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Há maneira de aumentar potencia sem mexer no motor?

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    Há maneira de aumentar potencia sem mexer no motor?

    Boas pessoal.

    Peço desculpa se a minha pergunta parece um pouco ridícula, mas infelizmente pouco ou nada percebo de carros a nivel de mecanica.

    Há uns tempos atrás, eu criei um topico sobre a possibilidade de aumentar a potencia do meu Swift DDiS 1.3 70CV.

    As mentes mais ponderadas convenceram-me, finalmente, a não mexer no motor, pois isso traria mais inconvenientes e mais gastos para alem da reprogramação (nova embraiagem para aguentar o aumento de binario, etc).


    Mas como eu acho que o meu carro pede mais potencia em certas alturas, eu gostava de lhe dar um pequeno "impulso".

    O carro é ágil, mas o motor quase que desespera por um bocado mais de potencia.

    Eis, que chega a minha questao: A mim disseram-me que dava para "aumentar" os CVs atraves de filtros de ar especiais e canos de escape de alto rendimento?

    Não percebo disto, mas não quero por o meu carro a soar como um Renaul 5 tunning.

    #2
    Se gostas de cv psicológico força nisso.

    Ganhos marginais...

    Comentário


      #3
      Sem reprogramação nada feito, e se o carro não tiver um turbo, só com reprogramação os ganhos são normalmente muito tímidos.

      No teu caso (assumo que seja um turbodiesel), só com reprogramação podes ganhas uns bons cavalos, mas lembra-te que isto virá quase certamente a custo de maiores consumos e maior desgaste.

      Comentário


        #4
        aumentar a potencia dum motor atmosferico sem lhe mexer, nem com um milagre !!!

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
          aumentar a potencia dum motor atmosferico sem lhe mexer, nem com um milagre !!!

          Perdoem-me a ignorância mas o que é um "motor atmosférico"?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PanicProne Ver Post
            Perdoem-me a ignorância mas o que é um "motor atmosférico"?
            um motor atmosferico é um motor sem qualquer tipo de sobre.alimentação, ou seja, sem turbo

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
              um motor atmosferico é um motor sem qualquer tipo de sobre.alimentação, ou seja, sem turbo

              O meu tem turbo, se nao estou em erro.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                um motor atmosferico é um motor sem qualquer tipo de sobre.alimentação, ou seja, sem turbo
                o que não é o caso aqui.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                  um motor atmosferico é um motor sem qualquer tipo de sobre.alimentação, ou seja, sem turbo
                  Ou compressor.

                  E é possível extrair mais potência de um motor atmosférico, eles normalmente não vêm de fábrica a dar 100% do que conseguem (principalmente por causa das emissões), apenas não compensa porque o ganho é muito pouco.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                    aumentar a potencia dum motor atmosferico sem lhe mexer, nem com um milagre !!!
                    Este motor é o 1.3 JTD ou CDTI que equipa carros como o Punto, Corsa, Panda etc.....

                    Comentário


                      #11
                      Escapes e filtros aí vão fazer-te é ficares com a carteira mais leve, porque em andamento nada vais notar de significativo (ainda que o barulho te possa levar a pensar o contrário).

                      Num carro turbo, a maneira mais fácil de aumentar potência é através da reprogramação.

                      Os efeitos secundários podem ser muitos ou nenhuns (que sejam perceptíveis), dependendo de diversos factores, começando no modo como é reprogramado, e tendo extrema importância a forma como o conduzes.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                        aumentar a potencia dum motor atmosferico sem lhe mexer, nem com um milagre !!!
                        Não?




                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                          Não?




                          Não estou a par deste exemplo.

                          Que ganhos de potência teve?

                          Não ser mexido de motor inclui não alterar sequer os carburadores?

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                            Não estou a par deste exemplo.

                            Que ganhos de potência teve?

                            Não ser mexido de motor inclui não alterar sequer os carburadores?
                            Este claro que é mexido, potência?
                            Talvez o quadruplo de origem

                            Mas um aspirado de 60cv consegue 100cv sem grande ciência.
                            Normalmente as cames é obrigatório trocar.
                            Cames e carburação mais poderosa.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                              aumentar a potencia dum motor atmosferico sem lhe mexer, nem com um milagre !!!
                              Então eu já vi muita gente fazer milagres.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                                Não estou a par deste exemplo.

