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consumo em 1ª apenas com aceleração do motor

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    consumo em 1ª apenas com aceleração do motor

    boas,

    hoje de tarde vinha a caminho de casa, a circular numa rua onde habitualmente se anda cerca de 100/200 metros em pára-arranca a certas horas e comecei a pensar se, deixando o carro acelerar usando apenas o motor (sem carregar no pedal acelerador, portanto) e em 1ª (ou 2ª como é costume circular neste caso em particular), o gasto é menor do que se efectivamente se acelerar..

    de certeza é algo simples de entender, mas não consigo encontrar uma resposta por mim próprio.

    e peço desculpa se já existe tal tópico, mas a pesquisa que fiz não me trouxe qualquer resultado útil.

    e já agora, conduzo um citroen c3, 1.4 HDI

    muito obrigado

    #2
    É normal.


    Se aceleras, o motor vai consumir mais do que se for normalmente, e mesmo assim faz ai uns 12l no CB.

    Comentário


      #3
      O que queres dizer é sobre o consumo apenas com o motor ao ralenti correcto?

      Se não aceleras não aumentas o débito de combustivel e a rotação, logo consome menos do que ao ralenti, onde o combustível é o imprescindível para manter o motor ao trabalhar.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
        O que queres dizer é sobre o consumo apenas com o motor ao ralenti correcto?

        Se não aceleras não aumentas o débito de combustivel e a rotação, logo consome menos do que ao ralenti, onde o combustível é o imprescindível para manter o motor ao trabalhar.
        não, pelo que percebi é em recta manter o carro engrenado em 1ª e mante-lo em andamento com a própria rotação sem tocar nos pedais, às vezes também faço isso.

        Acho que é bem dentro do que o Joel disse. Ali à volta dos 12L.

        BTW, é capaz de não ser é muito saudável para o motor, pois neste caso as rotações estão muito a baixo do intervalo de utilização de motor. Aí nas 400-500, quando por exemplo um diesel não deve circular a baixo das 1000 e poucas

        Comentário


          #5
          Se é sem tocar no pedal é ao ralenti. E fica nas 800 - 900 rpm. E não é em recta, é em plano.

          Não tem mal nenhum, está ligado e está, estamos é a aproveitar força desperdiçada, porque com o pé na embraiagem o motor roda livremente, sem o pé na embraiagem é feita a ligação à caixa.

          Quanto ao consumo ao ralenti e sem andar, é capacidade do depósito aos 100 km. Como está parado...

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
            Se é sem tocar no pedal é ao ralenti. E fica nas 800 - 900 rpm. E não é em recta, é em plano.

            Não tem mal nenhum, está ligado e está, estamos é a aproveitar força desperdiçada, porque com o pé na embraiagem o motor roda livremente, sem o pé na embraiagem é feita a ligação à caixa.

            Quanto ao consumo ao ralenti e sem andar, é capacidade do depósito aos 100 km. Como está parado...
            eu entendo mais ralenti como parado a trabalhar. disse recta mas queria dizer plano sim.

            aproveitamos em parte força desperdiçada pelo rodar em vão do volante do motor se desengrenado, mas por outro lado está sempre a pedir um pequeno esforço extra ao motor para o carro andar.

            é dificil dizer

            Comentário


              #7
              Acho que vais gastar um pouco mais a embraiagem

              Comentário


                #8
                Certos motores (actualmente a maior parte) quando sentem que a rotação está a cair tratam de injectar combustível para impedir que o mesmo se cale.

                Logo a teoria de não carregar no acelerador pode não funcionar sempre


                Cump.

                Comentário


                  #9
                  Vai sempre gastar mais um pouco que ao ralenti pois o sistema automaticamente injecta mais gasóleo para o motor não ir abaixo.

                  No entanto gastará sempre menos do que acelerares pois está a injectar menos combustível, logo, menos consumo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ice Ver Post
                    Certos motores (actualmente a maior parte) quando sentem que a rotação está a cair tratam de injectar combustível para impedir que o mesmo se cale.

                    Logo a teoria de não carregar no acelerador pode não funcionar sempre


                    Cump.
                    Certo, existe um aumento de caudal quando o motor sente que esta a ir abaixo.

                    mesmo assim, acho que gastas menos gasoleo, mas em termos de embraiagem e desgaste do motor acho que é muito pior...pois andas constantemente a muito baixa rotação.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por jAmobil Ver Post
                      não, pelo que percebi é em recta manter o carro engrenado em 1ª e mante-lo em andamento com a própria rotação sem tocar nos pedais, às vezes também faço isso.

                      Acho que é bem dentro do que o Joel disse. Ali à volta dos 12L.

