Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Motores a Gasolina e turbo

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Comparativo] Motores a Gasolina e turbo

    Serve o presente para tentar saber diferenças/semelhanças entre diversos motores irrequietos do mercado.


    1.4 multiair 170 cvs vs. 1.4 tsi 160cv vs. 1.6 THP de 156 cv vs. 1.6 turbo 180cv da Opel vs. outros que queiram introduzir.

    Nas medições que vi (automotor, por exemplo) os 156 cavalos montados no RCZ conseguem melhores prestações que o Scirocco e, incrivelmente, melhores consumos.

    Embora as cilindradas sejam diferentes, a diferença de cavalagem e de prestações não é assim tão diferente...

    #2
    O 1.4 TSi vai até aos 180cv (esta a chegar o 185cv)

    O 1.6 THP 200cv vs 1.6 OPC 192cv

    Comentário


      #3
      Seat IBIZA Cupra. 1.4 tsi 180 cv

      Comentário


        #4
        Penso que só há estes motores do género neste momento. Mas a Nissan e a Ford estão prestes a lançar cada uma um pequeno turbinado, no Juke e no Novo Focus.

        Comentário


          #5
          A minha experiencia resume-se ao TSI e ao 1.4T da alfa com 155cv, pré multiair. Destes dois ''depreendi'' que o compressor faz alguma diferença, no sentido em que nos dá a sensação de conduzir um motor mais cheio e mais linear, contudo é menos pontudo.

          Por isso a minha preferencia pessoal recai no TSI, porque é bem mais disponível em baixas e me faz lembrar menos vezes que estou a conduzir ''apenas'' um 1.4.

          Comentário


            #6
            Pois o Tsi ganha em baixo e perde em alta, levando a que depois em prestações absolutas até desanime um pouco em relação à concorrência. Basta comparar as prestações do 1.6 Psa montado no RCZ e o 1.4 do Scirocco. Agora, não sei se nestes casos haverá grandes diferenças de escalonamento da caixa, cx, suspensões etc que influenciem os resultados.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por neoalfa Ver Post
              Pois o Tsi ganha em baixo e perde em alta, levando a que depois em prestações absolutas até desanime um pouco em relação à concorrência. Basta comparar as prestações do 1.6 Psa montado no RCZ e o 1.4 do Scirocco. Agora, não sei se nestes casos haverá grandes diferenças de escalonamento da caixa, cx, suspensões etc que influenciem os resultados.
              So se for o 1.4 TSi de 122cv/125cv...! O 170cv no Golf chega muito bem para a concorrencia "1400 litros", e então no Ibiza Cupra/VW Polo GTI 180cv ui...!!!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
                So se for o 1.4 TSi de 122cv/125cv...! O 170cv no Golf chega muito bem para a concorrencia "1400 litros", e então no Ibiza Cupra/VW Polo GTI 180cv ui...!!!
                Estavamos a falar da versão 160 do scirocco vs a versão 156 do rcz...

                Comentário


                  #9
                  Continuo a achar que prestações puras e duras não é tudo

                  O 1.4 Tsi é o mais homogéneo e com a melhor faixa de utilização!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por neoalfa Ver Post
                    Estavamos a falar da versão 160 do scirocco vs a versão 156 do rcz...
                    OK! Pensei que era um TSi vs Multiair

                    Comentário


                      #11
                      O vencedor no binómio prestações/consumos é o Mini Cooper S 184cv.

                      0-100: 7s
                      Consumo médio: 5,8L/100

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                        O vencedor no binómio prestações/consumos é o Mini Cooper S 184cv.

                        0-100: 7s
                        Consumo médio: 5,8L/100
                        O facto do carro ser pequeno e leve tambem ajudam.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                          O facto do carro ser pequeno e leve tambem ajudam.
                          A diferença de peso entre o Mini e os carros de que se fala neste tópico é pequena:

                          Mini Cooper S - 1205kg
                          VW Scirocco 1.4TSI - 1271kg
                          Peugeot RCZ 1.6 THP - 1275kg

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                            O vencedor no binómio prestações/consumos é o Mini Cooper S 184cv.

                            0-100: 7s
                            Consumo médio: 5,8L/100
                            E se a estrada não for sempre a descer quanto é que gasta?

                            Comentário


                              #15
                              Esta semana andei num Mini JCW, e a media era de 14l/100

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por baixinho Ver Post
                                E se a estrada não for sempre a descer quanto é que gasta?
                                Outra vez essa conversa da treta? Todos os carros gastam mais do que o anunciado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                  Outra vez essa conversa da treta? Todos os carros gastam mais do que o anunciado.
                                  Então a conversa não é da treta, treta é o anunciado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por baixinho Ver Post
                                    Então a conversa não é da treta, treta é o anunciado.
                                    Sim, mas é treta para todos. Estes números servem nem tanto para medir valores absolutos, mas sim para se verificarem as diferenças existentes entre os vários motores. E o Mini gasta menos do que os outros.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Todos deverão ter versões para vários níveis de potência (muitas vezes fisicamente iguais), no geral muito semelhantes ao equivalente do "vizinho".

                                      Um pouco como comparar motores TD 2.0.

                                      O TSI será o que tem mais potencial para performance, é o único que tem uma versão com compressor+turbo, o que significa que é possível mandá-lo para potências quase ridículas sem qualquer lag e sem entrega pontuda. Os outros, dependendo só do turbo, a partir de uma certa potência o lag começa a fazer-se notar.

