Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Marca de automóveis nacional - Porque não existe?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Marca de automóveis nacional - Porque não existe?

    Porque raio não existe um fabricante nacional?
    Esta questão já foi levantada num outro tópico mas gostava de aprofunda-la mais.

    Temos grandes empresas, grandes investidores, bons engenheiros, bons designers, empresas de componentes, etc, mas investem em todos os sectores menos no ramo automóvel...

    Falta alguém que queira apostar verdadeiramente numa indústria nacional... sim, digo verdadeiramente, portanto, alguém que construa carros NORMAIS e não Corvettes Xuningados e Mata-Velhos a pilhas...

    Falta um construtor com potencial, com ideias, com projectos úteis e realmente necessários para servir a população em geral, como foram os UMMs no seu tempo...
    Desculpem o desabafo mas fico triste com isto, acho que vou chorar...

    ai ai Euromilhões...

    #2
    E quem não gostaria de ver nascer uma marca de automóveis portuguesa?

    Tal não acontece (julgo eu), porque ja é uma área tão sobrecarregada, em que a concorrencia é tão forte, que qualquer projecto que nasça está, à partida, condenado ao insucesso...

    Comentário


      #3
      Com a cultura automóvel que temos (e de que este fórum é um bom espelho), seria o equivalente a suicídio empresarial.

      Comentário


        #4
        Eu de vez em quando sonho acordado em um dia, daqui por uns anitos quando já tiver experiência na coisa e uns trocos no bolso, começar a fazer uns bólides, primeiro para mim e se houverem interessados começar a fazer para fora (vender o "meu" tipo de carro neste país seria muito difícil), e quem sabe a coisa vai crescendo e não acabo por ter mesmo uma marca de nível mundial.

        Depois lembro-me que provavelmente tenho melhores hipóteses de ganhar o euromilhões.

        Mas nunca se sabe, há quem o ganhe. Quem sabe um dia não me vêm na televisão

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
          Com a cultura automóvel que temos (e de que este fórum é um bom espelho), seria o equivalente a suicídio empresarial.
          Concordo!

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Bruno155 Ver Post
            E quem não gostaria de ver nascer uma marca de automóveis portuguesa?

            Tal não acontece (julgo eu), porque ja é uma área tão sobrecarregada, em que a concorrencia é tão forte, que qualquer projecto que nasça está, à partida, condenado ao insucesso...
            Mas com um produto atractivo e barato creio que pelo menos por cá ainda vendia veja-se actualmente as vendas cada vez mais crescentes da Dacia por exemplo ou o sucesso das marcas coreanas quando invadiram a europa com carros pragmáticos e baratos.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
              Eu de vez em quando sonho acordado em um dia, daqui por uns anitos quando já tiver experiência na coisa e uns trocos no bolso, começar a fazer uns bólides, primeiro para mim e se houverem interessados começar a fazer para fora (vender o "meu" tipo de carro neste país seria muito difícil), e quem sabe a coisa vai crescendo e não acabo por ter mesmo uma marca de nível mundial.

              Depois lembro-me que provavelmente tenho melhores hipóteses de ganhar o euromilhões.

              Mas nunca se sabe, há quem o ganhe. Quem sabe um dia não me vêm na televisão
              qual é o teu tipo de carro? como imaginas? sonhar é bom...

              Comentário


                #8
                casal, famel, pachancho... macal, fundador...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Citrodependente Ver Post
                  casal, famel, pachancho... macal, fundador...
                  essas já não existem mas ainda temos a AJP

                  Comentário


                    #10
                    Há demasiada oferta.. temos 6 marcas que pertencem à mesma.. é apenas um exemplo de como esta area está bem controlada..

                    Depois ninguem iria investir.. e 90% não comprava porque é portugues, e o portugues não presta.. eu não penso assim, mas se nem os tachos e panelas de marcas portuguesas se vendem, quanto mais carros..

                    e por fim, imposto.. Pagamos o carro, o imposto de circulação e o IVA.. pagamos ainda um imposto sobre o imposto e um imposto sobre o IVA.. (já dei este exemplo) vi um Insignia à venda por 37.000€.. sem impostos custava 22.000€

                    Era mais uma vez, o estado a matar quem quer trabalhar..

