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Seat Altea XL 1.6TDI Freetrack 2010

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    [Test-drive] Seat Altea XL 1.6TDI Freetrack 2010

    Andei desde segunda-feira, até ontem (quarta-feira) com um Altea XL freetrack.

    Pontos a favor: espaço interior, posição de condução, suavidade do motor.

    Pontos contra: péssima qualidade de materiais (plásticos e tecidos), tamanho do GPS, prestações e consumos.

    Então é assim, o motor 1.6 TDi é muito suave (nem parece um TDI), linear, mas é muito "piqueno" para tanto carro, durante estes três dias testei em diversos ambientes IP4, A24, A25, A1 e trânsito. Aquilo não anda, arrasta-se.

    A versão com que andei tinha o pack multimédia, que não usei porque o carro não tem carregador de DVD (estranhamente para mim, não sei se é usual não ter...), com monitor no tecto do carro de tamanho razoável. O GPS, é do tamanho do TomTom mais fraco, é muito pequeno e a posição onde o mesmo se encontra é ridícula o que obriga a tirar os olhos da estrada para se ver... Quanto ao modo de funcionamento é perfeito. (deve ser o mesmo sistema GPS do Insignia, pois a voz da "menina" é a mesma).

    Quanto aos plásticos por dentro, são mesmo ordinários, piores que o Felicia que tive em tempos. Mas que grande porcaria. Reparei que nas portas até estavam mal cortados, muito afiados, prontos para ferir alguém mais distraido. A consola entre bancos, onde estão alojados vários botões, como o abrir e fechar portas, ESP, monitorização de pneus e start/stop já abanava...e o carro é de Junho !!! No que aos materiais diz respeito, confesso que não me lembro de ter andado num pior (bem, talvez a R 4L).

    Consumos, 7.7L, achei exagerado, quer para o motor (1.6), quer para que os supra sumos da tecnologia mundial de automóveis anunciam para esse motor (note-se que tem start/stop e julgo que os apêndices do ecomotive). O meu Alfa gasta mais um "pouquito", mas a andar estupidamente muito mais...

    Como ponto a favor, para além do que disse em cima, destaco o sistema start/stop. Confesso que me estava a habituar ao sistema, muito suave e eficaz, julgo que é uma boa solução.

    Conclusão, alguém acha que aquele carro, valha 27 mil euros?

    Nunca o aconselharia a ninguém, mas digam-me se estou errado por achar que o carro não vale o que pedem por ele (tendo em conta o que de melhor por há por ai, inclusive no Grupo VAG).

    #2
    Tem um bom preço tendo em conta que é concorrente de C4 Picassos e Scénic's. Estas andam pela ordem dos 30.000€. Mas realmente se é assim tão fraco não vale o dinheiro que custa.

    Comentário


      #3
      Se for mais barato que os outros talvez valha.

      Quando andei no Toledo(a ultima versão) tambem achei o interior muito pobre, pelo menos tendo em conta o carro/segmento.(Era semelhante a esse)Mais por achar feio do que pela falta de qualidade em si, já que os plasticos podem ser parecer maus, e resistir bem ao tempo.

      Tal como esse era espaçoso e vinha com o 1.9 tdi que não era um foguete mas chegava bem.

      E para quem andar com calma e com a familia acredito que esse tambem chegue, mas nunca o conduzi.
      Tambem duvido que ande muito menos que o C4P 1.6hdi

      Como já disse, se a diferença de preço em relação aos outros veiculos do mesmo segmento for de mais de 3.000€ acho que não é por ter plasticos aparentemente mais pobre que se torna uma má opção, apesar de gostar mais do C4P.

      Quanto ao GPS realmente pelo que já vi, concordo que devia estar colocado noutra posição.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Mikef Ver Post
        Andei desde segunda-feira, até ontem (quarta-feira) com um Altea XL freetrack.

        Pontos a favor: espaço interior, posição de condução, suavidade do motor.

        Pontos contra: péssima qualidade de materiais (plásticos e tecidos), tamanho do GPS, prestações e consumos.

        Então é assim, o motor 1.6 TDi é muito suave (nem parece um TDI), linear, mas é muito "piqueno" para tanto carro, durante estes três dias testei em diversos ambientes IP4, A24, A25, A1 e trânsito. Aquilo não anda, arrasta-se.

