Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Qual a rotação ideal para cada motor?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Qual a rotação ideal para cada motor?

    Boas. Abro este tópico porque tenho uma dúvida, dúvida essa que outras pessoas poderão também ter. A minha questão é a seguinte: qual a rotação ideal para um Clio II 1.2 60cv (motor D7F)? O objectivo será sabermos a mudança/rotação ideal para o menor consumo de combustível.

    Cumprimentos
    Editado pela última vez por zerenau5; 29 October 2010, 18:35. Razão: Erro ortográfico

    #2
    Deverá ser na zona do binario maximo disponivel penso eu .

    Mas eu falando por mim nao ligo a isso , quero o carro para andar seja em que rotaçao for .

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
      Deverá ser na zona do binario maximo disponivel penso eu .

      Mas eu falando por mim nao ligo a isso , quero o carro para andar seja em que rotaçao for .
      Sim, mas onde o binário máximo está disponível serão altas rotações, e aí o carro consome mais.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por zerenau5 Ver Post
        Sim, mas onde o binário máximo está disponível serão altas rotações, e aí o carro consome mais.

        Um pouco de pesquisa não te faz mal nenhum para evitar respostas destas.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por zerenau5 Ver Post
          Sim, mas onde o binário máximo está disponível serão altas rotações, e aí o carro consome mais.
          O binário aparece mais cedo que a potência e o regime máximo de binário situa-se mais ou menos a médias rotações, mas o geral será por volta das 2000/2500, que é a rotação ideal e onde o motor respira melhor e mantem-se mais estável sem necessitar de muito acelerador para manter a mesma velocidade.

          A potência num carro a gasolina(atmosférico) vai aumentando gradualmente até atingir o pico máximo que fica nas altas rotações, prai umas mil rpm,
          (mais 500 menos 500, ou mesmo indo até ao red line dependendo do motor) antes de começar a tocar no red-line.
          O binário vai acompanhando a potencia gradualmente numa linha muito parecida, mas na média rotação sobe mais cedo e morre um pouco mais cedo que a potência.

          Nos diesel(com turbo) a potência inicial aumenta pouco até as 1500rpm, a partir daqui o turbo entra em acção e a potência sobe um pouco, chegando as 1800/2000 que é quando o turbo está a velocidade máxima, a potência dispara muito mais rápidamente que um carro a gasolina, mas atinge a potência máxima na volta das 3500/4000 ou mesmo 4500, dependendo do motor e a partir dai morre e já não desenvolve mais nada a não ser barulho e consumo.
          O binário num carro diesel, começa logo desde cedo mais acima que num carro a gasolina e sobe logo ao valor máximo na altura em que o turbo entra em acção, e mantem-se depois constante até ao ponto em que o motor deixa de desenvolver potência.

          Regra geral é qualquer coisa parecida com isto, mas vai muito de motor para motor.
          Editado pela última vez por paulo27; 29 October 2010, 23:10.

          Comentário


            #6
            Isso de rotação ideal tem muito que se lhe diga.

            Se o que pretendes é condução económica, deves fazer a troca de mudança ainda antes do binário máximo, pois (de forma geral) não vais precisar dessa força toda.

            Mas isto não é chapa 5.

            Depende de vários factores, mas fazendo uma troca pelas 2.000 / 2.500 rpm, deverás conseguir manter os consumos baixos.

            Por exemplo, numa zona de descida, já não precisas de acelerar até esta rotação, podes simplesmente ir colocando mudanças acima antes desse regime do motor, pois não existe grande esforço que seja necessário vencer.

            Comentário


              #7
              Tragam as pipocas...

              Comentário


                #8
                Até se pode andar sempre nas 2000rpm mas isso não dá saúde ao motor. Vai ficar-se com o carro "preso" ao fim de um tempo e a precisar de "tirar o carvão", portanto, lá se vai a poupança.

                Uma pessoa também precisa de comer menos se não se mexer, mas vai ter muito mais saúde se fizer exercício e comer como deve ser.

                As máquinas são feitas para se lhes dar uso. Com peso e medida, claro.

                Faz uma utilização normal até às 3000, por vezes 4000, que é um bom compromisso.

                Comentário


                  #9
                  Se a tua pergunta estiver relacionada com consumos, essa resposta está directamente interligada a outros factores, como aerodinâmica, relações de caixa, etc.