                                Que ganhos de potência teve?

                                Não ser mexido de motor inclui não alterar sequer os carburadores?
                                Se lhe montares uma admissão dinâmica mais uma linha de escape de alto rendimento e quando falo em linha de escape não estou a falar só da panela para fazer mais barulho, estou mesmo a falar em mudar tudo desde o colector até a ponteira. Só com isso ganhas mais uns cavalos, os ganhos depois vão depender dos motores em causa.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PanicProne Ver Post
                                  Boas pessoal.

                                  Peço desculpa se a minha pergunta parece um pouco ridícula, mas infelizmente pouco ou nada percebo de carros a nivel de mecanica.

                                  Há uns tempos atrás, eu criei um topico sobre a possibilidade de aumentar a potencia do meu Swift DDiS 1.3 70CV.

                                  As mentes mais ponderadas convenceram-me, finalmente, a não mexer no motor, pois isso traria mais inconvenientes e mais gastos para alem da reprogramação (nova embraiagem para aguentar o aumento de binario, etc).


                                  Mas como eu acho que o meu carro pede mais potencia em certas alturas, eu gostava de lhe dar um pequeno "impulso".

                                  O carro é ágil, mas o motor quase que desespera por um bocado mais de potencia.

                                  Eis, que chega a minha questao: A mim disseram-me que dava para "aumentar" os CVs atraves de filtros de ar especiais e canos de escape de alto rendimento?

                                  Não percebo disto, mas não quero por o meu carro a soar como um Renaul 5 tunning.
                                  Nos motores turbo isso não faz efeito a nível de ganhos de potencia pois o turbo é que controla a quantidade de ar admitida pelo motor, a única alteração que podes notar é uma melhor resposta nas baixas rotações.

                                  Comentário


                                    #18
                                    aumentar a potencia dum motor atmosferico sem lhe mexer, nem com um milagre !!!


                                    Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                    Não?

                                    se precisares de ajuda para interpretar o meu post, diz que eu posso ajudar

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ManuelBarbosa Ver Post
                                      Então eu já vi muita gente fazer milagres.
                                      a não sei que um aumento de 7cv no maximo seja um aumento de potencia....

                                      Comentário


                                        #20
                                        desliga o Ar condicionado

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Spinnaker Ver Post
                                          desliga o Ar condicionado

                                          Incrivelmente, mesmo em dias de bruto calor, nunca o ligo.

                                          Sempre fui um gajo de andar de vidro aberto, é mais libertador, é mais verão.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                            Este motor é o 1.3 JTD ou CDTI que equipa carros como o Punto, Corsa, Panda etc.....
                                            Multijet!

                                            Comentário


                                              #23
                                              então visto que esse 1.3 (1242cc..) é um TD, fazer uma reprogramação é o ideal... até 90cv não tens problemas. Mas vai sempre depender de como tratas do carro

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                Não?





                                                tem tudo a ver, tem

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  A única solução barata é mesmo a reprogramação, mas uma bem soft para não estragares a mecânica. Talvez de 70 para 80cv.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Crysis Ver Post
                                                    então visto que esse 1.3 (1242cc..) é um TD, fazer uma reprogramação é o ideal... até 90cv não tens problemas. Mas vai sempre depender de como tratas do carro
                                                    1248.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Metes uns tocolantes que isso ganha logo outra potência.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PanicProne Ver Post
                                                        Incrivelmente, mesmo em dias de bruto calor, nunca o ligo.

                                                        Sempre fui um gajo de andar de vidro aberto, é mais libertador, é mais verão.
                                                        É mais suor no sovaco.

                                                        Relativamente à potência, num carro como o teu, só mesmo com reprogramação é que irás notar qualquer coisa. Com 200€ és capaz de fazer a festa e ficar com 90cv.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por bg2 Ver Post
                                                          tem tudo a ver, tem
                                                          Motor preparado sem precisar de turbo?

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                            Motor preparado sem precisar de turbo?
                                                            O user questiona se consegue aumentar a potência de carro dele (que por acaso até tem Turbo) sem mexer no motor, e tu postas um Escort RS e um BDA.

                                                            Editado pela última vez por BMerlini; 25 September 2010, 07:04.

                                                            Comentário

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