Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Afinal porque razão é a gasolina muito mais cara que o gasóleo?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    [Mercado] Afinal porque razão é a gasolina muito mais cara que o gasóleo?

    A Autoridade da Concorrência (ou falta dela) lançou agora um relatório onde faz interessantes referências ao mercado dos combustíveis.

    Do que constatei, a gasolina é fortemente penalizada face ao gasóleo, isto apenas em termos de preço de combustível, sem entrar no IUC que também prejudica os automóveis movidos a este combustível bem como a componente CO2 na altura da compra, baseada não no CO2 que emite por litro de combustível mas sim no consumo total a cada 100 kms.

    Qual a razão para isto acontecer, visto que é um tema debatido muitas vezes mas sempre ao de leve e sem grandes factos concretos, isto para a realidade portuguesa. É que, pasme-se, a gasolina até fica mais barata à saída da refinaria e tem menores custos de actividade retalhista.
    Com os preços praticados em Portugal, nem com híbridos a malta se consegue safar. A palavra certa será: lobby?










    http://www.apetro.pt/documentos/newsletter_adc.pdf

    #2
    Impostos. Noutros países o gasóleo é mais caro do que a gasolina.

    Comentário


      #3
      Portanto, pelas contas e estando agora:

      Gasolina = 1,40 €

      Gasóleo = 1,20 €


      Sabemos que podia estar:

      Gasolina = 0,58 €

      Gasóleo = 0,62 €

      O que faz a diferença de preço é o que o Estado quer.


      Sai da "fábrica" a:

      Gasolina = 0,45 €

      Gasóleo = 0,49 €


      Quanto aos revendedores, a sua margem está em cerca de 0,12 € por litro, o que dá 120 € por 1000 litros.

      Parecem-me o elo mais fraco da cadeia, se bem que se baixarem a margem podem facturar muito mais por venderem mais quantidade.

      Comentário


        #4
        A gasóleo é mais barato que a gasolina, por este ainda ser taxado como um combustível de trabalho, e associado a veículos desta natureza.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por JUDEU Ver Post
          A gasóleo é mais barato que a gasolina, por este ainda ser taxado como um combustível de trabalho, e associado a veículos desta natureza.
          Então há milhões de portugueses com carros de trabalho perante a lógica de impostos do nosso estado
          Se bem que eles (estado) têm a faca e o queijo na mão e a qualquer altura podem ir buscar tantos impostos ao gasóleo como à gasolina, e aí sim teríamos uma grave agitação no sector dos combustíveis...
          Daí questionar a racionalidade de muitas das compras que se estão a fazer agora em termos de automóveis, é que se o panorama muda a amortização da diferença da compra de carro a gasóleo vs carro a gasolina fica inatingível.
          Como já disse várias vezes, a malta não opta cegamente pelo gasóleo devido ao consumo do carro, porque sejamos realistas hoje em dia um carro a gasolina com caixa de 6v, injecção optimizada e tudo mais faz consumos 20, 25% a mais do que o motor diesel de andamento semelhante ou inferior. Claro que um carro a gasolina se for usado sempre no prego aumenta esta diferença, porque tem capacidade para atingir rotação muito mais alta matando os consumos. Mas convenhamos, andar assim só é possível em certos percursos e em diversões quando a estrada e o trânsito o permitem.
          E se os combustíveis fossem iguais em termos de preço jamais compensava porque atenuar a diferença que por vezes chega aos 5000€ na compra (em usados nem se fala) só numa eternidade. Mas realmente 20, 25 cêntimos por litro de diferença na hora de abastecer é obra, e nem me quero lembrar da gasolina 98 que quando meti na repsol há duas semanas até me caiu tudo. Isto com desconto de fim-de-semana acumulado com o cartão do SLB...
          Editado pela última vez por GPL; 19 October 2010, 14:46.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
            Portanto, pelas contas e estando agora:

            Gasolina = 1,40 €


            Gasóleo = 1,20 €



            Sabemos que podia estar:


            Gasolina = 0,58 €


            Gasóleo = 0,62 €


            O que faz a diferença de preço é o que o Estado quer.



