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2013 ● Renault Captur (modelo de produção) - fotos na página 3

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    [Antevisão] 2013 ● Renault Captur (modelo de produção) - fotos na página 3

    A Renault está a desenvolver um crossover, de acordo com a publicação britânica «Autocar».

    Com o nome de código X87, terá por base o mesmo chassis do Nissan Juke, mas também contará com vários componentes do Qashqai. Em termos de tamanho, situar-se-á entre os dois.

    A decisão de desenvolver um modelo deste tipo terá sido motivada pelas vendas incipientes do Koleos (na imagem), na Europa.

    O novo Renault poderá ser mostrado, no formato de protótipo, já na próxima Primavera. As vendas deverão arrancar no final de 2012 ou início de 2013.
    Fonte: Autohoje

    Será verdade?

    Algo nestes moldes:

    seria louco
    Mas se for verdade, não terá nada a ver com este dado o rumo que a marca está a tomar no que toca a design.

    #2
    Depois do fiasco chamado Renault Koleos, não auguro nada de bom para este novo Crossover.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
      Depois do fiasco chamado Renault Koleos, não auguro nada de bom para este novo Crossover.
      Porquê?
      Aparentemente é diferente.
      O Koleos foi/é um rebadge de outro veículo, neste caso, o Samsung... QM5(?).
      Este, supostamente, está a ser desenvolvido com base noutros veículos, não sendo, suponho eu, um rebadge.

      Comentário


        #4
        Penso que este crossover será o substituto do Modus.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Lagarto Ver Post
          Depois do fiasco chamado Renault Koleos, não auguro nada de bom para este novo Crossover.


          Então cada vez que uma marca tem um fiasco deve desistir de fazer carros?

          Isto vai ser um crossover entre o Juke e o Qashqai. Bom vai ser de certeza, se tiver uma boa estética vai vender que nem pãozinhos quentes.

          Comentário


            #6
            O problema do Koleos era o preço demasiado exagerado para o que o carro oferecia, ainda tentaram as versões 2wd mas nunca pegou (pelo menos cá).

            O mais certo é a Renault ter aprendido e certo é que não voltará a cometer o mesmo erro

            Comentário


              #7
              Isto nada tem a ver com o Koleos! Mas vocês não sabem ler as noticias. Será um crossover abaixo do Qashqai. O Koleos custava 40.000€

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por pc Ver Post
                Penso que este crossover será o substituto do Modus.
                Voilá

                Modus II que terá dimensões bem mais avantajadas!

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Tyago Ver Post


                  Então cada vez que uma marca tem um fiasco deve desistir de fazer carros?

                  Isto vai ser um crossover entre o Juke e o Qashqai. Bom vai ser de certeza, se tiver uma boa estética vai vender que nem pãozinhos quentes.

                  Oh santa paciência. Pelo outro tópico e por este já deu mesmo para ver que és "vendedor" da Renault.

                  O carro ainda não saiu, não se sabe nada, não se sabe estética, não se sabe se é o Modus II, se é SUV, mas vai ser bom de certeza!

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Irascivel Ver Post
                    Oh santa paciência. Pelo outro tópico e por este já deu mesmo para ver que és "vendedor" da Renault.

                    O carro ainda não saiu, não se sabe nada, não se sabe estética, não se sabe se é o Modus II, se é SUV, mas vai ser bom de certeza!
                    Eu disse isso porque a Renault com uns excelentes motores que sabe fazer e a Nissan com a experiência que tem neste tipo de carros só poderá sair coisa boa. Como o Qashqai, o Duster, o Juke, etc..

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Tyago Ver Post
                      Eu disse isso porque a Renault com uns excelentes motores que sabe fazer e a Nissan com a experiência que tem neste tipo de carros só poderá sair coisa boa. Como o Qashqai, o Duster, o Juke, etc..
                      Mas este já é outro tipo de discurso. Já justificas alguma coisa.

                      Ainda assim, é precipitado estar a dizer que o carro vai ser bom de certeza quando ainda nada se conhece, nem concept, nem motores, nem interiores. Nada!

