Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Questão sobre Golf IV

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Questão sobre Golf IV

    Boa noite.

    Tive a informar-me sobre uns VW Golf IV e têm-me dito bastante bem.

    Disseram-me que a versão 1.9 TDI seria a melhorzinha , mas que para poupar uns trocos, que o 1.6 serviria bem.

    Podem-me dar a vossa opiniao?
    Gostava de tomar uma boa decisão para 1º carro.

    Alem disso tambem ja andei a tentar ver umas Ibizas a gasoleo.

    Deiam-me as vossas opinioes p.f

    #2
    Penso que ambas as motorizações são fiáveis, embora nos diesel (90,110,115,130,150cv) umas mais que as outras. Em relação aos consumos o 1.6 é gastador.

    Comentário


      #3
      Recomendo o diesel, porque além de gastar menos que o gasolina (1.6), anda também significativamente mais.

      O melhor mesmo é ires para o afn110 (1.9TDI), porque se estás a comparar um diesel com o 1.6, presumo que o orçamento só dê para o 110cv mas se conseguires, recomendo o PD115 (1.9 TDI), não só pela melhoria nas perfomances, mas também por ter caixa de 6vel e consequentemente melhores consumos...

      E quanto a pensares, 5cv farão diferença? Bem, a questão é que são mais de 5cv e basta conduzires um e outro para te aperceberes disso

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
        Recomendo o diesel, porque além de gastar menos que o gasolina (1.6), anda também significativamente mais.

        O melhor mesmo é ires para o afn110 (1.9TDI), porque se estás a comparar um diesel com o 1.6, presumo que o orçamento só dê para o 110cv mas se conseguires, recomendo o PD115 (1.9 TDI), não só pela melhoria nas perfomances, mas também por ter caixa de 6vel e consequentemente melhores consumos...

        E quanto a pensares, 5cv farão diferença? Bem, a questão é que são mais de 5cv e basta conduzires um e outro para te aperceberes disso
        Concordo plenamente com o que dizes. Quanto à diferença entre o de 110 e o de 115 de facto é notória, mas não se deve ao facto de haver mais de 5 cavalos de diferença entre ambos, deve-se antes ao facto do motor de 115 ter um acréscimo de binário de cerca de 50nm e de ter uma caixa de 6 que permite uma melhor exploração do motor que a da 5.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por AlexandreSantos Ver Post
          Em relação aos consumos o 1.6 é gastador.
          ...Se for conduzido a puxar
          O meu por acaso é gastador porque a minha condução é pouco virada para os consumos, mas já consegui fazer consumos (no início) de 6,5l/7l aos 100 em AE em 5ª a 120 reais constantes por exemplo... Faço uns 10l ou 11 aos 100, às vezes 12, mas também é o que dá puxar mudanças regularmente às 5000 e tal rpm. Não há milagres.
          E é muuuito mais barato do que a versão a gasóleo, cuja economia em relação à versão a gasolina duvido que alguma vez fosse alcançada em carros desta idade.

          Comentário


            #6
            Sabes quantos km fazes por mês/ano?
            É que entre as versões de diesel e gasolina há grandes diferenças tanto de preço como de consumo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
              Sabes quantos km fazes por mês/ano?
              É que entre as versões de diesel e gasolina há grandes diferenças tanto de preço como de consumo.
              Nem mais. No caso do A3, a diferença entre o motor a gasolina vs o motor a gasóleo chegava a ser o dobro, isto falando do 1.6 em termos de anúncios no Standvirtual. Falo de carros com sensivelmente os mesmos kms e do mesmo ano, agora se os kms eram reais é outra historia.
              Mesmo em relação ao 1.8 e 1.8T a gasolina, em certos anúncios a diferença era na mesma exorbitante, um 1.9 TDI custava também quase o dobro de um 1.8T
              O 1.6 conduzido com cabeça consegue consumos muito aproximados do 1.9 TDI, algo na linha de 1 ou 2litros no máximo de diferença de consumo misto. Portanto nada que justifique 5000€!

