Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Recem Encartado - Dicas

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Recem Encartado - Dicas

    Olá!
    Sou uma recem-encartada (1mes) e ontem conduzi pela 1º vez o meu carro. Correu mais ou menos!... O carro foi abaixo algumas vezes, e para ligar outra vez entro em stress pk toda a gente fica a apitar, basicamente tive que ter sp uma pessoa ao lado.
    Enfimm têm dicas para recem encartados?? Tb faziam mta porcaria no inicio? lolo

    #2
    Originalmente Colocado por Lucia86 Ver Post
    Olá!
    Sou uma recem-encartada (1mes) e ontem conduzi pela 1º vez o meu carro. Correu mais ou menos!... O carro foi abaixo algumas vezes, e para ligar outra vez entro em stress pk toda a gente fica a apitar, basicamente tive que ter sp uma pessoa ao lado.
    Enfimm têm dicas para recem encartados?? Tb faziam mta porcaria no inicio? lolo
    Acho que deves meter uma coisa na cabeça quando sais á rua, toda a gente que passa por ti de carro já esteve na tua situação, uns com menos dificuldade outros com mais mas ninguém nasceu a saber guiar, como tal as apitadelas tens de levar de animo leve.
    Dito isto não é para andares na estrada como se fosse tua mas anda calma, tenta bloquear um bocado a parvoíce dos outros.
    Agora é treinar e teres sempre presente o que te ensinaram, não comeces apanhar vícios de outras pessoas que conduzem à mais tempo

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Lucia86 Ver Post
      Olá!
      Sou uma recem-encartada (1mes) e ontem conduzi pela 1º vez o meu carro. Correu mais ou menos!... O carro foi abaixo algumas vezes, e para ligar outra vez entro em stress pk toda a gente fica a apitar, basicamente tive que ter sp uma pessoa ao lado.
      Enfimm têm dicas para recem encartados?? Tb faziam mta porcaria no inicio? lolo
      A melhor dica que te dou é para não ligares as buzinadelas, a bocas de outros condutores, vai sempre na tua, à velocidade que te sentes confortável até que te sintas mais "solta" a conduzir.

      Eu quando comecei também conduzia sempre com uma pessoa ao lado +/- 2/3 dias, depois comecei a andar sozinho fui ganhando pratica.

      Eu no inicio também fiz algumas asneiras, não quer dizer que agora também não faça, simplesmente tenho mais cuidado para não fazer nada disso xD

      Comentário


        #4
        Sinceramente devo ser o único a recomendar não andares com ninguém ao lado.

        Eu, no dia seguinte a tirar a carta, meti me numa aldeia, andar de carro, treinar pontos de embraiagem, tudo sozinho, treinar estacionamentos, manobras.

        A tarde nesse dia, já fiz a A29 sozinho cheio de medo a 90!

        So sei, que no primeiro dia de carta, estava com tanta pica, que fiz uns 100kms sozinho.

        Falo por mim, não consigo conduzir com alguém ao lado a dizer:"Olha o buraco, cuidado, mete a 3, direita 90%) etc

        Comentário


          #5
          O segredo é saberes conduzir.

          Um aluno que sai da escola de condução e deixa o carro ir várias vezes abaixo, seja num cruzamento ou num semáforo é preocupante.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por DarthVader1933 Ver Post
            O segredo é saberes conduzir.

            Um aluno que sai da escola de condução e deixa o carro ir várias vezes abaixo, seja num cruzamento ou num semáforo é preocupante.
            Se calhar é um carro a gasolina. Para um carro da escola de condução ir abaixo é preciso bastante .

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Lucia86 Ver Post
              Olá!
              Sou uma recem-encartada (1mes) e ontem conduzi pela 1º vez o meu carro. Correu mais ou menos!... O carro foi abaixo algumas vezes, e para ligar outra vez entro em stress pk toda a gente fica a apitar, basicamente tive que ter sp uma pessoa ao lado.
              Enfimm têm dicas para recem encartados?? Tb faziam mta porcaria no inicio? lolo
              Não podes ir para um descampado/estrada sem transito treinar? Não há nada como ficar a conhecer melhor como o carro reage. Até podes treinar a situação de qdo o carro vai abaixo e o que vais fazer a seguir. Faz isto sozinha.

