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Papas-redormas idade

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    Papas-redormas idade

    Boas, tenho andado a pesquisar sobre o tema em questão mas gostava de me esclarecer pois já vi diferentes sites a dizer idades de utilização diferentes uns 14 outros 16 e outros 18 gostaria de saber se existem papa reformas para 14 anos e se sim se me aconselham alguma marca em especial. O meu filho tem 14 anos mas eu não quero que ele ande de mota, ele diz que também tem amigos que usam os papa reformas e que não se importava de possuir um e como traria facilidades em deslocações agradecia que ajudassem devido a minha ignorância. desde já obrigado

    #2
    penso que seja aos 16 anos com a carta de categoria B1.

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      #3
      Artigo 126º do C.E..

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        #4
        Compra-lhe uma bicicleta ou o passe, ele que espere até fazer os 18 para anda de carro.

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          #5
          Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
          Compra-lhe uma bicicleta ou o passe, ele que espere até fazer os 18 para anda de carro.
          Um idoso, à partida, muito mais consciente, com uma 'coisa' dessas é o perigo que é, um puto ainda mais novo que eu... há-de ser ainda pior.
          Depois não sabem nada do código, não fazem ideia do que andam a fazer na estrada.
          Concordo plenamente com a sugestão do Lagarto, se houver possibilidade para tal, penso que é a melhor opção.

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            #6
            Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
            Compra-lhe uma bicicleta ou o passe, ele que espere até fazer os 18 para anda de carro.

            concordo. Mais vale por o dinheiro, que iria gastar num papa-reformas, a render para depois comprar um carrito ao filho quando ele fizer 18.
            IMHO

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              #7
              Originalmente Colocado por domdiser Ver Post
              Boas, tenho andado a pesquisar sobre o tema em questão mas gostava de me esclarecer pois já vi diferentes sites a dizer idades de utilização diferentes uns 14 outros 16 e outros 18 gostaria de saber se existem papa reformas para 14 anos e se sim se me aconselham alguma marca em especial. O meu filho tem 14 anos mas eu não quero que ele ande de mota, ele diz que também tem amigos que usam os papa reformas e que não se importava de possuir um e como traria facilidades em deslocações agradecia que ajudassem devido a minha ignorância. desde já obrigado
              Isso é deitar o dinheiro de um carro quase novo ou mesmo novo ao lixo.

              A segurança entre uma coisa dessas e uma mota também não deve de ser muito diferente, com a diferença que na mota podemos largar a bicha e rebolar ou voar um bocado, e numa coisa dessas ficamos lá dentro... já vi acidentes com toques ridiculos nesses carros e aquilo desintegra-se, não sei até que ponto evoluíram até hoje.

              Há cursos para os miúdos na PRP, que lhes permitem andar de moto 50cc aos 14 anos. Desconheço se servirão para os micro-carros.

              Se fosse o meu puto... ou engoliria os temores próprios de pai e arranjava uma mota adequada ou fazia-o esperar pela carta de carro.

              Antigamente não havia crise nenhuma em os miúdos andarem de mota, os parque de estacionamento das escolas andavam cheio de LC's, SuperSports e afins... depois quando foi preciso tirar carta normal (creio em quem 1998?) parece que de repente as motas ficaram ainda mais perigosas do que são efectivamente. Hoje assiste-se a um ressurgir da tendência de aceitar a mota como transporte, mas nada do que era antigamente.
              Editado pela última vez por PDCouto; 25 September 2010, 13:55.

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                #8
                ok irei então seguir o conselho e comprar-lhe antes um carro aos 18 e aguentar com as suas birras. A sugestão do autocarro parece a melhor. obrigado

                Comentário


                  #9
                  Como já disseram , é dinheiro deitado fora. No domingo passado vi um que custava 15000 euros . E pensei: WTF ? É um dinheiro de um carro novo !
                  Olha, dá-lhe uma trotinette com motor a gasolina

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por domdiser Ver Post
                    ok irei então seguir o conselho e comprar-lhe antes um carro aos 18 e aguentar com as suas birras. A sugestão do autocarro parece a melhor. obrigado
                    Pois, acho que é o melhor. Estar a gastar um dinheirão agora para depois ir gastar na carta de condução e talvez um carro, penso que o melhor é gastar na carta e no carro quando for altura disso.

                    Comentário


                      #11
                      Nao percebo , dantes eu ia para a escola com o pessoal a pé ou de camioneta , brincavamos a fazer cabanas ... Agora actualmente vejo é putos de 12 anos com motas irritantes , teem papa reformas para ir para a escola , brincam com playstations ... onde irá esta juventudo pergunto ...