              Comentário


                #8
                Tal como sugeriu o Topspeed o 1.9 TDi 110cv 235nm ou o ainda melhor PD115cv com 285nm cx6
                Editado pela última vez por Ribsan; 02 November 2010, 09:32.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                  E quanto a pensares, 5cv farão diferença? Bem, a questão é que são mais de 5cv e basta conduzires um e outro para te aperceberes disso

                  Acho que a diferença principal nem serão os 5cv mas sim o binário superior da versão 115

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por carman Ver Post
                    Concordo plenamente com o que dizes. Quanto à diferença entre o de 110 e o de 115 de facto é notória, mas não se deve ao facto de haver mais de 5 cavalos de diferença entre ambos, deve-se antes ao facto do motor de 115 ter um acréscimo de binário de cerca de 50nm e de ter uma caixa de 6 que permite uma melhor exploração do motor que a da 5.
                    Originalmente Colocado por UserAHO Ver Post
                    Acho que a diferença principal nem serão os 5cv mas sim o binário superior da versão 115
                    Sim, têm razão não me quis estar a aprofundar muito mas os 285Nm do PD115 fazem-se sentir mais que os 235Nm do afn110.

                    Quanto à caixa de 6vel, olha que a maior diferença é nos consumos e a velocidades bem elevadas, a minha PD115 tem caixa de 5 (Passat) e lado a lado com um Golf IV afn110 (de um amigo) notam-se bem as diferenças e a Passat é muito mais pesada etc

                    Já que estamos a falar de binário, o afn110 tem 235Nm às 1900rp, o PD115 285Nm às 1900rpm, o PD130 tem 310Nm 1900rpm e o PD150 320Nm às mesmas 1900rpm E apesar da diferença entre o PD 130 e 150 ser de 10Nm, eu senti bastante a conduzir e tecnicamente a diferença de 20cv é superior à de 15cv (entre PD115 e 130), apesar da menor diferença de binário e não sei se se fazem sentir mais

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                      Sim, têm razão não me quis estar a aprofundar muito mas os 285Nm do PD115 fazem-se sentir mais que os 235Nm do afn110.

                      Quanto à caixa de 6vel, olha que a maior diferença é nos consumos e a velocidades bem elevadas, a minha PD115 tem caixa de 5 (Passat) e lado a lado com um Golf IV afn110 (de um amigo) notam-se bem as diferenças e a Passat é muito mais pesada etc

                      Já que estamos a falar de binário, o afn110 tem 235Nm às 1900rp, o PD115 285Nm às 1900rpm, o PD130 tem 310Nm 1900rpm e o PD150 320Nm às mesmas 1900rpm E apesar da diferença entre o PD 130 e 150 ser de 10Nm, eu senti bastante a conduzir e tecnicamente a diferença de 20cv é superior à de 15cv (entre PD115 e 130), apesar da menor diferença de binário e não sei se se fazem sentir mais
                      Eu acho que qualquer evolução do 1.9 TDi PD se faz sentir. Até mesmo o 1.9 TDi 160cv com 330nm montado no pequeno Ibiza Cupra faz deste um autentico canhao diesel produzido em série.

                      Comentário


                        #12
                        Bom, aproveito e faço a pergunta: existiu o PD130 no Golf IV? Como se distinguia das outras nas belas letrinhas TDI?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
                          Sabes quantos km fazes por mês/ano?
                          É que entre as versões de diesel e gasolina há grandes diferenças tanto de preço como de consumo.
                          Concordo, depende dos km's/ano.
                          Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                          Sim, têm razão não me quis estar a aprofundar muito mas os 285Nm do PD115 fazem-se sentir mais que os 235Nm do afn110.