        A versão com que andei tinha o pack multimédia, que não usei porque o carro não tem carregador de DVD (estranhamente para mim, não sei se é usual não ter...), com monitor no tecto do carro de tamanho razoável. O GPS, é do tamanho do TomTom mais fraco, é muito pequeno e a posição onde o mesmo se encontra é ridícula o que obriga a tirar os olhos da estrada para se ver... Quanto ao modo de funcionamento é perfeito. (deve ser o mesmo sistema GPS do Insignia, pois a voz da "menina" é a mesma).

        Quanto aos plásticos por dentro, são mesmo ordinários, piores que o Felicia que tive em tempos. Mas que grande porcaria. Reparei que nas portas até estavam mal cortados, muito afiados, prontos para ferir alguém mais distraido. A consola entre bancos, onde estão alojados vários botões, como o abrir e fechar portas, ESP, monitorização de pneus e start/stop já abanava...e o carro é de Junho !!! No que aos materiais diz respeito, confesso que não me lembro de ter andado num pior (bem, talvez a R 4L).

        Consumos, 7.7L, achei exagerado, quer para o motor (1.6), quer para que os supra sumos da tecnologia mundial de automóveis anunciam para esse motor (note-se que tem start/stop e julgo que os apêndices do ecomotive). O meu Alfa gasta mais um "pouquito", mas a andar estupidamente muito mais...

        Como ponto a favor, para além do que disse em cima, destaco o sistema start/stop. Confesso que me estava a habituar ao sistema, muito suave e eficaz, julgo que é uma boa solução.

        Conclusão, alguém acha que aquele carro, valha 27 mil euros?

        Nunca o aconselharia a ninguém, mas digam-me se estou errado por achar que o carro não vale o que pedem por ele (tendo em conta o que de melhor por há por ai, inclusive no Grupo VAG).
        WOW... As rebarbas assassinas voltaram ao Forum
        medo, muito medo...

        mais a sério... Todos os Seats que experimentei e andei da década que passou, Ibizas, Cordobas, Leons eram realmente muito manhosos no que toca a interiores. Não só uma qualidade aparente pobrezinha, como também ergonomia duvidosa.

        Comentário


          #5
          Quando se fala de consumos tem que se ter em conta as características do carro em causa.

          Um carro de 4,5 mts com mais de 1,6 mts de altura e mais de 1.500 kg não está talhado para ser um campeão nesta área.

          Não sei com que Alfa Romeo o estás a comparar, mas com certeza não é com um com as mesmas características !?

          Os SUVs e monovolumes, embora estes últimos menos, gastam muito mais que um ligeiro normal e necessitam de muito mais motor para mover a sua massa superior, mais atrito e menor aerodinâmica.

          Quando testei um Q7 3.0 tdi de 240 cv, disse na altura que tinha o mesmo nivel de desembaraço a andar que o meu A3 SB 2.0 tdi de 140 cv e era verdade. A diferença de 1.000 kg, 30 cm de altura, uns 15 de largura e muito mais pneu além do AWD não perdoa. Dos consumos não posso falar com rigor, mas facilmente serão o dobro para utilização equivalente.

          Eu já tenho referido que do meu actual Outlander para o anterior A3 Sportback, com o mesmíssimo motor houve um acréscimo de 30% de consumo se fizer o mesmo tipo de utilização e velocidades.

          Ou seja onde o A3 gastava 7 lts o Outlander gasta 9 lts

          Sobre o resto não me pronuncio, porque não conheço o carro.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por v7 Ver Post
            Quando se fala de consumos tem que se ter em conta as características do carro em causa.

            Um carro de 4,5 mts com mais de 1,6 mts de altura e mais de 1.500 kg não está talhado para ser um campeão nesta área.

            Não sei com que Alfa Romeo o estás a comparar, mas com certeza não é com um com as mesmas características !?

            Os SUVs e monovolumes, embora estes últimos menos, gastam muito mais que um ligeiro normal e necessitam de muito mais motor para mover a sua massa superior, mais atrito e menor aerodinâmica.

            Quando testei um Q7 3.0 tdi de 240 cv, disse na altura que tinha o mesmo nivel de desembaraço a andar que o meu A3 SB 2.0 tdi de 140 cv e era verdade. A diferença de 1.000 kg, 30 cm de altura, uns 15 de largura e muito mais pneu além do AWD não perdoa. Dos consumos não posso falar com rigor, mas facilmente serão o dobro para utilização equivalente.