            Sai da "fábrica" a:


            Gasolina = 0,45 €


            Gasóleo = 0,49 €



            Quanto aos revendedores, a sua margem está em cerca de 0,12 € por litro, o que dá 120 € por 1000 litros.


            Parecem-me o elo mais fraco da cadeia, se bem que se baixarem a margem podem facturar muito mais por venderem mais quantidade.
            O problema é os revendedores encaixarem isso na cabeça deles

            Comentário


              #7
              como não ha gasoleo profissional o gasoleo é mais barato para compensar empresas de transportes publicos e pessoal que tem mesmo que ter carrinhas a gasoleo para trabalho, eu por exemplo tenho 4 de caixa aberta e acho que não ha opção gasolina neste tipo de carrinha

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                como não ha gasoleo profissional o gasoleo é mais barato para compensar empresas de transportes publicos e pessoal que tem mesmo que ter carrinhas a gasoleo para trabalho, eu por exemplo tenho 4 de caixa aberta e acho que não ha opção gasolina neste tipo de carrinha
                Haver opção há, basta olhar para o resto do mundo onde se utilizam comerciais a gasolina, Etanol, GPL Auto, etc. Se forem conduzidos normalmente, em tarefas de trabalho e não no redline mesmo a gasolina a economia seria muito interessante se esta fosse ao preço do gasóleo. Isto aliado a manutenção mais barata e ausência de componentes caros típicos dos motores turbodiesel actuais, que muitas dores de cabeça dão hoje em dia face aos antigos atmosféricos.
                Nos outros dois exemplos de combustível já é diferente, no UK compensa seriamente o GPL Auto e no Brasil o Etanol ou GNV.
                Mas sim nesse aspecto tens razão, o nosso mercado está totalmente dependente do gasóleo e a oferta fica apenas por veículos desse tipo.
                Desse modo as empresas está um pouco à sombra da bananeira e quando o gasóleo sobe a aflição instala-se. Não esquecer que as vantagens em termos de impostos são bastante recentes e foram dadas por este executivo.
                De um momento para o outro tudo pode mudar e não vão muito longe os tempos em que a gasolina em Portugal compensava largamente face ao gasóleo em quase todos os segmentos...
                Editado pela última vez por GPL; 19 October 2010, 15:40.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                  Então há milhões de portugueses com carros de trabalho perante a lógica de impostos do nosso estado
                  Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                  Se bem que eles (estado) têm a faca e o queijo na mão e a qualquer altura podem ir buscar tantos impostos ao gasóleo como à gasolina, e aí sim teríamos uma grave agitação no sector dos combustíveis...
                  Daí questionar a racionalidade de muitas das compras que se estão a fazer agora em termos de automóveis, é que se o panorama muda a amortização da diferença da compra de carro a gasóleo vs carro a gasolina fica inatingível.
                  Como já disse várias vezes, a malta não opta cegamente pelo gasóleo devido ao consumo do carro, porque sejamos realistas hoje em dia um carro a gasolina com caixa de 6v, injecção optimizada e tudo mais faz consumos 20, 25% a mais do que o motor diesel de andamento semelhante ou inferior. Claro que um carro a gasolina se for usado sempre no prego aumenta esta diferença, porque tem capacidade para atingir rotação muito mais alta matando os consumos. Mas convenhamos, andar assim só é possível em certos percursos e em diversões quando a estrada e o trânsito o permitem.
                  E se os combustíveis fossem iguais em termos de preço jamais compensava porque atenuar a diferença que por vezes chega aos 5000€ na compra (em usados nem se fala) só numa eternidade. Mas realmente 20, 25 cêntimos por litro de diferença na hora de abastecer é obra, e nem me quero lembrar da gasolina 98 que quando meti na repsol há duas semanas até me caiu tudo. Isto com desconto de fim-de-semana acumulado com o cartão do SLB...

