Anúncio

Collapse
No announcement yet.

MB E220CDi 143cv (w210) - Qual melhor óleo para o motor ?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    MB E220CDi 143cv (w210) - Qual melhor óleo para o motor ?

    Olá!

    Tenho uma carrinha Mercedes MB E220CDi 143cv (w210), ano de 2000 com 215.000 Kms

    Está na altura de mais uma revisão, e estou a deixar de ir à marca, sendo que encontrei um mecãnico que me agrada.

    Mas tenho duvidas, muitas, mas neste topico falemos do olio :

    O meu mecanico tem lá 2 bidons, um de penzoil e outro de liqui molly. Diz.me que o penzoil é bestial para este motor, mas tenho as minhas renitencias ...

    Na minha opinião, o ólio é daquelas coisas que encabeçam a lista das coisas em que não vale a pena poupar dinheiro num carro, por isso estou disposto a investir no melhor para este motor.

    E como o melhor às vezes é relativo, este é o meu perfil :

    > Uso a carrinha pouco, cerca de 10.000kms por ANO, por isso só mudo o oleo de 2 em 2 anos

    > Costumo andar em baixos regimes, e mesmo em autoestrada raramente passo dos 120~130km/h

    > Tenciono comprar uma caravana, pequenina, mas ainda assim é sempre um esforço acrescido para o motor

    O que me recomendam ?


    #2
    MB E220CDi 143cv (w210) - Ferrugem nas borrachas das portas

    Olá!

    Tenho uma carrinha Mercedes MB E220CDi 143cv (w210), ano de 2000 com 215.000 Kms

    Comprei-a com 4 anos, e na altura não tinha ferrugem .
    Agora a carrinha já tem 10 anos

    Mas já há uns 4 anos que noto ferrugem nas portas, debaixo das borrachas na parte de cima.

    Não é visivel, mas não é fixe, pois não ?

    Já me disseram que isto é problema crónico nestes carros ... ao que parece até há um recall

    Contactei a mercedes por causa da garantia de anticorossão de 10 anos, e fizeram-me um manguito, alegando que o meu carro não é contemplado para o tal recall ... sem mais explicações ...

    Será que sou o unico ?

    E há alguma massa ou produto para estes casos ?

    Obrigado desde já pelas vossas opiniões

    Comentário


      #3
      Esses pontos são revistos nas revisões feitas nos concessionários. Aonde fazes?

      Comentário


        #4
        Qualquer um que cumpra a norma MB229.1 ou MB229.3

        Comentário


          #5
          Civismo, juntei os 2 tópicos num só, pois não faz sentido estar a abrir um tópico para cada "ai" que a tua Mercedes dê.

          Se quiseres, podes alterar o título do tópico conforme necessário.

          Comentário


            #6
            Se o carro fosse meu não ponha nada desses oleos, só pelo facto de nunca ter ouvido falar de tais marcas. Cuidado com os oleo dos mecanicos de esquina e não só, normalmente compram o mais barato que existe para ganharem algum e ainda venderem barato ao cliente, e depois vem sempre com a teoria que os oleos é todo igual e quanto mais barato melhor. Já vi mecanicos ou melhor chicos espertos a dizer que o oleo que vão por é do melhor, etc, quando vamos a ver o bidom é um 15W40 com normas da Scania/Volvo/Mercedes/Daf/etc, ou seja oleo de camião.
            Editado pela última vez por DragonH; 09 September 2010, 22:55.

            Comentário


              #7
              Também tenho um w210 (mas o 270 CDI) e na ultima revisão levou Castrol Edge 5w40 turbo diesel, penso eu...
              Essas marcas nunca ouvi falar, embora isso não signifique que não possam ser adequadas ;)

              Em relação à ferrugem, nesse local é bastante frequente nestes modelos, embora em princípio não tenha muita importância. Quase todos os que vi até agora tinham um ou outro ponto, devido a ser uma zona onde se acumula humidade por muito tempo...
              Se a Mercedes não resolver podes tentar comprar uma tinta de retoques e pintar por cima depois de lixar bem a zona...