                          Quanto à caixa de 6vel, olha que a maior diferença é nos consumos e a velocidades bem elevadas, a minha PD115 tem caixa de 5 (Passat) e lado a lado com um Golf IV afn110 (de um amigo) notam-se bem as diferenças e a Passat é muito mais pesada etc

                          Já que estamos a falar de binário, o afn110 tem 235Nm às 1900rp, o PD115 285Nm às 1900rpm, o PD130 tem 310Nm 1900rpm e o PD150 320Nm às mesmas 1900rpm E apesar da diferença entre o PD 130 e 150 ser de 10Nm, eu senti bastante a conduzir e tecnicamente a diferença de 20cv é superior à de 15cv (entre PD115 e 130), apesar da menor diferença de binário e não sei se se fazem sentir mais
                          O mais "surpreendente" é o 115, que de facto tem bastante binario, tendo em conta a epoca e cv, nos outros a diferença não é assim tão grande.

                          Desses só conheco o 130cv e estive para comprar o AFN num Bora.

                          Comentário


                            #14
                            É impressionante como o Golf IV continua a gerar tanto interesse no mercado de usados.

                            O golf 1.6 gasta praticamente o mesmo que o 1.4, uma colega andava com ele no dia a dia em Lisboa e fazia 9 em trÂnsito a sério. Acho uma óptima opção para quem pensa num veículo acessivel para colocar a GPL-Auto.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                              É impressionante como o Golf IV continua a gerar tanto interesse no mercado de usados.

                              O golf 1.6 gasta praticamente o mesmo que o 1.4, uma colega andava com ele no dia a dia em Lisboa e fazia 9 em trÂnsito a sério. Acho uma óptima opção para quem pensa num veículo acessivel para colocar a GPL-Auto.
                              Ainda mais barato há o Ibiza 1.6 SR com o mesmo motor, e devido ao peso aceitável do carro, até anda bem. É carro para custar uma pechincha se bem procurada, pena existirem poucos. O 1.4 já é muito menos redondo e gasta o mesmo, embora declare na mesma 101 cv mas na prática não tem nada a ver.
                              O motor 1.6 8v tem bem mais "agradabilidade" de condução do que se poderá pensar à partida, aguenta qualquer mudança sem engasgar desde o ralenti. Por exemplo, face ao 1.4 da opel que também tenho cá em casa, a diferença é da noite para o dia e são só 200cc de diferença.




                              Espreita este já a GPL:

                              http://www.ibizaclubpt.com/forum/sho...p?t=795&page=8

                              O motor é o 1.6 AKL, precisamente o mesmo que tenho no A3.
                              Editado pela última vez por GPL; 02 November 2010, 12:33.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por GPL Ver Post
                                Ainda mais barato há o Ibiza 1.6 SR com o mesmo motor, e devido ao peso aceitável do carro, até anda bem. É carro para custar uma pechincha se bem procurada, pena existirem poucos. O 1.4 já é muito menos redondo e gasta o mesmo, embora declare na mesma 101 cv mas na prática não tem nada a ver.
                                O motor 1.6 8v tem bem mais "agradabilidade" de condução do que se poderá pensar à partida, aguenta qualquer mudança sem engasgar desde o ralenti. Por exemplo, face ao 1.4 da opel que também tenho cá em casa, a diferença é da noite para o dia e são só 200cc de diferença
                                Não querendo fazer OT, mas o 1.4 de 100 cv gasta um pouco mais.
                                Acho que quer o teu na versão de 5 portas como o Golf, são carritos bem honestos, que se compram bem estimados por valores à volta dos 5000 euros e que convertidos a gás se transformam em bons veículos para o dia a dia. Há bastante ainda com kilometragens aparentemente verdadeiras em torno dos 100000 o que deixa pelo menos mais 100000 para fazerem teoricamente sem grandes problemas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                  Não querendo fazer OT, mas o 1.4 de 100 cv gasta um pouco mais.
                                  É bem provável que sim, não quis ir tão longe mas realmente conheço dois ibizas cujos donos dizem gastarem mais que o meu.
                                  Se conheces o 1.6 8v, deves ter reparado que tem a caixa curtíssima e andas em cidade facilmente em mudanças elevadas a baixa velocidade. A 5ª entra a 38 km/h reais sem soluçar, isto no A3.
                                  Raramente se sente a falta de motor se soubermos usar a caixa e da experiência que tive numa ida a trás-os-montes com 5 pessoas no carro e carga na mala, depósito gasolina a meio e depósito de GPL cheio, portou-se muito, mas muito melhor que o 307 1.4 hdi em que tínhamos ido na vez anterior.
                                  Sem qualquer comparação, isto para dar apenas um exemplo de um motor muito vendido cá em Portugal e que as pessoas procuram para economia mas sinceramente o 1.6 é muito mais motor, então no marão não há comparação.
                                  O 1.6 pode puxar pelas rotações e acorda fazendo a subida com tranquilidade desde que a rotação se mantenha a bom nível, o 1.4 hdi vai a dormir quase desde o início da subida até lá cima e não há forma de arrepiar caminho porque não atinge potência para situações de esforço.
                                  O 1.6 é um motor honesto e não é para fazer 6 segundos dos 0 aos 100, faz em menos do dobro e é tranquilo de conduzir e minimamente interessante se puxarem por ele. Portanto mau não é