                      Nunca se sabe o que passará nessas mentes brilhantes de designers e marketeers, que de vez em quando (muitas vezes) gostam de inventar

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                        Originalmente Colocado por pc Ver Post
                        Penso que este crossover será o substituto do Modus.
                        Voilá

                        Modus II que terá dimensões bem mais avantajadas!
                        Não me lembrei do Modus II Realmente, é bastante provável este ser o Modus II/substituto do Modus e já existe um tópico que eu já o vi...

                        Comentário


                          #13
                          É mesmo assim que a Renault deve fazer. Deve usar mais a parceria com a Nissan do que com a subsidiária Samsung.

                          O Koleos é o exemplo disso.O Latitude é outro, é certo que o design melhorou muito em relação ao Samsung que lhe serviu de base mas continua a ser um carro mais próprio para países emergentes, para a Europa não basta nem mesmo como executivo low cost.

                          O Fluence é outro, a base parece ser Mégane mas na realidade é outro Samsung qualquer e o design é muito asiático, muito básico, bolboso e sem o mínimo do estilo que tem distinguido os verdadeiros Renault desenvolvidos em França

                          Já com a Nissan é diferente. Tem um centro de design, desenvolvimento e produção há décadas no Reino Unido, está na Europa há muito mais tempo e segui os gostos específicos e mais sofisticados dos países europeus com mais sucesso.
                          Aliás isso tem sido apanágio dos constructores japoneses há já algum tempo.

                          Se utilizarem o know-how Nissan em SUV's e mini-SUV's e forem inovadores no design como têm sido no Mégane por ex. vão ter sucesso

                          Comentário


                            #14
                            Acho que algo vai mal na Renault nos últimos anos.
                            Reagiram de forma excessiva ao arrojo do inicio do século, com uma geração de produtos perfeitamente insonsos. Colmataram falhas na gama com uma série de importações asiáticas, de produtos concebidos de forma mais especifica para essa realidade. Fazem sucesso por lá, mas, como já se viu, os europeus não os comeram.

                            O Koleos vende a conta-gotas, o novo Latitude é inexplicável de tão mau que é como automóvel a ostentar o simbolo Renault, sendo apenas um rasca exercicio de rebadge e o Fluence, seguindo pelo mesmo caminho, fica um furo abaixo do Megane que lhe dá base.

                            Apesar de a Renault ser considerada generalista, marca do povo, tinha conseguido valores de distinção, tanto no campo do styling, em segurança (testes EuroNcap), e até na invasão de gadgets no interior dos automóveis (que contribuiram em parte para conhecidos problemas de fiabilidade, mas hoje em dia, já resolvidos).

                            Como é que passamos para uma gama a ser invadida por rebadges, a perca abrupta de presenças válidas nos segmentos superiores, uma gama média actual que não passam de profundos restylings da geração anterior e deixarem algo como a Espace arrastar-se no tempo quando até a VW já substituiu a super-veterana Sharan e a Ford domina em 2 frentes com a Galaxy e a S-Max?
                            Como é que perderam a oportunidade fantástica de lucrar, e bem, no emergente nicho premium que invade o segmento A e B, tendo um icónico Twingo nas suas hostes? Em vez disso, tivemos apenas uma cinzenta econobox.

                            Nem tudo é mau.
                            Nos hot-hatch são referências incontornáveis. O Clio está no topo do jogo desde os anos 90. E o Megane continua a ser um dos alvos a abater.

                            Acho que irão retirar muitos "kudos" com a já começada invasão eléctrica.
                            Infelizmente deu origem a coisas diametralmente opostas. Adaptações manhosas como o Fluence ZE, um carro que não faz sentido nenhum e no entanto, deu origem ao Twizi, uma ideia com muito potencial.
                            Mas até lucrarem com esta nova realidade, ainda vai demorar muito tempo, por isso convem acertarem o passo com os modelos de volume.