              Comentário


                #8
                eu passei o exame de condução no 27 de Março de 2008, conduzo até hoje, bem eu quando tirei a carta tinha um medo que me pelava de subidas mais ingremes, tinha tanto medo de o carro descair e bater no de trás
                mas pronto, treinei num parque de estacionamento aqui perto, e fui ganhando coragem e prática, hoje em dia todos me congratulam porque conduzo sempre muito bem e em segurança

                força aí e não te esqueças: não ligues aos outros e faz a tua corrida calmamente

                Comentário


                  #9
                  não é suposto, quando se tira a carta , ficar apto para conduzir qualquer carro? é tudo falta de jeito, eu quando tinha prai uns 10 ou 11 anos já tirava uma peugeot caixa aberta do meu pai, da garagem lá numa aldeia perto de aveiro,e já conduzi montes de carros, sem os conhecer e nunca os deixo ir abaixo.
                  Editado pela última vez por offpring; 16 October 2010, 14:11.

                  Comentário


                    #10
                    bem olha, eu quando tirei a carta, comecei logo a conduzir a seguir, no entanto foi no parque de estacionamento do modelo poruqe não conseguia usar a embraiagem do carro... passei de um opel corsa a diesel novamente para os carros que costumava conduzir em descampados e a coisa não correu bem.

                    por isso, recomendo-te que vás para um sitio com espaço para te habituares ao carro, porque se o deixas ir abaixo é mesmo falta de hábito, e depois conduz sem outra pessoa ao teu lado, com o tempo vais ver que o mais provavel é tu conduzires melhor do que a pessoa que vai ao teu lado, porque ela vai estar cheia de maus hábitos e vicios, e tu acabste de sair da escola e vens com a cabeça cheia de regras e boas práticas : D

                    por isso compreendo-te muito bem, e sei como é chato... para mim foi mesmo horrível porque eu conduzo desde os 14, e depois de tirar a carta parecer que tinha voltado ao ponto zero.... anyway, uma semana sozinha e já ficas à vontade.
                    entretanto pede a alguém com paciência que te ajude a habituar ao carro.

                    não deixes é nunca de conduzir, isso é o pior que podes fazer e é meio caminho andado para começares a detestar... este mês parada nem devia ter existido.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Lucia86 Ver Post
                      Olá!
                      Sou uma recem-encartada (1mes) e ontem conduzi pela 1º vez o meu carro. Correu mais ou menos!... O carro foi abaixo algumas vezes, e para ligar outra vez entro em stress pk toda a gente fica a apitar, basicamente tive que ter sp uma pessoa ao lado.
                      Enfimm têm dicas para recem encartados?? Tb faziam mta porcaria no inicio? lolo
                      O importante no teu caso é conheceres bem o teu carro, especialmente como fazer ponto de embraiagem para não deixares o carro ir abaixo. Começa por experimentar fazê-lo mais vezes a direito em zonas menos movimentadas para sentires bem a quantidade de embraiagem e acelerador.

                      Depois tenta arranjar um percurso onde tenha umas ligeiras subidas e onde seja normal parar... com a prática que tens já dos casos a direito, vai ser só preciso ajustar o acelerador para sentires o carro a avançar.

                      Quando tiveres essa parte dominada, então procura uma subida mais inclinada. Se preferires, começa por usar a técnica do travão de mão, mas desaconselho a usares depois. A prática dos casos anteriores vai-te ser útil para mais uma vez ser apenas preciso ajustar o que já sabes. Foi também assim que ganhei experiência... moro numa zona me que dantes me obrigava a passar diariamente na íngreme e estreita subida para o castelo... ainda por cima em horas em que faziam recolha do lixo. Esse pára-arranca a subir foi remédio santo.


                      Quanto ao ires acompanhada ou não... depende da tua personalidade e da pessoa que for. Normalmente pode ser uma forma de descontraíres mas também pode ser uma pressão extra...

                      Dou um caso interessante: quando eu era puto não sabia andar de bicicleta e fui passar férias a casa duns primos que sabiam. Durante uns dias tentaram-me ensinar empurrando-me e com rodas de lado. Nada disso resultou. O que resultou foi simplesmente isto: a entrada da casa deles tinha uma ligeira rampa e eu pegava numa bicicleta pequena que eles tinham e com os pés pendurados descia e voltava a descer, isto só pro divertimento. Depois de alguns dias, estava eu sozinho a fazer isso e experimentei meter os pés nos pedais, ainda com a bicicleta em andamento. Eureka. Todos os dias a simplesmente descer aquilo ajudaram-me a aprender primeiro o mais importante: equilíbrio... depois foi uma questão de meter os pés nos pedais e manter-me em movimento.