            Eu já tenho referido que do meu actual Outlander para o anterior A3 Sportback, com o mesmíssimo motor houve um acréscimo de 30% de consumo se fizer o mesmo tipo de utilização e velocidades.

            Ou seja onde o A3 gastava 7 lts o Outlander gasta 9 lts

            Sobre o resto não me pronuncio, porque não conheço o carro.
            Percebo o teu ponto de vista, mas os consumos anunciados são
            Urbano (l/100 km) 5,5
            Extra-urbano (l/100 km) 4,3
            Ponderado (l/100 km) 4,7

            o que não corresponde minimamente à verdade.

            Comentário


              #7
              Existe um optimo remedio para esses casos: comprar o motor acima que existe certamente. Não podemos é querer comer chaputa e arrotar lagosta. Por 27.000 euros, é uma excelente proposta e sem grande concorrência no mercado actual pelos mesmos valores numa viatura nova com equipamento equivalente.

              7 litros é um consumo mais do que razoavel para um carro com esse motor e esse peso.

              Comentário


                #8
                andei com um passat 1.6tdi bluemotion durante uns 1200km durante as férias e também achei o motor muito fraquito... já há muito tempo que não tinha de recorrer tanto à caixa para que o carro se mexesse alguma coisa de jeito. DEpois de lançado até não se portava nada mal, desde que não apanhasse uma subida porque aí ou pisava no acelerador (quase a fundo) ou então arriscava-me a chegar ao cimo com uma 4ª ou mesmo 3ª metida... Quando se puxava, lá pelas +2500rpm até andava bem, mas antes era precisa ter muito cuidado. Então se deixasse cair até às 1500/1750rpm, ui, ui, era preciso ter muita paciência. TEnho como comparação a minha 308sw sport 110cv e achei um martírio conduzir o carro, e julgo que são carros mais ou menos equivalentes pois devem ter o mesmo peso (mais kg menos kg), mas a 308 anda com jante 17 e o passat jante 16, para além as alterações do motor viradas para o consumo.

                Comentário


                  #9
                  Adoro estes tópicos.

                  Consumo de 7.7 num carro desse tamanho com um 1.6 tavas à espera do quê? Dos 5l/100 que um Ibiza/Polo etc... com esse motor fazem a andar nas calmas?

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Gmigas Ver Post
                    Adoro estes tópicos.

                    Consumo de 7.7 num carro desse tamanho com um 1.6 tavas à espera do quê? Dos 5l/100 que um Ibiza/Polo etc... com esse motor fazem a andar nas calmas?
                    Não estava à espera de nada, porque o carro nem é meu nem tenho intenção de o comprar.

                    Além do mais, se lesses com atenção os post's anteriores verificavas que há uma grande diferença entre o consumo anunciado e o real... se tivesse à espera de alguma coisa, o que, repete-se, não é o caso, era que o marca tivesse o bom senso de divulgar os consumos reais, não os resultantes do seu delírio...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Mikef Ver Post
                      Percebo o teu ponto de vista, mas os consumos anunciados são
                      Urbano (l/100 km) 5,5
                      Extra-urbano (l/100 km) 4,3
                      Ponderado (l/100 km) 4,7

                      o que não corresponde minimamente à verdade.
                      Originalmente Colocado por Mikef Ver Post
                      Não estava à espera de nada, porque o carro nem é meu nem tenho intenção de o comprar.

                      Além do mais, se lesses com atenção os post's anteriores verificavas que há uma grande diferença entre o consumo anunciado e o real... se tivesse à espera de alguma coisa, o que, repete-se, não é o caso, era que o marca tivesse o bom senso de divulgar os consumos reais, não os resultantes do seu delírio...
                      Julgo que há normas que se têm que cumprir para se homologarem esses consumos. Mas concordo contigo, que genericamente as marcas publicitam consumos que parecem difíceis de atingir com uma condução normal.

                      Por outro lado, quase que aposto que se meteres esse carro nas mãos do user RPM ou Gavela eles conseguem fazer os consumos anunciados.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Mikef Ver Post
                        Não estava à espera de nada, porque o carro nem é meu nem tenho intenção de o comprar.

                        Além do mais, se lesses com atenção os post's anteriores verificavas que há uma grande diferença entre o consumo anunciado e o real... se tivesse à espera de alguma coisa, o que, repete-se, não é o caso, era que o marca tivesse o bom senso de divulgar os consumos reais, não os resultantes do seu delírio...
                        Diferença essa que existe em "n" carros...... Mas ainda acreditam no Pai Natal no que toca a consumos?!