                      Comentário


                        #12
                        Um miúdo de 14 anos, que tipo de responsabilidade e "sangue-frio" terá na estrada, sozinho no meio dos outros condutores?

                        Com os tristes episódios que acontecem todos os dias nas estradas... Querem dar ao miúdo mais uma arma para a mão?
                        Basta um pequeno "Rambismo"() para se enfiar numa rotunda na altura errada e levar um bilhete directo para o hospital.

                        Conheço um caso de um rapaz de 17, que teve um acidente da treta com um Clio. O clio partiu o farol e amolgou a chapa do capot, enquanto o moço levou com a barra da "anti-roll cage" de lado que lhe valeu 3 costelas e o úmero partido, e a cara toda negra do lado esquerdo.

                        Para uma barra de suporte, teve uma resistência de m*rd*!
                        Filho meu anda de autocarro. Poupo dinheiro e poupo preocupações. O frio que apanha dá-lhe resistência que não quero florzinhas de estufa como filhos.

                        Quanto a birras... A educação é dada desde o início, e quando um filho levanta a crista, é preciso impor. Todos somos filhos, todos temos consciência disso, mesmo que custe a admitir.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Cunhao Ver Post
                          Como já disseram , é dinheiro deitado fora. No domingo passado vi um que custava 15000 euros . E pensei: WTF ? É um dinheiro de um carro novo !
                          Olha, dá-lhe uma trotinette com motor a gasolina

                          Escolha o seu Opel, compare modelos Opel - Opel Portugal

                          Vejam o preço do Agila
                          Desde € 10.820,00
                          Esse papa reformas consegue ser ainda mais caro do que um Corsa
                          Desde € 14.340,00

                          Comentário


                            #14
                            Algo que anda na moda... na Foz existe escola condução com mata velhos lol

                            E alguns desses jovens vão para colegio com papa reformas com cores engraçadas (laranja lamborghini e afins )

                            ideal era poupar os €€ mal tenha 18 anos compra um carro novo , vamos indo enquanto lhe der um carro , pois muitos de nós incluindo eu , se queria ter carro tive de trabalhar para o comprar

                            Comentário


                              #15
                              14 anos parece-me cedo demais... espera mais dois aninhos, ele que tire a carta de 125 que fica já com o codigo despachado para o carro e dás lhe depois uma mota qualquer usada para ele se ir habituando ao transito e a circular na estrada...

                              Isto claro se ele for um miudo com provas de responsabilidade dadas.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Andre18 Ver Post
                                14 anos parece-me cedo demais... espera mais dois aninhos, ele que tire a carta de 125 que fica já com o codigo despachado para o carro e dás lhe depois uma mota qualquer usada para ele se ir habituando ao transito e a circular na estrada...

                                Isto claro se ele for um miudo com provas de responsabilidade dadas.
                                Não sei se isso foi alterado recentemente, mas quando eu tirei a carta de carro (há 10 meses atrás), quem tinha carta de mota e queria a de carro, tinha que ir fazer o exame de código normal. Isto porque o de mota 125cc tinha umas 10 perguntas e o de carro tem (ou tinha, não sei ) 30. Um amigo meu teve de passar por esta situação...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por domdiser Ver Post
                                  ok irei então seguir o conselho e comprar-lhe antes um carro aos 18 e aguentar com as suas birras. A sugestão do autocarro parece a melhor. obrigado

                                  Sempre sera melhor , a menos que ele more muito longe da escola assim ja dava jeito.

                                  Mas também com essa idade ir já pa estrada secalhar não e a melhor opção.

                                  Comentário


                                    #18
                                    vejam la nao façam como o outro, ofereceu um SLK porque nao tinha tempo de levar o filho a escola

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Scuderia Ver Post
                                      E alguns desses jovens vão para colegio com papa reformas com cores engraçadas (laranja lamborghini e afins )
                                      Assim é que é:


                                      Depois há uns todos racing, uns com um ar mais SUVizado... que lolada

                                      Já me esquecia do "autocarro":

                                      Há um destes aqui na zona...

                                      Fonte das fotos: aixam.pt (desconhecia por completo a existência de um site)
                                      Editado pela última vez por xeLa; 26 September 2010, 10:55.

