Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Empresas taxadas a 10% na compra de viaturas - O colapso?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Empresas taxadas a 10% na compra de viaturas - O colapso?

    Ora cá está mais uma novidade fiscal.

    As empresas que comprem viaturas até €40.000,00 pagam 10% em impostos. Se foi superior a esse valor a comparticipação sobe para 20%.

    Agora é que o mercado automóvel vai colapsar!


    Fonte: Empresas taxadas a 10% na compra de viaturas até 40 mil euros | Económico
    Editado pela última vez por Celsius; 13 October 2010, 22:12.

    #2
    Mas hoje em dia há alguma empresa que compre carros, para além das empresas de renting?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por JdC Ver Post
      Mas hoje em dia há alguma empresa que compre carros, para além das empresas de renting?
      Há, milhares.

      Comentário


        #4
        isto inclui leasings e afins?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por JdC Ver Post
          Mas hoje em dia há alguma empresa que compre carros, para além das empresas de renting?
          Claro que há, e muito mais do que julgas.

          Eu conheço algumas que trocam de carros de três em três anos, só porque o administrador e alguns directores gostam de dar nas vistas e "andar na moda". Estou a falar de casos concretos, e de carros de 50-70k€

          Por isso, até nem critico de todo esta medida.

          Comentário


            #6
            Como têm andado as vendas este ano? Alguém sabe?

            Comentário


              #7
              Brisa troca de carros de 4 em 4 anos vao todos para abater nem a hipotese de os empregados se chegarem a frente e os comprarem a brisa
              a deles que nem aos 100k chegam

              Comentário


                #8
                Está a começar a ficar ridículo!

                Comentário


                  #9
                  fazem muito bem. Como já aqui foi dito, há empresas que trocam de carro como quem troca de camisa. Então nas empresas mais pequenas é o carro da mulher, dos filhos, etc. Não se esqueçam que as empresas pagam menos IRC pois as depreciações com as viaturas são consideradas custos e como tal reduzem ao lucro tributável.

                  Comentário


                    #10
                    Acho uma certa piada estarem de acordo com esta medida porque há empresas em que os donos trocam muitas vezes de carro.

                    Típica mentalidade invejosa tuga.

                    Ridículo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por tism Ver Post
                      Acho uma certa piada estarem de acordo com esta medida porque há empresas em que os donos trocam muitas vezes de carro.

                      Típica mentalidade invejosa tuga.

                      Ridículo.
                      Estás a confundir as coisas. Pensoq ue ninguém tem nada a ver com os carros que o dono compra.

                      Outra coisa é ser a empresa a comprar para usufruto do dono e de quem ele quiser!

                      Como sabes, muitos donos de empresas não dão 5 euros de aumento porque a empresa não tem capacidade financeira, mas gastam fortunas em carros prejudicando, objectivamente, a empresa e o país!
                      Isto não é inveja, é egoísmo!
                      Os nossos pseudo-empresários que façam como a generalidade dos seus congéneres dos países mais industrializados: Usem o capital para fazer crescer o negócio!!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por tism Ver Post
                        Acho uma certa piada estarem de acordo com esta medida porque há empresas em que os donos trocam muitas vezes de carro.

                        Típica mentalidade invejosa tuga.

                        Ridículo.
                        Estou de acordo e até acho uma benesse tributarem a 10%, permitindo a dedução dos custos inerentes à viatura...

                        O problema é que muita gente se esquece do Artº 23º do CIRC que diz logo no seu nº 1:

                        "Consideram-se gastos os que comprovadamente sejam indispensáveis para a realização dos rendimentos sujeitos a imposto ou para a manutenção da fonte produtora, nomeadamente:

                        a) Os relativos à produção ou aquisição de quaisquer bens ou serviços, tais como matérias utilizadas, mão-de-obra, energia e outros gastos gerais de produção, conservação e reparação;

                        b) Os relativos à distribuição e venda, abrangendo os de transportes, publicidade e colocação de mercadorias e produtos;

                        c) De natureza financeira, tais como juros de capitais alheios aplicados na exploração, descontos, ágios, transferências, diferenças de câmbio, gastos com operações de crédito, cobrança de dívidas e emissão de obrigações e outros títulos, prémios de reembolso e os resultantes da aplicação do método do juro efectivo aos instrumentos financeiros valorizados pelo custo amortizado;

                        d) De natureza administrativa, tais como remunerações, incluindo as atribuídas a título de participação nos lucros, ajudas de custo, material de consumo corrente, transportes e comunicações, rendas, contencioso, seguros, incluindo os de vida e operações do ramo «Vida», contribuições para fundos de poupança -reforma, contribuições para fundos de pensões e para quaisquer regimes complementares da segurança social, bem como gastos com benefícios de cessação de emprego e outros benefícios pós-emprego ou a longo prazo dos empregados;

