Anúncio

Collapse
No announcement yet.

«Vamos ter que manter a rédea curta à Skoda.» Martin Winterkorn dixit

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    «Vamos ter que manter a rédea curta à Skoda.» Martin Winterkorn dixit

    «Vamos ter que manter a rédea curta à Skoda. Eu não lhes invejo o sucesso, mas não nos podemos enfraquecer a nós mesmos». Autobild


    Primeiro de tudo peço q não façam disto uma luta VW vs Skoda, nem q destilem os lugares comuns do estilo q quem compra Skoda é mais esperto, que é pobre, etc.
    O objectivo deste post é fazer uma reflexão acerca do mercado e pegar neste exemplo como base para analisar outros grupos.

    Como dono de um veículo Skoda e amante da filosofia da marca há alguns anos, acho q não é mentira nenhuma afirmar q a Skoda foi uma das marcas q mais cresceu nestes últimos 10 anos, tanto em termos de qualidade como quantidade. Há quem goste, há quem não goste (há q respeitar), mas a verdade é q ano após ano a Skoda vai conquistando mercado e ganhando o respeito dos consumidores, q vêm na marca uma compra fiável e inteligente. Basta procurar na internet e ver q um pouco por todo o mundo e nas mais diversas publicações automóveis de peso q a marca vai sendo premiada pelo seu trabalho e, pasme-se, ganhando imensos comparativos contra carros e marcas q há 10 eram completamente inacessíveis para a marca e modelos Skoda. Falo da Opel, Renault, Ford, etc. Ou seja, o grosso das marcas generalistas. E, inclusive à VW. Mas, e como já referi, não se pretende comparar a dimensão da VW, Ford, Renault, etc, com a Skoda, porque a Skoda é uma subsidiária 100% detida pela VW.

    A mim o q me levou a lançar este desafio à malta foram as palavras proferidas à comunicação social pelo CEO da VW, Martin Winterkorn, q a meu ver, são de uma estupidez atroz, mesmo tendo em conta q podem ser realistas do ponto de vista económico.
    Acho q é claro para toda a gente (ou pelo menos deveria ser) q não existem "eles" nem "nós", quando a Skoda é 100% propriedade da VW!
    Depois dizer "não tenho inveja do sucesso deles", mas "há q manter a rédea curta" é realmente do mais infeliz q li nos últimos últimos vindo dum CEO com a responsabilidade do sr. Martin Winterkorn. Esse tipo de conversas é para se ter aqui no fórum, não na comunicação social.

    Já no princípio do ano o mesmo senhor tinha-se mostrado descontente perante a comunicação social (again...) porque a Skoda em 2009 ganhou 200 milhões de euros, quando várias outras marcas de peso tiveram prejuízos brutais. Aliás, basta olhar para o próprio grupo VW, onde a Seat e Bentley registaram prejuízos avultados (e este ano continuam no mesmo...)... ou seja, já nessa altura ficou no ar q haveria/há um certo desconforto entre as 2 direcções, culminando na "reforma antecipada" do CEO da Skoda... só com 59 anos.

    Acho no entanto q se existe desconforto num grupo, relação, equipa, etc as coisas devem ser resolvidas internamente, não através de recados na comunicação social!

    Em relação à "rédea curta", parece-me q a Skoda sempre a teve. Não é à toa q qualquer modelo/plataforma/motor/tecnologia é apresentado primeiramente em modelos Audi e Volkswagen e só depois é lançado pela Skoda (as excepções serão o novo 1.2 Tsi e a plataforma PQ24 q o Fabia estreou em 1999). Basta ver q o novo Polo e Ibiza já têm a plataforma PQ25, enquanto o Fabia sofreu um restyling e continua a utilizar a plataforma PQ24 (desde 1999!!!), o q eu acho patético, tendo em conta q nos últimos anos o modelo sempre passou de 200 mil unidades vendidas, tendo o ano passado vendido mais de 260 000 e sendo o 2º modelo mais vendido da Skoda.