                                      Comentário


                                        #20
                                        ja se ve de tudo

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                          Não sei se isso foi alterado recentemente, mas quando eu tirei a carta de carro (há 10 meses atrás), quem tinha carta de mota e queria a de carro, tinha que ir fazer o exame de código normal. Isto porque o de mota 125cc tinha umas 10 perguntas e o de carro tem (ou tinha, não sei ) 30. Um amigo meu teve de passar por esta situação...
                                          Estás enganado. Um gajo não pode andar na estrada com uma 125cc e fazer apenas as especificas de motociclo. Então assim nem os sinais luminosos precisava saber.

                                          Resumindo:

                                          Se tens carta de carro e queres tirar mota: Código (10 especificas) + Condução

                                          Se tens carta de mota e queres tirar carro: Condução

                                          Eu por exemplo estou a tirar a carta A1 (até 125cc) e aos 18 apenas faço a condução e fico com a B. Isto porque quando fiz o código foram 30 perguntas, 10 especificas de mota e 20 gerais (as mesmas quando se faz apenas o carro).

                                          Desculpem não usar o vocabulário especifico, mas dá trabalho

                                          Comentário


                                            #22
                                            Sobre os mata-velhos (ou papa-reformas) felizmente desde 2005 é obrigatório ter carta de condução para os conduzir... Quando era apenas necessária a licença era uma festa para a velhada

                                            Comentário


                                              #23


                                              Ape50 é que é!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                                                Estás enganado. Um gajo não pode andar na estrada com uma 125cc e fazer apenas as especificas de motociclo. Então assim nem os sinais luminosos precisava saber.

                                                Resumindo:

                                                Se tens carta de carro e queres tirar mota: Código (10 especificas) + Condução

                                                Se tens carta de mota e queres tirar carro: Condução

                                                Eu por exemplo estou a tirar a carta A1 (até 125cc) e aos 18 apenas faço a condução e fico com a B. Isto porque quando fiz o código foram 30 perguntas, 10 especificas de mota e 20 gerais (as mesmas quando se faz apenas o carro).

                                                Desculpem não usar o vocabulário especifico, mas dá trabalho

                                                Então mas o exame de código de B não é o "principal", ou seja, o geral ? Quando eu tirei a carta era :

                                                Se tenho carta de carro e quero a de mota : exame de condução
                                                Se tenho a carta de mota e quero a de carro : exame de código e de condução.

                                                Mas também, umas semanas depois de fazer o exame de condução, já estava a sair um despacho qualquer a alterar as regras do exame de código de B, portanto... eles quietos é que não ficam ! Está sempre tudo a mudar.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                                  Então mas o exame de código de B não é o "principal", ou seja, o geral ? Quando eu tirei a carta era :

                                                  Se tenho carta de carro e quero a de mota : exame de condução Actualmente tens de fazer o código especifico da mota, são 10 perguntas.
                                                  Se tenho a carta de mota e quero a de carro : exame de código e de condução. A base do código da moto é a mesma de carro, são as mesmas 30 perguntas, o que difere é as 10 perguntas que são substituidas por especificas de moto no exame de quem quer tirar apenas moto, tens portanto...

                                                  - Cat B ou B1...30 perguntas de código

                                                  - Cat A1(125) ou CAt A+B...20 perguntas de código cat B + 10 perguntas especificas de moto
                                                  - Cat A para quem já tem cat B...10 perguntas especificas de moto



                                                  Mas também, umas semanas depois de fazer o exame de condução, já estava a sair um despacho qualquer a alterar as regras do exame de código de B, portanto... eles quietos é que não ficam ! Está sempre tudo a mudar.
                                                  Para quem tirou/tira carta de 125 não precisa fazer o exame de código novamente, pois a base do código é a mesma para ambos, sem o código do carro não tens carta de 125...o fazer o código novamente é para quem tem/tinha apenas licença de 50cm3, esses sim é que apenas faziam 5 ou 6 perguntinhas sobre meia duzia de sinais e tá a andar, os da 125 fazem as aulas de código todas e exame tal e qual os de carro, dai existir a diferença entre:

                                                  - carta de condução A1(125), que só pode ser tirada na escola de condução(tendo obrigatóriamente de tirar o código todo e fazer exames de código e condução exactamente iguais a quem tira a carta das motos maiores, simplesmente é feito com uma moto mais pequena)

                                                  - Licença de 50 que antes tratava-se na câmara municipal,(agora apenas no imtt, mas o processo é o mesmo, meia duzia de perguntas e uma voltinha ao quarteirão)