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
                                    Eu acho que qualquer evolução do 1.9 TDi PD se faz sentir. Até mesmo o 1.9 TDi 160cv com 330nm montado no pequeno Ibiza Cupra faz deste um autentico canhao diesel produzido em série.
                                    Mas a maior evolução foi mesmo o 1º PD, o PD115 face ao afn110 a diferença é considerável (50Nm). E depois, do PD115 para o PD130 a vw resolveu aproveitar o potencial e "esticou" o binário em 25Nm e partir daí o binário aumentou 10Nm de motorização para motorização PD130-PD150-PD160.

                                    E sim, o Ibiza Cupra TDI deve ser uma coisa quase assustadora

                                    Originalmente Colocado por CaRaMeLo Ver Post
                                    Bom, aproveito e faço a pergunta: existiu o PD130 no Golf IV? Como se distinguia das outras nas belas letrinhas TDI?
                                    Existiu sim, mas não distingues pelas letras porque tem o TDI, como o PD115. Tens de conhecer as versões e saber que o PD130 passou a vir com umas jantes diferentes, ou o mês em que começou a ser comercializado

                                    Originalmente Colocado por JoelM Ver Post
                                    O mais "surpreendente" é o 115, que de facto tem bastante binario, tendo em conta a epoca e cv, nos outros a diferença não é assim tão grande.

                                    Desses só conheco o 130cv e estive para comprar o AFN num Bora.
                                    Sim, o PD115 surpreendeu muita gente na altura do seu lançamento porque tinha prestações consideravelmente superiores ao antecessor afn110 e conseguia ter melhores consumos. Mas o que mais surpreendeu foram os cavalos escondidos dos PD's, umas vez que face a um e46 320d 136cv, o Passat ganhava em tudo desde consumos, recuperações, prestações...
                                    Só é pena o Passat ser o único equipado com o PD115 a vir com caixa de 5, também por ter sido o primeiro.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por AlexandreSantos Ver Post
                                      Penso que ambas as motorizações são fiáveis, embora nos diesel (90,110,115,130,150cv) umas mais que as outras. Em relação aos consumos o 1.6 é gastador.
                                      Se for gasolina, sim claro...Gasta alguma coisa!