                  No entanto, segundo os sites de eco-driving, a velocidade em que globalmente existe o melhor rácio de velocidade/consumo é por volta dos 80 km/h.

                  Claro que isto depois tem algumas variantes, porque há vantagem em passar bastante acima disso numa descida se a seguir vier uma subida, na perspectiva de que manter os 80 km/h a subir (sem vir embalado) vai fazer consumir mais.

                  A rotação em que o motor normalmente tem o melhor desempenho é entre o regime de binário máximo e o de potência máxima, mas aí falamos de desempenho, não de consumos.


                  Quanto a essa questão de o carro ficar preso ao andar nas calmas, eu considero uma falsa questão, inclusivamente com exemplos práticos que tenho em casa.

                  Só nos turbo-diesel é que considero haver vantagens em dar uns grandes puxões de vez em quando, para obrigar a geometria do turbo a mexer e a tirar o (muito) carvão que estes motores criam.

                  Em motores a gasolina atmosféricos isto não faz tanto sentido, e comparar um conjunto de peças metálicas com o funcionamento do corpo humano não tem sentido nenhum, até porque ao contrário do carro, o corpo humano não passa a vida a comer sempre a mesma coisa.

                  Comentário


                    #10
                    Cada caso é um caso, portanto ler manual.
                    No do meu carro (1.6 otto) diz qualquer coisa como em situações normais trocar de relação às 2800, quando chegar a 4ª não reduzir a menos que a velocidade seja inferior a 40 kmh. 5ª acima dos 70kmh.

                    Comentário


                      #11
                      Eu acho que este topico esta muito generalizado.

                      Cada motor é um caso e depois disso ainda temos de ver o modelo em que esta montado.

                      Exemplo, provavelmente num Clio 1.5 DCI 105cv andamos pelas 1600rpm com toda o conforto e força no motor, num Laguna 1.5 dci 110cv ja teremos que ir provavelmente ás 2200rpm para obter o mesmo rendimento.

                      Quanto ao que falaste no inicio. So tu e quem os tiver poderá saber...se andarmos numa rotaçao baixa ele gastara menos, mas se quiseres que ele acelere com a rotaçao muito baixa provavelmente ou melhor certamente vai gastar mais!

                      Por exemplo, eu tenho um 206 2.0 HDI que toda a gente afirma ser um bebado e nao baixar dos 6 a 6,5...eu faço 4,5 a 5,5!!

                      È necessario perceber o motor, o meu pelas 1600rpm esta com força, logo se é para rolar vai numa 4ª ás 1600rpm, se descer ate lhe posso meter 5ª e vai as 1000rpm...agora se quero acelerar ou subir meto logo uma 3ª e fica pelas 2100rpm...o esforço para acelerar/subir é menor e assim gasta menos.

                      É o que acontece com as repros milagrosas que baixam consumos, se o carro passa a ter a mesma força ás 1700rpm que tinha pelas 2000rpm, essa diferença faz com que andêmos com uma velocidade acima e assim poupar combustivel.

                      É a minha forma de ver, posso estar certo ou errado e estamos cá é para partilhar, corrijam-me se estiver errado!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rca33 Ver Post
                        Se a tua pergunta estiver relacionada com consumos, essa resposta está directamente interligada a outros factores, como aerodinâmica, relações de caixa, etc.

                        No entanto, segundo os sites de eco-driving, a velocidade em que globalmente existe o melhor rácio de velocidade/consumo é por volta dos 80 km/h.

                        Claro que isto depois tem algumas variantes, porque há vantagem em passar bastante acima disso numa descida se a seguir vier uma subida, na perspectiva de que manter os 80 km/h a subir (sem vir embalado) vai fazer consumir mais.

                        A rotação em que o motor normalmente tem o melhor desempenho é entre o regime de binário máximo e o de potência máxima, mas aí falamos de desempenho, não de consumos.


                        Quanto a essa questão de o carro ficar preso ao andar nas calmas, eu considero uma falsa questão, inclusivamente com exemplos práticos que tenho em casa.

                        Só nos turbo-diesel é que considero haver vantagens em dar uns grandes puxões de vez em quando, para obrigar a geometria do turbo a mexer e a tirar o (muito) carvão que estes motores criam.
                        Acredito que haja carros mais sensíveis que outros. E o constante desenvolvimento e eficácia dos motores deve contribuir para que sejam menos sensíveis que noutros tempos. Ainda assim, é um facto que um carro que só anda a baixo regime não tem o mesmo desempenho, não desenvolve como um que é "exercitado". Também tenho exemplos. Basta pensar no que acontece a uma EGR, por exemplo.