                    Comentário


                      #11
                      Os custos de desenvolvimento e engenharia para oferecer algo à altura da concorrência, mesmo falando em Dácias seria incomportável para uma empresa nacional.


                      A única hipótese é entrar em nichos de mercado hand-made, tal como fazem os britânicos e construir uns roadsters.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                        Mas com um produto atractivo e barato creio que pelo menos por cá ainda vendia
                        Achas?

                        Creio que mais facilmente se vendiam as costumeiras fritadeiras VW.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                          Achas?

                          Creio que mais facilmente se vendiam as costumeiras fritadeiras VW.
                          Maioria das pessoas querem um produto barato, mas antes disso um produto fiavel e economico, mas antes disso "algo" (pelo menos sempre foi uma marca bem cotada e ainda o é) e como tal torna-se "barato" e as costumeiras fritadeiras VW servem perfeitamente no perfil.

                          Comentário


                            #14
                            Seria uma tarefa dantesca.

                            Não só o mercado automóvel mundial caiu em termos absolutos com a crise, fecharam-se as portas a algumas marcas, outras tiveram de se reestruturar profundamente, e mesmo assim teríamos de enfrentar uma concorrência demasiado forte.

                            Saindo do mainstream e indo para algo mais especializado, a questão é que todos os anos surgem novos pequenos construtores, seja no campo de exóticos, como em veículos mais especializados, de carácter mais industrial.

                            E a verdade, é que muitos deles fecham portas passados poucos anos.

                            Podia-se em arriscar em fórmulas diferentes, como demonstram os novos "pioneiros", como a Tesla ou a Fisker, mas mesmo estes já tendo sido bastante publicitados, ainda têm de provar que o negócio tem pernas para andar.
                            No caso da Tesla, o recente acordo com o gigante Toyota poderá revelar-se valiosissimo para manter as portas abertas.

                            Se fosse para apostar numa marca nacional, mas estando limitada ao nosso mercado, também não garantiria números sustentáveis, dado a dimensao do mesmo.

                            É complicado.
                            O mundo automóvel está em fase de reestruturação e solidificação.
                            Poderia ser um bom timing para mostrar alternativas, mas não tou a ver muita gente disposta a investir num negócio que necessita de números no geral avultados para arrancar e manter-se na linha da frente.

                            Continuo a achar que seria uma proposta interessante, tendo em conta o nosso tecido industrial, que já detém bastante know-how sobre o automóvel.
                            Mas, infelizmente, a única coisa que demos à luz foi mesmo um corvette com novas vestes.

                            Vi coisas mais interessantes do nosso membro Ernesto Freitas, que apesar do foco apertado das suas máquinas, mostra que ainda é possivel sonhar com algo significativo de criação nacional

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Irascivel Ver Post
                              Os custos de desenvolvimento e engenharia para oferecer algo à altura da concorrência, mesmo falando em Dácias seria incomportável para uma empresa nacional.


                              A única hipótese é entrar em nichos de mercado hand-made, tal como fazem os britânicos e construir uns roadsters.
                              Tenho consciência desses custos, mas porque não reduzi-los com uma base e engenharia cedida por uma outra marca à semelhança de muitos construtores que se iniciaram desta forma e que hoje desenvolvem os seus produtos de forma autónoma?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
                                Maioria das pessoas querem um produto barato, mas antes disso um produto fiavel e economico, mas antes disso "algo" (pelo menos sempre foi uma marca bem cotada e ainda o é) e como tal torna-se "barato" e as costumeiras fritadeiras VW servem perfeitamente no perfil.
                                Como, se não encaixam em nenhum dos requisitos?

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por crash Ver Post
                                  Seria uma tarefa dantesca.