                      BTW, é capaz de não ser é muito saudável para o motor, pois neste caso as rotações estão muito a baixo do intervalo de utilização de motor. Aí nas 400-500, quando por exemplo um diesel não deve circular a baixo das 1000 e poucas
                      exactamente.
                      eu referia-me a manter o carro em 1ª ou 2ª, em andamento com a própria rotação apenas, mas após o carro adquirir velocidade necessária para não necessitar de levar o pé na embraiagem.

                      portanto, engrenado, sem carregar no acelerador ou embraiagem.

                      Comentário


                        #12
                        Essa de gastar menos neste método do que ao relenti (como foi dito atrás) está engraçada...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por JUDEU Ver Post
                          Essa de gastar menos neste método do que ao relenti (como foi dito atrás) está engraçada...
                          acho que ninguém disse que gastava menos que ao ralenti, neste caso (gasta menos sim, em descida)

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                            O que queres dizer é sobre o consumo apenas com o motor ao ralenti correcto?

                            Se não aceleras não aumentas o débito de combustivel e a rotação, logo consome menos do que ao ralenti, onde o combustível é o imprescindível para manter o motor ao trabalhar.
                            Pronto, então devo ter sido eu que percebi mal.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                              Se é sem tocar no pedal é ao ralenti. E fica nas 800 - 900 rpm. E não é em recta, é em plano.

                              Não tem mal nenhum, está ligado e está, estamos é a aproveitar força desperdiçada, porque com o pé na embraiagem o motor roda livremente, sem o pé na embraiagem é feita a ligação à caixa.

                              Quanto ao consumo ao ralenti e sem andar, é capacidade do depósito aos 100 km. Como está parado...
                              Se está parado não podes dizer que é a capacidade do depósito aos 100kms. Se está parado o consumo expresso em litros aos 100kms é infinito.
                              É por isso que em alguns carros o consumo nessa situação é mostrada em litros por hora. ;)

                              Comentário


                                #16
                                eu faço o mesmo por exemplo si tiver no transito para e arranque, mas com com algum movimento espero que o carro de enfrente este aprox. uns metros meto primeira e deixo o carro ir, sem tocar no pedal de acelerador, ele vai andando a uma velocidade lenta mas constante, claro isto " funciona " em certas circunstancias quando o transito é lento, no entanto o que eu si considero mesmo um desperdiço de combustivel, e já vi gente a fazer é por exemplo ir a 90/105 em 4ª , em vez de ir a 95/115 em 5ª , o consumo é exactamente igual ( vai as mesmas rotações) e ainda chega mais rapido.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                  eu faço o mesmo por exemplo si tiver no transito para e arranque, mas com com algum movimento espero que o carro de enfrente este aprox. uns metros meto primeira e deixo o carro ir, sem tocar no pedal de acelerador, ele vai andando a uma velocidade lenta mas constante, claro isto " funciona " em certas circunstancias quando o transito é lento, no entanto o que eu si considero mesmo um desperdiço de combustivel, e já vi gente a fazer é por exemplo ir a 90/105 em 4ª , em vez de ir a 95/115 em 5ª , o consumo é exactamente igual ( vai as mesmas rotações) e ainda chega mais rapido.

                                  Isso varia de motor para motor, e da percepção do seu funcionamento por parte de cada um.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por JUDEU Ver Post
                                    Isso varia de motor para motor, e da percepção do seu funcionamento por parte de cada um.
                                    isso é coisa que muitas vezes a malta se esquece. cada carro tem as suas "manias". e nada como conhecer bem o carro que se conduz para tirar o melhor partido dele

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                      eu faço o mesmo por exemplo si tiver no transito para e arranque, mas com com algum movimento espero que o carro de enfrente este aprox. uns metros meto primeira e deixo o carro ir, sem tocar no pedal de acelerador, ele vai andando a uma velocidade lenta mas constante, claro isto " funciona " em certas circunstancias quando o transito é lento
                                      Concordo e costumo fazer isso, em vez de andar a colar na traseira do da frente à mesma distância. E também serve para prevenção de batidelas.

