tinha visto numa revista uma fiat strada com o 1.9 jtd 100cv e dizia que era o motor dos puntos 2. mas ja estive a pesquisar e realmente existem varias potencias.
Tem 80 cavalos esse motor, os Bravos JTD 100 é que são de 100 cavalos.
Esse motor nunca mais acaba se for bem tratado.
O Punto mk2 1.9 JTD tem 80 cv ou 1.9D com 60cv (este é fácil de identificar porque não tem conta-rotações sequer)
O Bravo mk1 1.9 TD há de 75 e de 100cv
O Bravo mk1 1.9 JTD tem 105cv
A Marea, ou neste caso Marengo, 2.5 TD tem 125cv
As motorizações do Punto JTD para portugal sempre forem "as mais pequenas", noutros países há outras potências mais elevadas. No GPunto existe até o 1.6mJet noutros países e nós temos "apenas" o 1.3 mJet. Deste modelo existiu ainda uma versão 1.9 mJet com 130cv que é algo rara por estes lados do continente.
Outros da "mesma época":
Renault 1.9D tem 60cv; 1.9dti tem 90 ou 100, clio e megane, respectivamente.
Opel 1.7 dti tem 75cv; 2.0dti tem 100cv há ainda as versões D e Di cujas potências não sei quais são e penso não terem turbo.
PSA 1.5D tem 60cv aproximadamente; 1.9TD tem 100cv
VW 1.9TDi tem 90cv, 100cv; 1.7sdi tem 60cv; 1.9sdi tem 70cv
De todos estes motores considero notoriamente mais evoluído o JTD, considerando-o o melhor na relação qualidade/fiabilidade/potência.
Um carro mt bom tb é o peugeout 205 tem um motor 1.8 com 63cv se não me engano, eu na minha fazia uma media de 100 km por dia.
E conseguia fazer medias de 5.5 lts. Convem dizer que tem um pneu 195-60-15 e sempre de pé a fundo tipo era o que ella dava.
Comentário