                                  Não só o mercado automóvel mundial caiu em termos absolutos com a crise, fecharam-se as portas a algumas marcas, outras tiveram de se reestruturar profundamente, e mesmo assim teríamos de enfrentar uma concorrência demasiado forte.

                                  Saindo do mainstream e indo para algo mais especializado, a questão é que todos os anos surgem novos pequenos construtores, seja no campo de exóticos, como em veículos mais especializados, de carácter mais industrial.

                                  E a verdade, é que muitos deles fecham portas passados poucos anos.

                                  Podia-se em arriscar em fórmulas diferentes, como demonstram os novos "pioneiros", como a Tesla ou a Fisker, mas mesmo estes já tendo sido bastante publicitados, ainda têm de provar que o negócio tem pernas para andar.
                                  No caso da Tesla, o recente acordo com o gigante Toyota poderá revelar-se valiosissimo para manter as portas abertas.

                                  Se fosse para apostar numa marca nacional, mas estando limitada ao nosso mercado, também não garantiria números sustentáveis, dado a dimensao do mesmo.

                                  É complicado.
                                  O mundo automóvel está em fase de reestruturação e solidificação.
                                  Poderia ser um bom timing para mostrar alternativas, mas não tou a ver muita gente disposta a investir num negócio que necessita de números no geral avultados para arrancar e manter-se na linha da frente.

                                  Continuo a achar que seria uma proposta interessante, tendo em conta o nosso tecido industrial, que já detém bastante know-how sobre o automóvel.
                                  Mas, infelizmente, a única coisa que demos à luz foi mesmo um corvette com novas vestes.

                                  Vi coisas mais interessantes do nosso membro Ernesto Freitas, que apesar do foco apertado das suas máquinas, mostra que ainda é possivel sonhar com algo significativo de criação nacional
                                  esse é um exemplo, numa epoca em que estamos a fazer contas à vida porque não aproveitar essa onda eléctrica?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Motronic Ver Post
                                    Achas?

                                    Creio que mais facilmente se vendiam as costumeiras fritadeiras VW.
                                    não sejam tão derrotistas.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                                      não sejam tão derrotistas.
                                      Realistas, meu caro!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Um tópico muito interessante.

                                        Quanto a isto só digo o seguinte: se nem o Reino Unido conseguiu aguentar as suas marcas (e tinha uma carrada delas)...

                                        Tenho pena de não termos uma marca "nossa", tipo a SEAT para os Espanhóis.

                                        SPAT? hahahhha

                                        Comentário


                                          #21
                                          Nesta actual situação economica Nacional é suicidio.

                                          No entanto ainda à poucos anos o Museu da Maia criou um desportivo Nacional, mas julgo que não avançaram com o projecto apesar de ter havido prototipos em exposição na Exponor, quando chega a hora dos possiveis compradores assumirem as encomendas de viaturas é que se torna complicado.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por VitorPatricio Ver Post
                                            Nesta actual situação economica Nacional é suicidio.

                                            No entanto ainda à poucos anos o Museu da Maia criou um desportivo Nacional, mas julgo que não avançaram com o projecto apesar de ter havido prototipos em exposição na Exponor, quando chega a hora dos possiveis compradores assumirem as encomendas de viaturas é que se torna complicado.

                                            Exacto. Já houve um projecto de uma viatura inteiramente nacional. O vinci GT.



                                            O projecto inicicial era fazerem 50 carros mas lá está na hora dos compradores se chegarem à frente lá se foi o projecto por agua abaixo e um investimento bastante elevado para o lixo..

                                            Era preciso muita sorte para meter uma marca num mercado tão recheado de escolhas.. Mas claro, todos gostariamos de ver na rua carros portugueses mas cheira-me que isso ainda vai demorar o seu tempo!
                                            Ficheiros anexados

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ohyeah Ver Post
                                              Exacto. Já houve um projecto de uma viatura inteiramente nacional. O vinci GT.