                        Em motores a gasolina atmosféricos isto não faz tanto sentido, e comparar um conjunto de peças metálicas com o funcionamento do corpo humano não tem sentido nenhum, até porque ao contrário do carro, o corpo humano não passa a vida a comer sempre a mesma coisa.
                        Mas o que interessa o que se come? Se passares a vida no sofá e na cama, por muito variada e saudável que seja a tua alimentação, vais perder capacidades físicas, assim como um carro perde "genica". É só essa a comparação que quero fazer.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por zerenau5 Ver Post
                          Boas. Abro este tópico porque tenho uma dúvida, dúvida essa que outras pessoas poderão também ter. A minha questão é a seguinte: qual a rotação ideal para um Clio II 1.2 60cv (motor D7F)? O objectivo será sabermos a mudança/rotação ideal para o menor consumo de combustível.

                          Cumprimentos
                          No meu Clio 1.2 (motor E7F) conduzo sempre com a relação mais alta possível, desde que o motor não esteja em esforço.
                          As trocas de velocidade, em plano, faço-as entre as 2000 e 25000rpm's. Em subidas, dependendo da inclinação, já o costumo levar às 3500rpm's.

                          Andar com as rotações demasiado baixas, também não ajuda nos consumos.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                            No meu Clio 1.2 (motor E7F) conduzo sempre com a relação mais alta possível, desde que o motor não esteja em esforço.
                            As trocas de velocidade, em plano, faço-as entre as 2000 e 25000rpm's. Em subidas, dependendo da inclinação, já o costumo levar às 3500rpm's.

                            Andar com as rotações demasiado baixas, também não ajuda nos consumos.
                            Isso é que é elasticidade!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por zerenau5 Ver Post
                              Boas. Abro este tópico porque tenho uma dúvida, dúvida essa que outras pessoas poderão também ter. A minha questão é a seguinte: qual a rotação ideal para um Clio II 1.2 60cv (motor D7F)? O objectivo será sabermos a mudança/rotação ideal para o menor consumo de combustível.

                              Cumprimentos
                              Tive um Clio desses, que ainda continua cá por casa mas já não o conduzo, e tem um motor bastante económico. Cheguei a conseguir fazer 4.8l/100km, mas claro, que tinha que ser com muita paciência.

                              Em condução despreocupada andava entre os 5.2/6l/100km e nas voltinhas e transito matinal e ao final do dia na cidade de almada não passava dos 6.5l/100km.

                              Este motor tem umas boas baixas, o binário máximo é atingido às 2500rpm, eu fazia passagens de caixa até essa rotação. Fazendo arranques suaves, andar com o pé encostado ao acelerador e não andar sempre a acelerar e a tirar o pé, como vejo muita gente a fazer, consegue-se fazer bons consumos.

                              A puxar, já bebe qualquer coisa, mas é um motor que não interessa ir além das 5500rpm, aí nota-se a curva de potência a cair, especialmente a partir da 2a velocidade.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por zerenau5 Ver Post
                                Boas. Abro este tópico porque tenho uma dúvida, dúvida essa que outras pessoas poderão também ter. A minha questão é a seguinte: qual a rotação ideal para um Clio II 1.2 60cv (motor D7F)? O objectivo será sabermos a mudança/rotação ideal para o menor consumo de combustível.

                                Cumprimentos
                                Opinião de quem tem experiência a fazer grandes consumos em qualquer viatura: a rotação ideal para baixo consumo é a rotação mais baixa que permita ao carro andar sem esforço aparente, na mudança mais alta possível. Mas, os consumos mais baixo não são feitos em rotação constante, são feitos em pulse & glide (procura no Google).

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por RPM Ver Post
                                  Opinião de quem tem experiência a fazer grandes consumos em qualquer viatura: a rotação ideal para baixo consumo é a rotação mais baixa que permita ao carro andar sem esforço aparente, na mudança mais alta possível. Mas, os consumos mais baixo não são feitos em rotação constante, são feitos em pulse & glide (procura no Google).
                                  Já tinha pensado nisso e desconhecia que existia um termo próprio. Obrigado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Regra geral, em aceleração procura andar no binário máximo. A velocidade constante, a rotação mais baixa possível, desde que acima do relanti.

