Anúncio

Collapse
No announcement yet.

VOLVO_Diferenças de comportamento entre D3 e D5?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    VOLVO_Diferenças de comportamento entre D3 e D5?

    Tenho um familiar interessado na aquisição de um Volvo S60/V60.

    Sabendo esse familiar do meu interesse por automóveis, perguntou-me se há uma grande diferença entre o comportamento das motorizações D3 e D5.

    Sinceramente e nunca tendo experimentado a motorização D5, quer no S60, quer em qualquer outro modelo Volvo, não lhe soube responder.

    Olhando friamente para as specs, as diferenças não são muito relevantes (por exemplo, em termos de velocidade máxima, o D3 faz cerca de 220km/h e o D5 cerca de 230km/h)...

    E numa utilização diária? As diferenças de elasticidade e performance serão assim tão relevantes e, sobretudo, perceptíveis? O temperamento dos motores será assim tão diferente?

    Ontem conduzi uma Volvo V60 D3 e fiquei positivamente impressionado com o desempenho do motor: um pouco "arrastadeira" até às 1.500 rpms mas, a partir dessa faixa de rotação, tem uma resposta que chega a ser positivamente surpreendente.

    A pergunta basicamente é: no S60/V60, o D5 será assim tão mais performante que o D3?

    Há algum user (nomeadamente profissionais do foro automobilístico) que já tenha experimentado as 2 motorizações no S60/V60 e consiga dar uma ajuda?

    Se bem que todos os "bitaites" de quem nunca conduziu qualquer das versões sejam bem-vindos, privilegiam-se as opiniões fundamentadas na condução das duas versões (ou, pelo menos, numa delas)...

    Obrigado a todos pelo contributo e parabéns à Volvo por esta lufada de ar fresco no segmento.
    Editado pela última vez por LATMGB; 31 October 2010, 22:48.

    #2
    Boas!!

    Eu também estou em vias de comprar uma V60 mas na versão D3. Sinceramente e na minha humilde opinião, acho que os quase 20 mil € de diferença entre os modelos, não justifica o acrescimento de performance que podes ter.
    Que deve existir, deve porque afinal são mais 42Cv. É caso pa dizer: "Os cavalos estão caros..."

    Confrontei o vendedor da marca com a pergunta "o que justifica uma diferença de preço tão elevada" e ele após ter patinado no ínicio da resposta, lá conseguiu esfarrapar uma resposta... :P

    Abraço

    Comentário


      #3
      nao tenho velocidade de net suficiente para confirmar...mas o d3 não é o mesmo 5 cilindros só que com menos cavalos???

      ou é um 1.6 hdi?? ou é um 2.0 hdi??

      É que se for um HDI o preço é facilmente justificado pela diferença de cilindrada e emissões....se for o 2.5 5 cilindros...a diferença de preços está exagerada.

      PS: conduz o d3 e o 1.9 ttid...acho que vais sentir as diferenças. O saab é bi-turbo, por isso deve ter boas baixas e boas altas. o volvo é mono turbo castrado...dependendo de ser 1.6, 2.0 ou 2.5 (4 ou 5 cilindros) pode ou não ter boas baixas e terá sempre muito piores altas. (PS: o 1.9 ttid não deve gastar pouco...é multijet dos duros, por isso, se não fizeram, maravilhas na caixa e no 2º turbo, os consumos andaram nos 8.

      Comentário


        #4
        HDI?!

        Nada a ver!

        Penso que tanto o D3 como o D5 são motores 5 cilindros de origem Volvo. O D3 tem por base o D5, mas é um 2.0lt e o D5 um 2.4lt bi-turbo

        Volvo S60 D3 | First Drives | Car Reviews | Auto Express
        Editado pela última vez por Guga; 24 October 2010, 21:56.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Guga Ver Post
          HDI?!

          Nada a ver!

          Penso que tanto o D3 como o D5 são motores 5 cilindros de origem Volvo. O D3 tem por base o D5, mas é um 2.0lt e o D5 um 2.4lt bi-turbo

          Volvo S60 D3 | First Drives | Car Reviews | Auto Express
          Certo.

          Comentário


            #6
            Nunca experimentei o D5 no S60, mas digo que o D3 cumpre na perfeição! Francamente acho que os 14 mil euros a mais pedidos pelo D5, face ao D3 não compensam.


            EDIT: pelo que tenho lido na imprensa a diferença é marginal. E até os vendedores dizem o mesmo.