              Cumprimentos
              Editado pela última vez por PRAP; 10 September 2010, 00:43.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                Se o carro fosse meu não ponha nada desses oleos, só pelo facto de nunca ter ouvido falar de tais marcas. Cuidado com os oleo dos mecanicos de esquina e não só, normalmente compram o mais barato que existe para ganharem algum e ainda venderem barato ao cliente, e depois vem sempre com a teoria que os oleos é todo igual e quanto mais barato melhor. Já vi mecanicos ou melhor chicos espertos a dizer que o oleo que vão por é do melhor, etc, quando vamos a ver o bidom é um 15W40 com normas da Scania/Volvo/Mercedes/Daf/etc, ou seja oleo de camião.
                A Liquy Molly é uma marca muito bem conceituada, embora ao que sei tem apostado mais no segmento das duas rodas. É uma empresa alemã com 50 anos de história.

                Até tem no site um sistema de pesquisa do óleo adequado para os veículos:

                LIQUI MOLY - Motor Oils, Additives, Car Care

                A Pennzoil é uma empresa com mais de 100 anos, e creio que a lider em auto nos USA.
                Creio ser propriedade ou já esteve ligada À maior petrolífera do mundo.
                Está ligada aos lubrificantes, desde que eles existem no segmento auto.

                E tal como a maioria das empresas também têm um sistema de pesquisa para veres qual o lubrificante/s recomendados para o teu carro:

                http://ew5.earlweb.com/recommendatio...=&vehicle=5734

                atenção aos intervalos, a pennzoil diz 15000 km ou um ano.


                O que interessa é saber a especificação do óleo que o fabricante do nosso carro afirma ser a correcta.
                Depois disso, e porque a esmagadora maioria dos carros que temos não necessita de nenhum óleo especial, é verificar se o que nos estão a tentar "vender" serve.

                Comentário


                  #9
                  Obrigado pelas vossas respostas !

                  Não existe um oleo "oficial" usado pela mercedes para os motores cdi ?

                  E dentro dos oleos das gamas altas é tudo igual, ou existem diferenças consoante o uso ?

                  Recordo que prezo:

                  >Longevidade, pois, uso a carrinha pouco, cerca de 10.000kms por ANO, por isso só mudo o oleo de 2 em 2 anos

                  > Costumo andar em baixos regimes, e mesmo em autoestrada raramente passo dos 120~130km/h

                  > Tenciono comprar uma caravana, pequenina, mas ainda assim é sempre um esforço acrescido para o motor


                  Algum destes pontos merecerá um oleo com alguma nuance especial ?



                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                  A Liquy Molly é uma marca muito bem conceituada, embora ao que sei tem apostado mais no segmento das duas rodas. É uma empresa alemã com 50 anos de história.

                  Até tem no site um sistema de pesquisa do óleo adequado para os veículos:

                  LIQUI MOLY - Motor Oils, Additives, Car Care

                  A Pennzoil é uma empresa com mais de 100 anos, e creio que a lider em auto nos USA.
                  Creio ser propriedade ou já esteve ligada À maior petrolífera do mundo.
                  Está ligada aos lubrificantes, desde que eles existem no segmento auto.

                  E tal como a maioria das empresas também têm um sistema de pesquisa para veres qual o lubrificante/s recomendados para o teu carro:

                  http://ew5.earlweb.com/recommendatio...=&vehicle=5734

                  atenção aos intervalos, a pennzoil diz 15000 km ou um ano.


                  O que interessa é saber a especificação do óleo que o fabricante do nosso carro afirma ser a correcta.
                  Depois disso, e porque a esmagadora maioria dos carros que temos não necessita de nenhum óleo especial, é verificar se o que nos estão a tentar "vender" serve.

                  Comentário


                    #10
                    O óleo indicado é o 05W30, é o óleo usado na Mercedes-Benz, penso que um Castrol ou Mobil ficas bem servido. Quanto á ferrugem nas portas é um problema crónico dos W210, o do meu pai também tem.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                      Obrigado pelas vossas respostas !

                      Não existe um oleo "oficial" usado pela mercedes para os motores cdi ?

                      E dentro dos oleos das gamas altas é tudo igual, ou existem diferenças consoante o uso ?

                      Recordo que prezo:

                      >Longevidade, pois, uso a carrinha pouco, cerca de 10.000kms por ANO, por isso só mudo o oleo de 2 em 2 anos

                      > Costumo andar em baixos regimes, e mesmo em autoestrada raramente passo dos 120~130km/h

                      > Tenciono comprar uma caravana, pequenina, mas ainda assim é sempre um esforço acrescido para o motor


                      Algum destes pontos merecerá um oleo com alguma nuance especial ?
                      Claro que existe.
                      A marca que pagar mais para a mercedes meter o nome deles no manual é a escolhida.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                        Obrigado pelas vossas respostas !