                      Só um caso para demonstrar que por vezes as ajudas não são o que é preciso para se aprender. Prática e fazer as coisas com calma ao nosso ritmo é meio caminho andado.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                        não é suposto, quando se tira a carta , ficar apto para conduzir qualquer carro? é tudo falta de jeito, eu quando tinha prai uns 10 ou 11 anos já tirava uma peugeot caixa aberta da garagem lá numa aldeia perto de aveiro,e já conduzi montes de carros, sem os conhecer e nunca os deixo ir abaixo.
                        E achas que é desse tipo de respostas que a criadora do tópico procura? Ainda bem que já fazias essas coisas todas quando tinhas idade para brincar com gameboys e andar de bicicleta, o que se pretende discutir aqui são dicas para se ambientar à estrada quando o instrutor deixa de sentar o rabo ao teu lado.

                        Quando sais da escola de condução podes ou não ficar apto para conduzir qualquer carro. Quem tem mais facilidade, passa de um diesel com direcção assistida para um a gasolina sem nada disso na boa, mas quem não tem essa facilidade pode demorar a ambientar-se a isso.

                        Para além disso, conduzir não é só os movimentos mecânicos que fazes para que o carro se mexa, é também prestar atenção a tudo o que te rodeia desde sinais, passadeiras, espelhos e por ai adiante, quando deixas de ter alguém sentado ao teu lado que te faça prestar atenção a essas mesmas coisas.

                        E desenganem-se os Fangios que é preocupante sair da escola de condução e deixar o carro ir abaixo nesse tipo de situações, as pessoas são diferentes e cada um tem a sua maneira e leva o seu tempo a lidar com o stress da pressa furiosa dos percursos citadinos.

                        É a minha opinião, apesar de nunca ter tido dificuldades a conduzir compreendo perfeitamente que há muitas pessoas que as possam ter, e que efectivamente têm, no inicio de carta.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por smithico Ver Post
                          Não podes ir para um descampado/estrada sem transito treinar? Não há nada como ficar a conhecer melhor como o carro reage. Até podes treinar a situação de qdo o carro vai abaixo e o que vais fazer a seguir. Faz isto sozinha.

                          Exactamente. O melhor que tens a fazer é "perder" 2 ou 3 tardes numa zona deserta a fazer uma serie de exercícios no teu carro para o ficares a conhecer. Faz arranques suaves, mais rápidos, a subir, etc para ficares a conhecer bem a embraiagem.

                          O importante é conduzires bastante e não evitares pegar no carro, pois se o fizeres vais sentir enormes dificuldades no futuro.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por smithico Ver Post
                            Se calhar é um carro a gasolina. Para um carro da escola de condução ir abaixo é preciso bastante .
                            lolol, sim é um carro a gasolina. Foi a primeira vez k conduzi um carro a gasolina lol

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por smithico Ver Post
                              Não podes ir para um descampado/estrada sem transito treinar? Não há nada como ficar a conhecer melhor como o carro reage. Até podes treinar a situação de qdo o carro vai abaixo e o que vais fazer a seguir. Faz isto sozinha.
                              Sim tive ontem a fazer isso com o carro cheio de amigos, numa subida para treinar o ponto de embraigem, houve uma vez k ate fikou a cheirar a keimado lolo, mas depois ja fui conseguindo. Agr é ir para la sozinha....

                              Comentário


                                #16
                                liga o hill holder
                                tou a brincar contigo,vai com calma sem stress

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Lucia86 Ver Post
                                  Olá!
                                  Sou uma recem-encartada (1mes) e ontem conduzi pela 1º vez o meu carro. Correu mais ou menos!... O carro foi abaixo algumas vezes, e para ligar outra vez entro em stress pk toda a gente fica a apitar, basicamente tive que ter sp uma pessoa ao lado.
                                  Enfimm têm dicas para recem encartados?? Tb faziam mta porcaria no inicio? lolo
                                  Claro que fazia, mas não desse género.

                                  Deixa lá as buzinadelas, sorri e liga o carro e arranca novamente.