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                        Existiu sim, mas não distingues pelas letras porque tem o TDI, como o PD115. Tens de conhecer as versões e saber que o PD130 passou a vir com umas jantes diferentes, ou o mês em que começou a ser comercializado
                                        Obrigado pelo esclarecimento.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Que saudades dos tempos em que havia estas evoluções do Grupo VW, nomeadamente a partir do primeiro PD em 1999. Até o velhinho 110cv fazia delicias. Hoje eles andam tao calminhos. Até me sinto velho

                                          Hoje temos a BMW, mas a Volkswagen na altura dominava.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ribsan Ver Post
                                            Que saudades dos tempos em que havia estas evoluções do Grupo VW, nomeadamente a partir do primeiro PD em 1999. Até o velhinho 110cv fazia delicias. Hoje eles andam tao calminhos. Até me sinto velho

                                            Hoje temos a BMW, mas a Volkswagen na altura dominava.
                                            Olha que não sei...Sim, no papel, é rainha e senhora, mas na realidade, anda tudo um bocado equiparado

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                              Já que estamos a falar de binário, o afn110 tem 235Nm às 1900rp, o PD115 285Nm às 1900rpm, o PD130 tem 310Nm 1900rpm e o PD150 320Nm às mesmas 1900rpm E apesar da diferença entre o PD 130 e 150 ser de 10Nm, eu senti bastante a conduzir e tecnicamente a diferença de 20cv é superior à de 15cv (entre PD115 e 130), apesar da menor diferença de binário e não sei se se fazem sentir mais
                                              Tens razão, lembro-me de quando esses motores sairam um amigo meu cujo pai é mecânico e vendedor dizer que a maior diferença de andamento, com alguma estranheza visto serem só 5cv, era mesmo do 110 para 115cv.

                                              De qualquer forma o 110cv se estiver estimado dá um andamento muito interessante ao Golf para um motor de 110cv...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                                Sim, têm razão não me quis estar a aprofundar muito mas os 285Nm do PD115 fazem-se sentir mais que os 235Nm do afn110.

                                                Quanto à caixa de 6vel, olha que a maior diferença é nos consumos e a velocidades bem elevadas, a minha PD115 tem caixa de 5 (Passat) e lado a lado com um Golf IV afn110 (de um amigo) notam-se bem as diferenças e a Passat é muito mais pesada etc

                                                Já que estamos a falar de binário, o afn110 tem 235Nm às 1900rp, o PD115 285Nm às 1900rpm, o PD130 tem 310Nm 1900rpm e o PD150 320Nm às mesmas 1900rpm E apesar da diferença entre o PD 130 e 150 ser de 10Nm, eu senti bastante a conduzir e tecnicamente a diferença de 20cv é superior à de 15cv (entre PD115 e 130), apesar da menor diferença de binário e não sei se se fazem sentir mais
                                                Nem todos os PD130 têm 310nm, e as diferenças serem mais notórias entre PD130/PD150 do que PD115/PD130 depende tudo da carroça onde estejam montados os motores e caixas de velocidade.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Esse binário todo de facto era útil se a manete das velocidades tivesse picos sempre que a fossemos usar para reduzir
                                                  Esse PD130 era precisamente o carro da mãe da moça que me vendeu o A3 e conheço-o bem. Faz um matraquear assustador, chegando ao ponto de ser complicado conversar ao lado do carro com ele a trabalhar.
                                                  Mas sim, para quem quer condução sem reduzir e andar sempre em 5ª é um carro ideal. Tem muita força quando o turbo actua embora seja bruto.
                                                  Já em termos de desempenho puro, um velho Civic 1.6 VTI de um colega dela comia-lhe o PD130 a toda a hora, por muito que o TDI saltasse para a frente quando o turbo disparava
                                                  Editado pela última vez por GPL; 02 November 2010, 16:09.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por UserAHO Ver Post
                                                    Tens razão, lembro-me de quando esses motores sairam um amigo meu cujo pai é mecânico e vendedor dizer que a maior diferença de andamento, com alguma estranheza visto serem só 5cv, era mesmo do 110 para 115cv.

                                                    De qualquer forma o 110cv se estiver estimado dá um andamento muito interessante ao Golf para um motor de 110cv...
                                                    Por isto mesmo é que recomendaria o afn110 ao 1.6 a gasolina.