                            O futuro parece um pouco mais risonho.
                            Depois do Pelata se ter livrado do LeQuement, ainda falta ver o que o Van der Acker consegue realmente entregar. Concepts bonitinhos já sabemos que ele é capaz. Agora falta ver produto a sério.
                            A Renault tem de recuperar identidade. No tempo do LeQuement tivemos período de arrojo visual, mas ter substituido o arrojo pelo vulgar e anónimo não foi a medida mais correcta.

                            E isto tudo para levar a este crossover.
                            Tendo em conta que a Nissan tem este nicho do mercado bem coberto, com o Qashqai e o arrojado Juke, encontrar ali um espaço entre os dois pode-se revelar dificil.
                            Também acredito que isto substituirá o Modus. Os MPV do segmento B não foram o sucesso esperado pelas marcas e agora viram-se para coisas mais estilosas e menos práticas com estes pseudo-mini-SUV's / crossovers.

                            E isto leva a outra questão. O que o Renault poderá oferecer que os "irmãos" Qashqai e Juke já não oferecem? Irão partilhar maior parte dos componentes. Será um mix de base Juke com componentes Qashqai, segundo os rumores.
                            A minha previsão, é que a única diferença que podem obter estará num estilo mais convencional para contrapôr à irreverência do Juke, e que poderia permitir arranjar espaço no mercado para este crossover. Mas estilo convencional é algo que tem matado em parte a Renault.

                            Felizmente não se trata de um rebadge coreano, que a única vantagem de rebadges é mesmo a ausência de custos de desenvolvimento. A meu ver é uma das melhores formas de desvalorizar a identidade de uma marca, tornando-a apenas resumida a um simbolo.
                            Como deu para ver pela GM, não costuma dar bons resultados.

                            Não deixa de ser interessante como a Renault perdeu a guerra de um dos seus cavalos de batalha, o MPV. Lá para cima, Ford domina. Mais para baixo, o Scenic tem sido defrontado com rivais muito capazes, como o C4 Picasso e abaixo deste, o Modus empalidece na presença de coisas mais inteligentes, como o Jazz, o c3 picasso ou o recente Meriva.
                            Entrar no nicho crossover pode ser uma boa opção, mas também não será pêra doce e demarcar-se neste nicho será muito complicado.
                            Não só tem a sua aliada Nissan muito bem estabelecida, como terá de enfrentar os "fashion" Countryman, e sem contar com opções mais razoáveis, mas apelativas, como o Kia Soul ou o Yeti da Skoda.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por xeLa Ver Post
                              Fonte: Autohoje

                              Será verdade?

                              Algo nestes moldes:

                              seria louco
                              Mas se for verdade, não terá nada a ver com este dado o rumo que a marca está a tomar no que toca a design.
                              Isto não era o concept do Duster?

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por lanz Ver Post
                                Isto não era o concept do Duster?
                                Sim era... só o pus aí por ser do mesmo grupo, adoptando traços que acho meio radicais e que acho que ficavam bem num Renault, apesar de [, principalmente, essa grelha da frente] não ter nada a ver com o que se faz na marca francesa.

                                Comentário


                                  #17
                                  A Renault cometeu um erro MONUMENTAL em ter cancelado a variante crossover do projecto Megane 3G.

                                  Um prurido completamente estúpido de não fazer concorrência ao QQ, esquecendo que outros o iriam fazer de qualquer maneira...

                                  Para mais, o próprio Scénic III foi muito mal projectado, em particular a versão curta, existindo agora a situação surreal que é a Peugeot já vender mais 3008 + 5008 do que a Renault vende Scénics.

                                  Enfim, todo um desastre face à situação anterior de domínio do segmento C fora da carroçaria hatchback.

                                  Este Modus II crossoverizado é uma tentativa de colmatar esse erro. Fá-lo crescer bastante (replicando o que a Opel fez com o Meriva II que praticamente tem as dimensões das versões curtas dos MPVs compactos), dá-lhe um ar SUVzinho e corrige-se no processo um projecto falhado inicial chamado Modus I projectado para 300.000 unidades/ano e que viu-se grego para atingir 1/3 disso...nos melhores anos!