            ;)
            Editado pela última vez por ; 24 October 2010, 22:37.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por momentos Ver Post
              Nunca experimentei o D5 no S60, mas digo que o D3 cumpre na perfeição! Francamente acho que os 14 mil euros a mais pedidos pelo D5, face ao D3 não compensam.


              EDIT: pelo que tenho lido na imprensa a diferença é marginal. E até os vendedores dizem o mesmo.

              ;)
              À partida e não tendo experimentado o D5, tendo a concordar contigo.

              O que é estranho é que mais de metade da diferença de preço, para a mesma configuração (Momentum + uns extras), é do preço base...

              Preços Base:

              D3 Momentum = € 25.879,08
              D5 Momentum = € 36.328,86.

              Como ainda tenho o breve teste ao D3 fresco na memória, vou tentar experimentar o D5 esta semana.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por LATMGB Ver Post
                À partida e não tendo experimentado o D5, tendo a concordar contigo.

                O que é estranho é que mais de metade da diferença de preço, para a mesma configuração (Momentum + uns extras), é do preço base...

                Preços Base:

                D3 Momentum = € 25.879,08
                D5 Momentum = € 36.328,86.

                Como ainda tenho o breve teste ao D3 fresco na memória, vou tentar experimentar o D5 esta semana.
                A diferença não justifica o preço, na minha opinião. Ainda assim quando conduzires o D5 deixa aqui a tua opinião. Não cries demasiadas expectativas porque se já conduziste D3 acho que o D5 e poderá desiludir.

                Comentário


                  #9
                  Eu também acho que a diferença não compensa. Talvez quando eles fizerem o bi-turbo 2.0 a carga fiscal descerá um pouco.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                    nao tenho velocidade de net suficiente para confirmar...mas o d3 não é o mesmo 5 cilindros só que com menos cavalos???

                    ou é um 1.6 hdi?? ou é um 2.0 hdi??

                    É que se for um HDI o preço é facilmente justificado pela diferença de cilindrada e emissões....se for o 2.5 5 cilindros...a diferença de preços está exagerada.

                    PS: conduz o d3 e o 1.9 ttid...acho que vais sentir as diferenças. O saab é bi-turbo, por isso deve ter boas baixas e boas altas. o volvo é mono turbo castrado...dependendo de ser 1.6, 2.0 ou 2.5 (4 ou 5 cilindros) pode ou não ter boas baixas e terá sempre muito piores altas. (PS: o 1.9 ttid não deve gastar pouco...é multijet dos duros, por isso, se não fizeram, maravilhas na caixa e no 2º turbo, os consumos andaram nos 8.
                    Epá, grande calinada!!
                    O Saab não tem muito a ver, mesmo com boa potência, com os motores aqui em questão.
                    Ainda assim, sendo um carro bastante pesado, o Volvo, é bom ponderar bem esse acréscimo de preço pois o d3 já é bem possante.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por momentos Ver Post
                      Nunca experimentei o D5 no S60, mas digo que o D3 cumpre na perfeição! Francamente acho que os 14 mil euros a mais pedidos pelo D5, face ao D3 não compensam.


                      EDIT: pelo que tenho lido na imprensa a diferença é marginal. E até os vendedores dizem o mesmo.

                      ;)
                      Discordo bastante! Se falarmos do D5 com 185cv, ainda a diferença apesar de ser pouca, ainda faz alguma diferença.. Agora entre o D3 e o D5 biturbo, desculpem mas nota-se bastante essa diferença! Conduzi um volvo XC60 com ambas as motorizações e existe um fosso bastante grande, e so nao é maior esse fosso, devido à caixa automatica ser bastante mázinha!

                      Agora se o D3 cumpre? Cumpre, mas nao é a mesma coisa!

                      Comentário


                        #12
                        O D3 consegue ser pior que o 2.0D 136cv em quase todas as situações... acho que isto diz tudo

                        Comentário


                          #13
                          quando é que vem o d3 na versão (realmente) drive para o xc60??? isso é que é deveria ter muito interesse se o d5 drive é já muito eficiente, então um d3 seria fantastico com as emissoes poluentes reduzidas e com preços ainda mais reduzidos...
                          Editado pela última vez por LH; 27 October 2010, 21:32.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Bolide Ver Post
                            O D3 consegue ser pior que o 2.0D 136cv em quase todas as situações... acho que isto diz tudo
                            Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!! O homem voltou!!!

