A Autoridade da Concorrência (ou falta dela) lançou agora um relatório onde faz interessantes referências ao mercado dos combustíveis.
Do que constatei, a gasolina é fortemente penalizada face ao gasóleo, isto apenas em termos de preço de combustível, sem entrar no IUC que também prejudica os automóveis movidos a este combustível bem como a componente CO2 na altura da compra, baseada não no CO2 que emite por litro de combustível mas sim no consumo total a cada 100 kms.
Qual a razão para isto acontecer, visto que é um tema debatido muitas vezes mas sempre ao de leve e sem grandes factos concretos, isto para a realidade portuguesa. É que, pasme-se, a gasolina até fica mais barata à saída da refinaria e tem menores custos de actividade retalhista.
Com os preços praticados em Portugal, nem com híbridos a malta se consegue safar. A palavra certa será: lobby?
http://www.apetro.pt/documentos/newsletter_adc.pdf
Do que constatei, a gasolina é fortemente penalizada face ao gasóleo, isto apenas em termos de preço de combustível, sem entrar no IUC que também prejudica os automóveis movidos a este combustível bem como a componente CO2 na altura da compra, baseada não no CO2 que emite por litro de combustível mas sim no consumo total a cada 100 kms.
Qual a razão para isto acontecer, visto que é um tema debatido muitas vezes mas sempre ao de leve e sem grandes factos concretos, isto para a realidade portuguesa. É que, pasme-se, a gasolina até fica mais barata à saída da refinaria e tem menores custos de actividade retalhista.
Com os preços praticados em Portugal, nem com híbridos a malta se consegue safar. A palavra certa será: lobby?
http://www.apetro.pt/documentos/newsletter_adc.pdf
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