                        Bons consumos só nas revistas, ah, e no fórum AHO. ....

                        Comentário


                          #13
                          Não sei se concordo muito ....

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por crash Ver Post
                            WOW... As rebarbas assassinas voltaram ao Forum
                            medo, muito medo...
                            Ui ui, já lá vão uns anos valentes sobre este tema

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Gmigas

                              Lindo... Quem traduz?
                              llllllooooollllll

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Mikef Ver Post
                                llllllooooollllll
                                Acho que já não ver ser precisa tradução

                                Comentário


                                  #17
                                  Rebarbas assassinas... se bem me lembro alguém se cortou literalmente num plástico qualquer!

                                  Originalmente Colocado por PeugeotSales Ver Post
                                  Existe um optimo remedio para esses casos: comprar o motor acima que existe certamente. Não podemos é querer comer chaputa e arrotar lagosta. Por 27.000 euros, é uma excelente proposta e sem grande concorrência no mercado actual pelos mesmos valores numa viatura nova com equipamento equivalente.

                                  7 litros é um consumo mais do que razoavel para um carro com esse motor e esse peso.
                                  Perfeitamente. A minha é igualmente pesada e larga e o 1.9 JTD "mama" 8 e pico na boa...

                                  Claro que se pusermos esse motor num Smart ele vai beber 1 L/100...

                                  Originalmente Colocado por Mikef Ver Post
                                  Andei desde segunda-feira, até ontem (quarta-feira) com um Altea XL freetrack.

                                  Pontos a favor: espaço interior, posição de condução, suavidade do motor.

                                  Pontos contra: péssima qualidade de materiais (plásticos e tecidos), tamanho do GPS, prestações e consumos.

                                  Então é assim, o motor 1.6 TDi é muito suave (nem parece um TDI), linear, mas é muito "piqueno" para tanto carro, durante estes três dias testei em diversos ambientes IP4, A24, A25, A1 e trânsito. Aquilo não anda, arrasta-se.

                                  A versão com que andei tinha o pack multimédia, que não usei porque o carro não tem carregador de DVD (estranhamente para mim, não sei se é usual não ter...), com monitor no tecto do carro de tamanho razoável. O GPS, é do tamanho do TomTom mais fraco, é muito pequeno e a posição onde o mesmo se encontra é ridícula o que obriga a tirar os olhos da estrada para se ver... Quanto ao modo de funcionamento é perfeito. (deve ser o mesmo sistema GPS do Insignia, pois a voz da "menina" é a mesma).

                                  Quanto aos plásticos por dentro, são mesmo ordinários, piores que o Felicia que tive em tempos. Mas que grande porcaria. Reparei que nas portas até estavam mal cortados, muito afiados, prontos para ferir alguém mais distraido. A consola entre bancos, onde estão alojados vários botões, como o abrir e fechar portas, ESP, monitorização de pneus e start/stop já abanava...e o carro é de Junho !!! No que aos materiais diz respeito, confesso que não me lembro de ter andado num pior (bem, talvez a R 4L).

                                  Consumos, 7.7L, achei exagerado, quer para o motor (1.6), quer para que os supra sumos da tecnologia mundial de automóveis anunciam para esse motor (note-se que tem start/stop e julgo que os apêndices do ecomotive). O meu Alfa gasta mais um "pouquito", mas a andar estupidamente muito mais...

                                  Como ponto a favor, para além do que disse em cima, destaco o sistema start/stop. Confesso que me estava a habituar ao sistema, muito suave e eficaz, julgo que é uma boa solução.

                                  Conclusão, alguém acha que aquele carro, valha 27 mil euros?

                                  Nunca o aconselharia a ninguém, mas digam-me se estou errado por achar que o carro não vale o que pedem por ele (tendo em conta o que de melhor por há por ai, inclusive no Grupo VAG).
                                  Tens fotos?!

                                  Vais-me desculpar mas não acredito que seja literalmente assim, não há um ligeiro exagero da tua parte?

