(procurei, mas não encontrei nada dedicado ao futuro Mx5)
E que tal um tópico dedicado ao sucessor do actual Mx5?
Começam a aparecer as primeiras infos mais concretas, e lá para 2012/2013 deveremos ter uma nova máquina.
E o futuro Mx5 promete ser mais excitante que o actual na orientação do projecto.
O objectivo é acabar com o processo de engorda constante e oferecer novamente um pequeno roadster/sports-car com 1000kg, como o original.
Outro objectivo é melhorar todas as questões relativas à dinâmica, o que implica uma estrutura mais rigida e re-packaging de modo a conseguir que todos os componentes criticos fiquem entre os eixos, conseguindo baixo valor polar de inércia.
Um desafio grande, já que são mais de 150kg de diferença, e na questão da rigidez, é um carro aberto com todos os incovenientes desta tipologia.
A solução para alguns destes problemas será este concept de 2003
Mazda-Concepts-28101010424142851600x1060.jpg
O Ibuki, apesar de ser claramente uma possibilidade para um futuro Mx5, tinha uma solução estrutural que foi posteriormente adoptada pelo Rx8, que permitiu fazer um 4portas (ou uma espécie de 4p), sem pilar B, mas, mesmo assim, apresentava valores de rigidez estrutural referenciais.
Basicamente, a estrutura terá uma dupla "espinha dorsal" (tunel central), que permitiu a excelente rigidez do Rx8 e permitirá ao futuro Mx5 uma rigidez ao nivel de carros fechados.
Não olhemos para o Ibuki do ponto de vista estilistico, já que o mais certo é vermos um Mx5 influenciado pelo último concept da marca, o Shinari.
O Mx5 integra-se nos planos da marca para baixar o peso de toda a gama Mazda, recorrendo a aços de alta e ultra resistência para definição das estruturas, que permitirão ganhos de 8% no peso e aumentando, em média, 30% a rigidez estrutural.
Prevê-se um pequeno 4 cilindros de 1.5l para o futuro Mx5, sendo um dos primeiros a utilizar a futura geração de motores Sky-G, com injecção directa e potências até 160cv.
Bem, não vejo a hora.
COmo já tinha dito no tópico do Abarth Roadster, esta década que se inicia assistirá a um renascimento de compactos sports-cars. Do grupo VW (Audi, Porsche e VW), Abarth, e possivelmente Honda e Toyota teremos mid-engines, a Mazda manter-se-á fiel ao layout FR, assim como um hipotético Z2 por parte da BMW.
Venham brinquedos mais acessiveis para o mercado, que fazem falta.
Sempre ajuda a ter variedade neste campo, já que de momento não há muito mais que warm e hot-hatchs para quem quer ter algo divertido de conduzir e razoavelmente acessivel.
E que tal um tópico dedicado ao sucessor do actual Mx5?
Começam a aparecer as primeiras infos mais concretas, e lá para 2012/2013 deveremos ter uma nova máquina.
E o futuro Mx5 promete ser mais excitante que o actual na orientação do projecto.
O objectivo é acabar com o processo de engorda constante e oferecer novamente um pequeno roadster/sports-car com 1000kg, como o original.
Outro objectivo é melhorar todas as questões relativas à dinâmica, o que implica uma estrutura mais rigida e re-packaging de modo a conseguir que todos os componentes criticos fiquem entre os eixos, conseguindo baixo valor polar de inércia.
Um desafio grande, já que são mais de 150kg de diferença, e na questão da rigidez, é um carro aberto com todos os incovenientes desta tipologia.
A solução para alguns destes problemas será este concept de 2003
Mazda-Concepts-28101010424142851600x1060.jpg
O Ibuki, apesar de ser claramente uma possibilidade para um futuro Mx5, tinha uma solução estrutural que foi posteriormente adoptada pelo Rx8, que permitiu fazer um 4portas (ou uma espécie de 4p), sem pilar B, mas, mesmo assim, apresentava valores de rigidez estrutural referenciais.
Basicamente, a estrutura terá uma dupla "espinha dorsal" (tunel central), que permitiu a excelente rigidez do Rx8 e permitirá ao futuro Mx5 uma rigidez ao nivel de carros fechados.
Não olhemos para o Ibuki do ponto de vista estilistico, já que o mais certo é vermos um Mx5 influenciado pelo último concept da marca, o Shinari.
O Mx5 integra-se nos planos da marca para baixar o peso de toda a gama Mazda, recorrendo a aços de alta e ultra resistência para definição das estruturas, que permitirão ganhos de 8% no peso e aumentando, em média, 30% a rigidez estrutural.
Prevê-se um pequeno 4 cilindros de 1.5l para o futuro Mx5, sendo um dos primeiros a utilizar a futura geração de motores Sky-G, com injecção directa e potências até 160cv.
Bem, não vejo a hora.
COmo já tinha dito no tópico do Abarth Roadster, esta década que se inicia assistirá a um renascimento de compactos sports-cars. Do grupo VW (Audi, Porsche e VW), Abarth, e possivelmente Honda e Toyota teremos mid-engines, a Mazda manter-se-á fiel ao layout FR, assim como um hipotético Z2 por parte da BMW.
Venham brinquedos mais acessiveis para o mercado, que fazem falta.
Sempre ajuda a ter variedade neste campo, já que de momento não há muito mais que warm e hot-hatchs para quem quer ter algo divertido de conduzir e razoavelmente acessivel.
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