                                                    Um amigo meu vendeu um Golf IV 110cv muito bem vendido, com 330.000kms a um mecânico por 5900€ no início deste ano e diz que tem tantas saudades do carro que o próximo carro que vai comprar vai ser um Golf

                                                    O motor PD foi uma grande evolução em relação aos afn. Mas se fores a um forum que eu cá sei, certos users recomendam-te um afn110 e uma repro em vez do PD115 Isto porque alguns PD115 deram problemas, mas felizmente a minha e outros 3 que conheço desde novos nunca deram problemas

                                                    Como já aqui disseram e concordo, actualmente a bmw é a mais avançada nos motores diesel e a vw está meio que à sombra, porque nos últimos tempos apostou bastante nos otto turbinados de pequena cilindrada (e basta ver o sucesso que está a ter).

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PedroR Ver Post
                                                      Nem todos os PD130 têm 310nm, e as diferenças serem mais notórias entre PD130/PD150 do que PD115/PD130 depende tudo da carroça onde estejam montados os motores e caixas de velocidade.
                                                      Sim, eu sei, mas se vamos começar a ir ao pormenor nunca mais daqui saímos

                                                      Para o pessoal ficar a saber, o PD130 montado no A4 B6 tinha 285Nm, mesmo binário que o PD115 mas disponível mais cedo às 1750rpm se não me engano. Julgo também que o A6 1.9TDI PD130 tinha as mesmas especificações que o A4 B6, mas penso serem os únicos

                                                      Quanto às diferenças, obviamente que me referi aos motores em questão montados no mesmo carro, Golf (uma vez que é o que está a ser falado neste tópico). E neste caso, acho que as conclusões que tiro estão correctas pois a base de comparação é o mais justa possível

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por topspeed Ver Post
                                                        Sim, eu sei, mas se vamos começar a ir ao pormenor nunca mais daqui saímos

                                                        Para o pessoal ficar a saber, o PD130 montado no A4 B6 tinha 285Nm, mesmo binário que o PD115 mas disponível mais cedo às 1750rpm se não me engano. Julgo também que o A6 1.9TDI PD130 tinha as mesmas especificações que o A4 B6, mas penso serem os únicos

                                                        Quanto às diferenças, obviamente que me referi aos motores em questão montados no mesmo carro, Golf (uma vez que é o que está a ser falado neste tópico). E neste caso, acho que as conclusões que tiro estão correctas pois a base de comparação é o mais justa possível
                                                        Um rapaz que conheco diz que há uma diferença "grande" do 130cv para o 150cv.Ele tem o 150cv.

                                                        GPL, já andei num A4 130CV PD e não achei barulhento, tendo em conta a epoca, vibrava ligeiramente mais que o meu 1.3 90cv(sentia mais nos bancos) e de facto fazia mais barulho, mas nada de assim tão assustador e principalmente nada que torne uma conversa dificil..

                                                        Mas acho o 1.6 a gasolina uma boa escolha se o user fizer poucos km's, deve ter bem menos km's que o diesel e o preço tambem deve ser bastante mais baixo.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Para o autor do tópico, como já disse, é ver os km que fazes. Ainda por cima neste caso em particular, onde ao contrário do que já li, os consumos não são sequer comparáveis. 10l/100 no 1.6 é habitual, no 110 por exemplo é preciso esforço. Um dos carros em que ando é o 110tdi e com quase 300mil km em cima continua a fazer 5 e 6l sem esforço da minha parte.

                                                          Pegas num papelinho e fazes umas continhas rápidas

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Os PD130 AWX montados nos A4s e Passats tinham caixa de 5 e 285nm. Muitos motores AJM deram problemas de injectores e tinham a mania de queimar a junta da cabeça, também conheço alguns que mesmo com carga em cima nunca deram estes problemas. Os VP AHU e AFN tinham a mania de degolar o escatel da cambota e era um belo trabalhinho de ourives. Nos VP AGR, ALH, AHF e ASV esses problemas foram sanados.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X