                        e) Os relativos a análises, racionalização, investigação e consulta;

                        f) De natureza fiscal e parafiscal;

                        g) Depreciações e amortizações;

                        h) Ajustamentos em inventários, perdas por imparidade e provisões;

                        i) Gastos resultantes da aplicação do justo valor em instrumentos financeiros;

                        j) Gastos resultantes da aplicação do justo valor em activos biológicos consumíveis que não sejam explorações silvícolas plurianuais;

                        l) Menos-valias realizadas;

                        m) Indemnizações resultantes de eventos cujo risco não seja segurável."


                        Se me conseguirem justificar porque é que uma viatura ligeira de passageiros, até 7 lugares inclusivé, de 40.000€ ou mais é indispensável para a actividade de uma empresa...

                        Não sei o porquê de tanto alarido se isto já ocorre há mais de 3 anos... e até 2009 o limite eram 30.000€ e a taxa foi à mesma de 10% e 20% para quem apresentasse prejuizo 2 há exercicios consecutivos...
                        Editado pela última vez por mablopes; 14 October 2010, 10:10.

                        Comentário


                          #13
                          Acho mais justo isto do que aumentar o IRS...assim as empresas que "dão" viaturas aos administradores e funcionarios de topo dão uma ajuda à recessão (ou reduzem esta benesse). E carro da empresa não é propriamente indispensavel...e 10% não me parece assim tão grave.

                          Se calhar deveriam ser acauteladas as viaturas MESMO comerciais...porque aqui já será mesmo um custo para TRABALHO.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por AVSF Ver Post
                            Acho mais justo isto do que aumentar o IRS...assim as empresas que "dão" viaturas aos administradores e funcionarios de topo dão uma ajuda à recessão (ou reduzem esta benesse). E carro da empresa não é propriamente indispensavel...e 10% não me parece assim tão grave.

                            Se calhar deveriam ser acauteladas as viaturas MESMO comerciais...porque aqui já será mesmo um custo para TRABALHO.
                            Nem toda gente numa empresa pode utilizar carros comerciais de 2 lugares.
                            Onde eu trabalho é mais que comum organizarmos pelo menos 3 pessoas quando viajamos para o Norte, para reduzir os custos para a empresa. Durante as deslocações também é comum irmos visitar instalações/equipamentos com um cliente e este ir connosco no carro.

                            No nosso caso, um comercial de 2 lugares estava fora de questão e o carro é essencial para o trabalho e só é utilizado para trabalho.
                            Acho bem taxarem mas por vários escalões.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Mazzeo Ver Post
                              No nosso caso, um comercial de 2 lugares estava fora de questão e o carro é essencial para o trabalho e só é utilizado para trabalho.
                              Acho bem taxarem mas por vários escalões.
                              Pois...eu falo mais dos BMWs, Mercedes e não só que muitas empresas têem...e inclusive carros mais pequenos que são da empresa, mas quem usa é a familia do dono. "Ouvi falar" de um caso que um fulano comprou o carro pela empresa do tio para pagar menos...e o carro NUNCA foi à empresa...é este tipo de casos que julgo que devem ser evitados.

                              E pensando bem...uma boa solução seria equilibrar as coisas...imposto igual para todos (estou a ser tendencioso porque não tenho acesso a carro de empresa)...mas SE os carros fossem todos tributados por igual acabava o problema...e seria possivel baixar o IA...(ou estou a ser "crente"?).

                              É que o MEU carro particular é usado a mais de 70% para IR TRABALHAR!

                              EDIT:
                              Assim de repente...taxar as empresas com o mesmo imposto dos particulares dava para baixar o IA aí para metade...ou não? E se a empresa PRECISA mesmo da viatura, não são 10% a mais que a vão tornar inviavel...ou são?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por tism Ver Post
                                Acho uma certa piada estarem de acordo com esta medida porque há empresas em que os donos trocam muitas vezes de carro.

                                Típica mentalidade invejosa tuga.

                                Ridículo.
                                Bom, não sei se estás por dentro de certas realidades ou não ...

                                O que eu acho ridículo é, e dou-te um exemplo concreto, a empresa onde eu trabalhava antes era composta por sete pessoas, facturava apróx. 600.000€/ano, e o carro do administrador era um Audi A8, e o do director comercial era uma 520d cheia de equipamento, que custou 68.000€,
                                e ao fim de três anos já andavam a "estudar" outras viaturas, isto entre outras coisas lá pelo meio ...
                                Numa empresa desta dimensão são precisos carros destes? e trocados regularmente? para quê? eu digo-te, neste caso era mesmo status social.
                                Mas pronto, se calhar é a mentalidade invejosa tuga ...