                                    Por exemplo, se o binário máximo for às 2500, a entrar numa AE troca por volta das 2600~2700, uma vez atingida a velocidade a que pretendes circular mete a velocidade mais alta que tiveres e mantém uma pena no acelerador, só para manter a velocidade.

                                    Se vier uma subida, que vejas que à rotação e velocidade a que vais não vais conseguir subir, acelera um pouco antes da subida, para quando lá chegares já ires mais perto do binário máximo e ele aguentar sem ter que reduzir.
                                    Editado pela última vez por SRLA; 30 October 2010, 15:06.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por AndreEmidio Ver Post
                                      Tragam as pipocas...


                                      Mais um tópico de quem gosta e quem não gosta de mexer na caixa de velocidades!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Zell Ver Post
                                        Isso é que é elasticidade!
                                        O meu aguenta bem...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                          O meu aguenta bem...
                                          Eu também faço subidas a 35 km/h em 3ª perto das 1200 rpm sem soluçar. Mas por norma ando em 2ª nestas condições para ter mais resposta. E é só um 1.6...

                                          Comentário


                                            #22
                                            Nao percebo como li para ai 50-70% das respostas e ninguem ainda disse o que é uma das bases da condução actual...


                                            ...o carro gasta menos quanto menos fundo estiveres a carregar no acelerador.


                                            A posição do acelerador é o melhor indicador para consumos de combustível.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                              Nao percebo como li para ai 50-70% das respostas e ninguem ainda disse o que é uma das bases da condução actual...


                                              ...o carro gasta menos quanto menos fundo estiveres a carregar no acelerador.


                                              A posição do acelerador é o melhor indicador para consumos de combustível.
                                              Nem mais ...

                                              Dou um exemplo : No meu fiesta de 94 1.3 com 95 octanas fazia medias de 6 e quando meti 98 dava me para mais . Ou seja onde quero chegar é que com a gasolina 98 comos sendo mais eficaz caregava menos no acelerador devido á maior taxa de explosao da 98 , e isso reflectia no menor pisar do acelarador e consequente menor consumo

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                Nem mais ...

                                                Dou um exemplo : No meu fiesta de 94 1.3 com 95 octanas fazia medias de 6 e quando meti 98 dava me para mais . Ou seja onde quero chegar é que com a gasolina 98 comos sendo mais eficaz caregava menos no acelerador devido á maior taxa de explosao da 98 , e isso reflectia no menor pisar do acelarador e consequente menor consumo
                                                Maior taxa de explosão da 98 octanas...?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                  Nem mais ...

                                                  Dou um exemplo : No meu fiesta de 94 1.3 com 95 octanas fazia medias de 6 e quando meti 98 dava me para mais . Ou seja onde quero chegar é que com a gasolina 98 comos sendo mais eficaz caregava menos no acelerador devido á maior taxa de explosao da 98 , e isso reflectia no menor pisar do acelarador e consequente menor consumo
                                                  Está boa...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                                    Maior taxa de explosão da 98 octanas...?
                                                    Maior octanagem

                                                    Movyk : A minha carteira é que se riu ao fim do mes

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Sotor Ver Post
                                                      Nao percebo como li para ai 50-70% das respostas e ninguem ainda disse o que é uma das bases da condução actual...


                                                      ...o carro gasta menos quanto menos fundo estiveres a carregar no acelerador.


                                                      A posição do acelerador é o melhor indicador para consumos de combustível.
                                                      Disseste tudo! Pode fechar!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                        Maior octanagem

                                                        Movyk : A minha carteira é que se riu ao fim do mes
                                                        Se o teu motor tem taxa de compressão alta é possível que a combustão seja mais eficiente mas...julgo que se trata mais de efeito placebo

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Movyk Ver Post
                                                          Se o teu motor tem taxa de compressão alta é possível que a combustão seja mais eficiente mas...julgo que se trata mais de efeito placebo
                                                          Olha que nao . fazia sempre o mesmo trajecto para o trabalho e andava a apontar numa folha os kms todos casa trabalho trabalho casa e ao fim tive esta conclusao que me ficava mais barato a 98 octanas

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Braz Ver Post
                                                            O meu aguenta bem...
                                                            25000rpm (25 mil) ?

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X