                                                  Editado pela última vez por paulo27; 26 September 2010, 15:21.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por paulo27 Ver Post
                                                    Para quem tirou/tira carta de 125 não precisa fazer o exame de código novamente, pois a base do código é a mesma para ambos, sem o código do carro não tens carta de 125...o fazer o código novamente é para quem tem/tinha apenas licença de 50cm3, esses sim é que apenas faziam 5 ou 6 perguntinhas sobre meia duzia de sinais e tá a andar, os da 125 fazem as aulas de código todas e exame tal e qual os de carro, dai existir a diferença entre:

                                                    - carta de condução A1(125), que só pode ser tirada na escola de condução(tendo obrigatóriamente de tirar o código todo e fazer exames de código e condução exactamente iguais a quem tira a carta das motos maiores, simplesmente é feito com uma moto mais pequena)

                                                    - Licença de 50 que antes tratava-se na câmara municipal,(agora apenas no imtt, mas o processo é o mesmo, meia duzia de perguntas e uma voltinha ao quarteirão)

                                                    quando me referi a isso era o que pensava... comigo em 2006 foi assim. Tinha carta A1, foi so fazer condução e tive a carta o dia exacto em que fiz 18 anos...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      ai se fosses meu pai

                                                      "entao fazemos assim...esperas ate aos 18 compras me um destes e ainda poupas uns trocos"


                                                      BMW 316 ci, 12.750 EUR, Guarda Souropires - Standvirtual



                                                      Deal?


                                                      tou so a brincar

                                                      agora falando a serio um miudo de 14 anos com uma bicicleta ja é o que é...agora imaginem com uma amostra de carro.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por paulo27 Ver Post
                                                        Para quem tirou/tira carta de 125 não precisa fazer o exame de código novamente, pois a base do código é a mesma para ambos, sem o código do carro não tens carta de 125...o fazer o código novamente é para quem tem/tinha apenas licença de 50cm3, esses sim é que apenas faziam 5 ou 6 perguntinhas sobre meia duzia de sinais e tá a andar, os da 125 fazem as aulas de código todas e exame tal e qual os de carro, dai existir a diferença entre:

                                                        - carta de condução A1(125), que só pode ser tirada na escola de condução(tendo obrigatóriamente de tirar o código todo e fazer exames de código e condução exactamente iguais a quem tira a carta das motos maiores, simplesmente é feito com uma moto mais pequena)

                                                        - Licença de 50 que antes tratava-se na câmara municipal,(agora apenas no imtt, mas o processo é o mesmo, meia duzia de perguntas e uma voltinha ao quarteirão)

                                                        Por acaso são 20 perguntas

                                                        Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                                        Então mas o exame de código de B não é o "principal", ou seja, o geral ? Quando eu tirei a carta era :

                                                        Se tenho carta de carro e quero a de mota : exame de condução
                                                        Se tenho a carta de mota e quero a de carro : exame de código e de condução.

                                                        Mas também, umas semanas depois de fazer o exame de condução, já estava a sair um despacho qualquer a alterar as regras do exame de código de B, portanto... eles quietos é que não ficam ! Está sempre tudo a mudar.
                                                        Se tiraste a carta à pouco tempo é estranho teres essa informação, pois as especificas já existem à muito tempo. Existem para a categoria A (10), C (20) e D (20). Assim, mesmo que tenhas as gerais (de carro) necessitas sempre de fazer as outras para obteres essas categorias

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Psittacus Ver Post
                                                          Estás enganado. Um gajo não pode andar na estrada com uma 125cc e fazer apenas as especificas de motociclo. Então assim nem os sinais luminosos precisava saber.

                                                          Resumindo:

                                                          Se tens carta de carro e queres tirar mota: Código (10 especificas) + Condução

                                                          Se tens carta de mota e queres tirar carro: Condução

                                                          Eu por exemplo estou a tirar a carta A1 (até 125cc) e aos 18 apenas faço a condução e fico com a B. Isto porque quando fiz o código foram 30 perguntas, 10 especificas de mota e 20 gerais (as mesmas quando se faz apenas o carro).

                                                          Desculpem não usar o vocabulário especifico, mas dá trabalho
                                                          Exactamente, eu tirei categoria A1 aos 16 anos e depois aos 18 já só fiz a condução para tirar a categoria B.
                                                          Mas se fosse agora talvez não tivesse feito isso, porque a categoria B já permite a partir dos 25 anos conduzir motas até 125 cc.

                                                          Comentário

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