de ser uma profissão fácil mas gostar concerteza que ajuda e muito.
                                                    Taxista é uma profissão complicada , tal como disse um amigo meu ha uns anos que anda com um taxi, sem essa profissao ser um sonho mas actualmente diz que nao se ve a fazer outra coisa.
                                                    Claro que com o preço dos combustiveis o dinheiro nao é tanto , mas se houver clientes bons, tipo aqueles que telefonam e querem ir de ponto A ao ponto B e paga o seguro é optimo, cluentes prostitutas certas daquelas que vai a casa do cliente tambem sao um bom negocio para o taxi e andar na rua tambem ha negocio, mas aí o taxista tem de ser um tipo que conheça bem o sub-mundo, para se prevenir de assaltos , evitar e lidar e com todo o tipo de xungaria, entao se for o percurso noscturno a hipotese de xungaria ainda em flecha e a hipotese de ter clientes alcoolizados tambem. Enfim o taxista tem de ser alguem "com os olhos muito bem abertos" mas seja como for é uma profissão algo perigosa.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Para o exercício da profissão de motorista de táxi é obrigatória a posse do Certificado de Aptidão Profissional (CAP), sendo o IMTT a entidade competente para a respectiva emissão, bem como para homologar os correspondentes cursos de formação profissional.
                                                      O CAP é válido por 5 anos.
                                                      Requisitos
                                                      Condições necessárias à obtenção do Certificado de Aptidão Profissional:
                                                      • Ter idade compreendida entre 18 e 65 anos, escolaridade obrigatória, domínio da língua portuguesa e carta de condução (categoria B).
                                                      • Ter concluído com aproveitamento um curso de formação profissional inicial, de Tipo I, homologado pelo IMTT (550h) – por via da Formação;
                                                      ou
                                                      • Ter concluído com aproveitamento um curso de formação contínua, de Tipo II, homologado pelo IMTT (200h) – por via da Experiência Profissional complementada por formação;
                                                      ou
                                                      • Possuir um título que habilite ao exercício de motorista de táxi emitido há menos de 5 anos na União Europeia ou noutro país, em caso de acordos de reciprocidade desde que a formação seja equivalente à exigida na legislação portuguesa – por Via da Equivalência de Titulo.
                                                      Por via da Formação ou pela via da Experiência Profissional complementada por formação, deve ser feita prova, quando da candidatura ao curso de formação e junto das entidades formadoras, do preenchimento dos seguintes requisitos:
                                                      Para a formação de “Tipo I”:
                                                      • Idade mínima de 17 anos;
                                                      • Aptidão física, mental e psicológica, comprovada através de inspecção médica normal e exame psicológico.

                                                      Para a formação de “Tipo II”:
                                                      • Aptidão psicológica comprovada através de exame psicológico;
                                                      • Experiência profissional de, pelo menos 2 anos, no exercício de actividade profissional que implique, habitualmente, a condução de veículos automóveis, comprovada através de declaração emitida pela Segurança Social, complementada por declaração da respectiva entidade patronal ou sindical relativa à categoria profissional e ao tempo de exercício na actividade profissional.
                                                      Por via da Equivalência de Título:
                                                      O acesso ao CAP pode ser requerido por quem detiver título profissional estrangeiro, emitido ou revalidado há menos de 5 anos por entidade reconhecida na UE, ou por países terceiros em caso de reciprocidade de tratamento.
                                                      Para a renovação do CAP são necessários os seguintes requisitos:
                                                      • O candidato ter concluído curso de formação contínua com um mínimo de 20h se exerceu a profissão, pelo menos, durante 36 meses, no período de validade do CAP.
                                                      • Caso esta condição não se verifique, deverá complementar com formação de aperfeiçoamento, com um mínimo de 30 horas, perfazendo um total de 50 horas de formação.
                                                      Consulte as entidades formadoras aqui
                                                      Manual de Certificação de Motorista de Táxi (Dada a dimensão do documento, sugere-se que faça o seu download e o analise no seu computador.)Nota: Os procedimentos necessários ao reconhecimento de entidades formadoras e de cursos de formação podem ser consultados na parte 2 do manual.