    Se há competição entre a Skoda e a VW (haverá mesmo, tendo em conta q a VW, Audi e Skoda vendem mais carros todos os anos?), é a VW q deve subir o nível dos seus carros e justificar o seu preço, e não baixar o nível das marcas do seu grupo. Basta ver q mesmo com a plataforma PQ24 o Fabia ganhou o Master Test europeu em q o Polo entrava, e diga-se de passagem, nem será o melhor carro, já q o Polo terá mais condições para isso. Agora o q me parece é q a VW se esqueceu de estudar a lição e fez um aspirante a mini premium q obteve piores classificações em secções como Travagem e Iluminação do q o seu modelo low cost, parâmetros esses onde o Polo deveria ser indiscutivelmente superior ao Fabia. Então mas o senhor Winterkorn quer o quê, q a Skoda faça carros sem luzes e q se trave com o pé para q os modelos VW ganhem os comparativos??? O senhor Winterkorn deveria saber q qualquer bom profissional dá sempre o seu melhor, e independentemente quem ele meter à frente da Skoda essa pessoa vai sempre tentar fazer a empresa crescer e fazer sempre mais e melhor, e não estagná-la. Faz parte da natureza humana.

    Depois também fica a pergunta no ar: se a VW fechar a tecnologia à Skoda como é q pensa competir com a Renault, Fiat, Opel, etc? Pensa q ela própria consegue combater todas estas marcas q dentro do seu segmento utilizam tecnologia de ponta? Anda por aqui muita megalomania, digo eu...

    Pegando nestes assuntos (havia muito mais para dizer...), e transportando para a realidade dos vários grupos automóveis actuais (sabendo das diferenças q existe em cada grupo), vocês acham q esta situação se passaria num grupo PSA, Hyundai/Kia, Fiat, Renault, etc? A mim parece-me algo de muito pouco alemão não ter uma estratégia bem montada dentro dum grupo com a dimensão do grupo VW e depois andar tudo à trolhada, mas é o q está a transpirar cá para fora...

    #2
    Originalmente Colocado por cjr Ver Post
    Primeiro de tudo peço q não façam disto uma luta VW vs Skoda,
    Mas é o que parece que fizeste Meter uma frase sem perceber o contexto em que ela foi dita, também me parece um pouco despropositado. E era bom para a VW que a Skoda fosse a maior preocupação deles.

    Comentário


      #3
      Olhando e respondendo sem pensar, talvez até sem saber o contexto todo diria que foi um erro o que foi dito, porque a Skoda pertence ao grupo VW.
      Ou seja a Skoda tem de diminuir a qualidade?É o que parece.

      Mas posso estar a "ver" mal a questão..

      Acho que a Skoda faz muito bem o papel de tentar combater a Fiat ou a hyundai como marcas mais baratas, mas com qualidade.

      Posso estar errado mas é isto que me parece, muita gente se não conseguir ou achar caro um VW, olha para a Skoda e até a Seat como boas opções para ficar com um carro do grupo.
      Editado pela última vez por JoelM; 09 September 2010, 16:05.

      Comentário


        #4
        Eu acho que o Martin Winterkorn é talvez um dos melhores CEO que a VW já teve e o crescimento do grupo demonstra-o mesmo num cenário de crise.

        No entanto concordo com o cjr. Este comentário relativamente a uma marca do seu grupo é completamente estúpido e é o tipo de coisa que deve ser mantida interna e não é um bom sinal ter de dar recados internos através da comunicação social.

        Comentário


          #5
          Grandes grupos com muitas marcas...sim!!!
          Canibalização entre marcas...não!!!
          Inteligente gestão e aproveitamento de recursos...sim!!!
          Cada marca com a sua filosofia...claro!!!
          Quebra e diluição da imagem da marca "mãe"...nunca!!!
          O Futuro é este...claro que sim!!!


          Pois...

          ...agora veja-se:

          Numa mantém-se rédea curta
          Noutra pensa-se vender ou fechar
          Outra mais se calhar vai ficar como carroçador
          Enfim, cada vez gosto mais da NOVA (moderna) GESTÃO...apesar de ser feita por "velhos"

          Tudo é feito na base financeira, tudo gira no movimento de capitais, esquecendo-se o "cuore business", que é construir e vender automóveis.