                            Comentário


                              #15
                              O problema é que a Volvo ao sair da Ford deve ter perdido o direito às actualizações do 2.0 Hdi por isso ou continuava a usar o de 136cv ou teria que desenvolver algo em casa.

                              Alguém sabe se os 1.6 HDi que a Volvo ainda usa são os de 109cv 16v ou já os de 112cv 8v? é que se são os segundos a minha teoria pode não estar correcta a não ser que a PSA os venda mesmo sem ser pelo contrato da Joint-venture PSA-Ford.

                              Para a própria Volvo teria vantagens usar todos os diesel disponíveis na PSA-Ford na mesma porque têm variedade e estão acabados de actualizar. O problema é serem compatíveis com os chassis deles.
                              Editado pela última vez por Cagi; 27 October 2010, 23:54.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                                O problema é que a Volvo ao sair da Ford deve ter perdido o direito às actualizações do 2.0 Hdi por isso ou continuava a usar o de 136cv ou teria que desenvolver algo em casa.

                                Alguém sabe se os 1.6 HDi que a Volvo ainda usa são os de 109cv 16v ou já os de 112cv 8v? é que se são os segundos a minha teoria pode não estar correcta a não ser que a PSA os venda mesmo sem ser pelo contrato da Joint-venture PSA-Ford.

                                Para a própria Volvo teria vantagens usar todos os diesel disponíveis na PSA-Ford na mesma porque têm variedade e estão acabados de actualizar. O problema é serem compatíveis com os chassis deles.
                                O que a Volvo quiz fazer foi mesmo um motor seu, não podemos esquecer que um motor "comprado" é sempre mais fraco técnicamente e mais caro que um "fabricado" pela marca. Os 1.6 que vai usar continuam a ser da PSA/Ford. Agora para primeira versão de 2000cc do 5 cilindros acho que o motor está bastante equilibrado. Como é óbvio não é o melhor da classe, de longe. Futuramente existirão actualizações que podem melhorar a sua performance.
                                Já o D5 quando apareceu havia muito poucos motores no mercado que conseguiam equivaler e era dos melhores motores da sua classe. Neste momento isso já não acontece.
                                Quanto ao ser mais fraco que os 2.0D de 136cv não esquecer que a potência real desses motores raramente era inferior a 140-150cv. Ora a diferença não é assim tão grande em termos de potência.

                                Comentário


                                  #17
                                  Como já referido, a Volvo continua a usar os motores como se ainda estivesse na alçada da Ford (essa até era uma das premissas do contrato aquando da venda, da continuidade do uso de motores provenientes da Ford)

                                  Até porque tem o 1.6 GTDi e 2.0 GTDi, que mais não são do que os Ecoboost usados no restyling do Mondeo e do futuro Focus.

                                  GTDi = Gasoline Turbocharged Direct Injection
                                  Editado pela última vez por nto; 28 October 2010, 17:51.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por NunoMCCII Ver Post
                                    Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!!! O homem voltou!!!
                                    E em força.

                                    Bólide, em que medidas o D3 é inferior? Dos números que espreitei agora é melhor em tudo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nto Ver Post
                                      Como já referido, a Volvo continua a usar os motores como se ainda estivesse na alçada da Ford (essa até era uma das premissas do contrato aquando da venda, da continuidade do uso de motores provenientes da Ford)

                                      Até porque tem o 1.6 GTDi e 2.0 GTDi, que mais não são do que os Ecoboost usados no restyling do Mondeo e do futuro Focus.

                                      GTDi = Gasoline Turbocharged Direct Injection
                                      Atenção que esses motores não são da Ford. Foram desenvolvidos em conjunto com a Volvo e cada marca tem o direito do uso. Esses motores não são uma cedência da Ford à Volvo!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por ppedras Ver Post
                                        Atenção que esses motores não são da Ford. Foram desenvolvidos em conjunto com a Volvo e cada marca tem o direito do uso. Esses motores não são uma cedência da Ford à Volvo!

                                        Tinha ideia que sim.

                                        Sendo assim, peço desculpa pelo lapso.

                                        Em todo o caso, vê-se que a cooperação da Ford/Volvo mantem-se.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Cagi Ver Post
                                          O problema é que a Volvo ao sair da Ford deve ter perdido o direito às actualizações do 2.0 Hdi por isso ou continuava a usar o de 136cv ou teria que desenvolver algo em casa.