                        Não existe um oleo "oficial" usado pela mercedes para os motores cdi ?

                        E dentro dos oleos das gamas altas é tudo igual, ou existem diferenças consoante o uso ?

                        Recordo que prezo:

                        >Longevidade, pois, uso a carrinha pouco, cerca de 10.000kms por ANO, por isso só mudo o oleo de 2 em 2 anos

                        > Costumo andar em baixos regimes, e mesmo em autoestrada raramente passo dos 120~130km/h

                        > Tenciono comprar uma caravana, pequenina, mas ainda assim é sempre um esforço acrescido para o motor


                        Algum destes pontos merecerá um oleo com alguma nuance especial ?
                        Eu no W203, uso BP Visco 7000 Sport 5W30(MB229.3).

                        O da Shell também é muito bom apesar de ser 10w40(MB229.1)

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                          Claro que existe.
                          A marca que pagar mais para a mercedes meter o nome deles no manual é a escolhida.
                          Por norma as marcas usam óleos de marcas como BP/Shell/Mobil... Nas viaturas cá de casa, só a Opel e Ford metem óleos com o rótulo da marca

                          Comentário


                            #14
                            Se soubessem um décimo das máfias que há nos óleos... dava pano para mangas! Muito mais do que "combustível de marca vs combustível low-cost" ou "VW vs Fiat" ou "Honda vs resto do mundo"...
                            A marca pouco importa... o que importa, como já foi dito acima para o teu caso, é que cumpra as normas MB229.1 ou MB229.3.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por patareco Ver Post
                              Se soubessem um décimo das máfias que há nos óleos... dava pano para mangas! Muito mais do que "combustível de marca vs combustível low-cost" ou "VW vs Fiat" ou "Honda vs resto do mundo"...
                              A marca pouco importa... o que importa, como já foi dito acima para o teu caso, é que cumpra as normas MB229.1 ou MB229.3.
                              O meu mecanico nao se importa que eu leve o oleo, por isso onde posso comprar um oleo que nao seja suspeito, que não seja mafioso ?

                              E os filtros, é muito importante, ou é tudo mais ou menos igual ?

                              A qualidade do oleo influi na vida do turbo ? E que o meu anda a zunir (sobretudo a frio) ... deve estar a dar as ultimas

                              Comentário


                                #16
                                Ando sem tempo, mas lá terá que ser

                                Ando sem tempo, e a minha E220 CDi lá me recorda que já a devia ter levado à revisão sempre que a ligo ... neste momento está "service excedeed by 1500kms" .

                                Já tenho esta carrinha há 6 anos, e nunca deixei exceder tantos kms sobre a revisao, a qual costmo fazer todos os 20000 ... será que estes 1500Kms a mais são graves, ou o oleo esta preparado e tolera bem estes casos ?


                                Então e preciso da vossa ajuda, que oleo compro afinal para a carrinha ?

                                Recordo que prezo:

                                >Longevidade, pois, uso a carrinha pouco, cerca de 10.000kms por ANO, por isso só mudo o oleo de 2 em 2 anos

                                > Costumo andar em baixos regimes, e mesmo em autoestrada raramente passo dos 120~130km/h

                                > Tenciono comprar uma caravana, pequenina, mas ainda assim é sempre um esforço acrescido para o motor


                                Algum destes pontos merecerá um oleo com alguma nuance especial ?

                                Comentário


                                  #17
                                  Tendo em conta que faz uma média relativamente pequena de km's por ano não seria melhor usar por exemplo um óleo 10w40 (que cumpra a norma 229.1) e mudar ao fim de um ano ou 10000 km's?