          Comentário


            #6
            Isto é tudo estratégia para vender ainda mais Skoda's

            Comentário


              #7
              Valha-me Deus!!!
              O Sr. Martin Winterkorne é o CEO da Volkswagen AG, que é a casa que controla todo o grupo VW. Assim, e dado que a Skoda é 100% da VW, todas as decisões de estratégia da Skoda são, por inerência, aprovadas pela casa mãe, cujo CEO é...

              Ou seja, a macro-estratégia da Skoda, que é nesse comentário criticada, teve de ser automaticamente aprovada pelo conselho do qual esse Sr. é C.E.O.!

              Se o CEO da casa mãe sente necessidade de fazer comentários destes em público algo vai muito mal no império VW!

              O que é pena, porque tenho um fraco pelos produtos do grupo...

              Comentário


                #8
                os tipos da VW são uns gatunos. Se com menos dinheiro compro o mesmo produto que me garante o transporte, porque é que hei-de pagar pelos "aditivos" discutíveis? Baixem os preços Já!!!

                ódio à VW!!!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                  Mas é o que parece que fizeste Meter uma frase sem perceber o contexto em que ela foi dita, também me parece um pouco despropositado. E era bom para a VW que a Skoda fosse a maior preocupação deles.

                  Ok, tens razão. A citação saiu do nada, e pode ser dada a más interpretações. Seja como for, a frase faz parte dum artigo, e foi mesmo assim, "isolada": Skoda-Vorschau: Die Volks-Wagen von morgen - autobild.de
                  Editado pela última vez por cjr; 09 September 2010, 18:19.

                  Comentário


                    #10
                    Porque é que os Skodas são mais baratos que os VW? Se são mais baratos têm que poupar em qualquer coisa. Ou são os VW que são caros demais?

                    Comentário


                      #11
                      é lixado quando se tem tanto sucesso que a competição já vem de dentro de casa. era como o Usai Bolt ser batido pelo irmão mais novo.
                      Não é por nada mas desconfio que este CEO não precisa de grandes palpites de fora de como conduzir a empresa.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Olimpo Ver Post
                        Porque é que os Skodas são mais baratos que os VW? Se são mais baratos têm que poupar em qualquer coisa. Ou são os VW que são caros demais?
                        Já respondeste.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Olimpo Ver Post
                          Porque é que os Skodas são mais baratos que os VW? Se são mais baratos têm que poupar em qualquer coisa. Ou são os VW que são caros demais?


                          Os custos de produção da Skoda na Republica Checa e na China, são bastante mais baixos que os custos de Produção na Alemanha.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                            Os custos de produção da Skoda na Republica Checa e na China, são bastante mais baixos que os custos de Produção na Alemanha.
                            Argumento inválido.

                            Os VW também são construídos na China, Espanha, México, Brasil etc. não são só na Alemanha.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Olimpo Ver Post
                              Argumento inválido.

                              Os VW também são construídos na China (feitos para a China), Espanha (mais caro que Rép. Checa), México, Brasil (estes dois últimos feitos para o mercado sul-americano, onde não há Skoda) etc. não são só na Alemanha.
                              Até podias adicionar Portugal, mas aqui também não há nenhum Skoda feito para ser comparável.

                              Mas não é essa a razão para os Skodas serem mais baratos (ou os VW's serem mais caros). A Skoda em termos de I&D não chega aos calcanhares da VW! Querem uma plataforma para um carro, vão buscar uma que a VW desenvolveu. Querem um AC, um sistema eléctrico, um motor... qualquer coisa, têm que ir buscar à VW que foram eles que desenvolveram. Se a Skoda começasse a desenvolver os seus produtos de raíz queria ver onde andavam.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                Até podias adicionar Portugal, mas aqui também não há nenhum Skoda feito para ser comparável.