                  É, e precisamente perante a lógica de impostos do estado, pago €127 pelo "vulgo selo" de um 2.0 a gasolina
                  Decerto é considerado carro de luxo

                  Comentário


                    #10
                    Pagas mais, pagas 131,20 €

                    Não percebo porque existe distinção entre Otto e Diesel nos escalões do SELO... ou melhor, até percebo.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                      Pagas mais, pagas 131,20 €

                      Não percebo porque existe distinção entre Otto e Diesel nos escalões do SELO... ou melhor, até percebo.
                      Epá, isso então é que é outra conversa... Nem é discriminação ou injustiça porque as palavras não se adequeam, é ROUBAR!
                      Uma porcaria dum papel 131,20€ só porque temos um 2.0 com motor de ciclo otto?
                      Tendo tu um 2.4 (que já tive o prazer de conhecer e andar à pendura) daqui a poucos estás sujeito a que algumas mentes iluminadas ainda subam mais o valor. E isto igualmente para mim, que tenho um Big Block 1.6
                      Os EUA têm muitos defeitos e alguns bastante graves, mas continuo a dizer que a Europa, e muito especialmente Portugal, têm muito que aprender com eles no que respeita a legislação automóvel...

                      Comentário


                        #12
                        Tabela Imposto Único Circulação (IUC) 2010 - Tabela Imposto Único de Circulação - Imposto Sobre Veículos e Imposto Único de Circulação

                        Outros (Gasóleo, etc)??? Pois

                        Que roubalheira.
                        Se o SELO fosse para "pagar" portagens vá que não vá

                        Mas olham para a cilindrada, mas não olham se é aspirado ou turbo.
                        Correctamente podiam olhar para a potência, isso sim.

                        Comentário


                          #13
                          Ou seja, a astra 1.4 que temos cá em casa paga tanto de selo como um...V6 Turbo a gasóleo
                          Engraçado a identificação "Outros" que engloba os a gasóleo. Cá em casa há dois carros que não usam gasolina, mas também não usam o "Outros" (gasóleo) mas pago de selo igual à gasolina.
                          Lógica da batata...

                          Comentário


                            #14
                            Para a próxima já sabem votem novamente PS/PSD/CDS.
                            Assim garantimos que não há mexidas.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                              Ou seja, a astra 1.4 que temos cá em casa paga tanto de selo como um...V6 Turbo a gasóleo
                              Engraçado a identificação "Outros" que engloba os a gasóleo. Cá em casa há dois carros que não usam gasolina, mas também não usam o "Outros" (gasóleo) mas pago de selo igual à gasolina.
                              Lógica da batata...
                              Não, porque são sempre a gasolina

                              As inspecções por exemplo são feitas a trabalhar a gasolina

                              Não deixam vender só a GPL

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                                Para a próxima já sabem votem novamente PS/PSD/CDS.
                                Assim garantimos que não há mexidas.
                                achas que o problema esta ai??
                                votar no be e no pcp no fim da igual

                                Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                Não, porque são sempre a gasolina

                                As inspecções por exemplo são feitas a trabalhar a gasolina

                                Não deixam vender só a GPL
                                pois nas inspecções o carro tem que ir a gasolina