                                  Conselhos em geral, que servem para ti, para mim e acho que para nós todos:

                                  Não respondas a insultos ou gestos, não insultes nem faças gestos ou cara de "vou-te lixar".

                                  Respeita as passadeiras: os sinais azuis e as zebras não são só para fazer feitio.

                                  Em geral, cumpre as regras e dá os piscas.

                                  Usa sempre os espelhos, e lembra-te que há também ciclistas e motociclistas.

                                  Lembra-te ainda que quando estás a conduzir, estás a conduzir. Não deves estar a falar ao telemóvel, a enviar SMS, a comer, evitar fumar, a olhar ou conversar muito concentra no/a passageiro/a.

                                  Na estrada, como na vida, trata os outros como gostarias de que te tratassem.
                                  Editado pela última vez por PDCouto; 16 October 2010, 18:53.

                                  Comentário


                                    #18
                                    1) Não deixes de conduzir! Parar, nunca.

                                    2) Calma. Por vezes pode ser dificil mas no fim será sempre fácil de perceber que sem nervoseiras a coisa teria corrido 20x melhor e que nem sequer havia razões para alarme.

                                    3) Não tenhas medo de experimentar, num ambiente controlado. Aqui o principal é controlo da embraiagem, acelerador, etc...

                                    4) Não estejas demasiado inibida... respeita o código e os outro mas não exageres ao ponto de ficar paranóica

                                    5) Comecei a pegar em carros relativamente cedo (12/13 anos) e a verdade é que quanto mais andares, quantos mais carros conheceres, melhor. Ao fim de um tempo vais notar melhoras e que certas coisas que fazias se deviam apenas a precepitação... e que, na realidade, não é nada do outro Mundo!

                                    Boa sorte.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boas, Concordo com a maioria dos anteriores comentários. Penso que a autoconfiança é o mais importante. Se os outros conseguem tu não vais ser diferente. Uma estrada com pouco movimento dá certamente muito jeito para apanhar sensibilidade à embraiagem e passar essa informação para o subconsciente. A partir daí tudo fica mais fácil. Devo admitir que fui algo privilegiado nesse aspecto. Comecei num tractor aos 9 anos e a partir dos 15, 16 já dava umas voltas (pequenas e na aldeia) com o carro. O ponto de embraiagem era, por vezes, bastante complicado dado que o carro (Fiat 128), a frio, era difícil de manter mas teve a vantagem de me apurar as reacções e o ouvido. As lições de condução que tive foram, por isso, autênticos passeios para o instrutor... Boa Sorte!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por offpring Ver Post
                                        não é suposto, quando se tira a carta , ficar apto para conduzir qualquer carro? é tudo falta de jeito, eu quando tinha prai uns 10 ou 11 anos já tirava uma peugeot caixa aberta do meu pai, da garagem lá numa aldeia perto de aveiro,e já conduzi montes de carros, sem os conhecer e nunca os deixo ir abaixo.
                                        Muito bom, Schumacher.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Bem eu tirei a carta num Clio a diesel e após um mês de aulas e ter tirado a carta aquele carro era um mimo. No dia que tive a carta fui logo de Viana à Póvoa visitar uma "amiga" e fui no audi A4 a diesel no meu pai e era ainda muito melhor e o gosto em conduzir era mesmo qualquer coisa. Mas depois peguei num Clio gasolina e, meu deus, estava habituado de acelerar primeiro com a embraiagem e depois meter acelerador que me correu mal as primeiras vezes, mas depois habituei-me facilmente, mas tive que praticar e teve o seu tempo. É que passar de cavalo para burro é duro Por isso é só dar tempo ao tempo e nesse tempo andares, sem problema. Mas começa por níveis, não te vais meter logo na confusão

                                          Ah, o que me faz mal agora é andar a 50km/h nas nacionais e o pessoal atrás a "morrer".

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Lucia86 Ver Post
                                            Olá!
                                            Sou uma recem-encartada (1mes) e ontem conduzi pela 1º vez o meu carro. Correu mais ou menos!... O carro foi abaixo algumas vezes, e para ligar outra vez entro em stress pk toda a gente fica a apitar, basicamente tive que ter sp uma pessoa ao lado.
                                            Enfimm têm dicas para recem encartados?? Tb faziam mta porcaria no inicio? lolo
                                            Nestes primeiros tempos, não te preocupes, e muito menos com os outros, irás fazer asneiras e com elas irás aprender o que não se aprende nas aulas de condução.

