Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Eléctrico - bora carregar o carro por wireless?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Eléctrico - bora carregar o carro por wireless?

    Carros eléctricos: Carregar a bateria por «wireless»
    Delphi Automotive está a ultimar uma solução remota que pode ser usada em qualquer local para ‘atestar’ as baterias de carros eléctricos




    O tradicional carregamento de veículos eléctricos através de fios e tomadas poderá ter os dias contados. Isto porque o fabricante de componentes Delphi chegou a acordo com a WiTricity Corp. para o desenvolvimento de soluções de carregamentos de baterias sem fios (wireless), com funcionamento semelhante aos sistemas Bluetooth dos telemóveis.

    Com esta solução, a empresa pretende fazer com que carregar um carro eléctrico passe apenas por estacionar numa garagem ou estacionamento público, eliminando-se assim uma das principais reticências do mercado: a ausência de postos de carregamento em número suficiente.

    De acordo com a Delphi, o sistema desenvolvido pela WiTricity Corp. permite a colocação de uma unidade de carga no pavimento do local de estacionamento, unidade essa que, através de ressonância magnética, consegue transferir uma potência máxima de 3300 watts, suficiente para colocar as baterias de um veículos eléctrico a cem por cento - a participação da Delphi no projecto passa por criar a unidade receptora no veículo.
    Fonte: Autoportal
    Editado pela última vez por xeLa; 06 November 2010, 16:27. Razão: Tirar o atrelado que era repost.

    #2
    Mas o carregamento wireless permitiria carregar a que distância?

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
      Mas o carregamento wireless permitiria carregar a que distância?
      Pelas imagens, percebe-se bem que muito pouca, pois o dispositivo está no chão ficando a curta distância do receptor.

      Comentário


        #4


        Uma bem grande, cho que é a solução mais óbvia

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por BMerlini Ver Post
          Originalmente Colocado por AMGfan Ver Post
          Mas o carregamento wireless permitiria carregar a que distância?
          Pelas imagens, percebe-se bem que muito pouca, pois o dispositivo está no chão ficando a curta distância do receptor.
          Segundo esta imagem:

          O carro teria que ficar por cima do emissor. Tal como dito, muito pouca distância.
          Ou seja, ao contrário do que o artigo diz, se a imagem não estiver errada, o funcionamento do sistema assemelha-se mais ao de infra-vermelhos dos telemóveis do que ao de Bluetooth.
          Editado pela última vez por xeLa; 06 November 2010, 15:46.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por xeLa Ver Post
            Segundo esta imagem:

            O carro teria que ficar por cima do emissor. Tal como dito, muito pouca distância.
            Ou seja, ao contrário do que o artigo diz, se a imagem não estiver errada, o funcionamento do sistema assemelha-se mais ao de infra-vermelhos dos telemóveis do que ao de Bluetooth.
            mas assim é a mesma coisa que ligar uma ficha ao carro, a única vantagem que temos é não ter de sair do carro?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Post
              mas assim é a mesma coisa que ligar uma ficha ao carro, a única vantagem que temos é não ter de sair do carro?
              Talvez seja mais fácil de aplicar nos estacionamentos, depois não há aquele risco de alguém cortar o fio ou assim, sendo que num estacionamento video-vigilado quem cortasse o fio pudesse ser apanhado.
              Realmente, também não vejo assim grande vantagem... ou então não estou a "apanhar" a essência do sistema.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por xeLa Ver Post
                Talvez seja mais fácil de aplicar nos estacionamentos, depois não há aquele risco de alguém cortar o fio ou assim, sendo que num estacionamento video-vigilado quem cortasse o fio pudesse ser apanhado.
                Realmente, também não vejo assim grande vantagem... ou então não estou a "apanhar" a essência do sistema.
                sim quanto mais util melhor mas acho que há mais qualquer coisa sobre esse sistema.

                Comentário


                  #9
                  Já há um tópico a falar do atrelado/reboque.

                  http://forum.autohoje.com/forum-gera...eletricos.html

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                    Já há um tópico a falar do atrelado/reboque.

                    http://forum.autohoje.com/forum-gera...eletricos.html
                    Já o retirei deste tópico
                    (não o encontrei na pesquisa,pois tinha procurado 'reboque')

                    Comentário


                      #11
                      Aquilo é um carregamento por indução.

                      as vantagens:
                      - ter isolamento total (não corres o risco de esturricares-te mesmo debaixo de chuva);
                      - praticidade, basta posicionas o carro na zona correcta.
                      - sistema à prova de vandalismo, muito importante em postos de carregamento público.

                      Perde-se alguma eficiência no processo.

                      Comentário


                        #12
                        Na rua já começam a colocar postos para reabastecimento:

                        Um sinal novo:
                        IMG095.jpg

                        IMG092.jpg

                        IMG094.jpg

                        Comentário


                          #13
                          Boas!

                          Nas vias com wireless, os carros podem ir a circular normalmente, enquanto estão a recarregar as baterias. Em termos de performances comparado com um carregador fixo são praticamente as mesmas.
                          A distancia entre a via e o automóvel (ponto de carregamento) não deve ultrapassar os 40 cm.

                          Abraço

                          Comentário


                            #14
                            No Fórum Coimbra já há, pelo menos 2 lugares com ficha para eléctricos.

                            Comentário


                              #15
                              O mesmo para o Fórum Montijo. Está ao lado do estacionamentos dos híbridos.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                O mesmo para o Fórum Montijo. Está ao lado do estacionamentos dos híbridos.
                                Tal como em Coimbra

                                Comentário


                                  #17
                                  YouTube - Wirelessly Powered Tesla Car



                                  A few days ago we brought you the news that GM will begin offering in-car wireless charging mats for mobile phones as an option from Q3 2012. These devices, that are making big waves at trade shows both in the U.S. and around the world, do away with the pesky cords and bulky adapters of old, replacing them with two conductive metal plates (i.e. one on the back of your phone and one in your car).