                                  Sempre me fez alguma "impressão" ver alguns livros de revisões de carros assistidos na Mercedes onde colocam óleo 10w40 semi sintético para 20000 km's ou mais! Eu nos meus carros nunca faço mais que 10000 km's com esse tipo de óleo, que é o recomendado.
                                  Isto só para dizer que em princípio os 1500 km's a mais não terão grande problema ;)

                                  Mas se fores por exemplo ao site da Castrol a recomendação para esse motor é o 100% sintético 0w30 ou em alternativa 5w30... (o que não quer dizer que não se possam usar outros...)
                                  Editado pela última vez por PRAP; 10 November 2010, 23:25.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ainda não percebi lá muito bem a cena do 0w30, 5w30 ... sei que está relacionado com a viscosidade do oleo, e que devemos de usar a graduação de acordo com a idade do motor, estação do ano (se bem que com os multigrades já dá para o ano todo, né? )

                                    No meu caso, pretendo um bom oleo para continuar a mudar de 20 em 20 mil (esta bem que o ideal seria mudar de 10 em 10, que é a kilometragem que faço anualmente, mas não tenho grande paciencia para mudar de 10 em 10, para além de que isso iria originar mais desperdicio de oleo , isto numa prespectiva ecologica, claro)

                                    Prefiro um oleo do melhor para 20.000, nao me importo de pagar mais, desde que seja bom para o motor...

                                    Ah, por falar na saude do motor, está com 220.000 kms e praticamente não gasta oleo

                                    Comentário


                                      #19
                                      É simples ... no manual do teu carro vem o tipo de oleo que ele deve levar ... e é esse que lá deves colocar ... nao vale a pena arriscar.

                                      SAE para óleos de motores:

                                      A SAE (Society of Automotive Engineers) desenvolveu um sistema de classificação baseado nas medições de viscosidade. Para óleos de motores, este sistema estabeleceu 11 tipos de classificações ou graus de viscosidade: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W, 20, 30, 40, 50 e 60. O "W"que se segue ao grau de viscosidade SAE significa inverno (winter) e indica que um óleo é adequado para uso em temperaturas mais frias. Os óleos que tem a designação W devem ter o valor de viscosidade adequado quando medidos nas temperaturas baixas. As classificações SAE que não incluem o W definem graduações de óleo para uso em temperaturas mais altas. A viscosidade desses óleos SAE 20, 30 40 e 50 devem ter o valor adequado quando medidos a 100°C.



                                      A viscosidade de um óleo é tanto mais alta quanto maior é o número S.A.E., assim, um óleo S.A.E. 30 é mais viscoso que um óleo S.A.E. 20 e um óleo S.A.E. 20W é mais viscoso que um óleo S.A.E. 10W.

                                      Os oleos que o teu mecanico tem sao ambos de excelente qualidade ... principalmente o Liqui Molli !
                                      Editado pela última vez por SPV; 11 November 2010, 09:57.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SPV Ver Post
                                        É simples ... no manual do teu carro vem o tipo de oleo que ele deve levar ... e é esse que lá deves colocar ... nao vale a pena arriscar.




                                        Os oleos que o teu mecanico tem sao ambos de excelente qualidade ... principalmente o Liqui Molli !
                                        Mas dentro do liqui molli devem haver varias gamas ..

                                        Não me importo de gastar mais, desde que seja fixe

                                        Comentário


                                          #21
                                          Tão importante ou mais do que os km's é o tempo. Se a marca diz que o óleo tem validade de 1 ano é usar só durante 1 ano, nem que tenha feito metade dos km's possíveis.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                            Mas dentro do liqui molli devem haver varias gamas ..

                                            Não me importo de gastar mais, desde que seja fixe
                                            Dentro do Liqui Molli há um ou dois que sao compativel com o teu motor ... é esse que deves usar ...

                                            Não penses que por ser mais caro é melhor ... tens de colocar o que é recomendado pelo fabricante (tem de cumprir as normas) .


                                            Estás a complicar uma coisa tão simples !!


                                            Mas com esse mercedes já tens desconto na MB por ter mais de 8 anos, dificilmente te compensa fazer a assitencia fora da MB.

                                            Há vantagens que vêm com a idade


                                            Com as "Vantagens Mercedes-Benz + 8 anos", os automóveis com mais de 8 anos beneficiam de ofertas exclusivas:

                                            - mudança de óleo e filtro por 85€
                                            - 10% desconto na mão-de-obra
                                            - 15% desconto nas peças
                                            - 20% desconto no óleo



                                            Mercedes-Benz Portugal - Serviço & Oficina - Vantagens Mercedes-Benz +8


                                            Eu pessoalmente uso da marca Motul !