                                                      Documentos
                                                      O pedido de emissão do Certificado de Aptidão Profissional é instruído com os seguintes elementos:
                                                      • Formulário Modelo 8 IMTT
                                                      • Bilhete de Identidade ou Passaporte;
                                                      • Indicação da Carta de Condução;
                                                      • Autorização de residência/permanência válida, no caso de se tratar de cidadão de país terceiro;
                                                      • Documento de identificação fiscal;
                                                      • Certificado de formação profissional (“Tipo I” ou “Tipo II”) no caso de acesso ao CAP inicial;
                                                      • Certificado de Habilitações Literárias e Titulo profissional estrangeiro (apenas no caso de equivalência de titulo profissional);
                                                      • Relatório de inspecção médica normal relativo à avaliação da aptidão física e mental (Só no caso de renovação do CAP);
                                                      • Certificado de formação de frequência com aproveitamento de curso de formação contínua de 20 h (e de aperfeiçoamento de 30h consoante o tempo de exercício da profissão) (Só no caso de renovação do CAP);
                                                      • Declaração emitida pela Segurança Social atestando a carreira contributiva, complementada por declaração da respectiva entidade patronal ou sindical relativa à categoria profissional e ao tempo de exercício na profissão de motorista de táxi (Só no caso de renovação do CAP);
                                                      • 2 Fotografias actualizadas, tipo passe, a cores.

                                                      Taxa: € 26.00
                                                      Procedimentos
                                                      O pedido de renovação do Certificado de Aptidão Profissional (CAP) pode ser efectuado através dos Serviços em Linha do IMTT. Registe-se aqui
                                                      Para entregar os documentos relativos ao primeiro pedido de CAP e/ou renovações, pode, também, dirigir-se aos Núcleos de Actividades de Transporte, mais perto da sede social da empresa ou da área de residência e, em Faro, à Direcção Regional de Mobilidade e Transportes do Algarve.
                                                      Se preferir utilizar o correio, envie, por favor, os documentos, para os mesmos Serviços.
                                                      O pagamento das respectivas taxas pode ser efectuado nas seguintes modalidades:
                                                      • Presencialmente, através de Multibanco, cheque (emitido à ordem do IMTT, I.P.) ou numerário;
                                                      • Pelo correio:
                                                        • Por vale postal no valor da taxa a pagar (referindo nos documentos enviados que o pagamento foi feito por vale postal), ou
                                                        • Por cheque em carta registada com valor declarado, juntamente com os documentos.
                                                      Enquadramento Legal
                                                      Decreto-Lei n.º 263/98, de 19 de Agosto, republicado pelo Decreto-Lei n.º 298/2003, de 21 de Novembro;
                                                      Portaria n.º 788/98, de 21 de Setembro, republicada pela Portaria n.º 121/2004, de 3 de Fevereiro.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                                                        Mas ai o preço se calhar duplicava.
                                                        Pq? Se há quem tenha Mercedes Novos, BMW novos e os preços são os mesmo de um chasso com 25 anos e sem qualquer tipo de condições básicas até de higiene...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          A tíitulo de informação posso acrescentar que tenho uma pessoa próxima que se encontra a tentar adquirir um alvará ou alugar para trabalhar em Lisboa.

                                                          Os preços oscilam entre os 85.000€ e os 100.000€ para aquisição.
                                                          No caso de aluguer pedem entre os 750€ e os 1000€ mensais para 12h de exploração, e o pagamento é feito geralmente à semana.


                                                          Cumprimentos.


                                                          Originalmente Colocado por CxCxH Ver Post
                                                          1º tirar o cap numa escola profissional ou Antral, neste momento anda a volta de 1000 euros.

                                                          2º Comprar uma licença ou Sub-alugar uma, no caso da compra, estamos a falar de valores a volta de 75 mil euros, no caso do aluguer, entre 400 e 500 euros.

                                                          3º O carro, novo, tens redução de iva e descontos de frota em algumas marcas,podes ter a sorte de sub-alugar a licença e incluir o carro, geralmente um charuto, por isso aconselho a comprares um novo ou usado e transformar em taxi.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Nephilim Ver Post
                                                            Taxista é uma profissão complicada , tal como disse um amigo meu ha uns anos que anda com um taxi, sem essa profissao ser um sonho mas actualmente diz que nao se ve a fazer outra coisa.
                                                            Claro que com o preço dos combustiveis o dinheiro nao é tanto , mas se houver clientes bons, tipo aqueles que telefonam e querem ir de ponto A ao ponto B e paga o seguro é optimo, cluentes prostitutas certas daquelas que vai a casa do cliente tambem sao um bom negocio para o taxi e andar na rua tambem ha negocio, mas aí o taxista tem de ser um tipo que conheça bem o sub-mundo, para se prevenir de assaltos , evitar e lidar e com todo o tipo de xungaria, entao se for o percurso noscturno a hipotese de xungaria ainda em flecha e a hipotese de ter clientes alcoolizados tambem. Enfim o taxista tem de ser alguem "com os olhos muito bem abertos" mas seja como for é uma profissão algo perigosa.
                                                            O que eu me ri agora

                                                            Brunofig, diz ao teu pai para se tornar motorista destas senhoras. Segundo o mestre, dá dinheiro!

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X