                                  E olha que quanto a plásticos fracos sei bem o que são.
                                  Editado pela última vez por PDCouto; 23 September 2010, 16:01.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O meu irmão tem um Seat Altea Freetrak de 2009 e não me parece que seja assim nos plásticos, aliás ele está super satisfeito, ao ponto de me dizer que se comprasse hoje terei escolhido o mesmo carro.
                                    Em relação ao motor em tem 2.0 não sei se é com 140 ou 170 cavalos.... Ai já não poderei falar em relação ao 1.6 ser fraquinho.
                                    Mas já testei o QQ 1.5dci e o 3008 1.6 112cv e não os achei fracos... Agora um 2.0 é sempre diferente

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                      Rebarbas assassinas... se bem me lembro alguém se cortou literalmente num plástico qualquer!



                                      Perfeitamente. A minha é igualmente pesada e larga e o 1.9 JTD "mama" 8 e pico na boa...

                                      Claro que se pusermos esse motor num Smart ele vai beber 1 L/100...



                                      Tens fotos?!

                                      Vais-me desculpar mas não acredito que seja literalmente assim, não há um ligeiro exagero da tua parte?

                                      E olha que quanto a plásticos fracos sei bem o que são.

                                      As fotos podes procurar na net, este carro não tinha plásticos especiais só por ser para mim...

                                      E sim, são muito maus, muito mesmo! Qualquer Clio da actual geração tem melhores materiais, e já nem falo do Golf/Astra e por aí fora...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Quando o pessoal se punha a recomendar Octavias de olhos fechados (por acaso que se passa que não vejo ninguém recomendar octavia à algum tempo? ), eu para ser diferente recomendava a Seat Altea 1.6 TDI Freetrack à venda a partir de 25.000€ e que como tem muito pouca saída, acredito que a Seat faça uns descontos porreiros

                                        Agora efectivamente em relação aos plásticos confesso que não me recordo muito bem, nunca conduzi uma, apenas estive dentro de uma num stand da Seat não sei bem porquê

                                        O GPS que trás como opcional não tem por base o painel do RCD510??? é que como a consola central até é bastante inclinada, acho que facilita bastante a leitura rápida dos mapas ou controlos da parte do condutor

                                        PS: Sim, o 1.6 é um deus me livre

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                          WOW... As rebarbas assassinas voltaram ao Forum
                                          medo, muito medo...

                                          mais a sério... Todos os Seats que experimentei e andei da década que passou, Ibizas, Cordobas, Leons eram realmente muito manhosos no que toca a interiores. Não só uma qualidade aparente pobrezinha, como também ergonomia duvidosa.
                                          Qual é mesmo o problema do Leon mk1?

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                            Quando o pessoal se punha a recomendar Octavias de olhos fechados (por acaso que se passa que não vejo ninguém recomendar octavia à algum tempo? ), eu para ser diferente recomendava a Seat Altea 1.6 TDI Freetrack à venda a partir de 25.000€ e que como tem muito pouca saída, acredito que a Seat faça uns descontos porreiros

                                            Agora efectivamente em relação aos plásticos confesso que não me recordo muito bem, nunca conduzi uma, apenas estive dentro de uma num stand da Seat não sei bem porquê

                                            O GPS que trás como opcional não tem por base o painel do RCD510??? é que como a consola central até é bastante inclinada, acho que facilita bastante a leitura rápida dos mapas ou controlos da parte do condutor

                                            PS: Sim, o 1.6 é um deus me livre
                                            O GPS que agora vem nos Leons e afins é o RNS310 da VW. O ecrã é , de facto, pequeno.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por momentos Ver Post
                                              O GPS que agora vem nos Leons e afins é o RNS310 da VW. O ecrã é , de facto, pequeno.
                                              Tenho um Leon de 2010 e, pelo que sei, vem com o RNS315. Que adiciona funcionalidades de bluetooth em relação ao RNS310.

                                              Quanto ao tamanho penso que é mais do suficiente para uma boa leitura de navegação em GPS.

                                              Mas claro que não me importava de ter o 510!
                                              Editado pela última vez por bartotaveira; 23 September 2010, 20:41.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                WOW... As rebarbas assassinas voltaram ao Forum
                                                medo, muito medo...

                                                mais a sério... Todos os Seats que experimentei e andei da década que passou, Ibizas, Cordobas, Leons eram realmente muito manhosos no que toca a interiores. Não só uma qualidade aparente pobrezinha, como também ergonomia duvidosa.
                                                Foi logo o que me lembrei!!!!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  x2!

                                                  És tu, B?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por momentos Ver Post
                                                    O GPS que agora vem nos Leons e afins é o RNS310 da VW. O ecrã é , de facto, pequeno.
                                                    Mas se o carro tiver algum tempo, o GPS opcional não era o RCD510?