                                          Alguém sabe se os 1.6 HDi que a Volvo ainda usa são os de 109cv 16v ou já os de 112cv 8v? é que se são os segundos a minha teoria pode não estar correcta a não ser que a PSA os venda mesmo sem ser pelo contrato da Joint-venture PSA-Ford.

                                          Para a própria Volvo teria vantagens usar todos os diesel disponíveis na PSA-Ford na mesma porque têm variedade e estão acabados de actualizar. O problema é serem compatíveis com os chassis deles.
                                          Não acredito que entrem os 1.6 HDI 112 cv, ja que está previsto o motor D2 1.6 com 115 cv.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                                            Não acredito que entrem os 1.6 HDI 112 cv, ja que está previsto o motor D2 1.6 com 115 cv.
                                            O motor D2 é o motor de origem Ford/PSA. Em termos de potência por vezes existem ajustes ou mesmo questões de homologação que levam as marcas a diferir na potência que referem.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por bacalao Ver Post
                                              Não acredito que entrem os 1.6 HDI 112 cv, ja que está previsto o motor D2 1.6 com 115 cv.
                                              Originalmente Colocado por ppedras Ver Post
                                              O motor D2 é o motor de origem Ford/PSA. Em termos de potência por vezes existem ajustes ou mesmo questões de homologação que levam as marcas a diferir na potência que referem.
                                              Ora aí está.

                                              Até porque a Ford para o novo Focus, já anuncia o 1.6 TDCI com 115cv.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Esta semana espero arranjar algum tempo para experimentar a V60 D5.

                                                Quanto ao D3, foi aquilo que referi: um motor cheio de alma a partir das 1.500 rpms e que, à boa maneira TDI PD, morria um pouco a partir das 3.000 rpms. Foi a impressão com que fiquei a partir do brevíssimo contacto que tive com a viatura.

                                                Alguém mais aqui teve essa sensação?

                                                Não acham um pouco "estranho" o motor ter a potência máxima às 2.900 rpms?

                                                De resto e como avaliação global da V60, destaco os seguintes aspectos:

                                                Construção:
                                                Qualidade de materiais e montagem sem máculas, ao nível do que melhor fazem os germânicos.

                                                Interior:
                                                Para além da referida qualidade, gostei do design. O espaço é suficiente para quem não tenha grandes necessidades dele .
                                                Posição de condução muito boa, fruto das várias regulações do banco e coluna de direcção.
                                                Bons espaços de arrumações (em particular, elogios para o apoio central de braços dianteiro).
                                                Gosto da disposição gráfica da instrumentação (típica Volvo).
                                                Nota menos para o CB que não tem indicador de velocidade instantânea digital (standard hoje em dia na MB, BMW e em todos os VAG).

                                                Condução:
                                                Para além das impressões de performance, gostei do feeling da direcção (ainda não tão directa como as BMW, mas suficientemente directa) e do conforto em piso urbano degradado (a versão que conduzi era a Momentum com jantes de 17''. Acho que mais do que isto - ou seja, suspensão "R" e/ou jantes de 18'' ou superior - devem penalizar excessivamente o conforto).

                                                Eu que estou cada vez mais fã das caixas auto, gostei da caixa manual da V60. Sobretudo do conjunto embraiagem/caixa. Não tem a precisão de um BMW mas tem incomparavelmente maior leveza - o que favorece sobremaneira o conforto de condução quotidiano. Em termos de conforto de utilização deste conjunto foi para mim o único que até à data superou o Toyota Avensis da geração anterior.

                                                Os bancos são fantásticos em termos de conforto, ainda que se lhes possa apontar alguma falta de apoio lateral em condução mais empenhada.

                                                No essencial, parece-me ser um carro feito à minha medida: pode não ter o comportamento de um BMW, mas está mais próximo que muitos rivais e supera-o claramente em termos de conforto. Set-up da suspensão, caixa e direcção claramente mais orientadas para o conforto. Com o motor D5 deve ficar no ponto

                                                Talvez em 2011 e se a crise assim me permitir, eu possa trazer-vos um DB de uma V60.

                                                A minha aposta é que os 1.ºos comparativos face à concorrência saiam na próxima semana.

                                                Comentário

                                                AD fim dos posts Desktop

                                                Collapse

                                                Ad Fim dos Posts Mobile

                                                Collapse
                                                Working...
                                                X