                                  So imagine if you could charge your electric car this way. It should be simple, right? You’d just need to upscale it to suit charging a bigger battery. Well, at the 2011 CES technology trade show in Las Vegas, Fulton Innovation showed such a gadget by wirelessly charging the be-all and end-all of electric vehicles: the Tesla Roadster.

                                  The eCoupled Powerspot, as it is called, works on the same principles as its smaller cousins and can even provide you with charging updates through a smart phone app. Do you want to keep track of how much it costs to recharger your electric car? The app can do that too.

                                  There’s even a video, though admittedly it’s not very interesting. No electrical arching or unearthly humming noise here, I’m afraid; just a silent, practical vision for the future. You can check out the video for yourself, if you’re so inclined. There’s no indication of when this technology will be available, though I suspect we will be seeing it within the next five years or so.

                                  It has, after all, been used by Hino to recharge electric busses for at least the past two years. It’s not so much a matter of if but when, and whether it can be made cost effective. One thing is for sure, the future for electric vehicles just got a little brighter.
                                  Fonte: Carscoop

                                  Comentário


                                    #18
                                    Ainda bem que a tecnologia associada aos veículos eléctricos continua a evoluir a bom ritmo.

                                    Enquanto não chegam as baterias verdadeiramente eficientes, quem sabe se a solução não pode passar por aqui.

                                    Se isto funcionar com o veiculo em andamento abre portas a novas formas de utilização. E porque não chegar ao ponto de se criarem faixas para carregamento do automóvel em plena autoestrada. Seria uma solução muito interessante e que resolvia o problema da baixa autonomia destes veículos.

                                    Logo se vê o que o futuro nos reserva.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por youbi Ver Post
                                      Ainda bem que a tecnologia associada aos veículos eléctricos continua a evoluir a bom ritmo.

                                      Enquanto não chegam as baterias verdadeiramente eficientes, quem sabe se a solução não pode passar por aqui.

                                      Se isto funcionar com o veiculo em andamento abre portas a novas formas de utilização. E porque não chegar ao ponto de se criarem faixas para carregamento do automóvel em plena autoestrada. Seria uma solução muito interessante e que resolvia o problema da baixa autonomia destes veículos.

                                      Logo se vê o que o futuro nos reserva.
                                      boa ideia para ser explorada... Com os sistemas de autenticação já existentes metade do trabalho está feito.

                                      Não sei como seria a implementação, mas poderia ser demasiado dispendiosa...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Especulando um pouco:

                                        Uma vez que as autoestradas são a pagar (quase todas) talvez se pudesse incluir no preço a pagar pelos condutores essa utilização do carregamento das baterias.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Carregar em andamento era uma mina.

                                          Seria interessante alguem falar sobre os custos de equipar uma estrada com essa função ou como converter uma existente.

                                          Para começar bastava as AE, praticamente já se podia ir para todo o lado mesmo com uma autonomia de 100km ou 200km.

                                          Claro que ia-nos custar os olhos da cara mas agora também não é barato.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Aqui está um video onde demonstra o processo.

                                            YouTube - Inductive Power Technology - IPT - Wireless charging for electric vehicles

                                            Comentário


                                              #23
                                              Agora falta virem dizer que isto frita a sola dos pés ao pessoal!!!


                                              Isto é muito giro mas bom, bom, era uma cena destas continua ao logo da via de circulação.

                                              p.s parece que vamos que ter um smartphone...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                                                Agora falta virem dizer que isto frita a sola dos pés ao pessoal!!!


                                                Isto é muito giro mas bom, bom, era uma cena destas continua ao logo da via de circulação.

                                                p.s parece que vamos que ter um smartphone...
                                                No vídeo demonstra que não, até aparece o gato a passar entre o sistema, e ao que parece o sistema tem um detector que nesse caso interrompe a recarga, o pior é se o gato decide ficar lá a dormir, de manhã não há bateria para ninguém. LOL

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por vsr200 Ver Post
                                                  Agora falta virem dizer que isto frita a sola dos pés ao pessoal!!!
                                                  Se os sapatos tiverem componentes ferromagnéticos, podes crer que frita mesmo.

                                                  A indução magnética aliás já é usada há muito tempo para cozinhar, nas placas de indução.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    .....até aparece o gato a passar entre o sistema, e ao que parece o sistema tem um detector que nesse caso interrompe a recarga, o pior é se o gato decide ficar lá a dormir, de manhã não há bateria para ninguém. LOL[/QUOTE]



                                                    A animação dos carros eletricos (alem do seu preço ridiculo) está mesmo nesses "pequeninos" nadas - Na permanente incógnita - vou chegar ao destino ? ui, faltou a luz e agora?, terei de dormir aqui ?, volto de taxi ou de autocarro ? venho buscar o carro amanha ? se calhar é melhor alugar um outro carro para ir a Madrid .... para não ter de parar ... muitas vezes ..sei lá ?
                                                    ora bolas liguei o ar condicionado e a autonomia já não dá para chegar ao trabalho ..... amanhã, será melhor vir de cavas e abrir os vidros ?
                                                    Para quem gosta de dias "diferentes" e desafios permanentes... deve ser fantastico !!!!
                                                    Para que gosta rodar a chave e ouvir o barulho dos cilindros a trabalhar
                                                    é melhor não tentar a "animação" anteriormente referida.

                                                    Desculpem .... sempre fui doido por motores "com ruido"

                                                    Comentário

                                                    AD fim dos posts Desktop

                                                    Collapse

                                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                                    Collapse
                                                    Working...
                                                    X