                                Mas não é essa a razão para os Skodas serem mais baratos (ou os VW's serem mais caros). A Skoda em termos de I&D não chega aos calcanhares da VW! Querem uma plataforma para um carro, vão buscar uma que a VW desenvolveu. Querem um AC, um sistema eléctrico, um motor... qualquer coisa, têm que ir buscar à VW que foram eles que desenvolveram. Se a Skoda começasse a desenvolver os seus produtos de raíz queria ver onde andavam.

                                Como é que eu me fui esquecer de Portugal

                                E é um bom exemplo porque são cá construídos modelos caríssimos, e no entanto Portugal tem dos custos de produção mais baixos da UE.

                                Que justificação tens agora?

                                Todas as grandes empresas têm fábricas na China e não é por isso que os produtos são baratos.

                                Tu és muito ingénuo.




                                "O Valor de um produto não é o real valor mas sim o valor que o mercado está disposto a dar por ele."

                                Isto é uma frase básica em economia.

                                Se uma marca pode vender um produto por 30.000€ achas que o vendem por 20.000€? Mesmo que com 20.000€ continuem a ter lucro? Claro que não. Tentam vender sempre pelo preço em que haja maior equilíbrio entre a oferta e procura de modo a conseguirem o maior lucro possível.
                                Editado pela última vez por Olimpo; 09 September 2010, 18:51.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Olimpo Ver Post
                                  Como é que eu me fui esquecer de Portugal

                                  E é um bom exemplo porque são cá construídos modelos caríssimos.

                                  Que justificação tens agora?

                                  Todas as grandes empresas têm fábricas na China e não é por isso que os produtos são baratos.

                                  Tu és muito ingénuo.
                                  Não te esqueças..

                                  Comentário


                                    #18
                                    À falta de argumentos...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tentei explicar uma vez. Não percebes à primeira. Não percebes à segunda. Mais vale ignorar.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JRodrigues Ver Post
                                        Até podias adicionar Portugal, mas aqui também não há nenhum Skoda feito para ser comparável.

                                        Mas não é essa a razão para os Skodas serem mais baratos (ou os VW's serem mais caros). A Skoda em termos de I&D não chega aos calcanhares da VW! Querem uma plataforma para um carro, vão buscar uma que a VW desenvolveu. Querem um AC, um sistema eléctrico, um motor... qualquer coisa, têm que ir buscar à VW que foram eles que desenvolveram. Se a Skoda começasse a desenvolver os seus produtos de raíz queria ver onde andavam.

                                        Sim, tens toda a razão, é claro como a água. Mas este "parasitismo" tanto serve à Skoda como à VW porque a VW "escoa" o seu material na "2ª leva" (não sei se entendes o q quero dizer) e impede q os clientes fujam para outro grupo, rentabilizando assim ao máximo o seu trabalho de I&D.

                                        Já agora um rumor: corre q o 1.2 Tsi até foi desenvolvido pela Skoda, daí o facto de ter tido as honras da casa e de ser produzido nas fábricas da Skoda. Já quando a VW comprou a Skoda li algures q a VW aproveitou um motor 1.0 da Skoda para equipar alguns dos seus modelos mais "fracos".

                                        Comentário


                                          #21
                                          Explicar o quê? Se você não sabe o que diz. Começa logo por falar em AC e sistemas eléctricos e nem sequer sabe que a VW não desenvolve esses produtos.
                                          Editado pela última vez por Olimpo; 09 September 2010, 19:05.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu acho bem que a Skoda mantenha a qualidade.
                                            E que a VW suba para ser melhor.
                                            E que a Audi melhore ainda mais.

                                            Assim temos melhores carros no mercado, com aquele bocadinho melhor que é o difícil de atingir.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Olimpo Ver Post
                                              Como é que eu me fui esquecer de Portugal

                                              E é um bom exemplo porque são cá construídos modelos caríssimos, e no entanto Portugal tem dos custos de produção mais baixos da UE.ERRADO.

                                              Que justificação tens agora?

                                              Todas as grandes empresas têm fábricas na China e não é por isso que os produtos são baratos.

                                              Tu és muito ingénuo.