                                              O projecto inicicial era fazerem 50 carros mas lá está na hora dos compradores se chegarem à frente lá se foi o projecto por agua abaixo e um investimento bastante elevado para o lixo..

                                              Era preciso muita sorte para meter uma marca num mercado tão recheado de escolhas.. Mas claro, todos gostariamos de ver na rua carros portugueses mas cheira-me que isso ainda vai demorar o seu tempo!
                                              O Corvette mascarado?

                                              Ninguém se chegou à frente porque isso era literalmente um Corvette com outra roupa (e não propriamente mais bonito, IMHO ) e bastante mais caro...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Parece-me a mim que, isto no caso de haver uns bons milhões para estourar, só nos safaríamos, como disseram em cima, fazer produtos Hand-made, para um mercado bem próprio..

                                                Criar um carro novo (não a imitação do ferrari, que era o Vinci..), um design agradavel, harmonioso, com os melhores acabamentos possíveis..Um grande e rapido motor (que fizesse umas cocegas a um super desportivo) e tentar impingi-lo ao C.Ronaldo..

                                                Parece estupido da minha parte, mas aquele homem é um centro de marketing ambulante.. todos os que o "cobiçam" (revistas) iriam dizer " CR7 conduz maquina lusitana".. talvez até vendesse..

                                                Mas lá esta.. não e pegar na trazeira dum 911, na frente dum 430, interiores dum quattroporte.. algo do zero, que impressione na positiva..

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  É muito complicado..


                                                  Até porque uma marca portuguesa para sobreviver, tinha de vender lá fora tambem, se nem por cá iria vender quanto mais..

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por ohyeah Ver Post
                                                    Exacto. Já houve um projecto de uma viatura inteiramente nacional. O vinci GT.



                                                    O projecto inicicial era fazerem 50 carros mas lá está na hora dos compradores se chegarem à frente lá se foi o projecto por agua abaixo e um investimento bastante elevado para o lixo..

                                                    Era preciso muita sorte para meter uma marca num mercado tão recheado de escolhas.. Mas claro, todos gostariamos de ver na rua carros portugueses mas cheira-me que isso ainda vai demorar o seu tempo!
                                                    O Vinci GT estava muito longe de ser inteiramente nacional.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Talvez quando a Auto-Europa fechar as portas, haja alguém com TOMATES e alguns milhões para gastar, que aproveite todo o cluster industrial e crie uma marca nacional...

                                                      Só que entretanto acordei e esqueci-me que em Portugal... tomates e milhões para gastar são inversamente proporcionais...

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                                                        qual é o teu tipo de carro? como imaginas? sonhar é bom...
                                                        Pequenos (mas trabalhadores) desportivos hand-made, british-style.

                                                        Assim ao estilo TVR.

                                                        Fabricar tanto exóticos como em volume implica investimentos absolutamente astronómicos e face a tanta concorrência já tão enraizada no mercado, muito baixa probabilidade de retorno.

                                                        Este estilo de carros que digo, gasto 25000€ a fazer o primeiro, tento vender por 50. Se vender, óptimo, bora fazer dois desta vez e repetir o processo. Se não vender, fico com ele para mim

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LUSOPOWER Ver Post
                                                          Mas com um produto atractivo e barato creio que pelo menos por cá ainda vendia veja-se actualmente as vendas cada vez mais crescentes da Dacia por exemplo ou o sucesso das marcas coreanas quando invadiram a europa com carros pragmáticos e baratos.
                                                          Não esquecer que o sucesso da Dacia se deve ao gigante Renault. Se nao fosse assim duvido que por cá se ouvisse falar dela.
                                                          Começar uma marca do nada não será bem a mesma coisa...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Bruno155 Ver Post
                                                            Não esquecer que o sucesso da Dacia se deve ao gigante Renault. Se nao fosse assim duvido que por cá se ouvisse falar dela.
                                                            Começar uma marca do nada não será bem a mesma coisa...
                                                            Pois, só com outra marca por trás é que conseguia crescer, uma VW ou a PSA por exemplo.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X