                                            Comentário


                                              #23
                                              Ha bocado fui a uma grande superficie automovel multinacional francesa, e perguntei quanto era uma mudança de Oleo para a minha 220CDI do ano 2000, com quase 300.000Kms

                                              Disseram-me que o preço base eram 25€ para o filtro + Serviço, mais 25€ para o oleo deles a Granel, Repsol 10W40 , e que é o que usam em quase todos os carros, e recomendam mudar a cada 10.000kms

                                              Falei um pouco mais com o funcionario, que disse-me que se quisesse poderia escolher um oleo melhor do mostruario, mas aconselhou-me a fugir do 0W30 que se usa de origem , dada a idade do motor e quase 300.000kms

                                              No meu caso, costumo fazer cerca de 10.000kms por ano, o que significa que costumo mudar o oleo a cada 2 anos , o que muitos desaconselham por ser um intervalo tao alargado

                                              O que me recomendam ? Meto o oleo a granel da Repsol 10W40 e mudo a cada 10.000, ou investo em algo melhor ?

                                              Obrigado

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Civismo Ver Post
                                                Ha bocado fui a uma grande superficie automovel multinacional francesa, e perguntei quanto era uma mudança de Oleo para a minha 220CDI do ano 2000, com quase 300.000Kms

                                                Disseram-me que o preço base eram 25€ para o filtro + Serviço, mais 25€ para o oleo deles a Granel, Repsol 10W40 , e que é o que usam em quase todos os carros, e recomendam mudar a cada 10.000kms

                                                Falei um pouco mais com o funcionario, que disse-me que se quisesse poderia escolher um oleo melhor do mostruario, mas aconselhou-me a fugir do 0W30 que se usa de origem , dada a idade do motor e quase 300.000kms

                                                No meu caso, costumo fazer cerca de 10.000kms por ano, o que significa que costumo mudar o oleo a cada 2 anos , o que muitos desaconselham por ser um intervalo tao alargado

                                                O que me recomendam ? Meto o oleo a granel da Repsol 10W40 e mudo a cada 10.000, ou investo em algo melhor ?

                                                Obrigado
                                                Porque não um 5w40 sintético para usar durante esses 2 anos e fazer os tais 20 mil km's?
                                                É recomendado pela marca, e o próprio computador de Bordo (ao fazer reset na manutenção) determina os intervalos com essa norma (229.5 ou equivalente penso eu)

                                                Os 300 mil por si só não devem ser motivo para consumo de óleo, mesmo com a viscosidade mais fina (0w30).
                                                Tenho um 270 CDI com quase 400 mil e ao fim de 20 mil km's com 5w40, o nível está sempre no máximo

                                                Com um 10w40 semi sintético, eu não faria mais de 10 mil km's sem trocar ;)
                                                Editado pela última vez por PRAP; 02 January 2016, 23:48.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PRAP Ver Post
                                                  Porque não um 5w40 sintético para usar durante esses 2 anos e fazer os tais 20 mil km's?
                                                  É recomendado pela marca, e o próprio computador de Bordo (ao fazer reset na manutenção) determina os intervalos com essa norma (229.5 ou equivalente penso eu)

                                                  Os 300 mil por si só não devem ser motivo para consumo de óleo, mesmo com a viscosidade mais fina (0w30).
                                                  Tenho um 270 CDI com quase 400 mil e ao fim de 20 mil km's com 5w40, o nível está sempre no máximo

                                                  Com um 10w40 semi sintético, eu não faria mais de 10 mil km's sem trocar ;)
                                                  Boa noite! E que 5w40 sintético recomendarias, por ex ?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tenho uma w202 220cdi com 340 mil... pessoalmente uso Castrol Edge 5w40 Turbodiesel (embalagem dourada) cumpre a norma 229.31 e 229.5... investes num oleo melhorzinho, e ficas mais descansado

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Mais um detalhe importante a assinalar sobre a minha mercedes 220cdi: Raramente faço trajectos em que o motor tenha tempo de aquecer.

                                                      Ou seja , apenas 1 em cada 10 vezes que ligo o motor faço mais de 10Km, pois a maioria sao voltinhas aqui na cidade.

                                                      Mais de metade dos trajectos são menos de 2KM

                                                      Bem sei que o motor deveria ter tempo de aquecer, mas naturalmente que nao vou dar a volta à cidade de proposito para aquecer o motor

                                                      Por fazer maioritariamente trajectos curtos, devo ter alguma preocupacao adicionar com o oleo ?

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X