                                              "O Valor de um produto não é o real valor mas sim o valor que o mercado está disposto a dar por ele."

                                              Isto é uma frase básica em economia.

                                              Se uma marca pode vender um produto por 30.000€ achas que o vendem por 20.000€? Mesmo que com 20.000€ continuem a ter lucro? Claro que não. Tentam vender sempre pelo preço em que haja maior equilíbrio entre a oferta e procura de modo a conseguirem o maior lucro possível.


                                              Portugal tem salarios baixos mas nunca os custos de produção mais baixos da UE, porque os custos de produção são influenciados por muito mais coisas que os salarios. A fabrica Espanhola da General Motors tinha custos de produção mais baixos que a fabrica Portuguesa, no entanto os trabalhadores Portugueses ganhavam menos.

                                              Quem faz essa afirmação em relação a Portugal versus UE não entende nada de Economia.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                Portugal tem salarios baixos mas nunca os custos de produção mais baixos da UE, porque os custos de produção são influenciados por muito mais coisas que os salarios. A fabrica Espanhola da General Motors tinha custos de produção mais baixos que a fabrica Portuguesa, no entanto os trabalhadores Portugueses ganhavam menos.

                                                Quem faz essa afirmação em relação a Portugal versus UE não entende nada de Economia.

                                                Sim sr expert em economia a VW só tem fábricas na Alemanha por isso é que os carros são mais caros

                                                O local de produção de um produto em nada influência o preço final.

                                                Quando uma empresa procura um local onde o custo de produção seja mais baixo o objectivo nunca é baixar o preço mas sim aumentar sempre o lucro.

                                                Como volto a repetir qualquer empresa vende um produto pelo valor que o consumidor está dispostos dar e não pelo real valor do produto. Uma empresa só baixa o preço de um produto se este tiver baixa procura.

                                                Você deve ser um economista daqueles da "Wikipédia"

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Parece que a VW quer nivelar a qualidade dos seus veículos a partir de baixo, o que é um erro crasso, visto a enorme reputação que a marca tem actualmente. A VW que aposte na qualidade superior e deixe a Skoda com a actual.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Olimpo Ver Post
                                                    Sim sr expert em economia a VW só tem fábricas na Alemanha por isso é que os carros são mais caros

                                                    O local de produção de um produto em nada influência o preço final.

                                                    Quando uma empresa procura um local onde o custo de produção seja mais baixo o objectivo nunca é baixar o preço mas sim aumentar sempre o lucro.

                                                    Como volto a repetir qualquer empresa vende um produto pelo valor que o consumidor está dispostos dar e não pelo real valor do produto. Uma empresa só baixa o preço de um produto se este tiver baixa procura.

                                                    Você deve ser um economista daqueles da "Wikipédia"

                                                    Nem mereces resposta, porque não sabes nada de nada.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                      Nem mereces resposta, porque não sabes nada de nada.
                                                      Ok, Excelentíssimo Sr. Doutor Mestre Sabichão

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Olimpo Ver Post
                                                        Ok, Excelentíssimo Sr. Doutor Mestre Sabichão


                                                        Sim, Tu afirmas: e no entanto Portugal tem dos custos de produção mais baixos da UE.


                                                        e queres ter razão!!! Descobriste uma coisa que nem o Socrates consegue, segundo o que tu dizes somos o Pais mais competitivo da UE, temos os mais baixos custos de produção

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          não vejo o que a frase tem de transcendente

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                                            Sim, Tu afirmas: e no entanto Portugal tem dos custos de produção mais baixos da UE.


                                                            e queres ter razão!!! Descobriste uma coisa que nem o Socrates consegue, segundo o que tu dizes somos o Pais mais competitivo da UE, temos os mais baixos custos de produção

                                                            A Mercedes tem uma fábrica na Malásia e nos sítios mais recônditos do planeta. Assim muito sinceramente, achas q os custos de produção nestes sítios serão superiores aos de fábricas na República Checa ou Itália para assim justificar os preços superiores da Mercedes em relação por exemplo à Skoda ou Fiat?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X