                                      O Multiair deverá ser o mais eficiente e, dos turbinados, o que terá menos lag.

                                      Mas de qualquer das formas não acho que as diferenças justifiquem comprar qualquer um dos carros que os equipam, só pelo motor.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                        O vencedor no binómio prestações/consumos é o Mini Cooper S 184cv.

                                        0-100: 7s
                                        Consumo médio: 5,8L/100
                                        Lamento o Polo GTI ganha

                                        Velocidade máxima (km/h) 229
                                        Aceleração dos 0-100 km/h 6.9
                                        Combinado (l/100km) 5.9

                                        Este carro tá um exagero... A piada é que tem melhores prestações e consumos que o irmão Ibiza FR 1.4 TSI 180 cv... e a seat é que é a desportiva.. enfim tretas da vag :P

                                        Cumprimentos

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
                                          Lamento o Polo GTI ganha

                                          Velocidade máxima (km/h) 229
                                          Aceleração dos 0-100 km/h 6.9
                                          Combinado (l/100km) 5.9

                                          Este carro tá um exagero... A piada é que tem melhores prestações e consumos que o irmão Ibiza FR 1.4 TSI 180 cv... e a seat é que é a desportiva.. enfim tretas da vag :P

                                          Cumprimentos
                                          Por acaso duvido muito desses números face aos do mini...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
                                            Por acaso duvido muito desses números face aos do mini...
                                            Não vejo porquê... o GTI é mais leve que o mini... tem turbo+compressor... tem um binário superior ao mini e um motor que se pode explorar até às 6200 rpm contra as 5500 do mini.

                                            Se não me engano esta versão de 184cv é só um "upgrade" de um motor que já tem uns anitos. Esta versão do TSI é bastante recente.

                                            Cumprimentos

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
                                              Lamento o Polo GTI ganha

                                              Velocidade máxima (km/h) 229
                                              Aceleração dos 0-100 km/h 6.9
                                              Combinado (l/100km) 5.9

                                              Este carro tá um exagero... A piada é que tem melhores prestações e consumos que o irmão Ibiza FR 1.4 TSI 180 cv... e a seat é que é a desportiva.. enfim tretas da vag :P

                                              Cumprimentos
                                              Eu diria que é empate.

                                              É mais rápido 0,1s e gasta mais 0,1l. A DSG tem também um papel importante, face à manual do Mini. Uma bela proposta esse Polo, por um preço muito baixo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                                Eu diria que é empate.

                                                É mais rápido 0,1s e gasta mais 0,1l. A DSG tem também um papel importante, face à manual do Mini. Uma bela proposta esse Polo, por um preço muito baixo.
                                                Não te esqueças que também tem mais 1 kmh de velocidade máxima!!!!!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                                  Eu diria que é empate.

                                                  É mais rápido 0,1s e gasta mais 0,1l. A DSG tem também um papel importante, face à manual do Mini. Uma bela proposta esse Polo, por um preço muito baixo.
                                                  Originalmente Colocado por andantedodia Ver Post
                                                  Não te esqueças que também tem mais 1 kmh de velocidade máxima!!!!!
                                                  Bom, ainda estou para conhecer alguém que escolha um polo face ao mini baseando-se apenas nesses "factos"...quando chegam as curvas, aquela plataforma ressente-se...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    A verdade é que as medições da automotor não dão vantagem aos tsi 170 face ao thp de 156 cv...

                                                    Ou seja, pontudo ou não, mais linear ou não, em termos absolutos (cronómetro) não se destaca.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por MrBrown Ver Post
                                                      Bom, ainda estou para conhecer alguém que escolha um polo face ao mini baseando-se apenas nesses "factos"...quando chegam as curvas, aquela plataforma ressente-se...
                                                      Não sei quem é que disse isso. Até porque convirá relembrar que entre ambos dista uma diferença de cerca de 5000€. Não são bem a mesma coisa.

                                                      Contudo, esta nova plataforma do Polo é bastante competente.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Lotus Ver Post
                                                        Não sei quem é que disse isso. Até porque convirá relembrar que entre ambos dista uma diferença de cerca de 5000€. Não são bem a mesma coisa.

                                                        Contudo, esta nova plataforma do Polo é bastante competente.
                                                        Lá está...eu nem os consideraria propriamente concorrentes directos...era mais isso que queria dizer.

                                                        Quanto à plataforma, nunca andei num destes mais vitaminados (ibiza cupra ou polo gti), diria que é mais competente que a anterior (o que não é mesmo nada difícil) mas poria algumas reticências no bastante. Acredito é que estas versões, a ter reforços, sejam bastante superiores, isso sim...mas se a diferença entre um ibiza normal e um ibiza cupra for a mesma entre um mini normal e um cooper s (em termos dinâmicos), o s continua a levar o meu voto...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          O Cooper S continua a ser a referência de comportamento dinâmico no seu segmento. Tem muitas coisas a seu favor: o know-how BMW, o tamanho, as rodas no extemo da carroçaria, a direcção dura, precisa e directa, a suspensão multi-link, etc.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Já conduzi kms suficientes no motor vw e opel para opinar.

                                                            O vw deverá ser um dos motores de pequena cilindrada mais disponiveis do mercado, força sempre disponivel para um consumo citadino no golf, entre 8 e 9.
                                                            O opel pareceu-me ser um motor muito apropriado para quem quer poupar combustivel, e quando quiser carregar no pedal os hp estão lá.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X