                                                    Agora, nos modelos mais recentes é que tem como opção o RNS310/510 não é?

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                      Qual é mesmo o problema do Leon mk1?
                                                      Pois, o problema de se usar o mesmo nome para carros perfeitamente distintos.

                                                      Nunca andei num Leon Mk1, só nos Mk2. Estava-me a referir a esse.
                                                      No entanto, já sentei o rabo por diversas vezes num Toledo, do qual o Leon Mk1 deriva, e realmente, não deixa de ser interessante comparar esse interior com os Seat da geração seguinte, e só uma palavra me ocorre: Retrocesso.

                                                      Quando falo nos Ibiza (e por arrasto o Cordoba), também refiro-me à geração que foi substituida, a 6L
                                                      Cheguei a pôr as mãos num 6K2 à um par de anos, um básico SDi comercial (mas bem estimado, sem uso excessivo), e mais uma vez, considero que tenha uma qualidade geral superior no interior à do seu sucessor, notando-se claramente mais rigor na montagem e até a ergonomia de todo o tablier a bater aos pontos o 6L.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                        Pois, o problema de se usar o mesmo nome para carros perfeitamente distintos.

                                                        Nunca andei num Leon Mk1, só nos Mk2. Estava-me a referir a esse.
                                                        No entanto, já sentei o rabo por diversas vezes num Toledo, do qual o Leon Mk1 deriva, e realmente, não deixa de ser interessante comparar esse interior com os Seat da geração seguinte, e só uma palavra me ocorre: Retrocesso.
                                                        Ah bom, o meu pai também tem um Toledo do tempo do Leon mk1 e fora os puxadores a descascar não há grandes problemas nos materiais e montagem dos ditos. Até acho que é bastante sólido para um carro com 10 anos e mais de 100 mil Km.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                                          Pois, o problema de se usar o mesmo nome para carros perfeitamente distintos.

                                                          Nunca andei num Leon Mk1, só nos Mk2. Estava-me a referir a esse.
                                                          No entanto, já sentei o rabo por diversas vezes num Toledo, do qual o Leon Mk1 deriva, e realmente, não deixa de ser interessante comparar esse interior com os Seat da geração seguinte, e só uma palavra me ocorre: Retrocesso.

                                                          Quando falo nos Ibiza (e por arrasto o Cordoba), também refiro-me à geração que foi substituida, a 6L
                                                          Cheguei a pôr as mãos num 6K2 à um par de anos, um básico SDi comercial (mas bem estimado, sem uso excessivo), e mais uma vez, considero que tenha uma qualidade geral superior no interior à do seu sucessor, notando-se claramente mais rigor na montagem e até a ergonomia de todo o tablier a bater aos pontos o 6L.

                                                          O meu pai tem um Toledo de 2000 com 340.000km e apesar de ser muito mal estimado o interior tem-se aguentado razoavelmente, excepto em pequenos pormenores como o volante e a manete da caixa. Os materiais não eram grande coisa, mas a montagem era boa.

                                                          Eu tenho um Ibiza SDi comercial de 2001 com 210.000km e o interior está em bom estado e sem barulhos. Curiosamente os plásticos que pareciam mais nobres são os mais degradados. Materiais fracos mas com montagem boa.

                                                          Tenho também um Leon de 2010 e não considero os materiais piores que os anteriores, bem pelo contrário. Embora ache que devia ter evoluído bem mais passados 10 anos e acompanhado a concorrência. Quanto a montagem ainda é cedo para saber, não tendo barulhos nesta altura.


                                                          E digam-me uma coisa: porque motivo se diz que os plásticos de qualidade são aqueles "rubber touch", mesmo que passado 3 ou 4 anos eles descasquem? Também se pode considerar plásticos de qualidade aqueles que resistem à passagem do tempo, mesmo sendo mais rijos.

                                                          Acho que tão importante como a qualidade aparente dos plásticos é uma boa montagem.


                                                          Fiquem bem.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                                            Mas se o carro tiver algum tempo, o GPS opcional não era o RCD510?

                                                            Agora, nos modelos mais recentes é que tem como opção o RNS310/510 não é?
                                                            Antigamente os GPS usados no Golf eram exactamente os mesmo usados nos Leons, mas agora ele disponibilizam o topo de gama apenas para o Golf não sei porquê.

                                                            Curiosamente o sistema de GPS 510 é exactamente igual, quer num Golf quer num Bentley...

                                                            Comentário

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