                                  Para mim, nem sequer deveria chamar-se Modus II. Não há nada ali que valha a pena recordar ou que acrescente valor.

                                  Olhando para a lista de conceptcars da marca, Racoon seria uma boa hipótese. Pangea outra ou mesmo Ellypse.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                                    ...

                                    Para mim, nem sequer deveria chamar-se Modus II. Não há nada ali que valha a pena recordar ou que acrescente valor.

                                    Olhando para a lista de conceptcars da marca, Racoon seria uma boa hipótese. Pangea outra ou mesmo Ellypse.
                                    Concordo contigo e espero que isso venha a acontecer. Por agora é conhecido com o código interno X87:

                                    Renault's crossover for Europe - Autocar.co.uk

                                    Comentário


                                      #19
                                      Modus

                                      O nome Modus apareceu em 1994 neste protótipo que acho bastante engraçado, mesmo o seu funcionamento:




                                      Em 2000, mais um protótipo, parecido ao 1º:



                                      Mais tarde:


                                      Produção:


                                      Alguém fez isto a idealizar o Modus II há uns anitos.
                                      Editado pela última vez por xeLa; 09 November 2010, 17:31.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Tyago Ver Post
                                        Isto nada tem a ver com o Koleos! Mas vocês não sabem ler as noticias. Será um crossover abaixo do Qashqai. O Koleos custava 40.000€
                                        Se fossem só 40.000...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Bem melhor o protótipo do que o carro que saíu

                                          Comentário


                                            #22
                                            Quem quiser ver um sketch que surgiu na net sobre este carro (que não se sabe se tem alguma coisa a ver ou foi feito por alguém com tempo livre para tal), siga para este tópico:
                                            http://forum.autohoje.com/forum-gera...ii-2013-a.html
                                            Que é sobre o mesmo carro, apesar de na altura quando criei este não me ter lembrado sequer do Modus II e da existência de um tópico sobre ele que, por acaso, já tinha visto

                                            PS: Se a moderação quiser mandar este tópico para as couves... está à vontade, é repost!

                                            EDIT: dadas as mais recentes notícias, parece que o Modus II e o crossover não serão o mesmo carro, por isso penso que se podem manter os dois tópicos.
                                            Editado pela última vez por xeLa; 30 April 2011, 11:22.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Conhecido internamente na casa gaulesa como "Projecto X87" andará na casa dos 4,3m de comprimento.
                                              A notícia está em francês mas dá para perceber (com lupa).




                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por BLADERUNNER Ver Post
                                                Conhecido internamente na casa gaulesa como "Projecto X87" andará na casa dos 4,3m de comprimento.
                                                A notícia está em francês mas dá para perceber (com lupa).




                                                Hoje estava uma coisa muito parecida com esta imagem nos Jardins do Tejo, na Expo. Deviam estar a gravar um anúncio ou alguma apresentação.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  poderá ter a plataforma do clio ou algo similar? parece-me realmente pequeno ou as imagens enganam.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                    poderá ter a plataforma do clio ou algo similar? parece-me realmente pequeno ou as imagens enganam.
                                                    A mim parece-me o Juke, com excepção dos faróis da frente...

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                                      poderá ter a plataforma do clio ou algo similar? parece-me realmente pequeno ou as imagens enganam.
                                                      Nos artigos do jornal, que se vê nas imagens, dizem que tem a base do Juke. E que é do tamanho do Clio, e será do preço de um citadino.

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                                                        #28
                                                        4L de volta? Sob a forma da fórmula "revival: from pop and basic to chic and useless"?
                                                        Ficheiros anexados

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Kijk Ver Post
                                                          Nos artigos do jornal, que se vê nas imagens, dizem que tem a base do Juke. E que é do tamanho do Clio, e será do preço de um citadino.
                                                          Epá, então não é um Renault, é um Dacia!

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
                                                            4L de volta? Sob a forma da fórmula "revival: from pop and basic to chic and useless"?
                                                            Brutal
                                                            O poder da sintese no seu melhor.

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