                                      Agora andar só a usar embraiagem no pára-arranca, faz mal ao motor e desgasta mais depressa a embraiagem do que aquilo que já desgasta normalmente em pára-arranca. Andar a poupar uns trocos e depois ficares sem embraiagem, acabas por não poupar nada.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por JUDEU Ver Post
                                        Isso varia de motor para motor, e da percepção do seu funcionamento por parte de cada um.
                                        acho que não me expliquei bem, por exemplo ir em 4ª ( em qualquer tipo de carro ) a 90kms/h a 4000rpm, consome exactamente igual e ainda poupa tempo porque chega mais cedo ir a 110 que a 90 e as mesmas 4000rps mas em 5ª , á pessoas que pensam que como vão devagar estão a poupar.
                                        nota: as velocidades / rpm , são meramente ilustrativos.
                                        Editado pela última vez por offpring; 13 October 2010, 12:48.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                          acho que não me expliquei bem, por exemplo ir em 4ª ( em qualquer tipo de carro ) a 90kms/h a 4000rpm, consome exactamente igual e ainda poupa tempo porque chega mais cedo que ir a 110 as mesmas 4000rps mas em 5ª , á pessoas que pensam que como vão devagar estão a poupar.
                                          nota: as velocidades / rpm , são meramente ilustrativos.
                                          acho que te trocaste aí a escrever alguma coisa... então a 90km/h chega-se mais rápido que a 110km/h?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por jAmobil Ver Post
                                            acho que te trocaste aí a escrever alguma coisa... então a 90km/h chega-se mais rápido que a 110km/h?
                                            sim, enganei como é obvio chega mais rapido a 110 que a 90.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                              acho que não me expliquei bem, por exemplo ir em 4ª ( em qualquer tipo de carro ) a 90kms/h a 4000rpm, consome exactamente igual e ainda poupa tempo porque chega mais cedo ir a 110 que a 90 e as mesmas 4000rps mas em 5ª , á pessoas que pensam que como vão devagar estão a poupar.
                                              nota: as velocidades / rpm , são meramente ilustrativos.

                                              Não podes afirmar isso,quando depende de tantos factores.
                                              Editado pela última vez por evoluzione; 13 October 2010, 14:42.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                                acho que não me expliquei bem, por exemplo ir em 4ª ( em qualquer tipo de carro ) a 90kms/h a 4000rpm, consome exactamente igual e ainda poupa tempo porque chega mais cedo ir a 110 que a 90 e as mesmas 4000rps mas em 5ª , á pessoas que pensam que como vão devagar estão a poupar.
                                                nota: as velocidades / rpm , são meramente ilustrativos.
                                                Como disse atrás, este tipo de afirmação, não é assim tão linear, pois depende de inúmeros fatores

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  No meu carro, diesel com turbo, se for num plano, em 1ª por ex, sem tocar nos pedais e se se iniciar uma subida inclinada, como uma rampa para uma garagem, ele parece acelerar sozinho. Nota-se mesmo uma alteração no barulho do motor e no cb o consumo instantâneo dispara logo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por edununo Ver Post
                                                    Se está parado não podes dizer que é a capacidade do depósito aos 100kms. Se está parado o consumo expresso em litros aos 100kms é infinito.
                                                    É por isso que em alguns carros o consumo nessa situação é mostrada em litros por hora. ;)
                                                    Exacto, porque nem faz nem 100 nem 1 km.

                                                    Originalmente Colocado por JUDEU Ver Post
                                                    Essa de gastar menos neste método do que ao relenti (como foi dito atrás) está engraçada...
                                                    Então não gasta menos a andar do que parado, em relação ao espaço percorrido? Nem que seja a 1km/h gasta menos do que parado.

                                                    Considerando claro que o consumo se mede versus a distância percorrida, mesmo que o sistema de injecção aumente o débito de combustível para o motor não ir abaixo, está a gastar menos porque está a andar.
                                                    Editado pela última vez por PDCouto; 13 October 2010, 22:23.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PDCouto Ver Post
                                                      Exacto, porque nem faz nem 100 nem 1 km.



                                                      Então não gasta menos a andar do que parado, em relação ao espaço percorrido? Nem que seja a 1km/h gasta menos do que parado.

                                                      Considerando claro que o consumo se mede versus a distância percorrida, mesmo que o sistema de injecção aumente o débito de combustível para o motor não ir abaixo, está a gastar menos porque está a andar.

                                                      Os consumos não se medem desta forma. Estás a baralhar tudo

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por BillieJean Ver Post
                                                        No meu carro, diesel com turbo, se for num plano, em 1ª por ex, sem tocar nos pedais e se se iniciar uma subida inclinada, como uma rampa para uma garagem, ele parece acelerar sozinho. Nota-se mesmo uma alteração no barulho do motor e no cb o consumo instantâneo dispara logo.
                                                        No teu e em todos, até os a gasolina, mas têm menos força.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por JUDEU Ver Post
                                                          Os consumos não se medem desta forma. Estás a baralhar tudo
                                                          Pelo que sei, em qualquer lado se mede o consumo vs distância percorrida, sendo o padrão Litros gastos aos 100 kms percorridos ou então Milhas percorridas por Galão.

                                                          Mas então explica lá, para já só mandas-te postas de pescada, falta o bacalhau com todos!

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                                            No teu e em todos, até os a gasolina, mas têm menos força.
                                                            mas chega sempre a uma altura em que a força crescente do motor é igualada pelo deslcamento(atrito/vento etc) no carro, havendo uma velocidade constante

                                                            Comentário

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