                                            O grande perigo para os recem encartados vem a partir de quando se começa a ter já alguma confiança. Julgamos já dominar a máquina mas falta uma coisa muito importante...a experiência que só se tem com o passar dos anos.

                                            Até teres mesmo experiência em andar na estrada (estrada mesmo) lembra-te sempre desta estatística:
                                            - É no 2º ano de carta quando ocorrem mais acidentes, e graves.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Não te vou dar um conselho, mas vou-te fazer um pedido...

                                              Por favor, sê uma das poucas mulheres que param nas passadeiras! De preferência sem rasar peões com os espelhos!
                                              E por favor!!!! Deixa as pessoas passarem em cruzamentos / filas sem que te coles no carro da frente!




                                              =P

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Seloth Ver Post
                                                Não te vou dar um conselho, mas vou-te fazer um pedido...

                                                Por favor, sê uma das poucas mulheres que param nas passadeiras! De preferência sem rasar peões com os espelhos!
                                                E por favor!!!! Deixa as pessoas passarem em cruzamentos / filas sem que te coles no carro da frente!




                                                =P
                                                AAHAHA, vou fazer por isso!! Mas não te eskeças que as mulheres têm menos noção do espaço que os homens!! Então cmg é uma beleza :P lolo mas pronto nd cm ir devagarinho e habituar ao carro segundo me dizem!

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por amora Ver Post
                                                  Nestes primeiros tempos, não te preocupes, e muito menos com os outros, irás fazer asneiras e com elas irás aprender o que não se aprende nas aulas de condução.

                                                  O grande perigo para os recem encartados vem a partir de quando se começa a ter já alguma confiança. Julgamos já dominar a máquina mas falta uma coisa muito importante...a experiência que só se tem com o passar dos anos.

                                                  Até teres mesmo experiência em andar na estrada (estrada mesmo) lembra-te sempre desta estatística:
                                                  - É no 2º ano de carta quando ocorrem mais acidentes, e graves.

                                                  Por acaso não sabia disso!! Obrigado pelo conselho

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Tenta arranjar estradas isoladas (com muito pouco trânsito, sem grandes curvas nem declives e boa visibilidade) para ires ganhando confiança com o teu carro. Treina aquilo em que tens mais dificuldades, como os arranques, etc., e vais ver que em breve vais ganhar outra desenvoltura. Mas faz isso com frequência - quanto mais kms fizeres e mais depressa, melhor!

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Conduz de noite

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Agora é que vais aprender a conduzir, de preferência só (mais rápido perdemos o medo)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Tenho é também sentido dificuldades no mudar de faixa! Tanto na rotunda como numa via de aceleração. Dizem para olhar para o espelho e virar um pco a cabeça, mas cm não tou habituada, viro a cabeça e vai o volante tb! lolo
                                                          Nas rotundas tb acho lixado pk toda a gente faz a rotunda à maluka, e a ir por dentro e ter que sair pa direita mm pelo espelho, não tenho mta noçao de quem se ta a meter a meu lado.

                                                          Tenho uma amiga que diz k faz as rotundas sp pela direita que assim não tem problemas no mudar de faixa dentro da rotunda. É muito mau fazer isso??.....

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Ainda não tens o movimento mecanizado, está visto... e deves ter dificuldade em tirar os olhos da estrada. Com o tempo vais melhorando.

                                                            Quanto à rotunda, manda lixar a tua amiga

                                                            Se vais para a direita, faixa direita. Com pisca para a direita.

                                                            Se vais em frente, faixa mais à direita.

                                                            Se vais para a esquerda, faixa mais à esquerda. Pisca para a esquerda e antes de saires fazes pisca para direita, dás uma olhadela no espelho e sais.

                                                            Se vais voltar por onde vieste (ou seja, contornar toda a rotunda), igual ao de cima mas fazes pisca para a direita e sais mais tarde, claro.

                                                            Não sejas como os atrasados que não sabem circular em rotanda É das coisas que mais me irrita quando vou ao volante.

                                                            Fazer como a tua amiga diz só naquelas de 4 ou 5 faixas, que parecem a selva... com pessoal com pressa, táxis, transportes públicos, etc. Se não tiveres outra hipótese, olha, safa-te.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X