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                  Então há milhões de portugueses com carros de trabalho perante a lógica de impostos do nosso estado
                                  Se bem que eles (estado) têm a faca e o queijo na mão e a qualquer altura podem ir buscar tantos impostos ao gasóleo como à gasolina, e aí sim teríamos uma grave agitação no sector dos combustíveis...
                                  Daí questionar a racionalidade de muitas das compras que se estão a fazer agora em termos de automóveis, é que se o panorama muda a amortização da diferença da compra de carro a gasóleo vs carro a gasolina fica inatingível.
                                  Como já disse várias vezes, a malta não opta cegamente pelo gasóleo devido ao consumo do carro, porque sejamos realistas hoje em dia um carro a gasolina com caixa de 6v, injecção optimizada e tudo mais faz consumos 20, 25% a mais do que o motor diesel de andamento semelhante ou inferior. Claro que um carro a gasolina se for usado sempre no prego aumenta esta diferença, porque tem capacidade para atingir rotação muito mais alta matando os consumos. Mas convenhamos, andar assim só é possível em certos percursos e em diversões quando a estrada e o trânsito o permitem.
                                  E se os combustíveis fossem iguais em termos de preço jamais compensava porque atenuar a diferença que por vezes chega aos 5000€ na compra (em usados nem se fala) só numa eternidade. Mas realmente 20, 25 cêntimos por litro de diferença na hora de abastecer é obra, e nem me quero lembrar da gasolina 98 que quando meti na repsol há duas semanas até me caiu tudo. Isto com desconto de fim-de-semana acumulado com o cartão do SLB...
                                  Na maior parte das vezes já não compensa no estado actual das coisas, as pessoas simplesmente fazem-no porque sim(e tenho alguns familiares nesta situação por isso sei bem do ridiculo)
                                  Fazendo 20.000 km/ano (vou dar o exemplo do meu carro mas acaba por ser indiferente) gasto cerca de 900 litros de combustível.A diferença de preço entre ser gasoleo ou gasolina é de apenas 180 euros/ano. Em 10 anos acabava por poupar 1800 euros, e agora tinha de deduzir no montante que dei a mais na compra do carro....há de compensar quando o carro tiver barbas...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Num dos antigos tópicos que insultavam tudo o que era petrolífera a torto e a direito, travei "guerras" a demonstrar por A+B que o preço dos combustíveis em Portugal era barato.... antes de impostos !! E que a "revolta" dos consumidores se devia dirigir para a elevada carga fiscal que temos e não para as petrolíferas que têm margens incomparavelmente inferiores Às que o Estado obtém.

                                    É bom saber que uma carrada de anos depois acabam por me dar razão...

                                    Para a próxima já sei, faço gráficos bonitos e toda a gente acredita em mim.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Só os cegos não sabiam que o bolo do preço é para o Estado

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                        achas que o problema esta ai??
                                        votar no be e no pcp no fim da igual
                                        Isso já foi debatido.
                                        Esses 2 partidos praticam política de contestação e que só o fazem porque sabem que nunca vão ser poder.

                                        As coisas que defendem são impossíveis de aplicar hoje e num país que pertence à CE.

                                        Claro que para um mês daria.
                                        Tudo à borla e assim.

                                        Médico à borla para todos mas com o médico a ganhar o ordenado minímo igual a um trabalhador desqualificado, mas que era de 1000 € para todos no 1º mês, no 2º não recebiam nenhum.

                                        Toda a gente tinha dinheiro para ir jantar ao restaurante... mas depois não havia nenhum empregado para servir à mesa... etc, etc.

                                        Depois o Louçã atirava-se dentro de uma Avioneta contra a sede do BCP.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                          Isso já foi debatido.
                                          Esses 2 partidos praticam política de contestação e que só o fazem porque sabem que nunca vão ser poder.

                                          As coisas que defendem são impossíveis de aplicar hoje e num país que pertence à CE.

                                          Claro que para um mês daria.
                                          Tudo à borla e assim.

                                          Médico à borla para todos mas com o médico a ganhar o ordenado minímo igual a um trabalhador desqualificado, mas que era de 1000 € para todos no 1º mês, no 2º não recebiam nenhum.

                                          Toda a gente tinha dinheiro para ir jantar ao restaurante... mas depois não havia nenhum empregado para servir à mesa... etc, etc.

                                          Depois o Louçã atirava-se dentro de uma Avioneta contra a sede do BCP.

                                          mas nem isso eles iam fazer, quando estão na oposição prometem mundos e fundos, o pior é que quando la chegam comem muito queijo a comemorar e depois esqueçem tudo o que iam fazer

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                            mas nem isso eles iam fazer, quando estão na oposição prometem mundos e fundos, o pior é que quando la chegam comem muito queijo a comemorar e depois esqueçem tudo o que iam fazer
                                            Mas certas ideias estruturantes deles são impossíveis de aplicar no século XXI num país da CE, simplesmente porque nem podem.
                                            Só criando uma ditadura militar; mas mesmo essa não durava mais de uns DIAS.
                                            Até porque só temos comida para 3 dias (no comércio) e vá; uma semana em casa.