                                Comentário


                                  #17
                                  O meu carro pertencia a uma empresa da minha zona e conduzido pela mulher do dono...
                                  Bendita Sra que tinha o carro estimadíssimo e com poucos Kms...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por tism Ver Post
                                    Acho uma certa piada estarem de acordo com esta medida porque há empresas em que os donos trocam muitas vezes de carro.

                                    Típica mentalidade invejosa tuga.

                                    Ridículo.
                                    Claro, claro, tipicamente invejosa. Tipicamente trafulha, certamente querias dizer mas enganaste-te, ou foi um lapso Freudiano. Para além dos casos já aqui relatados, conheço empresas onde todos os familiares, trabalhem ou não na empresa, têm carros topo de gama na mesma. Isto já para não falar de pessoas cujas empresas dão carros como complemento de salário e depois não os declaram para efeitos de IRS e contribuições para a Segurança Social. A utilização desses carros e para irem de casa para o trabalho, voltas ao fds e pouco mais. Nunca são utilizados na actividade da empresa. Esqueces-te (ou não) que as depreciações do carro (para uso pessoal) assim como todas as despesas acessórias (seguros, combustíveis, manutenção etc) entram como custos, reduzindo o lucro tributavel das empresas. Se forem para uso da actividade empresarial, até concordo, mas para uso individual e pessoal é o maior roubo que tem sido feito nos últimos anos. è que o trabalhador por conta de outrem recebe o seu rendimento, paga os seus impostos e só depois compra o carrito. Nos casos que relato, estás tu a pagar mais impostos para que eles andem de carro (sim porque o dinheiro não estica: alguém tem de pagar as despesas e como essas empresas não pagam os impostos que deveriam, está o coitado que não foge os impostos a levar na cabeça com aumento de impostos).
                                    Editado pela última vez por pcg2001; 14 October 2010, 11:35.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Ora nem mais.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Em primeiro lugar , ninguém tem nada a ver com os carros que as empresas compram. Isto ainda não é um regime ditatorial comunista.

                                        Em relação às benesses fiscais relativamente a carros.

                                        -Atribuir um carro a um director financeiro ou a um director de produção ou a qq individuo que não necessite de mobilidade ( tipo o filho do patrão ou a esposa do dir financeiro como existem muitos casos em Pt) não deveria ter qq tipo de benesses e acho bem que seja taxado.

                                        -Atribuir um carro (qq tipo de carro ng tem nada a ver com isso) a um vendedor (account manager ou outro sinónimo de vendedor) , ao "CEO" da empresa (que é o vendedor nº1 da maioria das empresas contrariamente ao que diz a sabedoria popular) aí trata-se de um instrumento de trabalho e quanto mais seguro o carro melhor.
                                        Editado pela última vez por ; 14 October 2010, 12:00.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Retratam aqui todas as empresas como minas de ouro, mas existe grande parte delas que se debate com problemas para pagar aos funcionários. Porque o custo do trabalhador é taxado a 40% no mínimo, e isso não pode falhar todos os meses. E tudo o que seja uma redução nos encargos é 1 bolsa de ar para pagar os ordenados.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por cpgt Ver Post
                                            Retratam aqui todas as empresas como minas de ouro, mas existe grande parte delas que se debate com problemas para pagar aos funcionários. Porque o custo do trabalhador é taxado a 40% no mínimo, e isso não pode falhar todos os meses. E tudo o que seja uma redução nos encargos é 1 bolsa de ar para pagar os ordenados.
                                            40%? andas a ver muitos filmes... para além do salário bruto com os trabalhadores, as empresas pagam 23.75% para a Segurança Social sob a forma da Taxa Social única. Podem pagar depois seguros de acidentes de trabalho, mas isso é outra coisa que em nada tem a ver com impostos. A bolsa de ar pode passar por comprar um Renault em vez de um Audi. Se quer ter um audi, recebe o seu salário, os dividendos da empresa e paga do seu bolso o carro que deseja, como todo e qualquer contribuinte.