                                            Entendo o voto nesses partidos como forma de eleger pessoas que vão pertencer a um parlamento onde podem exercer mais valias, protestando e contando algumas verdades.
                                            Em cúmulo, podem ter peso em certas votações.
                                            Também se tiverem ideias mesmo boas, podem propor e os outros partidos aprovarem.
                                            Mas para MANDAR... não dá.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                              Pagas mais, pagas 131,20 €

                                              Não percebo porque existe distinção entre Otto e Diesel nos escalões do SELO... ou melhor, até percebo.
                                              Um Focus 1.6, TDCI, 115 gr CO2, registado em 2010 paga de "selo" 121.44 €. Haverá assim tanta diferença?

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por QuerubimTerra Ver Post
                                                Um Focus 1.6, TDCI, 115 gr CO2, registado em 2010 paga de "selo" 121.44 €. Haverá assim tanta diferença?
                                                Depois de 1 de Julho de 2007 é sabido que os impostos foram alterados e os carros passaram a pagar IUC.
                                                Os anteriores pagavam SELO e converteram o SELO para IUC e pagaram muito IA+IVA+IVA.

                                                Depois esses grama de CO2 são uma treta pegada.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por gtabarth Ver Post
                                                  Depois de 1 de Julho de 2007 é sabido que os impostos foram alterados e os carros passaram a pagar IUC.
                                                  Os anteriores pagavam SELO e converteram o SELO para IUC e pagaram muito IA+IVA+IVA.

                                                  Depois esses grama de CO2 são uma treta pegada.

                                                  mas a partir de 2007 acabou a distinção gasolina diesel.

                                                  o que está certissimo.

                                                  só que subiram-se âmbos (mas bastante mais o gasoleo, para ser sincero)

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Alguem disse mt indignado que pagava 130euros de IUC por um 2.0 a gasolina. Eu pago 220euros de IUC por um 2.0 a gasóleo.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
                                                      Impostos. Noutros países o gasóleo é mais caro do que a gasolina.
                                                      Isto.
                                                      E o povo como gosta de charutos, come e cala, sem dar conta da poluição real de um diesel.

                                                      E noutros países usa-se de tudo e não há cá destas paneleirices de um ser combustível de "trabalho" e outro não.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        o cheiro do gasóleo é absolutamente insuportavel... não é que o da gasolina seja uma coisa "boa", mas o gasóleo francamente, é irrespiravel...

                                                        não entendo como portugal e outros países de UE, incentivem o uso de viaturas movidas a este tipo de combustivel...

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por ATPZEV Ver Post
                                                          Na maior parte das vezes já não compensa no estado actual das coisas, as pessoas simplesmente fazem-no porque sim(e tenho alguns familiares nesta situação por isso sei bem do ridiculo)
                                                          Fazendo 20.000 km/ano (vou dar o exemplo do meu carro mas acaba por ser indiferente) gasto cerca de 900 litros de combustível.A diferença de preço entre ser gasoleo ou gasolina é de apenas 180 euros/ano. Em 10 anos acabava por poupar 1800 euros, e agora tinha de deduzir no montante que dei a mais na compra do carro....há de compensar quando o carro tiver barbas...
                                                          aqui há uns tempos saiu na AH um artigo em que um Renault megane 1.5 dci só precisava fazer 36.000km para igualar o preço de um 1.4 gasolina a partir dai era tudo mais económico especialmente na troca onde o a gasolina não tem valor comercial.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rjrg Ver Post
                                                            Alguem disse mt indignado que pagava 130euros de IUC por um 2.0 a gasolina. Eu pago 220euros de IUC por um 2.0 a gasóleo.
                                                            Mas compraste o carro mais barato, para pagar o imposto depois.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X