                                            Comentário


                                              #23
                                              [QUOTE=Pastis;1063819233]Em primeiro lugar , ninguém tem nada a ver com os carros que as empresas compram. Isto ainda não é um regime ditatorial comunista.
                                              QUOTE]

                                              Claro que não... desde que cumpra a lei, e como vimos, muitas vezes não é cumprida...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                                                Claro, claro, tipicamente invejosa. Tipicamente trafulha, certamente querias dizer mas enganaste-te, ou foi um lapso Freudiano. Para além dos casos já aqui relatados, conheço empresas onde todos os familiares, trabalhem ou não na empresa, têm carros topo de gama na mesma. Isto já para não falar de pessoas cujas empresas dão carros como complemento de salário e depois não os declaram para efeitos de IRS e contribuições para a Segurança Social. A utilização desses carros e para irem de casa para o trabalho, voltas ao fds e pouco mais. Nunca são utilizados na actividade da empresa. Esqueces-te (ou não) que as depreciações do carro (para uso pessoal) assim como todas as despesas acessórias (seguros, combustíveis, manutenção etc) entram como custos, reduzindo o lucro tributavel das empresas. Se forem para uso da actividade empresarial, até concordo, mas para uso individual e pessoal é o maior roubo que tem sido feito nos últimos anos. è que o trabalhador por conta de outrem recebe o seu rendimento, paga os seus impostos e só depois compra o carrito. Nos casos que relato, estás tu a pagar mais impostos para que eles andem de carro (sim porque o dinheiro não estica: alguém tem de pagar as despesas e como essas empresas não pagam os impostos que deveriam, está o coitado que não foge os impostos a levar na cabeça com aumento de impostos).
                                                Nem mais.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por cpgt Ver Post
                                                  Retratam aqui todas as empresas como minas de ouro, mas existe grande parte delas que se debate com problemas para pagar aos funcionários. Porque o custo do trabalhador é taxado a 40% no mínimo, e isso não pode falhar todos os meses. E tudo o que seja uma redução nos encargos é 1 bolsa de ar para pagar os ordenados.
                                                  Que explicação tão mal amanhada.

                                                  Um assalariado também paga impostos e se não tem dinheiro para um carro xpto compra um inferior...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    ......
                                                    Editado pela última vez por tism; 23 February 2012, 22:30.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Mas isto já não existia? A tributação autonoma já tributava gastos com carros de passageiros em 5% até os 40.000 euros e 10% acima disso, pelos vistos duplicaram a tributação

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por pcg2001 Ver Post
                                                        40%? andas a ver muitos filmes... para além do salário bruto com os trabalhadores, as empresas pagam 23.75% para a Segurança Social sob a forma da Taxa Social única. Podem pagar depois seguros de acidentes de trabalho, mas isso é outra coisa que em nada tem a ver com impostos. A bolsa de ar pode passar por comprar um Renault em vez de um Audi. Se quer ter um audi, recebe o seu salário, os dividendos da empresa e paga do seu bolso o carro que deseja, como todo e qualquer contribuinte.
                                                        E quem entrega os 11% da seg social da "parte" do trabalhador?

                                                        Mas que paranóia com os carros de luxo. Nem todas as empresas funciona assim.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Temos 50% do emprego suportado por micro empresas, começo a achar que o governo vai matar a galinha.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por tism Ver Post
                                                            pcg2001,

                                                            Fazes-me lembrar aqueles sindicalistas ranhosos que exigem tudo e mais alguma coisa do patrão para "os trabalhadores". Mas se alguém os convidar a ter uma ideia, abrir uma empresa, assinar o aval no banco, ter que tomar decisões e resolver problemas todos os dias, ter que chegar a dezembro e estar lá o dinheirinho na conta para pagar os ordenados todos + subsidios de Natal, pagar 14 meses aos empregados quando eles só trabalham 11 e depois não poder trocar de carro ao fim de 3 ou 4 anos porque parece mal GOSTAVA DE VER!

                                                            Estou sempre a perguntar isto: se ser patrão é assim tão fácil e tão bom, porque não abrem todos uma empresa?? Despeçam-se do vosso emprego com o ordenadinho certo ao final do mês mais os outros 2 meses que ganham sem trabalhar e abram a vossa empresa! É tão simples...
                                                            Não, não sou sindicalista, muito pelo contrário (não poderia estar mais longe ), mas também acho que os empresários não são os santos que pintas. Se me disseres que o carro é para o empresário desenvolver a sua actividade, tal como já comentei, nada contra. O que acontece, e que parece que te esqueces e tentas branquear, é que nas nossas PMEs os abusos são por demais evidentes e quem se lixa é quem cumpre as suas obrigações. Mesmo nas grandes empresas esse tipo de abusos acontece com carros a serem oferecidos aos trabalhadores como complementos de salário e não pagam um tostão de impostos, sendo ainda beneficiados com lucros tributáveis inferiores ao devido. Isso não está correcto e não deve acontecer numa sociedade correcta. O esforço do empresário, tal como tu o indicas, é recompensado via dividendos que depois devem ser distribuídos. O resto é conversa de coitadinho, tipicamente tuga.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X